Visitante
BEBÊ A BORDO- Fisioterapia Aquática para Gestantes
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
débora fernandes de melo vitorino
2024101202432641
fisioterapia
Caracterização da Ação
ciências da saúde
saúde
saúde
saúde da família
municipal
programa de atenção integral a saúde
Sim
Membros
sueli ferreira da fonseca
Voluntário(a)
wellington fabiano gomes
Voluntário(a)
jousielle márcia dos santos
Voluntário(a)
antonielly rocha de souza pereira
Voluntário(a)
gabrielle aparecida oliveira da silva
Voluntário(a)
ianny oliveira santos
Voluntário(a)
vitoria marques almeida diniz
Bolsista
maria eduarda bonifacio
Voluntário(a)
maria vitória rodrigues souza
Voluntário(a)
lívia bechelene guimarães silva
Voluntário(a)
thaiana cardoso dos santos
Voluntário(a)
ana luíza de paula maméde
Voluntário(a)
emanuelly stéffany costa pinheiro
Voluntário(a)
O projeto de extensão “Bebê a Bordo - Fisioterapia Aquática para gestantes” foi criado com o objetivo de proporcionar às gestantes, a oportunidade de participar de um programa específico no período do pré-natal. O projeto de extensão é desenvolvido na Clínica Escola de Fisioterapia, no Setor de Fisioterapia Aquatica, toda quarta de 8 às 9 h e quinta-feira de 16 às 17h.
gestante, fisioterapia aquática, pré-natal
A gestação é um momento de grandes alterações músculo-esqueléticas, físicas e emocionais, abrangendo diversos sistemas (1,2,3). Durante este período a mulher sofre grandes mudanças biopsicossociais que reflete tanto no funcionamento do seu organismo até o seu bem estar, o que altera o seu psiquismo assim como o seu papel sócio familiar (1). O objetivo fundamental da atenção pré-natal e puerperal (pós-parto) consiste no acolhimento da mulher desde o início da gravidez, assegurando, no final da gestação, o nascimento de uma criança saudável, garantindo o bem-estar materno e neonatal (4). Uma atenção pré-natal e puerperal de excelência e humanizada se dá através da inclusão de condutas acolhedoras; da facilidade ao acesso a serviços de saúde de qualidade, com atuações efetivas que integrem todos os níveis da atenção sendo eles: promoção, prevenção e assistência à saúde da gestante e do recém-nascido na gravidez e no pós-parto. Sua ausência e/ou deficiência está relacionada a maiores índices de morbimortalidade materna e perinatal (4,5). Durante o período gestacional, o corpo da mulher irá sofrer diversas transformações fisiológicas, estruturais e motoras que visam proporcionar espaço para o desenvolvimento do feto, além destas acontecem ainda diversas transformações psicológicas. Dentre as alterações, verificam-se as do sono que podem tornar-se insuficiente, de má qualidade e, os quais interferem de forma negativa na realização das atividades diárias e na qualidade de vida das gestantes. Dores nas costas e movimentos fetais também podem ser os responsáveis por causar distúrbios no sono(6,7). A prática regular de atividade física é realidade para muitas mulheres que a mantêm ou até a iniciam na gestação. O American College of Obstetricians and Gynecologists recomenda a prescrição de programas de exercícios específicos na gravidez. A fisioterapia aquática tem sido indicada como uma atividade adequada, pois tem como característica o baixo impacto articular, o aumento do retorno venoso devido à pressão hidrostática. De modo específico, os benefícios da atividade física em imersão foram destacados pela possibilidade de controle do edema gravídico, incremento da diurese e prevenção ou melhora dos desconfortos músculo-esqueléticos. Estes efeitos específicos da prática de atividade física materna em imersão contribuem para que a adesão à técnica seja cada vez maior, tanto por parte das gestantes como dos profissionais que as acompanham no pré-natal (7,8). É importante a gestante se manter fisicamente ativa durante o pré natal, participar de uma atividade física tanto para mãe quanto para o bebê torna a gravidez mais segura e saudável. Uma gestante que se exercita pode ter menores chances de complicações durante o parto e melhor recuperação pós-parto, produzindo uma sensação de bem-estar e um melhor relacionamento entre mãe e filho (9, 10).
