Visitante
HÁ BRAÇOS POÉTICOS: SAÚDE CORPO-MENTE ATRAVÉS DA DANÇA E DA POESIA
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Procarte
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
melissa monteiro guimaraes
20241022024686
departamento de ciências básicas
Caracterização da Ação
linguística, letras e artes
cultura
saúde
artes integradas
municipal
programa universidade nas comunidades - (ufvjm&comunidades)
Sim
Membros
vivian bernardes margutti
Voluntário(a)
ana paula azevedo hemmi
Voluntário(a)
júlia isabela santos rodrigues
Voluntário(a)
ana clara santos silva
Bolsista
elisa de morais paschoal
Voluntário(a)
vinícius égas magalhães joos
Voluntário(a)
Desde a pandemia do novo coronavírus (COVID-2019), o projeto de extensão Há Braços Poéticos vem realizando uma série de ações, atividades e eventos que propiciam a saúde, o bem estar e o autoconhecimento a partir de estímulos propulsores da arte, do movimento e do processo criativo em dança. Nesse ano de 2024, além das ações já iniciadas desde 2020, o projeto também pretende aprofundar nas práticas corporais auto-investigativas que potencializam; através da arte, o equilíbrio dinâmico entre corpo, mente e espaço. Esses encontros têm sido fundamentados no desenvolvimento da Técnica Klauss Vianna (TKV). Nesta, são explorados princípios facilitadores do despertar, da percepção, da atenção e das direções ósseas do corpo. O participante é provocado a criar novos caminhos de movimento, ser agente ativo de seu próprio processo criativo, assumir uma atitude sensível de autonomia e co-responsabilidade na manutenção da saúde físico-mental individual e coletiva. A continuidade desse projeto possibilitará às pessoas terem acesso gratuito a oficinas e encontros práticos de dança, rodas de conversa, grupo de estudo no campo interdisciplinar da arte-saúde, performances artístico-culturais que giram em torno da dança, poesia e expressão corporal. Considerando a formação universitária, esse projeto proporcionará aos acadêmicos envolvidos um espaço interdisciplinar de ensino de técnicas corporais fundamentais para um profissional da saúde e/ou da educação.
Arte, Saúde, Consciência Corporal, Dança, Técnica Klauss Vianna
Só a alma atormentada pode trazer para a voz um formato de pássaro. (Manuel de Barros, Poesia Completa/Livro sobre nada, 1996, p.350). Desde 2020, após o período de enfrentamento do novo coronavírus, das ameaças de perdas e mortes envolvidas e da necessidade do isolamento social foi observado o aparecimento de um elevado número de casos de transtornos afetivos, cognitivos e psiquiátricos. Naquela época, o esvaziamento dos espaços urbanos e da rotina cotidiana de Diamantina, seu em torno e na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri gerou uma fragmentação nas relações pessoais, profissionais e de uso dos espaços, além da evidente fragilidade emocional diante das sensações que passaram a ser rotina na vida das pessoas tais como: o medo, o vazio, as ameaças, a representação simbólica ou real da perda e da proximidade da morte. Na UFVJM, ocorreu um incentivo para o aparecimento de projetos de extensão que pudessem proporcionar experiências mais humanizadoras, acolhedoras e afetivas tanto para a comunidade interna quanto externa à universidade. Diante desse contexto surgiu o projeto de extensão Há Braços Poéticos; desde esse período (inicialmente ocorrendo pelo modo ONLINE e agora no presencial), colocamos em prática diferentes ações com distintos e complementares alicerces fundamentados na arte, cultura e bem-estar físico-mental, através do projeto de extensão (Proexc-UFVJM) aprovado em junho no Edital 03: Cursos Online intitulado “Do isolamento ao abraço poético: Saúde Corpo-Mente-Mundo através da Dança, das Artes Manuais e da Poesia” . A proposta teve como princípios motivadores a ideia de provocar, alimentar, acolher, juntar, trocar saberes e experiências que pudessem dar movimento ao corpoindivíduo no sentido do encontro, da interação entre diferentes leituras do contexto, do amadurecimento e possibilidade de transformação frente à situação de crise. Foi oferecida uma série de ações abertas e gratuitas: Oficinas de Yoga e Percepção Corporal, Recitais artísticos (“Há Braços Poéticos”), Mini-curso de posturas terapêuticas baseadas no Hatha Yoga (“Ao Som do Yoga”), encontros de dança e saúde da mulher (“Dançar e Celebrar o Feminino”) e curso básico em vídeo-aulas de bordado livre (“Tecendo Afetos Bordando Arte”). Além do acesso à comunidade interna da UFVJM e da comunidade externa, a partir da divulgação das ações do projeto nas redes sociais, estabelecemos parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social da prefeitura de Diamantina que apontou, para o curso básico de bordado livre, a demanda do público-alvo referente aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Rio Grande, Palha e Bom Jesus incluindo a estes as “Unidades de Atendimento” das áreas de abrangência do CRAS/Diamantina, Vila Educacional de Meninas (VEM), Escola Profissionalizante EPIL, Amparo Juvenil de Inserção Rápida (AJIR) e a Fundação Municipal do Bem Estar do Menor (FUMBEM). Desse modo, foi possível conjugar ações que promovessem a saúde e bem estar a atividades capazes de estimular condições mínimas de retorno financeiro a pessoas que estão em condições de isolamento e vulnerabilidade econômica. Todas as ações oferecidas pelo presente projeto entre 2020-2023 vislumbraram vivências práticas focadas na experiência central do corpo vivo, perceptivo, pulsante, presente; mas