Visitante
AUE: Articulação Universidade e Escola
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
luciana resende allain
20241012024442100
departamento de ciências biológicas
Caracterização da Ação
ciências humanas
educação
educação
formação docente
estadual
Não
Membros
geraldo wellington rocha fernandes
Vice-coordenador(a)
maira figueiredo goulart
Voluntário(a)
samuel cunha oliveira giordani
Voluntário(a)
júlio césar alves andrade
Voluntário(a)
leandro willian mendonca cruz
Bolsista
ana paula rocha oliveira
Voluntário(a)
bruna lara goncalves de almeida rios
Voluntário(a)
kawany moreira soares dos santos
Voluntário(a)
O Projeto “AUE: Articulação Universidade e Escola” é uma ação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas que busca articular as diferentes práticas acadêmicas realizadas junto à comunidade escolar, tais como as Práticas como Componente Curricular, os Estágios Supervisionados, o PIBID e o Programa Residência Pedagógica. O projeto visa produzir e manter um acervo de materiais didáticos, físicos e virtuais, interdisciplinares, para as ações formativas realizadas nas escolas, bem como a recepção de estudantes e professores da educação básica ao espaço físico do "Acervo didático de Ciências Biológicas", localizado na sala 126 do Prédio dos Departamentos de Ciências Biológicas e Ciências Básicas, no Campus JK. Busca-se, com o projeto, oficializar estas práticas como extensionistas, uma vez que estão diretamente relacionadas com a interação dialógica entre a comunidade escolar e a acadêmica.
formação de professores, prática como componente curricular, materiais didáticos, licenciatura
Um grande desafio enfrentado pela educação brasileira refere-se à formação dos professores, pois, em grande medida são estes os profissionais responsáveis por imprimir a qualidade desejável às ações educativas nas escolas. É, portanto, nos cursos de licenciatura, que se encontra o suporte teórico-prático necessário à formação de qualidade dos profissionais da educação, sendo de fundamental importância a sua estreita relação com as escolas e os sistemas de ensino. Para atingir a qualidade almejada, o currículo do curso de licenciatura em Ciências Biológicas possui 400 horas de Práticas como Componente Curricular (PCC) e 400 horas de Estágio Supervisionado, sendo 300h no ensino de Ciências e de Biologia. A prática como componente curricular é definida pelo Parecer CNE/CP 28/2001 como, “uma prática que produz algo no âmbito do ensino” (Brasil,2001). O Parecer CNE/CES 15/2005 complementa, evidenciando que: “A prática como componente curricular é o conjunto de atividades formativas que proporcionam experiências de aplicação de conhecimentos ou de desenvolvimento de procedimentos próprios ao exercício da docência. Por meio destas atividades, são colocados em uso, no âmbito do ensino, os conhecimentos, as competências e as habilidades adquiridas nas diversas atividades formativas que compõem o currículo do curso. As atividades caracterizadas como prática como componente curricular podem ser desenvolvidas como núcleo ou como parte de disciplinas ou de outras atividades formativas. Isto inclui as disciplinas de caráter prático relacionadas à formação pedagógica, mas não aquelas relacionadas aos fundamentos técnico-científicos correspondentes a uma determinada área de conhecimento” (BRASIL, 2005). Em articulação intrínseca com o estágio supervisionado e com as atividades de trabalho acadêmico, ela (a PCC) concorre conjuntamente para a formação da identidade do professor como educador. A prática como componente curricular é o conjunto de atividades formativas que proporcionam experiências de aplicação de conhecimentos ou de desenvolvimento de procedimentos próprios ao exercício da docência. (...) Por sua vez, o estágio supervisionado é um conjunto de atividades de formação, realizadas sob a supervisão de docentes da instituição formadora, e acompanhado por profissionais, em que o estudante experimenta situações de efetivo exercício profissional. Por compreender que os estágios supervisionados demandam um acúmulo de vivências e reflexões teóricas, no curso de Ciências Biológicas da UFVJM os mesmos estão distribuídos no sexto, sétimo e oitavo períodos, enquanto as PCC ocorrem desde o primeiro período até o sexto período. Esta opção se deu com o objetivo de antecipar o contato dos estudantes com espaços e práticas educacionais e, ao mesmo tempo, distinguir as atividades de estágio das PCC, de modo que as mesmas não se sobreponham (UFVJM, 2018). Além das PCC e estágios supervisionados, outras ações formativas se dão a partir de Programas de Iniciação à Docência, como o PIBID e o Programa Residência Pedagógica. Todos estes são momentos de construção da profissionalidade docente em que o aluno da licenciatura se insere em seu futuro campo profissional, supervisionado por um professor experiente na função. Portanto, tanto no estágio, como nas PCC e