Visitante
Ginasticando na maturidade
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
priscila regina lopes
2024101202446624
departamento de educação física
Caracterização da Ação
ciências da saúde
saúde
cultura
esporte e lazer
regional
Sim
Membros
sandra regina garijo de oliveira
Vice-coordenador(a)
eufrosina ribeiro lopes silva
Voluntário(a)
giovana vitoria otoni batista
Bolsista
nivea raires pereira batista
Voluntário(a)
O projeto de extensão “Ginasticando na maturidade” apresenta como proposta desenvolver a prática da Ginástica para Todos (GPT) para pessoas em processo de envelhecimento. O objetivo principal é contribuir para o envelhecimento ativo da comunidade diamantinense, homens e mulheres a partir dos 50 anos de idade, por meio da prática gímnica, promovendo atividades corporais (ginástica, dança, lutas, jogos, etc.) que estimulem a autonomia e independência dos sujeitos.
Ginástica para Todos, Terceira idade, Envelhecimento ativo.
O projeto de extensão “Ginasticando na maturidade” tem como proposta abordar a Ginástica para Todos (GPT) para a comunidade em processo de envelhecimento da região. Desenvolvido desde o ano de 2019, com pausa somente durante a pandemia da COVID-19, já teve a participação de cerca de 90 pessoas a partir dos 50 anos de idade. Idosos são pessoas com idade igual ou superior a 60 anos (BRASIL, 2013), contudo, é preciso refletir sobre o processo de envelhecimento a partir da faixa etária dos 40 anos, quando surgem os primeiros indícios de declínio das funções orgânicas com possíveis consequências para uma ou mais dimensões da vida – relacionais, comunicacionais, emocionais, de mobilidade, econômicas, culturais, fisiológicas (MARTINS, 2016). O Brasil vivencia um crescimento do envelhecimento populacional em larga escala. Em 2018, 13% dos indivíduos se enquadravam como idosos (PERISSÉ; MARLÍ, 2019). Em 2022, o país chegou a 203,1 milhões de habitantes e o número de pessoas com 60 anos ou mais alcançou 31,2 milhões (IBGE, 2023). Tais dados nos apontam a urgência tanto para a realização de pesquisas sobre as características que envolvem o processo de envelhecimento, quanto para o desenvolvimento de estratégias para um envelhecer com mais qualidade, autonomia e independência. Dessa forma, a Organização Mundial da Saúde (OMS) salienta a necessidade de um olhar atento para que a experiência de envelhecer seja positiva (OMS, 2005). A GPT é um tipo de ginástica que possibilita aos praticantes trabalharem com a simplicidade de movimentos, favorecendo a inclusão e a participação irrestrita (AYOUB, 2007). Não se preocupa com a qualidade técnica do movimento, colocando o prazer pela prática, o sentimento de pertencimento a um grupo, a vivência de valores humanos, a socialização, o contato com outras culturas e povos como elementos centrais na prática (FIORIN- FUGLSANG; PAOLIELLO, 2008). Importantes estudos ressaltam que a prática da GPT para pessoas em processo de envelhecimento é realizada em diferentes regiões do Brasil, promovidas, em especial, por instituições de ensino superior como forma de extensão universitária, sendo apontados inúmeros benefícios para o público em questão (BONFIM et al., 2020; LIMA; NASCIMENTO; LEMOS, 2018; LOPES et al., 2020; LOPES; SANTOS, 2021; MORENO; TSUKAMOTO, 2018; OLIVEIRA et al., 2020; SILVA, 2020; SILVA; MENEGALDO; BORTOLETO, 2022; SIMÕES; CARBINATTO, 2016). Diante do exposto, acreditamos que projetos de extensão direcionados para o público em processo de envelhecimento, como o “Ginasticando na Maturidade”, podem contribuir para o desenvolvimento de práticas que considerem as demandas dessa faixa etária, de forma que a interação entre a comunidade universitária e a comunidade externa seja estabelecida para superar questões problemáticas da sociedade por meio do intercâmbio entre os saberes científicos e populares.
