Detalhes da proposta

Semeando Chico Mendes: Transformando Ideias em Ações

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    janaína fernandes gonçalves

    Número de inscrição:

    2021010120210371067

    Unidade de lotação:

    departamento de engenharia florestal

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências agrárias

    Área temática principal:

    meio ambiente

    Área temática secundária:

    educação

    Linha de extensão:

    emprego e renda

    Abrangência:

    regional

    Vinculado a programa de extensão:

    núcleo de estudos florarte: engenharia florestal comciência e arte / protocolo • 358652.1864.300778.20082020

    Gera propriedade intelectual:

    Sim

Membros

marcelo luiz de laia Vice-coordenador(a)

miranda titon Voluntário(a)

christóvão pereira abrahão Voluntário(a)

luíana rolim de azevedo Voluntário(a)

lúcio valério de oliveira neto Voluntário(a)

matheus ribeiro moreira Voluntário(a)

laura santos santana Voluntário(a)

luiz henrique de almeida Voluntário(a)

juliana pereira leite Voluntário(a)

felipe gomes moreira Bolsista

Resumo

Consiste no interesse de alterar a modalidade de atividades do respectivo projeto para a modalidade remota ou online. O homem sempre foi coletor e na maioria das vezes não se preocupa em repor. O planeta passou a dar recados que esta mentalidade necessita


Palavras-chave

PANCs, Google Meet, remanescentes, matas ciliares


Introdução

Algumas árvores nativas brasileiras, ainda não tão convencionais no prato dos brasileiros, podem ser consideradas PANCs (Plantas alimentícias não convencionais), como por exemplo o Baru (Dipteryx alata)., que é uma árvore nativa do Cerrado brasileiro, pertence à família Leguminosae e tem uma média de altura de 15 metros (PIO CORRÊA, 1984; SANO et al., 2006). No Vale do Jequitinhonha, a pobreza gerada pela seca e pela falta de empregos, convive com uma rica cultura e um forte capital social. Logo, levar oportunidades e projetos de geração de renda, é a função da Universidade e possibilitaria oportunidades de emprego para muitas mulheres que sustentam sozinhas a sua família, elevando a autoestima das mesmas. Portanto, é possível introduzir espécies de Baru e outras PANCs florestais no Vale do Jequitinhonha. Ademais, com a parceria da UFVJM, estudos sobre testes de procedência, dos caracteres de crescimento (diâmetro e altura), poderá indicar que essa espécie tem potencialidade para a introdução, especialmente no alto Jequitinhonha, local próximo ao campus da UFVJM de Diamantina. No ano de 2019, o projeto “Semeando uma ideia” (processo: 316960.1753.300778.16112018), realizou ações de extensão, na Escola Estadual Chico Mendes, uma escola rural localizada dentro de um assentamento na cidade de Arinos - MG. Na ocasião, o grupo de estudantes e professores extensionistas, coordenados pela docente Professora Coordenadora do projeto, tiveram a oportunidade de conviver com os alunos desta escola e com seus familiares, produtores rurais do assentamento. As famílias do assentamento Chico Mendes, prezam pela conservação das árvores nativas do local, especialmente porque muitas destas árvores, lhes fornecem o sustento em diferentes épocas do ano. Na ocasião, estagiários voluntários do projeto Semeando uma ideia da UFVJM, puderam conhecer e acompanhar como é realizada a coleta do fruto de Baru, o processamento e como as famílias os armazenam para a comercialização. Em troca, auxiliamos como proceder para a produção de mudas, quebra de dormência, tipos de substratos, tudo com material acessível, que os agricultores encontravam disponíveis no próprio meio rural deles. Esta experiência, nos mostrou que é possível transformar pessoas, como cidadãos conscientes do seu papel ecológico, bem como modificar as vidas de muitas famílias, que não possuem alternativa para o seu sustento. Considerando a importância da conservação de árvores nativas do cerrado para o contexto socioeconômico, humanitário, social, ambiental e cultural da Região do Vale do Jequitinhonha e a necessidade de realizar ações de capacitação, o projeto “Semeando Chico Mendes: transformando ideias em ações” nasce como nova proposta de ensino dos conteúdos de Silvicultura e através da experiência adquirida no Assentamento Chico Mendes, pretende compartilhar e divulgar a importância dos frutos do Cerrado para a região do Vale, bem como, produzir de mudas, a partir de sementes doadas pelo grupo de assentados de Arinos, com fins de cultivo e distribuição para as comunidades rurais e escolas participantes desta proposta. Ademais, o grupo extensionista, propõe ensinar de forma virtual e remota, que é possível construir um viveiro de mudas de baixo custo, com materiais alternativos, em escolas para que os professores possam trabalhar a educação ambiental com crianças, jovens e adultos. Com estas ações, através de gravações de vídeo aulas espera-se destacar a conscientização dos cidadãos pela sustentabilidade com a produção das mudas.


