Detalhes da proposta

“Xotemente: é de xote em xote que a mente fica forte”

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    antonio moacir de jesus lima

    Número de inscrição:

    20241012024374650

    Unidade de lotação:

    departamento de enfermagem

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências da saúde

    Área temática principal:

    saúde

    Área temática secundária:

    educação

    Linha de extensão:

    esporte e lazer

    Abrangência:

    municipal

    Vinculado a programa de extensão:

    "saúde mental e sociedade: intervenções a partir da realidade encontrada"

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

juliana sales rodrigues costa Voluntário(a)

mariana nayara silva roque Voluntário(a)

iasmin pereira dos santos Voluntário(a)

ronaldo aparecido silva Voluntário(a)

ricardo lopes martins Bolsista

Resumo

Trata-se de um projeto de extensão universitária já em desenvolvimento, em parceria com o grupo de dança denominado “Xotear”. Este grupo foi criado por discentes de diversos cursos da UFVJM, há nove anos e recentemente firmou uma parceria com a Secretaria de Cultura e Lazer de Diamantina. Assim, vem desenvolvendo suas ações dentro do Centro Cultural David Ribeiro (Mercado Velho) no centro histórico. É nesse sentido que nossa proposta denominada “Xotemente: é de xote em xote que a mente fica forte” se insere para ampliar as ações já desenvolvidas e efetivar os benefícios da dança para o nosso corpo e nossa mente. Antes, durante e após as oficinas de dança são trabalhados a consciência corporal, o equilíbrio e a coordenação motora. Também, são convidados toda a comunidade acadêmica e funcionários da universidade para comporem as práticas, isso, como forma de lazer e realização de atividade física. Por fim, serão organizados dois eventos, um municipal e outro regional, para ampliação da proposta.


Palavras-chave

Saúde Mental, Educação, Atividade Física.


Introdução

Considera-se a dança uma expressão representativa de diversos aspectos da vida do homem, podendo ser considerada como linguagem social que permite a transmissão de sentimentos, emoções da afetividade vivida nas esferas da religiosidade, do trabalho, dos costumes, hábitos, da saúde, da guerra etc. (COLETIVO DE AUTORES, 1992, p.58). A dança tem forte presença em muitas culturas pelo mundo. No Brasil, o forró, uma festa que acabou sendo transformada em um estilo musical, é dançado por todas as camadas da sociedade e, principalmente, pela comunidade universitária (PAIVA et al., 2020). Muitos dos membros do movimento pé de serra começaram a ouvir o forró quando conheceram o estilo universitário no final dos anos 90, que estava na moda e era destacado em quase todos os meios de comunicação (RIBEIRO et al., 2009). Segundo Ribeiro et al. (2009), em pesquisa feita pelo Datafolha em abril de 2008 junto a 1.541 jovens brasileiros com idade entre 16 e 25 anos, apontou que um de cada quatro deles, ou seja, 25%, a maioria, prefere o forró a outros ritmos musicais. Além da experiência em dança e aulas de forró e do ambiente universitário, conclui-se que o termo "forró" pode ser associado à festa onde se dança, se toca e onde há diversão, podendo envolver uma sequência de ritmos nordestinos, tais como xaxado, côco, baião, xote, entre outros (QUADROS JUNIOR; VOLP, 2005). Existem vários projetos que promovem aulas de dança e eventos culturais, onde ocorre a prática deste estilo permitindo a integração entre estudantes e a troca de conhecimentos (PAIVA et al., 2020). Em Diamantina há o Grupo Xotear que com o apoio da prefeitura realiza suas atividades semanalmente no Centro Cultural David Ribeiro (Mercado Velho). O grupo formado por integrantes da comunidade fornece à população aulas gratuitas de forró pé de serra, além de promover eventos do estilo musical abrangendo um público diversificado e de todas as idades. Nas três primeiras atividades realizadas no novo espaço, o grupo alcançou uma média de 50 participantes por aula, abrangendo diferentes faixas etárias entre 10 e 60 anos de idade incluindo muitos jovens e adolescentes. Em pesquisa de satisfação realizada com os alunos pelos professores e monitores atuantes no projeto, foi identificado alto índice de aprovação das primeiras atividades no novo espaço. Desta forma, vimos aqui uma possibilidade de estreitar os laços da universidade junto à população diamantinense ao fornecer à comunidade acadêmica da UFVJM uma opção de lazer e atividade física através da dança. Integrar os universitários ao Grupo Xotear poderá ser via de incentivo a promover um momento de bem estar à comunidade além de sugerir uma opção de entretenimento não só para os alunos e população local, mas também para os turistas que visitam a cidade.


