Visitante
Conheça a UFVJM - Campus Janaúba
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
maria gisenilda barbosa
20241012024209140
divisão de ensino, pesquisa e extensão do campus janaúba
Caracterização da Ação
ciências sociais aplicadas
educação
comunicação
desenvolvimento regional
regional
conheçendo a ufvjm - campus janaúba
Não
Membros
patricia xavier baliza
Voluntário(a)
max pereira gonçalves
Voluntário(a)
bianca dos santos vales
Voluntário(a)
welyson tiano dos santos ramos
Voluntário(a)
carlene ferreira fernandes
Bolsista
raick suel pinheiro
Vice-coordenador(a)
raick suel pinheiro
Vice-coordenador(a)
leila moreira bittencourt rigueira
Voluntário(a)
elém patrícia alves rocha
Voluntário(a)
thales francisco mota carvalho
Voluntário(a)
A presente proposta visa dar continuidade do trabalho de apresentação da UFVJM – Campus Janaúba para os estudantes da região e, ao mesmo tempo, dar continuidade ao processo de conhecimento do perfil, demandas e percepções das direções, supervisões, professores e estudantes das escolas públicas e privadas do Norte de Minas. O projeto já foi realizado em anos anteriores com o público específico de estudantes das escolas públicas e privadas dos municípios do Território da Serra Geral do Norte de Minas, no entanto, pela amplitude e sucesso, tanto do recebimento de visitas no Campus, quanto da realização das visitas nas escolas e também pela presença nas redes sociais (Facebook, Instagram e WhatsApp), em 2024, a proposta se amplia quanto ao público-alvo, passando a contemplar as escolas do ensino fundamental (6º ao 9º ano), quanto a área de abrangência (região Norte de Minas). Assim, esse projeto tem o objetivo de aproximar a UFVJM – Campus Janaúba da realidade regional das escolas da sua região de inserção. Sua característica principal será o recebimento de caravanas no Campus para apresentação da Universidade, realização de demonstrações em laboratórios e outros experimentos que despertem o interesse e a curiosidade dos estudantes.
Escolas públicas, realidade regional, formas de ingresso
Passados quase 10 anos de sua implantação no Norte de Minas, o Campus Janaúba continua com os menores índices de ocupação de vaga entre todos os cursos presenciais oferecidos nos 4 campi da UFVJM. Esse projeto foi institucionalizado em 2018, devido ao incômodo dos servidores diante da falta de conhecimento da população sobre a existência do Campus Janaúba. A execução das ações tanto presenciais como remota realizadas ao longo do tempo contribuem tanto para o público externo conhecer a UFVJM como para a comunidade acadêmica (professores, discentes e técnicos administrativos) conhecerem o público - alvo e suas demandas e/ou percepções, visto que os estudantes são os potenciais candidatos a ingresso nos cursos oferecidos em Janaúba. A experiência acumulada dos anos anteriores apontam para a necessidade de dar continuidade ao convite feito à comunidade externa: “Conheça a UFVJM – Campus Janaúba”, buscando assim a aproximação de acadêmicos do BC&T e dos cursos de engenharias com as instituições públicas e particulares do Norte de Minas. Essa mesma experiência, proporcionou a equipe o entendimento que o projeto inicial estava com característica de Programa de Extensão, pois já se articulava com outras ações de extensão do Campus e, proporcionava contatos e estabelecimento de novas parcerias para criação de outras ações eventos e novos projetos. Com esse entendimento foi criado o Programa “Conhecendo a UFVJM – Campus Janaúba”, com título semelhante ao projeto, mas com a mudança do verbo para o gerúndio representando esse movimento das ações de extensão em andamento e que são necessárias serem contínuas,como é o caso do recebimento de visitantes da comunidade externa no Campus. Nesse sentido, a proposta do presente projeto para 2024 se amplia quanto ao público-alvo, passando a contemplar as escolas do ensino fundamental (6º ao 9º ano), quanto a área de abrangência (região Norte de Minas) e se restringe ao recebimento de visitas no Campus. Sua característica principal será o recebimento de caravanas no Campus para apresentação da Universidade, realização de demonstrações em laboratórios e outros experimentos que despertem o interesse e a curiosidade dos estudantes. Outra característica deste projeto é que em cada ação (indo na escola ou recebendo visita no Campus) a equipe de execução do projeto (professores, técnicos e alunos) ouvem dos estudantes seus saberes, suas dificuldades e anseios em relação ao curso superior pretendido, provocando reflexões e ideias de outras ações de extensão, que venham responder à realidade percebida. Portanto, o presente projeto responde à necessidade de continuidade das ações de aproximação da UFVJM com a realidade