Justificativa

Nos dias atuais, a preservação do meio ambiente deve e tem sido pensada e aplicada em todos os aspectos (ROMERO, 2017). Uma das estratégias seria incentivar projetos sustentáveis dos agricultores, com assessoria produtiva para a comercialização dos produtores com projetos próprios de sustentabilidade. Oferecer informação sobre o Cerrado de um jeito bonito e acessível, voltado para o público urbano, apoiar comunidades em projetos de comportamentos mais cuidadosos com o meio ambiente, com o objetivo de disseminar boas práticas, aprimorar formas de manejo e fomentar pesquisas que embasem atitudes sustentáveis que as comunidades já fazem, é uma alternativa viável e urgente (SANTOS, et ao., 2014). Muitas plantas são consideradas sem uso pela população, esses vegetais pouco utilizados são chamados de PANCs (plantas alimentícias não convencionais). Algumas árvores nativas brasileiras, podem ser consideradas PANCs, como por exemplo o Baru (Dipteryx alata), que é uma árvore nativa da região Centro-Oeste do Brasil e apresenta uma multiplicidade de usos (PIO CORRÊA, 1984; SANO et al., 2006). Os barus geram produtos que aos poucos são oferecidos em mercados locais e em centros urbanos. Logo, é possível aliar a conservação da biodiversidade à geração de emprego e renda. No Vale do Jequitinhonha, a pobreza gerada pela seca e pela falta de empregos convive com uma rica cultura e um forte capital social. Em especial, as comunidades no Vale do Jequitinhonha que fazem parte do município de Turmalina e Capelinha, como toda a região, sofrem com a escassez de chuva. Ainda é uma região com poucas oportunidades para seus filhos e moradores. Portanto, levar oportunidades e projetos de geração de empregos, é a função da Universidade e possibilitaria oportunidades de emprego, para que as pessoas destas regiões possam permanecer nestes locais. Sendo assim, divulgar Informações sobre o Baru e outras espécies arbóreas denominadas PANCs, que visem incentivar o olhar sustentável e o plantio de árvores, poderá futuramente auxiliar conter o êxodo rural e melhorar as condições dos moradores do Jequitinhonha. A Escola Estadual Chico Mendes é uma escola rural, situada na área comunitária da Fazenda Roça, zona rural do município de Arinos – MG. O projeto Semeando uma ideia (processo: 316960.1753.300778.16112018), teve a oportunidade de aproximar desta comunidade e manter uma forte ligação de extensão, uma vez que a troca de saberes entre comunidade, agricultores e a UFVJM através do projeto de extensão, permitiu vivências, especialmente para quem trabalha com a terra. Para valorizar os saberes do campo e fortalecer a aproximação com a UFVJM, os agricultores familiares e os seus filhos estudantes da escola Chico Mendes se tornaram uma fonte de informação e troca de experiências. A continuação do projeto, porém na cidade de Diamantina – MG, justifica-se pela necessidade de difundir a troca de experiências vividas em Arinos, com ênfase na valorização da cultura e do conhecimento do campo, de forma a despertar no educando o amor à vida rural e o sentimento de pertencimento, através de uma proposta pedagógica que procura fazer do “Semeando Chico Mendes” uma referência em qualidade de ensino e extensão, demonstrando que o uso sustentável das árvores nativas e dos seus frutos, não significa desprezar os conhecimentos produzidos fora do âmbito rural, na verdade demonstra respeito pelo saber que vem do campo. Portanto, o projeto “Semeando Chico Mendes: Transformando Ideias em Ação”, nasce como nova proposta de ensino dos conteúdos de Silvicultura e através da experiência adquirida no Assentamento Chico Mendes, na cidade de Arinos, almeja-se compartilhar e