Visitante
Conhecendo a toxoplasmose congênita no município de Janaúba
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
silas silva santana
20241012024472632
universidade federal dos vales do jequitinhonha e mucuri
Caracterização da Ação
ciências da saúde
saúde
educação
saúde humana
municipal
conheçendo a ufvjm - campus janaúba
Sim
Membros
karla taisa pereira colares
Voluntário(a)
fernanda guerra lima medeiros borsagli
Voluntário(a)
welyson tiano dos santos ramos
Voluntário(a)
max pereira gonçalves
Voluntário(a)
joão de deus oliveira júnior
Voluntário(a)
adrielle thalita rodrigues nunes
Voluntário(a)
ana maria pedro cabral
Voluntário(a)
cleyton fernandes de souza
Voluntário(a)
danilo freitas santos
Voluntário(a)
daniel ferreira gonçalves
Voluntário(a)
anne priscila teixeira santana
Voluntário(a)
ana clara mendes silva
Voluntário(a)
thiago henrique santos figueiredo
Voluntário(a)
honovan paz rocha
Voluntário(a)
talivia rodrigues brito
Bolsista
barbhara mota marinho
Voluntário(a)
cintia goncalves dias
Voluntário(a)
laryssa raphaela rodrigues silveira
Voluntário(a)
kamilly emanuele mendes silva
Voluntário(a)
A toxoplasmose é uma doença difundida no mundo inteiro com infecção pelo parasito Toxoplasma gondii. Em seres humanos a doença é assintomática ou com sintomas inespecíficos em indivíduos considerados imunocompetentes. Em indivíduos imunossuprimidos e em gestantes as maiores complicações são observadas. Em gestantes não imunes o feto pode apresentar acometimentos devastadores podendo variar de problemas visuas e/ ou auditivas, problemas mentais ou aborto. Infelizmente esta doença é negligenciada e não é de conhecimento de grande parte da população o que pode contribuir para a transmissão desta. Nesse contexto a proposta tem como objetivo realizar ações que mesclam ensino/ pesquisa/ extensão com o intuito de propiciar uma maior difusão do conhecimento sobre a toxoplasmose congênita no município de Janaúba. Inicialmente docentes, discentes e técnicos receberão capacitação sobre o tema para que possam construir questionários simples sobre o que é a doença, transmissão e como prevenir . Além dos questionários serão confeccionados panfletos didáticos para auxiliar o entendimento sobre a doença. Os participantes do projeto aplicarão os questionários na população de Janaúba ( bairros, escolas, universidades e no hospital maternidade FUNDAJAN). Além dos questionários, os panfletos informativos serão apresentados e ocorrerá uma explicação rápida e simples sobre a doença. Este processo de abordagem da população será realizado tanto no início do projeto, quanto ao fim do projeto nas mesmas localidades e com o mesmo questionário. O intuito é verificar se ocorreu um aumento do conhecimento sobre a doença após a primeira intervenção. Por fim , ao final do projeto será realizada uma oficina integrativa com os docentes , discentes , técnicos e membros da população para apresentação dos resultados e relatos de experiência sobre o projeto de modo a propiciar uma troca de saberes com a comunidade externa.
Educação, Janaúba, saúde, toxoplasmose congênita
Toxoplasma gondii é um parasito intracelular obrigatório que infecta todos os animais de sangue quente, incluindo o homem, e causa a doença conhecida como toxoplasmose. Esta doença é largamente difundida no mundo inteiro acometendo todos os animais de sangue quente (DUBEY, 2008). Para a maioria dos indivíduos os sintomas da doença são inespecíficos ou inexistentes, muitos indivíduos nem sabem que se infectaram com o parasito. Geralmente quando a pessoa se infecta uma vez ocorre o desenvolvimento da chamada imunidade, acarretando a proteção contra uma reinfecção durante grande parte da vida, a menos que ocorram situações de baixa de imunidade (infecção por HIV, quimioterapia, entre outros). Em seres humanos para a maior parte da população a doença apresenta um caráter assintomático ou com sintomas inespecíficos (HALONEN, WEISS, 2013). Os casos onde a toxoplasmose apresenta grande importância médica são em indivíduos imunocomprometidos (baixa da imunidade) ou em infecção congênita (infecção do bebê pela transmissão do parasito durante a gravidez), onde podem ser vistos consequências graves. As consequências da toxoplasmose congênita que podem acontecer no feto podem variar de surdez, problemas visuais, problemas mentais e abortos. Além disso, nos recém-nascidos podem ocorrer sintomas tardios incluindo problemas visuais e cerebrais (HALONEN, WEISS, 2013). Nesse contexto o presente projeto tem como objetivo realizar uma ação de extensão visando avaliar conhecimento geral da população janaubense sobre a toxoplasmose congênita e a partir daí informar o que é a doença, qual é a população de maior risco de desenvolver as consequências mais graves e como prevenir a transmissão. Os participantes do projeto (discentes, docentes e técnicos do campus Janaúba) inicialmente receberão um treinamento sobre a toxoplasmose congênita para que estes possam atuar como difusores do conhecimento sobre a doença para a população. Desta forma, questionários com perguntas básicas sobre a toxoplasmose congênita e panfletos informativos serão confeccionados. Os questionários serão utilizados para avaliar o conhecimento prévio da população sobre a toxoplasmose congênita. Os panfletos informativos serão utilizados como material complementar para a explicação do tema para a população. Desta forma serão realizadas intervenções na população de Janaúba de forma a transportar o conhecimento acadêmico para uma linguagem simples que a população consiga entender, com o potencial de levar a um maior conhecimento desta doença e por consequência uma maior probabilidade de diminuir a transmissão desta. Além destas intervenções iniciais está previsto que ao final do projeto estes mesmos questionários sejam reaplicados na população para verificar se houve evolução no conhecimento sobre o tema e também a realização de uma oficina integrativa com os membros participantes do projeto (discentes, docentes e técnicos) e a comunidade externa para realizar uma troca de saberes final.
