Detalhes da proposta

Estudo e Prática das Posturas Psicofísicas do Hatha Yoga no Campus JK em Diamantina-MG.

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    gilbert de oliveira santos

    Número de inscrição:

    20241012024369202

    Unidade de lotação:

    fcbs

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências da saúde

    Área temática principal:

    saúde

    Área temática secundária:

    educação

    Linha de extensão:

    saúde humana

    Abrangência:

    municipal

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

isis mendes lopes Voluntário(a)

fernando joaquim gripp lopes Voluntário(a)

melissa monteiro guimaraes Vice-coordenador(a)

danielle de souza victor Bolsista

Resumo

O yoga é um dos seis sistemas ortodoxos do pensamento hindu e surgiu na Índia há aproximadamente cinco mil anos. Até hoje, grande parte da população da Índia adota o yoga como prática norteadora de vida, pois na Índia, assim como na China e no Japão, filosofia e religião são, originalmente, indiferenciadas e inseparáveis, portanto, a verdade do conhecimento se confunde com a verdade da vida prática, e vice-versa (MICHELAZZO, 2017). A palavra yoga é derivada do sânscrito yuj, e pode ser traduzida por atar, reunir, ligar, focar e concentrar a atenção em algo; significa também união e comunhão (IYENGAR, 2016). Da própria etimologia do termo pode-se extrair a essência do yoga, ou seja, a união consciente com o divino, para formar um com o Todo. Patanjali em sua obra clássica - yoga sutras - compila, organiza e sistematiza oito setores para o processo de conscientização do divino. Neste projeto, será dado maior atenção para dois destes, os asanas (posturas psicofísicas) e dhyana (meditação), ambos intimamente associados ao corpo físico e ao hatha yoga, que é uma das ramificações do yoga mais difundida no ocidente, justamente por sua profunda imbricação com o corpo e o movimento corporal. O termo hatha pode ser traduzido como esforço determinado (IYENGAR, 2016). Etimologicamente, “ha” significa sol e “tha”, lua. Hatha simboliza o equilíbrio entre dois opostos (HERMÓGENES, 1993). Portanto, o hatha yoga aponta para o equilíbrio entre o preservar e o gastar durante a realização de suas técnicas, administrando o princípio de consumo e manutenção do vigor físico e frescor mental (SANTOS, 2020). Os asanas são posturas psicofísicas que visam possibilitar maior consciência corporal, fortalecendo o corpo físico e mental. Potencializam qualidades físicas e possibilitam um funcionamento mais dinâmico do corpo como um todo, pois mobilizam grandes grupos musculares, além de promover o trabalho corporal em posições de equilíbrio, torção, flexão, extensão etc., utilizando todos os segmentos do corpo ou partes isoladas. O Vale do Jequitinhonha é uma das regiões mais pobres e menos desenvolvida de Minas Gerais, onde aflora um forte e permanente apelo socioeconômico, a redução das desigualdades regionais, a formação e consolidação de centros de referência em saúde, grupos de pesquisa, a expansão e fortalecimento da extensão universitária, bem como a indução da formação de pessoal de alto nível de capacitação. Nesse contexto, o projeto Estudo e Prática das Posturas Psicofísicas do Hatha Yoga em Diamantina-MG assume grande importância, uma vez que afeta positivamente a qualidade de vida da população local e fomenta a formação qualificada no contexto do ensino de práticas de movimento com fins de melhorias das condições de vida na região. O projeto apresenta-se como campo de aprendizagem aos acadêmicos dos cursos pertencentes a área da saúde da UFVJM. As ações do projeto irão correlacionar-se com o conteúdo de diversas disciplinas que compõem os cursos de saúde, tais como: fisiologia humana, testes e avaliação física, artes marciais, recreação e lazer, técnicas corporais terapêuticas, atividades científicos-culturais etc., proporcionando a vinculação com o ensino, a pesquisa e a extensão aos acadêmicos integrantes do projeto. Esse projeto pretende alcançar um alto quantitativo de estudantes, funcionários, professores e membros externos da universidade (UFVJM), proporcionado e potencializando a criação de um tempo-espaço de prática de movimentos e meditação com fins de melhoria da condição de vida e da saúde humana em Diamantina-MG.


