Visitante
UFVJM tecendo redes e ampliando os espaços de diálogo
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
maria gisenilda barbosa
20241012024108140
divisão de ensino, pesquisa e extensão do campus janaúba
Caracterização da Ação
ciências sociais aplicadas
comunicação
educação
comunicação estratégica
regional
conheçendo a ufvjm - campus janaúba
Não
Membros
eurivaldo nunes rodrigues
Voluntário(a)
anna paula da fonseca souza
Voluntário(a)
bianca dos santos vales
Voluntário(a)
raick suel pinheiro
Vice-coordenador(a)
larissa damaris teixeira da silva
Voluntário(a)
lucas amaral souza silva
Voluntário(a)
geane thauanne silva sousa
Voluntário(a)
talivia rodrigues brito
Voluntário(a)
carlene ferreira fernandes
Voluntário(a)
cintia goncalves dias
Voluntário(a)
thiago henrique santos figueiredo
Bolsista
geize nayara damascena silva
Voluntário(a)
As redes sociais se tornaram uma parte importante da vida da população em geral e as Instituições de Ensino Superior, atentas às mudanças ocorridas, estão utilizando, cada vez mais, as redes sociais como elementos de fortalecimento da marca institucional e ampliação do relacionamento com o público-alvo. O objetivo do projeto é ampliar as formas de diálogo da UFVJM Campus Janaúba com a sociedade norte mineira por meio das mídias digitais. Dentre as ações previstas se destacam a ampliação dos canais de comunicação com a comunidade externa, por meio das redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApp), no intuito de levar ao conhecimento da comunidade externa virtual que a UFVJM está presente em Janaúba e é uma universidade pública, gratuita e de qualidade e, ao mesmo tempo, compartilhar conhecimentos e conhecer as percepções dos usuários (seguidores e não seguidores), por meio de realização de enquetes, caixinhas de perguntas e outras formas de interação, no intuito de aprimorar o modo de comunicação com a comunidade externa.
Diálogo,Interação,Redes Sociais
Segundo dados do IBGE, a internet chegou a 90,0% dos domicílios do país em 2021. De maneira estratégica, muitas Instituições de Ensino Superior estão utilizando, cada vez mais, as redes sociais como elementos de fortalecimento da marca institucional e ampliação do relacionamento com o público-alvo (MONDINI ET AL, 2012, p. 48). Santos et al (2022) afirmam que as redes sociais se tornaram uma parte importante da vida da população em geral, e que possibilitam a interação simultânea ou não entre os indivíduos. Para esses autores, esse tipo de interação virtual pode contribuir no contexto acadêmico, nas atividades de ensino bem como nas ações extensionistas. UFVJM tecendo redes e ampliando os espaços de diálogo é um projeto de extensão cujo objetivo é levar ao conhecimento da comunidade externa virtual que a UFVJM está presente em Janaúba e é uma universidade pública, gratuita e de qualidade e, ao mesmo tempo, uma ampliação dos espaços de diálogos com os diferentes públicos, usuários das redes sociais. Dentre as ações propostas, se destacam: a elaboração de conteúdos para redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApp), compartilhamento de conhecimento, realização de enquetes, caixinhas de perguntas, e outras formas de interação com os usuários, no intuito de conhecer suas percepções sobre o Campus e aprimorar o modo de comunicação digital com a comunidade externa, por meio dessas mídias digitais. Assim, a presente proposta possui a característica da via de mão-dupla tão falada na extensão vez que planejar posts, atender demandas da comunidade interna e externa apresentadas por meio da comunicação virtual, elaborar respostas, são atividades que, certamente, irão contribuir para a capacitação acadêmica dos graduandos participantes da equipe, enquanto pessoas e profissionais em formação, tendo em vista que, segundo o Plano Nacional de Extensão Universitária é imprescindível ao acadêmico sua efetiva interação com a sociedade, pois será nessa interação que se apreende novos saberes, valores e interesses, os quais são importantes para a formação de profissionais mais capazes de promover um desenvolvimento ético, humano e sustentável (FORPROEX , 2012).
