Detalhes da proposta

Clube de Leitura UFVJM

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Procarte

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    ulisses barros de abreu maia

    Número de inscrição:

    20241022024472988

    Unidade de lotação:

    instituto de ciência e tecnologia

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências humanas

    Área temática principal:

    cultura

    Área temática secundária:

    educação

    Linha de extensão:

    artes integradas

    Abrangência:

    nacional

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

jeice dias do nascimento Voluntário(a)

ian gomes miranda Voluntário(a)

leonardo ramos pereira mendes Voluntário(a)

roberta maria ferreira alves Vice-coordenador(a)

glaciane simões de oliveira Bolsista

Resumo

O projeto de cultura Clube de Leitura UFVJM tem sido uma forma de suprir duas necessidades, sendo a da defasagem do estímulo à leitura em cursos com um viés de graduação tecnicista e atender principalmente a população em geral que não possui acesso à educação superior. Geralmente estes cursos técnicos negligenciam muitas vezes a formação social, humanista e a busca pelas identidades brasileiras, continuando o perfil geralmente tecnicista do ensino médio. Com o intuito de desenvolver uma formação humanista e cívica com foco na formação e construção do Brasil e suas diversas identidades, pretende-se mitigar essa defasagem com a prática literária, por meio de atividades de leituras coletivas, debates, palestras e atividades culturais, que vem sendo oferecidas ao longo do projeto desde o último ano. O público alvo estaria aberto a população em geral interessada na formação e construção do Brasil, contempladas nas atividades culturais externas, tanto virtuais como presenciais. Já o público específico da UFVJM participam de algumas ações focadas para alunos, técnicos e docentes de graduação e pós-graduação da UFVJM por meio das atividades virtuais, atendendo também os diversos campi (Teófilo Otoni, Janaúba e Unaí) e com atividades presenciais no campus de Diamantina. Sabendo que o interesse pelo tema não se restringe ao corpo discente da UFVJM, este projeto tem diversificado suas ações. Neste projeto planejamos incentivar a prática literária, a construção de uma consciência de cidadania e a busca entre as diversas identidades brasileiras num exercício de resistência em prol da cultura.


Palavras-chave

Leitura, Troca de conhecimento, Troca de saberes, Identidades brasileiras, Brasil


Introdução

Não é segredo que o avanço das tecnologias possibilitou uma gama de oportunidades, além de oferecer comodidade na realização de tarefas diárias, que antes demandava uma expressiva quantidade de energia para serem realizadas. Todavia, assim como muitos pontos positivos, esses avanços também acarretam fatores negativos, onde o mais expressivo se encontra na diminuição de pessoas interessadas pela leitura, tendo em vista que os dispositivos eletrônicos ocuparam essa lacuna tanto no quesito de diversão, entretenimento como na busca de informação e conhecimento. Com as tecnologias streaming, onde mídias como áudio e vídeo se popularizaram, a prática da leitura tende cada vez mais ao arrefecimento. Em uma breve análise no contexto brasileiro não é possível observar com clareza a real crise da leitura, na qual o país atravessa desde sempre. Antes pela quantidade de analfabetos, hoje mais pela falta de incentivo. Esse empecilho em dimensionar a proporção desse fato, advém da falta de pesquisas com números eficientes sobre este tema, sendo que as existentes, possuem um foco maior em temáticas referentes à alfabetização. Apesar das poucas fontes sobre o assunto, ainda é possível afirmar com segurança que a população em geral e principalmente, os estudantes universitários brasileiros apresentam, em sua maioria, um ligeiro desprezo pela leitura como forma de entretenimento, crescimento pessoal e/ou informação [1]. Nesse caso, geralmente a leitura acaba por se restringir apenas às leituras obrigatórias do ENEM e das disciplinas do médio ou graduação. É nesse sentido que os Clubes de Leitura podem ser inseridos. De forma geral, o conceito de “Clube de Leitura” se trata de reuniões periódicas com um grupo de pessoas, com o intuito de conversar sobre uma obra específica que foi escolhida anteriormente pelo grupo para aquele encontro em particular. Nessas reuniões todos os participantes dividem suas experiências de leitura, bem como suas críticas, impressões e pontos de vista sobre o livro ou os capítulos lidos. Após a finalização sobre a obra, outros livros serão escolhidos e novos debates e reuniões serão realizadas [2]. Assim obtém-se esta proposta inicial da criação de um Clube de Leitura voltado para a capacitação dos participantes em relação a importante temática da brasilidade e suas identidades. Onde o objetivo ultrapassa a formação pessoal e tem em vista implementar o hábito da leitura, criando um ambiente propício para a prática desta atividade. Estabelecendo o Clube de leitura como um habitat (espaço) voltado exclusivamente para a cidadania, o diálogo e a discussão, bem como a troca de conhecimentos, informações, experiências e opiniões acerca da construção e formação do Brasil.