Palavras-chave

Hatha Yoga; Meditação; Saúde; Práticas de Movimento;


Introdução

Uma das premissas contemporâneas é a necessidade de realizar práticas de movimento para benefício da saúde, uma vez que o corpo já não é suficientemente ‘usado’ em muitas funções cotidianas, haja vista a quantidade de recursos tecnológicos que substituem o trabalho corporal. Além disso, o estilo de vida moderno potencializou o estresse causado por ansiedade ou depressão, aumentando a possibilidade de vir ocorrer doenças, especialmente as cardiovasculares (MATSUDO; MATSUDO; NETO, 2001). Assim, é imprescindível a prática de movimentos para fins de conquista e melhoria da saúde, sendo esta relação uma das preocupações dos pesquisadores e estudiosos do corpo, suas técnicas e também dos profissionais que atuam junto a saúde da população. Yoga pode ser definido como o controle sobre as aberrações da mente. Para controlar a mente, é necessário que primeiro ela seja absorvida na concentração em algum objeto; então, ela é gradualmente retirada deste objeto e volta-se interiormente para o Ser (IYENGAR, 2016). As posturas psicofísicas e a meditação do hatha yoga tem chamado a atenção da comunidade científica e também dos governos por sua potência econômica e terapêutica. Trata-se de práticas que podem ser realizadas sem a obrigatoriedade de grandes espaços e/ou equipamentos, pois os próprios membros do corpo proporcionam os pesos e contrapesos necessários. As posturas psicofísicas e a meditação hipocinética podem ser praticadas por qualquer pessoa em diferentes níveis de intensidade e objetivos, entretanto, devido à tonicidade e serenidade inerente à prática, é comum o praticante se livrar de enfermidades físicas e distrações mentais através da realização destas posturas e do hábito de sentar-se em silêncio (IYENGAR, 2016). Este projeto visa contribuir para concretização e ampliação de ações de extensão e pesquisa a respeito de técnicas corporais terapêuticas no contexto do Campus JK em Diamantina-MG, com fins de possibilitar uma prática corporal de prevenção e manutenção da saúde da comunidade acadêmica e membros externos da universidade. Para isto, prevê a ampliação de um espaço/tempo de realização de técnicas corporais terapêuticas no departamento de Educação Física da UFVJM, desenvolvendo ações de saúde e de educação em saúde e, possibilitando aos estudantes envolvidos um espaço de integração entre a pesquisa acadêmica e a práxis profissional através do ensino das técnicas corporais do hatha yoga. O projeto Estudo e Prática das Posturas Psicofísicas do Hatha Yoga no Campus JK em Diamantina-MG já desenvolve ações no contexto do estágio supervisionado do curso de Bacharelado em Educação Física atendendo cerca de vinte cidadãos que participam das atividades promovidas por este estágio. Por fim, é preciso apontar que este projeto é uma das ações do Grupo de Pesquisa em Técnicas Corporais Artísticas, Marciais e Terapêuticas (CNPq/UFVJM) que desde 2016 vem fomentando apresentações de trabalhos acadêmicos, ações e projetos no âmbito das técnicas corporais no Campus JK de Diamantina-MG.