divulgar a importância das árvores PANCs para a região do Vale. Neste sentido, a educação ambiental assume cada vez mais uma função transformadora, pois permite que o cidadão possa repensar as suas práticas sociais. Entretanto, compete aos professores a função de intercessores e transmissores do conhecimento indispensável para que os alunos possam adquirir certa compreensão sobre o meio ambiente, sobre as causas e as possíveis, soluções a cerca dos problemas que acometem o nosso planeta, bem como da importância da responsabilidade de cada um para construir uma sociedade ambientalmente sustentável. A universidade, como uma instituição de ensino, tem o dever de transmitir aos seus alunos não somente os conteúdos da educação formal, mas também de inovar, de se aprimorar, abrindo espaço para que a educação ambiental faça parte de um trabalho multidisciplinar, uma vez que a mesma tem as funções de ensino, pesquisa e extensão, o que a torna responsável pela formação do cidadão - profissional que atuará no mercado de trabalho, como professor, pesquisador, entre outras. Assim, o trabalho se justifica por se tratar de um assunto com forte apelo ambiental, de forma econômica e ecologicamente sustentável. É fundamental para gerar um canal de informações necessárias ao setor, possibilitando o trabalho extensionista e a integração dos mesmos com professores da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri pertencentes ao campus de Diamantina – MG. O projeto proposto encontra-se em conformidade e articulado com a política de extensão de UFVJM que prioriza pela ampliação e consolidação das relações entre instituição e demais setores da sociedade com o objetivo de contribuir para transformar a realidade mediante o conhecimento e a melhoria das condições de vida da população. O projeto atende as diretrizes Forproex no que tange a: 1) Interação dialógica, incentivando a troca de saberes entre a universidade e a sociedade Diamantina, mais especificamente entre professores, pesquisadores e estudantes das Universidades UFVJM e estudantes das escolas de Diamantina, bem como qualquer membro da sociedade interessado no conhecimento das plantas. 2) Interdisciplinaridade, já que um viveiro é importante para as diversas áreas do conhecimento, pois armazena informações que poderão ser utilizadas por Ecólogos, Biólogos, Agrônomos, Geógrafos, Engenheiros florestais, Policiais, Médicos, farmacêuticos, entre outros. 3) Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão. As atividades de extensão se articulam com o ensino e a pesquisa de forma indissociável e automática. O objetivo da presente proposta permitirá que uma melhor qualificação das atividades de ensino e pesquisa que envolvem o viveiro e produção de mudas. Por consequência, o caráter extensionista da ação se efetiva com o intercâmbio de conhecimentos entre diferentes instituições de ensino e a própria população do município, uma vez que um viveiro e a produção de mudas tem um caráter público, estando aberto a consultas em geral. 4) Impacto na formação do estudante, atingido através das aulas práticas que ocorrerão com a utilização das mudas, onde as atividades auxiliarão o conhecimento científico. No ano de 2020, o projeto Semeando Chico Mendes (Protocolo • 341080.1908.300778.01102019), foi executado de forma virtual, devido a pandemia do Covid - 19. As ações, foram realizadas através do Instagram FlorArte e teve como público-alvo os seguidores da página, que hoje contam com mais de 5000 seguidores. Nossa meta, será alcançar estudantes do ensino fundamental e médio, com duas escolas, sendo uma municipal e outra estadual. Todos os encontros acontecerão via Google Meet em épocas distintas.