que, ao mesmo tempo, estimulassem as partilhas intuitivas e inspiradoras para uma transformação resiliente entre corpo mente-afetos e o próprio ser, perceber-se e agir no mundo. ” O projeto presencial “SAÚDE E ARTE FEMININA ATRAVÉS DA DANÇA” que, até então havia dado início ao seu segundo ano de execução através dos editais de fomento à cultura e a arte da PROEXC/UFVJM (Edital 01/2020), interrompeu; em março de 2020, suas aulas e encontros presenciais semanais, assim como as apresentações públicas, participação em eventos na cidade e congressos de dança já agendados para o primeiro semestre de 2020. Diante a suspensão de todas essas atividades presenciais do projeto, do distanciamento entre os membros do grupo e de todos os impactos na vida cotidiana, estresse físico-emocionais e sociais provocados pelo isolamento recomendado no enfrentamento do COVID-2019, o projeto “Ha braços Poéticos: saúde corpomente- mundo através da dança, artes manuais e poesia” pretende, através de duas de suas ações propostas no presente edital dar continuidade ao trabalho que tem como essência favorecer o bem estar e contribuir para formação e visão artístico-criativo através dos princípios de percepção, experimentação, sensibilidade artística, consciência do movimento, expressão e uso mais eficiente do corpo em processo de transformação constante. Esses mesmos princípios, nos quais o trabalho anterior já se dedicava durante as aulas e encontros presencias continuam sendo os mesmos que nos fortalece enquanto grupo e tem uma responsabilidade de agregar pessoas que, em decorrência do isolamento provocado pela pandemia COVID-2019, possam estar vulneráveis física e psiquicamente ao estresse da crise e as consequências que já se estendem por quase dois anos. ENFRENTAMENTOS DA MULHER NA ATUALIDADE: Os desafios para as mulheres, resultado de inúmeros processos de repressão e cerceamento de direitos e desejos, comuns aos sistemas patriarcais de organização social. Como consequência destes processos, as mulheres viveram, e ainda vivem, submetidas a certos comportamentos que impedem sua livre expressão, sua consciência e liberdade corporal e o conhecimento do protagonismo feminino em áreas profissionais masculinizadas. Também notam-se os impactos disso na saúde das mulheres contemporâneas, que são levadas a impedir ciclos naturais de seu corpo (como menstruação e gestação), ou a mutilarem seus corpos para atenderam, tanto às exigências de um mercado profissional, como aos padrões de beleza estabelecidos pelas mídias. Também violentam-se com cargas excessivas de trabalho, abrindo mão de alimentação e hábitos saudáveis, o que gera um número cada vez mais de mulheres adoecidas, física, mental e emocionalmente. Diante desse contexto, pensamos que os espaços de criação artística em dança direcionada para a saúde da mulher oferecem oportunidades para se repensar as questões relativas a seu modo de viver, unindo esse conhecimento e discussões emergidas no grupo às práticas corporais e artísticas.
O Projeto de Extensão Há Braços Poéticos surgiu durante o período da pandemia do COVID-2019, em decorrência da necessidade de promover ações direcionadas à saúde integral do corpo-mente, autocuidado e à possibilidade de estabelecer uma aproximação com o outro através de ações culturais. No período pós-pandêmico o projeto Há Braços Poéticos manteve suas ações nos campos interdisciplinares da saúde e arte. A situação da saúde mental, tanto na comunidade externa quanto no meio institucional da UFVJM, se agravou mesmo no período pós-pandêmico. O projeto apresenta, desde seu surgimento até o momento atual, o papel essencial de fortalecer o indivíduo em sua totalidade “corpo-mente e ambiente, diminuindo o estresse psicossomáticos e oferecendo ferramentas que dão mais autonomia impactos provocados pela crise. Ao longo desses anos de trabalho o projeto Há Braços Poéticos tem favorecido o autoconhecimento, o reconhecimento da totalidade corpo-mente, saúde-doença, a troca de experiências, a exploração do corpo e do processo criativo, a expressão e produção artística capaz de conduzir o indivíduo a uma ressignificação de sua própria vida e reconhecimentos dos próprios limites. "Onde a arte e a ciência ainda sugerirem trajetos incertos ou imprecisos; é possível abrir novos espaços e movimento! É justo aí, nesse conflito, que se tem o terreno mais propício à renovação e o bem viver do ser humano em constante mu-Dança!” O fazer e o movimentar do corpo-mente através da arte seja pela dança, pelo gesto, pela experiência sensível da linguagem poética sugeridos nesse projeto tem o intuito de impulsionar o indivíduo em direção ao seu manancial criativo, à sua própria singularidade e resiliência. Muitos profissionais da área da saúde, das humanidades e de outras áreas têm se debruçado, cada vez mais, a fim de utilizar da arte como um campo propício ao autoconhecimento, à transformação, à adaptação humana e interação sócio-cultural. Diante do exposto acima, as ações previstas nesse projeto poderão contribuir para a promoção da saúde, o bem estar físico e emocional através dos alicerces interdisciplinares das artes. Cumpriremos um papel social com a comunidade institucional e para além da mesma, já que se pretende oferecer aos participantes um espaço aberto para o diálogo, a troca de experiências e o estímulo contínuo a uma reflexão que amplie a visão da pandemia para horizontes mais promissores, partindo da própria experiência de se movimentar corpo-mente na sua relação com o fazer e perceber a arte.