regional, pois até então os projetos de extensões do Campus Janaúba não contemplavam as cidades do entorno. Sua abrangência regional envolve a realização de eventos conjuntos com as escolas estaduais e também com particulares, no intuito de socializar com a comunidade externa os conhecimentos que produz e tornar o Campus mais conhecido entre os estudantes da região. Além de levar informações sobre a modalidade do bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e dos cursos terminais de engenharias oferecidos, o projeto contempla atividades de divulgação dos processos seletivos da UFVJM, visando incentivar os estudantes das escolas públicas a participar das seleções SASI e SISU/Enem, contribuindo assim com a superação da dificuldade de preenchimento de vagas do Campus Janaúba e, principalmente, propiciará que os estudantes apresentem seus saberes, anseios, dificuldades e expectativas em relação ao curso superior pretendido, colocando a UFVJM em sintonia com a realidade dos estudantes das escolas públicas da região e provocando reflexões e ideias de outras ações de extensão, que venham responder à realidade percebida. Os princípios extensionistas da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão; da interdisciplinaridade e da interação social estão presentes nesse projeto e pretende se que ele seja canal de aproximação da UFVJM com a realidade regional, pois até o presente momento, são poucas as ações de ensino e extensão que contemplam as cidades do entorno. O fato de ser a primeira Universidade Federal do Território da Serra Geral e a segunda do Norte de Minas amplia ainda mais o desafio de ampliar o quantitativo de projetos e/ou ações de que sejam sensíveis aos problemas da região, que considerem suas maiores demandas e prioridades, tornando-o Campus Janaúba mais conhecido pelas atividades que realiza e não apenas pelas mídias sociais e realização de processos seletivos. Acredita Se que uma das formas de superar esse desafio é incentivar ações que conectem à UFVJM com as questões locais e regionais, sendo o projeto “Conheça a UFVJM – Campus Janaúba, um convite à comunidade externa, mas que carrega implicitamente outro convite, direcionado aos membros da comunidade acadêmica, com uma necessidade mais latente “Conheça os estudantes da região Norte de Minas, seus saberes, dificuldades e anseios”. Desse modo, esse projeto consiste em ações de mão dupla, onde a universidade amplia e aprofunda suas relações com a comunidade.
A etapa de expansão da UFVJM, que contemplou o município de Janaúba, ampliou ainda mais a capacidade de inserção regional da universidade e privilegiou as regiões mais carentes do Estado de Minas Gerais constituindo importantes oportunidades para as pessoas cursarem o ensino superior (UFVJM, 2013). O débito social que existia com a região Norte de Minas é evidenciado pelo baixo percentual da população que possuía curso superior em 2010, o correspondente a 3,21% (IBGE, 2010) e também pelas desigualdades socioeconômicas existentes. Segundo Serra e Rolim (2013), o engajamento regional das universidades é um desafio que assume um papel extremamente relevante e envolve uma ampla gama de ações e, sobretudo, a construção de uma parceria com as autoridades regionais/locais. Nesse sentido, é oportuno que a UFVJM explore o potencial de influência que as escolas de ensino médio exercem nas escolhas de seus alunos, pois a influência dos professores e dos profissionais das escolas que o aluno do BC&T – JAN frequentou é bem mais significativa do que por exemplo a influência de familiares e amigos (BARBOSA, 2018), portanto a realização deste projeto de extensão nesses espaços poderá contribuir significativamente para o estabelecimento de parcerias com as escolas públicas, iniciando assim uma relação que poderá ser aprofundada por meio de outros projetos que possam vir a ser criados, a partir do contato com a realidade regional. A proposta de continuidade desse projeto é reflexo dos bons resultados já alcançados por meio das ações já realizadas, pois novos projetos e eventos de extensão surgiram a partir do contato dos servidores com os estudantes da região. Além disso, somente no 2º semestre de 2023 (após o registro no fluxo contínuo), o projeto já recebeu visitas de 9 escolas no Campus, contemplando diretamente 313 estudantes, 25 professores e 3 diretores que puderam conhecer a estrutura dos prédios e participar dos experimentos em laboratórios e visitou 1 escola no município de Jaíba tendo contemplado cerca de 110 alunos do 6º ano ao 3º do ensino médio, durante a Feira de Ciências da escola. Acrescenta-se neste contexto, o grande sucesso que tem sido o recebimento de visitas no Campus, que a coordenação do projeto possui lista de espera das