Visitante
Da concepção ao nascimento: representando a vida artisticamente
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Procarte
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
heloísa maria falcão mendes
2021010220210336097
instituto de ciências agrárias
Caracterização da Ação
ciências agrárias
cultura
educação
artes integradas
nacional
não é vinculado a nenhum programa.
Não
Membros
lucyany peukert perini
Bolsista
O objetivo é produzir animações digitais sobre os fenômenos embriológicos dos animais, representativos desde a concepção até o nascimento. O intuito é que estas animações sejam divulgadas para estudantes de Medicina Veterinária em canal do YouTube den
embriologia, embrião, feto, anomalia, animação,
O objetivo deste projeto é produzir animações digitais representativas dos processos embriológicos. Espera-se aumentar a aprendizagem de alunos de graduação acerca dos fenômenos embriológicos, bem como disseminar o conhecimento científico para o público escolar e o público em geral interessados, mediante a exposição desse material em canal do YouTube denominado VeterinArte. Para a produção de animações digitais serão utilizados softwares disponíveis gratuitamente na internet. Poderão ser realizadas webconferências com alunos de escolas de ensino básico e médio e ONG's, para discussão dos temas das animações digitais. Reitera-se que esta atividade poderá ou não ocorrer, pois irá depender da articulação com essas escolas e ONG's, acerca do interesse nesta atividade, que, se for realizada, será realizada na forma online através do Google Meet.
A embriologia é o ramo da morfologia que estuda os estágios pré-natais do desenvolvimento. (Moore, 2000). Recentemente, as sociedades brasileira e mundial conviveram com inúmeras notícias veiculadas pela imprensa, sobre os surtos de microcefalia em recém-nascidos humanos, causada pela infecção pelo Zikavírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Microcefalia é uma anomalida do desenvolvimento com origem principalmente no período embrionário do desenvolvimento. Em animais, condição semelhante é a hipoplasia cerebelar, de causa frequentemente viral (McGavin et al., 2009). A área de reprodução animal impõe ao profissional a manipulação de sêmen, ovócitos e embriões durante a aplicação de técnicas de reprodução como inseminação artificial, transferência de embriões e fertilização in vitro. Assim, a disciplina de embriologia contribui para a formação do profissional de Medicina Veterinária na medida em que fornece os conhecimentos básicos para o entendimento da formação da vida, desde a origem dos gametas, passando pelas fases embrionária e fetal até o nascimento. Por outro lado, o ensino-aprendizagem na área de embriologia apresenta grandes desafios devido à complexidade e rapidez com que os fenômenos embriológicos ocorrem. A ausência de modelos tridimensionais destes fenômenos impõe seu estudo baseado em figuras planas de livros didáticos e isso por si só é insuficiente para uma relação ensino-aprendizagem adequada (Palhano, 2014). Propõe-se a elaboração de animações digitais representativas dos fenômenos embriológicos, que serão disponibilizadas na internet, estando assim acessíveis a qualquer tempo. A expressão artística (artes plásticas e visuais) tende a contribuir com a ciência na representação dos fenômenos embriológicos e a disseminação desta expressão artística na internet em canal do YouTube (VeterinArte) tende a contribuir para a disseminação da cultura e da arte. Atividades desenvolvidas e justificativa para continuidade: Em função da pandemia atual, este projeto (SIGPROJ 341286.1909.301227.01102019) encontra-se em andamento na modalidade remota. A produção de animações foi a alternativa encontrada durante a pandemia para retomar as atividades do projeto (2020) e engajar os estudantes em suas atividades acadêmicas. Os vídeos de animações produzidas pelos alunos serão disponibilizados em canal no YouTube denominado VeterinArte, podendo ser acessados a qualquer tempo inclusive por estudantes de outras instituições. Dentre as atividades já realizadas e/ou em andamento, encontram-se: 1) Produção de modelos físicos representativos de ovários, ovogênese, espermatogênese e formação do blastocisto (fase presencial do projeto em 2020); 2) Produção de animações voltadas para o público acadêmico, contendo detalhamento do conteúdo técnico-científico da embriologia; 3) Produção de animações voltadas para o público em geral, contendo esclarecimentos sobre curiosidades relacionadas à embriologia; 4) Criação do logotipo (Veterinarte) do projeto para a abertura de um canal no YouTube; Justificativa para continuidade: as animações digitais são uma ferramenta pedagógica valiosa para o aprendizado de estudantes na área de embriologia e a continuidade deste projeto irá permitir explorar novos temas através desta metodologia, e contribuir para a compreensão deste ramo do conhecimento por estudantes e público geral interessado, através da disponibilização dos conteúdos produzidos em canal do YouTube.
