Visitante
Atenção odontológica à puérpera: avaliação do perfil epidemiológico e ações de promoção e prevenção à saúde
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
paula cristina pelli paiva
2024101202427392
departamento de odontologia
Caracterização da Ação
ciências da saúde
saúde
educação
saúde humana
regional
programa de atenção integral a saúde
Não
Membros
haroldo neves de paiva
Vice-coordenador(a)
thiago fernandes lima
Bolsista
As Diretrizes Curriculares Nacionais preconizam interação entre ensino-pesquisa-extensão, e aponta a necessidade de interação com a rede de serviço para propiciar o perfil do egresso voltado para a realidade social, cultural e econômica da população. Neste contexto também após a implementação do Sistema Único de Saúde e das Estratégias propostas pelo Governo Federal a atenção básica obteve grande destaque. A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção, a proteção e a recuperação da saúde. As ações de saúde bucal relacionadas com a saúde são muito relevantes nos campos da saúde pública e da epidemiologia, sendo a cárie dentária e a doença periodontal doenças bucais muito prevalentes e com repercussão para a saúde da população. Objetivo deste atual projeto de extensão, será realizar investigar o perfil epidemiológico das puérperas atendidas na Maternidade do Hospital Nossa Senhora da Saúde e realizar conjuntamente ações educativas, preventivas e curativas. As ações preventivas e educativas serão realizadas nas instalações da maternidade do HNSS e as ações curativas quando necessárias serão agendadas para serem realizadas na clínica de odontologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri seguindo as diretrizes propostas pela Política Nacional de Atenção Básica completando assim a atenção integral à saúde. Assim, pretende-se desenvolver uma atenção integral efetiva que possa impactar na saúde e autonomia das puérperas.
ppuerperio, saúde bucal, prevenção, promoção da saúde
A atenção básica (AB) objetiva desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas, através de um conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção, a proteção e a recuperação da saúde (BRASIL, 2012). A saúde da criança, da mulher e a saúde bucal são três dos dez campos de ações estratégicas descritos na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). A saúde da mulher considera o puerpério uma fase de estremo cuidado, assim como acontece no pré-natal, a mulher deve manter alguns cuidados para atingir a completa recuperação e evitar problemas de saúde (NASCIMENTO et al., 2012; MINAS GERAIS, 2006). O Programa Saúde da Família começou a ser implementado na década de 90 com o objetivo de contribuir com a construção e consolidação do Sistema Único de Saúde )SUS), através da reorientação do modelo assistencial abordando atenção integral e interdisciplinar à saúde. Porém, no âmbito da saúde bucal, as metas relacionadas à promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento e reabilitação ainda está muito carente, com pouca participação do odontólogo nas Equipes de Saúde da Família (ESF) , deixando assim uma grande defasagem nos cuidados bucais da população (BRASIL, 2012). Para tanto, necessitam da participação do indivíduo e da sociedade, pressupondo a integração dos profissionais que compõem as Equipes de Saúde da Família (ALMEIDA et al., 2009). Segundo o Ministério da Saúde, as ações de cuidado precoce devem ser realizadas no contexto do trabalho multidisciplinar da equipe de saúde (BRASIL, 2004). As ações de saúde bucal são muito relevantes nos campos da saúde pública, sendo a cárie dentária e a doença periodontal as doenças bucais mais prevalentes e com repercussão para a saúde (COSTA et al., 2013; PATRÍCIA et al., 2014). A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e o Ministério da Saúde (MS), estabeleceram como estratégia principal de ação a implantação de redes de atenção à saúde publicando linhas guias, normatizando assim os procedimentos no cuidado do paciente (MINAS GERAIS, 2006). A Linha Guia de Atenção ao Pré-Natal, Parto e Puerpério (BRASIL, 2012) determina que a puérpera seja acolhida pela equipe de saúde, e inserida no protocolo de atendimento/acompanhamento que preconiza ações de educação em saúde, consultas e encaminhamentos para outros serviços como atendimento psicológico e odontológico (MS, 2013). Assim, as atividades de saúde bucal previstas no protocolo estão inseridas nas ações de vigilância e promoção da saúde, assegurando ações educativas, em atendimento individual e coletivo, avaliação odontológica e o seguimento do tratamento odontológico necessário (MS, 2013; BRASIL, 2002). A atenção à saúde da mulher e a saúde bucal estão previstos entre os campos principais de atuação pela Politica Nacional de Atenção Básica e estas devem acontecer de forma integral. As ações de saúde bucal são muito relevantes sendo a cárie dentária e a doença periodontal as doenças bucais mais prevalentes e com repercussão para a puérpera bem como para o bebê. Embora o Município de Diamantina seja bem organizado na atenção a básica na área médica e da enfermagem, o mesmo ainda não acontece em relação à área Odontológica. Com o intuito de colocar em prática as ações de saúde bucal segundo as diretrizes da PNAB, o objetivo deste projeto será realizar o levantamento epidemiológico do perfil das puérperas atendidas na maternidade do Hospital Nossa Senhora da Saúde, da cidade de Diamantina e realização ações de prevenção e promoção da saúde através de visitas periódicas na maternidade do HNSS e atendimento odontológico das puérperas, caso seja observado necessidade curativas, na Clínica Odontológica da UFVJM. Assim, através do levantamento epidemiológico propõe-se estabelecer os determinantes e condicionantes de saúde completando a atenção integral à saúde da mulher e desenvolver uma atenção integral efetiva que possa impactar na situação de saúde e autonomia das puérperas.