escolas para agendamento, inclusive demandas pré-agendadas para fevereiro de 2024. Apesar do projeto ser referenciado no Campus como um dos principais mecanismos de “divulgação do Campus”, a equipe executora empenha-se sempre para que os estudantes, professores e diretores (visitantes) não serão meros recebedores das informações dos cursos e dos processos seletivos, mas sim atores ativos que podem externar suas maiores dificuldades, dúvidas e também expectativas em relação aos serviços prestados pela universidade. Acredita-se que, se for possível, realizar as visitas nas escolas e/ou recebimento de visitas no Campus elas serão momento propício para que docentes, técnicos administrativos e discentes, membros da equipe do projeto, reflitam sobre a realidade dos estudantes das escolas públicas da região e também conheçam onde as escolas estão localizadas, troquem informações com diretores e professores da rede estadual e juntos encontrem soluções e/ou ideias para outros projetos e ações que promovam a superação das dificuldades, o intercâmbio de conhecimentos, saberes e serviços. Um resultado positivo que pode ser apontado dessa reflexão sobre a realidade dos estudantes é o reconhecimento por parte de muitos servidores de que é necessário a oferta de cursos no turno noturno para atender a demanda dos estudantes que precisam conciliar os estudos com trabalho. Essa percepção já está movimentando o Campus em comissões de estudo para migração dos cursos atuais para turno noturno e também a criação no novo curso Engenharia Elétrica de forma acessível aos jovens trabalhadores da região. Nesse sentido, o projeto possui a forte característica da mão dupla tão tratada quando o assunto é extensão, pois ao mesmo tempo em que a UFVJM é apresentada, a ação proporciona aos professores, técnicos, alunos e terceirizados envolvidos na execução do projeto, conhecer a realidade regional, aproximando-os das demandas externas da instituição. Portanto, o projeto “Conheça a UFVJM – Campus Janaúba” é uma iniciativa que promove tanto a integração entre a comunidade acadêmica quanto entre a UFVJM e os estudantes das escolas estaduais. Considerando que um dos objetivos do PIBEX é “ampliar e aprofundar as relações entre a UFVJM e outros setores da sociedade”, percebe-se que para os novos campi, um dos caminhos para atingi lo é tornar-se mais conhecidos, pois para se aprofundar relações é necessário que antes elas existam e uma das alternativas simples e práticas encontrados pelo Campus Janaúba é conciliar o recebimento de visitas no Campus com a divulgação nas mídias digitais, principalmente fortalecendo a presença nas redes sociais oficiais do Campus já existentes (facebook, instagram e YouTube). É muito comum os estudantes tirarem fotos durante a visita e marcar o perfil do Campus Janaúba e isso contribui para o maior conhecimento da Universidade. Desse modo, fica evidente que a presente proposta objetiva não somente a captação de novos candidatos para os processos seletivos, mas conhecer a realidade regional, promover reflexões e provocar ideias de novas ações que revelem o compromisso social da UFVJM com a região. Sabe-se que 80% dos alunos matriculados no BC&T são egressos de escolas públicas e em sua maioria (57,5%) oriundos de Janaúba ou de alguma cidade do Território da Serra Geral, outros 19% de outra cidade do Norte de Minas e somente 17,5% de outra cidade do Estado e 6% de outros Estados (BARBOSA, 2018). Esses dados reforçam que a UFVJM tem potencial para ser reconhecida como universidade da região e para isso é importante que mesmo aqueles que não escolhem o Campus Janaúba para cursar a sua graduação saibam da sua existência e conheçam os cursos e serviços oferecidos. Sabe-se também que o processo seletivo SISU é o que capta maior quantidade de alunos para ingresso nos cursos do Campus Janaúba (BARBOSA, 2018). No entanto, em todas as etapas do SISU, desde o 2014/1 até o 2023/2, todos os candidatos inscritos no processo foram convocados, independente da nota obtida e, mesmo assim, em todos os semestres ainda houve a sobra de vagas por falta de estudantes interessados em realizar a matrícula. Vale registrar que a concorrência do processo seletivo SASI do BC&T – JAN apresentou nos últimos anos um quantitativo de candidatos inferior ao número de vagas nas 9 modalidades/grupo do processo. Isso já indica que o primeiro semestre de cada ano tem baixa entrada e a outra forma de aumentar o preenchimento de vagas para compensar é o processo seletivo do SISU. Mesmo após a mudança para o novo prédio, sede do Campus, em 2019, continua sendo preocupante o baixo índice de ocupação de vagas dos cursos do Campus Janaúba, eles possuem os menores índices de preenchimento de vaga entre todas as