Objetivos

• OBJETIVO GERAL •Consiste no interesse de alterar a modalidade de atividades do respectivo projeto para a modalidade remota ou online. • Realizar Oficinas Cientificas Virtuais: "O Fantástico Mundo das Plantas", em uma escola pública estadual, via Google Meet. • OBJETIVOS ESPECÍFICOS •Propagar a conscientização ambiental na sociedade através de postagens no instagram FlorArte; •Confeccionar folder informativos sobre frutos do Cerrado, sistemas de plantio e informações diversas sobre arvores e disponibilizar no instagram Florarte; •Apresentar Semeando Quiz no instagram Florarte, com contexto ambiental e promover uma discussão do conteúdo, com a finalidade de auxiliar os estudantes que estão impossibilitados de comparecer à escola em função da pandemia; •Confeccionar vídeos educativos de curta duração com temas sobre sustentabilidade; •Realizar indicações semanais de filmes, acompanhada de uma resenha, com a temática “meio ambiente”; •Elaborar material didático intitulado “Almanaque do Fantástico Mundo das Plantas” para posterior oferta a alunos do ensino básico das redes públicas.; •Realização de Rodas de Conversas virtuais com a temática da Educação Ambiental atrelada à Agricultura Familiar através de ações socioeducativas (palestras).


Metas

O principal público alvo deste projeto são os estudantes das escolas e seguidores do Instagram FlorArte. Como impacto direto, a escola municipal e uma escola estadual de Sumaré - SP, também receberão nossas ações de forma virtual. Os beneficiários indiretos do projeto são compostos os professores das escolas os quais poderão desenvolver projetos. No total esperamos que a ação alcance mais de 8000 pessoas. Metas: -Divulgar os projetos na área de Silvicultura da FCA/ UFVJM; -Formar recursos humanos (estudantes de graduação da UFVJM, Campus Diamantina) com conhecimento em Silvicultura mais sólido de forma a repara-lo para o mercado de trabalho; -Despertar, nos jovens estudantes e técnicos da UFVJM, o gosto pela pesquisa científica e trabalhos de extensão universitária; -Aproximar a sociedade Município de Diamantina e os professores, pesquisadores e estudantes da UFVJM; -Envolver novos estudantes da graduação da Faculdade de Ciências Agrárias ou de Agronomia de forma nos projetos de silvicultura e meio ambiente. -Promover a popularização e democratização do saber científico.