programas de iniciação à docência há um profissional responsável pela supervisão das atividades do licenciando. Este projeto busca, então, apoiar o trabalho desenvolvido nestas ações formativas, a partir da parceria com o Estágio Supervisionado e as disciplinas que contém carga horária de PCC, como as de Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia, TICs no ensino de Ciências, Educação Ambiental e Tendências da pesquisa em Educação em Ciências, dentre outras, presentes no curso de Ciências Biológicas. O objetivo principal é fortalecer a articulação entre a universidade e a escola da educação básica, dando visibilidade às ações desenvolvidas pelos licenciandos, em diálogo com os professores da escola, que supervisionam tais ações. A fim de proporcionar atividades mais interessantes e diferenciadas nas escolas, o projeto busca alimentar um repositório de materiais didáticos e práticas educativas que apoie esta referida articulação, beneficiando os estudantes com um ensino de melhor qualidade.
Em parceria com a Superintendência Regional de Ensino, o projeto AUE busca dar visibilidade às ações de formação inicial e continuada de professores, que ocorrem nas unidades curriculares do curso de Ciências Biológicas que têm carga horária de Prática como Componente Curricular, tais como Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia, Educação Ambiental, TICs na educação científica e Tendências da Pesquisa em Educação em Ciências, dentre outras, e também nos estágios supervisionados no ensino de Ciências e Biologia, além do Programa Residência Pedagógica e PIBID. Nestas ações, que já acontecem habitualmente no curso, os estudantes são estimulados a observar seu futuro ambiente de trabalho, a produzirem materiais didáticos (inclusive usando tecnologias digitais), a realizarem investigações sobre a prática pedagógica desenvolvida, sendo um ambiente profícuo para trocas entre a comunidade escolar e a universidade. Esses materiais, decorrentes das ações produzidas, são bastante ricos, e podem servir como um repositório de práticas para a formação de professores, fazendo circular o conhecimento gerado no interior das escolas pelos estudantes e seus professores supervisores. No curso já temos uma sala onde funciona um Acervo Didático, local onde estão armazenados materiais didático-pedagógicos confeccionados pelos estudantes e disponíveis para empréstimo. O acervo didático está localizado na sala 126 do Prédio do DCBio, e está em pleno funcionamento. Especificamente em relação ao Acervo Didático, destacamos que o uso de recursos e materiais didáticos, especialmente no ensino de ciências, é fundamental. Isso porque o maior problema com a abordagem usual, excessivamente teórica, das disciplinas científicas é a imagem de que tais conteúdos não têm nenhuma relação com o mundo objetivo e a realidade cotidiana do aluno. Surge daí uma visão completamente distorcida da ciência e da atividade científica, que torna a aula desinteressante, prejudicando o próprio desenvolvimento intelectual do estudante (Buffa e Canales, 2007). Vários estudos desenvolvidos na área de formação de professores para o ensino de Ciências reforçam o papel fundamental das atividades práticas como indispensável para o ensino e aprendizagem de processos e fenômenos complexos da Ciência (ver Krasilchick, 2004; Rosito, 2008). A despeito disso, outros estudos (Coquidé, 2008; Borges, 2008) tem apontado que grande parte dos professores da educação básica não têm o hábito de desenvolver atividades práticas. Dentre os motivos, destacam a falta de estrutura física adequada, tais como laboratórios didáticos e salas ambiente; falta de tempo para concluir todos os conteúdos propostos no currículo e insegurança para desenvolver as atividades, o que revela uma fragilidade no seu processo formativo. A fim de sanar esta dificuldade, o uso de materiais didático-pedagógicos práticos, como modelos, maquetes, jogos, oficinas, dentre outros, pode proporcionar uma formação de qualidade aos licenciandos da UFVJM. Além dos graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, professores da educação básica de Diamantina e região também podem ser beneficiados, tendo em vista os ganhos em sua formação proporcionados pelo contato mais próximo com a atividade prática no ensino de Ciências e Biologia. Em última instância também os alunos da educação básica serão beneficiados com uma educação científica mais significativa e de melhor qualidade. Esta pode ser considerada uma ação que busca tornar mais significativas as experiências relativas à docência para os estudantes da licenciatura, para os professores e para os alunos da educação básica. Por ser uma iniciativa de interlocução com a comunidade escolar, esta poderia ser uma atividade passível de creditação extensionista. Pelo exposto acima, a vinculação do projeto se dá na área temática principal Educação e na linha de extensão Formação docente.