A atenção básica objetiva desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde (BRASIL, 2012). A saúde da mulher considera o puerpério um período susceptível a algumas doenças e agravos devido às grandes alterações fisiológicas, físicas, psicológicas e hormonais que acontecem durante o período pós-parto e estas alterações podem impactar diretamente sobre a saúde do bebê (NASCIMENTO et al., 2012; MINAS GERAIS, 2006). Os programas de atenção primária à saúde, também no âmbito da saúde bucal, tem como metas a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação. Para tanto, necessitam da participação do indivíduo e da sociedade, pressupondo a integração dos profissionais que compõem as Equipes Saúde da Família (ESF)(ALMEIDA et al., 2009). O profissional da odontologia apresenta uma função essencial ao influenciar positivamente sobre a saúde sistêmica da puérpera. Há a necessidade de se concentrar esforços em medidas educacionais e preventivas para as mães e seu incentivo na aplicação para o bebê. Assim, o puerpério é ainda o período ideal para se motivar e educar as mães que se encontram receptivas à incorporação de hábitos saudáveis que beneficiem a sua saúde e a do bebê (MILLS e MOSES, 2002). A ênfase na atenção primária no Brasil, à partir da Reforma Sanitária, levou as instituições de ensino em saúde a discutirem sobre a necessidade de desenvolver atividades extramuros, procurando articulação e integração com os serviços de saúde favorecendo a emersão de propostas de integração ensino-assistencial MEDEIROS JÚNIOR et al., 2005). Vários movimentos surgiram para discutir uma reforma curricular que proporcione a aproximação do cirurgião-dentista da realidade nacional. As atividades de extensão universitária foram criadas com a finalidade de reorientar os projetos pedagógicos na formação do profissional em saúde e formar profissionais com conduta adequada para trabalhar frente às necessidades da população e do sistema de saúde vigente no país, o SUS, de forma inter-trans e multidisciplinar. A inserção do acadêmico no contexto social e sua capacitação propõem ações de maior abrangência como participação em estágios supervisionados e programas de extensão atuando junto a outros profissionais de saúde de forma interdisciplinar (BRASIL, 2002). Estes pressupostos foram ratificados no Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições de Ensino Superior (FORPROEX, 2022) salientando a importância do princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, sendo um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político. Essa interação entre universidade e a sociedade valorizando e desenvolvendo a interação dialógica, a interdisciplinaridade e interprofissionalidade impactarão positivamente na formação do estudante que atuará na prestação de serviço para a sociedade, atuando no desenvolvimento social e regional, assim como na possibilidade do aprimoramento das políticas públicas. Assim, as ações propostas por este projeto de extensão visam incorporar extramuros os acadêmicos, atuando como facilitador nas interações com a comunidade de forma reflexiva, possibilitando a vivência com as dificuldades existentes em cada serviço e na comunidade. Baseado nestas primícias permite ainda intercâmbio de saberes para formulação de propostas com o intuito te auxiliar na resolução dos problemas o que impacta positivamente na formação acadêmica e na comunidade assistida. Em projeto simultâneo tem sido realizado ações de promoção de saúde inter, multi e transdisciplinar com as puérperas, bem como ações curativas odontológicas e neste período de vigência foi verificado a defasagem de cuidados para as puérperas. Embora, as ações educacionais e de promoção da saúde nesta etapa do pós-parto torna-se uma etapa favorável para a promoção de saúde pela possibilidade de estabelecimento, incorporação e mudanças de hábitos, pois esse período remete a uma série de dúvidas que podem estimular a