Geral Desenvolver ações, atividades e eventos que estimulem o despertar da consciência corporal e a integração entre arte-saúde a partir do desenvolvimento auto-investigativo do processo criativo e poético da dança. Objetivos Específicos: OBJETIVO GERAL Promover o potencial criativo e artístico através do desenvolvimento da sensibilidade, percepção-expressão corporal aliados aos princípios do autoconhecimento, bem estar e autonomia humana. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1) Favorecer a saúde físico-mental, fortalecimento da autoestima e o desenvolvimento da autonomia corporal através de encontros práticos para exploração da consciência corporal e oficinas de processos criativos em dança. 2) )Promover o bem estar físico-emocional e desenvolver o potencial sensorial, perceptivo e expressivo humanos, através da oferta de oficinas e encontros de dança e linguagem direcionadas à comunidade interna e externa. 4) Participar da organização e execução dos eventos culturais e participação no SINTEGRA/UFVJM 5) Promover rodas de debate, grupo de estudo e diálogo acerca de textos científicos e reflexivos, vídeos no campo das artes-saúde a fim de compartilhar experiências e favorecer uma maior consciência e disposição físico-mental para o lidar com os próprios limites corporais e com as exigências da vida cotidiana. 6)Manutenção plataforma virtual que favoreça a divulgação dos cursos, oficinas, vídeos-aula, grupo de estudo, encontros artísticos e o intercambio de informações acerca dos mesmos.
O projeto tem como metas de impacto direto e indireto: __Democratizar e fortalecer o cenário artístico dentro da Universidade e na comunidade. ___movimento para ormação de público a partir da apresentação de performances realizadas O presente trabalho repercute diretamente no desenvolvimento de novas formas de experimentar o corpo, a mente, as relações sociais e com os espaços. Se trata de um projeto que tem o propósito e criar oportunidades para que as pessoas se aprofundem no autoconhecimento, se direcionem para outros caminhos possíveis além dos excessos impostos pela dinâmica de vida estressante e exigente que gira em torno do capital e não da potência criativa, da autonomia humana e do reconhecimento integral da corpo, mente e do ambiente como uma unidade em diálogo constante. Os impactos indiretos desse trabalho são direcionados a todos aqueles que, não diretamente participou ou participará do projeto, e que terão acesso aos produtos e registros desse trabalho. Como por exemplo o capítulo de livro publicado em 2021: O contexto da pandemia de COVID-2019e as experiências no projeto de extensão em arte “Do isolamento social ao abraço poético: saúde corpo-mente-mundo através da dança, das artes manuais e da poesia. Esse pode ser acessado: https://www.researchgate.net/publication/358150819_Res-Piro#fullTextFileContent APRECIAÇÃO COMO FORMADOR DO DO PÚBLICO ESPECTADOR: A apreciação sendo uma forma de interação possibilita que o “outro” seja visto e compreendido como parte integrante da intervenção artística. A valorização ampliada do apreciador possibilita que este contribua com suas percepções para ao fazer artístico do outro e para o seu inspirar, criar, agir e transformar pessoal. Como os objetivos do projeto também perpassam a ideia de apresentação e/ou intervenção artística através dos recitais artísticos e da organização/participação efetiva em festivais/eventos ou cursos que fomentem a “apreciação” artística como elemento formador é importante ressaltar que as ações desenvolvidas nesse projeto tem contribuído para formação de público, apreciadores e espectadores da arte e da cultura, além de influenciado indiretamente em sua formação pessoal e/ou profissional.
METODOLOGIA O presente projeto consiste de diferentes ações organizadas da seguinte maneira: 1. CONSCIÊNCIA CORPORAL A PARTIR DA TÉCNICA KLAUSS VIANNA: Consistem em encontros semanais com o GRUPO DE PESQUISA E CRIAÇÃO EM DANÇA, formado em março de 2023 a partir de estudos práticos e teóricos e que, a partir da observação e dos diálogos em grupo, houve a demanda interna de formação de um grupo de pesquisa da TKV. Os encontros do Grupo semanal de Pesquisa e Criação são abertos a todos aqueles que tenham interesse em se aprofundar na TKV e utilizá-la como estímulo provocador da consciência e expressão corporal; assim como do processo criativo em dança. A TKV está incluída dentro do campo da Educação Somática do corpo. O foco dos encontros é se aprofundar no conhecimento e prática psicossomática através da exploração das estruturas corporais e das sensações/percepções e emoções originadas a partir da experimentação consciente de posturas e movimentos terapêuticos presentes no “Processo Lúdico” e no “Processo dos Vetores” da TKV. Durante os encontros pretende-se aproximar o conhecimento anatômico, biomecânico, cognitivo e cinestésico a partir da prática dos tópicos que favorecem o uso consciente do corpo; a citar: 1) Presença, 2) Articulações, 3) Peso, 4) Apoio ativo e passivo, 5) Resistência, 6) Oposições, 7) Eixo Global, 8) oito direcionamentos ósseos corporais (metatarsos, calcâneos, sacro, pubis, escápulas, cotovelos, metacarpos, sétima vértebra cervical). 