Objetivos gerais: 1- Disseminar o conhecimento científico acerca dos fenômenos embriológicos Objetivos específicos 1- Elaborar animações digitais para o ensino de embriologia; 3- Expor animações digitais de embriologia para o público escolar e ONG's interessadas (atividade que pode ou não vir a ser realizada conforme articulação com as instituições interessadas); 4- Estimular a reflexão das pessoas acerca dos fenômenos embriológicos; 5- Proporcionar o diálogo entre acadêmicos e a sociedade acerca dos processos embriológicos envolvidos na formação do indivíduo. 6- Elucidar os aspectos mais relevantes da formação do indivíduo até o nascimento; 7- Contribuir para a formação técnico-científica de Médicos Veterinários; 9- Estimular a criatividade entre alunos de graduação; 10- Proporcionar o acesso à cultura por estudantes e público geral interessado na temática
1- Produção de animações digitais representativas das fases embrionária do desenvolvimento; 2- Produção de animações digitais representativas da fase fetal do desenvolvimento; 3- Alimentação do canal do YouTube com materiais produzidos pela aluna bolsista e acessível para estudantes de outras instituições inclusive o público em geral; Previsão de impacto direto: as animações digitais produzidas serão disponibilizadas em canal do YouTube e, pela própria natureza da internet, não é possível estimar o público alcançado com esta metodologia. Espera-se que estudantes da UFVJM e de outras instituições possam se beneficiar dos conteúdos elaborados, bem como o público escolar e o público geral. Previsão de impacto indireto: espera-se com as animações alcançar o público acadêmico da universidade e o público acadêmico de outras instituições, a partir da inserção das animações no canal do YouTube VeterinArte.
- Descrever as metodologias a serem empregadas em todas as etapas do projeto; Na 1ª etapa do projeto serão produzidas animações digitais que representem o desenvolvimento embrionário desde a concepção até o nascimento dos animais (fases embrionária e fetal). Para tanto, serão utilizados softwares disponíveis gratuitamente na internet para este fim. Alguns temas abordados para estudantes serão contemplados também em uma animação direcionada para o público-geral procurando-se empregar linguagem simples e abordagem mais superficial, procurando-se disseminar o conhecimento para o público em geral. Desta forma, o canal VeterinArte no YouTube abrigará informações para ambos os públicos. Na 2ª etapa do projeto as animações produzidas poderão ser expostas por via online através do Google Meet para alunos de escolas de ensino básico e médio e/ou para alunos de ONG's. Nestas ocasiões, os conteúdos serão abordados e procurando-se estabelecer uma interação com os alunos para esclarecimento de dúvidas acerca dos temas abordados. Reitera-se que esta atividade poderá ou não vir a ocorrer, conforme articulação com as instituições interessadas em receber esta atividade nos seus respectivos ambientes e de forma online via Google Meet. - Descrever como se dará a participação do público-alvo; O público-alvo será: o público-alvo desta ação serão estudantes de embriologia, público escolar e o público geral interessado. Os conteúdos produzidos serão abrigados em plataforma do YouTube denominada VeterinArte e ficarão disponíveis para os interessados consultarem livremente e a qualquer tempo. - Indicar a sistemática de acompanhamento e os indicadores de avaliação; Esta avaliação será feita considerando-se a observância do cronograma do projeto e o cumprimento de seus objetivos. As etapas do desenvolvimento embrionário e fetal a serem representados serão subdivididos em: 1) período embrionário até as 08 semanas; 2) período fetal. O período embrionário contém eventos de maior complexidade para serem representados, logo, será destinado para a elaboração das animações deste período o o período de 05 meses a contar da data desta adequação. O período fetal deverá ser representado no período entre o 6º-8º mês a contar da data desta adequação. O último mês do projeto será destinado à produção de resumos e de relatórios. - Discutir as questões éticas; Apesar das semelhanças, não se pretende adentrar em aspectos médicos do desenvolvimento humano que estejam fora do alcance da embriologia, e tampouco da Medicina Veterinária, evitando-se a distorção de informações especialmente por parte do público leigo. - Mencionar as contribuições dos parceiros à realização do projeto. Caso as escolas públicas e ONG's tenham interesse nas webconferências online via Google Meet, caberá às mesmas programar e orientar suas turmas de alunos para a atividade online. Reitera-se que esta atividade poderá ou não ser executada, a depender da articulação com as instituições interessadas, e que, se executada, o será na forma online via Google Meet.