mulher a buscar informações e, com isso, adquirir novas e melhores práticas de saúde geral e bucal tanto individual quanto para a criança. Assim, mães bem informadas e motivadas cuidam melhor da saúde bucal de seus filhos (HARRISON et al., 2012). Nesse sentido, o profissional de saúde tem papel fundamental, tanto para transmitir informações quanto para atuar perante as necessidades de tratamento apresentadas e propicia também a possibilidade de atuar multi e interprofissionalmente em atividades extramuros em ações educativas, de promoção da saúde ou curativas evitando a verticalização da saúde e consequentemente, promovendo intercâmbio de conhecimentos, saberes e do próprio serviço. Assim, o projeto propõe a visita diária de membros da equipe para realização do tripé-universitário frente as puérperas, possibilitando o contato com serviço de saúde, trabalho em equipe, reconhecendo as individualidades e possibilitando uma formação acadêmica baseado nas primícias das diretrizes curriculares nacionais (DCN), com capacidade de atuar frente a serviço de forma, generalista, humanizada, ética, solucionando problemas, trabalhando em equipe, com capacidade de liderança entre outras. Também vale ressaltar que a puérpera é um público alvo constante e renovável, pois a todo momento as gravidezes estão terminando. Assim, durante todos os meses de vinculação do projeto os acadêmicos realizaram visitas à maternidade do HNSS, de acordo com a organização do serviço, realizando ações educativas e preventivas (palestras, escovação supervisionada, distribuição de material para higiene bucal e cartilhas), além da pesquisa epidemiológica sobre o perfil da puérpera e quando observado necessidade curativa, informando como solicitado pela gestão aos cirurgiões dentistas do núcleo para avaliar o atendimento dentro do fluxo do hospital ou agendando atendimento odontológico na clínica da UFVJM . Ciente de outros projetos institucionais que também tem como público alvo as puérperas, parcerias serão firmadas entre os cursos da saúde para realização de evento conjunto voltado para este público alvo. Assim, o objetivo deste projeto de extensão será inserir o acadêmico de odontologia na equipe multiprofissional que atua frente às puérperas da maternidade, em ações educativas, preventivas e curativas, além de realizar também o perfil epidemiológico das mesmas. A interdisciplinaridade e multidisciplinaridade é imprescindível para a formação acadêmica e profissional e este projeto além das atividades realizadas no HNSS e dos atendimentos clínicos, propõe ainda realização de atividades conjuntas com os cursos da saúde (nutrição, enfermagem e medicina). O atual projeto de extensão abrange os pressupostos recomentados pelo FORPROEX, pois permite ao acadêmico vivenciar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o que fortalecerá o processo de aprendizagem ao mesmo tempo em que permitirá atuar em interdisciplinaridade e interprofissionalidade, interagindo com outros setores da sociedade e dentro de suas realidades. Nenhuma atividade é possível sem antes ocorrer o aprendizado teórico, promovendo durante todo o período de vigência do projeto atividade de ensino para que a equipe aproprie-se de conhecimentos necessários para realizar orientação às puérperas, retirar suas dúvidas e atuar em equipe, propiciando a formação integral dos discentes envolvidos na indissociabilidade do tripé-universitário. Assim, as atividades realizadas na maternidade do HNSS proporcionarão a interação dialógica pela troca de saberes entre o acadêmico, os profissionais e agentes de saúde e o público alvo. Portanto, as ações extensionistas planejadas abordando a interação dialógica, a interdisciplinaridade, interprofissionalidade e a indissociabilidade ensino/pesquisa/extensão impactando positivamente na formação do estudante e na qualidade da prestação de serviço à sociedade, suprindo necessidades inerentes a este setor carente de atenção.