2. OFICINA DE DANÇA SAÚDE E ARTE FEMININA. Essas oficinas serão realizadas em parceria com a Vila Educacional de Meninas e com o Circuito Cultural Banco do Nordeste. Para realização das oficinas práticas será abordado o estilo tribal americano de Dança do Ventre. As oficinas serão estruturadas em diferentes momentos: MOMENTO 1: Prática da respiração, estado de atenção ou intenção a partir de uma condução guiada direcionada para a consciência corporal e saúde da mulher MOMENTO 2: Prática de aquecimento: jogos e dinâmicas para aquecimento do corpo e conexão com o grupo. Utilização de movimentos baseados no yoga e na educação somática Klauss Vianna. MOMENTO 3: Prática para estímulo do corpo e ritmo. MOMENTO 4: Prática para aquisição de habilidades técnicas da dança de estilo tribal americano de Dança do Ventre. MOMENTO 5: Desaquecimento e alongamento: Utilização de movimentação e respiração a partir da prática do yoga. Serão desenvolvidas diferentes habilidades técnicas da dança de estilo tribal americano de Dança do Ventre. Entre eles: a) O aprendizado do vocabulário lento da dança de estilo tribal b) O aprendizado do vocabulário rápido do estilo tribal c) O aprendizado da dança em grupo e suas possíveis formações (duplas, trios e quartetos) d) O aprendizado da postura e) Conceitos básicos de ritmica e utilização dos SNUJES (instrumento utilizado pelas dançarinas da dança do ventro e da dança de estilo tribal. AVALIAÇÃO: 1) No penúltimo encontro das oficinas o grupo de participantes farão uma retrospectiva no sentido de realizar uma revisão dos principais princípios da dança de estilo tribal americano prioritários no Vocabulário Lento e Vocabulário Rápido; 2) No último encontro será realizada uma avaliação conjunta abrindo espaço para todas deixarem seus depoimentos e sugestões. 3) Estímulo às participantes a deixarem um relato na plataforma virtual do projeto ou no grupo de WhatsApp sobre a sua participação no projeto 4) Autoavaliação dos proponentes, monitores, bolsistas e colaboradores acerca da ação realizada, os avanços alcançados e dificuldades no percorrer e desenvolvimento da proposta. 3. PROCESSO CRIATIVO, ESTUDOS PERFORMÁTICOS E VÍDEOARTE: As oficinas de processo criativo serão realizadas baseadas nos princípios da TKV. O uso dos tópicos-elementos presentes na TKV funcionarão como dispositivos disparadores da experimentação corporal para construção do gesto e dos novos caminhos de movimento. Serão explorados os princípios auxiliadores da percepção consciente e da expressão corporal, dentre eles: 1) Presença, 2) Articulações, 3) Peso, 4) Apoio ativo e passivo, 5) Resistência, 6) Oposições, 7) Eixo Global. Também serão estudados os vetores do corpo. O estudo dessas direções ósseas favorecem a concretude da organização, alinhamento, enraizamento e tridimensionalidade corporal. Serão oito vetores analisados através da prática corporal de cada um deles: metatarsos, calcâneos, púbis, sacro, escápulas, cotovelos, metacarpos, sétima vértebra cervical. O uso dessa técnica tem o propósito de preparar o corpo para o processo criativo do movimento. Cada encontro terá um momento para o estudo isolado de um dos tópicos citados e também do uso de tais tópicos para o desenvolvimento de improvisações e performances. Essas poderão ser realizadas individualmente e, após um período de maior entrosamento entre os participantes, em grupo. A construção do movimento, da cena, do diálogo e interação o meio ambiente serão provocadas também através de outros estímulos balizadores: como a exploração intuitiva e imaginária com a luz-sombras, com a arquitetura, com texto falado, com a música, com a melodia da fala, com o enquadramento, com a imagem em cena. Serão feitos registros das cenas. Os fragmentos, recortes, trechos coletados pelo grupo (tanto em áudio quanto imagens e vídeos) serão utilizados para o estudo de composição de videoarte. 4. OFICINAS DE DANÇA: 'CONSCIÊNCIA CORPORAL-POESIA E LINGUAGEM - Essas oficinas serão realizadas em parceria com a VEM e com o Circuito Cultural Banco do Nordeste. A estrutura desses encontros consiste em três momentos: Primeiro Momento: as proponentes irão elaborar um texto poético, uma poesia, um depoimento, um relato. Ainda nessa fase, irão eleger uma trilha sonora que, juntamente com o texto poderá estimular experimentação e a transformação dos gestos cotidianos em experiências estéticas. Com a combinação desse material (palavras e sons), será produzido um áudio que contemplará a leitura do texto e o acompanhamento musical; -Segundo Momento: esse material será disponibilizado para os participantes do curso que receberão um convite à escuta, apreciação e criação. - Terceiro Momento: acontecerá um diálogo entre as proponentes e os participantes. Esse será destinado ao compartilhamento das experiências e a discussão sobre corpo e linguagem. AVALIAÇÃO: Diálogo com os participantes no sentido de partilhar as experiências vividas e recolher sugestões para os próximos estudos nesse formato. Estímulo aos participantes a deixarem um relato pessoal da experiência vivida na oficina diretamente na plataforma virtual do projeto. 5. SEMINÁRIOS E RODAS DE DEBATE: Serão marcados encontros presenciais ou virtuais, entre a comunidade acadêmica interna da UFVJM e comunidade externa interessada para estudos de textos que abordem e integrem de forma interdisciplinar seguintes conteúdos: saúde-ciência e arte, arte e saúde da mulher, reuniões entre os participantes e colaboradores para troca de experiências práticas que vem sido realizadas ao longo do projeto. Alguns dos textos/capítulos/artigos que serão discutidos nesses seminários serão retirados das Referências Bibliográficas presentes nesse projeto.