Atividades de educação em saúde são essenciais para o combate das diversas doenças, fazendo parte da chamada prevenção primária. Existem várias doenças que podem ter sua transmissão diminuída e as consequências reduzidas com a educação da população. No Brasil, a ocorrência de toxoplasmose congênita afeta de 3 a 10 entre 10.000 recém-nascidos (LAGO et al., 2007). Em Londrina, cidade da região Norte do estado do Paraná, 50,8% das gestantes não apresentaram anticorpos da classe IgG para T. gondii (LOPES et al., 2009). Em Minas Gerais, há alta prevalência da infecção, afetando 13 casos em cada 10.000 recém-nascidos, e a desigualdade social está relacionada com as taxas de prevalência da infecção (VASCONCELOS-SANTOS, et al., 2009). Apesar da grande importância e da gravidade da doença observa- se ainda que a toxoplasmose congênita é considerada negligenciada para grande parte da população. A falta de conhecimento pode contribuir para uma maior transmissão ou ainda para falta de adesão do tratamento quando necessário. Na cidade de Janaúba não existe nenhum dado científico na literatura relacionando a doença e o município, bem como não é observado nenhum tipo de campanha educacional relacionado a esta infecção. Esta lacuna pode ser avaliada e combatida com atividades extensionistas e educacionais visando avaliar o nível de conhecimento da população quanto a doença e informando com uma linguagem simples e objetiva sobre a importância da doença e como se deve combate-la. No caso da toxoplasmose congênita a população de risco são as mulheres gestantes que nunca entraram em contato com o parasito, ou seja, que não apresentam proteção (DUBEY, 2008). Atualmente o teste para detecção da toxoplasmose foi incluído no rol de testes realizado no pré-natal (Brasil, Ministério da Saúde. Nota técnica No 18/2022-CGSH/DAET/SAES/MS), porém muitas gestantes desconhecem informações básicas sobre a transmissão da doença, e embora hoje exista um maior acesso aos testes que detectam a infecção, em muitos casos a falta de conhecimento leva ao desfecho somente de detecção da infecção e não de prevenção. A prevenção da toxoplasmose pode ser alcançada com medidas de atenção primária com a apresentação da doença para a população e principalmente em como preveni-la. Com isto fica evidente que medidas de educação continuada da população seja uma ferramenta poderosa no combate a doença. Esta doença por muitos é conhecida como a “doença do gato” por este ser o hospedeiro definitivo e liberar formas infectantes no ambiente pelas suas fezes. Estas formas do parasito liberadas nas fezes de felinos podem contaminar a caixa de areia, o solo, verduras e água podendo levar a transmissão para o ser humano. No caso de legumes e água contaminadas a transmissão pode ocorrer pelo consumo. Com caixas de areia e solos contaminados pode ocorrer o transporte direto das formas parasitária para a boca, levando a ingestão e liberação do parasito. O ambiente contaminado não somente pode infectar o ser humano diretamente com também indiretamente. Animais que são utilizados para alimentação do ser humano (boi, porcos, cabras, dentre outros) podem se contaminar no ambiente de forma que quando são consumidos pelo ser humano, caso suas carnes estejam malpassadas ou malcozidas, pode ocorrer a transmissão do parasito para o ser humano. A gestante pode se infectar por todos as formas citadas acima, de forma que quando este evento ocorre em uma gestante não imune (que nunca entrou em contato com o parasito) pode ocorrer o desenvolvimento da toxoplasmose congênita com a passagem do parasito pela placenta da mãe para o feto em desenvolvimento. Quando ocorre a transmissão para o feto os sintomas são variados dependendo do semestre de gestação em que ocorre a transmissão. No primeiro semestre de gravidez a transmissão do parasito para o feto é menor, embora as consequências são maiores considerando que o feto encontra- se em formação ainda. É comum observar um grande número de abortos e desenvolvimento de problemas mentais nesta fase. No último semestre as consequências são menos frequentes embora a transmissão ocorra com uma maior facilidade. Atualmente durante o acompanhamento da gravidez, testes de diagnósticos para a toxoplasmose congênita são solicitados durante o pré-natal. Porém existem alguns problemas como o fato de que apesar de ser previsto a realização do teste não existe um trabalho prévio de conscientização da população em muitas localidades, de forma que o diagnóstico quando positivo seria um retrato da situação atual, restando somente o tratamento medicamentoso. Em caso de testes diagnósticos negativos, a gestante pode não receber todas as informações sobre a prevenção da doença pelo fato de a rotina hospitalar ser muito extensa e frenética impedindo que muitos profissionais de saúde possam realizar esta conscientização durante o pré – natal de maneira completa, considerando ainda que a toxoplasmose congênita não ser a única doença que pode ser transmitida no período de gestação. É importante ressaltar que um resultado negativo em um determinado semestre de gestação não impede que em um momento posterior ocorra a infecção. Caso exista conhecimento sobre as formas de transmissão pode ocorrer uma menor chance de