Justificativa

Evidências científicas comprovam que a prática de movimentos regular e bem orientada tem grande importância na melhora da qualidade de vida da população, podendo verificar essas relações com o sedentarismo, que é um fator de risco para doenças metabólicas e coronarianas, e o estilo de vida ativo como prevenção, sendo estes uma grande preocupação mundial para a saúde pública (ACMS, 2003). O presente projeto contribui no âmbito da prevenção de males psicofísicos, pois fomenta e potencializa a concretização de um espaço/tempo de estudo e prática de movimentos terapêuticos no Campus JK em Diamantina-MG. O projeto Estudo e Prática das Posturas Psicofísicas do Hatha Yoga no Campus JK em Diamantina-MG já desenvolve atividades no estágio supervisionado curricular do curso de Bacharelado em Educação Física e também na disciplina de Saúde Mental no curso de Bacharelado em Enfermagem e conta com um grupo de 20 a 50 pessoas participantes entre membros da comunidade de Diamantina-MG e também da UFVJM. Se contemplado no edital Pibex 01/2024, o projeto poderá ampliar suas ações e também aprofundar mais na pesquisa e produção científica em técnicas corporais terapêuticas com vistas à saúde e qualidade de vida, além de possibilitar o aprofundamento na arte corporal do hatha yoga por aqueles que já estão integrando o projeto. A preservação da saúde na visão terapêutica oriental está diretamente relacionada com o cuidado do corpo e com a prática regular de movimentos. O Hatha Yoga ancora-se em um pensamento que pressupõe a interdependência entre diferentes aspectos do humano, atuando de maneira conjunta tanto no nível físico como emocional, por isso, sua repercussão na conquista do equilíbrio psicofísico é tão eficiente (HERMÓGENES, 1993). Atualmente, o hatha yoga tem chamado a atenção da comunidade científica e também dos governos por sua potência econômica e terapêutica. Trata-se de uma prática corporal que pode ser realizada sem a obrigatoriedade de grandes espaços e/ou equipamentos, pois os próprios membros do corpo proporcionam os pesos e contrapesos necessários. As posturas podem ser praticadas por qualquer pessoa em diferentes níveis de intensidade e objetivos, entretanto, devido à tonicidade e serenidade inerente à técnica, é comum o praticante se livrar de enfermidades físicas e distrações mentais através da prática das posturas do hatha yoga (IYENGAR, 2016). É importante destacar que embora as posturas psicofísicas do hatha yoga desenvolvam, de maneira proeminente, as capacidades físicas, o genuíno praticante dessa arte busca aperfeiçoar outros aspectos: “Os asanas asseguram um físico harmonioso, forte e elástico, que não é restrito por uma musculatura excessiva. Mas sua importância real reside na maneira como treinam e disciplinam a mente” (IYENGAR, 2016, p. 44). Para isso, é preciso que se busque durante a prática das posturas, realizar as técnicas visando encontrar o equilíbrio entre a zona de conforto e a ultrapassagem dos próprios limites na realização das posições, pois o entendimento dos limites e das potências do corpo e a conscientização do que é mais peculiar de realizar como gesto, resulta em um nível mais elevado de compreensão (HEMSY DE GAINZA, 1997). No hatha yoga, o corpo pode ser tomado como ponto de partida para uma concepção de subjetividade mais refinada, ampla e profunda do que a noção tradicional de consciência. O que ocorre é que as manifestações corporais foram influenciadas pela visão dualista que separou o sujeito do seu corpo, privilegiando as experiências cognitivas e desconsiderando o corpo como elemento fundamental do processo de compreensão e produção de conhecimento. Contudo, é importante destacar que no oriente, a cisão entre mente e corpo, não foi tão contundente quanto no ocidente, pois nessa cultura, ainda persistem com maior ênfase, formas mais sutis de conhecimento que não necessariamente se sustentam apenas pelo pensamento lógico e racional: "Fazendo emergir o princípio da liberdade, os gregos foram os primeiros a poder apreender o objeto em sua relação com o sujeito, em vez de continuar a se dissolver na substância universal, como faz o oriental, e deixar a consciência desaparecer nela, na Grécia o indivíduo de desprende dela e, repousando em si mesmo, posando de sujeito, empreende determinar a substância como objeto" (JULLIEN, 2000, p. 71). A tradição do ocidente oportuniza e favorece que as manifestações ligadas ao corpo e a sua expressão tornem-se desprestigiadas ou então, sejam orientadas por uma razão instrumental que pressupõe o movimento humano mais econômico e eficiente para agir em favor de performances cada vez mais vigorosas e hipercinéticas. Entretanto, o yoga em seu contexto originário, é um meio capaz de favorecer a meditação hipocinética e seus fins metafísicos superiores e sutis (GÓIS JATOBÁ; DA SILVA; ZOBOLI, 2017). O objetivo dos asanas (posturas psicofísicas do hatha yoga) e da meditação, é dirigir-se à consciência pura por meio do gesto sem, no entanto, venerar o corpo. A meditação não deixa de ser uma postura, afinal, trata-se de permanecer sentado consigo, de