A gravidez é o período que o corpo da mulher se modifica, o útero está em constante crescimento, há o deslocamento do centro de gravidade, além da liberação de hormônios como estrogênio e relaxina, que ocasionam um crescente afrouxamento dos ligamentos (11). O Ministério da Saúde no Manual Técnico de Assistência Pré-Natal descreve que a duração média da gestação normal corresponde a 40 semanas ou 9 meses (280 dias) iniciada a partir da data da última menstruação. E esta se divide em três trimestres que, normalmente, são contabilizados semanalmente, sendo que o 1° trimestre da gravidez compreende o período da concepção até a 13ª semanas, o 2° trimestre tem vigência da 14ª a 27ª semana e o 3° trimestre tem início na 28ª semana e prossegue até o nascimento. Em cada uma dessas semanas ocorre mudanças consideráveis no desenvolvimento do feto, que consequentemente vão refletir na gestante, impactando na sua condição de saúde, qualidade de vida, qualidade de sono, entre outros (12). Durante a gestação ocorre uma distensão da musculatura abdominal para crescimento do feto, a cicatriz umbilical torna-se mais plana. No entanto nas mulheres primíparas a musculatura abdominal conserva a capacidade de contenção do feto mantendo-o em boa posição, já nas mulheres multíparas que já tiveram outras gestações a tonicidade da musculatura fica comprometida podendo predispor a diástase dos retos anteriores, ou seja desta forma a musculatura abdominal na gestação poderá estar flácida, e a musculatura da cadeia posterior ficarão sobrecarregados para sustentar a coluna (10). Essas modificações causam um aumento da curvatura da coluna lombar, gerando um processo doloroso, denominado lombalgia. Durante o período gestacional, 50% das gestantes relatam algum tipo de dor, em sua maioria das vezes na coluna lombar (13). Os sintomas de dor lombar geralmente aumentam com o decorrer da gravidez, ocasionando diversas interferências nas atividades de vida diária da gestante (14). É importante a gestante se manter fisicamente ativa durante a gestação, prevenindo assim as dores lombares e os desconfortos. Participar de uma atividade física, tanto para mãe, quanto para o bebê, torna a gravidez mais segura e saudável. Uma gestante que se exercita pode ter menores chances de complicações durante o parto e melhor recuperação pós-parto, produzindo uma sensação de bem-estar e um melhor relacionamento com o bebê (18). O fisioterapeuta tem um papel muito importante na melhora da qualidade de vida das mulheres durante o período gestacional, diminuindo suas queixas, através de programas terapêuticos, capazes de aliviar dores que dificultam a realização das atividades de vida diária, além de contribuir na melhoria da autoestima e evitar o ganho excessivo de peso, o que é comum durante o período gestacional (10). Uma das práticas mais indicadas durante a gestação tem sido a Fisioterapia Aquática, pois os exercícios feitos com imersão em água possuem diversos benefícios para grávidas, e por isso sua aceitação e adesão a essa técnica vem crescendo cada vez mais. A água além de propiciar um menor estresse físico e ausência de impacto, o empuxo auxilia a realização do exercício, reduzindo assim a fadiga e prolongando o tempo de atividade física. Portanto o exercício aquático é uma ótima forma de eliminar os riscos de sobrecarga (16,17). O Exercício Aquático Terapêutico é a união do exercício aquático com a terapia física. A gestante ao entrar na água, sofre os efeitos da imersão, que geram profundas modificações fisiológicas. E, além disso, as práticas de exercícios feitos em imersão possibilitam as grávidas diversas vantagens quando comparado as outras modalidades de exercícios, como, o baixo impacto articular e o aumento do retorno venoso devido à pressão hidrostática (15). A fisioterapia aquática não visa somente à manutenção do trabalho corporal da gestante, mas também ajuda as que não possuem hábito de se exercitar, oferecendo exercícios para melhor conforto e segurança a mulher e ao seu bebê (17). O acompanhamento ao pré-natal é o período anterior ao nascimento da criança e constitui-se um conjunto de procedimentos clínicos e educativos com o objetivo de vigiar a evolução da gravidez, bem como, orientar e esclarecer a mulher e sua família sobre a gestação, o parto e os cuidados com o recém-nascido. Busca ainda prevenir, detectar precocemente e tratar as intercorrências mais frequentes nesse período. Observou-se no Brasil, no ano de 2010, o aumento da cobertura da assistência pré-natal e do número de consultas por gestantes nos últimos 15 anos, sendo a proporção de gestantes sem acesso a qualquer consulta de pré-natal inferior a 2%(19). Pesquisas tem demonstrado que a gravidez na adolescência pode estar relacionada à maior ocorrência de prematuridade, baixo peso ao nascer (o que pode predispor o recém-nascido a infecções ou a problemas como hipoglicemia, hipóxia e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor futuro), pré-natal inadequado, que implica menor número de consultas, início das consultas mais tardiamente e baixa realização de exames complementares. Pode somar-se a estes fatores a falta de informações sobre os benefícios do pré-natal (19). Nesse sentido o projeto Bebê a bordo- Fisioterapia Aquática propõe o fortalecimento de um trabalho direcionado às gestantes no período pré-natal, como uma forma de oferecer cuidado especializado que este período requer, e aproximar as grávidas das informações abordando aspectos de multiprofissionalidade, com parceiros de outros cursos como: odontologia, nutrição e enfermagem. O projeto já está em desenvolvimento desde 2012 e seu registro na PROEXC, via SIEXC atualmente é: nº 2023101202322841. Em 2022 foi criada uma página no Instagram para postagens educativas e imagens que estimulem outras grávidas a participarem do projeto. Justifica-se sua continuidade uma vez que é executado no setor de Fisioterapia Aquática da clínica escola da UFVJM, não gerando despesas adicionais. O público alvo, a gestante, é contemplado no Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia (PPC), na disciplina Saúde da Mulher e a terapêutica utilizada, a Fisioterapia Aquática, também é contemplada como uma unidade curricular. Dessa forma, os discentes conseguem colocar em prática os conteúdos aprendidos em sala de aula. Fica evidente a preocupação no fortalecimento da indissociabilidade ensino, extensão e a pesquisa, já que das edições anteriores do projeto, saem frutos para os trabalhos de conclusão de curso, dentre eles: Avaliação da qualidade de vida e do sono de gestantes submetidas a fisioterapia aquática (registro na Pesquisa 4352019), Efeito de um programa de Fisioterapia aquática no edema de membros inferiores em gestantes do Projeto de Extensão Bebê a Bordo. Um outro fator que justifica a continuidade deste projeto é o fato que em Diamantina, não existe nenhuma clínica de fisioterapia que ofereça este serviço à comunidade, apenas academias de ginástica que o trabalho não é direcionado para este público alvo. A Política de Extensão da UFVJM evidencia em seus objetivos que a universidade deve estar sensível aos problemas da sociedade e propor ações que minimizem as desigualdades sociais uma vez que possibilita às gestantes a oportunidade de participar de um programa gratuito, com uma abordagem na atenção de saúde no nível de promoção e prevenção da Saúde. Em relação a Área Temática a que se enquadra o referido projeto é a Saúde e a Linha de Extensão, Saúde Humana.
Geral: Proporcionar às gestantes, a oportunidade de participar de um programa de Fisioterapia específico para o período do pré-natal. Objetivos Específicos: 1) Melhorar a qualidade de vida das grávidas no período gestacional por meio do trabalho multiprofissional; 2) Propor exercícios fisioterapêuticos na piscina para minimizar dores e desconfortos durante o período gestacional; 3) Atender a uma demanda da comunidade, visto que em Diamantina não existe nenhuma clínica de fisioterapia aquática que faça esse tipo de atendimento; 4) Orientar às gestantes quanto às mudanças que ocorrem durante o período gestacional; 5) Avaliar a dor e o desconforto da gestante por meio do mapa corporal; O projeto terá também seu viés na pesquisa, portanto deverá passar pelo comitê de ética para colhermos dados referentes aos instrumentos específicos para: 1) Avaliar a incapacidade gerada pela dor lombar na gestante, utilizando o Questionário de Incapacidade de Roland Morris. 2) Avaliar o efeito imediato e tardio de um Programa de Fisioterapia Aquatica no edema gestacional. 3) Avaliação do Sono pelo Índice de qualidade do sono de pittisburg (PSQI)
Metas de impacto direto: 1-Este projeto de extensão tem como principal meta direcionar às gestantes para um trabalho em grupo e especializado, utilizando atividades práticas que visam uma gravidez com qualidade. Pretendemos atingir aproximadamente 20 gestantes por semestre. 2. Aos acadêmicos dará a oportunidade de promover um trabalho direcionado às gestantes e fortalecer o aprendizado referente as disciplinas de Saúde da Mulher e Fisioterapia Aquatica. Dessa forma, praticando os conteúdos aprendidos em sala de aula. 3. Aos professores, será possível colocar em prática o trabalho de cunho interdisciplina demonstrando os vários fazeres e saberes junto aos colegas, construindo assim um conhecimento mais rico que vem a acrescentar o ensino até mesmo em sala de aula. Metas de impacto indireto: Como impacto indireto, o projeto visa ainda promover à população, uma melhor percepção de saúde, não só como resultado de práticas individuais, mas também como reflexo nas condições de vida em geral. Os exercícios realizados em grupo na piscina podem ser uma ferramenta importante, pois, possibilitam a troca entre conhecimento técnico-cientifico e saber popular, permitindo o desenvolvimento de ações de prevenção e controle de doenças.