Justificativa

O ingresso no ensino superior e a nova dinâmica da vida acadêmica podem interferir em vários fatores relacionados ao estilo de vida dos estudantes, como os hábitos alimentares inadequados, a defasada prática de atividades físicas, o consumo de álcool, tabaco e outras drogas, entre outros, que podem comprometer tanto sua saúde quanto sua qualidade de vida (CARLETO et al., 2019). O ingresso à vida universitária constitui transição significativa na vida do indivíduo, podendo incluir fatores que podem levar ao sofrimento psíquico, comprometendo a saúde mental (NOGUEIRA-MARTINS; NOGUEIRA-MARTINS, 2018). Portanto, é evidente a necessidade do desenvolvimento de ações voltadas à prevenção de agravos e à promoção da saúde, a fim de alcançar respostas favoráveis à melhora da qualidade de vida dos universitários (CARLETO et al., 2019). A dança como atividade física e de lazer, constitui uma excelente alternativa para melhoras na vida acadêmica, em que, vista de diversos ângulos, traz inúmeras formas de benefícios em relação aos aspectos físicos, emocionais, intelectuais e sociais, contribuindo para a integração e formação de senso crítico em cuidados com a saúde e com o corpo (SILVA et al., 2012). O Grupo Xotear de Diamantina tem como um de seus objetivos, fornecer para a população os reais benefícios que a dança pode proporcionar através do forró pé de serra. O envolvimento da universidade no projeto citado poderá surtir bons resultados tanto no âmbito acadêmico no sentido de estimular a socialização e o bem estar geral, como na comunidade local que já frequenta as atividades realizadas, que poderão ter mais visibilidade e atrair mais pessoas, valorizando ainda mais o espaço do Mercado Velho e a socialização como um todo. Como cita Oliveira e Mascaró: “[...] a possibilidade do acontecimento de práticas sociais, momentos de lazer, encontros ao ar livre e manifestações de vida urbana e comunitária, favorecem o desenvolvimento humano e o relacionamento entre as pessoas” (OLIVEIRA; MASCARÓ, 2007, p. 60). Neste sentindo, considerando a dança como uma excelente promotora da qualidade de vida, a já relatada influência do forró pé de serra que promove grande adesão por jovens em geral e universitários, a já existência de um grupo de forró na cidade de Diamantina, e a necessidade de promover um momento de lazer e atividade física para população estudantil e local, a integração dos meios poderá surtir efeitos benéficos e de baixo custo a todos os envolvidos.


Objetivos

Gerais Integrar a comunidade estudantil universitária à comunidade local de Diamantina através do forró pé de serra nas atividades do Grupo Xotear e Fornecer uma opção de atividade física e de lazer aos estudantes da UFVJM; Específicos • Integrar a universidade com a população diamantinense através da dança; • Promover ajuda na organização, implementação e solidificação das atividades do Grupo Xotear; • Desenvolver noções de ritmo musical, musicalidade, equilíbrio, coordenação motora e consciência corporal; • Possibilitar aos estudantes os benefícios físicos de melhora na saúde e bem estar que a dança pode proporcionar; • Possibilitar o desenvolvimento do bem estar e boa saúde mental, através da boa convivência entre os participantes nos encontros, organização de viagens e eventos diversos.