maneira firme e confortável, sem fazer nada. Há diversas formas de meditação, no entanto, em um nível prático, todas as formas compartilham de um núcleo comum de treinamento mental e podem ser divididas em três categorias principais: as formas de treinamento da atenção através do foco em algo como, por exemplo, a respiração, um mantra, uma imagem etc.; as formas construtivas que visam cultivar qualidades virtuosas, tais como a bondade e a empatia e, se caracterizam por pensamentos positivos direcionados; e as formas desconstrutivas que visam reduzir o apego através da auto-observação (GOLEMAN; DAVIDSON, 2017). Muitas pesquisas comprovam que a meditação pode gerar uma série de respostas físicas e psicológicas que auxiliam na prevenção de diversas condições deletérias à saúde, sobretudo aquelas associadas ao estresse (MENEZES; DELLAGLIO, 2009). Entretanto, é importante destacar que originariamente, a meditação não foi criada para tratar enfermidades, por isso, os impactos mais interessantes da meditação não são a saúde melhorada ou um desempenho mais efetivo no trabalho, mas, antes, um alcance maior no aperfeiçoamento do ser humano. Assim, enquanto nas tradições do oriente, a meditação está associada a uma busca de excelência, no ocidente, em especial nas pesquisas científicas, meditar é aprimorar a saúde (SANTOS, 2020). Atualmente, os benefícios da meditação são constatados cientificamente, podendo ser reunidos de acordo com o grau de aprofundamento e número de horas praticadas. Para os iniciantes, os benefícios podem ser incremento na atenção, menos divagação mental e memória de trabalho aumentada. Já para praticantes de longo prazo, estes benefícios são mais sólidos e mais amplos tais como, uma atenção seletiva mais potente, lapsos de atenção diminuídos, prontidão ampliada, respiração mais lenta. E os iogues “profissionais” - praticantes com mais de vinte e sete mil horas de meditação ao longo da vida -, além de todos estes benefícios citados, possuem cérebros que envelhecem mais vagarosamente, comparados ao de outras pessoas na mesma faixa etária (GOLEMAN; DAVIDSON, 2017). No entanto, mesmo para aqueles que não são ou mesmo não pretendem se tornar iogues “profissionais”, o simples fato de relaxar e alcançar um estado de concentração maior, já é suficiente para difundir essa técnica corporal milenar de aperfeiçoamento da consciência humana e também capaz de promover mais saúde física e mental. O projeto de Estudo e Prática das Posturas Psicofísicas do Hatha Yoga em Diamantina-MG procurará se adaptar às possibilidades através da interação dialógica e do reconhecimento dos limites e possibilidades que o grupo de participantes vir a apresentar, por isso, algumas estratégias do projeto estão estreitamente relacionadas com as demandas dos participantes. Neste sentido, o estabelecimento do horário entre o fim da tarde e início da noite, para facilitar a participação de um maior contingente de pessoas, pois se trata do horário entre o período vespertino e noturno, no qual há maior circulação de indivíduos entre o Campus JK e a cidade de Diamantina-MG. Portanto, um dos desafios a serem enfrentados pelo projeto, é estabelecer com o grupo de participantes um conjunto de ações que possa minimizar as dificuldades para uma efetiva participação e frequência nos encontros. Ensinar práticas de movimento é promover o desenvolvimento cultural de uma sociedade, é cultivar nos indivíduos o desejo de uma melhor qualidade de vida. Trata-se também de alinhar-se com o plano nacional de extensão (PNE) que propõe a extensão universitária como processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade. Este projeto, além de ser um espaço de integração entre a pesquisa e a extensão, entre a produção intelectual e a práxis profissional, também se alinha com as metas das políticas públicas em saúde e também com a política de extensão da UFVJM, uma vez que amplia e aprofunda a relação da UFVJM com a sociedade diamantinense, potencializando a transformação da realidade, no sentido da melhoria das condições de vida e fortalecimento da cidadania em Diamantina-MG. O projeto proporcionará aos acadêmicos envolvidos um espaço interdisciplinar de vinculação entre o ensino de técnicas corporais terapêuticas (fundamentais para um profissional de saúde) e também de experimentação do exercício profissionalizante, já que estarão aprendendo a desenvolver competências e habilidades típicas do trabalho docente e de um profissional da área da saúde, além de desenvolver habilidades científicas no lidar com a pesquisa em técnicas de movimento. Este projeto está vinculado ao Grupo de Pesquisa em Técnicas Corporais Artísticas, Marciais e Terapêuticas do Departamento de Educação Física (CNPq/UFVJM) e é uma continuidade de projetos anteriormente desenvolvidos através do apoio conquistado através de editais Pibex, tais como Chi Kung no programa saúde da família em Diamantina-MG; Metodologia de ensino de técnicas corporais terapêuticas no programa saúde da família em Diamantina-MG e Técnicas corporais terapêuticas na VEM (Vila Educacional das Meninas em Diamantina-MG).


