Visitante
Academia e Futebol UFVJM
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
fernando joaquim gripp lopes
2024101202423659
departamento de educação física
Caracterização da Ação
ciências da saúde
saúde
saúde
esporte e lazer
regional
Não
Membros
jonatas ferreira da silva santos
Vice-coordenador(a)
danilo fonseca leonel
Voluntário(a)
leonardo madeira pereira
Voluntário(a)
heittor neves nunes
Voluntário(a)
walter luiz de araújo júnior
Voluntário(a)
luís henrique diniz piazza
Voluntário(a)
iolanda fonseca felix
Voluntário(a)
gilton de jesus gomes
Voluntário(a)
caio eduardo de castro amorim
Bolsista
O Programa Academia e Futebol (PAF) é uma ação de política pública do Governo Federal, promovido pelo Ministério do Esporte, cujo objetivo é democratizar o acesso à prática esportiva para jovens e adultos, além de apoiar o desenvolvimento científico e a formação continuada de estudantes e profissionais que atuam ou desejam atuar na área do futebol. O PAF já se encontra implantado em diversas cidades do país, funcionando obrigatoriamente em núcleos situados em instituições públicas de ensino. Especificamente na UFVJM, como parte desse programa de alcance nacional, o núcleo do Projeto Academia e Futebol tem como objetivos oferecer o treinamento esportivo sistematizado no futebol e futsal para jovens e adultos, de ambos os sexos; além da realização de cursos e palestras de capacitação, o desenvolvimento de projetos de pesquisa e a publicações na grande área educação física, com ênfase em ciência do esporte, modalidades esportivas coletivas, futebol e futsal. Em funcionamento desde 2021, dentre os resultados destaca-se a oferta de treinamento sistematizado, baseado em evidências científicas atuais, para cerca de 150 jogadores de diferentes categorias, de ambos os sexos, na faixa etária de 10 a 23 anos. Atualmente há seis equipes permanentes treinando semanalmente e participando de jogos amistosos e campeonatos regionais. A partir das atividades dessas equipes, o projeto torna-se um rico espaço de capacitação profissional por meio de práticas de estágio supervisionado, orientação de trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica e mestrado na temática futebol e futsal. Também são promovidos eventos de formação de curta duração para estudantes de Educação Física e áreas afins, técnicos e treinadores. Esses cursos são ministrados por profissionais de referência nacional e ofertados gratuitamente para toda a comunidade. No que se refere à produção científica, as ações do projeto resultam na possibilidade de desenvolvimento de projetos de pesquisas que geram publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais com QUALIS e/ou Fator de impacto, além da produção de capítulos de livro e apresentação de trabalhos em eventos científicos. Por fim, pelos resultados apresentados, o Academia e Futebol da UFVJM é hoje uma referência regional, um rico espaço simultâneo para a oferta e realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, servindo também para a democratização da prática esportiva de qualidade e formação profissional da comunidade. Sendo assim, essa proposta apresentada ao edital Pibex/2024 visa buscar apoio para a continuidade desse projeto já consolidado, com parcerias permanentes e resultados significativos de impacto social e, principalmente, condizente com as diretrizes da extensão universitária da UFVJM.