infecção congênita sendo essencial a educação continuada sobre a toxoplasmose congênita. Outro agravante é o fato que infelizmente não são todas as gestantes que realizam o acompanhamento pré-natal, de forma que estas não realizariam o diagnóstico correto e nem o mínimo de informações de prevenção. Embora a população mais importante para a toxoplasmose congênita sejam as gestantes, é importante salientar que a educação em saúde tem que ser para toda a população. O período de gestação requer que exista uma rede de auxílio e proteção de forma que quanto mais pessoas conheçam sobre a doença mais estas informações serão difundidas podendo contribuir para a diminuição da transmissão. A partir do que foi citado acima fica claro que campanhas de combate a toxoplasmose congênita para a diminuição da transmissão são essenciais. O problema observado em muitos municípios do Brasil é que não existem campanhas deste tipo para a toxoplasmose congênita. Nesse contexto a universidade pública entra como um ator essencial ao combate de diversas doenças, inclusive a toxoplasmose congênita. A universidade pública como agente transformador é uma força muito grande com a possibilidade de transferência do conhecimento além dos muros da universidade para atuar diretamente com a população. Os discentes, docentes e técnicos com diversas formações contribuem para a pluralidade da proposta de projeto de forma que a ação de extensão justifica- se na tentativa em realizar um impacto transformador em relação a situação da toxoplasmose congênita no município de Janaúba. Utilizando do tripé de ensino/pesquisa / extensão o projeto “Conhecendo a toxoplasmose congênita no município de Janaúba” pode ser uma opção para difusão do conhecimento sobre a toxoplasmose. O projeto prevê ações de educação em ensino pelos membros participantes levando estas ações para a comunidade garantindo o caráter extensionista. Essa difusão de conhecimento por discentes do campus Janaúba inicialmente representa um aprendizado para os discentes para que posteriormente eles possam atuar como educadores para a população. Este tipo de ação pode contribuir não somente para que as pessoas conheçam o parasito, mas sim para saber como evitar a transmissão, o que fazer durante a gestação, como proceder em caso doença congênita, entre outros aspectos. Além disso, os questionários aplicados serão ferramentas importantes para avaliação do conhecimento sobre a toxoplasmose congênita antes das ações e posteriormente meses após a primeira intervenção. Com esta metodologia espera- se que ao se aplicar o mesmo questionário nas mesmas localidades meses após já ter sido aplicado o primeiro o nível de conhecimento sobre a toxoplasmose congênita da população janaubense tenha aumentado. Este tipo de análise garante características de pesquisa científica ao projeto. Um aspecto importante de ressaltar é que embora a proposta do projeto seja realizar ações de combate a toxoplasmose congênita é previsto a possível troca de saberes e experiências com a população. Naturalmente espera-se que pelo fato de a doença ser negligenciada ocorra um baixo conhecimento da doença em um primeiro momento, porém podem haver muitos casos de pessoas que já se infectaram com o parasito ou que conhecem alguém que já se infectou. Estas experiências podem ser compartilhadas com a equipe de forma a levar a diálogos relacionados a qualidade de vida da pessoa afligida pela toxoplasmose congênita. Além disso é previsto que ao final do projeto seja realizado uma oficina mostrando os resultados do projeto, bem como a experiência de participantes do projeto (discentes, docentes e técnicos), da população e também de pessoas que já tiveram toxoplasmose congênita. Esta etapa final prevê uma grande interação da comunidade acadêmica com a comunidade externa.
Objetivos Gerais Realizar atividades extensionistas de educação em saúde sobre a toxoplasmose congênita no município Janaúba com o intuito de combater a toxoplasmose congênita tendo como difusores do conhecimento para a população docentes, discentes e técnicos do campus Janaúba. Objetivos específicos - Realizar treinamento para os docentes, discentes técnicos participantes do projeto sobre a toxoplasmose congênita utilizando diversas metodologias de ensino. Não existem nenhum - Construir um questionário básico sobre o que é a toxoplasmose congênita, transmissão e como prevenir. - Confeccionar material didático (panfletos) sobre a toxoplasmose respondendo de forma simples os tópicos abordados no questionário. - Aplicar o questionário em universidades, colégios, no hospital FUNDAJAN e em diversos bairros da cidade de Janaúba com entrega de material didático explicação sobre a toxoplasmose congênita. - Reaplicar o mesmo questionário meses após a aplicação inicial nas mesmas localidades com o intuito verificar o impacto na transformação do conhecimento sobre a toxoplasmose congênita na população. - Realizar uma oficina ao final do projeto onde serão apresentados tanto para comunidade geral da UFVJM quanto para a população os resultados do projeto bem como trazer depoimentos de técnicos, discentes, docentes e de membros da população janaubense sobre a participação no projeto e o possível impacto na educação em saúde sobre a doença.
