Visitante
Para Marias e Teresas: incentivando meninas nas Ciências, Tecnologias e Engenharias
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
anamaria de oliveira cardoso
2024101202450187
instituto de ciência e tecnologia
Caracterização da Ação
engenharias
educação
0
temas específicos / desenvolvimento humano
municipal
programa de extensão da engenharia química - peeq
Não
Membros
ayra karolliny silva assuncao
Bolsista
rayane oliveira fernandes
Voluntário(a)
thábata de figueiredo thomaz
Voluntário(a)
d'angellis de fátima roque oliveira
Voluntário(a)
karen santos tibaes
Voluntário(a)
jamylle da silva luiz nonato
Voluntário(a)
manuela luiza de souza
Voluntário(a)
sabrina da silva farnezi
Voluntário(a)
lilia joana ribeiro
Voluntário(a)
maria fernanda ferreira lacerda
Voluntário(a)
edwiges nazzare borges
Voluntário(a)
mariane olivier brandão arrieiro
Voluntário(a)
maria luiza de assis silvanio
Voluntário(a)
hortência luma fernandes magalhães
Voluntário(a)
camily cristina oliveira
Voluntário(a)
raiany mary teixeira
Voluntário(a)
priscila mendes carvalho
Voluntário(a)
monica aparecida cruvinel valadao
Vice-coordenador(a)
As mulheres têm uma grande contribuição no desenvolvimento científico das Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (Science, Technology, Engineering and Mathematical -STEM) porém, representam cerca de um terço dos matriculados nos cursos superiores dessas áreas. Além disso, esse percentual de participação é menor ainda no mercado de trabalho e em posições de liderança. Para que este cenário seja modificado é preciso desenvolver ações que não apenas incentivem meninas a ingressarem em cursos nessas áreas, mas também que promovam um ambiente inclusivo e igualitário. O projeto de extensão "Para Marias e Teresas: incentivando meninas nas Ciências, Tecnologias e Engenharias", em atividade desde de 2021, tem como objetivo principal promover o empoderamento e a participação das mulheres nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática. Para isso, serão realizadas uma série de atividades e ações, tanto no âmbito acadêmico quanto no âmbito social. O projeto iniciou suas atividades de forma remota no ano de 2021, durante a pandemia da COVID-19, produzindo conteúdo para as redes sociais que promovessem a divulgação da participação femininas nas áreas de STEM e lives com profissionais que proporcionassem o debate sobre o viés de gênero e outras questões relevantes para a temática. Em 2022, iniciando as atividades presenciais, foram promovidas rodas de conversa sobre esterióripos de gênero, síndrome da impostora e outras temáticas, além da continuidade na elaboração de conteúdo online de divulgação e visita às escolas de Diamantina divulgando as ações do projeto. Em 2023, estabeleceu-se uma parceria com dois grupos que atuam na UFVJM, o NÓS, cujo objetivo é fortalecer a rede de proteção à violência domestica/violência a mulheres, e o Mulier, promovendo ações de forma conjunta dentro da UFVJM além de uma parceria com o IFNMG, promovendo ações conjuntas e a mentoria de discente do Instituto. Destaca-se também a oferta de atividades para as meninas da Vila Educacional das Meninas, promovendo as áreas de STEM e auxiliano no reforço escolar. Parao próximo ano do projeto, no contexto acadêmico, serão oferecidos workshops, palestras e cursos voltados especificamente para o público feminino, visando despertar o interesse e a confiança dessas mulheres nas STEM. Também serão proporcionadas oportunidades de mentoria e orientação, conectando alunas com profissionais e pesquisadoras bem-sucedidas nessas áreas. Dessa forma, busca-se criar um ambiente de apoio e encorajamento para que as mulheres possam desenvolver suas habilidades e potenciais. No âmbito social, serão realizadas ações de conscientização e sensibilização sobre a importância da igualdade de gênero nas STEM. Serão organizados eventos e campanhas para combater estereótipos de gênero e preconceitos, além de incentivar a participação feminina em atividades extracurriculares relacionadas às ciências e tecnologia. O projeto também terá parcerias com empresas e instituições, buscando oportunidades de estágio e trabalho para as alunas, para que assim possam inserir-se no mercado de trabalho de maneira mais equitativa. Acredita-se que, por meio desse projeto, será possível criar um ambiente mais inclusivo e igualitário, onde as mulheres possam exercer suas potencialidades e contribuir plenamente para o desenvolvimento científico e tecnológico. O projeto visa, assim, diminuir a disparidade de gênero nas STEM e promover uma sociedade mais justa e equânime.