Em substituição do conceito de envelhecimento saudável que indicava o estar bem fisicamente como única necessidade do idoso (FORNER; ALVES, 2019), a OMS apresenta a ideia de envelhecimento ativo: “processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas” (OMS, 2005, p. 13). Ações direcionadas para o público nessa fase da vida devem considerar determinantes multifatoriais do envelhecimento ativo: sistemas de saúde e serviço social (promoção da saúde, prevenção de doenças, serviços curativos, assistência em longo prazo, serviços de saúde mental); comportamentais (tabagismo, atividade física, alimentação saudável, saúde oral, uso de álcool, de medicamentos); aspectos pessoais (biologia, genética, aspectos psicológicos); ambiente físico (moradia, quedas, qualidade da água, do ar e dos alimentos); ambiente social (apoio social, violência, maus tratos, educação, alfabetização); econômicos (renda, proteção social, trabalho) (OMS, 2005). Dentre as possibilidades que atendam tais diretrizes, Lopes et al. (2020) sugerem projetos que associem práticas corporais e aspectos socializadores. A prática regular de atividade física pode retardar declínios funcionais e diminuir o surgimento de doenças crônicas, enquanto a promoção de redes de contato sociais pode minimizar a solidão e o isolamento social, fatores comuns que influenciam a diminuição da saúde do idoso (OMS, 2005; 2015). Práticas que olhem para além das patologias do organismo humano, considerando o idoso como um ser social e emocional envolvido em um contexto próprio, pode ser uma estratégia enriquecedora (MORENO; WINIAWER; TSUKAMOTO, 2020). Longe de ser a única ginástica apropriada para pessoas em processo de envelhecimento, destacamos a GPT devido a forma como a coletividade é desenvolvida nessa prática. Outras ginásticas são praticadas de maneira coletiva por idosos, tais como as ginásticas em academias (condicionamento físico), a yoga (conscientização corporal) e o pilates (fisioterápica), contudo, a coletividade não visa a inter-relação entre os praticantes, sendo muitos exercícios desenvolvidos individualmente (LOPES et al., 2020; TOLEDO; TSUKAMOTO; CARBINATTO, 2016). A coletividade que envolve a GPT permite diferentes formas de diálogo e cooperação dentro do grupo, enfatizando o caráter participativo dos sujeitos, os quais são ativos no que tange o posicionamento de suas ideias e desejos e a tomada de decisões coletivas (MENEGALDO; BORTOLETO, 2018). A base da GPT é o movimento gímnico: todos os movimentos com ou sem a utilização de aparelhos/equipamentos, característicos dos diferentes tipos de ginásticas. No entanto, elementos de outras manifestações podem ser incorporados na prática, tais como os da cultura corporal (jogos, esportes, lutas, etc.), artística (dança, teatro, artes plásticas, etc.) e popular (contos, festas, costumes etc.). O diálogo entre a ginástica e as demais manifestações presentes nas relações humanas é proporcionado a partir das características e desejos do grupo social que a pratica, ressaltando a identidade do coletivo e dando um novo significado aos elementos culturais utilizados (TOLEDO; TSUKAMOTO; CARBINATTO, 2016), além de possibilitar a interdisciplinaridade no decorrer do desenvolvimento do projeto. A GPT também envolve a elaboração de coreografias criadas pelos próprios praticantes, incentivando a participação ativa de todos, de forma que cada sujeito criador compartilhe seus saberes e desejos por meio de uma relação horizontal (todos possuem vozes e todos precisam ouvir). As apresentações acontecem em aula ou eventos externos, o que possibilita comunicar os saberes corporais construídos pelo coletivo a toda comunidade a qual pertencem (AYOUB, 2007; LOPES, 2020). A partir de uma escolha consciente (e não imposta), a participação numa prática gímnica criativa (e não somente reprodutiva) que envolve elementos de diferentes práticas corporais, pode promover o conhecimento sobre o próprio corpo e o incentivo à autonomia (OLIVEIRA, 2007). Tal perspectiva vai ao encontro das orientações sobre a implementação de ações de promoção da saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) que sugerem que práticas corporais sejam inseridas como ações prioritárias na saúde coletiva