graduações oferecidas nos 4 campi da UFVJM. No 2º semestre de 2023, o percentual de ocupação de vagas dos cursos de Janaúba foi de 37,50% de uma oferta de 120 vagas nos 4 cursos ofertados. A ocupação individual dos cursos foi: Ciência e Tecnologia 36,67%; Engenharia Física 20% e Engenharia de Materiais 35% e Engenharia de Minas 60% cada. Observou-se que a taxa de ocupação melhorou em apenas 2% em relação ao semestre anterior. Nota-se também que a baixa taxa de ocupação de vagas no curso Ciência e Tecnologia (BC&T) reflete no segundo ciclo de formação, denominados cursos terminais ou engenharias. De acordo com Barbosa (2018), os cursos do Campus Janaúba possuem fragilidades como: baixo número de candidatos nos processos seletivos, consequentemente baixo número de ingressantes por semestre, somente 45,5% dos estudantes do BC&T querem permanecer nas engenharias do próprio Campus e alto índice de evasão no primeiro ciclo de formação. É também perceptível que a modalidade de Bacharelado Interdisciplinar ainda é pouco conhecida na região Norte de Minas e que os cursos terminais ofertados se diferenciam bastante das engenharias tradicionais conhecidas pela população (Engenharia Física, Engenharia de Materiais e Engenharia de Minas). Para Ferreira et. al (2016) muitos estudantes ainda não sabem qual a conduta a ser tomada para ter acesso ao ensino superior, pois ainda há escassez de informação. Observa-se que uma das estratégias que constam no Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) é estimular mecanismos para ocupar as vagas ociosas em cada período letivo na Educação superior pública (BRASIL, 2014). Dessa forma, a proposta apresentada neste projeto está em consonância com as estratégias do PNE. Cabe ressaltar que a percepção dessa proposta se deu pelo baixo número de ingressantes nos 4 cursos já implantados no Campus e também pela falta de informação diagnosticada por meio de relatos dos próprios servidores do Campus, que escutaram da comunidade externa falas como: “arruma uma bolsa para mim”; “UFVJM, onde fica isso?”; “quanto é a mensalidade?”; “você trabalha no Instituto Federal?” Incomodados com a falta de identidade da UFVJM-Campus Janaúba e com a baixa ocupação de vagas nos processos seletivos é que a comunidade acadêmica percebeu a necessidade de criar ações de divulgação, que pudessem contribuir com a resolução desse problema e, ao mesmo tempo, contribuir com a superação das dificuldades dos estudantes de escolas públicas em ingressar na universidade pública. Essas fragilidades reforçam a importância da UFVJM estabelecer relações mais profundas com a comunidade externa e revelam um cenário favorável a implementação desse projeto, pois ele proporcionará aos estudantes conhecimentos quanto aos processos seletivos da UFVJM; às formas de inscrição e isenção de taxas; a ampla opção de cursos, distribuídos nos 4 campi; ao sistema de reservas de vagas adotado; a assistência estudantil oferecida; à nova estrutura que o campus sede oferecerá; além de esclarecimentos quanto à modalidade do bacharelado interdisciplinar e dos seus cursos terminais. Desta forma, compreende-se que o projeto envolve bem mais que práticas destinadas à solução de problemas do Campus Janaúba referente ao baixo número de ingressantes no BC&T, a falta de identidade das engenharias e a divulgação de informações. Assim, espera-se que as ações propostas possam continuar contribuindo para a maior inserção da UFVJM na comunidade externa.
Objetivo geral: Aproximar a UFVJM – Campus Janaúba da realidade regional dos estudantes do Norte de Minas. Objetivos específicos: Sensibilizar docentes, discentes, técnicos administrativos e terceirizados para envolvimento nas ações de divulgação da UFVJM e de seus cursos; Conhecer a realidade dos estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas da região e identificar suas principais dúvidas, dificuldades e anseios em relação ao curso superior pretendido e aos processos seletivos SASI e SISU; Organizar e executar atividades que integrem as 3 categorias da comunidade acadêmica e ainda valorize e envolva a participação dos prestadores de serviços terceirizados; Levar os docentes, técnicos administrativos e discentes para conhecer in loco as escolas públicas, sua localização, estrutura física e colocá-los em contato com direções, professores e alunos; Divulgar as formas de ingressos, principalmente os processos seletivos SISU, SASI, Transferência e Obtenção de Novo Título; Apresentar a modalidade do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e os cursos terminais implantados e previstos; Despertar o interesse da comunidade acadêmica em idealizar novos projetos de extensões que atendam a realidade percebida durante as visitas as escolas.