O projeto “AUE: Articulação Universidade e Escola”, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, tem o seguinte objetivo geral: - apoiar o trabalho desenvolvido por estudantes de licenciatura e professores de educação básica nas ações formativas desenvolvidas nos Estágios Supervisionados, Programa Residência Pedagógica, PIBID e disciplinas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas que contém carga horária de PCC. Tem ainda, como objetivos específicos: -produzir e divulgar, junto às escolas de Diamantina e região, os materiais didático-pedagógicos desenvolvidos no âmbito do curso, em especial nas disciplinas de PCC e Estágios Supervisionados; - organizar o Acervo Didático e o sistema de empréstimo dos seus materiais; - manter um repositório virtual, com os materiais produzidos por meio de tecnologias digitais; - valorizar a participação do professor da escola como co-formador nas atividades desenvolvidas nas ações formativas; - proporcionar ferramentas didático-pedagógicas mais significativas para suporte às atividades de de ensino-pesquisa e extensão, desenvolvidas no curso junto às escolas, tais como Estágio Supervisionado, PRP, PIBID, etc.; - oferecer aos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas uma formação mais consistente no que tange às atividades práticas, promovendo sua profissionalidade; - contribuir para a qualificação de professores de Ciências e Biologia em sua formação continuada.
-atualizar em 100% o acervo de materiais didáticos presentes no Acervo Didático do curso de licenciatura em Ciências Biológicas - manter dispositivo digital para empréstimo de materiais do Acervo Didático (Trello); - manter página da internet com os materiais didáticos virtuais (blogs, podcasts, vídeos e outros) - registrar, por meio de vídeos e fotos, e divulgar, nas redes sociais, pelo menos 60% das ações realizadas no âmbito das unidades curriculares de Metodologia de Ensino de Ciências e Biologia, Educação Ambiental, TICs no Ensino de Ciências, Tendências da Pesquisa em Educação em Ciências, Estágio Supervisionado em ensino de Ciências e em ensino de Biologia e de ações formativas como PIBID e PRP.
O projeto prevê o convite às escolas campo para a realização das atividades de PCC e estágio supervisionado, valorizando a participação dos professores supervisores destas atividades, como agentes coformadores no processo de profissionalização dos licenciandos. As atividades envolvem o estudo da prática pedagógica, a elaboração de planejamentos (planos de aula e sequências didáticas), a confecção de materiais didático-pedagógicos (maquetes, modelos, podcasts, vídeos, cartilhas, histórias em quadrinhos, dentre outros) e a execução de estratégias e metodologias ativas (oficinas, experimentos, dramatizações, saídas de campo, etc). A execução das atividades será registrada por meio de vídeos ou fotos e será postada nas redes sociais. Os materiais didático-pedagógicos serão doados para o Acervo Didático, que realizará empréstimos para toda a comunidade escolar e acadêmica.
- Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP 28/2001de 02 de outubro de 2001. Dá nova redação ao Parecer CNE/CP 21/ 2001, estabelecendo a duração e a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. - Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de Junho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação inicial de Professores em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. - Borges, Antônio Tarciso. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Vol. 19. Nº3. 2008: 291-313. - BRASIL. Congresso Nacional. Lei Federal nº 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1999. - Buffa, Ester; Canales, Renata Pereira. Extensão: meio de comunicação entre universidade e comunidade. Eccos Revista Científica. Vol. 9. Nº1. 2007:157-169. - Krasilchik, Myriam. Prática de ensino de biologia. EdUSP, 2004. - Rosito, Berenice Álvares. O ensino de ciências e a experimentação. Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. 2003. - Coquidé, Maryline. Um olhar sobre a experimentação na escola primária francesa. Revista Ensaio. Vol. 10 nº.1 jun. 2008 - UFVJM. Projeto Pedagógico do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. 2018. Disponível em http://ufvjm.edu.br/prograd/projetos-pedagogicos.html
Todos os estudantes envolvidos no projeto participarão ativamente do mesmo. Aos estudantes voluntários caberá a produção de materiais resultantes de suas ações na escola: planos de aula, sequências didáticas, maquetes, jogos, podcasts e outros materiais didático-pedagógicos. Os integrantes do projeto serão acompanhados por meio de reuniões mensais de planejamento e avaliação das atividades. Serão avaliados pela assiduidade, compromisso e responsabilidade na execução das tarefas que lhe forem delegadas. Ao bolsista caberá organizar, catalogar e realizar manutenção dos materiais no Acervo Didático do curso; realizar empréstimos e controlar a entrega dos materiais; registrar por meio de fotos e vídeos as atividades realizadas na escola; postar imagens de divulgação das ações do projeto nas redes sociais; manter página virtual do projeto na internet, dentre outras ações que se fizerem necessárias.
Há tempos os professores da educação básica vêm colaborando com a formação dos estudantes de licenciatura da UFVJM, de forma totalmente voluntária. Receber os estudantes de forma acolhedora e compromissada é uma tarefa adicional à já extenuante rotina dos professores da educação básica. A participação neste projeto de extensão implica na valorização do trabalho deste profissional, e também na melhoria da formação dos nossos licenciandos, que já contam com o auxílio de um acervo de materiais didático-pedagógicos à sua disposição, e com a divulgação das boas práticas pedagógicas realizadas nas suas ações de formação. Ressalta-se, no entanto, que os maiores beneficiados pelas ações do projeto são os estudantes da educação básica, que contam com propostas de ensino de melhor qualidade. Ademais, o projeto pode contribuir para o processo de creditação da carga horária de extensão do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Desde que foi implementado, o Acervo Didático tem sido muito utilizado para empréstimo de materiais, sendo imprescindível a presença de um bolsista para a manutenção funcional deste espaço.
Público-alvo
-professores de Ciências e Biologia envolvidos nas ações de supervisão de atividades de Estágio Supervisionado, Programa Residência Pedagógica, PIBID e Práticas como componente curricular do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFVJM
estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFVJM, envolvidos em ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas de educação básica na jurisdição da SRE Diamantina.
estudantes da educação básica serão beneficiados pelas práticas desenvolvidas pelos licenciandos, sob supervisão dos professores das escolas.
Municípios Atendidos
Diamantina
Congonhas Do Norte
Gouveia
São Gonçalo Do Rio Das Pedras
Parcerias
A SRE Diamantina poderá apoiar os professores da rede estadual nas ações de supervisão por eles realizadas e dar visibilidade às ações de formação inicial e continuada de professores que ocorrem no âmbito do curso de licenciatura em Ciências Biológicas.
A Escola Estadual Capitão Jorge Safe, vinculada à Superintendência Regional de Ensino de Diamantina, é uma escola campo que recebe os estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas, para a realização de atividades pedagógicas junto aos estudantes do ensino fundamental e médio.
Cronograma de Atividades
Catalogação, organização , empréstimo e devolução dos materiais didáticos constantes no Acervo Didático de Ciências Biológicas
postagens mensais das ações desenvolvidas no âmbito do projeto na rede social Instagram
Confecção e manutenção dos modelos, maquetes e outros materiais didáticos conservados no Acervo didático.
manutenção de página na internet contendo o repositório de materiais virtuais produzidos no âmbito do projeto
Saída de campo a ser realizadas com os estudantes como metodologia de ensino de ciências e biologia.
Recepção dos estudantes das escolas de educação básica, em parceria com a COPESE, para conhecer o Acervo Didático e o curso de Ciências Biológicas