Mulheres, Divulgação Científica, Educação, Ciência, Equidade de gênero
O projeto de extensão "Para Marias e Teresas: incentivando meninas nas Ciências, Tecnologias e Engenharias" surge em resposta à necessidade de promover a equidade de gênero nas áreas de STEM (Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática). Apesar do aumento da presença feminina no ensino superior, ainda há uma disparidade de gênero nessas áreas, especialmente nas engenharias e tecnologia. Essa disparidade é resultado de uma construção histórica e cultural que perpetuou a ideia de que essas áreas são inapropriadas para as mulheres. Durante muito tempo, estereótipos de gênero associaram características masculinas ao sucesso nessas profissões. No entanto, estudos têm mostrado que essas visões estão ultrapassadas e limitadoras. Nesse contexto, a extensão universitária vem desempenhando um papel fundamental ao promover discussões e ações para a equidade de gênero e incentivo à participação das meninas nesses cursos. Diante disso, o projeto "Para Marias e Teresas" tem como objetivo principal realizar ações junto a escolas públicas e privadas de Diamantina e região, visando estimular o interesse de meninas em carreiras relacionadas a STEM. Além disso, o projeto busca promover oportunidades de desenvolvimento e fortalecimento das mulheres já matriculadas nos cursos de STEM da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Para alcançar esses objetivos, o projeto também visa valorizar e destacar o trabalho das mulheres que contribuem para o avanço da ciência e tecnologia no Brasil e no mundo, tanto em pesquisas científicas como em ações que promovam a igualdade de gênero na universidade e no mercado de trabalho. Dessa forma, o projeto busca contribuir para a transformação do atual cenário, construindo um futuro em que as oportunidades e o reconhecimento dentro das áreas de STEM sejam equitativos para mulheres e homens. A partir da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o projeto propõe a reflexão sobre a interação da comunidade universitária com a comunidade externa na resolução de problemas, superação de dificuldades e intercâmbio de conhecimentos, saberes e serviços. Também adota uma abordagem interdisciplinar, considerando a importância de diferentes áreas do conhecimento trabalharem juntas para alcançar resultados mais significativos em favor da equidade de gênero nas STEM.
O projeto de extensão "Para Marias e Teresas: incentivando meninas nas Ciências, Tecnologias e Engenharias" surge como uma resposta direta à precariedade na divulgação e incentivo à participação feminina no desenvolvimento científico e tecnológico, como apontado por Chassot (2004). A problemática de gênero presente na falta de representatividade feminina nas áreas das Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática é evidente, mesmo quando as mulheres representam a maioria dos matriculados nos cursos superiores do Brasil, com cerca de 56,95%. Nas áreas mencionadas, a participação feminina é inferior a 13% (Nascimento, 2017). Nos últimos anos, tem havido um movimento crescente para romper os padrões culturais e sociais que limitam a participação feminina nessas áreas, especialmente devido aos estereótipos de gênero associados a profissões específicas (Tan-Wilson; Stamp, 2015). No entanto, ainda persiste a valorização do esforço das meninas em detrimento do reconhecimento de sua inteligência, diferente do que ocorre com os meninos (Chassot, 2004). A ausência de incentivo à participação feminina nessas carreiras científicas é um dos principais fatores que contribui para a disparidade de gênero existente. Além disso, as mulheres enfrentam obstáculos significativos à progressão de carreira, como a pressão social em relação ao momento adequado para constituir família e ser mãe, a falta de suporte institucional para enfrentar esses desafios, a sobrecarga de trabalho doméstico e as formas de violência de gênero, além dos obstáculos à liderança profissional e à tomada de decisões (Bello e Estébanez, 2022). Esses fatores têm impacto direto na diminuição da participação