Acompanhando as demandas da sociedade, o Campus Janaúba tem se adaptado às demandas da sociedade e apostado em ações de extensão que utilizam ferramentas digitais. A iniciativa de comunicar-se com a sociedade por meio de redes sociais iniciou em 2018 e ganhou força no período da pandemia, revelando-se uma necessidade no período pós pandemia. Nesse contexto, ao considerar que um dos objetivos do PIBEX é “ampliar e aprofundar as relações entre a UFVJM e outros setores da sociedade”, percebe-se que para o Campus Janaúba, um dos caminhos para atingi-lo e tornar-se mais conhecido é marcar presença nas redes sociais (Facebook, instagram, YouTube e WhatsApp). De acordo com Mondini et al (2012), a incorporação das redes sociais na realidade de diversas instituições de ensino estabelece uma relação de pertencimento, reforça o vínculo institucional dos alunos com a instituição e promove as interações sociais dos alunos em um âmbito maior do que apenas a troca com os colegas do próprio curso. Esses autores destacam que algumas instituições de ensino superior passaram a utilizar as mídias sociais como parte das suas estratégias de marketing, buscando melhorar a comunicação e o relacionamento com alunos atuais, potenciais e ex-alunos. Desse modo, a presença da UFVJM Campus Janaúba nas redes sociais poderá contribuir na superação de dificuldades como a falta de conhecimento da existência da Universidade Federal em Janaúba, baixa participação de candidatos/potenciais alunos nos processos seletivos e pouca participação externa nos eventos promovidos pelo Campus. Poderá também contribuir para o intercâmbio de conhecimentos entre docentes, técnicos e discentes de diferentes áreas do conhecimento, a troca de saberes e a oferta de novos serviços demandados pelos diferentes grupos alcançados pelas mídias sociais. Em sintonia com as tendências dessa nova forma de comunicar com a comunidade externa e de fazer extensão, a presente proposta se vincula dentro de duas áreas temáticas das linhas de extensão descritas no Regulamento de Ações de Extensão da UFVJM: Comunicação estratégica e Tecnologia da Informação e utilizará as seguintes mídias sociais: Facebook - mídia social que incluiu funcionalidades de diversos outros sites, por meio dela, é possível montar a sua base de seguidores e fazer postagens sem limitações de caracteres. Soma-se a isso, ainda, a possibilidade de inserir fotos, vídeos e de se utilizar aplicações diversas (BRASIL, 2014). Além de comentar postagens feitas por terceiros, o Facebook permite que usuários possam clicar em botões chamados “curtir”, indicando que um usuário se identificou com aquele conteúdo/aquela marca. As interações dos usuários - cliques, comentários e postagens - ficam registrados em sua própria página, alimentando-a com conteúdo referente a tudo o que o usuário fez, gostou ou desgostou desde que passou a utilizar a rede (BRASIL, 2014, p.21). Instagram - O Instagram é uma mídia social com foco em imagens. Permite que seus usuários criem um perfil, façam uma foto ou vídeo, escolham um filtro para mudar sua aparência e publiquem. A plataforma permite, ainda, o compartilhamento do conteúdo com demais redes como o Facebook, o Twitter, o Tumblr, entre outros (BRASIL, 2014, p.30). Para De Souza Alves et al (2022) as mídias sociais atuam como ponte entre a produção acadêmica e a população, que muitas vezes não é alcançada pelo meio tradicional de divulgação científica, como palestras e publicações acadêmicas. Para esses autores, o Instagram pode ser um forte aliado para a divulgação científica durante um projeto de extensão por garantir que a comunidade tenha acesso rápido ao conteúdo. YouTube - Rede exclusivamente focada em vídeos, permitindo que usuários possam fazer uploads (publicação), assistir/visualizar e fazer downloads de vídeos de forma gratuita e compartilhar (BRASIL, 2014, p.24). WhatsApp Business - é uma ferramenta criada para ajudar as empresas a se comunicarem com seus clientes, que facilita a interação e oferece ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens (WhatsApp Business, 2023). Essas quatro mídias sociais apresentam ferramentas que atendem a necessidade de comunicação com a comunidade externa da região de inserção do Campus Janaúba e já foram/são utilizadas por outras ações de extensão lideradas por servidores do referido Campus. Nesse sentido, cabe destacar que, o presente projeto surgiu do desmembramento do projeto Conheça a UFVJM Campus Janaúba, em execução no edital de Fluxo Contínuo (202203000357), em atendimento à demanda de maior atenção à interação com o público interno e externo nas redes sociais. A coordenação do referido projeto entendeu que o seu desmembramento facilitaria o alcance de melhores resultados e melhoria no serviço prestado. Além disso, essa proposta se vincula ao Programa de Extensão Conhecendo a UFVJM Campus Janaúba (202104000061) e, portanto interage com outras 10 ações de extensão do Campus, potencializando assim a possibilidade de atingir a meta de aumento do quantitativo de seguidores nas redes sociais, ampliando assim a participação da comunidade regional em outros eventos virtuais que venham acontecer por esses canais de comunicação e até mesmo a participação da sociedade em momentos importantes de planejamento da instituição como é o caso do PDI, que faz as consultas públicas e de autoavaliação institucional como é o caso da CPA, que aplica questionários à comunidade externa. Vale esclarecer que apesar da presente proposta ser um desmembramento do projeto Conheça a UFVJM - Campus Janaúba ele se configura