no intuito de melhorar a qualidade de vida da população, o que inclui o público em processo de envelhecimento. Indicam ainda que tais atividades devem ser desenvolvidas de forma coletiva, a partir da criação de grupos de pessoas, e abordar a diversidade de manifestações da cultura corporal (jogos, danças, esportes, lutas, ginásticas etc.) (BONFIM et al., 2020). Em 2019, o projeto de extensão “Ginasticando na Maturidade” foi desenvolvido vinculado ao edital PROCARTE e contou com a participação de 35 pessoas da comunidade que participaram de encontros envolvendo a GPT e diferentes manifestações corporais ministradas por professores da cidade de Diamantina, tais como atividades circenses, danças circulares, jogos e brincadeiras, maculelê, taekwondo, tai chi chuam, yoga. No final do ano, os extensionistas produziram uma coreografia intitulada “Garimpeiro sonhador”, inspirada nas experiências de vida de alguns integrantes do projeto, a qual foi apresentada em um evento do Departamento de Educação Física da UFVJM (LOPES; SANTOS, 2021). A equipe que coordenou o projeto produziu uma pesquisa científica que identificou aspectos inter-relacionais como elementos socializadores importantes presentes na relação dos extensionistas com os colegas e monitores do projeto (LOPES et al., 2020). Em 2022, após finalizar o isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19, o projeto foi retomado de forma vinculada com o programa “Melhor idade”. O foco do projeto foi contribuir para o envelhecimento ativo dos extensionistas com atividades de GPT que estimulassem a autonomia e independência dos sujeitos. Conseguimos expandir a participação para além da comunidade de Diamantina, levando as atividades do projeto para encontros periódicos no distrito de São Gonçalo, em Serro (MG). Com isso, trabalhamos com cerca de 50 idosos, os quais conseguiram ser protagonistas na criação de gestos expressivos que compuseram propostas coreográficas (BATISTA et al., 2023). No presente ano, 2023, o projeto se encontra em andamento em Diamantina e São Gonçalo com a participação de 50 pessoas. Duas produções coreográficas foram apresentadas em um evento do Departamento de Educação Física da UFVJM, intituladas “Renovação” e “Colecionando memórias”, as quais retrataram atividades desenvolvidas no decorrer dos encontros, advindas de diversas outras práticas vivenciadas ao decorrer da vida de cada um dos participantes. Para finalizar o ano, realizaremos uma viagem com alguns extensionistas para participar com uma apresentação coreográfica no X Congresso Nacional de GPT, que será realizado em Caldas Novas (GO), no intuito de promover o intercâmbio com grupos de idosos de outras instituições. Sendo assim, acreditamos na relevância da continuidade do projeto devido aos impactos que atingem a comunidade interna e externa à UFVJM. As demandas do público em processo de envelhecimento auxiliam a comunidade universitária a ampliar seus conhecimentos sobre o desenvolvimento da GPT de forma adequada para essa faixa etária, compreendendo que o conceito de saúde é abrangente e tem relação com a qualidade de vida. Os extensionistas aprendem sobre práticas culturais diversas a partir da participação em atividades ministradas por pessoas de diferentes áreas, além de compartilharem os saberes que trazem de suas experiências de vida, participando de ações em que podem ser protagonistas.
O projeto de extensão “Ginasticando na maturidade” tem como objetivo principal contribuir para o envelhecimento ativo da comunidade por meio da prática da GPT. Como objetivos específicos, pretendemos: Propor ações de GPT que promovam a autonomia dos extensionistas; Valorizar os saberes prévios que os extensionistas trazem consigo, envolvendo-os na condução e mediação de atividades do projeto, de forma que a interação entre os saberes científico e popular e as diferentes linguagens seja estimulada; Ampliar o entendimento dos extensionistas sobre o conceito de saúde e qualidade de vida; Contribuir para a formação continuada de docentes e discentes da UFVJM para desenvolverem a GPT para pessoas em processo de envelhecimento; Divulgar pesquisas produzidas pela equipe executora nos campos de conhecimento envolvidos no projeto de extensão.
