Visitante
Ondas do coração
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
mariana roberta lopes simoes
2024101202438489
departamento de enfermagem
Caracterização da Ação
ciências da saúde
saúde
0
saúde humana
regional
programa universidade nas comunidades - (ufvjm&comunidades)
Sim
Membros
liliane da consolacao campos ribeiro
Vice-coordenador(a)
maristela oliveira lara
Voluntário(a)
bruna oliveira costa
Voluntário(a)
lourdes fernanda godinho
Voluntário(a)
bárbara ribeiro barbosa
Voluntário(a)
bruna heloisa miranda de moraes
Voluntário(a)
nayla alves costa
Voluntário(a)
lincoln rodrigues rocha
Voluntário(a)
joão paulo ribeiro vieira
Bolsista
emiliana mara lopes simões
Voluntário(a)
paulo henrique da cruz ferreira
Voluntário(a)
heloisa helena barroso
Voluntário(a)
amanda aparecida silva cruz
Voluntário(a)
A presente proposta tem por objetivo integrar a UFVJM aos serviços de Saúde do Sistema Único, por meio do projeto saúde digital móvel aliado ao programa Universidade nas comunidades. Tal integração se dará especialmente pela realização de Eletrocardiogramas sem custos para os paciente, com laudos emitidos digitalmente pelos núcleos de saúde digital do ministério da saúde. O projeto itinerante, saúde digital móvel conta com a participação discente para o seu desenvolvimento. Deste modo contribui para uma formação e apresenta potencial de promover melhorias na assistência.
Saúde, Atenção Básica á Saúde, Saúde Digital.
Saúde Digital (SD) é o campo de conhecimento e prática relativo ao desenvolvimento e uso de tecnologias de Comunicação e Informação ( TICs) para subsidiar a saúde (OMS,2023). A partir deste conhecimento podemos perceber que ela engloba desta a atenção a pessoa, por meio do telessaúde, até as plataformas digitais para permitir a interação entre atores. Assim, tecnologias em saúde podem ser utilizadas em processos de ensinar e aprender, nos diversos cenários (Educacionais); para intermediar o cuidado ofertado nos serviços de saúde (Assistenciais) ou ainda, para mediação de processos de gestão na saúde (Gerenciais) Este termo foi introduzido como um amplo guarda-chuva, englobando a telemedicina e telessaúde (uso das TIC‘s para a oferta de atenção à saúde, especialmente nos casos onde a distância é um fator crítico) ( WHO, 2021). A abrangência da SD depara-se com os serviços de Atenção Básica à Saúde ( ABS) do Sistema Único de Saúde (SUS) sendo a base de sistemas de saúde universais. Em seus atributos, a ABS tem a oferta de uma atenção integral, o mais próximo possível dos usuários, famílias e comunidades inclui um espectro de serviços que vão desde a promoção da saúde prevenção até o tratamento de doenças, o controle de agravos crônico e a reabilitação . Fazendo este paralelo, a Organização pan-Americana de Saúde destaca a importância da saúde digital na melhoria da qualidade da assistência à saúde, na continuidade do cuidado, com potencial de reduzir as iniquidades em saúde ( OPS, 2021) permitindo que os usuários acessem informações e ferramentas digitais para prevenção e atendimento no momento certo e no formato certo. O Projeto Saúde Digital Móvel da UFVJM aprovado pelo Departamento de Saúde Digital - DESD, consisti em uma parceria entre o Departamento de Saúde Digital do Ministério da Saúde e a UFVJM, vinculada ao programa de extensão, “Universidade nas Comunidades” .O referido programa de extensão é uma ação extensionista, institucional, que tem por objetivo interagir a universidade com as comunidades e promover impacto e transformação social em seu território de abrangência ( GUEDES, 2022). A presente proposta pretende agregar bolsista ao projeto Saúde Digital Móvel da UFVJM, capacitando-o para realização do eletrocardiograma nos municípios de Diamantina e Presidente Kubistchek. O projeto contará ainda com a parceria com a UC Estágio Supervisionado Área Comunitária do curso de enfermagem da UFVJM que liberará os alunos estagiários nos municípios para participarem das ações. Os alunos serão capacitados, integrando o ensino e a extensão, participando a partir de então ativamente da realização dos ECGs e também da orientação das equipes de saúde local para maior abrangência e efetividade do projeto.
