Detalhes da proposta

Cine ICET

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Procarte

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    andrey lopes de souza

    Número de inscrição:

    2024102202460973

    Unidade de lotação:

    instituto de ciência, engenharia e tecnologia

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências humanas

    Área temática principal:

    cultura

    Área temática secundária:

    comunicação

    Linha de extensão:

    artes visuais

    Abrangência:

    regional

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

valéria cristina da costa Voluntário(a)

vitor manoel ferreira martins Bolsista

gabriela gonçalves dos santos Voluntário(a)

Resumo

Este projeto tem como objetivo promover exibições de filmes e debates sobre os temas em questão, junto às comunidades interna e externa à UFVJM, em Teófilo Otoni e adjacências. O projeto conta com uma parceria: o Projeto Dedo de PRosa (Com) Ciência. O parceiro contribuirá na seleção de filmes a serem apresentados ao longo do projeto, além do suporte técnico (disponibilização de tela de projeção e equipamentos de som e vídeo) e participação durante as exibições e debates vinculados a tais filmes e o contato com escolas públicas e privadas. Por fim, pretende-se alcançar, com a execução do projeto, no mínimo, 360 pessoas.


Palavras-chave

Cinema, Ciência, ICET


Introdução

O Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) tem como proposta pedagógica central, ofertar uma formação flexível e capaz de inovar no mercado de trabalho, devido a sua interdisciplinaridade na sua matriz curricular. Assim, fica a critério do discente após a conclusão do BC&T optar por um novo título em qualquer uma das engenharias dispostas nos três campi de oferta do BC&T, Campus do Mucuri, Campus JK e Campus de Janaúba. Atualmente, a UFVJM oferta a Engenharia de Alimentos, Geológica, Mecânica e Química no campus JK em Diamantina, Engenharia Civil, Hídrica e de Produção no Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni e Engenharia Física, Minas e Materiais em Janaúba (BC&T,2014). Diante da vasta gama de opções, cabe ao candidato se orientar ao tipo de atuação que cada engenharia irá lhe permitir atuar de acordo com o que almeja. Ressalta-se que a diversidade disciplinar que contempla a proposta do pedagógica dos BC&Ts permite que os discentes explorem a pesquisa e a extensão como possibilidades de apresentar soluções criativas aos desafios e problemas contemporâneos. Sob a perspectiva da formação interdisciplinar e integral, o desenvolvimento da arte e a valorização da cultura na instituição, segundo a Diretoria de Cultura da UFVJM, é imprescindível , uma vez que aprimora diferentes formas de comunicação e fomenta diversas formas de expressão (Diretoria de Cultura da UFVJM, 2017), em diálogo com a realidade na qual se insere a universidade e os universitários. Nesse sentido, com o intuito de promover exibições de filmes e documentários - com ênfase na abordagem científica e sobre temas importantes para o desenvolvimento da humanidade - , além da divulgação da Universidade e a integração das comunidades acadêmica e externa à UFVJM, e, instigar a curiosidade e o debate, a reflexão crítica, sobre temas diversos - tendo como principal mediação o cinema -, propõe-se a manutenção do Projeto Cine ICet no ano/exercício 2024.