Objetivos

Objetivo Geral: Ampliar, sistematizar e pesquisar ações e métodos de ensino do hatha yoga e da meditação para concretizar um espaço/tempo de realização de prática de movimentos terapêuticos dentro do departamento de Educação Física da UFVJM, possibilitando um espaço de integração entre a pesquisa e a extensão universitária, proporcionando gratuitamente aos cidadãos de Diamantina-MG e região, a participação e os benefícios físicos e psicológicos que o a prática do hatha yoga e da meditação podem oferecer. Objetivos Específicos 1. Proporcionar a equipe de estudantes, o desenvolvimento de habilidades e competências para atuar no contexto do ensino do Hatha Yoga e da Meditação; 2. Veicular informações que visam à prevenção, a minimização dos riscos e à proteção da saúde, buscando a produção do autocuidado, sobretudo ao que tange a relação prática de movimentos/saúde; 3. Identificar participantes com potencial para o desenvolvimento do trabalho em práticas corporais e incentivá-los no estudo e na pesquisa do corpo e suas técnicas; 4. Possibilitar aos participantes, um espaço de estudo e reflexão interdisciplinar a respeito do desenvolvimento de práticas de movimentos e suas imbricações com a saúde; 5. Valorizar o conhecimento das práticas corporais na construção do SUS (Sistema Único de Saúde). Para isto, este projeto já atua junto à disciplina de Enfermagem e Saúde Mental do curso de Bacharelado em Enfermagem, nas disciplinas de Artes Marciais e Técnicas Corporais Terapêuticas do curso de Educação Física e na disciplina de Técnicas Corporais e Saúde do Idoso na pós-graduação lato-sensu em residência multiprofissional em saúde do idoso da UFVJM, sendo estas últimas de responsabilidade do coordenador deste projeto; 6. Proporcionar aos alunos a reflexão sobre a saúde pública, analisando os pressupostos teóricos estudados e sua prática, assumindo uma postura crítica aliada à competência técnica e compromisso político do seu papel na sociedade; 7. Ampliar a produção científica a respeito dos limites e possibilidades das técnicas corporais no âmbito da saúde; 8. Proporcionar aos participantes o estudo e o entendimento dos fundamentos que alicerçam os movimentos do Hatha Yoga e da Meditação, colaborando para que os mesmos possam assumir o gerenciamento de seus estudos e práticas corporais dentro dos princípios do Hatha Yoga; 9. Buscar aproximar-se das instituições de saúde da região de Diamantina-MG, afim de fomentar a prática e a inserção do Hatha Yoga e da Meditação nos espaços institucionais de saúde;


Metas

• Elaboração de pelo menos (01) um artigo científico sobre a experiência extensionista e envio para publicação em periódico indexado; • Veiculações e divulgações do projeto via portal da UFVJM e na cidade de Diamantina-MG (Sempre no início do semestre letivo ou quando houver abertura de novas vagas); • Criação de material didático e vídeos sobre o projeto; • Elaboração de (01) um pôster sobre a experiência do projeto (objetivos, metodologia e resultados) a ser apresentado em eventos científicos realizados na UFVJM e, possivelmente, em outros congressos; • Vincular o projeto desenvolvido aos trabalhos de conclusão de curso (TCC) dos acadêmicos envolvidos no processo e também possibilitar um espaço de ensino, pesquisa e extensão para os acadêmicos que vierem a se interessar pelo estudo de técnicas corporais terapêuticas; • Proporcionar aos participantes que frequentarem o projeto o conhecimento de pelo menos (30) trinta posturas de movimentos do Hatha Yoga e também a compreensão dos princípios básicos desta arte corporal; • Concretizar a formação de um grupo de estudo e prática do Hatha Yoga e da Meditação na UFVJM que possa difundir a prática em outros espaços da Universidade e na região de sua abrangência. Almeja-se um grupo de 30 pessoas que possam atingir indiretamente outras 60 através dos seus conhecimentos e técnicas;