efetiva de mulheres nas áreas de STEM. Diante desse panorama, é imprescindível o desenvolvimento de ações que divulguem e incentivem a participação feminina nessas áreas desde o ensino fundamental e médio. É fundamental que as estudantes tenham conhecimento dos resultados alcançados por mulheres no desenvolvimento científico e tecnológico mundial e da possibilidade de atuarem em carreiras científicas nas áreas de Ciências, Tecnologias e Engenharias, como proposto por este projeto. Além disso, é importante trabalhar junto às estudantes dos cursos de graduação da UFVJM reforçando a importância da participação feminina no mercado de trabalho como egressas. Dessa forma, o projeto busca promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão ao propor ações que visam não apenas incentivar o interesse das meninas nas áreas de STEM desde cedo, mas também desenvolver habilidades e competências necessárias para atuarem em cargos de liderança, superando os desafios impostos pelos estereótipos de gênero. Através de ações de reflexão, intercâmbio de conhecimentos e serviços, o projeto busca promover a interação da comunidade universitária com a comunidade externa na resolução de problemas e na superação de dificuldades. Por fim, é essencial ressaltar a importância de apoiar e incentivar ações que promovam condições para que outras mulheres também possam conquistar seus espaços, envolvendo todas as esferas da comunidade universitária e da sociedade como um todo.
Objetivo geral: Promover a integração entre docentes, discentes e técnicos-administrativos na realização de ações de extensão universitária voltadas para o incentivo do ingresso de meninas das escolas públicas e particulares de Diamantina e região em cursos das áreas de Ciências, Tecnologia e Engenharias. Além disso, promover o fortalecimento da participação feminina em carreiras na Universidade e Indústria e a interação da comunidade universitária com a comunidade externa na resolução de problemas, superação de dificuldades, intercâmbio de conhecimentos, saberes e serviços. Objetivos específicos: 1. Incentivar o ingresso de mulheres nos cursos das áreas de Ciências, Tecnologia e Engenharias da UFVJM, por meio de ações de divulgação e sensibilização sobre a importância da participação feminina nessas áreas. 2. Promover o desenvolvimento de habilidades e competências nas discentes já atuantes nestes cursos, visando sua formação e capacitação para o ingresso e permanência no mercado de trabalho. 3. Divulgar e realizar ações que promovam a equidade de gênero nas carreiras das áreas de Ciências, Tecnologias e Engenharias, destacando o impacto da atuação de mulheres no desenvolvimento científico e tecnológico do país. 4. Fomentar a interdisciplinaridade entre as áreas de Ciências, Tecnologia e Engenharias, possibilitando a formação de redes de colaboração e o compartilhamento de experiências entre estudantes, professores e profissionais dessas áreas.
- Realizar levantamento e análise de dados entre alunas das escolas públicas e particulares da região sobre aspectos das carreiras nas áreas de Ciências, Tecnologia e Engenharias, promovendo a integração entre docentes, discentes e técnico-administrativos na realização dessa ação de extensão universitária. -Elaborar 1 (um) artigo analisando a presença de mulheres nas carreiras de área STEM e os principais entraves para que haja representatividade feminina nestes espaços - Promover a integração da comunidade universitária com a comunidade externa na resolução de problemas e supracurícula de dificuldades relacionadas às carreiras nas áreas de Ciências, Tecnologia e Engenharias, por meio de ações destinadas às discentes do ensino médio de, no mínimo 8 escolas particulares e públicas de Diamantina e região. - Realizar , no mínimo, 2 ações para apresentação dos cursos oferecidos pela UFVJM nas áreas de Ciências, Tecnologia e Engenharias para os discentes das escolas particulares e públicas de Diamantina e região, promovendo a interação da comunidade universitária com a comunidade externa e possibilitando a aprendizagem em métodos e