Justificativa

O Projeto Cine ICET constitui-se como instrumento de contribuição na interação e socialização da comunidade interna e externa à UFVJM, bem como no fomento e difusão cultural da sétima arte, o Cinema, na cidade de Teófilo Otoni e adjacências. Nesse sentido, ao tomar como referência o PDI da UFVJM, as metas do Plano Nacional de Cultura, a Política Cultural da UFVJM e o embasamento teórico supracitado, o presente projeto contribui para cumprimir o objetivo primeiro de realizar ações culturais que garantam a valorização, o reconhecimento, a promoção e a preservação da diversidade cultural existente no Brasil. O CINE ICET constitui espaço de diálogo, reflexão e contato com a produção audiovisual que oportuniza aos estudantes da UFVJM e público externo (estudantes educação básica e outros), discutir temas importantes e relevantes da realidade social a partir de obras regionais, nacionais e internacionais. O cinema, como dimensão da arte, fornece ferramentas de construção de conhecimento estético, filosófico e crítico, além de apresentar inúmeras possibilidades instrutivas. Conforme Turner (1997), que menciona “a teoria do cinema torna-se parte de um campo mais amplo de disciplinas e abordagens chamado estudos culturais” Desse modo, torna-se oportuno enfatizar que o cinema desperta e estimula a expressão e a comunicação pessoal; reforça as relações dos indivíduos, seja com a subjetividade de seu mundo interior ou exterior. Proporcionando, uma compreensão sobre a diversidade de valores que guiam os modos de pensar, agir da sociedade como também, o entendimento da amplitude e multiplicidade da imaginação humana. Por conseguinte, a reprodução dos filmes proporciona uma mudança de realidade, haja vista que o cenário de ensino superior é distinto do ensino médio e através da realização das sessões de cinema, favorecena interação com outros discentes de outros tipos de ensinos como para auxiliar nos debates que acontece após a exibição do filme. De certo, esse momento fica reservado para um bate papo relacionado com as temáticas decorridas no filme, envolvendo a participação de todos. O Cine Icet encontra-se em desenvolvimento, sob o registro 2023102202337372. Até o momento foram realizadas 08 Sessões de exibição e debate, alcançando um público de 175 pessoas. Filmes Apresentados: Estrelas Além do Tempo; O Homem que Viu o Infinito; Radioactive; Steve Jobs; A Origem; Sobre Sonhos e Liberdade (sessão especial 13 de maio); O Show Truman e O Menino que Descobriu o Vento. Indicadores Detalhados: Sessão 1: Filme apresentado: Estrelas Além do Tempo Público Participante: 15 Sessão 2: Filme apresentado: O Homem que Viu o Infinito Público Participante: 28 Sessão 3: Filme apresentado: Radioactive Público Participante: 13 Sessão 4: Filme apresentado: Steve Jobs Público Participante: 23 Sessão 5: Filme apresentado: A Origem Público Participante: 23 Sessão Especial: Filme apresentado: Sobre Sonhos e Liberdade Público Participante: 24 Sessão 6: Filme apresentado: O Show Truman Público Participante: 18 Sessões 7 e 8: Filme apresentado: O Menino que Descobriu o Vento Público Participante: 31


Objetivos

O Projeto Cine ICET tem como objetivo promover exibições de filmes e debates sobre os temas em questão, junto às comunidades interna e externa à UFVJM, em Teófilo Otoni e adjacências. Objetivos específicos: - Promover a integração entre comunidade interna e externa à UFVJM, sobretudo entre discentes dos ensinos médio e superior; - Refletir sobre os temas atuais relacionados aos cursos do ICET; - Promover fruição, formação de público e momentos de lazer com a aproximação dos participantes da linguagem audiovisual, bem como despertar interesse sobre os cursos do ICET nos estudantes do ensino médio.


Metas

O Projeto Cine ICET apresenta as seguintes metas : Promover momentos de interação e lazer entre os discentes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Através da linguagem audiovisual; Incentivar reflexões e debates sobre temas do cotidiano, a partir dos assuntos levantados nos filmes, abordando temáticas para além dos cursos ofertados no ICET; Desenvolver a formação crítica e artística dos espectadores/debatedores; Ampliar o horizonte de referências audiovisuais do público, com incentivo a cultura, e com isso aproximar os alunos do meio artístico, proporcionados pelo cinema; Realizar a exibição de, no mínimo, 06 filmes por semestre, totalizando, no mínimo, 12 filmes no ano.