Metodologia

Esta proposta de extensão será voltada para estudantes do ensino fundamental e médio, do município de Diamantina -MG e de Sumaré - SP. Os estagiários e estudantes da FCA / UFVJM. A proposta será discutida e avaliada acompanhada dos participantes, de maneira que todos os processos e atividades ficarão bem esclarecidos. Justificativa da proposição A finalidade do projeto Semeando Chico Mendes é propagar a conscientização ambiental na sociedade. Com a impraticabilidade de realizarmos esse trabalho presencialmente, apresenta-se abaixo propostas para que a comunidade continue sendo atendida. Atividade 1: elaboração do material didático titulado “Almanaque do Fantástico Mundo das Plantas” para posterior oferta a alunos do ensino básico das redes públicas. O almanaque será composto por teoria e experimentos práticos que compreenderá os temas: Germinação e quebra de dormência de sementes, Movimentos vegetais – fototropismo, Condução da seiva nas plantas e Pigmentos fotossintéticos. Metodologia: O almanaque será redigido em linguagem simples e totalmente ilustrado. Os softwares utilizados serão os aplicativos integrados do Microsoft 365 e Atividade 2: ofertar aulas virtuais teórico-práticas para alunos do ensino básico. Acerca das aulas práticas, elas serão previamente gravadas e editadas para posterior exibição. Metodologia: Será estabelecido um contato entre os participantes do projeto e as escolas atendidas para definir as diretrizes da ação. Os vídeos práticos serão gravados em casa e com materiais acessíveis. Atividade 3: produção de conteúdo diverso e quinzenal contemplados pela temática educação ambiental para o Instagram do Núcleo de Estudos Florarte (@florarteufvjm), por exemplo, mas não só, sustentabilidade, descarte de resíduos e fontes de energia limpa. Metodologia: os materiais de divulgação serão elaborados no e no website Canva. Considerações finais • As ações serão divulgadas e realizadas em canais virtuais, como redes sociais e plataformas de videoconferência, preferencialmente o google meet. • Ao término enviaremos um questionário a comunidade beneficiada, de modo que recebamos um feedback para melhoria de futuras ações. • Mensalmente haverá uma reunião com a coordenadora do projeto para discussão da proposta, avaliação de atividades e produção de oficinas. Como metas científicas, espera-se o envolvimento e participação do bolsista Pibex e dos voluntários da proposta, juntamente com a coordenadora do projeto, submetam resumos em anais de eventos, em especial no SINTEGRA. As metas acadêmicas incluem a orientação e treinamento técnico ao bolsista e estagiários voluntários executantes do projeto. Em relação as metas sócio-ambientais, espera-se que os agricultores, ao tomarem conhecimento sobre o planejamento e execução de práticas sustentáveis, passem a utilizá-las rotineiramente. Assim, utilizando alimentos mais saudáveis e com isto, aumentarem sua renda pela comercialização de produtos com maior valor agregado. Ademais, espera-se contribuir para a divulgação da UFVJM em especial do curso de Engenharia Florestal e o curso de Agronomia, como difusor de conhecimentos e instituição preocupada com sistemas produtivos sustentáveis e com a recuperação das matas ciliares e nativas. Além disso, almeja-se como impacto direto que o(a) bolsista do Pibex e os (as) estagiários (as) envolvidos tenham uma maior compreensão do papel das aulas práticas e a importância de devolver todo o conhecimento aplicado na prática, para a comunidade e a sociedade de forma geral. Espera-se que com o a execução do projeto PIBEX, este possa contribuir positivamente no desenvolvimento de habilidades que contribuirão para a qualidade e a viabilidade das técnicas e instrumentos pedagógicos utilizados durante a execução do projeto. Por fim, almeja-se despertar, nos jovens estudantes e técnicos da UFVJM, o gosto pela pesquisa científica e trabalhos de extensão universitária. A procura de outros estudantes da UFVJM para estágios no projeto tem aumentado expressivamente a medida que o projeto tem sido executado.


Referências Bibliográficas

MATOS, E. e QUEIROZ, L. P. Árvores para cidades. Salvador: Ministério Público do Estado da Bahia. 2009.340 p. OLIVEIRA, M. C., et al. Manual de viveiro e produção de mudas: espécies arbóreas nativas do Cerrado. Editora Rede de Sementes do Cerrado, 2016. PIO CÔRREA, M. Dicionário das plantas úteis do Brasil e das exóticas cultivadas. Rio de Janeiro: Ministério da Agricultura, 1984. v.2. 777p. ROMERO, J. V. S. NASCENTES: RECUPERAÇÃO, ADEQUAÇÃO E CONSERVAÇÃO. Revista Técnico-Científica do CREA-PR, 2017. SANO, E.E., ROSA, R., BRITO, J.L.S. & FERREIRA, L.G. 2006. Land cover mapping of the tropical savanna region in Brazil. Environmental Monitoring Assessment 166:113-124