Para o desenvolvimento do projeto serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação. Instrumentos de Avaliação: 1- Avaliação das gestantes (Apêndice I) 2- Questionário de Incapacidade de Roland Morris(19) - Roland e Morris desenvolveram em 1983 um questionário para avaliar a incapacidade funcional dos doentes com lombalgia nas suas atividades. O questionário é constituído por 24 perguntas de auto-resposta, que os doentes preenchem em menos de cinco minutos. As perguntas têm uma resposta dicotômica (sim ou não) e o resultado final corresponde à soma das respostas sim. Este resultado pode variar entre 0 e 24, correspondendo o zero a uma pessoa sem queixas e o valor máximo a um doente com limitações muito graves (Anexo I) 3- Avaliação do Sono pelo Índice de qualidade do sono de pittisburg (PSQI)- foi desenvolvido por Buysse et al., em 1989, traduzido e validado no Brasil em população adulta no ano de 2008 [16]. Este se trata de uma ferramenta usada para avaliação da qualidade do sono e de possíveis distúrbios no último mês [17], fornecendo um indice de gravidade e natureza do trastorno, ou seja, uma combinação de informação quantitativa e qualitativa sobre o sono [16]. O PSQI é composto por 19 itens, que são agrupados em 7 componentes, cada qual pontuado em uma escala de 0 a 3. Os componentes são respectivamente: (1) a qualidade subjetiva do sono; (2) a latência do sono; (3) a duração do sono; (4) a eficiência habitual do sono; (5) as alterações do sono; (6) o uso de medicações para o sono; e (7) a disfunção diurna. Os escores dos sete componentes são somados para conferir uma pontuação global do PSQI, a qual varia de 0 a 21. Pontuações de 0-4 indicam boa qualidade do sono, de 5-10 indicam qualidade ruim e acima de 10 indicam distúrbio do sono [13, 16, 18]. (Anexo II) 4- O edema será avaliado pelo método da volumetria- Para medidas de volume dos membros inferiores será utilizado um balde de forma com diâmetro inferior de 34cm e superior de 40cm, com 54cm de altura. Uma cânula para o escoamento de água posicionada a 40cm da base. Um recipiente com demarcações de 50 em 50ml será utilizado para coletar a água deslocada O Projeto de extensão Bebê a Bordo- Fisioterapia Aquática para gestantes, será desenvolvido no setor de Fisioterapia Aquática, da Clínica de Fisioterapia da UFVJM e encontra-se registrado na PROEXC, atualmente, com nº 2023101202322841. Nesta versão, o projeto será desenvolvido 2 vezes por semana, quarta-feira, de 08 às 09 horas e quinta-feira, de 16 às 17 horas. Cada semana um aluno fica responsável por elaborar o plano de ação com as gestantes. O Plano de ação é sempre enviado com antecedência de 7 dias para toda a equipe fazer sugestões. O recrutamento das gestantes é feito por meio de cartazes e convites entregues nas Unidades Básicas de Saúde de Diamantina e consultórios médicos. Todas as gestantes são convidadas a participar de um programa de exercícios no Setor de Piscina Terapêutica na Clínica escola de Fisioterapia da UFVJM. Inicialmente é realizada uma avaliação individual das gestantes com o intuito de verificar: idade, período gestacional, presença ou não de dores e para elaboração de um programa, bem como acompanhamento e direcionamento dos exercícios. Neste momento inicial, as gestantes são avaliadas também pelos instrumentos já citados anteriormente. O desenvolvimento do projeto se dá em piscina coberta e aquecida, a temperatura entre 32ºC a 34ºC, com frequência de duas vezes por semana e duração de cinquenta minutos. Os exercícios aquáticos compreendem cinco fases, de acordo com as recomendações do American College of Obstetrician and Gynecologist: 1) alongamento, 2) aquecimento, 3) resistência, 4) exercícios localizados, 5) relaxamento. Além das atividades de Fisioterapia Aquática já desenvolvidas pelo projeto, serão organizados encontros com a equipe de nutrição; com a equipe de odontologia e com a equipe de enfermagem. Esses encontros tem o objetivo de orientar às gestantes quanto aos cuidados nutricionais durante a gestação, higiene bucal do bebê, cuidados com o bebê relativos a vacinas, primeiro banho, cura do umbigo.