A meta principal do projeto é difundir o conhecimento sobre a toxoplasmose congênita no município de Janaúba. Essa meta será atingida com aplicação de questionários e distribuição de panfletos didáticos sobre a toxoplasmiose congênita. A aplicação de questionários servirá para avaliar o conhecimento prévio da população sobre a toxoplasmose congênita , de forma que ocorrerá uma posterior reaplicação dos questionários ao fim do projeto. A segunda aplicação do questionário nas mesmas poulações terá o intuito de verificar se a ação extensionista obteve sucesso na difusão do conhecimento sobre a toxoplasmose congênita. Os panfletos didáticos servirão para auxiliar na explicação sobre o que é a toxoplasmose congênita e como evitar esta doença. Para alcançar esta metas serão aplicados questionários e distribuídos panfletos didáticos para as diferentes populações do estudo. Condierando que o número de habitantes de Janaúba aproximado é de 70000, o n amostral calculado utilizando a calculadora de amostral de população ( https://pt.surveymonkey.com/mp/sample-size-calculator/) é de 383. Desta forma serão aplicados 783 questionários ( aplicação e reaplicação) e serão distribuídos 383 panfletos didáticos. Em relação as universidades existem um número aproximado de 6000 estudantes matriculados, sendo o n amostral calculado de 341. Com isso serão aplicados 682 questionários ( aplicação e reaplicação) e distribuídos 341 panfletos. Para os colégios, segundo o IBGE o número de estudantes de ensino médio em Janaúba é 2955 gerando um n amostral de 341 e sendo aplicados 682 formulários ( aplicação e reaplicação) e sendo distribuídos 341 panlfletos. Para a população do hospital maternidade FUNDAJAN o n amostral será de 197 indivíduos, com aplicação de 394 questionários ( aplicação e reaplicação) e distribuição de 197 panfletos. O impacto direto é a difusão do conhecimento sobre a toxoplasmose congênita com um esperado maior conhecimento sobre o que é a doença, como se transmite e se preveni. O impacto indireto é a diminuição da transmissão e dos casos de toxoplasmose congênita. Atualmente não existem dados ou trabalhos sobre o conhecimento da toxoplasmose congênita no município de Janaúba, porém considerando que é uma doença pouco conhecida espera- se um impacto profundo na população. Segundo o IBGE a população em Janaúba é de 70, 699 e no de 2020 foi observado 8,4 óbitos por nascidos vivos. Este número de óbitos pode ter uma parcela consequente da infecção com a toxoplasmose congênita. Além disso, este número não reflete as sequelas nos nascidos vivos que podem gerar condições como cegueira, diminuição da acuidade visual, surdez, epilepsia, problemas mentais. Desta forma o projeto pode apresentar um impacto social grande no município.
A metodologia do projeto consiste em: capacitação sobre a toxoplasmose congênita para os docentes, discentes e técnicos; confecção de questionário e material didático; abordagem da população com aplicação do questionário, entrega de material didático e explicação de maneira simples sobre a doença. Em momento posterior do projeto o mesmo questionário será reaplicado para a população para verificar a efetividade da ação como uma ferramenta difusora de conhecimento sobre a toxoplasmose congênita. Por fim será realizado uma oficina envolvendo tanto a comunidade interna da UFVJM quanto a comunidade externa visando apresentação do projeto, dos resultados e uma troca de saberes com a população. Os docentes, discentes e técnicos que participarão do projeto apresentam formações e vivências diferenciadas de forma que será necessário um processo de capacitação ara que o conhecimento sobre a toxoplasmose congênita seja compartilhado e sedimentado por todos os participantes. A capacitação será liderada pelo coordenador do projeto e as atividades serão planejadas de forma que todos apresentem o conhecimento da doença em uma linguagem que a população externa consiga compreender. A capacitação compreenderá diversas atividades que terão como objetivo levar ao aprendizado aos participantes sobre o tema possibilitando uma posterior ação como propagadores do conhecimento, bem como possibilitar a aquisição de outras valências dentro do ensino como desenvoltura, organização, iniciativa, utilização de recursos para montagem de uma aula, dentre outros. Inicialmente, os participantes irão realizar uma metodologia ativa de ensino chamada TBL/ ABE (Team Based Learning/ Aprendizagem Baseada em Equipe). O TBL é uma estratégia de ensino ativa, colaborativa, constituída por uma sequência de atividades individuais e em múltiplos pequenos grupos em uma sala de aula, tendo o professor como facilitador do processo de aprendizagem (BOLELLA et al., 2014). Em sequência, os participantes assistirão a palestras sobre a toxoplasmose e a toxoplasmose congênita ministradas pelo coordenador do projeto. Esta