Visitante
A sustentabilidade na escola: Descasque mais e desembale menos: Fase III
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
carlos victor mendonça filho
20241012024113605
dcbio/fcbs
Caracterização da Ação
ciências biológicas
educação
meio ambiente
desenvolvimento de produtos
local
Não
Membros
vanessa amaral mendonça
Voluntário(a)
tamara cunha
Voluntário(a)
etel rocha vieira
Voluntário(a)
samuel cunha oliveira giordani
Vice-coordenador(a)
joyce noelly vitor santos
Voluntário(a)
vitória emanuelli rodrigues silva
Voluntário(a)
noali aparecida da rocha silva
Voluntário(a)
alessandra farnezi gomes
Bolsista
Nosso planeta vem passando por diversos problemas ambientais devido principalmente ao nosso comportamento de consumo, que leva a degradação ambiental e poluição dos cursos d'água. Este projeto tem como objetivo despertar a consciência ambiental dos diferentes atores: discentes, docentes e funcionários, da Escola Estadual Gabriela Neves, em Diamantina-MG. Serão continuadas as oficinas de educação ambiental e saúde integral desenvolvidas nas fase I e II do projeto, relacionadas com a coleta seletiva, separação do resíduo orgânico, implantação de um minhocário e de uma horta suspensa, utilizando materiais recicláveis. Pretende-se trabalhar diferentes conceitos relacionados com a Ciências e Biologia, de forma transversal com a Matemática, Química e Português. Materiais separados através da coleta seletiva, com a implantação do conceito dos 5Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) serão utilizados para a criação do minhocário. Resíduos orgânicos específicos (cascas de ovo, cascas de raízes e caules, restos de frutas e hortaliças, entre outros) serão separados na cozinha da escola e servirão de alimento para as minhocas. Estes alimentos, que antes seriam descartados, se transformarão em húmus e biofertilizante. Os materiais recicláveis como garrafas Pet e galões de água também serão utilizados para a implantação de uma horta suspensa, visto que a escola tem limitações de espaço. Os produtos desta horta serão utilizados na merenda escolar fechando um ciclo sustentável. Boas práticas de higiene e de alimentação saudável serão incentivadas. A conscientização dos diferentes atores será feita por meio de palestras, oficinas, cartilhas e de jogos interativos. A verificação do aprendizado será feita por meio de questionários aplicados anterior e posteriormente à realização das ações. O monitoramento das ações será feito por meio da pesagem dos materiais reciclados e do húmus, além da quantificação do volume de biofertilizante gerado. O projeto contará com o apoio do bolsista Pibex e terá parceria com alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas e da Pós-graduação em Ciências da Saúde da UFVJM, interligando desta forma o ensino, a pesquisa e a extensão. Pretende-se transformar a forma de relação das pessoas com os resíduos gerados por elas, través da educação ambiental e da melhoria da qualidade alimentar na escola.
Educação Ambiental, Coleta Seletiva, Compostagem e Minhocário, Horta Suspensa, Saúde alimentar
O Brasil produz mais de 240 mil toneladas de lixo por dia, onde 51,4% são de restos orgaânicos, 31,9% são recicláveis e 16,7% são rejeitos. Destes 13,3% são depositados a céu aberto, 21,7% em aterros sanitários, 5,8% em valas sépticas, 37,4% são incinerados, 5,2% tratados em micro-ondas e 16,6% são autoclavados (ABRELPE, 2012). Os resíduos orgânicos representam mais da metade de uma lixeira doméstica e se mal manejados, poluem o solo, o ar e a água, gerando gás metano, responsável pelo aquecimento global e chorume, líquido que contamina o lençol freático. Uma solução sustentável para o destino do lixo orgânico é a compostagem e a sua utilização para a produção de alimentos (OLIVEIRA et al, 2005). A vermicompostagem é um método de compostagem de resíduos orgânicos em que a minhoca participa na degradação da matéria orgânica, resultando no vermicomposto ou “húmus de minhoca” e em biofertilizante líquido. Este rico adubo é propício para aplicação em hortas orgânicas. Segundo Lima et al. (2018) a coleta seletiva pode e deve ser uma prática ativa e corriqueira nas escolas. Ações como esta permitem a separação do orgânico e a utilização de materiais recicláveis na construção de canteiros e na instalação da vermecompostagem através da criação de minhocas. O desenvolvimento destas práticas sustentáveis na escola melhoram a qualidade do meio ambiente e da saúde das pessoas.