Promover a participação de 60 pessoas (pelo menos 30 em cada região – Diamantina e São Gonçalo) a partir dos 50 anos de idade como extensionistas do projeto; Desenvolver 80 aulas-encontro (com periodicidade semanal ao longo do ano) para a prática de GPT; Produzir duas composições coreográficas originais; Apresentar composições coreográficas na Semana de Educação Física da UFVJM, na SINTEGRA da UFVJM, no Fórum Internacional de GPT e em diferentes eventos científicos e culturais, a partir das demandas no decorrer da vigência do projeto; Aprimorar o conhecimento pedagógico e filosófico da equipe executora do projeto em relação ao desenvolvimento da GPT para o público em processo de envelhecimento; Produzir pelo menos duas pesquisas relacionadas ao projeto; Participar de eventos científicos para apresentar as pesquisas produzidas durante o projeto; Realizar parcerias com outros projetos de extensão da UFVJM e de outras universidades brasileiras; Realizar parcerias com instituições e profissionais que desenvolvem atividades para pessoas em processo de envelhecimento na região de abrangência da UFVJM; Promover e participar de ações de extensão relacionadas ao projeto para a comunidade em geral (cursos de curta duração, oficinas, palestras, apresentação de coreografia etc.).
O projeto “Ginasticando na maturidade” compreenderá o desenvolvimento de aulas-encontros semanais. O planejamento das aulas-encontros ocorrerá em reuniões semanais, na qual discentes bolsistas e voluntários realizarão estudos sobre temáticas relacionadas ao projeto em conjunto com a docente coordenadora e colaboradores do projeto. Será realizada avaliação processual com o intuito de verificar se os objetivos estabelecidos para cada aula-encontro estarão sendo atingidos no decorrer do projeto. Antes de iniciar o projeto, a equipe de planejamento (coordenadora, colaboradores e monitores) passará por uma oficina de formação sobre a GPT para pessoas em processo de envelhecimento, na qual serão abordados temas essenciais para o desenvolvimento das ações, com a participação de estudantes e professores que atuaram nos projetos realizados na UFVJM em 2019, 2022 e 2023. No início do projeto, aplicaremos um questionário com o objetivo de diagnosticar as condições de saúde dos participantes por meio do Questionário de Prontidão para Atividade Física – PAR- Q (FRANÇA et al., 2020), e outro instrumento, especialmente elaborado pela equipe de planejamento, com o intuito de verificar quais são os conhecimentos prévios dos sujeitos sobre as práticas corporais, identificando seus gostos e predileções. Os extensionistas poderão indicar profissionais de diferentes áreas do conhecimento para ministrarem atividades no projeto, possibilitando a interdisciplinaridade na ação, ou ainda, se disponibilizarem para exercer a função de mediadores das atividades, em alguns momentos, caso haja interesse, possibilitando o compartilhamento entre os saberes científicos e populares (FORPROEX, 2012). A Federação Internacional de Ginástica (FIG), órgão que regulamenta a modalidade em nível mundial, compreende a GPT na esfera do lazer, sugerindo que sejam considerados quatro princípios para o seu desenvolvimento: os movimentos básicos que são comuns a todas as práticas gímnicas, o condicionamento físico, a diversão e a interação entre os praticantes, o que potencializa o relacionamento social (FIG, 2019). Ademais, a modalidade também se caracteriza pelo desenvolvimento de 11 fundamentos, quais sejam: a base na ginástica, a composição coreográfica, o estímulo à criatividade, o numero indefinido de participantes, a liberdade de vestimentas, a possibilidade de uso de materiais, a diversidade musical, inserção de elementos da cultura, a não competitividade e favorecimento da inclusão, o prazer pela prática, a formação humana (TOLEDO; TSUKAMOTO; CARBINATTO, 2016). Sendo assim, tal referencial será utilizado como base para a organização da estrutura das aulas-encontro, as quais ocorrerão, essencialmente, no Laboratório de Ginástica da UFVJM, e serão dividas em cinco momentos: 1o momento: na chegada dos extensionistas, os