etapa é referente a uma absorção passiva inicial do conhecimento. Em um segundo momento será utilizado de rodas de conversas para discutir sobre o que eles entendem da doença e a sua importância. Outro componente abordado nesta etapa serão os seminários que os discentes apresentarão para os próprios discentes participantes do projeto sobre cada aspecto da toxoplasmose congênita. Esta prática será muito eficiente para que os alunos tenham uma maior experiência de ensino, e consigam discutir e retirar dúvidas que possam existir. Em sequência será utilizado da prática de dramatização em que os participantes serão divididos em duplas e realizarão uma encenação simulando um processo de abordagem da população de Janaúba, com entrega do questionário, material didático e explicação do tema. Este passo é crucial para que os participantes adquiram confiança para realizar o processo. Por fim os alunos realizarão uma avaliação simples referente a todo o conteúdo abordado na capacitação. Esta avaliação apresentará caráter formativo para os participantes. Estas avaliações serão uma importante ferramenta de acompanhamento do aprendizado dos participantes do projeto. Um aspecto importante a ser ressaltado é que apesar do treinamento ser para aprendizagem e ensino sobre a toxoplasmose congênita, as metodologias de ensino utilizadas nesta fase são interdisciplinares e levarão a vários ganhos no aprendizado, na formação dos participantes como educadores. O caráter interdisciplinar estará presente de poder agregar várias áreas como parasitologia, imunologia, saúde pública e prevenção primária. Além disso é previsto que os participantes do projeto apresentem diversas formações, o que contribuirá para a troca de conhecimentos e melhora da integral da ação de extensão. Posteriormente, um questionário sobre a toxoplasmose congênita será confeccionado e apresentado para a população. No questionário, existirão questões básicas sobre a doença, transmissão, sobre se já ouviu falar da toxoplasmose, sobre conhecimento de pessoas que já tiveram a doença. Esse questionário será elaborado e utilizado com o intuito de entender como está o conhecimento da população sobre a toxoplasmose congênita e também para facilitar a explicações dos participantes, considerando que grande parte dessas questões serão respondidas posteriormente. Paralelamente, um material didático com informações resumidas baseado no conteúdo presente no questionário será elaborado. Com o intuito de atuar efetivamente como uma ação educativa para a população de Janaúba, os participantes do projeto irão aplicar os questionários em diversas localidades do município de Janaúba para indivíduos que aceitem participar da ação. O questionário será confeccionado de forma a não conter nenhuma pergunta que possa identificar o indivíduo ou que seja constrangedora e será respondido somente por aqueles que assim desejarem. Adicionalmente o projeto será enviado ao comitê de ética em pesquisa para que a intervenção com o público possa ser realizada. Em relação a resolução do questionário pela população ‘d importante explicitar que este poderá ser resolvido em poucos minutos de forma que caso o indivíduo aceite, os participantes irão proceder com a entrega do material didático educativo e com uma breve explicação sobre a toxoplasmose congênita. Esta etapa responderá grande parte dos questionamentos contidos no questionário com o intuito de informar de maneira simples acessível. É importante salientar que é estimado que esse processo apresente uma cobertura de ação grande, com aplicação do questionário e entrega de material didático em vários bairros de Janaúba, escolas, faculdades e no hospital maternidade FUNDAJAN. Em um momento posterior do projeto, o mesmo questionário será reaplicado para verificar se houve diferença no entendimento da doença e por consequência indireta uma maior proteção contra a doença pela educação sanitária. As respostas obtidas nos dois questionários serão avaliadas e analisadas estaticamente de maneira qualitativa utilizando o qui – quadrado com o software Graphpad prism 5. Caso seja observado uma maior percentagem de acerto nas respostas da segunda aplicação do questionário será indicativo de uma maior difusão do conhecimento sobre a toxoplasmose congênita, servindo de uma metodologia de acompanhamento e avaliação da ação de extensão com a população de Janaúba. Por fim, uma oficina pública sobre a toxoplasmose congênita será realizada ao final do projeto com intuito de gerar uma integração entre a comunidade externa da faculdade e interna. Neste evento será apresentado para a população o que foi o projeto, os resultados observados durante o ano de realização. Além disso, na oficina serão realizados relatos de experiência de docentes, discentes, técnicos e da população de Janaúba sobre o projeto e o impacto desta ação em suas vidas.