METAS DE IMPACTOS DIRETO Promover pelo menos 2 ações de sensibilização que contemplem os 52 docentes, 290 discentes, 48 técnicos administrativos e 24 terceirizados para conhecimento da realidade da baixa ocupação de vagas do Campus Janaúba; Realizar uma capacitação para os membros da equipe do projeto, com os coordenadores de cada um dos 4 cursos oferecidos para maior esclarecimentos sobre o curso: tempo de duração, perfil do egresso, mercado de trabalho, entre outros; Receber, no mínimo 2 visitas de escolas por mês; Estabelecer contato com as direções das referidas escolas e, juntos, definir o melhor formato do evento e das atividades para o dia da visita; Criar pequenas equipes de trabalho, com membros da equipe do projeto e voluntários das 3 categorias, para que fiquem responsáveis por cada ação de divulgação da UFVJM e de seus cursos (equipe de palestra, equipe de mostra de experimentos, equipe de organização etc); Identificar as principais dúvidas dos estudantes em relação aos editais dos processos seletivos SASI e SISU e elaborar um relatório a ser enviado à PROGRAD para melhoria dos processos; METAS DE IMPACTOS INDIRETO Criar mecanismos que incentivem a participação dos estudantes nos processos seletivos da UFVJM; Popularizar e fortalecer a marca da UFVJM na região; Estimular a elaboração de novos projetos e ações de extensão de forma a contribuir com o aumento do número de ações no Campus Janaúba, que recebam a participação da comunidade externa; Aumentar em pelo menos 20% o quantitativo de candidatos inscritos nos processos seletivos para o BC&T do Campus Janaúba.
A execução do projeto contemplará a realização de diversas atividades de forma a alcançar os objetivos propostos e necessitará de diferentes métodos: capacitação, sensibilização, rodas de conversas, palestras expositivas e interativa, demonstrações de experimentos de laboratórios, registros, entre outros. CAPACITAÇÃO DA EQUIPE DO PROJETO: Inicialmente será realizada a capacitação da equipe envolvida no projeto e discussão do plano de trabalho e cronograma, no intuito de captar ideias e, de forma participativa, encontrar as melhores alternativas para o trabalho de sensibilização da comunidade acadêmica. Com a capacitação tanto o estudante bolsista e os demais estudantes voluntários, quanto os servidores membros do projeto terão a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre a UFVJM e seus cursos. Através de reuniões semanais com os organizadores do projeto, os integrantes serão orientados quanto aos objetivos e metas a serem atingidas. Semanalmente, o aluno bolsista fará um relatório das atividades realidades e dos encaminhamentos realizados, de forma que suas anotações poderão subsidiar novas capacitações, correções e/ou melhorias. REUNIÕES DE SENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA: Após a capacitação, a equipe desenvolverá ações presenciais e também em meios eletrônicos (e-mail e redes sociais) para sensibilização dos docentes, discentes, técnicos administrativos e terceirizados quanto à realidade da baixa ocupação de vagas do Campus Janaúba e a importância do projeto. CAPACITAÇÃO COM OS COORDENADORES DE CURSO: Após a sensibilização, pretende-se oferecer uma capacitação ministrada pelos coordenadores de cursos para que os mesmos possam dar esclarecimentos sobre seus cursos. Essa etapa é de fundamental importância para que os membros da equipe de execução estejam seguros para apresentar a modalidade do BC&T e dos cursos terminais à comunidade externa. ARTICULAÇÃO JUNTO ÀS ESCOLAS: O contato com as escolas e a articulação das visitas ocorrerão durante todo o ano de 2024 e acontecerão através de contato telefônico, e-mail e/ou presencial. Em caso de dificuldades, contar-se – á com a colaboração e apoio da Superintendência Regional de Ensino de Janaúba. O formato do evento e o tempo de duração será definido junto à direção das escolas, podendo ocorrer na forma de feira de ciências, mostra de profissões, palestras, rodas de conversas, entre outras metodologias que atendam as demandas apontadas pelos gestores locais. Nesta articulação será priorizado o recebimento de visitas das escolas que já manifestaram interesse em 2023 e que ainda não foram atendidas. PREPARAÇÃO DO MATERIAL E ORGANIZAÇÃO DO EVENTO: Após a definição do formato do evento, o bolsista coordenará a etapa de preparação de material e a organização do evento. É o momento que possibilita o exercício da criatividade, o desenvolvimento de seus talentos, o compartilhamento de experiências, a pesquisa e a interação com docentes e técnicos administrativos na preparação de experimentos. Sabe-se que os conteúdos estudados no BC&T contemplam conhecimento básicos das áreas de química, física, biologia e matemática e permitem a criação de atividades práticas que despertem o interesse dos estudantes. FORMAÇÃO DAS EQUIPES DE TRABALHO: Cada visita em escola contará com uma equipes de trabalho, garantindo a participação de docentes, discentes e técnicos administrativos e poderá contar com o apoio dos prestadores de serviços