Metodologia

O projeto Cine ICET busca se estabelecer como um espaço de cultura, lazer e estudo, aliando entretenimento e reflexão por meio da exibição de filmes para a comunidade interna e externa à UFVJM. Através deste projeto procura-se também ampliar a visão cinematográfica dos envolvidos e disponibilizar um espaço apropriado para o debate em torno do filme e das temáticas abordadas; propiciar um local em que todos possam expor suas opiniões, integrando, assim, alunos e servidores do Instituto de Ciência, Tecnologia e Engenharia; integrar os alunos e servidores nas discussões culturais, éticas, ideológicas e políticas que seus campos de atuação proporcionam a partir de filmes. O tempo total da proposta (exibição e debate) não deverá exceder o tempo de 180 minutos (3h) devendo este tempo ser distribuído de forma a contemplar um momento iniciador (lançamento das ideias a serem debatidas e que será anterior à exibição do filme), a exibição do filme e um momento de finalização/discussão do tema proposto para debate. Também podem fazer parte deste tempo os trailers das próximas atrações do Cine ICET e um vídeo institucional sobre o Instituto, produzidos pela coordenação do projeto, que juntos não devem ultrapassar 10 minutos de duração. Os filmes deverão estar relacionados em algum dos seguintes temas : Documentário; Cinema Nacional; Baseado em Livros; Engenharia, principalmente as do campus do Mucuri, Ciência e Tecnologia; Matemática. O acompanhamento será realizado pelo Coordenador do Projeto e equipe, através da análise dos relatórios mensais de satisfação e de inscritos. Os resultados serão utilizados para acompanhar o andamento do projeto e traçar medidas que venham melhorar a cada período o andamento do mesmo. Os filmes que porventura não obtiverem boa avaliação ao final do seu debate serão analisados pela equipe juntamente com a coordenação do projeto.


Referências Bibliográficas

BC&T. Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Diamantina-MG. Disponível em:<http://www.ufvj.edu.br/cursos/bct.html>. Acesso em: 04 abr. 2021. TURNER, Graeme. Cinema como Prática Social. São Paulo: Summus, 1997. CARVALHO. Importância da inserção de filmes e vídeos na prática docente no ensino fundamental I. Juiz de Fora. Disponível em: <https://www.ufjf.br/pedagogia/files/2017/12/Importância-da-Inserção-de-filmes-e-vídeos-na-práticadocente-no-Ensino-Findamental-I.pdf>. Acesso em: 14 set. 2021.


Inserção do estudante

A participação dos estudantes ocorrerá de duas formas. Sendo a Equipe Organizadora responsável por fazer a seleção do filme, local, dia e horário para que Cine ocorra e a Equipe Espectadora, que irá participar assistindo o filme. Equipe Organizadora Poderão se inscrever para a equipe organizadora os discentes que já concluíram o 1º período do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia e também dos cursos de Engenharia Civil, Hídrica e de Produção; Poderão se inscrever para a equipe espectadora os discentes regularmente matriculados nos cursos oferecidos pelo ICET. Essa inscrição será realizada a cada evento específico que a equipe organizadora disponibilizará. Atribuições da Equipe Organizadora Fornecer suporte e informações acerca do projeto, auxiliando os espectadores de acordo com eventuais necessidades; Realizar a organização dos filmes, espaço, dias e horário para que ocorram os eventos; Disponibilizar a inscrição para participação do Cine ICET; Auxiliar os espectadores na realização da inscrição para participação do Cine ICET; Fazer o levantamento dos participantes em cada evento; Disponibilizar lista de presença no início e no final do Cine ICET; Disponibilizar, junto ao coordenador, certificado de participação dos eventos organizados; Organizar rodas de conversas para que as reflexões a respeito dos filmes sejam discutidas do ponto de vista dos espectadores. Exclusão do Projeto Cine ICET O membro da Equipe Organizadora que não participar do primeiro encontro obrigatório e/ou não comparecer a 75% dos demais encontros propostos pelo Diretório Acadêmico do ICET será excluído do projeto; Desinteresse por parte do membro, ou qualquer outro comportamento que comprometa o cumprimento das atividades devem ser reportados ao Coordenador do Projeto e equipe, sob pena de desligamento ou afastamento do projeto; Disposições Gerais: Fica estabelecida a quantidade de no máximo duas organizações de eventos para a exibição de filmes durante o mês e um encontro como roda de conversa para as devidas reflexões.


Observações

...


Público-alvo

Descrição

Jovens de Teófilo Otoni, sendo estudantes educação básica.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni

Município

Ponto Dos Volantes

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

PArceria com escola Alberto Barreiros para a realização do projeto

Participação da Instituição Parceira

PArceria com o projeto Dedo de Prosa que já realiza oficinas, palestras e exibe filmes em escolas.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Planejamento das sessos de filmes a serem apresentados. Convite a professores para debater filme e etc.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Exibição e debate filme