como uma reapresentação nesta submissão, tendo como diferencial que as ações serão somente remotas, com a intenção do bolsista dedicar-se somente às mídias sociais. Dentro do referido projeto as ações remotas já alcançaram os seguintes resultados que justificam a sua continuidade: I) Criação do perfil do Instagram ( @ufvjm_janauba) em março de 2019. Atualmente (11 set. 2023), o perfil conta com 2658 seguidores e, somente no último mês (10/09 a 9/10/2023), alcançou 6777 contas. Esse quantitativo é expressivo para o Campus Janaúba, visto que sua comunidade acadêmica neste semestre 2023/2 está composta por: I) somando os alunos dos 4 cursos do IECT totalizam 290 discentes , II) 49 docentes e III) 41 técnicos administrativos com exercício no Campus Janaúba, portanto o alcance o Instagram do Campus, no último mês, superou, em torno de 17 vezes, a população da comunidade acadêmica. Esse alcance é importante, pois toda a movimentação desta rede social tem sido promovida apenas pela equipe do projeto Conheça a UFVJM, pois não há no Campus Janaúba um setor ou servidor responsável pelos meios de comunicação. Este trabalho merece reconhecimento por parte dos gestores locais, pois são resultados significativos para um Campus tão pequeno, mas merece também apoio de um ou mais bolsistas para auxiliar nos trabalhos. II) Criação do canal do YouTube (https://www.youtube.com/c/ufvjmjanauba) em setembro de 2020. Atualmente (10 set. 2023), o canal foi e conta com 901 inscritos e apenas 81 vídeos. Em razão das inúmeras demandas e ausência de discente bolsista no ano de 2023, o canal ficou pouco movimentado, restringindo-se apenas às transmissões da colação de grau dos cursos do IECT e, mesmo assim, nos últimos 28 dias ( 13/09 a 10/10/2023) teve 261 visualizações. III) Criação do WhatsApp Institucional (38)3532-6808 em setembro de 2020 - Com a necessidade de atendimento durante o período de pandemia foi criado o WhatsApp com o número institucional da DRCA/Prograd do Campus Janaúba, pois naquele momento tanto o atendimento da comunidade interna como da comunidade externa ficou comprometido e, a alternativa de atendimento via WhatsApp foi a solução mais prática e viável. O aplicativo possui ferramentas que ajudam na interação com o público ( mensagens automáticas aos finais de semana e em feriados, mensagens rápidas para dúvidas frequentes). Não foi possível mensurar a movimentação e alcance deste meio de comunicação. Mas vale destacar que somente no período de matrículas do processo seletivo de Vagas Não Ocupadas 2023/2 112 candidatos inscritos nos cursos de Janaúba receberam ao menos um atendimento via WhatsApp. IV) Vinculação do Facebook (https://www.facebook.com/ufvjmcampusjanauba/) com a plataforma Meta Business Suite em 2022 - o Facebook já foi a mídia social mais importante do Campus no período de 2014 a 2018, mas a partir de 2019 perdeu audiência para o perfil do Instagram, criado com a mesma nomenclatura @ufvjm_janauba, por membros do projeto de extensão Conheça a UFVJM-Campus Janaúba, que esteve vigente desde essa época. Atualmente (11/10/2023) o Facebook, conta com 1305 seguidores, com um alcance de apenas 216 contas, portanto passou a ser utilizado para acesso a plataforma Meta Business Suite, para gerenciamento das atividades do Facebook e Instagram, em um só lugar. Nesta plataforma é realizada as programações de post para o feed e stories. Essa ferramenta facilita, pois não é necessário que o servidor e /ou discente do projeto tenha que estar online no horário da postagem e o mesmo conteúdo publicado em uma mídia é vinculado para publicação na outra. Conforme o Manual de Orientação para atuação em Mídias Sociais “fazer comunicação pública é assumir a perspectiva cidadã na comunicação envolvendo temas de interesse coletivo” (BRASIL, 2012, p.12). Nesse sentido, vale ressaltar que a continuidade dessas ações de comunicação com a sociedade, por meio digital/remota não fará do público alvo atores secundários e/ou meros recebedores das informações do campus, dos seus cursos e dos processos seletivos, mas sim atores ativos que poderão externar seus conhecimentos, suas expectativas, as suas maiores dificuldades e dúvidas em relação aos serviços prestados pela universidade. Silva e Goulart (2010) em sua pesquisa, evidenciaram que os temas postados pelas Instituições de Ensino Superior em comunidades sociais devem estar alinhados às necessidades e desejos coletivos, relacionados à vivência acadêmica dos membros nas IES e interligados entre si. Isto demonstra que mais do que apenas fazer parte e possuir o canal de comunicação, a instituição deve ter voz ativa e direcionar suas estratégias para a perspectiva do cliente, neste caso o aluno e/ou potencial aluno. Nesse contexto, as informações e percepções identificadas em cada ação do projeto (colhidas por essas interações) impactam na transformação/melhoria de outros aspectos: sejam relacionados às informações das formas de ingresso, editais e matrícula que envolve a Prograd, sejam relacionadas às atividades do IECT, unidade ofertante dos cursos, ampliação ou criação de algum serviço prestado, entre outras. Assim, espera-se que as ações propostas neste projeto possam continuar contribuindo para a maior inserção da UFVJM na comunidade externa, pois acredita-se que o engajamento nas redes sociais influenciará no engajamento em atividades e serviços presenciais oferecidos no Campus como por exemplo: aumento na participação nos cursos de extensão, aumento de participação nos processos seletivos, presença em eventos como semana das engenharias, entre outros.