BOLELLA, V. R.; SENGER, M. H.; TOURINHO, F. S. V.; AMARAL, E. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Revista Medicina, São Paulo, v. 47, n. 3, p. 293-300, nov. 2014. DUBEY, J. P. The history of Toxoplasma gondii--the first 100 years. The Journal of eukaryotic microbiology, v. 55, p. 467-75, 2008. HALONEN, S. K.; WEISS, L. M. Toxoplasmosis. Handbook of clinical neurology, v. 114, p. 125-45, 2013. LAGO, E. G.; NETO, E. C.; MELAMED, J.; RUCKS, A. P.; PRESOTTO, C.; COELHO, J. C.; PARISE, C.; VARGAS, P. R.; GOLDBECK, A. S.; FIORI, R. M. Congenital toxoplasmosis: late pregnancy infections detected by neonatal screening and maternal serological testing at delivery. Paediatric and Perinatal Epidemiology, v. 21, n. 6, p. 525-531, 2007. LOPES, F. M. R.; MITSUKA-BREGANÓ, R.; GONÇALVES, D. D.; FREIRE, R. L.; KARIGYO, C. J. T.; WEDY, G. F. Factors associated with the seropositivity for anti-Toxoplasma gondii antibodies in pregnant women of Londrina, Paraná, Brazil. Memórias do instituto Oswaldo Cruz, v. 104, n. 2, p. 82-378, 2009. VASCONCELOS-SANTOS, D. V.; MACHADO, D. O. A.; CAMPOS, W. R.; ORÉFICE, F.; QUEIROZ-ANDRADE, G. M.; CARELLOS, E. V.; CASTRO-ROMANELLI, R. M.; JANUÁRIO, J. N.; RESENDE, L. M.; MARTINS-FILHO, O. A.; DE AGUIAR, A. C. V. C.; ALMEIDA, R. W. V.; CAIAFFA, W. T. Congenital toxoplasmosis in southeastern Brazil: results of early ophthalmologic examination of a large cohort of neonates. Ophthalmology, v. 116, n. 11, p. 2199-2205, 2009.
O estudante estará inserido ativamente no projeto de forma que juntamente com os técnicos e docentes atuarão como agentes difusores do conhecimento sobre a toxoplasmose congênita realizando as ações de extensão nos bairros, universidades e no hospital FUNDAJAN. As formações acadêmicas dos estudantes da UFVJM serão variadas, com maior participação de discentes do curso de Ciência e Tecnologia do campus UFVJM. O curso de Ciência e tecnologia apresenta um forte caráter interdisciplinar o que contribuirá para a interdisciplinaridade proposta no projeto. A participação do estudante no projeto irá propiciar um grande crescimento em habilidades relacionadas a ensino, pesquisa e extensão. O ato de ser capacitado sobre um tema de relevância na saúde pública poderá auxiliar a entender a situação da região e atuar ativamente em um problema relevante. Além disso no decorrer do desenvolvimento do projeto o estudante irá adquirir um maior conhecimento sobre ações de extensão, educação continuada e em análise de dados utilizando ferramentas estatísticas. O estudante será capacitado juntamente com os docentes e técnicos pelo coordenador do curso através de metodologias de ensino ativas ( TBLs) e passivas ( palestra, seminários), além de metodologias como dramatização , de forma a gerar uma grande base de conhecimento para que o discente se sinta confiante para atuar como educador em uma etapa posterior no contato com a população. A inserção do estudante ocorrerá desde o início do projeto sendo responsáveis por todas as atividades previstas no cronograma. Desta forma, o estudante e outros participantes do projeto irão confeccionar os questionários e os panfletos informativos. Além disso, os estudantes irão efetivamente atuar como difusores do conhecimento sobre a toxoplasmose congênita com a população de Janaúba, aplicando os questionários e explicando o que é a doença e como prevenir. Adicionalmente o estudante irá analisar os dados obtidos dos questionários utilizando ferramentas de bioestatística. Por fim, o estudante ainda irá auxiliar na organização da oficina e irá participar ativamente mostrando os resultados e realizando os relatos de experiência. O acompanhamento e avaliação será realizado inicialmente durante a capacitação onde as metodologias de ensino e provas auxiliarão a verificar como está a evolução do discente nesta etapa. Após a capacitação, serão realizadas reuniões frequentes de modo a analisar o rendimento dos alunos em todas as ações realizadas bem como para receber um feedback da participação nas ações de extensão. Um aspecto que deve ser apontado é que em todas atividades o estudante terá interação com o coordenador do projeto bem como outros docentes e técnicos favorecendo a confiança para exercer as atividades extensionistas com a população. Outro ponto interessante é que ao interagir com pessoas de diferentes localidades do município e com diferentes condições, o estudante poderá ter um contato maior com a realidade da população de Janaúba. Este tipo de ação pode contribuir para uma maior conscientização e maior interação com a população de Janaúba.
A ação apresenta relevância por proporcionar uma forma de combate a toxoplasmose congênita utilizando de ações de extensão com base na educação continuada. É interessante ressaltar que não existe nenhum tipo de trabalho abordando o nível de conhecimento da população de Janaúba sobre a toxoplasmose congênita e que este tipo de ação pode inicialmente nos auxiliar a entender a situação atual e também verificar o impacto que esta ação apresentará ao longo do tempo. O fato de grande parte da população desconhecer a doença é um grande problema principalmente na população gestantes ou em idade fértil, pois os a infecção durante o período de gestação pode ter impactos devastadores. Desta forma , a presente proposta pode futuramente contribuir para a diminuição da transmissão do parasito na população, prinicpalmente em gestantes, pelo maior conhecimento da doença e das formas de evitá- la. As atividades previstas são para o primeiro ano de execução do projeto de forma que caso haja algum imprevisto , alguma etapa pode ser realizada em um possível segundo ano em caso de renovação do projeto. Uma observação importante sobre o projeto é que se caso não exista disponibilidade de recursos pelo edital, o projeto será executado , dimimnuindo um pouco o escopo da ação e utilizando de verbas próprias e possíveis parcerias com o setor privado.