Objetivos Gerais O projeto de extensão Atenção Odontológica à Puérpera tem como objetivo geral inserir o acadêmico em ações extensionista, favorecendo a reflexão sobre a interação academia/comunidade de forma interdisciplinar, propiciando a construção dos saberes e a formulação de soluções baseado nas necessidades observadas em cada setor. Objetiva também fortalecer as práticas educativas e clínicas através do atendimento odontológico promovendo a integração acadêmicos/serviço de saúde com ações educativas (individuais e coletivas) e curativas. Objetivos Específicos: • Inserir o acadêmico em atividades extensionistas, possibilitando assim o desenvolvimento de habilidades e saberes, trabalhando interdisciplinarmente; • Realizar ações educativas (individuais e coletivas) em puérperas do Município de Diamantina; • Participar dos eventos realizados pelos cursos da saúde da UFVJM quando voltados para as puérperas; • Desenvolver através de visitas sequenciais, uma melhoria na higiene bucal do público alvo; • Fornecer subsídios aos profissionais da área da saúde, educação, planejamento e administração, relativos à saúde bucal das puérperas; • Realizar atendimento odontológico nas puérperas; • Proporcionar ao acadêmico através das atividades extensionistas, experiências e habilidades para atuar interdisciplinarmente.
• Inserir o acadêmico em atividades extensionistas, como preconizado pelas diretrizes pactuadas pelo Forproex; • Possibilitar nos discentes extensionistas o desenvolvimento de habilidades e saberes, trabalhando interdisciplinarmente; • Realizar ações educativas (individuais e coletivas) em puérperas do Município de Diamantina; • Promover a melhoria na higiene bucal nas puérperas, estimulando-as a adoção de hábitos saudáveis que repercutirá em sua saúde e na do bebê; • Fornecer subsídios aos profissionais da área da saúde, educação, planejamento e administração, relativos à saúde bucal das puérperas; • Desenvolver habilidades técnicas para o atendimento odontológico às puérperas; • Possibilitar ao discente extensionista a vivência de práticas dentro do serviço de atenção à saúde, fomentando sua formação acadêmica; • Impactar positivamente na saúde das puérperas através da atenção integral a saúde • Proporcionar ao acadêmico visão crítica de seu aprendizado. Previsão de impacto direto: Visitas diárias à maternidade com atividade de educação em saúde para as puérperas internadas, culminando no mínimo de 350 puérperas, incentivadas à adoção de hábitos saudáveis para impactar positivamente na sua saúde. Considerando o período do puerpério propício para a absolvição de conhecimentos e sua propagação, espera-se como impacto indireto que estes ensinamentos/aprendizados possam impactar positivamente em todos os membros próximos às puérperas sejam os familiares como também amigos e colegas. Diretamente também podemos indicar a formação de excelência dos discentes que atuam no tripé universitário, de forma dialógica e multiprofissional.
CARACTERÍSTICAS DA POPULAÇÃO O presente estudo será realizado em Diamantina, município com aproximadamente 48.095 habitantes, localizado ao nordeste do estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil (IBGE, 2016). A população do estudo incluirá puérperas, atendidas pela maternidade do Hospital Nossa Senhora da Saúde (HNSS). O HNSS é referência no Vale do Jequitinhonha e atende gestantes de todas as localizadas inseridas no Consórcio de Saúde, que receberão ações preventivas e assistenciais. FORMAÇÃO DA EQUIPE: Alunos bolsista e voluntários serão capitados através de processo seletivo, segundo a PORTARIA NORMATIVA /PROEXC Nº 01, DE 03 DE JULHO DE 2023. Serão convidados alunos de pós-graduação, docentes, profissionais de saúde e técnicos administrativos com conhecimento do tema, para auxiliar nas atividades do projeto. CAPACITAÇÃO DA EQUIPE E EDUCAÇÃO CONTINUADA: Posteriormente à formação da equipe será realizada a capacitação da mesma. Essa capacitação através de encontros semanais, onde os temas referentes ao puerpério, cuidado com bebê, manifestações bucais frequentes no puerpério, hábitos saudáveis, dentre outros será feita por meio de aulas demonstrativas ministradas pelo coordenador e colaboradores do projeto, seminários, grupos de discussão, mesa redonda com a participação de profissionais da rede e docentes de outros cursos e através da organização de grupos de estudo. Também serão realizados treinamento e calibração da equipe para a abordagem do publico alvo, aplicação de questionários, oratória, forma dialógica de integração e da parte clínica com a realização de exames bucais incluindo os critérios diagnósticos para investigação das principais alterações bucais e suas sequelas (índice de placa bacteriana, índice CPOD e condição periodontal). Na capacitação também será abordado temas relativos à atendimento clínico das puérperas e suas peculiaridade de acordo com o protocolo