Justificativa

Ao longo destes últimos anos temos visto o impacto que a pandemia e o isolamento social provocaram, mudando o comportamento e as relações sociais. Todavia, um fator que também sofreu grande impacto, foi no mercado literário onde segundo o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) em parceria com a Nielsen Bookscan Brasil: “…em 2021, houve um crescimento de 29,3% no volume de livros vendidos em todo o país, na comparação com o ano de 2020. Em relação à receita gerada, foi registrado um aumento de 29,2% no faturamento no mesmo período”[3]. Esses dados comprovam que durante a fase do isolamento, o número de leitores aumentou, assim como o interesse de mais pessoas em relação à leitura em geral. Visando suprir a necessidade de orientação nessa demanda emergente, é que se criou de um grupo voltado à disseminação da leitura. É nesse sentido que no ano passado se percebeu a inexistência de um clube de incentivo sobre a leitura cultural, voltado para o público em geral na área de atuação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Principalmente se considerarmos a falta de conhecimento de grande parte dos brasileiros em relação à formação da construção sócio-cultural do Brasil, mais especificamente seu desenvolvimento e o impacto atualmente, resultando na necessidade da consolidação desse grupo focado em incentivar a leitura nessa temática de identidades brasileiras. [4] Nesse intuito o Clube de Leitura, com registro 2023102202346988 foi aprovado no edital PROCARTE 02/2023, onde se tem trabalhado em prol de um maior conhecimento dos principais autores brasileiros, além de historiadores, sociólogos e pensadores.[5][6][7][8][9] De forma a capacitar a comunidade nesses assuntos específicos, que estão diretamente ligados a formação social de cada indivíduo, bem como com o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, conhecimento cultural, senso crítico, sentimento de pertencimento nacional e desenvolvimento da cidadania[10][11] [12]. Surge assim, a proposta de se consolidar e atualizar ações do Clube de Leitura, tendo como missão promover o hábito cultural desta prática entre pessoas externas interessadas e a comunidade acadêmica. Neste sentido este clube constrói um espaço cultural voltado para a capacitação de seus participantes, promovendo o diálogo e a discussão, bem como a troca de conhecimentos, informações, experiências e opiniões, acerca de temáticas culturais em ações virtuais e presenciais. Dessa forma, a atuação deste Clube de Leitura esbarra diretamente na missão da Diretoria de Cultura da PROEXC, que trata de "Promover a arte e a cultura na UFVJM e nas regiões de sua abrangência através da interação entre saberes e linguagens, passado e presente, ciência e arte".[10][11][12] Concomitantemente, a proposta do clube também cumpre com algumas das principais estratégias dessa diretoria, tais como: “Propor ações que ampliem o acesso da comunidade acadêmica da UFVJM aos meios de produção e fruição cultural; propor ações que ampliem a comunicação e a viabilização da troca entre os diversos agentes culturais, difundindo bens, conteúdos e valores.”[10] Outro ponto de foco é na estratégia que visa “Incentivar e apoiar projetos voltados à realização de seminários culturais, feiras de livros, uso da mídia eletrônica e da internet para a produção e a difusão da crítica artística e cultural, privilegiando as iniciativas que contribuam para a regionalização e a promoção da diversidade” coincide com os principais objetivos da criação do projeto, além de suas previsões futuras para o desenvolvimento e expansão do programa, além de criar espaços de discussão que possibilitem que a cultura seja compreendida como área de conhecimento importante para a formação universitária, sendo as principais metas para o clube.[10] Dessa forma, com seus princípios e objetivos, seguindo em concordância com as políticas culturais da PROEXC e do Plano Nacional de Cultura (PNC), bem como algumas de suas principais estratégias, a consolidação desse clube possibilitará incrementar os instrumentos de divulgação das ações culturais no interior da UFVJM e fora dela. Capacitando e informando a população em geral, tanto no ato de leitura, quanto em relação à cultura do Brasil, sendo que essa proposta cogita continuar a contribuir para o incentivo à leitura e para a valorização da diversidade cultural brasileira.[10][11][12]