Metodologia

Esse projeto conta com o apoio do Departamento de Educação Física da UFVJM, com o apoio da equipe docente do Estágio Supervisionado do Curso de Bacharelado em Educação Física e com os membros do Grupo de Pesquisa em Técnicas Corporais Artísticas, Marciais e Terapêuticas da UFVJM/CNPq. Se trata de um projeto de extensão que não pressupõe um acúmulo de informações generalizáveis advindos de métodos científicos aceitos. Portanto, mesmo sendo uma atividade que envolve seres humanos, não é o caso de submeter este projeto ao Comitê de Ética da UFVJM. Entretanto, caso ocorra à necessidade de desenvolver atividades que necessitem da aprovação do Comitê de Ética da UFVJM, o mesmo será submetido para avaliação. Todos os participantes serão orientados a responder o PAR-Q (Physical Activity Readiness Questionnarie) que é um questionário de auto-avaliação física com validade de (01) um ano, além de uma ficha de cadastro do projeto. Os encontros serão conduzidos pelo Coordenador da Ação até os estudantes envolvidos sentirem-se aptos a realizar a regência das aulas. A turma será comporta em média por 30 integrantes e as aulas durarão cerca de duas horas, duas vezes por semana. O programa de ensino desenvolvido na proposta será organizado a partir dos seguintes eixos norteadores organicamente interligados: • Preparação e harmonização psicofísica: Inicialmente, realiza-se um breve trabalho de preparação e harmonização psicofísica com a realização de movimentos que visam ampliar a mobilidade das articulações e desenvolver capacidades físicas tais como equilíbrio, resistência, flexibilidade e força, além do intuito de atuar sobre o estado de atenção e foco dos participantes. Por isso, além da observação dos detalhes anatômicos e biomecânicos do movimento, é imprescindível chamar a atenção dos participantes para a condição de foco e atenção em si e na técnica. • Asanas: As posturas psicofísicas do hatha yoga proporcionam alongamento muscular, flexibilidade articular, força, equilíbrio e outras diversas qualidades físicas aprimoradas. Além disso, desenvolvem a consciência corporal e possuem a finalidade de preparar o praticante para as técnicas mais introspectivas, tais como a meditação hipocinética sentada. A ideia é que os acadêmicos envolvidos no projeto tenham acesso ao estudo prático e teórico dos asanas e suas interfaces com a arte, a ciência e a filosofia em suas diferentes concepções e abordagens do conhecimento e do ser humano, possibilitando-os perceber novas visões de corpo, saúde e educação que comumente não compõem o rol de pesquisas realizadas no ambiente universitário. São centenas de asanas catalogados, por isso, será organizado um conjunto que possibilite explorar todos os segmentos corporais. Para isso, serão estudadas as posturas de equilíbrio e força em pé, posturas sentadas, posturas de inversão corporal, posturas de joelhos e posturas em decúbito dorsal e ventral. Por exemplo, o asana do guerreiro ou virabhadrasana. Virabhadra é o nome de um poderoso herói mitológico hindu (IYENGAR, 2016). Trata-se de uma postura em que o olhar e os braços dirigem-se para cima como se estivesse abraçando uma grande bola, os pés se afastam produzindo flexão no joelho e no quadril da perna da frente e realiza-se a extensão da perna de trás. A base ampla dos pés e a busca do equilíbrio na posição auxiliam no entendimento de como organizar uma postura que seja, ao mesmo tempo, firme e confortável, duas qualidades aparentemente divergentes, mas que precisam se harmonizar em benefício do desenvolvimento da consciência corporal do praticante. Nessa postura, ocorre a expansão do peito, facilitando a respiração profunda. A postura de virabhadrasana também reduz a rigidez dos ombros, costas e do pescoço, além de tonificar os tornozelos e os joelhos (IYENGAR, 2016). Nas atividades cotidianas, o esforço muscular tende a concentrar-se nas cadeias musculares mais periféricas do corpo, criando tensões em regiões que poderiam estar mais livres e disponíveis ao movimento. O trabalho com os asanas possibilita aos praticantes a percepção das cadeias musculares mais profundas, o que gera liberdade de movimento e maior qualidade de presença e postura corporal. Por fim, é importante destacar que, embora os praticantes possam vir a perceber o desenvolvimento de suas capacidades físicas ao longo do projeto, também será enfatizado o aperfeiçoamento de outros aspectos, tais como a abnegação da vaidade do corpo e o esvaziamento do eu. Afinal, se há um culto ao corpo baseado na busca de modelos de beleza que reforçam o narcisismo e o ego exagerado (SILVA, 1996), os asanas são técnicas corporais que, trabalhadas a partir dos seus referenciais de origem, podem se contrapor aos modelos hegemônicos de corpo e prática corporal que alimentam o egocentrismo. • Meditação: a meditação ocorrerá ao término dos encontros, pois é mais fácil permanecer por mais tempo na postura, após a organização e preparação corporal. Os praticantes serão orientados a sentarem-se sobre os ísquios com as pernas cruzadas e a pousar as mãos sobre as coxas, relaxando os ombros. Será chamado a atenção para a extensão axial da coluna vertebral, através de uma leve elevação da cabeça e a harmonização da firmeza e do conforto durante a permanência na postura. Além disso, os praticantes serão estimulados, inicialmente, a manter o foco sobre a respiração (treinamento da atenção) para, posteriormente, observar apenas as sensações e os pensamentos, sem apego (auto-observação). Trata-se de uma forma de treino da atenção e de auto-observação, aspectos importantes em tempos de tantas distrações digitais (SANTOS, 2020). • Auto-massagem: será utilizado a automassagem como técnica de estímulo e relaxamento corporal no início e final das aulas, sendo empregadas técnicas de deslizamento suave das mãos sobre os membros ou costas, compressão das mãos ou dedos na região do pescoço e orelhas, deslizamento com a palma das mãos no rosto, dedilhamento na cabeça e tapotagem no tronco e membros. A massagem quando é feita de forma rápida e leve é estimulante e quando é feita de forma lenta e firme é calmante. A massagem é uma técnica terapêutica que visa o relaxamento, alongamento e estímulo das estruturas corporais, de forma a estabelecer maior mobilidade e equilíbrio psicofísico, além de potencializar a consciência do corpo (CONTATORE; TESSER, 2010). As atividades serão desenvolvidas no Laboratório de Técnicas Corporais Terapêuticas do Departamento de Educação Física da UFVJM que possui toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento das atividades, como piso de madeira flutuante, colchonetes para as práticas de solo e equipamento de som. O estágio supervisionado do curso de Bacharelado em Educação Física ocorre nas dependências físicas do Departamento de Educação Física e também poderá se beneficiar das atividades do projeto, através da participação dos estudantes do curso e abertura para a participação do público que frequenta as atividades do estágio curricular. Além das sessões de prática de movimentos, também serão realizadas a apresentação teórica dos conceitos-chave da prática e enviaremos por e-mail ou WhatsApp, material de estudo para que os participantes possam estudar a técnica e seus princípios em horários extras do projeto. Por fim, também é preciso apontar que será feita a discussão preliminar com os participantes e apresentação dos objetivos e metas do projeto além de, em períodos determinados, análise e discussão do andamento do projeto junto com toda a equipe executora e também com os participantes. No Grupo de Pesquisa em Técnicas Corporais Artísticas, Marciais e Terapêuticas (CNPq/UFVJM) faremos avaliações a respeito do acompanhamento dos participantes e avaliações do processo de desenvolvimento do projeto com o intuito de atender as dificuldades dos participantes e conduzir com mais qualidade o processo de ensino e aprendizagem do Hatha Yoga e suas posturas psicofísicas.