1- PICCININI, C.A., GOMES, A. G., NARDI, T., LOPES, R.S. Gestação e a constituição da maternidade. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 13, n. 1, p. 63- 72, jan./mar. 2008. 2- ALONSO, Glaucia de Lima; LOPES, Natália Aparecida; ANDRADE, Telma G.C.S.; PAES, João Tadeu Ribeiro. Humanização no pré-natal e repercussões sobre o parto e puerpério. 7p.[s/d]. Trabalho de Conclusao de Curso - Disponivel em: Universidade Estadual Paulista-Campus Assis. Acesso em: 20 maio 2010. 3- SILVA, I. Z. Q. J.; TRAD, L. A. B. Team work in the PSF: investigating the technical articulation and interaction among professionals, Interface -Comunic., Saúde, Educ., v.9, n.16, p.25-38, set.2004/fev.2005. 4- STRASSBURGER S.Z, DREHER D.Z. The phisycal therapy in theattention of the group of pregnant women and extended family: story in a university group of e extensionScientia Medica, Porto Alegre: PUCRS, v. 16, n.1, jan./mar. 2006. 5- MAZZALI L, GONÇALVES R. N, Análise do tratamento Fisioterapeutico na diminuição da dor durante o trabalho de parto normal. 6- SOUZA, E. L. B. L. Fisioterapia Aplicada à Obstetrícia e Aspectos de Neonatologia. 2.ed. Belo Horizonte: Health. 1999. 354p. 7- STEPHENSON, R. G., O’CONNOR, L. J. Fisioterapia Aplicada à Ginecologia e Obstetrícia. 2. ed. Barueri: Manole. 2004. 520p. 8- Katz VL. Exercise in Water During Pregnancy. Clin Obstetr Gynecol 2003;46:432-41. http://dx.doi.org/10.1097/00003081-200306000-00022 9- MAMEDE, Fabiana Villela; DE ALMEIDA, Ana Maria; CLAPIS, Maria José. Movimentação/deambulação no trabalho de parto: uma revisão. Acta Scientiarum. Health Sciences, v. 26, n. 2, p. 295-302, 2004. 10- VELLOSO, Elizabeth Portugal Pimenta et al. Resposta materno-fetal resultante da prática de exercício físico durante a gravidez: uma revisão sistemática, 2015. 11- OLIVEIRA, C. F. P.; BARROS, D. J. M.; ARAUJO, F. A. B. A incidência de dores musculoesqueléticas na gestação, 2010. 12- SCHIRMER, J., et al. Manual técnico de assistência pré-natal, 3ª edição. Secretária de Políticas de Saúde/ Ministério da Saúde, p. 1-66, 2000 13- CORTEZ, Paulo José Oliveira et al. Correlação entre a dor lombar e as alterações posturais em gestantes. Arquivos Brasileiros de Ciências da Saúde, v. 37, n. 1, 2012. 14- ALVES, A. T.; FENELON, E. O.; MENDONÇA, I. V. B. F.; ROCHA, K. D.; MENEZES, R. L.; GOMIDE, L. B. Comparação da qualidade de vida de gestantes vinculadas a um programa específico de atividade física e gestantes sedentárias. Revista Digital, v. 16, n.163, p. 1-10, 2011. https://www.efdeportes.com/efd163/qualidade-de-vida-de-gestantes.htm 15- KADER, M.; NAIM-SHUCHANA, S. Physical activity and exercise during pregnancy. The European Journal af Physiotherapy, v.16, n.1, p.2-9, 2014. 16- PREVEDEL, T. T. S.; CALDERON, I. M. P.; CONTI, M.H.; CONSONNI, E. B.; RUDGE, M. V. C. Repercussões Maternas e Perinatais da Hidroterapia na Gravidez. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, v. 25, n. 1, p. 53-59, 2003. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-72032003000100008 17 ARTAL, R.; O’TOOLE, M. Guidelines of the American College of Obstetricians and Gynecologists for exercise during pregnancy and the post partum period. Br J Sports Med., v. 3, n. 7, p. 6-12, 2003. DOI: 10.1136/BJSM.37.1.6 18-Joaquim MONTEIRO et al, Questionário de incapacidade de Roland Morris – adaptação e..., Acta Med Port. 2010; 23(5):761-766. 19 – SANTOS, L.A.V. et al., História gestacional e características da assistência pré-natal de puérperas adolescentes e adultas em uma maternidade do interior de Minas Gerais, Brasil. DOI: 10.1590/1413-81232018232.10962016.