monitores iniciarão procedimentos preventivos (perguntas sobre o bem-estar das pessoas, aferição de pressão e orientações sobre cuidados no espaço das atividades). Esse primeiro contato também será destinado a troca de carinhos entre todos os envolvidos e diálogos sobre o cotidiano, alguma recordação, dentre outros inúmeros aspectos que auxiliam na introdução de um ambiente afetivo propício para o desenvolvimento das ações de acordo com os fundamentos da GPT. Após os primeiros cuidados, faremos uma roda de conversa com o propósito principal de informar sobre as atividades planejadas para a aula-encontro. Ao compreenderam o conteúdo que será trabalhado, os extensionistas terão a oportunidade de falarem o que sabem sobre o tema, se gostariam de acrescentar alguma sugestão, tirar alguma dúvida ou emitir qualquer opinião. Também serão pontuados os cuidados que deverão ser tomados para garantir a segurança dos participantes em relação aos equipamentos dispostos no espaço. 2o momento: iniciaremos com as atividades voltadas para a preparação corporal com o intuito de melhorar a aptidão física dos participantes, tais como exercícios de aquecimento, alongamento, equilíbrio, coordenação etc. Essa etapa é de suma importância na prática gímnica, pois um físico bem preparado contribui para que os movimentos sejam aprendidos de forma mais segura e eficiente, dando condições para evoluir mais facilmente na execução de elementos simples para os mais complexos (FIG, 2019). As atividades serão planejadas de forma que os participantes possam se divertir, criar e interagir uns com os outros ao mesmo tempo realizam a preparação corporal. 3o momento: destinado para desenvolver o conteúdo principal da aula-encontro, o qual compreenderá o ensino-aprendizagem de um ou mais movimentos gímnicos (saltos, rotações, manejo de materiais, etc.), experimentações corporais nos equipamentos disponíveis no espaço (trave de equilíbrio, barra, trampolins, etc.), vivência de diferentes práticas corporais, artísticas e culturais (dança, lutas, capoeira, circo, etc.), inclusive aquelas ministradas por convidados externos e pelos extensionistas. O planejamento das atividades buscará incorporar, primeiramente, a exploração dos conteúdos de forma livre, estimulando os participantes à descobrirem sozinhos as diversas possibilidades de se movimentar, e, posteriormente, de forma dirigida, a partir de dicas e orientações específicas de acordo com as necessidades do grupo. Tais estratégias têm como intenção estimular a autonomia e a criatividade dos praticantes de GPT, potencializando a formação integral dos sujeitos. 4o momento: em todas as aulas-encontro, será reservado um momento para a criação de pequenas composições coreográficas. Os extensionistas serão separados em pequenos grupos e deverão criar uma sequência de gestos a partir dos conteúdos aprendidos até o momento, com acompanhamento musical e alguns requisitos, tais como a utilização de algum material ou a representação de alguma temática, por exemplo. O intuito será exercitar a criatividade, a cooperação e a disponibilidade para o debate de forma harmoniosa e respeitosa, a socialização, dentre outros aspectos que podem contribuir para desenvolver uma das metas propostas para o final do projeto: construir uma composição coreográfica original a partir dos princípios da GPT. 5o momento: serão realizadas atividades de relaxamento, tais como exercícios de alongamento, respiratórios, automassagem etc.., com o objetivo de estabelecer a volta à calma. Em seguida, faremos uma roda para conversar sobre o que foi desenvolvido na aula-encontro, fazendo uma avaliação daquilo que foi positivo, negativo, as dificuldades encontradas, sugestões para as próximas atividades, os conhecimentos construídos etc. A estrutura da aula-encontro poderá ser modificada de acordo com as condições físicas dos participantes, respeitando as individualidades de cada um. Utilizaremos todos os equipamentos disponíveis no Laboratório de Ginástica da UFVJM e materiais confeccionados pelos próprios praticantes, estimulando a autonomia e criatividade dos sujeitos.