processos de extensão universitária. - Criar conteúdo para divulgação em redes sociais do projeto e de ações voltadas para a promoção da participação de mulheres nas áreas do projeto, fomentando a interdisciplinaridade e a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão. - Promover, no mínimo, 2 eventos (ciclos de palestras, oficinas e mesas redondas) sobre temáticas relevantes para a equidade de gênero e o impacto da participação feminina no desenvolvimento científico e tecnológico do país, visando o impacto e transformação social, além de promover a interação social. - Estruturar e ofertar 1(um) cursos de formação complementar na área STEM para as discentes de escolas públicas e particulares de Diamantina e região
O projeto será desenvolvido em diversas etapas, com o objetivo de incentivar a integração entre docentes, discentes e técnico-administrativos na realização de ações de extensão universitária, proporcionar a aprendizagem em métodos e processos dessa área, promover a interação da comunidade universitária com a comunidade externa, garantir a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, promover impacto e transformação social, promover a interação social e interdisciplinaridade, além de levar em consideração a viabilidade logística, técnica e operacional da proposta compatível com a infraestrutura existente na UFVJM. A etapa inicial do projeto consistirá em uma sondagem, com a participação de escolas públicas e privadas de Diamantina e região. Serão aplicados questionários para avaliar as características das jovens discentes dessas escolas, como matérias favoritas, renda, raça, profissão desejada, afinidades com professores, incentivo da escola e dos pais para ingressar em uma universidade, e apoio dos pais na profissão almejada. Essas informações serão utilizadas para traçar o perfil do público-alvo do projeto e identificar características relevantes para o desenvolvimento das atividades. A partir dos resultados da sondagem, a equipe elaborará ações que visam trabalhar o tema de estereótipos de gênero nas profissões, o impacto feminino no desenvolvimento tecnológico e científico mundial e a apresentação de profissões relacionadas a essas áreas. Essas atividades serão realizadas por meio de dinâmicas, palestras, mostras, oficinas e workshops. Docentes da UFVJM de diversas áreas serão convidados a participar, oferecendo oficinas e experimentos de Física, Química, Matemática e Biologia, de forma a despertar o interesse das discentes das escolas por essas áreas. Essas oficinas poderão ser realizadas de forma remota ou presencial, considerando as necessidades e possibilidades de participação. Ao término das ações, serão aplicadas ferramentas avaliativas para quantificar o impacto do projeto nas participantes. Paralelamente, o perfil do Instagram e youtube, continuarão a ser constantemente almentados para divulgar notícias e curiosidades sobre a participação feminina nas Ciências, Tecnologia e Engenharias. Além disso, o projeto promoverá palestras, oficinas e rodas de conversa para os discentes dos cursos relacionados às áreas citadas na UFVJM. Essas atividades contarão com a participação de mulheres atuantes na pesquisa, universidades e indústria, visando desenvolver habilidades e competências para o ingresso no mercado de trabalho. As temáticas abordadas estarão relacionadas ao tema do projeto. Durante todo o desenvolvimento do projeto, será realizada uma sistemática de acompanhamento que permita avaliar a efetiva participação do público-alvo, assegurando a inclusão das meninas das escolas públicas e privadas de Diamantina e região. Indicadores de avaliação serão estabelecidos e utilizados para monitorar o progresso e os resultados alcançados, levando em consideração os critérios de avaliação do edital. Além disso, o projeto discutirá questões éticas, garantindo o respeito à privacidade e confidencialidade das informações obtidas na sondagem e em todas as etapas da intervenção. A equipe responsável pelo projeto estará comprometida em assegurar uma abordagem ética e responsável em todas as atividades realizadas.