Conforme Caldas e Souza (2000), a produção de alimentos orgânicos a partir da horta significa promoção da saúde e manutenção da qualidade de vida da população. A garantia de alimento relativamente livre de contaminantes é essencial para a prevenção de doenças, principalmente em um país como o Brasil, onde uma parte considerável da população enfrenta sérios problemas relacionados aos distúrbios nutricionais como sobrepeso e obesidade, além de doenças associadas. A implantação da coleta seletiva na escola utilizando de materiais recicláveis para construção do minhocário e de hortas suspensas são ações assertivas para a implantação de um projeto de educação ambiental. A escola se apresenta como espaço apropriado para prestar orientações que possibilitem sensibilizar/orientar os alunos, tornando-os agentes multiplicadores. É por meio do ensino-aprendizagem que ocorre a criação de novos hábitos e valores, os quais podem contribuir para a construção de uma sociedade mais consciente (MEDEIROS et al. 2011, LIMA et al., 2017). A realização deste projeto permitirá que alunos de graduação e Pós-graduação da UFVJM possam disseminar os seus conhecimentos para a comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Desta forma o projeto se enquadra dentro das diretrizes da UFVJM para a extensão Universitária. O projeto apresenta uma indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, visto que o conhecimento produzido na Universidade está sendo aplicado na escola (pesquisa-extensão) e o aprendizado está sendo construído na experiência, de forma dialógica, tendo discentes como sujeitos do ato de aprender/ensinar. Além do mais o projeto propõe uma interação com a sociedade aproximando a teoria da prática. O projeto promove ainda um forte impacto social, com uma atuação transformadora de comportamentos através da interação social, buscando a participação de todos agentes envolvidos e a troca de saberes. Por fim, o projeto possui um caráter multi, inter e transdisciplinar permitindo a interação entre instituições, profissionais, estudantes e professores de diferentes áreas na Escola (Ciências, Biologia, Matemática, Português) e na Universidade (Biologia e Saúde). Na primeira fase do projeto foi possível implantar os minhocários, reciclar o orgânico da cozinha, realizar palestras para docentes, discentes e funcionários da Escola. Foi possível também realizar uma oficina sobre saúde e sustentabilidade para discentes do 8 ano, com participação de alunos da Pós-graduação em Ciências da Saúde e Graduação em Ciências Biológicas. No momento, estamos redigindo um artigo, com base nos questionários que foram aplicados para estas turmas. Nesta nova fase do projeto, objeto da presente proposta, pretende-se: implantar um minhocário de maior porte; ampliar a horta existente na escola e construir a horta suspensa e expandir as oficinas para um número maior de estudantes. Após reuinão com a Direção, entendemos que a introdução de uma nova ferramenta de aprendizagem na Escola deve ser um processo gradual e que envolva a participação dos diferentes segmentos, para que o projeto tenha sucesso. Desta forma, a continuidade destas ações é primordial, o que justifica a ressubmissão da proposta no presente edital.
Objetivo Geral Ampliar a conscientização do atores (discentes, docentes e demais servidores) da Escola Estadual Gabriela Neves sobre hábitos de consumo sustentável e da responsabilidade que cada pessoa tem com relação a sua geração de resíduos, para que possamos melhor a qualidade de vida do planeta. Objetivos específicos - Conscientizar e sensibilizar os estudantes, funcionários e população diamantinense próxima à escola, sobre a importância de se fazer a coleta seletiva de lixo, através de atividades de educação ambiental, tais como palestras e minicursos; - Elaborar material didático para conscientização de discentes, docentes e demais servidores da EE Gabriela Neves quanto a geração de resíduos sólidos; - Promover a separação do lixo reciclável, tais como papel, plástico, vidro, dentre outros, através de latas ou lixeiras separadoras e de acordo com cores específicas para cada tipo de resíduo; - Implementar e monitorar a vermicompostagem à partir do resíduo orgânico, o qual é produzido em sua maioria na cantina da escola, através da criação de minhocas utilizando material reciclável; - Implantar e monitorar uma horta suspensa na escola, utilizando o material reciclável, na qual serão utilizados o húmus e biofertilizante (chorume) gerado por meio do minhocário.