Público-alvo
O público-alvo será a população de Janaúba. O n amostral de 383 foi calculado utilizando a calculadora de n amostral ( https://pt.surveymonkey.com/mp/sample-size-calculator/) tendo como base o número de habitantes de 70000. Diretamente a população será beneficiada pelo aprendizado sobre uma doença que é negligenciada e muito perigosa para o feto durante a gestação. Com este conhecimento a população pode começar a se prevenir de forma mais adequada e futuramente evitar ou diminuir a transmissão desta parasitose. Indiretamente, a transmissão da doença poder ser diminuída considerando que a população estará se prevenido de maneira mais adequada.
Este público alvo serão os estudantes de universidades e faculdades de Janaúba. O n amostral de 341 foi calculado utilizando a calculadora de n amostral ( https://pt.surveymonkey.com/mp/sample-size-calculator/) . Diretamente esta população será beneficiada pelo aprendizado sobre uma doença que é negligenciada e muito perigosa para o feto durante a gestação. Com este conhecimento a população pode começar a se prevenir de forma mais adequada e futuramente evitar ou diminuir a transmissão desta parasitose. Indiretamente, a transmissão da doença poder ser diminuída considerando que a população estará se prevenido de maneira mais adequada. Além disso, espera- se que os estudantes universitários possam ser difusores deste conhecimento para o resto da população, além do fato que muitas estudantes universitárias estão em idade fértil podendo ser que a participação no projeto possa evitar uma possível toxoplasmose congênita nesta população.
Segundo o IBGE o número de estudantes de ensino médio em Janaúba é 2955 de forma que o n amostral de 341 foi calculado utilizando a calculadora de n amostral ( https://pt.surveymonkey.com/mp/sample-size-calculator/). A escolha dos colégios será realizado de acordo com dicussões com a Superintendência de Ensino de Janaúba, demonstrando a contribuição da comunidade com a contrução do projeto. Este público alvo serão os estudantes do ensino médio de Janaúba e será diretamente beneficiada pelo aprendizado sobre uma doença que é negligenciada e muito perigosa para o feto durante a gestação. Com este conhecimento a população pode começar a se prevenir de forma mais adequada e futuramente evitar ou diminuir a transmissão desta parasitose. Indiretamente, a transmissão da doença poder ser diminuída considerando que a população estará se prevenido de maneira mais adequada. Além disso, espera- se que os estudantes dos coégios possam ser difusores deste conhecimento pra suas famílias, vizinhos e amigos , além do fato que muitas estudantes estão em idade fértil podendo ser que a participação no projeto possa evitar uma possível toxoplasmose congênita nesta população.
Esta população será composta por gestantes, acopanhantes e profissionais de saúde do hospital FUNDAJAN. Para a população do hospital maternidade FUNDAJAN o n amostral será de 197 indivíduos calculado baseado no número de partos e incluindo possível número de acompanhantes e incluindos os profissionais do hospital. Esta população será diretamente beneficiada tendo em vista que na toxoplasmose congênita o público de maior risco são as gestantes não imunes. Neste sentido , os acompanhantes também apresentarão grande importância por representar uma possível rede de apoio para as gestantes e podendo contribuir para os cuidados e métodos de prevenção para a gestante. Além disso, os profissionais de saúde apresentam grande importância, pois caso haja alguma dúvida sobre a toxoplasmose congênita , esta pode ser sanada o que poderá inclusive auxiliar no aconselhamento as gestantes e aos acompanhantes.
Municípios Atendidos
Janaúba
Parcerias
O projeto apresenta parceria com a Superintendência Regional de Ensino de Janaúba de forma que os participantes do projeto irão avaliar o conhecimento dos alunos do terceiro ano do ensino médio de dois colégios que apresentam curso técnico em enfermagem sobre a toxoplasmose congênita e apresentar de forma simples o que é a doença, como é transmitida e como evitar a transmissão . A participação da(s) escola(s) será no aceite da visita dos participantes do projeto para realização das atividades previstas visando o combate da toxoplasmose congênita. A superintendência já está ciente da colaboração com a carta de aceite em anexo.
A parceria com o hospital maternidade FUNDAJAN apresenta grande importância pois permitirá que ação extensionista aconteça em um ambiente de grande importância para a saúde do município. A coordenação do projeto agendará com a diretoria do hospital as datas das visitas dos participantes com o intuito de avaliar o conhecimento sobre a toxoplasmose congênita de gestantes e/ou seus acompanhantes , além dos profissionais do hospital utilizando questionários e com posterior apresentação de forma simples do que é a doença, como é transmitida e como evitar a transmissão . A participação do hospital será no aceite da visita dos participantes do projeto no hospital para a realização das atividades previstas visando o combate da toxoplasmose congênita. A diretoria o hospital maternidade FUNDAJAN está ciente da colaboração com o projeto como indicado na carta de anuência.