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O monitor bolsista selecionado para participar do projeto deverá ser aluno dos cursos de Educação Física da UFVJM (licenciatura ou bacharelado) que já tenha concluído pelo menos a unidade curricular “Fundamentos da Ginástica”, pois acreditamos que há uma série de conhecimentos mínimos necessários para desempenhar tal função. Também selecionaremos um ou mais monitores voluntários que poderão ser, preferivelmente, alunos de diferentes cursos da universidade (inclusive da pós-graduação) com o intuito de dialogar com as diferentes áreas de conhecimento. Para capacitar os estudantes para atuarem como monitores, realizaremos encontros com a coordenação antes do início do projeto para orientar estudos de referências bibliográficas específicas que embasam a estrutura do “Ginasticando na Maturidade”. A equipe de planejamento (coordenadora, colaboradores e monitores) passará por uma oficina de formação sobre a GPT para pessoas em processo de envelhecimento, na qual serão abordados temas essenciais para o desenvolvimento das ações, com a participação de estudantes e professores que atuaram em projetos de ginástica realizados em anos anteriores na UFVJM. Também será solicitado que os monitores participem dos encontros do Grupo de Estudos e Práticas das Ginásticas (GEPG – UFVJM/CNPq) durante todo o período em que o projeto for desenvolvido, o qual desenvolve pesquisas no campo da Ginástica. Pretendemos, com isso, estimular a articulação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo com a formação ampliada do estudante. A avaliação do desempenho dos monitores (bolsista e voluntários) será feita de forma processual em consonância com a avaliação periódico do projeto. Serão avaliados os conhecimentos construídos, assim como as condutas de mediação das atividades, identificando necessidades de aprimoramento ao longo do processo. Serão funções dos monitores: Participar das reuniões de planejamento; Participar auxiliando e/ou conduzindo a mediação das aulas-encontros semanais; Participar em todas as etapas das produções coreográficas, assim como das apresentações agendadas; Promover estudos e pesquisas no campo da GPT, e de questões referentes ao processo de envelhecimento por meio da participação no GEPG; Participar de eventos científicos apresentando os resultados dos estudos acerca do projeto; Participar das atividades extras (oficinas, visitas etc.); Divulgar o projeto na comunidade acadêmica e local.
Diante do exposto até o momento, acreditamos que o desenvolvimento do projeto de extensão “Ginasticando na maturidade” é de suma relevância, uma vez que a literatura comprova que a prática da GPT para o público em processo de envelhecimento auxilia no estímulo da autonomia dos sujeitos a partir de atividades de lazer prazerosas e criativas, contribuindo para um envelhecer ativo. Trata-se de uma proposta que dará continuidade às ações de extensão com a ginástica já desenvolvidas pelo GEPG na UFVJM, as quais obtiveram resultados positivos tanto na comunidade diamantinense (para diferentes faixas etárias) quanto na formação de discentes e divulgação científica. Vale ressaltar que a UFVJM tem se destacado em âmbito nacional no que tange práticas e pesquisas no campo da GPT, sendo reconhecida em instituições renomadas a partir de convites para apresentar a proposta de trabalho do GEPG em diferentes eventos. Defendemos a ideia de consolidar os projetos de extensão já desenvolvidos na UFVJM para que a universidade possa cumprir seu papel na comunidade em que está inserida, no sentido de promover a interação transformadora entre a instituição e outros setores da sociedade (FORPROEX, 2012).
Público-alvo
Homens e mulheres, a partir dos 50 anos de idade, residentes na cidade de Diamantina e no distrito e São Gonçalo (Serro), MG.
Municípios Atendidos
Diamantina
São Gonçalo Do Rio Das Pedras
Parcerias
Esta parceria tem como intenção contribuir com discussões e práticas no campo das atividades gímnicas, especificamente, a Acroyoga, a Ginástica Acrobática e os Fundamentos das manifestações gímnicas em geral, no sentido de auxiliar com a promoção de oficinas para pessoas em processo de envelhecimento inscritas no projeto.