Objetivos

Com o propósito de estimular a máxima participação e interação dos membros do projeto, foi proposta uma lista de objetivos gerais específicos para o projeto, visando propor uma maximização das ações dentro do programa, cuja premissa principal se encontra numa maior troca de saberes, conhecimentos, opiniões e experiências, tornando, este, um lugar de diálogo, de desenvolvimento cultural e social. Logo, os objetivos do programa podem ser resumidos da seguinte forma: Objetivos gerais: - Consolidar o clube de leitura, visando trabalhar a temática cultural do Brasil, por meio de leituras, discussões e palestras, ampliando os conhecimentos e saberes sobres as diversas identidades brasileiras. - Promover a interação e o diálogo dos membros do grupo, de parceiros e de colaboradores do projeto, mediante reuniões e encontros. Objetivos específicos: - Criação de reuniões presenciais e online, com leituras coletivas, com objetivo de unir e alcançar participantes multicampi e também membros fora da comunidade acadêmica (comunidade externa). - Realizar palestras (virtuais e presenciais) periódicas, com especialistas da área relativa ao tema da leitura, após a conclusão de cada livro ou capítulo, visando um aprofundamento do assunto, auxiliando na compreensão temática da discussão nas reuniões. - Consolidar os eventos mensais culturais valorizando os escritores e poetas regionais que já estão sendo realizados presencialmente com a parceria da secretaria de cultura municipal de Diamantina, voltado para a propagação de conhecimentos gerais sobre as temáticas abordadas nas leituras, tais como: música, cinema e demais atividades artísticas.


Metas

METAS Previsão de Impacto direto: - Previsão de leitura de pelo menos 4 livros e alguns capítulos para discussão; - Quinzenalmente: encontros de diálogo e discussão sobre as leituras; - Serão trimestralmente realizadas palestras periódicas (virtuais e presenciais); - Serão semestralmente realizados eventos culturais presenciais com música, cinema e demais atividades artísticas; - Serão elaborados pelo menos 4 guias de orientação para ritmo de leitura. - Serão realizadas pelo menos 4 palestras; - Conquistar pelo menos 10 membros ativos na comunidade da UFVJM; - Expectativa de pelo menos 50 pessoas (membros do clube, entusiastas locais e turistas), diretamente atingidas no total dos eventos presenciais. - Conquistar pelo menos 10 leitores do âmbito nacional para participar do projeto. Previsão de impacto indireto: - Semanalmente: serão realizadas sprints de leitura (Intervalo de tempo dedicado a um número determinado de páginas a serem lidas) nas plataformas de streaming (Twitch ou Youtube) alcançando potenciais leitores no âmbito nacional; - Serão realizadas pelo menos 30 sprints; - Serão realizados pelo menos 15 encontros virtuais. - Serão impactados um público indireto de difícil mensuração pela questão do alcance das plataformas de streaming.