A transformação digital é uma realidade em todo o mundo, em se tratando dos serviços nacionais de saúde mostra-se também em ascensão, sobretudo em um momento em que todos os sistemas de saúde passam por desafios econômicos e maiores demandas por melhores cuidados ( WHO,2021). O seu objetivo é um acesso amplo e igualitário, e com a transversalidade do cuidado. No âmbito da ABS tem possibilitado a ponte entre estas duas ferramentas de trabalho ( Tecnologia x ABS). O projeto Saúde Digital Móvel é relevante também por considerar as necessidades loco regionais do entorno da UFVJM expressas em altos indicadores de morbimortalidade por complicações de doenças evitáveis, crônicas, porém passíveis de acompanhamento e alta resolutividade na maioria dos casos. Um dos maiores dificultadores para prestação da assistência adequada a estes pacientes é a acessibilidade a exames especializados e recursos humanos em saúde. Diante disso, o Saúde Digital Móvel facilita o acesso dentre outros, ao eletrocardiograma, por oferecer o deslocamento das unidades móveis de saúde em áreas mais remotas dos municípios( GUEDES, 2022) . Assim, com este projeto iremos, com participação discente, realizar eletrocardiograma nos municípios citados anteriormente, com emissão de laudos e treinamento das equipes da APS para manejo desses laudos, integrando a UFVJM e serviços do SUS. Tal desenvolvimento permitirá associar conhecimentos teóricos à prática discente nas frentes de atenção à saúde durante as ações o que garante a indissociabilidade do ensino e da extensão. Além disso, poderão a partir da prática serem desenvolvidos projeto de pesquisa que busquem conhecer o perfil cardiológico das pessoas beneficiadas e assim permitir o planejamento de ações mais bem fundamentadas e estruturadas para a realidade local. Completa-se assim o tripé: ensino-pesquisa-extensão.
Geral: 1. Oferecer tele diagnóstico e exame especializado de eletrocardiograma nos municípios de Diamantina e Presidente Kubistchek. Objetivos Específicos 1.1 Prestar atendimento a comunidade por meio de tele cardiologia com exames de tele diagnósticos de eletrocardiograma. 1.2 Favorecer a formação discente de qualidade por meio da capacitação e realização do eletrocardiograma nos municípios e seus entornos (zona rural).
1 -Realizar mensalmente: 100 exames de eletrocardiograma - representando uma benefício ao mesmo quantitativo de pacientes atendidos. 2 -Realizar no ano de 2024: 1200 exames de eletrocardiograma - representando uma benefício ao mesmo quantitativo de pacientes atendidos.
O projeto se desenvolverá por meio de uma parceria do Projeto Universidade nas Comunidades, Saúde Digital Móvel e Estágio Supervisionado do Curso de Enfermagem, juntamente com os profissionais de saúde dos serviços de APS de Diamantina e Presidente Kubistchek . O município de Diamantina em contrapartida manterá os custos com alimentação e transporte da equipe para a realização dos exames em sua sede e nos distritos bem como o município de Presidente Kubistchek. Este último também hospedagem quando as ações ocorrerem em mais de um dia. A UC de Estágio Supervisionado do Curso de Enfermagem participará por meio da liberação dos alunos estagiários nos municípios participantes para que possam atuar nas ações. O público alvo das ações serão as pessoas cadastradas em equipes de saúde da família dos municípios participantes e que recebem alunos do último ano do curso de graduação em enfermagem da UFVJM. Primeiramente será realizada reuniões com os municípios para definição de datas em parceria com a PROEX e posteriormente para a apresentação das metas e planejamento dos dias dos atendimentos. Em seguida o convite será divulgado pelos Agentes Comunitários de Saúde para cada usuário que atenda os critérios para participar dos exames, além de divulgação em rádios, folders e informativos sobre o Evento. O Eletrocardiograma será realizado preferencialmente em pacientes hipertensos e diabéticos. Para a realização deste projeto os alunos bolsistas e voluntários dos cursos da saúde e os de enfermagem que estão no último ano no Estágio Supervisionado área Comunitária nos municípios de Diamantina e Presidente Kubistchek serão capacitados sobre os objetivos do projeto saúde digital móvel e sobre o eletrocardiograma. No dia programado os alunos irão realizar o Eletrocardiograma, sob a supervisão da equipe do projeto Saúde Digital Móvel e Ondas do coração. Após o evento será feita análise e relatórios das atividades realizadas para publicação em eventos científicos e periódicos. Todos os aspectos éticos serão respeitados.