Metas

Como impacto direto, este projeto fornece um momento de lazer e atividade física aos 5.248 alunos atualmente matriculados na modalidade presencial de graduação e pós-graduação da UFVJM que se interessarem a participar das atividades do Grupo Xotear (http://www.ufvjm.edu.br). Dar à instituição a possibilidade de cumprir com seu objetivo de promover a interação da comunidade universitária com a comunidade externa na resolução de problemas, superação de dificuldades, intercâmbio de conhecimentos, saberes e serviços, onde a socialização dos alunos com a comunidade local poderá estreitar os laços e compactuar com a boa convivência, tornando o ambiente agradável e propício para o bom andamento das atividades acadêmicas para os universitários. Esta parceria também evidencia o valor e otimiza o desenvolvimento das atividades do grupo, onde seus integrantes são agraciados com o apoio vindo da universidade, e de forma indireta, contribui no sentido de dar maior visibilidade ao projeto e despertar na administração pública o interesse em desenvolver a cultura e a criação de novas possibilidades de entretenimento para os habitantes da cidade e seus visitantes. No sentido de Incentivar a integração entre docentes, discentes e técnicos administrativos na realização de ações de extensão universitária, este projeto beneficia diretamente a integração de pelo menos um professor (coordenador), uma técnica administrativa e aluna de doutorado (colaboradora) e o acadêmico bolsista e voluntários.


Metodologia

O projeto está sendo desenvolvido em três etapas distintas, conforme estão descritas abaixo: Etapa 1: a) Divulgação da proposta para comunidade acadêmica e população local, nas grandes mídias, redes sociais e participação em programa de rádio local; b) Seleção do bolsista, colaboradores voluntários e grupo de trabalho para dar sustentação ao projeto junto ao grupo Xotear; c) Busca de novas parcerias junto ao curso de educação física para ampliar o escopo do projeto e dar maior visibilidade à importância da dança como atividade física e de lazer. Etapa 2: a) Alinhamento das ações do projeto com outros projetos sob mesma temática, desenvolvidos pelo coordenador; b) Elaboração de oficinas de aquecimento e consciência corporal a serem aplicadas antes das aulas do Grupo Xotear; c) Sensibilização da comunidade local e acadêmica, sobre a importância do projeto para promover o bem estar e melhor qualidade de vida através da dança; d) Criação de perfis na mídia como instagram para divulgação das atividades do grupo. e) Promover dentro do grupo campanhas contra qualquer discriminação de gênero, raça ou orientação sexual; f) Promover dentro do grupo campanhas de conscientização de higiene pessoal, boa alimentação e a importância de se exercitar. Etapa 3: a) Divulgação dos resultados apresentados, em eventos nacionais, regionais, nas mídias sociais e rádios local. b) Realização de dois grandes eventos de forró: - O primeiro, dentro do mercado Velho com participação de todos os envolvidos. - O segundo, na praça do Mercado Velho, aberto à toda população. O intuito para realização desses dois grandes eventos é para divulgação da importância da dança de forró como atividade física e de lazer.


Referências Bibliográficas

CARLETO, C. T; CORNÉLIO, M. P. M.; NARDELLI, G. G.; GAUDENCI, E. M; HAAS, V. J.; PEDROSA, L. A. K. Saúde e qualidade de vida de universitários da área da saúde. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, vol. 7, núm. 1, 2019. COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo, Cortez, 1992. NOGUEIRA-MARTINS, L. A.; NOGUEIRA-MARTINS, M. C. F. Saúde Mental e Qualidade de Vida de estudantes universitários. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, 7(3), 334-337. doi: 10.17267/2317-3394rpds.v7i3.2086, 2018. OLIVEIRA, L. A.; MASCARÓ, J. J. Análise da qualidade de vida urbana sob a ótica dos espaços públicos de lazer. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 59-69, abr./jun. 2007. QUADROS JUNIOR, A. C.; VOLP, C. M. Forró Universitário: a tradução do forró nordestino no sudeste brasileiro. Motriz, Rio Claro, v.11, n.2, p.117-120, mai./ago. 2005. RIBEIRO, A. C.; Sé BRAGA, G.; MOTA, C. M. S. L. Por Amor ao Forró. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste – Brasília – 4 a 6 de junho de 2009. PAIVA, L. F.; LOPES, H. G.; FELIX, L. B.; NEVES, R. V. Estimação do compasso musical do forró utilizando rede perceptron multicamadas. In Anais do Congresso Brasileiro de Automática, vol. 2, no. 1, 2020. SILVA, M. C. C.; ALCÂNTARA, A. S. M.; LIBERALI, R.; NETTO, M. I. A.; MUTARELLI, M. C. A importância da dança nas aulas de educação física – revisão sistemática. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – v. 11, n. 2, 2012.