Cronograma de Atividades
A capacitação será liderada pelo coordenador do projeto e as atividades serão planejadas de forma que todos apresentem o conhecimento da doença em uma linguagem que a população externa consiga compreender. A capacitação compreenderá diversas atividades que terão como objetivo levar ao aprendizado aos participantes sobre o tema possibilitando uma posterior ação como propagadores do conhecimento, bem como possibilitar a aquisição de outras valências dentro do ensino como desenvoltura, organização, iniciativa, utilização de recursos para montagem de uma aula, dentre outros. Inicialmente, os participantes irão realizar uma metodologia ativa de ensino chamada TBL/ ABE (Team Based Learning/ Aprendizagem Baseada em Equipe). O TBL é uma estratégia de ensino ativa, colaborativa, constituída por uma sequência de atividades individuais e em múltiplos pequenos grupos em uma sala de aula, tendo o professor como facilitador do processo de aprendizagem (BOLELLA et al., 2014). Em sequência, os participantes assistirão a palestras sobre a toxoplasmose e a toxoplasmose congênita ministradas pelo coordenador do projeto. Esta etapa é referente a uma absorção passiva inicial do conhecimento. Em um segundo momento será utilizado de rodas de conversas para discutir sobre o que eles entendem da doença e a sua importância. Outro componente abordado nesta etapa serão os seminários que os discentes apresentarão para os próprios discentes participantes do projeto sobre cada aspecto da toxoplasmose congênita. Esta prática será muito eficiente para que os alunos tenham uma maior experiência de ensino, e consigam discutir e retirar dúvidas que possam existir. Em sequência será utilizado da prática de dramatização em que os participantes serão divididos em duplas e realizarão uma encenação simulando um processo de abordagem da população de Janaúba, com entrega do questionário, material didático e explicação do tema. Este passo é crucial para que os participantes adquiram confiança para realizar o processo. Por fim os alunos realizarão uma avaliação simples referente a todo o conteúdo abordado na capacitação. Esta avaliação apresentará caráter formativo para os participantes.
Posteriormente, um questionário sobre a toxoplasmose congênita será confeccionado e apresentado para a população. No questionário, existirão questões básicas sobre a doença, transmissão, sobre se já ouviu falar da toxoplasmose, sobre conhecimento de pessoas que já tiveram a doença. Esse questionário será elaborado e utilizado com o intuito de entender como está o conhecimento da população sobre a toxoplasmose congênita e também para facilitar a explicações dos participantes, considerando que grande parte dessas questões serão respondidas posteriormente. Paralelamente, um material didático com informações resumidas baseado no conteúdo presente no questionário será elaborado. Com o intuito de atuar efetivamente como uma ação educativa para a população de Janaúba, os participantes do projeto irão aplicar os questionários em diversas localidades do município de Janaúba para indivíduos que aceitem participar da ação. O questionário será confeccionado de forma a não conter nenhuma pergunta que possa identificar o indivíduo ou que seja constrangedora e será respondido somente por aqueles que assim desejarem.
Com o intuito de atuar efetivamente como uma ação educativa para a população de Janaúba, os participantes do projeto irão aplicar os questionários em diversas localidades do município de Janaúba para indivíduos que aceitem participar da ação. O questionário será confeccionado de forma a não conter nenhuma pergunta que possa identificar o indivíduo ou que seja constrangedora e será respondido somente por aqueles que assim desejarem. Adicionalmente o projeto será enviado ao comitê de ética em pesquisa para que a intervenção com o público possa ser realizada. Em relação a resolução do questionário pela população é importante explicitar que este poderá ser resolvido em poucos minutos de forma que caso o indivíduo aceite, os participantes irão proceder com a entrega do material didático educativo e com uma breve explicação sobre a toxoplasmose congênita. Esta etapa responderá grande parte dos questionamentos contidos no questionário com o intuito de informar de maneira simples acessível. É importante salientar que é estimado que esse processo apresente uma cobertura de ação grande, com aplicação do questionário e entrega de material didático em vários bairros de Janaúba, escolas, faculdades e no hospital maternidade FUNDAJAN.
Em um momento posterior do projeto, o mesmo questionário será reaplicado para verificar se houve diferença no entendimento da doença e por consequência indireta uma maior proteção contra a doença pela educação sanitária. As respostas obtidas nos dois questionários serão avaliadas e analisadas estaticamente de maneira qualitativa utilizando o qui – quadrado com o software Graphpad prism 5. Caso seja observado uma maior percentagem de acerto nas respostas da segunda aplicação do questionário será indicativo de uma maior difusão do conhecimento sobre a toxoplasmose congênita, servindo de uma metodologia de acompanhamento e avaliação da ação de extensão com a população de Janaúba.
Por fim, uma oficina pública sobre a toxoplasmose congênita será realizada ao final do projeto com intuito de gerar uma integração entre a comunidade externa da faculdade e interna. Neste evento será apresentado para a população o que foi o projeto, os resultados observados durante o ano de realização. Além disso, serão realizados relatos de experiência de docentes, discentes, técnicos e da população de Janaúba sobre o projeto e o impacto desta ação em suas vidas.