A cada edição são selecionados novos estudantes para compor a equipe do projeto, sendo 1 bolsista e 5 voluntários. Os discentes selecionados são sempre do 6º período em diante pelo fato de já terem passado pelos conteúdos de Saúde da Mulher (Obstetrícia) e Fisioterapia aquática. Inicialmente todos os discentes passam por uma capacitação relativa a avaliação, aplicação dos questionários e a técnica a ser aplicada- Fisioterapia Aquática. Toda semana temos o grupo de discussão, pois o fluxo de entrada das gestantes é contínuo, assim como as avaliações e o plano de ação que os discentes realizam. O (A) estudante bolsista ficará responsável pela organização logística de todo o projeto bem como pelo planejamento e execução das ações junto as gestantes. O (a) estudante voluntário (a) ficará responsável pela elaboração e execução do plano de ação junto às gestantes.
O projeto é de extrema relevância uma vez que fortalece o tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão, já que o projeto tem total relação com o conteúdo da disciplina Materno Infantil do curso de fisioterapia. Um outro ponto que o torna relevante é o fato de não haver na cidade de Diamantina, nenhum local que desenvolva um programa de Fisioterapia Aquática especificamente para este público alvo- Gestantes.
Público-alvo
Gestantes encaminhadas pelos obstetras ou pelas Unidades Básicas de Saúde do Jardim Imperial e Bela Vista e gestantes que procurarem o projeto em qualquer período gestacional. Aproximadamente serão atendidas 20 gestantes por semestre, sendo um total de 40 gestantes. Diretamente, o público beneficiado serão as gestantes. Indiretamente: 1) Nossos discentes e docentes que vivenciarão na prática o trabalho em equipe multiprofissional; 2) Bebês mais calmos e tranquilos.
Municípios Atendidos
Diamantina
Parcerias
O Projeto conta com projetos parceiros, do Curso de Fisioterapia e dos outros cursos da UFVJM, fortalecendo o trabalho multiprossional. A parceria se dá da seguinte forma: Projeto Nada Melhor- Curso de Fisioterapia- as gestantes atendidas no Projeto Bebê a bordo, após o parto, têm entrada garantida no projeto nada Melhor- estimulação aquática para os bebês.
Projeto Gestante em foco o resgate da autoestima- oferecer oficinas às gestantes com foco no amor próprio.
Cronograma de Atividades
Inicialmente todos os discentes passam por uma capacitação relativa a: Instrumentos de avaliação, aplicação dos questionários; Capacitação da técnica a ser aplicada- Fisioterapia Aquática.
Toda semana temos o grupo de discussão, pois o fluxo de entrada das gestantes é contínuo, assim como as avaliações e o plano de ação que os discentes realizam. A reunião com o grupo tem como objetivo discutir os casos clinicos das gestantes, bem como avaliar as atividades da semana.
Como o fluxo é continuo as avaliações e o plano de trabalho será realizado de acordo com a demanada.
Os Exercicios na Piscina serão realizados 2 vezes por semana. Quarta e quinta feira.
Os dados serão analisados para apresentação em eventos Institucionais como: Simpósio de Reabilitação no curso de Fisioterapia, SINTEGRA/2024.