Previsão de impacto direto -Melhorias na limpeza da escola na medida que os discentes, principalmente, irão ter mais cuidado com os resíduos gerados por eles, direcionando para os locais corretos; - Melhoria na qualidade dos alimentos que serão produzidos na própria escola (em parte) sem aplicação de agrotóxicos; - Mudança no visual da escola com as plantas que serão cultivadas, como hortaliças e plantas ornamentais; - Doação de resíduos recicláveis que não forem reutilizados, para a Associação de catadores. Previsão de impacto indireto: Os alunos replicarão o aprendizado nas suas famílias criando um ciclo virtuoso com impacto na comunidade; Indicadores e números: Balanço gravimétrico: quantidade de resíduos separados na coleta seletiva, por categoria; quantidade de resíduos doada para a Associação de Catadores; Produção de chorume (biofertilizante) em litros/mês; Produção de húmus de minhoca, em Kg/mês; Quantidade de canteiros/vasilhames reciclados (horta suspensa) implantados.
O presente trabalho abrangerá experiências prático-metodológicas no ensino de Ciências e Biologia com a implantação da coleta seletiva, minhocário e horta orgânica. Etapa 1- Sensibilização do público alvo: Serão realizadas palestras sobre a importância da mudança dos hábitos de consumo com a implantação do conceito dos 5Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar). Etapa 2- Construção dos minhocários: Os materiais recicláveis como garrafas Pet e galões de água serão utilizados para a criação do minhocário. Resíduos orgânicos específicos (cascas de ovo, cascas de raízes e caules, restos de frutas e hortaliças, entre outros) serão separados na cozinha da escola e servirão de alimento para as minhocas. Estes alimentos, que antes seriam descartados, se transformarão em húmus e biofertilizante. Etapa 3- Construção de uma horta suspensa- Materiais separados através da coleta seletiva (gararafas Pet e galões) também serão utilizados para a implantação de uma horta suspensa, visto que a escola tem limitações de espaço. Os produtos desta horta serão utilizados na merenda escolar fechando um ciclo sustentável. Serão realizados questionários, um pré-avaliativo e outro ao final da execução das atividades planejadas. Os discentes da Escola participarão de forma ativa de todas as etapas através da orientação dos professores que irão abordar conceitos relativos à sua disciplina, como por exemplo: - Matemática- Quantificação de peso e volume de húmus e biofertilizantes produzidos pelas minhocas e peso do material reciclado; crescimento exponencial da população de minhocas; Química- mudança de coloração do biofertilizante em função das mudanças químicas que ocorrem no processo de humificação da matéria orgânica; importância dos fertilizantes para o crescimento das plantas; Ciência e Biologia- Reprodução das minhocas; alimentação saudável com a horta. Acompanhamento e Indicadores de avaliação- A bolsista do projeto conjuntamente com discentes da Escola preencherá planilhas de monitoramento da produção mensal de húmus, biofertilizante, peso total de orgânicos destinado ao minhocário e volume total total de resíduos recicláveis destinados à Associação de catadores.
ARRUDA, Gillian Alonso. Manual de Boas Práticas Volume I – Hotéis e Restaurantes, 2.ed. São Paulo: Editora Ponto Crítico, 1997. BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância Sanitária. Portaria nº 1.428, de 26 de novembro de 1993. Regulamentos Técnicos sobre Inspeção Sanitária, Boas Práticas de Produção/Prestação de Serviços e Padrão de Identidade e Qualidade na Área de Alimentos. 1993. DOBBERT, L. Y; SILVA, C.C; BOCCALETTO, E.M.A. Horta nas escolas: promoção da saúde e melhora na qualidade de vida. Disponível em <https://www.fef.unicamp.br/fef/sites/uploads/deafa/qvaf/livro_afqv_cap13.pdf>, Acesso: 25/10/2023. http://www.fef.unicamp.br/departamentos/deafa/qvaf/livros/foruns_interdisciplinares_saude/a fqv/livro_afqv_cap13.pdf. Acesso: 05/06/2019. GABRIEL, Cristine Garcia; MACHADO, Manuella de Souza; SCHMITZ, Bethsáida de Abreu Soares; CORSO, Arlete Catarina Tittoni; CALDEIRAS, Gilberto Veras; VASCONCELOS, Francisco de Assis Guedes de. Conselhos Municipais de Alimentação Escolar em Santa Catarina: caracterização e perfil de atuação. Ciência & Saúde Coletiva, v.18, n. 4, p. 971-978, 2013. JUNIOR, Edvaldo Fernandes Da Silva et al.. Minhocário escolar: um instrumento para a educação ambiental em uma escola de ensino fundamental e médiono município de picuí – pb. Anais II CONIDIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/33644>. Acesso em: 24/10/2023 16:07 MIRANDA, Regiane Silva et al. Produção de vermicomposto a partir da criação de minhocas Eisenia foetida como alternativa de produção para agricultura familiar. Revista Agroecossistemas, 2013.