Referências Bibliográficas

AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE - ACMS. Diretrizes do ACMS para os testes de esforço e sua prescrição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. CONTATORE, Octávio Augusto; TESSER, Charles Dalcanale. Medicina tradicional chinesa/acupuntura. In: TESSER, Charles Dalcanale. (Org.). Medicinas complementares: o que é necessário saber (homeopatia e medicina tradicional chinesa/acupuntura). São Paulo: Editora UNESP, 2010. GÓIS JATOBÁ, Ana Paula; DA SILVA, Renato Izidoro; ZOBOLI, Fabio. A concepção do yoga segundo periódicos da educação física brasileira. Práxis Educacional, [S.l.], v. 13, n. 24, p. 259-283, dez. 2017. GOLEMAN, Daniel; DAVIDSON, Richard. A ciência da meditação: como transformar o cérebro, a mente e o corpo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2017. HEMSY DE GAINZA, Violeta. Conversas com Gerda Alexander: vida e pensamento da criadora da eutonia. São Paulo: Summus, 1997. HERMÓGENES, José. Autoperfeição com Hatha Yoga. Rio de Janeiro: Record, 1993. IYENGAR, Bellur Krishnamachar Sundararaja. Luz sobre o yoga: yoga dipika. São Paulo: Pensamento, 2016. JULLIEN, François. Um sábio não tem ideia. São Paulo: Martins Fontes, 2000. MATSUDO, Sandra Mahecha; MATSUDO, Victor Keihan Rodrigues; NETO, Turíbio Leite Barros. Atividade física e envelhecimento: aspectos epidemiológicos. Revista Brasileira de Medicina Esportiva, p. 01-13, volume 7, número 1, jan-fev 2001. MENEZES, Carolina Baptista; DELLAGLIO, Débora Dalbosco. Os efeitos da meditação à luz da investigação científica em Psicologia: revisão de literatura. Psicologia: ciência e profissão. Brasília, v. 29, n. 2, p. 276-289, jun. 2009. MICHELAZZO, José Carlos. A noção de anātman em Nishitani: o caráter dessubstancializante do ego e suas raízes em Dōgen e Nāgārjuna. In: FLORENTINO NETO, Antonio; GIACÓIA Jr., Oswaldo. A Escola de Kyoto e suas fontes orientais. Campinas, SP: Editora PHI, 2017. SANTOS, Gilbert de Oliveira. Yoga e a busca do si mesmo: pensamento, prática e ensino. Movimento, [S.l.], v. 26, e26064, p. 1-17, 2020. SILVA, Ana Márcia. Das práticas corporais ou porque "narciso" se exercita. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 3, n. 17, p. 244-251, maio 1996.