como preconizado pelo Ministério da Saúde. Estas atividades poderão ser realizadas presencialmente ou mediadas pela tecnologia digital. CONFECÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO: Material educativo como cartilhas, panfletos e cartazes, vídeos utilizados nas ações educativas e preventivas serão continuamente desenvolvidos pela equipe participante. Também serão utilizados para alimentação periódica das mídias do Projeto. SENSIBILIZAÇÃO E RENOVAÇÃO DO PROJETO: Após o resultado do Edital 01/2024 PIBEX, caso contemplado o projeto de extensão, o coordenador, solicitará junto à gestão do HNSS a renovação da parceria para realização das atividades na maternidade, bem como conjuntamente reformulará os horários de visita para não impactar negativamente na rotina da maternidade, nem alterar as atividades já anteriormente previstas. PLANOS DE RECRUTAMENTO, PERÍODO, CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO DOS INDIVÍDUOS. Esse é um projeto de extensão, tem como objetivo realizar ações educativas e preventivas nas puérperas, seu perfil epidemiológico e a condição de saúde bucal, através do exame clínico e as devidas orientações de acordo com os achados. Também dentro das necessidades realizar o tratamento odontológico, segundo as diretrizes da PBNS. Para tanto, propõe-se visitas diárias à maternidade do Hospital Nossa Senhora da Saúde, para captação das puérperas que após a apresentação dos objetivos do projeto e sua anuência em participar pela assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), iniciará a atividade educativa, com informações sobre puerpério, amamentação, manifestações bucais de alterações sistêmicas mais prevalência no puerpério, cuidados com a saúde bucal da puérpera e do bebê, incentivo à amamentação, esclarecimentos sobre as vantagens desta para o desenvolvimento afetivo e corporal do bebê. Após a atividade educativa será realizado a avaliação bucal através de exame clínico visual observando todas as estruturas bucais. Caso identificado alguma necessidade será realizado a notificação à cirurgiã dentista do hospital, como orientado pela gestão e caso não seja possível o atendimento odontológico dentro do hospital, esta será encaminhada para tratamento odontológico na clínica integrada do departamento de odontologia. Assim, o recrutamento das puérperas será realizado na própria maternidade durante as visitas destinadas a educação e promoção em saúde. CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE CRITÉRIOS DE INCLUSÃO Puérperas atendidas na maternidade do Hospital Nossa Senhora da Saúde da cidade de Diamantina para ações preventivas e educativas; Puérperas que consentirem em participar do projeto. CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO Puérperas com síndromes e alterações cognitivas; COMO E QUEM IRÁ OBTER O CONSENTIMENTO (TCLE); Embora seja um projeto destinado à realização de atividades extensionistas, e para cumprir a indissociabilidade ensino/pesquisa/extensão ele foi submetido e aprovado pelo Comitê de ética em Pesquisa da UFVJM. Assim, após a sensibilização da puérpera seu consentimento em participar do projeto será através da assinatura do TCLE. Somente após iniciará as etapas referente ao levantamento do perfil epidemiolótico e da condição de saúde bucal. O não consentimento através da recusa de assinar o TCLE não exclui a puérpera de receber as atividades de educação em saúde caso queira. Sua autorização poderá ser retirada a qualquer momento sem nenhum prejuízo para a participante. As referidas puérperas quando contatadas na maternidade receberão esclarecimentos sobre o objetivo do projeto de extensão, as ações a serem desenvolvidas e será questionado a sua vontade em participar. INTERVENÇÃO As puérperas serão abordadas na maternidade para as ações educativas, sobre os cuidados de higiene bucal, técnica de escovação, uso do fio dental e adoção de uma dieta saudável e incentivo à amamentação. Durante as palestras a importância do cuidado da saúde bucal dos bebês também será abordada, bem como a sua orientação. Serão desenvolvidas cartilhas educativas ressaltando a importância da prevenção nas doenças bucais e sua interrelação com a saúde geral. Posteriormente as puérperas serão convidadas para o avaliação clínico onde as necessidades bucais acumuladas serão avaliadas, notificado ao serviço do hospital e encaminhado para realizado às ações curativas. CRITÉRIOS PARA SUSPENDER OU ENCERRAR O PROJETO DE EXTENSÃO O projeto será interrompido se forem revogadas as autorizações das Instituições e das puérperas. Por ser um projeto com vigor de 12 meses ele ocorrerá durante o período de vigência do edital 01/2024 PIBEX, mas devido a sua importância e o impacto positivo na saúde tanto da mulher quando do bebê ele será resubmetido anualmente. LOCAL DA REALIZAÇÃO DAS ETAPAS Educação e promoção de saúde bucal. PRIMEIRA ETAPA: Apresentação e sensibilização