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Sumário da proposta
Capacitando as lacunas existentes no serviço de enfermagem hospitalar levantadas na avaliação dos clientes externos na busca pela melhoria continua na qualidade da assistência de enfermagem
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
- Número de inscrição: 202410120242451097
- Coordenador: PAULO HENRIQUE DA CRUZ FERREIRA
- Unidade de lotação: departamento de enfermagem
Caracterização da Ação
- Área do Conhecimento: Ciências da Saúde
- Área temática principal: Educação
- Área temática secundária: Saúde
- Linha de extensão: Educação Profissional
- Abrangência: Local
- Gera propriedade intelectual: Não
Membros
liliane da consolacao campos ribeiro
Vice-coordenador(a)
liliane da consolacao campos ribeiro
Vice-coordenador(a)
heloisa helena barroso
Voluntário(a)
heloisa helena barroso
Voluntário(a)
bárbara ribeiro barbosa
Voluntário(a)
bárbara ribeiro barbosa
Voluntário(a)
liliany mara silva carvalho
Voluntário(a)
liliany mara silva carvalho
Voluntário(a)
thaisa mara rocha rodrigues
Voluntário(a)
thaisa mara rocha rodrigues
Voluntário(a)
mariana roberta lopes simoes
Voluntário(a)
mariana roberta lopes simoes
Voluntário(a)
taysa santana ferreira
Voluntário(a)
taysa santana ferreira
Voluntário(a)
taynara thaís de medeiros nascimento
Bolsista
taynara thaís de medeiros nascimento
Bolsista
maristela oliveira lara
Voluntário(a)
maristela oliveira lara
Voluntário(a)
mariana de jesus silva
Voluntário(a)
mariana de jesus silva
Voluntário(a)
kethlim giovana de lima souza
Voluntário(a)
kethlim giovana de lima souza
Voluntário(a)
kelcilene lelis de paula matos
Voluntário(a)
kelcilene lelis de paula matos
Voluntário(a)
gabriela soares martins
Voluntário(a)
gabriela soares martins
Voluntário(a)
mayara paixao de lima
Voluntário(a)
mayara paixao de lima
Voluntário(a)
ana luisa batista pimenta
Voluntário(a)
ana luisa batista pimenta
Voluntário(a)
raiani de jesus silva
Voluntário(a)
raiani de jesus silva
Voluntário(a)
livia maria goncalves fernandes
Voluntário(a)
livia maria goncalves fernandes
Voluntário(a)
marya rita macedo coimbra
Voluntário(a)
marya rita macedo coimbra
Voluntário(a)
gabriela caroline silva medeiros
Voluntário(a)
gabriela caroline silva medeiros
Voluntário(a)
yasmin apoema macedo pires
Voluntário(a)
yasmin apoema macedo pires
Voluntário(a)
ana paula goulart reis
Voluntário(a)
ana paula goulart reis
Voluntário(a)
-
Resumo
- Os hospitais estão se solidificando enquanto empresas prestadoras de serviço que se preocupam com a qualidade dos seus serviços frente aos clientes que os procuram. A enfermagem precisa estar sempre oferecendo constantes inovações e transformações na assistência prestada, já que o processo de hospitalização desencadeia nos clientes sentimentos negativos. Desse modo, as ações desta equipe impactam na satisfação dos clientes frente aos cuidados assistenciais oferecidos por desta equipe e consequentemente da instituição hospitalar. Uma assistência á saúde de qualidade é direito de todo cidadão e os serviços de saúde devem oferecer uma atenção que seja efetiva, eficiente, segura e com a satisfação do paciente em todo o processo. Portanto, conhecer a visão dos clientes hospitalizados sobre o cuidado de enfermagem é uma ferramenta de gestão utilizada para direcionar o planejamento da assistência em consonância com as necessidades dos usuários, proporcionando o oferecimento do atendimento de qualidade que necessitam. Identificar o que leva a satisfação e a insatisfação permite que haja mudanças no comprometimento social proativo da equipe de enfermagem e da manutenção cíclica e sistemática do serviço assistencial fornecido. Os processos avaliativos da satisfação dos usuários nos serviços públicos de saúde podem atuar para a construção de uma nova perspectiva do cuidado e que, além de monitorar as atividades desses serviços, pode fortalecer o controle social e a participação/inclusão dos usuários nos processos de planejamento e de mudanças assistenciais. Este projeto possui como objetivos: capacitar auxiliares, técnicos e enfermeiros da instituição co – participante quanto as demandas que foram levantadas por meio do questionário de Oliveira, 2004 para avaliar a qualidade da assistência de enfermagem na concepção do cliente externo que foi aplicado no ano de 2022 na instituição coparticipante, além de possibilitar aos estudantes envolvidos, ampliar a visão sobre a relevância da assistência a saúde focada na individualidade do paciente e potencializar os pontos fortes da equipe de enfermagem e proporcionar reflexões que levem a melhoria das fragilidades desta equipe na visão dos clientes externos proporcionando assim, o retorno a população da melhoria da assistência de enfermagem ofertada. As capacitações serão organizadas em módulos de capacitação, sendo fundamentadas na utilização de metodologias participativas com foco em fazer os profissionais da enfermagem se interagirem e trocarem conhecimentos. Adotaremos a teoria da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, nas suas cinco etapas constituintes: Observação da realidade (de um recorte da realidade) e definição do problema de estudo (a problematização propriamente dita); pontos chave do problema; teorização; hipóteses de solução; aplicação à realidade.Buscando desenvolver o papel profissional do acadêmico e colocar em prática o conhecimento adquirido ao longo do curso de graduação, estes serão inseridos no projeto. Outra oportunidade que estes alunos terão é de adquirir conhecimento de temáticas que vão além da sua área de ensino. O projeto é direcionado à capacitação de auxiliares, técnicos e enfermeiros da Santa Casa de Caridade de Diamantina, totalizando uma média de 77 profissionais distribuídos entres as clinicas médicas, neurológica, convênios e cirúrgica que serão beneficiados diretamente com a participação nos módulos de capacitação. Avaliando indiretamente no benefício deste trabalho, este se estenderá na melhoria do atendimento à saúde de uma população da macro e micro região de Diamantina que compreende um total de 34 municípios diretamente. São metas estabelecidas neste projeto: Organizar capacitações modulares de acordo com os problemas apresentados pelos clientes externos; Estimular e analisar a utilização dos conhecimentos adquiridos na prática diária dos profissionais envolvidos, com o intuito de melhorar o desempenho desses profissionais na prestação de serviços; Proporcionar a todos os envolvidos no projeto a relação teoria-prática constante pelo movimento prática-teoria-prática; Realizar mensalmente os módulos de capacitação de acordo com a temática proposta; Realizar avaliações do projeto pelos envolvidos a cada final de módulo, além da produção de materiais educativos e produtos científicos.
- Enfermagem; Educação em saude, Qualidade da assistência à saúde, Satisfação do paciente, Gestão da qualidade.
Palavras-chave