Geral: Ampliar as formas de diálogo com a sociedade norte mineira por meio das mídias digitais. Específicos: Levar ao conhecimento da comunidade externa virtual que a UFVJM está presente em Janaúba e é uma universidade pública, gratuita e de qualidade; Oferecer à comunidade interna e externa agilidade no atendimento e outras formas de diálogo; Aprimorar o perfil do Instagram @ufvjm_janauba e explorar seu potencial de alcance; Criar uma lista no YouTube de depoimentos dos egressos dos cursos do IECT/Campus Janaúba; Fortalecer a marca/imagem da UFVJM nas mídias digitais.
Aumentar em 50% o número de seguidores do Instagram (@ufvjm_janauba), que em 11/10/2023, era de 2.658; Aumentar em 10% o número de seguidores do Facebook (@ufvjm_janauba), que em 11/10/2023, era 1305 seguidores; Aumentar em 20% o número de Inscritos no canal do YouTube(@ufvjm_janauba), que em 1/10/2023, era de 901 inscritos; Melhorar o quantitativo de contas alcançadas por meio das hastags e criar estratégias que aumente a interação do público com os post do Instagram em pelo menos 25%; Atingir o público alvo ( estudantes do ensino médio, pessoas com ensino médico completo, de 18 a 45 anos, moradores de cidades no Norte de Minas) no intuito de popularizar as formas de ingresso da UFVJM; Melhorar a frequência de publicação de vídeos no YouTube (ao menos 1 vídeo mensal); Analisar mensalmente o Painel Profissional que contém os resultados do alcance e interação com as contas Instagram, YouTube e Facebook; Levantar o quantitativo médio de atendimentos via WhatsApp, identificar os dias/horários e assuntos de maior demanda;
Assim como em qualquer canal de comunicação, trabalhar com mídias sociais é uma tarefa que exige planejamento e monitoramento (BRASIL, 2012, p.36) A metodologia adotada para executar as ações de extensão por meio das mídias digitais/redes sociais do Campus Janaúba contemplará as 4 funções administrativas da Teoria Neoclássica: planejar, dirigir, controlar e organizar. Apresenta-se a seguir em forma de etapas, mas que, em algumas situações, serão executadas de forma concomitante: PLANEJAMENTO - De acordo com Santos e Sanábio (2023), a função planejamento define os objetivos organizacionais e os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente. O planejamento define onde se quer chegar, o que deve ser feito, quem deve fazer, como deve ser feito e em que sequência serão realizadas. Portanto, essa etapa compreenderá os seguintes passos: diagnóstico da situação de cada mídia a ser utilizada; leitura e estudo de materiais de apoio e planejamento bimestral das ações. Inicialmente a equipe do projeto formada por técnicos, professores e discentes (bolsista e voluntários) fará o diagnóstico da situação de cada mídia a ser utilizada: Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApp. Inclui-se neste diagnóstico a identificação do público usuário (seguidores e não seguidores) como forma de conhecer o perfil do potencial público alvo do projeto. De acordo com os painéis profissionais das redes sociais o perfil será de pelo menos os seguintes aspectos: sexo, idade, cidade/estado, país, frequência de acesso, se seguidor ou não seguidor. Outros aspectos quantitativos de alcance e interação, tipos de conteúdos serão analisados nesta etapa. Para isso, será formado subequipes e após esse levantamento/diagnóstico será apresentado em reunião/encontro o resultado encontrado para cada rede. Com o diagnóstico, será possível entender qual é o público que está nas redes sociais do Campus Janaúba, assim como identificar os pontos fracos, fortes, oportunidades e ameaças e selecionar quais serão as atividades prioritárias a serem realizadas. Com a escolha destas atividades prioritárias será possível fazer um planejamento mensal e/ou, no máximo bimestral dos conteúdos que serão abordados, das ferramentas a serem utilizadas e do público alvo prioritário em cada ação, de forma a atingir as metas estabelecidas neste projeto. Importante ressaltar que esta etapa de planejamento incluirá também o estudo de materiais de apoio como: central de ajuda e perguntas frequentes destas plataformas; Manual de Orientação para Atuação em Mídias Sociais do Governo Federal; Manual de Identidade da UFVJM; Cabe ressaltar que o público alvo (comunidade externa digital) estará presente em todas as fases de deste projeto. A participação efetiva dos participantes externos nesta etapa de planejamento será por meio de respostas a caixinhas, enquetes, mensagens, directs, onde será oportunizado espaço para que manifestem suas opiniões e percepções sobre a UFVJM, assim como