Esporte, Lazer, Futebol
O esporte possui características específicas que potencializam essas possibilidades de inserção e mudança da realidade social de forma positiva e significativa. Trata-se de um fenômeno amplamente difundido em nossa sociedade, existindo muitas modalidades e formas de práticas, que podem ser vivenciadas no campo educacional, como forma de lazer e como esporte de alto rendimento. O esporte pode também ser entendido como um produto a ser consumido, se manifestando por meio da venda de produtos esportivos, eventos e programas midiáticos. Enfim, uma manifestação importante e complexa da nossa sociedade atual. Segundo Bento (2004), o esporte ainda não é acessível para maioria das pessoas. O autor ressalta que ainda precisamos vivenciar o esporte por inteiro, muito além dos seus aspectos econômicos, explorando também o seu aspecto cultural e pedagógico. Podemos também pensar o esporte dentro da perspectiva de Sávio (2001), que nos alerta para a necessidade de reinventá-lo, resgatar os valores que verdadeiramente privilegiem o coletivo, o humano e à compreensão de que o jogo se joga com o outro e não contra o outro. Segundo Damatta (1982), quando este esporte é praticado, vivido, discutido e teorizado torna-se um modo específico, entre tantos outros, pelo qual a sociedade brasileira fala, apresenta-se, revela-se, deixando-se, portanto, descobrir. Partindo dessa de afirmação, podemos dizer que o futebol é uma prática social que se apresenta como um espaço privilegiado de representação do próprio povo brasileiro, um bem cultural, um lugar de participação da sociedade. Nesse sentido, o futebol é parte da sociedade, refletindo toda sua dinâmica, contradições e riqueza. Assumindo o pressuposto teórico de que o esporte pode contribuir para uma formação pedagógica e cidadã de indivíduos; além de ampliar a relação entre UFVJM e a sociedade, apresentamos nesse documento a possibilidade continuidade de funcionamento do Projeto Academia e Futebol na UFVJM, em parceria com o Ministério do Esporte. Assumindo a extensão universitária enquanto processo educativo, cultural e científico, articulado de forma indissociável com o ensino e a pesquisa, o objetivo desse projeto é desenvolver ações visando a divulgação e apoio à teoria e prática do futebol enquanto elementos da cultura corporal do movimento e contribuindo para ampliar a cultura esportiva e as opções de lazer de jovens e adultos. Implantado e gerenciado pela Secretaria Nacional de Futebol e Direitos do Torcedor (SNFDT), do Ministério do Esporte, o Academia e Futebol é uma ação que se desenvolve por meio da implantação de centros de vivência do futebol e futsal, nos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais, e a partir do desenvolvimento de pesquisa e cursos/eventos de formação continuada, nas Instituições federais de ensino.
A continuidade do Projeto Academia e Futebol na UFVJM justifica-se pela possibilidade concreta da união de esforços de diferentes instituições, setores e profissionais do Governo Federal (Ministério do Esporte, Ministério da Educação, Curso de Educação Física da UFVJM) no sentido de contribuir para garantir o acesso à prática do futebol, bem como a fomentar a produção e difusão de conhecimentos acerca deste esporte em nossa região. Implantado na UFVJM em 2021, mas funcionando de forma plena pós-pandemia a partir de 2022, o núcleo do Academia e Futebol da UFVJM vem atendendo de forma efetiva e semanalmente jovens e adultos, ambos os sexos, que participam das equipes de treinamento no campo de futebol do Departamento do Curso de Educação Física, no campus JK. Além das atividades de formação e treinamento das equipes esportivas, o apoio do PIBEX é de fundamental importância para as ações de capacitação profissional na área do futebol, bem como a produção de conhecimento científico sobre o tema. Diante dessa abrangência significativa, torna-se de fundamental importância o apoio deste edital PROEXC para adequada continuidade deste projeto de extensão..
Objetivo Geral: consolidar e ampliar o funcionamento do núcleo do Programa Academia e Futebol na UFVJM, oportunizando o acesso de adolescentes e adultos à prática sistemática do futebol, bem como o desenvolvimento de pesquisa científica e a realização de eventos científicos (palestras e cursos) para a formação e capacitação de profissionais para atuação na área do esporte. Objetivos específicos: - Oferecer a prática regular, sistemática e supervisionada do esporte a jovens e adultos, ambos os sexos, da comunidade acadêmica da UFVJM e da comunidade externa de Diamantina e região. - Promover a capacitação profissionais e difundir o conhecimento científico sobre o futebol por meio da realização de palestras e cursos de formação ministrados por profissionais da área do futebol para professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados na temática do esporte, especialmente a do futebol. - Planejar, desenvolver e publicar os resultados deste projeto de extensão com interface na pesquisa sobre o futebol, envolvendo pesquisadores e discentes de graduação, mestrado e doutorado.