terceirizados (motoristas e pessoal da limpeza). As equipes serão montadas considerando as habilidades e afinidades de cada membro e/ou voluntário com o formato de evento definido. RECEBIMENTO DE VISITANTES NO CAMPUS: As datas das visitas às escolas serão definidas por meio do diálogo da coordenação do projeto e aluno bolsista com as direções das escolas, conforme já autorizado pela Superintendência Regional de Ensino de Janaúba e respeitando o calendário letivo da Secretaria Estadual de Educação – SEE/MG. As atividades a serem desenvolvidas propiciarão a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades tanto por parte da equipe do projeto quanto dos estudantes das escolas públicas e poderão contemplar métodos diversos: rodas de conversas, mostra de profissões, demonstrações de práticas de laboratório, dentre outros. Poderão ser realizadas palestras expositivas e interativas com participação de técnicos administrativos, docentes e acadêmicos veteranos do bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e dos cursos de engenharias do Campus Janaúba. Cada visita a escola será dividida em 2 momentos: a primeira com a exposição do conteúdo, apresentação de relatos de experiências e demonstrações de experimentos das áreas de química, física e biologia e a segunda para ouvir os estudantes, conhecer seus saberes, suas dúvidas, dificuldades e anseios em relação ao curso superior e/ou ao processo seletivo. Ressalta-se que as referidas visitas possuem viabilidade logística uma vez que já existe o diálogo com as coordenações de curso para organizar os horários de aulas nos laboratórios específicos de forma que, ao menos 1 dia da semana fique livre para as atividades de extensão . Possui viabilidade técnica, uma vez que já conta com a adesão de docentes e técnicos administrativos em quantitativo satisfatório para realização das diversas ações, podendo fazer alternância entre as equipes de cada ação e evitando a sobrecarga de trabalho. Além disso, conta com a viabilidade operacional tanto para o recebimento de visitas no novo Campus, que possui infraestrutura suficiente para recebimento de visitantes, quanto para realização de visitas que conta com a boa receptividade das escolas e com o apoio da SRE - Janaúba. Para melhor organização e também para divulgação da UFVJM, pretende-se que toda a equipe de trabalho de cada evento esteja trajada com a camiseta com logo da Universidade ou do curso. E sempre que possível, portanto itens que reforçam a marca da universidade: boné, squeze, bolsa e/ou outro produto que o participante já possua. AVALIAÇÃO: A avaliação tanto do bolsista e dos demais discentes voluntários que aderirem ao projeto, quanto das visitas realizadas e/ou recebida será contínua, no intuito de intervir e melhorar para as ações do mês subsequente. Para padronizar o formato de avaliação e torná-la participativa, envolvendo os membros daquelas ações, será elaborado um formulário padrão, que facilite para que registro dos pontos positivos, negativos e sugestões de cada ação. A direção da escola e/ou o professor responsável pelo acompanhamento dos estudantes, responderá a um pequeno questionário após a realização do evento para avaliação, da mesma forma será registrado os pontos positivos, negativos e sugestões. ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS POR MUNICÍPIO: A participação dos estudantes, as demandas e a percepção da direção das escolas serão compiladas e registradas em relatório por município, mas que contemple as especificidades de cada escola. Será elaborado um formulário padrão para registro de cada atividade, que ficará sob a responsabilidade de preenchimento do bolsista. As atividades do projeto também poderão ser registradas através de fotografias e síntese do conteúdo abordado. AVALIAÇÃO FINAL DO PROJETO: No último mês de execução do projeto será destinado um momento para avaliação das ações realidades e análise das metas atingidas. O relatório final também será encaminhado à PROGRAD para que possam elaborar outras ações, a partir da experiência desse projeto.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, 26 jun. 2014. Seção 1, n. 7, p. 1- 8. Edição extra. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2018. BARBOSA, Maria Gisenilda. A expansão e a interiorização das universidades federais: uma análise dos processos de criação, implantação e funcionamento da UFVJM – Campus Janaúba, ocorridos no período 2012-2017. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Teófilo Otoni, 2018. FERREIRA, Rodrigues Elisamara et. al. Divulgação sobre a Universidade Federal de Minas Gerais para alunos de escolas públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Revista Conexão UEPG, vol. 12, n. 3, p. 504-513, set.-dez., 2016. SERRA, Maurício; ROLIM, Cássio. Desenvolvimento e engajamento regional: o papel das universidades. In: SILVEIRA, Rogério L. L. da (org). Observando o desenvolvimento regional brasileiro: processo, políticas e planejamento. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2013. UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. Resolução nº 8 – CONSU, de 1 de junho de 2012. Aprova o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Diamantina, 2012. Disponível em: .html?lang=pt_BR.utf8%2C+pt_BR.UT&start=10>. Acesso em: 17 nov. 2018. ______. Resolução nº 10 – CONSU, de 6 de setembro de 2013c. Aprova a criação de cursos de graduação, modalidade presencial, a serem ofertados no Campus de Janaúba-MG da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina, 2013. Disponível em: .html?lang=pt_BR.utf8%2C+pt_BR.UT&start=10 >. Acesso em: 17 nov. 2018. ______. SASI 2018. Concorrência. Disponível em: . Acesso em: 7 nov. 2018.