Metodologia

O presente projeto terá três fases de trabalho bem definidas: Preparação, Execução e Fechamento. Na preparação, a proposta de trabalho inicia com a construção de uma programação de ciclos de leitura e uma seleção de obras a serem lidas e estudadas conforme a edição do projeto. Na execução iniciará com a manutenção de espaços virtuais de divulgação e streaming, onde se promoverá as interações dos membros do grupo, promovendo discussões pautadas na ética, no diálogo e no repeito mútuo entre os participantes. Também se realizará a produção de palestras, concursos e eventos culturais relativos às obras selecionadas na fase da preparação com a ajuda dos membros do projeto e das parcerias externas. Todas as atividades presenciais serão realizadas obedecendo às medidas sanitárias recomendadas na prevenção do COVID-19 vigentes pelas autoridades competentes. Serão realizadas reuniões de autocrítica onde acompanharemos a evolução do projeto e recalcularemos possíveis rotas e ações visando ampliar a participação de mais pessoas. Como fechamento do projeto, se produzirá resumos expandidos, relatos de experiência e artigos para congressos e revistas de extensão. Por fim, será construído o Relatório Final a ser apresentado à PROEXC.


Referências Bibliográficas

[1] TOURINHO, Cleber. Refletindo sobre a dificuldade de leitura em alunos do ensino superior:“deficiência” ou simples falta de hábito. Revista Lugares de Educação, v. 1, n. 2, p. 325-346, 2011. [2] Clube da leitura virtual: o que é preciso para criá-lo na sua escola. Disponível em: https://www.clipescola.com/clube-da-leitura-virtual/. Acesso em: 22 jul. 2022. [3] Dia Mundial do Livro: hábito de leitura aumentou durante a pandemia e segue em alta em 2022 | IESB | Centro Universitário. Disponível em: <https://www.iesb.br/noticias/dia-mundial-do-livro-habito-de-leitura-aumentou-durante-apandemia-e-segue-em-alta-em-2022/>. Acesso em: 26 jul. 2022. [4] SILVA, Cibelle Celestino. Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para a aplicação no ensino. Editora Livraria da Física, 2006. [5] RIBEIRO, João Ubaldo. Viva o povo brasileiro. Alfaguara, 2008.] [6] FAUSTO, Boris. História concisa do Brasil. Edusp, 2022. [7] DE HOLANDA, Sérgio Buarque; CANDIDO, Antonio; DE MELLO, Evaldo Cabral. Raízes do brasil. J. Olympio, 1936. [8] RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. Global Editora e Distribuidora Ltda, 2015. [9] KRENAK, Ailton. A vida não é útil. Companhia das Letras, 2020. [10] PROEXC/UFVJM. Política Cultural na UFVJM, 2012. Disponível em: <http://www.ufvjm.edu.br/proexc/politicacultural.html>. Acesso em 25 jul. 2017. [11] BRASIL. Ministério da Cultura. Plano Nacional de Cultura. Brasília, DF, dezembro de 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12343.htm>. Acesso em:26 jul.22 [12] BRASIL. Ministério da Cultura. Metas do Plano Nacional de Cultura. Brasília, DF, dezembro de 2011. Disponível em: <http://www.cultura.gov.br/documents/10883/11294/METAS_PNC_final.pdf/3dc312fb5a42-4b9b-934b-b3ea7c238db2>. Acesso em: 26 DE jul. 22. [13] KRUG, Flávia Susana. A importância da leitura na formação do leitor. Revista de Educação do IDEAU, v. 10, n. 22, p. 2-14, 2015. [14] DA SILVA, Gustavo Ribeiro; DE OLIVEIRA DERING, Renato. Breves reflexões sobre a importância da leitura para a formação de um sujeito crítico. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 1, p. 75-81, 2020. [15] DIXON, Jami et al. The importance of soft skills. Corporate finance review, v. 14, n. 6, p. 35, 2010


