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Sumário da proposta
A sustentabilidade na escola: Descasque mais e desembale menos: Fase III
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
- Número de inscrição: 20241012024113605
- Coordenador: CARLOS VICTOR MENDONÇA FILHO
- Unidade de lotação: DCBIO/FCBS
Caracterização da Ação
- Área do Conhecimento: Ciências Biológicas
- Área temática principal: Educação
- Área temática secundária: Meio Ambiente
- Linha de extensão: Desenvolvimento de produtos
- Abrangência: Local
- Gera propriedade intelectual: Não
Membros
vanessa amaral mendonça
Voluntário(a)
vanessa amaral mendonça
Voluntário(a)
tamara cunha
Voluntário(a)
tamara cunha
Voluntário(a)
etel rocha vieira
Voluntário(a)
etel rocha vieira
Voluntário(a)
samuel cunha oliveira giordani
Vice-coordenador(a)
samuel cunha oliveira giordani
Vice-coordenador(a)
joyce noelly vitor santos
Voluntário(a)
joyce noelly vitor santos
Voluntário(a)
vitória emanuelli rodrigues silva
Voluntário(a)
vitória emanuelli rodrigues silva
Voluntário(a)
noali aparecida da rocha silva
Voluntário(a)
noali aparecida da rocha silva
Voluntário(a)
alessandra farnezi gomes
Bolsista
alessandra farnezi gomes
Bolsista
-
Resumo
- Nosso planeta vem passando por diversos problemas ambientais devido principalmente ao nosso comportamento de consumo, que leva a degradação ambiental e poluição dos cursos d'água. Este projeto tem como objetivo despertar a consciência ambiental dos diferentes atores: discentes, docentes e funcionários, da Escola Estadual Gabriela Neves, em Diamantina-MG. Serão continuadas as oficinas de educação ambiental e saúde integral desenvolvidas nas fase I e II do projeto, relacionadas com a coleta seletiva, separação do resíduo orgânico, implantação de um minhocário e de uma horta suspensa, utilizando materiais recicláveis. Pretende-se trabalhar diferentes conceitos relacionados com a Ciências e Biologia, de forma transversal com a Matemática, Química e Português. Materiais separados através da coleta seletiva, com a implantação do conceito dos 5Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) serão utilizados para a criação do minhocário. Resíduos orgânicos específicos (cascas de ovo, cascas de raízes e caules, restos de frutas e hortaliças, entre outros) serão separados na cozinha da escola e servirão de alimento para as minhocas. Estes alimentos, que antes seriam descartados, se transformarão em húmus e biofertilizante. Os materiais recicláveis como garrafas Pet e galões de água também serão utilizados para a implantação de uma horta suspensa, visto que a escola tem limitações de espaço. Os produtos desta horta serão utilizados na merenda escolar fechando um ciclo sustentável. Boas práticas de higiene e de alimentação saudável serão incentivadas. A conscientização dos diferentes atores será feita por meio de palestras, oficinas, cartilhas e de jogos interativos. A verificação do aprendizado será feita por meio de questionários aplicados anterior e posteriormente à realização das ações. O monitoramento das ações será feito por meio da pesagem dos materiais reciclados e do húmus, além da quantificação do volume de biofertilizante gerado. O projeto contará com o apoio do bolsista Pibex e terá parceria com alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas e da Pós-graduação em Ciências da Saúde da UFVJM, interligando desta forma o ensino, a pesquisa e a extensão. Pretende-se transformar a forma de relação das pessoas com os resíduos gerados por elas, través da educação ambiental e da melhoria da qualidade alimentar na escola.
- Educação Ambiental, Coleta Seletiva, Compostagem e Minhocário, Horta Suspensa, Saúde alimentar
Palavras-chave