Guedes. HM. etal. PROJETO DE SAÚDE DIGITAL MÓVEL. Minas Gerais: UFVJM. Disponível em https://siexc.ufvjm.edu.br/projetosfluxocontinuo/338 Organização Mundial da Saúde (OMS). Global strategy on digital health 2020-2025. Genebra: OMS; 2021. Organização Pan-Americana da Saúde. Oito Princípios Orientadores da Transformação Digital do Setor da Saúde: um apelo à ação panamericana. Washington (DC): OPAS; 2021. World Health Organization. WHO Coronavirus Disease (COVID-19) Dashboard. WHO; 2020 [date accessed 2021 Mar 15]. Available from: https://covid19.who.int/table
Os discentes poderão participar como bolsista ou voluntários da atividade acompanhando e realizando o ECG nas comunidades onde estagiam, observando e auxiliando no alcance das metas. Para isso serão capacitados e acompanhados pelas equipe técnica do projeto Saúde Digital Móvel que os direcionará na execução dos exames. A experiência vivenciada busca contribuir para conhecimento sobre o assunto, aproximar o estudante da realidade da população, promover a sua inserção nos serviços de saúde, favorecer a habilidade de comunicação e a integração dos saberes científicos a prática, além de aprimorar a capacidade de trabalho em equipe.
Os objetivos do projeto Saúde Digital Móvel se apresentam congruentes com as necessidades regionais de atendimento à populações com difícil acesso a exames especializados para acompanhamento, principalmente, portadores de patologias crônicas que comprometem o sistema cardiovascular, tais como, diabetes e hipertensão arterial. Ao mesmo tempo se apresenta como um cenário fértil para o ensino possibilitando ao discente vivenciar a realidade dos problemas de saúde da população, ser capacitado e aperfeiçoar a teoria na prática sobre tema. No campo da pesquisa poderá direcionar para estudos epidemiológicos para melhor entendimento da realidade e seus determinantes. Além de que, fornecerá material/resultados para publicação de trabalhos em revistas científicas de extensão e participação em eventos científicos. Assim, o projeto cumpri seu propósito na pesquisa, ensino e extensão.
Público-alvo
Pessoas cadastradas nas APS dos municípios que sejam hipertensos ou diabéticos ou tenham indicação da realização do exame pela equipe de saúde local.
Municípios Atendidos
Diamantina
Presidente Kubitschek
Parcerias
Fornecimento de transporte e alimentação para a equipe nas ações em seu território.
Fornecimento de transporte, alimentação e hospedagem para a equipe nas ações em seu território.
Liberação e capacitação de alunos estagiários dos municípios para realização dos exames.
Cronograma de Atividades
Realização de eletrocardiograma (ECG) nas unidades de APS da sede dos municípios. Serão realizados os exames no dias e horários já pré- estabelecidos com o município, por meio do Projeto Saúde nas Comunidades e Estágio Supervisionado do Curso de Enfermagem,
Realização de ECG na zona rural dos municípios. Serão realizados os exames no dias e horários já pré- estabelecidos com o município, por meio do Projeto Saúde nas Comunidades e Estágio Supervisionado do Curso de Enfermagem,
Reuniões mensais com a equipe para alinhamento e planejamento das ações subsequentes.
Desenvolvimento dos relatórios de produção mensal