Com a implantação e execução deste projeto na UFVJM espera-se atender às condicionantes pactuadas com o Ministério do Esporte: 1- A principal condicionante do Ministério do Esporte para a implantação do Projeto Academia e Futebol na UFVJM é oferecer a prática sistemática e supervisionada do futebol para, no mínimo, 150 jovens e adultos. Para isso já estão implantadas e em funcionamento o sistema de treinamento semanal de seis equipes de futebol e futsal: Sub12 futsal masculino, sub14 futsal masculino, sub15 futebol de campo masculino, sub17 futebol de campo masculino, adulto futsal feminino e adulto futebol masculino. - A segunda condição refere-se à realizaçãode eventos de caráter técnico e científico. Para isso, estabelecemos como meta realizar um ciclo de quatro palestras e cursos com pesquisadores e profissionais de destaque que atuam na área de futebol, no sentido de disseminar o conhecimento e capacitar os profissionais para atuação na área. Em cada evento serão disponibilizadas 100 vagas para cada palestra e/ou cursos. Já realizamos duas dessas quatro palestras/curso pactuadas, há a previsão de mais um evento ainda em 2023 e a última no primeiro semestre de 2024. Importante ressaltar que os recursos financeiros para estas ações já estão garantidos na parceria com o Ministério do Esporte. 3- A terceira meta condicionante refere-se ao desenvolvimento atividades de pesquisa e produção de conhecimento na área do futebol. Para atendar a este objetivo daremos continuidade nas atividades do Centro de Excelência em Estudos do Futebol da UFVJM que desenvolve projetos de pesquisa na área do futebol (treinamento esportivo, fisiologia do exercício e avaliação física) envolvendo docentes de graduação e pós-graduação. Ressaltamos que a produção científica oriunda das ações desse projeto vem rendendo frutos importantes. Capítulos de livros, dissertações de mestrado, artigos publicados e trabalhos apresentados em eventos científicos são os resultado concretos dessa meta pactuada.
FORMAÇÃO DE EQUIPES DE TREINAMENTO DE FUTEBOL E FUTSAL: O núcleo do Programa Academia e Futebol da UFVJM funciona nas dependências do campo de futebol e no ginásio poliesportivo do Campus JK, além do ginásio poliesportivo e quadras da Praça de Esportes da Prefeitura de Diamantina. Nesses espaços são oferecidos treinamentos sistematizados para seis equipes de futebol e futsal: sub12 futsal masculino, sub14 futsal masculino, sub15 futebol masculino, sub17 futebol masculino, futebol adulto masculino e futsal adulto feminino. Os treinos têm a duração de 120 minutos, duas vezes por semana. Cada equipe é submetida a atividades de avaliação prévia e treinamentos físico, técnico e tático. Todas estas atividades são planejadas, supervisionadas e avaliadas pelo Centro de Excelência em Estudos do Futebol da UFVJM que conta com auxílios dos pesquisadores e estudantes. Essa equipe é capacitada para executar a prescrição e o monitoramento de treinamento. As informações e formas de inscrição para participação são divulgadas por meio do site institucional da UFVJM, pelos perfis do Projeto Academia e Futebol nas redes sociais e mídias locais de divulgação de conteúdo esportivo. As vagas são preenchidas após um processo seletivo prévio induzido por demanda espontânea até o número máximo para cada turma. Todos os participantes assinam um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) antes de iniciar as atividades. Caso o participante seja menor de idade, é necessária a assinatura do seu responsável legal. O modelo de TCLE encontra-se anexado ao final deste documento (Anexo1). O grupo técnico do projeto reúne-se semanalmente para trocar informações sobre a condução das atividades do projeto. Existe a previsão de que todos os participantes do projeto passem por esses processos de monitoramento das cargas de treinamento e dos componentes da aptidão física de acordo com os objetivos dos participantes. Todos os atletas também têm o suporte de professores e/ou discentes dos curso de fisioterapia, nutrição e medicina. CURSOS E PALESTRAS DECAPACITAÇÃO: O Projeto