sugestão de conteúdos a serem disponibilizados. ORGANIZAÇÃO - Essa função visa estabelecer os meios e recursos necessários para possibilitar a implementação do planejamento e reflete como a organização tenta cumprir os planos. É, portanto, o processo de arranjar e alocar o trabalho, estabelecer a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização para que eles possam alcançar os objetivos estabelecidos (Santos;Sanábio, 2023) As ações serão organizadas, de acordo com as demandas identificadas como prioritárias, no intuito de oferecer espaços de diálogos sobre o que o público deseja. As ações de extensão remotas serão executadas de forma síncrona e/ou assíncrona. Na forma síncrona serão priorizadas: transmissão de eventos e/ou lives pelo Instagram e YouTube, atendimentos síncronos via WhatsApp e, quando necessário, chamadas de vídeo. Na forma assíncrona serão priorizadas: Posts de conteúdos de interesse do público alvo; disponibilização de vídeos no YouTube, envio de e-mails para articulação de audiência e propagação dos conteúdos, atendimentos assíncronos via WhatsApp entre outros. DIREÇÃO - Essa etapa corresponde ao dirigir, em outras palavras, consiste na liderança da coordenação do projeto e do(a) bolsista e envolverá a capacidade de distribuição de tarefas entre a equipe do projeto, capacidade de sensibilização da comunidade interna e externa para interagir nas redes sociais; coordenação de esforços para adquirir os equipamentos e materiais necessários à execução das atividades; acompanhar o desempenho da equipe e das redes sociais. O acompanhamento do trabalho do bolsista, dos discentes voluntários e demais envolvidos na equipe priorizará o diálogo constante, com constantes encontros para alinhamento de ações, grupo de WhatsApp para comunicação mais rápida e instantânea e outros possíveis meios de acompanhamento que venham se adequar a proposta desta ação.. CONTROLE - Essa etapa corresponde à avaliação e envolve o monitoramento do desempenho alcançado mensalmente, a vigilância e o zelo pelo cumprimento das normas institucionais para publicações, a correção de possíveis problemas identificados. Conforme Santos e Sanábio (2023), a função controle tem as seguintes características: é cíclico, repetitivo e interativo. Assim, a avaliação das atividades do projeto será permanente e contínua. Mensalmente haverá o monitoramento por meio dos relatórios emitidos pelos aplicativos referentes ao desempenho de cada rede social, especialmente Instagram e YouTube, e utilizar os resultados para melhoria e aperfeiçoamento das ações. Serão analisados fatores como a frequência de publicações, tipos de interação, horários de postagens com maior retorno do público, compartilhamentos, curtidas e outros pontos que foram julgados importantes nesse monitoramento. Importante ressaltar que a participação do público alvo (seguidores e não seguidores das redes sociais) será de forma direta e indireta das ações. De forma direta a interação será por meio de curtidas, comentários, compartilhamentos,repostagem, menção do perfil em suas postagens, envio de mensagens via direct e WhatsApp, envio de sugestões, críticas e/ou reclamações. A participação indireta será por meio da inspiração para novos conteúdos. Destaca-se que uma das parceiras deste projeto é a Superintendência Regional de Ensino (SRE), que antecipadamente deu anuência para que a coordenação do projeto entre em contato com as direções das escolas para divulgação das ações remotas e dos perfis das redes sociais vinculadas a esse projeto. A participação da (s) escola(s) será no incentivo dos estudantes a participarem das atividades realizadas,enviarem suas dúvidas e percepções sobre o Campus Janaúba. Para que o diálogo seja frequente com o público de estudantes, foi sugerido pela SRE que a articulação seja realizada com os líderes de turmas do ensino médio, portanto, uma das atividades será estabelecer contato com essas lideranças e definir o meio de comunicação mais direto com eles, a exemplo de grupos de WhatsApp ou outro a ser definido com os envolvidos. A presente proposta é viável por contar com uma equipe docentes, técnicos e discentes experientes com as referidas redes sociais, por possuir um potencial público alvo de seguidores e não seguidores, significativo, por não demandar ocupação de espaços/infraestrutura no Campus UFVJM. Além disso, esse projeto dialoga com outras ações de extensão vinculadas ao mesmo Programa, no intuito de potencializar os resultados junto à comunidade externa. Os equipamentos principais para este projeto será: i) câmera fotográfica/filmadora, que