dos gestores do Hospital Nossa Senhora da Saúde, esclarecendo os objetivos e ações do projeto de extensão solicitando a renovação do apoio e colaboração do respectivo órgão. Após o consentimento visitas diárias serão realizadas na maternidade para realização de palestras educativas enfatizando a importância da higienização bucal e do controle da dieta e sua repercussão na saúde geral e bucal tanto da parturiente como do bebê; orientando e estimulando a higiene bucal associando escovação ao uso do fio dental, destacando assim o enfoque preventivo; orientando quanto ao correto domínio da técnica de escovação, bem como orientação sobre a frequência da escovação, uso do fio dental e adoção de uma dieta saudável. Estas ações poderão também ser realizadas em conjunto com outros acadêmicos da saúde que também atuam com o objetivo de promover a saúde das puérperas, os discentes do curso de fisioterapia, nutrição, enfermagem e medicina que também tiverem ações planejadas para este grupo. A atividade de pesquisa com o levantamento do perfil epidemiológico e da condição bucal se dará após o consentimento da mesma, e será realizado com a avaliação da condição bucal quanto a presença de cárie, placa bacteriana,sangramento gengival e quando indicado agendamento para tratamento odontológico na clínica integrada da UFVJM. Torna-se necessário salientar que todos os cuidados com a biossegurança serão adotados para evitar a contaminação cruzada e/ou disseminação de doenças. AÇÕES CURATIVAS Incialmente relatório diário dos achados serão reportado à cirurgiã-dentista do HNSS como orientação da gestão. Esta dentro da disponibilidade e da gravidade realizará o atendimento clínico curativo. Caso não seja possível por inviabilidade de logística, a paciente será encaminhada para atendimento na clinica integrada do curso de odontologia. SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E INDICADORES DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO Periodicamente as puérperas serão contatadas para controle e reforço das ações preventivas, de forma online, pudendo ser utilizado contato via WhatsApp ou Instagram. Nestes novos encontros serão repetidos as atividades de educação em saúde para reforça-los e solicitado o feedback da participante. AVALIAÇÃO DA EQUIPE: Os alunos serão avaliados observando o grau de instrução adquirido com a execução do projeto. Para melhor organização e avaliação do acompanhamento das visitas serão confeccionadas listas de presença com horários de chegada e saída dos estudantes de odontologia, além da atividade realizada no respectivo dia. Ao final de cada mês serão enviados relatórios com a descrição das atividades desenvolvidas e do desempenho do bolsista. O grupo de discussão atuará para avaliação através de autoavaliação e feedback. PELO PÚBLICO ALVO: As puérperas avaliarão o projeto de extensão através de questionários semi-estruturado com perguntas direcionadas à satisfação em relação as ações, aos participantes bem como áreas abertas para opinião, reclamação e sugestões. PELA EQUIPE: Semanalmente a equipe irá se reunir para realizar a avaliação dos andamentos das ações planejadas, sua abrangência bem como as avaliações dos usuários. Assim, durante todo o período de execução será realizadas avaliações para melhoria das ações objetivando promover a saúde das puérperas, bem como o engajamento dos discente nas ações extensionistas. A avaliação ocorrerá de forma qualitativa observando o impacto das ações, sua exequibilidade e após a avaliação o grupo baseado nos resultados discutirá e planejará novas ações e estratégias para o constante aprimoramento do projeto.
SoaresA. L. F. de H., CabralC. de L., BeserraS. da S. F., SantiagoR. T. da C. F., BorgesF. J., MedeirosI. L. de, LeiteL. T. M., SilvaJ. F. da, AraújoH. B. P. de, AmorimJ. P., & RodriguesA. C. M. de M. (2020). Percepção sobre saúde bucal e a importância do acompanhamento odontológico durante o período gestacional e puerperal. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 12(7), e3314. https://doi.org/10.25248/reas.e3314.2020. POMINI, M.; GAWLIK, A.; PEREIRA, N.; DOS SANTOS, A.; DOS SANTOS, B.; DEMOGALSKI, J.; DE GOUVEA, N.; ALVES, F. EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL A GESTANTES, PUÉRPERAS E PRIMEIRA INFÂNCIA: RELATO DE ATIVIDADE DE EXTENSÃO. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 8, n. 3, p. 143-148, 15 dez. 2017. BARBOZA, N.A.S. REGO, T.D.M.A, A história do SUS no Brasil e a política da Saúde/sus History in Brazil and Health policy. B&D, Brazilian journal of develop. Pernambuco v.6, n.11. p.84966-84985 nov.2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/19348/15529. Acesso em 04 out. 2023. BRASIL. Mistério da Saúde. Gabinete do Ministro Portaria n 1444/gm-2000. Disponível em http://www1.saude.rs.gov.br/dados/11652497918841%20Portaria%20N%BA%201444%20de%2028%20dez%20de%202000.pdf. Acesso em :29 set. 2023.
