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Sumário da proposta
APAExonados por leitura: contação de estórias para pessoas com necessidades especiais
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
- Número de inscrição: 20241012024195132
- Coordenador: MARCELA AZEVEDO MAGALHAES
- Unidade de lotação: DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA
Caracterização da Ação
- Área do Conhecimento: Outros
- Área temática principal: Educação
- Área temática secundária: Comunicação
- Linha de extensão: Alfabetização, leitura e escrita
- Abrangência: Municipal
- Gera propriedade intelectual: Não
Membros
janaína azevedo martuscello
Voluntário(a)
janaína azevedo martuscello
Voluntário(a)
barbara carvalho ferreira
Vice-coordenador(a)
barbara carvalho ferreira
Vice-coordenador(a)
josimara rocha pereira
Bolsista
josimara rocha pereira
Bolsista
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Resumo
- Esta tem como ação uma proposta capaz de atingir estudantes público-alvo da educação especial, sendo seu principal foco a contação de estórias, selecionadas de acordo com o perfil do público. A proposta apresenta caráter multidisciplinar, por envolver os departamentos de Zootecnia e Educação. Ações de extensão devem ser propostas como forma de levar os saberes da Universidade para a comunidade externa. Nessa vertente, o projeto apresentado, atuará em ação conjunta com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/Diamantina-MG), de forma a incrementar as atividades educativas realizadas nessa instituição. Assim, a avaliação dos avanços dos estudantes e de suas capacidades de resposta diante da contação de estórias será material riquíssimo para estudos na área de educação e de psicologia. Ademais, os resultados dessa ação poderão ser utilizados em sala de aula e a proposta poderá servir de base para realização de novas ações na APAE. Assim, a UFVJM atenderá, na plenitude os três pilares da educação superior no Brasil: o ensino, a pesquisa e a extensão, conforme prevê o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFVJM. Ao contrário do que se possa imaginar, estudantes público-alvo da educação especial muitas vezes tem capacidade de respostas maior do que o esperado. Surpreende com sua dedicação e interesse. Mas, para tal, exige da pessoa que é o interlocutor uma doação e um envolvimento maior do que com outros estudantes. Através da leitura pode-se extrair dos estudantes sentimentos reprimidos, apaziguar emoções e colocar a criança com deficiência em contato com o mundo dos livros, além, de permitir uma maior interação entre o meio e o estudante. Espera-se que a leitura para estudantes com necessidades especiais favoreça um maior desenvolvimento crítico e intelectual, bem como estimule seu imaginário. Ademais, em se tratando de uma proposta do departamento de Zootecnia, todas as estórias terão personagem, animal, para que após a contação e sempre que possível, os estudantes possam interagir com a animal. De fato, a terapia com animal tem excelentes resultados na resposta cognitiva de crianças com necessidades especiais.
- Animais, APAE, educação, leitura, socialização
Palavras-chave