Sumário da proposta

APAExonados por leitura: contação de estórias para pessoas com necessidades especiais

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador
  • Número de inscrição: 20241012024195132
  • Coordenador: MARCELA AZEVEDO MAGALHAES
  • Unidade de lotação: DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA
Caracterização da Ação
  • Área do Conhecimento: Outros
  • Área temática principal: Educação
  • Área temática secundária: Comunicação
  • Linha de extensão: Alfabetização, leitura e escrita
  • Abrangência: Municipal
  • Gera propriedade intelectual: Não

Membros

janaína azevedo martuscello Voluntário(a)

barbara carvalho ferreira Vice-coordenador(a)

josimara rocha pereira Bolsista

    Resumo
  • Esta tem como ação uma proposta capaz de atingir estudantes público-alvo da educação especial, sendo seu principal foco a contação de estórias, selecionadas de acordo com o perfil do público. A proposta apresenta caráter multidisciplinar, por envolver os departamentos de Zootecnia e Educação. Ações de extensão devem ser propostas como forma de levar os saberes da Universidade para a comunidade externa. Nessa vertente, o projeto apresentado, atuará em ação conjunta com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/Diamantina-MG), de forma a incrementar as atividades educativas realizadas nessa instituição. Assim, a avaliação dos avanços dos estudantes e de suas capacidades de resposta diante da contação de estórias será material riquíssimo para estudos na área de educação e de psicologia. Ademais, os resultados dessa ação poderão ser utilizados em sala de aula e a proposta poderá servir de base para realização de novas ações na APAE. Assim, a UFVJM atenderá, na plenitude os três pilares da educação superior no Brasil: o ensino, a pesquisa e a extensão, conforme prevê o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFVJM. Ao contrário do que se possa imaginar, estudantes público-alvo da educação especial muitas vezes tem capacidade de respostas maior do que o esperado. Surpreende com sua dedicação e interesse. Mas, para tal, exige da pessoa que é o interlocutor uma doação e um envolvimento maior do que com outros estudantes. Através da leitura pode-se extrair dos estudantes sentimentos reprimidos, apaziguar emoções e colocar a criança com deficiência em contato com o mundo dos livros, além, de permitir uma maior interação entre o meio e o estudante. Espera-se que a leitura para estudantes com necessidades especiais favoreça um maior desenvolvimento crítico e intelectual, bem como estimule seu imaginário. Ademais, em se tratando de uma proposta do departamento de Zootecnia, todas as estórias terão personagem, animal, para que após a contação e sempre que possível, os estudantes possam interagir com a animal. De fato, a terapia com animal tem excelentes resultados na resposta cognitiva de crianças com necessidades especiais.

  • Palavras-chave
  • Animais, APAE, educação, leitura, socialização