Serão selecionados a participar do projeto estudantes do curso de odontologia matriculados do primeiro ao nono períodos. Os estudantes dos períodos iniciais, devido a sua pouca experiência atuarão como anotadores dos estudantes dos períodos mais avançados. Todos os membros participarão das atividades de treinamento e calibração e na confecção de cartilhas e auxiliarão nas atividades educativas. Esta distribuição de atividades será controlada pelos professores/colaboradores e supervisores (alunos de pós-graduação). A equipe contará com a participação de um aluno bolsista – graduação em odontologia e outros alunos não bolsistas – graduação e pós-graduação em odontologia, que inicialmente receberão um treinamento, através de aulas expositivas ministradas pelo coordenador e colaboradores sobre o tema relacionado ao projeto: puerpério, condição bucal, Políticas Nacionais de Saúde, Objetivos das ações Extensionistas etc. Visitas segundo os protocolos do HNSS serão realizadas na maternidade em horários pré estabelecidos pelo gestor, enfocando o conhecimento das estruturas da boca, suas funções, técnicas adequadas de higienização bucal e uso do fio dental, escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor e cuidados com a saúde bucal da puérpera do bebê, bem como o incentivo da amamentação. Os estudantes realizarão exame clínico das pacientes avaliando as necessidades acumuladas após treinamento e calibração. O diagnóstico será conferido pelos professores/colaboradores e discutido com os acadêmicos para reforçar seus conhecimentos e a formulação do plano de tratamento. O bolsista sob supervisão realizará as atividades clínicas previstas no protocolo preconizado na Linha Guia de Atenção ao Pré-Natal, Parto e Puerpério (BRASIL, 2012) onde estão inseridas nas ações de vigilância e promoção da saúde da gestante com realização de profilaxia, aplicação tópica de flúor, adequação do meio bucal e restaurações diretas dentro das indicações (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2013; BRASIL, 2002). Válido pontuar que estes estudantes estarão em contínuo processo de capacitação técnica e científica. Eles serão continuamente capacitados por meio das aulas teóricas, práticas e vivências nas Clínicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), portanto, presentam-se aptos a desempenhar as práticas planejadas e sob supervisão do coordenador/colaboradores. O estudante também será introduzido na Iniciação Científica através de treinamento e capacitação para estudos epidemiológicos transversais para a realização da pesquisa quantitativa com o público alvo. As atividades realizadas pelos alunos serão acompanhadas e avaliadas pela coordenadora/colaboradores do projeto e incluem: • Elaboração de cartilhas sobre saúde bucal e prevenção; • Estudo e treinamento para explanação às puérperas sobre prevenção, saúde bucal e lactação; • Palestras direcionadas para os agentes de saúde sobre a importância dos cuidados de saúde bucal da puérpera e do bebê; • Atendimento das puérperas na Clínica de Odontologia da UFVJM, segundo as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica; • Familiarização dos estudantes com a dinâmica da rotina hospitalar, salientando a importância do trabalho Inter e multiprofissional; • Realização de ação conjunta com os outros cursos da saúde prevista de no mínimo uma ação por semestre fortalecerá o intercâmbio dos saberes, o trabalho interdisciplinar e a interação com a comunidade externa. O projeto pode contribuir para a formação profissional do aluno através: • Do conhecimento adquirido com a capacitação e estudo do tema abordado; • Da experiência e habilidade obtida no atendimento clínico; • Da experiência de lidar com os questionamentos da comunidade durante as palestras ministradas, dentro de suas realidades, superando as dificuldades e formulando proposta para a solução de problemas; • Do contato e aprendizagem com a realização de pesquisas científicas; • Da oportunidade de participar de atividades conjuntamente com outros profissionais de saúde ; • Da oportunidade de se envolver com a universidade e com a comunidade de uma forma mais aprofundada ultrapassando os limites da grade curricular do curso de graduação
Embora a atenção à saúde da gestante seja prevista entre os campos principais de atuação pela Política Nacional de Atenção Básica ela ainda não acontece como definido na cidade de Diamantina, principalmente em relação à saúde bucal. Este projeto de extensão, que funciona desde 2019, tem como objetivo principal suprir esta necessidade, realizando ações relacionadas à saúde bucal do público alvo que impactam diretamente na lactação. Assim, o projeto complementa as ações de saúde para integralizar o cuidado e propicia também a possibilidade de engajamento dos discentes em equipes multidisciplinares atuando na rede de saúde do município. As atividades propostas neste projeto de extensão visam englobar o discente no universo de ações multiprofissionais, incluindo também a integração do ensino, com a pesquisa e a extensão. Para isso, serão realizadas ações de promoção da saúde, prevenção e ações curativas. As ações de promoção de saúde, serão realizadas em conjunto com os cursos de enfermagem, nutrição e fisioterapia, podendo ser presencial ou virtual. Assim, o discente terá oportunidade de integrar seus conhecimentos em atividades multiprofissionais, atendendo integralmente a saúde da puérpera.