será utilizada a existente na Unidade Acadêmica, mediante assinatura de termo de responsabilidade pela coordenação do projeto e/ou câmera do celular de uso pessoal dos próprios membros da equipe, se for o caso; ii) celular, que será utilizado o já existente oriundo de uma doação/empréstimo e/ou o adquirido pela Prograd (solicitação constante no processo Sei nº 23086.011882/2022-55); iii) computador com acesso à internet, que será utilizado o de uso pessoal de cada servidor ou os disponíveis na biblioteca e laboratório de informática, se for necessário; iv) o arquivo fotográfico e de documentos gerados pelo projeto como será o caso de termo de uso de imagem e voz será arquivado nas nuvens.
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A formação dos estudantes (bolsista e voluntários) oriundos dos cursos de Ciência e Tecnologia, Engenharia Física, Engenharia de Materiais e Engenharia de Minas, favorece a participação no projeto por terem na matriz curricular de sua formação diversos conteúdos que podem contribuir na solução de problemas relacionados às tecnologias digitais. Por outro lado, o projeto também contribui para a sua formação visto que oportuniza a prática e o desempenho de habilidades e competências, previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais da área de Engenharia, como a cooperação com a equipe do projeto, o olhar reflexivo para as ações remotas, o exercício da criatividade, o compromisso ético com as informações disponibilizadas no meio digital e outras características esperadas no perfil do egresso dos cursos de engenharias como I) estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora; II) capacidade de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa, os problemas de Engenharia (CNE, 2019). Os estudantes (bolsista e voluntários) serão capacitados nas metodologias do projeto por meio de reuniões com a equipe executora, leitura, estudos, consultas a tutoriais das redes sociais, FaQs e manuais disponíveis nas centrais de ajuda e, sempre que possível, realizando cursos de capacitação profissional, principalmente referente ao Instagram e ao YouTube. Essas atividades de estudo e preparação serão fundamentais para a execução das demais atividades como: i) elaboração de conteúdos (vídeos, reels, textos de legendas, artes para posts) de apresentação do Campus Janaúba; ii) elaboração de conteúdos sobre os cursos ofertados pelo IECT e previsto para implantação, no caso da Engenharia Elétrica; iii) elaboração de caixinhas de perguntas, enquetes e outras formas de captar a percepção dos usuários; iv) atendimento de demandas recebidas no WhastsApp, Direct ou comentários nas redes sociais e elaboração de respostas; v) encaminhamento de demandas a setores/pessoas responsáveis pelo assunto e envio de feedback para o usuário; vi) transmissão de eventos que estejam ocorrendo no Campus por meio de lives pelo Instagram e YouTube; vii) mobilização da comunidade interna e externa por meio dos diversos meios de comunicação e de acordo a temática a ser trabalhada; viii) coleta de assinaturas em termos de cessão de uso da imagem e voz; ix) organização desses documentos em arquivos, assim como organização do arquivo fotográfico em pasta compartilhada na nuvem, x) identificação constante das necessidades dos usuários e atuação inovadora adequada a cada rede social utilizada. Em todas as atividades mencionadas e em outras que vierem a ser realizadas haverá a integração de docentes, discentes e técnicos administrativos, que é um dos objetivos do Pibex. Essa integração ocorrerá nos mesmos moldes do projeto Conheça a UFVJM, ao qual a presente proposta se desmembrou, onde os discentes (bolsistas e voluntários) realizam tanto o preparo quanto a execução das atividades em conjunto com os servidores. Os estudantes serão acompanhados pela coordenação do projeto e avaliados pelo seu comprometimento e desempenho. Ao passo que cada atividade for realizada será avaliado as possíveis mudanças e testadas na próxima tarefa semelhante. Exemplo: uma publicação realizada será acompanhada pelos integrantes do projeto, com o intuito de fazer com que alcançasse mais pessoas. Acredita-se que o presente projeto ainda possibilitará a aprendizagem dos estudantes em métodos e processos de extensão universitária a começar pela identificação dos atores internos (professores, técnicos, discentes) e externos (comunidade externa, usuários das redes sociais e os grupos sociais aos quais pertencem); seguido da identificação da prática extensionista de cada pessoa (membro da comunidade interna ou externa) e do modo