Inserção do estudante

Os estudantes participarão ativamente de todas as etapas descritas no cronograma de execução, ou seja, estarão presentes nos encontros de estudo e planejamento, na jornada de estudos e palestras promovidas pelo Grupo de Estudos em Técnicas Corporais Artísticas, Marciais e Terapêuticas (CNPq/UFVJM), na captação e edição das imagens, nos encontros de prática de movimentos, na elaboração e confecção de um pôster a ser apresentado em evento científico, além de colaborarem na elaboração dos relatórios e nas produções acadêmicas e didáticas. Este projeto será conduzido e supervisionado pelo coordenador com a participação da equipe já formada e por outros que desejem participar da proposta. As atividades serão discutidas e elaboradas sob a orientação do coordenador, através de encontros quinzenais de estudo e planejamento com momentos específicos para realização de avaliações processuais, individuais e coletivas. Os estudantes estarão se capacitando no projeto para lidar com a dimensão terapêutica das técnicas corporais, tendo a importante missão de se prepararem para veicular e potencializar a realização da prática de movimentos em benefício da saúde da população de Diamantina-MG. Para isso, serão promovidos encontros de estudos e planejamento, nos quais serão discutidos os referenciais pedagógicos que balizam o processo de ensino de técnicas corporais terapêuticas. Em períodos determinados, serão realizados relatórios e trabalhos acadêmicos para acompanhamento do desenvolvimento e aprendizagem dos acadêmicos. Também serão feitas indicações bibliográficas a respeito de estudos sobre o corpo, prática corporal e saúde. Os acadêmicos envolvidos no projeto estão se preparando para tornarem-se especialistas em técnicas corporais e profissionais da saúde. Assim, o projeto será uma oportunidade para que os mesmos possam utilizar dos conhecimentos aprendidos no contexto dos seus cursos de formação em ambiente real de atuação, possibilitando o aprimoramento de aspectos da formação e atuação profissional em saúde e práticas corporais. Estratégias de avaliação: 1. Indicação de leituras de referência e elaboração de relatórios sobre as leituras e atividades realizadas; 2. Encontros quinzenais com o grupo de estudantes e discussão sobre o andamento do projeto; 3. Análise e discussão das produções realizadas. Espera-se assim, que os estudantes envolvidos tornem-se capazes de conduzir aulas com as técnicas do Hatha Yoga e da Meditação, adquirir conhecimentos a respeito da relação entre prática corporal e saúde, tornarem-se aptos na captação, edição e criação de imagens, adquirirem conhecimentos a respeito da elaboração de textos e trabalhos acadêmicos utilizando para isso, conhecimentos sobre prática corporal e saúde e adquirirem conhecimentos a respeito das particularidades do Hatha Yoga e da Meditação e suas imbricações na saúde psicofísica do ser humano.


Observações

Este projeto nasce do desejo de divulgar a experiência adquirida com o ensino, a extensão e a pesquisa a respeito de práticas e técnicas corporais terapêuticas no contexto universitário. É um projeto para fomentar o movimento do corpo e suas relações com a saúde em seus diferentes aspectos, inclusive com o prazer e a alegria de participar de um coletivo de pessoas. Serão abordados temas tais como: a arte e a técnica de movimento; o autoconhecimento através do gesto; a justa medida de esforço físico; a importância da plena presença durante a prática de movimentos; a pessoalidade no movimentar-se; a arte corporal do Hatha Yoga; os benefícios da Meditação; alguns aspectos da Medicina Clássica Hindu relacionados ao corpo e ao gesto; o auto aperfeiçoamento através de uma prática corporal; a saúde humana e o ensino de práticas e técnicas corporais terapêuticas. O objetivo é cultivar uma prática corporal que possa valorar positivamente o corpo, a saúde e a vida, dialogando com as técnicas e as práticas corporais terapêuticas no contexto do estudo, da prática e da reflexão filosófica. O projeto pretende cativar os praticantes com o intuito de contribuir para elaboração de novas sínteses e reflexões a respeito do ensino das práticas e das técnicas corporais no contexto da saúde humana, em especial, no contexto do hatha yoga e da meditação.


Público-alvo

Descrição

Estudantes de graduação e pós-graduação que frequentam o campus JK em Diamantina-MG.

Descrição

Trabalhadores efetivos e terceirizados que frequentam o Campus JK em Diamantina-MG.

Descrição

Professores de graduação e pós-graduação que frequentam o Campus JK em Diamantina-MG.

Descrição

Cidadãos de Diamantina-MG e região.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina

Município

Gouveia

Município

Datas

Município

Curvelo

Município

Couto De Magalhães De Minas

Município

Senador Mourão

Município

Senador Modestino Gonçalves

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Apoio técnico e logístico nas ações do projeto.

Participação da Instituição Parceira

Apoio técnico e acadêmico nas ações de ensino e pesquisa do projeto, além da integração das atividades do estágio junto ao projeto.

Participação da Instituição Parceira

Apoio acadêmico nas avaliações e planejamento das ações do projeto.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Planejamento das ações e avaliação das atividades do projeto.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Formação dos estudantes para o trato com a pesquisa, o ensino e a extensão das atividades do projeto.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Elaboração do Relatório Parcial de Atividades do Projeto.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Encontro de prática e estudo dos movimentos corporais do hatha yoga e da meditação.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Confecção de trabalhos acadêmico e científicos.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Registro de imagens e vídeos do projeto.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Elaboração do Relatório Final de Atividades do Projeto.