Esta parceria tem como intenção contribuir com o desenvolvimento de propostas que abordem a ginástica no sentido de avançar em pesquisas e práticas nesse campo de conhecimento a partir do respaldo de um coletivo de pessoas e instituições que promovem essa manifestação da cultura corporal para o público em processo de envelhecimento.
Esta parceria tem como intenção contribuir com a disponibilidade do espaço da academia em atividades pontuais previamente planejadas, no sentido de auxiliar com a promoção de oficinas para pessoas em processo de envelhecimento inscritas no projeto.
Cronograma de Atividades
Estudo sobre a proposta do projeto; Estudo sobre a GPT e o processo de envelhecimento humano; Estruturação do plano de trabalho (quantidade de encontros nos dois semestres letivos; conteúdos que poderão ser abordados; atividades que poderão ser planejadas a partir das demandas do grupo participante etc.); Preparação da divulgação do projeto; Divulgação do período de inscrição no projeto. Observação: Esta atividade ocorrerá semestralmente nos meses de Janeiro e Julho de 2024, pois a entrada de novos extensionistas participantes no projeto acontece no início de cada semestre letivo, nesse caso Fevereiro de 2024 e Agosto de 2024.
Período de inscrições no projeto; Realização de 4 aulas-encontro para que os interessados conheçam a proposta do projeto, experimentem a prática corporal e efetivem a inscrição, caso haja interesse; Preenchimento das fichas de inscrição e TCLE. Observação: Esta atividade ocorrerá semestralmente, em Fevereiro e Agosto de 2024, pois a entrada de novos participantes respeita os semestres letivos do calendário acadêmico da UFVJM.
Realização de reuniões de planejamento e avaliação semanais com a participação da coordenadora, vice-coordenadora, colaboradores e monitores (bolsista e voluntários) do projeto; Discussão sobre os conteúdos que serão abordados nas aulas-encontro de acordo com as demandas apresentadas no decorrer do projeto; Avaliação periódica sobre o andamento das atividades do projeto; Dissertação de relatórios oficiais da PROEXC.
Desenvolvimento de aulas-encontro no Laboratório de Ginástica da UFVJM para prática da GPT em interação com diversas manifestações corporais, culturais e artísticas; Desenvolvimento de processo de construção coreográfica.
Participação em oficinas, visitas, eventos científicos, artísticos e culturais de acordo com as demandas apresentadas no decorrer do projeto (utilização de transporte da UFVJM para visita à espaços de prática em Belo Horizonte e Araçuaí/MG); Oferecimento de cursos, oficinas, vivências etc., em diferentes locais e para públicos diversos, de acordo com as demandas apresentadas no decorrer do projeto; Apresentações coreográficas em diferentes locais de acordo com as demandas apresentadas no decorrer do projeto; Apresentação coreográfica e de trabalhos científicos no XI Fórum Internacional de GPT (utilização de transporte da UFVJM), no Encontro de Educação Física e na SINTEGRA da UFVJM.
Participação da equipe de planejamento (coordenadora, vice-coordenadora, colaboradores, voluntários e monitores) e de demais interessados (integrantes do projeto) em reuniões do Grupo de Estudos e Práticas das Ginásticas (GEPG); Estudo e aprofundamento sobre as temáticas que envolvem o projeto; Produção de pesquisas científicas sobre o projeto; Planejamento sobre a publicação das pesquisas e participação em eventos científicos.
Participação da equipe de planejamento (coordenadora, vice-coordenadora, colaboradores, voluntários e monitores) em reuniões para avaliação final do projeto; Revisão de todas as atividades realizadas, cumprimento de objetivos e metas; Discussão sobre pontos positivos e negativos ocorridos no projeto; Dissertação de relatórios oficiais da PROEXC; Reestruturação da proposta para dar continuidade ao projeto no ano seguinte.