A bolsista do projeto tem forma em curso técnico na área de meio ambiente. É estudante de graduação do cursos de Agronomia e poderá desenvolver atividades como a implantação de uma horta orgânica e participará ativamente das demais atividades. O projeto permitirá que a aluna amplie os seus conhecimentos sobre a reciclagem de resíduos sólidos, tão importante para a sociedade. A estudante será capacitada por meio de palestras, leitura de livros, manuais e artigos científicos bem como webinários. A estudante apresentará relatórios mensais sobre as atividades realizadas.
O projeto se caracterizar pela geração de uma metodologia de baixo custo e com resultados relativamente rápidos de serem percebidos na Escola. Em médio e longo prazos o projeto levará a uma melhoria da qualidade ambiental e da saúde da comunidade, diminuindo a quantidade de orgânico nas ruas, que atrae ratos e baratas. O projeto possui um grande potencial de expansão para outras escolas e espaços do município, como a Associação de Catadores de Diamantina. (ACORD). A criação de minhocas e a produção de húmus e biofertilizante apresenta inclusive um potencial de geração de renda para a escola, visto que estes produtos são de extrema qualidade e possuem bom valor de mercado.
Público-alvo
O público alvo conta com servidores docentes e colaboradores e discentes do ensino fundamental e médio, que estão presentes no dia a dia da Escola Estadual Gabriela Neves, localizada na Rua DA PALHA, 1666 PALHA. 39100- 000 Diamantina - MG.
Municípios Atendidos
Diamantina
Parcerias
A Escola Estadual Gabriela Neves cederá o espaço e contará com a participação dos servidores docentes e colaboradores e discentes para participação das ações de Educação Ambiental e Saúde, entre elas a coleta seletiva, implantação do minhocário e da horta suspensa e das atividades de apoio à saúde coletiva. A participação da Escola é crucial para o sucesso do projeto.
Cronograma de Atividades
A coordenação fará uma apresentação dos resultados alcançados pelo projeto até o momento, para a equipe e para docentes, colaboradores e direção da Escola Estadual Gabriela Neves, indicando os objetivos e metas e o cronograma, afim de integrar as instituições parceiras. Nesta oportunidade serão abordados os diferentes conceitos relativos a coleta seletiva, minhocário e horta e o debate de idéias para escolha das formas de continuar a ação de sensibilizar a comunidade escolar.
Avaliação das intervenções realizadas, com o intuito de ampliar a coleta seletiva, as práticas sustentáveis e a saúde da comunidade escolar.
Instalação de coletores com as cores e símbolos da coleta seletiva. Reaplicação de um questionário sobre sustentabilidade e saúde e aplicação deste questionário para novas turmas, para verificar o nível de conhecimento dos atores envolvidos.
Realização de oficinas de criação de mini minhocários utilizando material reciclado e o resíduo orgânico separado na cozinha da escola.
As alunas do programa de Pós-graduação conjuntamente com a bolsista do Pibex apresentarão conceitos básicos de higiene no contato com os alimentos e na qualidade da alimentação, orientando sobre a importância do consumo de alimentos naturais para a saúde da pessoa, que está em consonância com o título do projeto: Sustentabilidade na escola: descasque mais, desembale menos.
Com a utilização dos materiais recicláveis (garrafas Pet e galões de água) será ampliada a horta orgânica suspensa para outros espaços da Escola.
Em toda ação realizada serão realizados fotos e vídeos curtos para registro e monitoramento das atividades.
Todos os material reciclados, não utilizados nas práticas sustentáveis, serão doados para a Associação de Catadores de Diamantina.
Será realizado um segundo questionário para averiguação do resultado das ações propostas.
Será realizado relatório final em conformidade com o edital 001/2024