1. BARDET,Marie. A Filosofia da Dança. Um Encontro entre Dança e Filosofia. 2014 2. BARROS, Manuel de. Poesia Completa. Livro sobre nada, 1996, p.350 3. BERTHERAT, Thérèse. O Corpo tem suas Razões. São Paulo, Martins Fontes, 1977. 4. CLÜVER, Claus. Intermidialidade. Pós: Revista do Programa de Pós- graduação em Artes – EBA/UFMG,v. 1, n. 2, p. 8–23, 2011 5. COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2002. 6. FELDENKRAIS, Moshe. Vida e Movimento. 1988. 1a Edição 7. FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo Movimento. 8. KELEMAN,Stanley. Anatomia Emocional. 1992. 5a Edição. 9. VIANNA, Klauss. A Dança. 2005. 8a Edição. 10. LABAN, Rudolf. O Domínio do Movimento. 1978. 5a Edição. 11. LASZLO, Cora Miller. Outros Caminhos da Dança. 2018. 1a Edição 12. MILLER, Jussara Corrêa. A Escuta do Corpo. 2007. 3a Edição. 13. MILLER, Jussara Corrêa. Qual é o Corpo que Dança. 1a Edição. 2012. 14. SHUSTERMAN, R. Consciencia corporal. Realizações. 2012. 16. LE BRETON, David. Antropologia do corpo e modernidade. Petrópolis: Vozes, 2011. 17. RAJEWSKY, Irina O. Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”: uma perspectiva literária sobrei ntermidialidade. Trad. Thaïs Flores Nogueira Diniz e Eliana Lourenço de Lima Reis. 18. RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. Bailarino- Pesquisador-Intérprete: Processo de Formação. Rio de Janeiro. Funarte, 1997. 19. SANTOS, Inaicira Falcão dos. Corpo e Ancestralidade: uma proposta pluricultural de dança- arteeducação. Salvador: EDUFBA, 2002.
A formação do estudante tanto em um dos cursos da graduação universitária quanto suas habilidades, vivências e experiências cotidianas determinam a condução das atividades do projeto. Cada estudante, com sua singularidade irá fortalecer os debates, decisões coletivas acerca das ações e atividades do projeto, assim como direciona a diversidade de trocas entre as diferentes áreas do conhecimento que tangenciam o processo artístico. Diretamente, a realização do presente projeto desenvolve não só a capacidade artístico-criativo, mas também desenvolve a autonomia, a curiosidade, o reconhecimento de suas singularidades e fortalecimento de suas próprias escolhas. Os estudantes terão a oportunidade de entrar em contato com práticas corporais que estão na intersecção entre o campo das artes a saúde, a tecnologia e a educação, quando experimentados sob a ótica de um processo emancipatório de autoconhecimento e inserção social. Desse modo, o presente projeto tem como alicerces atividades que alimentem o ser criativo, a autonomia, a transformação individual e coletiva. Os encontros, oficinas e apresentações artístico-culturais serão oferecidos no modo remoto online, grupos WhatsApp, produção e edição de produtos artísticos-culturais para exposição e ou apresentação. Estima-se um número superior a 500 pessoas compreendendo, nesse caso, os alunos, professores e funcionários da UFVJM, tão bem como o público pertencente à comunidade de Diamantina que comparecerão e/ou visualizarão às apresentações artrítico-culturais no modo virtual. DIVERSIDADE ENCONTRADA NO PÚBLICO BENEFICIÁRIO DESSE PROJETO (ESTUDANTES DA UFVJM, PARTICIPANTES DA COMUNIDADE EXTERNA E PARTICIPANTESESPECTADORES): Os projetos já desenvolvidos previamente que tinham como o alicerce o fortalecimento da saúde físico-mental através da formação artístico-cultural envolviam pessoas de diferentes instituições, nesse caso: docentes, estudantes e funcionários da UFVJM e do IFNMG. Assim como mulheres da comunidade Diamantinense e em torno (como distrito de Milho Verde). As participantes dos encontros presenciais semanais pertenciam a diferentes classes sociais, condições físicas variadas, diferentes idades e gerações (como é o caso de mãe e filhos participando juntos das atividades do projeto), integrantes com diversas formações no campo artístico e/ou profissional. Essa grande diversidade dos seus integrantes não se trata aqui de uma coincidência; mas sim, é parte constitutiva das concepções dos projetos até hoje desenvolvidos. Atualmente o presente projeto, em sua condição de desenvolvimento no modo virtual, tem possibilitado um alcance a algumas comunidades próximas a Diamantina (Meninas em situação de risco acolhidas pela Associação Protetora da Infância-Vila Educacional de Meninas-VEM) e outras cidades de Minas Gerais (participantes do Serro, Datas, Milho Verde, Montes Claros, Belo Horizonte), a própria comunidade acadêmica de outros campus da UFVJM (como é o caso de participantes internos da UFVJM campus-Janaúba) e áreas desfavorecidas financeiramente (visto a dificuldade de algumas pessoas terem de se deslocar até o local onde eram realizados os encontros). Como resultado da metodologia usada nesse momento, em função do isolamento ainda previsto como tentativa de contenção ao alastramento ou recidiva da curva de ascenção do vírus, tivemos participação e envolvimento de artistas e profissionais externos da área artística de outros países como Portugal e Espanha (Lisboa, Cadíz, Barcelona e Madrid). Além disso, a própria modalidade de dança escolhida para o desenvolvimento artístico atrelado ao desenvolvimento da consciência corpo-mente e sua consequente disposição físico-emocional para o enfrentamento dessa crise sanitária, tão bem como, as adaptações