A inserção do estudante de um dos cursos do Campus Janaúba neste projeto objetiva contribuir para que a sua formação seja mais comprometida com a realidade regional e desde a graduação tenha a possibilidade de desenvolver habilidades e de utilizar seus conhecimentos teóricos na prática. A formação dos estudantes do curso bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, como a própria modalidade do curso já revela em seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC), deve ser generalista, crítica e reflexiva e que permita desenvolver a capacidade de enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, portanto o presente projeto de extensão contribui diretamente para sua formação porque contempla uma diversidade de atividades para atender às diferentes demandas que forem surgindo por parte das direções das escolas. O bolsista a ser selecionado preferencialmente deve estar matriculado em um dos cursos de engenharias e já ter passado pela experiência do bacharelado interdisciplinar, assim terá em seu currículo experiências vivenciadas ao longo do curso que poderão ser compartilhadas com os membros da equipe do projeto e também com os estudantes, futuros candidatos ao BC&T. Além disso, pode-se afirmar que a contribuição será de mão dupla, o bolsista e/ou os discentes voluntários contribuem com o projeto, através de suas experiências e o projeto contribui na sua formação e no desenvolvimento de habilidades necessárias a boa comunicação, percepção da realidade local, reflexões sobre as dificuldades que o Campus enfrenta, ao mesmo tempo que ajudará a desempenhar competências ligadas ao planejamento e organização de eventos, articulação e sensibilização dos envolvidos, avaliação, entre outras. Dessa forma, entende-se que a contribuição do projeto na formação do discente não é apenas em competências profissionais, mas, sobretudo cidadã, uma vez que as escolas públicas de ensino médio são locais privilegiados que possibilitam o discente da UFVJM contribuir na democratização do acesso ao ensino superior, despertando nos estudantes das escolas públicas o interesse por exercer seu direito ao acesso ao ensino superior gratuito. O bolsista e os demais discentes voluntários envolvidos serão capacitados pelos técnicos administrativos sobre as formas de ingresso e editais SASI e SISU e pelos docentes para fazer demonstrações, através de experimentos, da relação das questões teóricas com as práticas. O bolsista, junto com a equipe do projeto terão contato com a comunidade externa (direção, professores e alunos do ensino médio) ampliando as relações com as escolas públicas, ao mesmo tempo em que aprofundarão o conhecimento sobre o próprio curso em que estejam matriculados, terão momentos de estudar o projeto pedagógico, ouvir profissionais das áreas das engenharias falando sobre a área de atuação de seus cursos, preparando experimentos, apresentando aos alunos do ensino médio a aplicação de conhecimentos nas áreas de cálculo, física, química e biologia e respondendo às dúvidas da comunidade sobre os processos seletivos, entre outros momentos de troca de saberes. Como o projeto também se vincula à pesquisa, pois cada visita propiciará o estudo da realidade local e regional, assim como das demandas da comunidade e do perfil dos estudantes atendidos, os estudantes (bolsista e voluntários) serão incentivados a construir relatos de experiência e escrever artigo científico, que poderá ser submetido a eventos científicos e/ou a revistas especializadas da área. Além das atividades já descritas que exigem do bolsista a interação com os demais membros da equipe, ele desempenhará atividades administrativas como: elaborar relatórios de cada visita, organizar as avaliações por escola e município, monitorar o recebimento das avaliações a serem realizadas pelas direções das escolas, controlar as listas de presença demais discentes voluntários envolvidos no projeto, manter o material do projeto organizado, entre outras. O discente será acompanhado pelo docente na preparação de experimentos e/ou conteúdo expositivo e pelo técnico administrativo na realização das atividades que exigem habilidades administrativas. A avaliação tanto do bolsista e quanto dos demais discentes voluntários que aderirem ao projeto será contínua e junto com a emissão do atestado de frequência será emitido feedback's mensais, no intuito de intervir e corrigir falhas para o mês subsequente.