Inserção do estudante

O futuro bolsista fará parte de clubes de leituras com participantes de abrangência nacional, onde buscará pessoas interessadas pelo projeto. Dada essa experiencia, percebe que a leitura é a parte fundamental que viabiliza o ser humano para a compreensão do mundo. É através dela que se é possível adquirir e formatar seus posicionamentos e seu senso crítico, para questionar acerca de opiniões de autores e demais pessoas, e também de se refletir e proporcionar a formação de seus próprios ideais e conceitos [13]. Além de formar leitores críticos, resultando automaticamente em pessoas capazes de adquirir conhecimento e informação de forma autônoma, proporcionando uma visão mais ampla do mundo, sem a necessidade de enxergar a realidade pelos olhos de terceiros, potencializado tanto a sua forma de aprendizagem, quanto a formação de suas opiniões pessoais e argumentos críticos [14]. E é através do clube que os alunos envolvidos poderão desenvolver conhecimentos, onde as habilidades de comunicação oral presente no clube de leitura não se restringirão apenas em ser ouvido, mas também o outro lado, o da escuta, sendo tão importante quanto o primeiro. É nesse ponto, em ouvir e ser ouvido, que ocorre um aumento na autoconfiança em falar em público, já que existirão momentos para se expor suas opiniões críticas em voz alta. Portanto, as habilidades discentes (soft skills) [15] em torno do trabalho de equipe, comunicação, flexibilidade e adaptabilidade, autoconfiança e capacidade de suportar críticas serão desenvolvidas durante a execução deste projeto. Durante as reuniões e encontros, serão discutidos os capítulos (ou livros) lidos, com cada membro expondo as suas análises e opiniões sobre os fatos apresentados durante a leitura, realizando assim um momento de interação dialógica entre todos os participantes conduzido por alunos e professores. Serão realizadas palestras de professores e autores convidados, onde as temáticas conduzirão a novas leituras, mediante um professor especialista na área, proporcionando a ampliação da visão sobre as identidades brasileiras. Os alunos desenvolverão guias de ritmo de leitura para cada livro lido e questionários de compreensão para cada participante, que serão utilizados para elaboração de relatórios parciais realizados por parte dos discentes, utilizados para compor os artigos e Relatório Final, escritos após a conclusão de todas as leituras solicitadas, onde os discentes aprimorarão a redação científica na produção de resumos expandidos, relatos de experiência e artigos. O público alvo do clube de leitura será aberto a toda comunidade interessada em participar, com um foco principal na interação acadêmica multicampi. Espera-se a participação e interação dos alunos com as pessoas da região e de outras cidades, logo a interação entre os membros que não poderão participar presencialmente, será dada a partir de palestras, encontros e leituras coletivas realizadas de forma virtual, através de mídias sociais como: Youtube, Twich, Meet, Whatsapp e Instagram.


Observações

O presente projeto tem se consolidado na agenda oficial da cidade de Diamantina, realizando intervenções culturais temáticas nos espaços culturais da cidade. Foi construído um artigo aprovado em congresso nacional descrevendo as ações do projeto, sendo convidado a publicar em um periódico extensionista nacional relevante. O número de impressões se deve ao fato dos livretos impressos utilizados nos eventos.


Público-alvo

Descrição

Público externo interessado em desenvolver o hábito da leitura e no tema das identidades brasileiras.

Descrição

Público Interno composto por Docentes, Técnico Administrativos e Discentes em desenvolver o hábito da leitura e na construção/formação do Brasil.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina

Município

Teófilo Otoni

Município

Unaí

Município

Janaúba

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Divulgação, concessão de espaços para trabalho (Mercado Velho, Teatro Santa Izabel, Escola de Artes e Música Maestro Francisco Nunes, etc.) e eventual participação dos membros.

Participação da Instituição Parceira

divulgação, concessão de espaços para trabalho e eventual participação dos membros

Participação da Instituição Parceira

GRUPO DE INCENTIVO AO ESCRITOR DIAMANTINENSE – GIED

Cronograma de Atividades

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Seleção de obras (livros e capítulos) contemplados pelo projeto.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Desenvolvimento de cronograma de leitura para os participantes.

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Encontros (presenciais/virtuais) para discussão das obras selecionadas.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Palestras periódicos virtuais ou presenciais com professor especialista convidado.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Eventos culturais presenciais externos, voltado para a propagação de conhecimentos gerais sobre as temáticas abordadas nas leituras, tais como: música, cinema e demais atividades artísticas.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Encontros pelas plataformas Youtube, Twitch e Google Meet.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Reavaliação na construção dos cursos, relatórios de memória das atividades, problemas e soluções encontradas. Desenvolvimento e construção do relato de experiência, resumo expandido ou artigos com o resultado obtido da ação. Fechamento e relatórios parciais e finais do PROCARTE.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Concurso de contos ou poesia, ou crônicas para construção de um livreto.