Hyttel, P.S. e Fred-Vejlsted, M. Embriologia Veterinária 1ed. Editora Elsevier, 2002. 472p. Meira, M.S., Guerra, L., Carpilovsky, C.K., Ruppenthal, R., Astarita, K.B., Schetinger, M.R.C. Intervenção com modelos didáticos no processo de ensino-aprendizagem do desenvolvimento embrionário humano: uma contribuição para a formação de licenciados em ciências biológicas. Ciência e Natura, v.37 n.2, 2015, mai.- ago. p. 301 – 311 Moore, K. L. Embriologia Básica 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. 453p. McGavin, M.D. e Zachary, J.F. Bases da Patologia em Veterinária. 4ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. Palhano, J.S. e Costa, M.D.M. 2014. OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR. In: Cadernos de PDE. Valdés Valdés, A. et al. Embriología Humana. La Habana: Ciencias Médicas, 2010. 288p.
- Especificar como a formação do estudante favorece a sua participação no projeto e como o projeto contribui para a sua formação; Os alunos atuantes no projeto terão que ter cursado ou estar cursando a disciplina de Histologia e Embriologia Veterinária. Os conhecimentos adquiridos pelo aluno nesta disciplina serão de fundamental importância para a elaboração das animações digitais. Assim, é fundamental que o aluno tenha os conhecimentos na área de embriologia, pois serão estes conhecimentos representados de forma artística. Por outro lado, a embriologia possui uma interface muito grande com a reprodução, clínica, doenças e outras disciplinas. Deste modo, na medida em que o aluno consolidar seus conhecimentos na área de embriologia, o mesmo estará aprimorando sua formação como Médico Veterinário e fará uso destes conhecimentos em disciplinas subsequentes do curso, como a reprodução e outras. A proposta é que a inserção do aluno neste projeto seja uma forma dele consolidar conhecimentos na área de embriologia, a partir da análise crítica e minuciosa dos fenômenos representados. - Como o estudante será capacitado nas metodologias do projeto; Para cada fase do desenvolvimento a ser representada e para cada animação digital a ser construída, as questões teóricas relativas ao fenômeno serão estudadas pelo discente e discutidas com a coordenadora do projeto. Com esta medida espera-se consolidar o aspecto científico da matéria, que será posteriormente expresso artisticamente nas animações digitais. A produção de animações demandará a fluência do estudante em programas gratuitos disponíveis na internet destinados a este fim, ocasião na qual poderão contar com a mediação da coordenadora. Desta forma, este projeto configura-se também como ferramenta de inclusão digital do estudante, no sentido dele adquirir fluência no uso de tecnologias digitais. Neste sentido, o projeto contribui para a formação do estudante de Medicina Veterinária no aspecto técnico-científico, mas também na sua preparação para os desafios quanto ao uso de tecnologias digitais no futuro. - Quais atividades realizará; O discente bolsista envolvido será responsável por: 1- produção, com auxílio de programas gratuitos destinados a este fim, de animações digitais; 2- apresentação das animações para o público escolar de escolas públicas e ONG's (se for o caso) e esclarecimento de suas dúvidas e curiosidades; 3- elaboração de relatórios e resumos pertinentes ao projeto para publicação; 4- demais atividades pertinentes ao andamento do projeto. - Como será acompanhado e avaliado; O aluno será avaliado pelo cumprimento das atividades mencionadas no item anterior, pela sua assiduidade, responsabilidade e empenho na condução de suas atividades.
Este projeto tem o potencial de impactar significativa e positivamente a disseminação do conhecimento científico entre estudantes de graduação, de escolas, ONG's e para o público em geral, em virtude da disponibilização de seu conteúdo na internet (canal do YouTube VeterinArte). Este projeto conduzido nesta modalidade remota, propõe-se ao uso das animações digitais como ferramenta pedagógica para a explicação dos fenômenos embriológicos. A disponibilização deste conteúdo na internet é uma medida que se adequa às condições remotas de trabalho e permite largo alcance do trabalho elaborado, uma vez que o mesmo ficará abrigado na internet, podendo ser acessado por grande número de público interessado entre estudantes e público geral.
Público-alvo
Quantidade de pessoas, do público beneficiário, que participaram da construção da proposta.Como a natureza do projeto envolve a disponibilização do conteúdo na internet, em canal do YouTube (VeterinArte), não é possível estimar neste momento o público que
Municípios Atendidos
Unaí/mg
Brasil
Parcerias
Este projeto conta, até o momento, com a parceria do CEPASA – Centro Polivalente de Atividades Sociais, Culturais e Ambientais. Esta ONG sediará as exposições dos modelos didáticos e das animações produzidas pelos alunos oportunamente. Sim, o CEPASA
Não há
Cronograma de Atividades
• Produção de animações digitais acerca do desenvolvimento embrionário do desenvolvimento
• Produção de animações digitais representativas do período fetal do desenvolvimento
Webconferências online via Google Meet com alunos de escolas e/ou ONG's (mediante interesse e disponibilidade das instituições)
Elaboração de relatórios finais, vídeos e resumos para publicação