O presente projeto é relevante porque resolve um problema interno do Campus que é a ausência de equipe responsável pelo recebimento de visitas no Campus e o problema externo que é a agilidade no retorno das demandas apresentadas pela comunidade, aliado ao desconhecimento da existência do Campus Janaúba. Ele surge como uma alternativa de manter a comunicação e o diálogo iniciado anteriormente e que, ganhou tamanho alcance, que tornou-se inviável encerrá-lo, da mesma forma que tornou inviável mantê-lo nos mesmos moldes anteriores, em virtude das inúmeras demandas de recebimento de visitas no Campus, esgotando a agenda da equipe. A reformulação proposta neste projeto garante a sua exequibilidade com maior exito, sem esgotar a equipe. Observações: Esta ação está vinculada ao Programa Conhecendo a UFVJM - Campus Janaúba, registro nº 202104000061 e configura-se como reapresentação do projeto Conheça a UFVJM - Campus Janaúba, registro nº 202203000357.
Público-alvo
Professores, diretores, supervisores e estudantes das escolas públicas e privadas da região do Norte de Minas, com prioridade para as séries do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º ao 3º ano do ensino médio.
Municípios Atendidos
Capitão Enéas
Montes Claros
Janaúba
Verdelândia
Jaíba
Porteirinha
Nova Porteirinha
Parcerias
A SUPERINTENDENCIA REGIONAL DE ENSINO é parceria deste projeto e manifestou expressamente a sua anuência para que a coordenação do projeto agende com as direções das escolas públicas, as datas das visitas da UFVJM na(s) escola(s) ou visitas da Escola no Campus. A participação da(s) escola(s) será na definição/seleção dos estudantes que participarão das atividades, acompanhamento dos estudantes nos casos de visitas no Campus da UFVJM, definição, junto à equipe do projeto, dos temas a serem abordados na ocasião da(s) visita(s). Além disso, registra-se que, as escolas fornecem o lanche e o transporte dos estudantes até o Campus.
Cronograma de Atividades
Recebimento de caravanas de visitantes no Campus
A capacitação da equipe envolvida no projeto e discussão do plano de trabalho e cronograma será realizada no intuito de captar ideias e, de forma participativa, encontrar as melhores alternativas para o trabalho de sensibilização da comunidade acadêmica. Com a capacitação tanto o estudante bolsista e os demais estudantes voluntários, quanto os servidores membros do projeto terão a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre a UFVJM e seus cursos. Através de reuniões semanais com os organizadores do projeto, os integrantes serão orientados quanto aos objetivos e metas a serem atingidas. Semanalmente, o aluno bolsista fará um relatório das atividades realidades e dos encaminhamentos realizados, de forma que suas anotações poderão subsidiar novas capacitações, correções e/ou melhorias.
Após a capacitação, a equipe desenvolverá ações presenciais e também em meios eletrônicos (e-mail e redes sociais) para sensibilização dos docentes, discentes, técnicos administrativos e terceirizados quanto à realidade da baixa ocupação de vagas do Campus Janaúba e a importância do projeto.
A preparação do material e a organização do evento será o momento que possibilita ao discentes bolsistas e voluntários o exercício da criatividade, o desenvolvimento de seus talentos, o compartilhamento de experiências, a pesquisa e a interação com docentes e técnicos administrativos na preparação de experimentos. Sabe-se que os conteúdos estudados no BC&T contemplam conhecimento básicos das áreas de química, física, biologia e matemática e permitem a criação de atividades práticas que despertem o interesse dos estudantes.
No último mês de execução do projeto será destinado um momento para avaliação das ações realidades e análise das metas atingidas. O relatório final também será encaminhado à PROGRAD para que possam elaborar outras ações, a partir da experiência desse projeto.