físico-mentais para esse outro modo de vida pressupõem um olhar plural que possibilite a diversidade do público participante e envolvido enquanto colaboradores do projeto, tão bem como o acolhimento das diferenças raciais, culturais, etárias, étnicas presentes no grupo. APRECIAÇÃO ARTÍSTICA OFERECE UM CAMINHO E DESPERTAR CRÍTICO-REFLEXIVO FORMADOR DO PÚBLICO ESPECTADOR: A apreciação sendo uma forma de interação possibilita que o “outro” seja visto e compreendido como parte integrante da intervenção artística. A valorização ampliada do apreciador possibilita que este contribua com suas percepções para ao fazer artístico do outro e para o seu inspirar, criar, agir e transformar pessoal. Como os objetivos do projeto também perpassam a ideia de apresentação e/ou intervenção artística através dos recitais artísticos e da organização/participação efetiva em festivais/eventos ou cursos que fomentem a “apreciação” artística como elemento formador é importante ressaltar que as ações desenvolvidas nesse projeto tem contribuído para formação de público, apreciadores e espectadores da arte e da cultura, além de influenciado indiretamente em sua formação pessoal e/ou profissional. Como os objetivos do projeto também perpassam a ideia de apresentação pública no modo virtual através dos recitais, vídeos-arte que serão realizados em Diamantina e, postados no YOUTUBE DO PROJETO ou no YOUTUBE DA PROEXC (como todos que já foram postados nos projetos realizados em 2020 e 2021- Ver página do YouTube Proexc:https://www.youtube.com/watch?v=eCTuWu_KwVs e do Projeto: https://www.youtube.com/watch?v=vcB5ilSEn8A) é importante ressaltar que tais ações contribuem para formação de público, apreciadores e espectadores da arte e da cultura. CONSIDERAÇÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO ESTUDANTE BOLSISTA QUE FAZ PARTE DESSE PROJETO: Como Bacharel Interdisciplinar em Humanidades, futura pedagoga, especialista em arte e tecnologia, a estudante bolsista tem participado ativamente de todas as atividades já desenvolvidas pelo projeto nos anos anteriores e tem papel fundamental no mesmo. A estudante apresenta experiências e habilidades inter e multidisciplinar no campo das artes enquanto formação estética da sensibilidade, da tecnologia como mediadora de aproximação e transformação, da educação enquanto processo emancipatório de autoconhecimento, autonomia e transformação social. Apresenta experiências nas áreas de: memória cultural e movimentos minoritários, políticas educacionais afirmativas e questões de gênero, narrativas orais no Alto Jequitinhonha, bem como outros projetos que participou ativamente ao longo dos últimos anos. O envolvimento com o projeto “Narrativas Orais no Alto Jequitinhonha” (Procarte 2016/01), cuja proposta foi a elaboração de um documentário sobre a história de São João da Chapada-MG, demonstra, de maneira explícita, a dedicação e empenho da estudante às atividades extensionistas, voltadas para a o empoderamento histórico, local e identitário, no sentido de que esses narradores pertencem à comunidades quilombolas (são doze curta-metragens editados pela estudante e que podem ser acessados na plataforma Youtube: “Narradores do Vale do Jequitinhonha: São João da Chapada” o material pode ser acessado através do link no canal https://www.youtube.com/channel/UCwkCX9qaAn-Twy7iZ-7T25g/featured).
AÇÕES RELEVANTES DO PROJETO HÁ BRAÇOS POÉTICOS NO ANO DE 2023: Formação do GRUPO DE PESQUISA E CRIAÇÃO EM DANÇA Construção coletiva do processo criativo para apresentação artística : CORPO RIO Apresentação no Teatro Santa Isabel da Performance em Estado de Pesquisa intitulada : CORPO RIO Construção do processo criativo da apresentação artística : A LARANJA (Performance em estado de pesquisa da resistência e das oposições corporais) Participação do projeto em atividades do programa Universidade nas Comunidades nas regiões circunvizinhas a Diamantina Colaboração e participação do Há Braços Poéticos no projeto Tribo-Corpo-Raiz Participação em eventos da universidade : Semana da Biblioteca-UFVJM, IX semana de integração da extensão, ensino e pesquisa (SINTEGRA-2023 Colaboração e participação das ações artísticas e culturais desenvolvidas no Campo Belo das Artes-CBArtes/Diamantina Exposição de telas fruto de estudos do processo criativo em dança. Exposição NOVAS AQUARELAS. Teatro Santa Izabel Colaboração e realização de ações juntamente com o projeto de extensão em bordado livre: PASSEIOS BORDADOS A DIAMANTINA. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES A SEREM CONSIDERADAS ACERCA DA DIVERSIDADE ENCONTRADA NO PÚBLICO BENEFICIÁRIO DO PROJETO (ESTUDANTES DA UFVJM, PARTICIPANTES DA COMUNIDADE EXTERNA E PARTICIPANTES-ESPECTADORES): Os projetos já desenvolvidos previamente que tinham como o alicerce o fortalecimento da saúde físico-mental através da formação artístico-cultural envolviam pessoas de diferentes instituições, nesse caso: docentes, estudantes e funcionários da UFVJM e do IFNMG. Assim como mulheres da comunidade Diamantinense e em torno (como distrito de Milho Verde). As participantes dos encontros presenciais semanais pertenciam a diferentes classes sociais, condições físicas variadas, diferentes idades e gerações (como é o caso de mãe e filhos participando juntos das atividades do