BELLO,A. ESTÉBANEZ, M.E. Uma equação desequilibrada: aumentar a participação das mulheres na STEM na LAC. UNESCO. 2022 CHASSOT, A. A ciência é masculina? É, sim senhora!... Revista Contexto & Educação, v. 19, n. 71–72, p. 9–28, 2004. HAYASHI, M. C. P .I. et al. Indicadores da participação feminina em Ciência e Tecnologia. TransInformação, v. 19, n. 2, p. 169–187, 2007. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Sinopse Estatística da Educação Superior 2018. . Brasília:Inep: [s.n.], 2018. Disponível em: <http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior>. Acesso em: 18 jul. 2018. LOMBARDI, M. R. Perseverança e Resistência: a Engenharia como profissão Feminina. 2005. 292 f. 2005. MACHADO, C. M. B.; MACHADO, T. T M. B. Mulheres na engenharia e descolonialismo. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 3, p. 24241–24256, 2021. MACHADO, M. C. F.; SOUZA, M. A. ; MELLO-CARPES, P. B. Mulheres na Ciência: divulgando possibilidades de carreira científica com escolares. Revista Ciência em Extensão, v. 14, n. 1, p. 43–53, 2018. MENDONÇA, L. K. NASCIMENTO, T. R. L.; SILVA, R. M. Mulheres na Engenharia: desafios encontrados desde a Universidade até o chão de fábrica na Engenharia de Produção na Paraíba. 2014, Recife/PE: [s.n.], 2014. p. 3501–3512. NASCIMENTO, J. D. Mulheres nos cursos de Engenharia da UFBA: um estudo sobre o acesso e desempenho. 2017. 269 f. 2017. TAN-WILSON, A.; STAMP, N. College Students’ Views of Work–Life Balance in STEM Research Careers: Addressing Negative Preconceptions. CBE – Life Sciences Education, v. 4, n. 3, p. 1–13, 2015. TORRES, K. B. V. et al. Inclusão das Mulheres nas Ciências e Tecnologias: ações voltadas para a educação básica. Expressa Extensão, v. 22, n. 2, p. 140–156, 2017.
A inserção do estudante no projeto de extensão "Para Marias e Teresas: incentivando meninas nas ciências, Tecnologias e Engenharias" tem como objetivo principal promover a integração entre docentes, discentes e técnicos-administrativos na realização de ações de extensão universitária voltadas para o incentivo do ingresso de meninas das escolas públicas e particulares de Diamantina e região em cursos das áreas de Ciências, Tecnologia e Engenharias. Além disso, o projeto busca promover o fortalecimento da participação feminina em carreiras na Universidade e Indústria, assim como a interação da comunidade universitária com a comunidade externa na resolução de problemas, superação de dificuldades, intercâmbio de conhecimentos, saberes e serviços. A formação do estudante favorece a sua participação no projeto, pois ele é incentivado a ser o protagonista, desde o contato inicial com a comunidade até a proposição de ações considerando as demandas identificadas nas visitas das escolas e mulheres já inseridas em carreiras da área de STEM. Dessa forma, o estudante desenvolve habilidades como comunicação, trabalho em equipe, consciência social e proatividade. No projeto, o estudante será capacitado nas metodologias específicas do projeto, que envolvem ações de incentivo ao ingresso de meninas nas áreas de Ciências, Tecnologia e Engenharias. Para isso, serão oferecidas formações e treinamentos, que incluem palestras, oficinas e capacitações ministradas pelos docentes e técnicos-administrativos envolvidos no projeto. As atividades que o estudante realizará incluem visitas às escolas de Diamantina e região, onde serão realizadas palestras de sensibilização e divulgação das carreiras nas áreas de Ciências, Tecnologia e Engenharias, assim como a exposição de casos de sucesso de mulheres já inseridas nessas carreiras. Também serão realizadas oficinas práticas e visitas monitoradas à Universidade, com o objetivo de despertar o interesse e motivar as meninas a seguirem carreiras nesses campos. O estudante será acompanhado e avaliado durante todo o projeto, por meio de reuniões periódicas com a equipe responsável, onde serão discutidos os resultados alcançados e identificadas possíveis melhorias. Além disso, serão aplicados instrumentos de avaliação para medir o impacto do projeto junto às escolas e à comunidade universitária. Com essa participação ativa no projeto, o estudante terá a oportunidade de vivenciar na prática os desafios e demandas enfrentados pela população brasileira, em especial nas regiões de abrangência da UFVJM, contribuindo para sua formação e qualificando-o para os desafios do mundo atual em relação à atuação profissional e ao exercício da cidadania. Além disso, o projeto promove a interdisciplinaridade, possibilitando ao estudante a aprendizagem em métodos e processos de extensão universitária.