Público-alvo
Puérperas que tiveram seus partos na maternidade do Hospital Nossa Senhora da Saúde em Diamantina, durante o período de vigência do projeto
Os recém nascidos na maternidade do HNSS. Este serão beneficiados diretamente pela orientação dos cuidados às suas mães, avaliação de sua condição bucal e intervenção/encaminhamento quando se fizerem necessário.
Municípios Atendidos
Diamantina
Parcerias
A co participe apoia o projeto através de infraestrutura necessária para realização das atividades e na garantia da segurança e bem estar.
Apoio de participação nas atividades de capacitação e treinamento da equipe
Cronograma de Atividades
Após a divulgação do resultado oficial, caso o projeto seja contemplado na chamada 01/2021 PIBEX/PROEXC novas autorizações serão solicitadas frente ao HNSS para o desenvolvimento das ações.
Após o resultado do edital, será realizado a seleção dos membros de acordo com a resolução Proex para compor a equipe, também seráo convidados docentes da área da saúde e colaboradores externos para auxiliar no processo de capacitação com estudos sobre os temas: saúde da mulher, puérperio, lactação e cuidados com o bebê serão desenvolvidos através de aulas expositivas, grupos de discussão, palestras, mesas redondas com periodicidade quinzenal para atualização e aprofundamento sobre os temas, capacitando os discentes a realizar as ações de educação em saúde, promoção, prevenção e intervenção no público alvo. Também ocorrerá capacitação para iniciação de pesquisa epidemiológica.
Confecção de materiais educativos
25/01/2024
01/11/2024
Material educativo utilizado nas ações serão constantemente confeccionados pela equipe. Além de ilustrar as ações, também propiciarão o maior engajamento do discente e aprofundamento sobre o tema trabalhado.
Após as devidas autorizações, os participantes do projeto realizarão visitas diárias à maternidade para realizar as ações educativas e de promoção de saúde com as puérperas, tomando todos os cuidados de biossegurança para evitar a contaminação cruzada. Momento no qual também será realizada a atividade de pesquisa epidemiológica. Aquelas participantes que preferirem poderão receber atividade continuada de forma virtual através de vídeo chamada agendada previamente.
Após o período inicial de formação da equipe e capacitação, e o início das atividades educativas, os atendimentos clínicos odontológicos serão realizados as sextas feiras na parte da manhã para as ações preventivas e curativas na clínica de odontologia da UFVJM, sob supervisão do coordenado do projeto
Atividades periódicas serão programadas envolvendo as puérperas para reforço das ações educativas. Estas podem ser presenciais ou online.
No final de cada semestre será realizado um evento conjunto entre os vários cursos da saúde para aprofundamento e integração das ações voltadas para o público alvo.
Semanalmente material educativo será postado nas mídias digitais do projeto, Facebook e Instagran com informações sobre os temas abordados, com o intuito de atingir um maior número de participantes e proporcionar a disseminação de conhecimentos.
Os resultados serão apresentados em eventos científicos tais como o SINTEGRA da UFVJM
Mensalmente os participantes do projeto se reunirão para estudos, grupos de discussão e avaliação dos resultados .
Serão confeccionados relatórios parcial e final com as ações realizadas, dados obtidos e o impacto das ações, para serem disponibilizados tanto para a PROEXC (segundo o edital), como também para as entidades parceiras. Este resultados também serão apresentados em congressos e simpósios tais como o Sintegra da UFVJM