projeto), integrantes com diversas formações no campo artístico e/ou profissional. Essa grande diversidade dos seus integrantes não se trata aqui de uma coincidência; mas sim, é parte constitutiva das concepções dos projetos até hoje desenvolvidos. Em algumas atividades que ainda são desenvolvidas no modo remoto, o projeto tem possibilitado seu alcance em comunidades próximas a Diamantina (participantes do Serro, Datas, Milho Verde), a própria comunidade acadêmica de outros campus da UFVJM (como é o caso de participantes internos do campus-Janaúba) e áreas desfavorecidas financeiramente (visto a dificuldade de algumas pessoas terem de se deslocar até o local onde eram realizados os encontros). Como resultado da metodologia usada nesse momento, em função do isolamento ainda previsto como tentativa de contenção ao alastramento ou recidiva da curva de ascenção do vírus, tivemos participação e envolvimento de artistas e profissionais externos da área artística de outros países como Portugal e Espanha (Lisboa, Cadíz, Barcelona e Madrid). A própria modalidade de dança escolhida para o desenvolvimento artístico atrelado ao desenvolvimento da consciência corpo-mente e sua consequente disposição físico-emocional, tão bem como, as adaptações físico-mentais para “novo/outro” modo de vida cotidianos pressupõem um olhar plural que possibilite a diversidade do público participante e envolvido enquanto colaboradores do projeto, tão bem como o acolhimento das diferenças raciais, culturais, etárias, étnicas presentes no grupo. Segue abaixo algumas ações em Arte, Cultura e Saúde desenvolvidas no período 2020 a 2022 pelos projetos aprovados em editais de extensão, a citar: "Do Isolamento Social ao Abraço Poético: Saúde Corpo- Mente-Mundo através da Dança das Artes Manuais e da Poesia " edital PROEXC 03/2020 cursos on-line e Edital PROCARTE 02/2021; "Saúde e arte a partir da dança" edital PROCARTE 02/2020, "Há Braços Poéticos: Saúde corpo-mente através da dança, artes manuais e poesia" Edital Procarte 02/2022: Recitais Artísticos 'Há Braços Poéticos' realizados no modo ONLINE (pela plataforma Zoom) nos meses de maio e julho de 2020, que foi uma realização conjunta com a PROECX, Diretoria de Cultura da UFVJM, Diretoria de Comunicação da UFVJM e o Instituto Federal do Norte de Minas - Campus Diamantina. Nestes recitais contamos com a participação de pessoas ilustres de diversos segmentos da arte, a título de exemplos temos: Saulo Laranjeira, Dudude Herrmann, Rodrigo Guimarães Rafael Cabral, dentre outras. A participação na organização desses recitais foi de extrema importância, pois nos possibilitaram a troca de experiências vividas e produzidas através da expressão artística em suas diferentes linguagens (dança, música, poesia, desenhos gráficos, aquarelas, fotografias, videos-dança, performance). Esse evento nos estimulou e impulsionou no sentido de obter uma compreensão sobre como utilizar as plataformas virtuais como mecanismos de encontro-aproximação e formação do espectadorartista. Inclusive, na interação de pessoas, tivemos a participação de pessoas de outros países como a Espanha, esses participantes compartilharam suas impressões da pandemia através da música e da improvisação corporal e, principalmente, campos de pesquisa e investigação. No momento estamos organizando um portfólio em vídeo desse evento contendo sua diversidade de interesses, experiências e intervenções artísticas. O projeto “Do Isolamento Social ao Abraço Poético: Saúde Corpo-Mente-Mundo através da Dança das Artes Manuais e da Poesia” realizou durante os meses de Julho/2020 até o momento atual, ações integrais envolvendo a dança. A primeira aula foi uma abertura ministrada pela professora do curso Técnico em Teatro IFNMG - campus Diamantina, Mariana Emiliano Simões, que também é a coordenadora da Especialização em Artes e Tecnologia pela mesma instituição. Complementamos as aulas de forma diversificada, ministradas em parceria e colaboração de pessoas que já desenvolvem ações com a Dança e suas nuances, uma de nossas parceiras foi a Lisa Rothman, professora de danças orientais, instrutora de yoga e diretora do espaço de atividades físicas e psicofísicas: “Espacio Armonia”,em Cádiz na Espanha. Contamos também com a participação-aula da Ófelia Ortega Fraile, professora adjunta na Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), apresenta uma formação abrangente perpassando a Geologia e publicação do livro infantil ASTRONOMIA PARA NIÑOS: UN PERIPLO ASTRONÓMICO. Segue um relato da professora postado em sua rede social instagram no dia 22 de outubro de 2020 acerca de sua experiência no presente projeto: “Dançar flamenco me conecta com minha ancestralidade, é uma ponte transatlântica que conecta minha essência com o mundo. Ontem tive um lindo desafio: dar aula online de flamenco no projeto de extensão universitária "Do isolamento social ao abraço poético" da UFVJM @habracospoeticos. Agradeço muito o convite da xxxxxxx, o apoio técnico da xxxxxxx e, sobre tudo, ás mulheres que participaram das oficinas e me encheram de alegria nessa troca, se abrindo e entregando a esta dança que tanto enche minha alma. Um agradecimento muito especial para minha maestra @mariana_abreu_flamenco do @estudiosoniquete , uma bailarina, professora e amiga maravilhosa. PRODUÇÕES