O projeto de extensão "Para Marias e Teresas: incentivando meninas nas Ciências, Tecnologias e Engenharias" é de extrema relevância, pois visa fortalecer a participação feminina em carreiras na universidade e indústria da área STEM, além de fomentar a interação da comunidade universitária com a comunidade externa na resolução de problemas, superação de dificuldades, intercâmbio de conhecimentos, saberes e serviços. A entrada de mulheres em cursos da área de STEM tem sido baixa, enquanto o mercado de trabalho demanda um perfil de profissionais dessas áreas que vai além dos conhecimentos técnicos, valorizando aspectos humanos. Nesse contexto, acredita-se que envolver e estimular profissionais do sexo feminino a ingressar nessas áreas trará inúmeros benefícios, tanto para o mercado de trabalho quanto para as próprias profissionais. Dessa forma, o projeto busca não apenas incentivar a formação e capacitação de meninas nas áreas de Ciências, Tecnologia e Engenharias, mas também contribuir para a construção de um mercado de trabalho mais inclusivo e diversificado, onde aspectos como empatia, colaboração e liderança são valorizados. Ao engajar a comunidade universitária e a comunidade externa, o projeto proporciona a oportunidade de compartilhar conhecimentos, superar desafios e resolver problemas de forma coletiva. Por meio desse intercâmbio de saberes, as participantes do projeto terão acesso a diferentes perspectivas e experiências enriquecedoras, o que contribuirá para sua formação acadêmica e profissional. Portanto, investir em iniciativas como o projeto "Para Marias e Teresas" é fundamental para fomentar a participação feminina nessas áreas e promover a equidade de gênero no mercado de trabalho. Somente assim poderemos construir uma sociedade mais igualitária, diversa e preparada para enfrentar os desafios e conquistar avanços significativos nas áreas de Ciências, Tecnologia e Engenharias.
Público-alvo
Discentes do 9º ano ao 3º ano do Ensino Médio das escolas públicas e privadas de Diamantina e região
Discentes do 5º ano ao 1º ano do Ensino Médio que participam da Vila Educacional da Meninas e irão receber aulas de reforço e atividades extracurriculares para auxiliar no desempenho escolar
Profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação que atuem na área de STEM e tenham interesse em ações de equidade de gênero
Municípios Atendidos
Diamantina
Parcerias
A Vila Educacional das Meninas reúne meninas no contra turno escolar, desenvolvendo atividades diversas de formação complementar. A VEM disponibilizará o seu espaço para o desenvolvimento de atividades que incentivem o interesse pela disciplinas base da área STEM (Matemática, Ciências, Biologia, Química e Física) além do reforço escolar semanal, de modo a auxiliá-las no desempenho escolar
Aproximação com a docente que coordena o grupo de trabalho NÓS, cujo objetivo é fortalecer a rede de proteção à violência doméstica/violência a mulheres, de modo a intensificar as ações que discutem o sexismo, a misoginia nos ambientes ainda marcados pelo recorte de genero/ masculino.
Aproximação com o docente do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais- Campus Diamantina, de modo a contribuir com as discentes da Instituição, desenvolvendo atividades conjuntas, participação de eventos e discussões sobre a representatividade e incentivo de mulheres na área de STEM.
A parceria constitui-se no contato e na troca de informação entre coordenadoras e projetos e seus desdobramentos, além da partilha de conhecimento e na participação em atividades a serem desenvolvidas pelas equipes ao longo do ano de 2024.
Cronograma de Atividades
Reuniões da equipe executora para delinear as ações a serem desenvolvidas bem como ajustes a serem feitos, com base nos feedbacks das ações em curso
Aulas de reforço diárias na Vila Educacional das meninas, nos períodos da manhã e tarde
Oferta do ciclo de palestras/ oficina ou cursos para as discentes das escolas no 1º semestre de 2024
Oferta do ciclo de palestras/oficina/ curso- no 2º semestre de 2024 para as discentes das escolas de Diamantina
Organização ou elaboração do ciclo de palestras/curso/oficina -1º semestre para ser ofertado para as discentes das escolas
Organização ou elaboração do ciclo de palestras/curso/oficina -1º semestre para ser ofertado para as discentes das escolas
Reuniões da coordenação do projeto para avaliação do andamento das atividades, tomadas de decisão e encaminhamentos a serem repassados a equipe executora
Elaboração de atividades para realização das aulas de reforço na Vila Educacional das Meninas
Elaboração de postagens e materiais para divulgação do projeto bem como da participação de mulheres nas áreas de STEM