Academia e Futebol organiza e promove eventos de caráter técnico-científico com o objetivo de capacitar docentes, discentes e demais profissionais interessados em conhecer e aprofundar conhecimentos no universo do futebol. A parceria com o Ministério do Esporte garante recursos (transporte, alimentação, hospedagem e diárias) para que profissionais e pesquisadores de destaque na área venham a Diamantina para ministrar palestras e cursos. Esses eventos são gratuitos e as inscrições são feitas de forma online por meio da plataforma Sympla. Cada palestra/curso tem um máximo de 100 inscritos. A divulgação é feita nas redes sociais do projeto, no portal da UFVJM e pela mídia esportiva de Diamantina e região. Todas as atividades são realizadas no auditório do Departamento de Educação Física e no campo de futebol do campus JK. O projeto técnico aprovado junto ao Ministério contempla 4 módulos de cursos/palestras com os seguintes temas e palestrantes: Módulo 1 - Treinamento técnico no futebol - Prof. Gibson Moreira (UFMG) - já realizado. Módulo 2 - Controle da carga de treinamento no futebol - Prof. Dr. Rodrigo Aquino - já realizado Módulo 3 - Atuação multidiscipinar da fisiologia no futebol - Prof.Dr Luiz Fernando Novack (Coritiba Footbaall Club) - a ser realizado Módulo 4 - Análise de desempenho no futebol - a definir - a ser realizado. ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DAS EQUIPES PARA A PRODUÇÃO DE PESQUISA CIENTÍFICA: Todas as ações de planejamento, prescrição e avaliação do treinamento das equipes são registradas e discutidas pelos membros pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Treinamento Físico e Desempenho Esportivo. Dentre os objetivos traçados dentro dos projetos desenvolvidos destacam-se : 1) testar modelos de treinamento para o desenvolvimento da potência muscular, velocidade e capacidade de mudança de direção de jovens jogadores de futebol utilizando exercícios de força, pliométrico e balísticos; 2) testar o efeito dos jogos reduzidos sobre os diferentes componentes da aptidão física relacionados com o desempenho de jogadores de futebol; 3) criar tabelas normativas para classificação do desempenho de jogadores de futebol em diferentes testes de força, potência muscular e velocidade; 4) testar o efeito agudo da manipulação das variáveis do treinamento físico sobre o desempenho de jovens jogadores de futebol; 5) investigar o efeito de diferentes modelos de polimento sobre o desempenho de jogadores de futebol; 6) conduzir estudos de revisão com metanálise para aprimorar o entendimento sobre os efeitos do treinamento físico sobre o desempenho de jogadores de futebol. Para conduzir os projetos de pesquisa mencionados, contamos com espaços físicos tais como o Laboratório de Treinamento Físico e Desempenho Esportivo que está equipado com placa de contato e smith, Campo de futebol com medidas oficiais, pista de atletismo com padrões internacional e o Centro Integrado de Pós-Graduação e Pesquisa em Saúde da UFVJM, que está equipado com um DEXA para avaliação da composição corporal. Assim, para executar as atividades previstas do Centro de Excelência em Estudos do Futebol estão envolvidos diretamente quatro doutores que irão conduzir as ações previstas, um estudante de mestrado, dois estudante de graduação associado à iniciação científica e outros alunos voluntários. Esses projetos também ibeneficiam estudantes do curso de Educação Física da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri por meio de estágios, observações e trabalhos de conclusão de curso. Todas essas atividades podem ser verificadas no Instagram oficial que registra todas as ações do projeto : @academiaefutebolufvjm
BARROS, T. GUERRA, I. Ciência do Futebol. Barueri, SP: Manole, 2004. CAPINUSSU, M. REIS, J. Futebol: técnica, tática e administração. São Paulo: Shape, 2004. DAMATTA, Roberto.; NEVES, Luiz Felipe Baeta.; GUEDES, Simoni Lahud.; VOGEL, Arno. Universo do Futebol:Esporte e Sociedade Brasileira. Pinakotheke, 1982. DAOLIO, J. Futebol, cultura e sociedade. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. FREIRE, J.B. Pedagogia do futebol. 2ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. PRAÇA, G. M. Treinamento tático no futebol: teoria e prática. Curitiba: Appris. 2020. REIS, H.B.R. Futebol e sociedade. Brasília: Liber Livros, 2006. SANTANA, W.C. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