pelo qual fará acontecer a interação universidade/comunidade. Nesse sentido, outro aspecto que os estudantes aprenderão será a reconhecer que o presente projeto se vincula a um Programa de Extensão e, por sua natureza, se relacionará com outros projetos, eventos, cursos e campanhas, que existem, ou que vierem a ser executados no ano de 2024/2025. Esse conhecimento implicará no reconhecimento, por parte dos estudantes, que a extensão universitária poderá ter diferentes formas de abordagens. Acrescenta-se neste processo o aprendizado sobre a relação ensino, pesquisa e extensão , que pode ser direta ou indireta (CRISTOFOLETTI; SERAFIM, 2020). Nesse ponto, é importante se atentar aos problemas e temas pelos quais a ação extensionista a ser realizada está interessada em atacar e como isso refletirá nos próprios estudantes (bolsistas e voluntários) nos demais discentes, docentes e técnicos e nos usuários envolvidos (seguidores e não seguidores das redes). Ainda nesse contexto de aprendizagem dos estudantes em métodos e processos de extensão universitária, destaca-se os aspectos relacionados ao trabalho com as metas e resultados esperados e previamente estipulados neste projeto, bem como ao entendimento de que o monitoramento e avaliação das ações realizadas deverá utilizar-se de indicadores qualitativos e quantitativos. O trabalho com metas e resultados esperados é fundamental para garantir que as ações realizadas estejam alinhadas com os objetivos do projeto. Além disso, o monitoramento e avaliação das ações realizadas são essenciais para garantir que o projeto esteja progredindo conforme o planejado e para identificar áreas que precisam de ajustes. O projeto “UFVJM tecendo redes e ampliando os espaços de diálogo” como o próprio título revela, também contribui com a formação dos discentes a partir da interação com a realidade das regiões de abrangência alcançadas pelas redes sociais do Campus. Acredita-se ser uma abrangência mais regional do Norte de Minas e de parte do Sul da Bahia, qualificando os estudantes para os desafios enfrentados no mundo atual em relação à atuação profissional e ao exercício da cidadania. Para isso será fundamental o aprimoramento de competências e habilidades que envolvam o gerenciamento de redes, planejamento, produção de material, refino e criticidade para a escolha dos conteúdos a serem publicados nas redes entre outros aspectos interdisciplinares que permeiam esse projeto e que contribuirão tanto para a formação dos estudantes quanto para superar a dificuldade que a comunidade externa tem em conhecer o Campus Janaúba; para popularizar a existência do Campus de uma universidade pública, gratuita e de qualidade na cidade; para dialogar com maior agilidade e por meios diferentes e para fortalecer a marca/imagem da UFVJM nas mídias digitais.
Relevância da Proposta: O presente projeto é relevante porque resolve um problema interno do Campus Janaúba que é a ausência de um servidor/ setor responsável pelas redes sociais e o problema externo que é a agilidade no retorno das demandas apresentadas pela comunidade, aliado ao desconhecimento da existência do Campus Janaúba. Ele surge como uma alternativa de manter a comunicação e o diálogo iniciado em outras propostas de extensão e que, ganhou tamanho alcance, que tornou-se inviável encerrá-lo, da mesma forma que tornou inviável mantê-lo vinculado ao mesmo projeto, em virtude das inúmeras demandas e ações presenciais e remotas, esgotando a equipe de trabalho. O desmembramento proposto neste projeto garante a sua exequibilidade com maior êxito e inova o contexto da extensão no Campus Janaúba, pois é um projeto totalmente remoto, diferente das experiências pós-pandemia de cursos/oficinas. Observações: Esta ação está vinculada ao Programa Conhecendo a UFVJM - Campus Janaúba, registro nº 202104000061 e configura-se como reapresentação de proposta uma vez que está se desmembrando do projeto Conheça a UFVJM - Campus Janaúba, registro nº 202203000357.
Público-alvo
Os usuários públicos alvo serão seguidores e não seguidores dos perfis utilizados pelo projeto, visando sempre aumentar o alcance do conteúdo e a interação. De forma direta pretende-se beneficiar com conteúdo e/ou interação 2 mil pessoas Esses beneficiários diretos serão os seguidores, usuários com maior potencial de interação e frequência de acesso/acompanhamento dos perfis/redes sociais. De maneira indireta, poderão se beneficiar desses canais de comunicação os não seguidores no caso do Facebook e Instagram e os não inscritos no caso do YouTube, estima-se atingir um público de 10.000 pessoas.
