Sumário da proposta

Capacitando as lacunas existentes no serviço de enfermagem hospitalar levantadas na avaliação dos clientes externos na busca pela melhoria continua na qualidade da assistência de enfermagem

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador
  • Número de inscrição: 202410120242451097
  • Coordenador: PAULO HENRIQUE DA CRUZ FERREIRA
  • Unidade de lotação: departamento de enfermagem
Caracterização da Ação
  • Área do Conhecimento: Ciências da Saúde
  • Área temática principal: Educação
  • Área temática secundária: Saúde
  • Linha de extensão: Educação Profissional
  • Abrangência: Local
  • Gera propriedade intelectual: Não

Membros

liliane da consolacao campos ribeiro Vice-coordenador(a)

heloisa helena barroso Voluntário(a)

bárbara ribeiro barbosa Voluntário(a)

liliany mara silva carvalho Voluntário(a)

thaisa mara rocha rodrigues Voluntário(a)

mariana roberta lopes simoes Voluntário(a)

taysa santana ferreira Voluntário(a)

taynara thaís de medeiros nascimento Bolsista

maristela oliveira lara Voluntário(a)

mariana de jesus silva Voluntário(a)

kethlim giovana de lima souza Voluntário(a)

kelcilene lelis de paula matos Voluntário(a)

gabriela soares martins Voluntário(a)

mayara paixao de lima Voluntário(a)

ana luisa batista pimenta Voluntário(a)

raiani de jesus silva Voluntário(a)

livia maria goncalves fernandes Voluntário(a)

marya rita macedo coimbra Voluntário(a)

gabriela caroline silva medeiros Voluntário(a)

yasmin apoema macedo pires Voluntário(a)

ana paula goulart reis Voluntário(a)

    Resumo
  • Os hospitais estão se solidificando enquanto empresas prestadoras de serviço que se preocupam com a qualidade dos seus serviços frente aos clientes que os procuram. A enfermagem precisa estar sempre oferecendo constantes inovações e transformações na assistência prestada, já que o processo de hospitalização desencadeia nos clientes sentimentos negativos. Desse modo, as ações desta equipe impactam na satisfação dos clientes frente aos cuidados assistenciais oferecidos por desta equipe e consequentemente da instituição hospitalar. Uma assistência á saúde de qualidade é direito de todo cidadão e os serviços de saúde devem oferecer uma atenção que seja efetiva, eficiente, segura e com a satisfação do paciente em todo o processo. Portanto, conhecer a visão dos clientes hospitalizados sobre o cuidado de enfermagem é uma ferramenta de gestão utilizada para direcionar o planejamento da assistência em consonância com as necessidades dos usuários, proporcionando o oferecimento do atendimento de qualidade que necessitam. Identificar o que leva a satisfação e a insatisfação permite que haja mudanças no comprometimento social proativo da equipe de enfermagem e da manutenção cíclica e sistemática do serviço assistencial fornecido. Os processos avaliativos da satisfação dos usuários nos serviços públicos de saúde podem atuar para a construção de uma nova perspectiva do cuidado e que, além de monitorar as atividades desses serviços, pode fortalecer o controle social e a participação/inclusão dos usuários nos processos de planejamento e de mudanças assistenciais. Este projeto possui como objetivos: capacitar auxiliares, técnicos e enfermeiros da instituição co – participante quanto as demandas que foram levantadas por meio do questionário de Oliveira, 2004 para avaliar a qualidade da assistência de enfermagem na concepção do cliente externo que foi aplicado no ano de 2022 na instituição coparticipante, além de possibilitar aos estudantes envolvidos, ampliar a visão sobre a relevância da assistência a saúde focada na individualidade do paciente e potencializar os pontos fortes da equipe de enfermagem e proporcionar reflexões que levem a melhoria das fragilidades desta equipe na visão dos clientes externos proporcionando assim, o retorno a população da melhoria da assistência de enfermagem ofertada. As capacitações serão organizadas em módulos de capacitação, sendo fundamentadas na utilização de metodologias participativas com foco em fazer os profissionais da enfermagem se interagirem e trocarem conhecimentos. Adotaremos a teoria da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, nas suas cinco etapas constituintes: Observação da realidade (de um recorte da realidade) e definição do problema de estudo (a problematização propriamente dita); pontos chave do problema; teorização; hipóteses de solução; aplicação à realidade.Buscando desenvolver o papel profissional do acadêmico e colocar em prática o conhecimento adquirido ao longo do curso de graduação, estes serão inseridos no projeto. Outra oportunidade que estes alunos terão é de adquirir conhecimento de temáticas que vão além da sua área de ensino. O projeto é direcionado à capacitação de auxiliares, técnicos e enfermeiros da Santa Casa de Caridade de Diamantina, totalizando uma média de 77 profissionais distribuídos entres as clinicas médicas, neurológica, convênios e cirúrgica que serão beneficiados diretamente com a participação nos módulos de capacitação. Avaliando indiretamente no benefício deste trabalho, este se estenderá na melhoria do atendimento à saúde de uma população da macro e micro região de Diamantina que compreende um total de 34 municípios diretamente. São metas estabelecidas neste projeto: Organizar capacitações modulares de acordo com os problemas apresentados pelos clientes externos; Estimular e analisar a utilização dos conhecimentos adquiridos na prática diária dos profissionais envolvidos, com o intuito de melhorar o desempenho desses profissionais na prestação de serviços; Proporcionar a todos os envolvidos no projeto a relação teoria-prática constante pelo movimento prática-teoria-prática; Realizar mensalmente os módulos de capacitação de acordo com a temática proposta; Realizar avaliações do projeto pelos envolvidos a cada final de módulo, além da produção de materiais educativos e produtos científicos.

  • Palavras-chave
  • Enfermagem; Educação em saude, Qualidade da assistência à saúde, Satisfação do paciente, Gestão da qualidade.