Inserção do estudante

A grade curricular dos estudantes de Ciências Agrárias (FCA/UFVJM) possibilita ao estudante desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao estudo florestal no que se referem às suas características, potencialidades e precauções, tendo em vista que várias disciplinas específicas sobre o assunto são contempladas na grade curricular do curso. São essas: “Sistemas Agroflorestais, Silvicultura de espécies Nativas, Recuperação de áreas degradadas”. Todos os discentes listados como integrantes da equipe executora da proposta já cursaram ou estão cursando pelo menos duas disciplinas das listas. Sendo assim, todas as informações recebidas sobre silvicultura capacitam o discente do curso de Agronomia e Engenharia Florestal a participar e, acima de tudo, contribuir com ideias úteis e inovadores ao bom desenvolvimento do projeto de extensão em questão. O desenvolvimento do projeto trará ao estudante a possibilidade de consolidar, difundir e aperfeiçoar todo o conhecimento teórico adquirido em sala de aula. Ainda, a prática de suas atividades na extensão, mesmo que de forma remota, motivará o discente a continuar no curso evitando com isso uma possível evasão. A participação do discente no projeto será avaliada pelo seu comprometimento e dedicação às atividades atribuídas. O discente terá fundamental participação para o bom desenvolvimento do projeto. AVALIAÇÃO PELO PÚBLICO O projeto prevê a realização do monitoramento e avaliação do projeto e as ações em três etapas temporais, de curto prazo: para execução da mobilização e sensibilização das escolas, e longo prazo: para avaliação e monitoramento dos impactos das ações no Município de Diamantina e região. AVALIAÇÃO PELA EQUIPE O processo de avaliação deve acontecer durante o desenvolvimento e no final da realização do projeto. Será realizada uma pesquisa com os participantes, todos eles atuais universitários do curso de Agronomia e Engenharia Florestal da FCA / UFVJM. Para diagnosticar as contribuições que os projetos de extensão proporcionam aos seus participantes durante o processo de formação, realizar-se-á aplicação de um questionário aberto, o qual possuirá o seguinte questionamento: Mediante a sua participação no projeto de extensão, voltados à área de Agronomia e Engenharia Florestal, nesta fase da sua vida universitária, descreva quais as observações e contribuições mais relevantes que esta participação teve para seu processo de formação. E será nesta fase que retiraremos um dos resultados, os quais descrevemos ao final da execução do projeto.


Observações

O projeto é continuação do projeto Pibex (316960.1753.300778.16112018) anteriormente aprovado e que foi executado em uma escola estadual, no município de Arinos - MG e com uma comunidade rural no município de Cabeceira Grande – MG e do projeto Pibex 341080.1908.300778.01102019, que foi desenvolvido neste ano, de forma remota. Este programa de extensão FlorArte, atingiu direta e indiretamente, aproximadamente um público de 5000 pessoas.


Público-alvo

Descrição

O público-alvo são seguidores virtual do Instagram FlorArte e por meio de reuniões via Google Meet, os Estudantes da Escola Estadual Manuel Albaladejo Fernandes(ações virtuais).

Municípios Atendidos

Município

Sumaré - Sp

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A proposta recebe o apoio da E. E. Manuel Albaladejo Fernandes, localizada em Sumaré - SP. Serão realizados encontros virtuais de forma assíncrona, no qual serão realizadas as oficinas de educação ambiental e os encontros com os alunos do ensino médio.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Reuniões de forma virtual com a equipe para organização das atividades

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Reuniões via Google Meet com as coordenadoras das escolas participantes, para organizar o cronograma do projeto com as peculiaridades do calendário escolar e administrativo - março e abril

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Reuniões internas e virtuais com os membros da equipe, para nivelamento do conhecimento e preparação para os encontros remotos com as escolas e início das ações nas escolas Meses 4, 5, 6, 7 e 8

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Confecção dos materiais que serão utilizados nas palestras e Preparação dos jogos didáticos

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Curso de capacitação para professores nas escolas via Google Meet, Oficinas Científicas Virtuais do Fantástico Mundo das Plantas 5, 6, 7, 8, 9

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Redação do relatório final (bolsista e coordenador) e Confecção de um artigo a ser submetido na Revista Brasileira de Extensão Universitária (ISSN 2358-0399) ou outra que seja mais adequada ao tema do projeto – novembro e dezembro

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Encerramento e Avaliação