ARTÍSTICAS E TÉCNICO-ARTÍSTICOS DISPONÍVEIS NOS CANAIS DO YOUTUBE NO ANO DE 2021 VINCULADOS A ESSE PROJETO: (ATENÇÃO: POR QUESTÕES ÉTICAS DE ANÁLISE DO TRABALHO OS LINKS ESTÃO DISPONÍVEIS COM O INTUITO DE PONTUAR TRABALHOS ARTÍSTICOS JÁ REALIZADOS E APRESENTADOS PELO PROJETO. NO ENTANTO, NÃO PODEM SER ABERTOS DURANTE ESSA AVALIAÇÃO VISTO QUE DENTRO DAS PRODUÇÕES CONSTA A MINHA IDENTIFICAÇÃO. ASSIM PEÇO-LHES QUE NÃO ABRA O LINK ANTES QUE SEJA AVALIADO) POSTAGENS NO CANAL ABRAÇO POÉTICO UFVJM NO ANO DE 2021 1) Vídeo-dança: Experiência Poética dos Pés na Vila Educacional de Meninas. https://www.youtube.com/watch?v=ieqjlozs5ZM 2) PÉS COMO “VEM” TES https://www.youtube.com/watch?v=4wuVGVNFtnI 3) Vídeo arte “Há Braços” https://www.youtube.com/watch?v=6e78q-G6R2Q 4) Especial Artes no Campus In Love https://www.youtube.com/watch?v=vcB5ilSEn8A POSTAGENS DAS MOSTRAS DOS VÍDEO-ARTE DO PROJETO NO CANAL PROEXC UFVJM NO ANO DE 2021: 5) Como devo vestir esse corpo? - Melissa Guimaraes https://www.youtube.com/watch?v=BdiTiKD53NE 6) Há Braços Poéticos - Artes do Campus Especial dia das mães https://www.youtube.com/watch?v=eCTuWu_KwVs 7) Especial Artes no Campus In Love https://www.youtube.com/watch v=gL8Num68Wik&t=219s 8) Há Braços Poéticos https://www.youtube.com/watch?v=k2Rm4FEqnkY&t=19s PRODUÇÃO E EDIÇÃO DE VÍDEO-AULA EM PARCERIA AO PROJETO TECENDO AFETOS BORDANDO ARTE NO ANO DE 2021: 9) Tecendo Afetos Bordando Arte - Módulo III https://www.youtube.com/watch?v=EZjKKX7wO58 10) Tecendo Afetos Bordando Arte - Módulo IV https://www.youtube.com/watch?v=jLS5TuqLYgg 11) Tecendo Afetos Bordando Arte - VEM https://www.youtube.com/watch?v=x_QT8Tqkd6s 12) Tecendo Afetos Bordando Arte - Módulo V https://www.youtube.com/watch?v=NYzmPy5pIfo 13) 30 de Julho - Dia do Bordado https://www.youtube.com/watch?v=2Qo__1THgi0 14) Tecendo Afetos Bordando Arte - VEM https://www.youtube.com/watch?v=Y5acdFdBr0Q 15) Tecendo Afetos Bordando Arte - VEM https://www.youtube.com/watch?v=YQhAk1kdkJQ ” Produção e publicação de Videoarte: ATRAVERSO Organização e realização da mostra de VídeoArte Há Braços Poéticos Realização de oficinas de edição de vídeo arte Realização de encontros práticos presenciais de consciência corporal e processo criativo em dança a partir da Técnica Klauss Vianna. Publicação de capítulo de livro: Respiro. Capítulo intitulado: O contexto da pandemia de COVID-2019 e as experiências no projeto de extensão em arte “Do isolamento social ao abraço poético: saúde corpo-mente-mundo através da dança, das artes manuais e da poesia”
Público-alvo
Estudantes, docentes e técnicos administrativos e terceirizados
Meninas que passam um dos turnos na Vila Educacional de Meninas. Funcionárias da Vila Educacional e corpo de coordenadores da instituição.
participantes considerados aqui como platéia de apresentação e/ou performances do Grupo de Pesquisa e Criação em Dança.
O grupo de pesquisa e criação em arte consiste em estudantes e professores da UFVJM e profissional do campo das artes, da saúde e do movimento interessados em participar das reunião, práticas corporal e leitura de capítulos ou artígos científicos.
Municípios Atendidos
Diamantina
Parcerias
O Projeto Há Braços Poéticos tem realizado ações em parceria com a Vila Educacional de Meninas. Serão realizadas oficinas de dança (Celebrar o Feminino) para meninas em situação de vulnerabilidade que frequentam diariamente a instituição. A Vila Educacional de Meninas apresenta, desde 2022, um salão para práticas corporais onde tem sido realizada as oficinas. (A Carta de parceria se encontra em anexo)
O Circuito Cultural Banco do Nordeste tem realizado ações artístico-culturais em Diamantina. O Circuito conta com uma estrutura audio-visual e com parceria prefeitura de Diamantina) para uso dos espaços públicos tais como praças e o Teatro Santa Isabel. Dessa maneira será um facilitador nos acordos para usos dos espaços públicos, fornecimento de estrutura de audio-visual, além da ampla divulgação na rede municipal. (Carta de Parceria em Anexo)
Cronograma de Atividades
Encontros do Grupo de Pesquisa e Criação em Dança. Os encontros são práticos realizados para exploração corporal dos elementos/princípios da técnica Klauss Vianna.
Serão oferecidas oficinas de dança (Celebrar o Feminino) para meninas da Vila Educacional de Meninas e para as educadoras e funcionárias da Vila.
Serão realizadas encontros para estudo e desenvolvimento do processo criativo em dança baseado na técnica Klauss Vianna (Ver metodologia). Como resultado do processo criativo realizado coletivamente serão realizados performances artísticas para apresentação da pesquisa do grupo.
Serão realizadas oficinas práticas de consciência corporal e dança em parceria com o Circuito Cultural Banco do Nordeste e a Vila Educacional de Meninas
Serão realizadas reuniões coletivas para organização dos trabalhos do projeto, discussão do andamento e avaliação do processo de desenvolvimento do mesmo.
Os seminários e grupos de estudo serão realizados para aprofundar nos estudos do grupo sobre a Técnica Klauss Vianna, processos criativos em dança, arte e saúde. Serão discutidos textos científicos ou poéticos (que compõem parte do referencial bibliográfico do presente projeto), filmes e documentários que incluam a temática de estudo.