O Projeto Academia e Futebol é um espaço de efetiva participação dos nossos alunos em atividades de extensão, pesquisa e ensino. No que se refere à extensão, os discentes podem atuar como bolsistas ou voluntários, sendo supervisionados e capacitados pelos docentes que fazem parte da equipe técnica do projeto. Os discentes participam diretamente dos processos de planejamento, diagnóstico e prescrição dos treinos das equipes de futebol e futsal. Além disso, semanalmente são realizadas reuniões de planejamento, análise de dados e discussões científicas sobre temas relacionados ao universo do futebol Em relação ao ensino, o Projeto Academia e Futebol da UFVJM tem uma interface direta por meio das palestras e cursos de capacitação que serão oferecidos aos nossos discentes. Além disso, o desenvolvimento do projeto abre várias oportunidades de realização de estágios (obrigatório e não obrigatório) e atividades complementares dentro das ações a serem desenvolvidas. Também são oferecidas aos estudantes diversas oportunidades de participação nas pesquisas científicas que ocorrem dentro do projeto. Seja por meio de bolsas de iniciação científica, reuniões científicas e desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso.
O Projeto Academia e Futebol já é uma referência regional no desenvolvimento do futebol e do futsal em Diamantina e região. A oferta do treinamento sistematizado e baseado em conhecimentos científicos vem dando frutos significativos no desenvolvimento de atletas de diferentes idades. Alguns jovens atletas do projeto já foram selecionados por equipes profissionais em processos seletivos de novos talentos, além disso as equipes em treinamento estão apresentando um bom desempenho nas competições em participam. Importante ressaltar também que novos profissionais já estão sendo capacitados a atuar na área esportiva e várias publicações pela equipe técnica do projeto. Em conjunto, esses avanços confirmam a relevância e a necessidade de continuidade deste projeto para a nossa região. Nesse cenário torna-se de fundamental importância o apoio da PROEX, via edital PIBEX, para que possamos ter condições de ampliar nossas ações com qualidade e dentro dos princípios que norteiam a extensão universitária da UFVJM.
Público-alvo
Equipes de treinamento de futebol e futsal : sub12, sub14, sub 15 e sub 17.
Equipes adultas de futebol e futsal 18 a 23 (masculino e feminino)
Estudantes de diferentes áreas, profissionais que atuam na área do esporte e exercícios físico da região e pessoas da comunidade externa que se interessam pelos esportes, especialmente o futebol, poderão participar dos cursos e palestras.
Municípios Atendidos
Diamantina
Datas
Couto De Magalhães De Minas
Gouveia
São Gonçalo Do Rio Preto
Serro
Parcerias
Este projeto conta com parceira e financiamento do MInistério do Esporte, por meio da SECRETARIA NACIONAL DE FUTEBOL E DEFESA DOS DIREITOS DO TORCEDOR - SNFDT- SECRETARIA NACIONAL DO ESPORTE. Ressalta-se que há termo aditivo assinado para essa parceria. A gestão financeira dos recursos é feita pela Fundação Arthur Bernardes (UFV).
A Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude de Diamantina é parceira do Projeto Academia e Futebol por meio de apoio logiístico ás equipes de treinamento e eventos esportivos realizados e promovidos pelo projeto.
Cronograma de Atividades
Captação, avaliação e prescrição do treinamento sistematizado dos atletas participantes das equipes de futebol e futsal.
Organização e promoção de cursos e palestras para capacitação profissional na área do futebol e futsal.
Desenvolvimento de projetos de pesquisa e reuniões científicas para discussão e geração de trabalho a serem publicados a partir dos dados coletados durante o desenvolvimento das ações do projeto;