Inserção do estudante

Considerando que as atividades de colaboração ao Grupo Xotear que já são desenvolvidas pelos universitários não requerem uma formação específica e que são atividades que podem ser executadas por qualquer pessoa, não há a exigência de um curso de graduação específico. Além do mais, o envolvimento como um integrante em busca de lazer e atividade física para melhora do bem estar e qualidade de vida, já fará jus aos objetivos buscados por este projeto. Os estudantes vem sendo capacitados com a pesquisa e elaboração de oficinas para aquecimento e relaxamento físico aplicadas antes das aulas, oficinas de higiene pessoal, boa alimentação e boas condutas de ética e cidadania, contribuindo para disseminar o aprendizado aos demais participantes ao aplicar a prática adquirida junto aos professores e monitores do Grupo Xotear. O acompanhamento é realizado pelo coordenador e técnica administrativa participantes do projeto e a avaliação será consolidada com a apresentação das atividades desenvolvidas em evento científico e/ou elaboração e publicação de artigo.


Observações

Essa proposta, já em andamento, tem se mostrado muito relevante para nossos discentes uma vez que é evidente a interação entre discentes dos diversos cursos de graduação e pós-graduação, com demais profissionais da UFVJM e principalmente com a população local. Observou-se ainda, que a evasão e retenção é menor entre os discentes que participam do projeto e frequentam o grupo. É nesse sentido, de proporcionar uma melhoria da saúde mental para os nossos discentes da graduação e pós-graduação, técnicos administrativos e terceirizados que essa proposta solicita continuidade.


Público-alvo

Descrição

Atualmente, temos cerca de duzentos (200) discentes dos diversos cursos da graduação e pós-graduação da UFVJM que participam das atividades do projeto e do grupo Xotear. Desejamos ampliar esse número de participantes.

Descrição

Atualmente, temos cerca de cinquenta (50) funcionários efetivos e terceirizados da UFVJM que participam das atividades do projeto e do grupo Xotear. Desejamos ampliar esse número de participantes.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

O projeto vem sendo desenvolvido em parceria com o grupo de dança Xotear, conforme carta de anuência em anexo, que possui parceria com a secretaria de cultura e lazer de Diamantina. As ações são desenvolvidas no centro histórico, dentro do Mercado Velho e na nova praça do Sagrado Coração em Diamantina/MG. São práticas que acontecem uma vez por semana e por isso necessitamos ampliar para duas vezes por semana.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Os discentes vem participando semanalmente nas aulas de dança e realizando registro de dados.

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Quinzenalmente, as discentes envolvidas no projeto devem fazer estudo de práticas de aquecimento e relaxamento corporal, de higiene pessoal, boa alimentação e condutas éticas e de boa cidadania a serem aplicadas nas práticas corporais de aulas de dança.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Os membros do projeto devem realizar as práticas de aquecimento e relaxamento corporal e aplicar aos participantes, semanalmente, antes das aulas de dança.

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Os membros do protejo devem elaborar e aplicar oficina higiene pessoal e boa alimentação para aplicar quinzenalmente, antes e/ou após as práticas.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Os membros do projeto devem elaborar e aplicar oficina de boas condutas éticas e de cidadania, de forma mensal e intercaladas, para os participantes do grupo. No intúito de ampliar a postura dos participantes durante os diversos eventos públicos em que eles participarem.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Os membros do projeto deverão organizar, de forma sistemática, em parceria com o Xotear, um evento de forró, aberto ao público, no mercado Velho.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Os integrantes do protejo devem organizar, de forma sistemática, em parceria com a equipe filial do grupo Xotear de São Gonçalo do Rio Preto, um evento de forró aberto para toda a população.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Os membros da equipe do projeto deverão consolidar os dados e apresentar em eventos científicos nacionais, estaduais e locais, os principais resultados das ações desenvolvidas. Em forma de resumos, pôster, relato de experiência, confecção de capitulo de livro, etc.