Municípios Atendidos
Janaúba
Nova Porteirinha
Jaíba
Riacho Dos Machados
Serranópolis De Minas
Porteirinha
Pai Pedro
Capitão Enéas
Montes Claros
Januária
Urandi
Guanambi
Parcerias
A participação inicial da Superintendência Regional de Ensino - SRE Janaúba é na articulação do contato da UFVJM com as direções das escolas para divulgação das ações remotas e dos perfis das redes sociais vinculadas a esse projeto. Esse apoio e colaboração da superintendente é fundamental para o convencimento e adesão das escolas, que por sua vez, participará ativamente na mobilização/ incentivo dos estudantes a participarem das atividades realizadas, enviarem suas dúvidas e percepções sobre o Campus Janaúba. Além disso, as escolas articularão o encontro com os líderes de turma, que serão atores essenciais nesta rede de diálogo que está sendo aperfeiçoada com o desmembramento desse projeto.
Cronograma de Atividades
O planejamento das atividades e dos seus respectivos assuntos abordados será mensal. Será por meio de reuniões, preferencialmente, presenciais, onde a equipe irá definir onde se quer chegar naquele mês, o que deve ser feito, quem deverá fazer, como deverá ser feito e em que sequência serão realizadas.
A capacitação dos estudantes (bolsista e voluntários) será feito pela coordenação do projeto e contará com o apoio da antiga bolsista do projeto Conheça a UFVJM -Campus Janaúba, que compartilhará os aprendizados. as técnicas e as experiências adquiridas. Nesta capacitação está incluído momentos destinado para estudo de materiais de apoio como: central de ajuda e perguntas frequentes destas plataformas; Manual de Orientação para Atuação em Mídias Sociais do Governo Federal; Manual de Identidade da UFVJM.
A elaboração de conteúdo deverá contar com a participação efetiva dos participantes externos seja por meio de respostas a caixinhas, enquetes, mensagens, directs, onde será oportunizado espaço para que manifestem suas opiniões e percepções sobre a UFVJM, assim como sugestão de conteúdos a serem disponibilizados. Serão elaborados conteúdos para atividades síncronas e assíncronas. Na forma síncrona serão priorizadas : transmissão de eventos e/ou lives pelo Instagram e YouTube, atendimentos síncronos via WhatsApp e, quando necessário, chamadas de vídeo.Na forma assíncrona serão priorizadas: Posts de conteúdos de interesse do público alvo; disponibilização de vídeos no YouTube, envio de e-mails para articulação de audiência e propagação dos conteúdos, atendimentos assíncronos via WhatsApp entre outros. Os temas escolhidos deverão ser condizentes com o objetivo deste projeto.
A produção de fotos e vídeos dos espaços físicos do Campus ou de pessoas estudantes, professores, técnicos serão utilizadas, com frequência para atingir o público alvo (seguidores e não seguidores das redes sociais), buscar-se-á produzir vídeos atemporais de forma a suprir uma necessidade do Campus Janaúba de materiais de apresentação, que possam ser utilizados em outros eventos com a comunidade externa. Como este projeto dialoga com outras ações de extensão do Campus Janaúba, que se vinculam ao mesmo Programa, pretende-se coletar vídeos depoimentos do público participante, buscando apresentar suas percepções e a importância da UFVJM para a região.
Coleta da percepção da comunidade externa sobre o Campus WhatsApp, Caixinhas de perguntas, Directs, Enquetes
A interação com a comunidade externa (seguidores e não seguidores) será constante, utilizando-se da rede social que proporcionar maior alcance para o público- alvo. Espera-se nesta atividade conseguir garantir que as interações sejam mais rápidas e eficientes, gerando confiança no público atendido e abrindo espaço para outros diálogos.
A avaliação envolve o monitoramento do desempenho alcançado mensalmente, a vigilância e o zelo pelo cumprimento das normas institucionais para publicações, a correção de possíveis problemas identificados, entre outras ações .
O diagnóstico da situação de cada mídia a ser utilizada será feita pela equipe de técnicos, professores e discentes (bolsista e voluntários). Eles farão o diagnóstico da situação de cada mídia a ser utilizada: Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApp para a identificação do público usuário (seguidores e não seguidores) como forma de conhecer o perfil do potencial público alvo do projeto. De acordo com os painéis profissionais das redes sociais o perfil será de pelo menos os seguintes aspectos: sexo, idade, cidade/estado, país, frequência de acesso, se seguidor ou não seguidor.