Visitante
AstroToy – Construindo Jogos e Brincadeiras para o ensino de Astronomia para Crianças e jovens.
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Procarte
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
patrick alves vizzotto
2024102202449426
diretoria de educação aberta e à distância
Caracterização da Ação
ciências humanas
educação
cultura
artes plásticas
municipal
Não
Membros
lucas lima rodrigues
Voluntário(a)
joão paulo gomes rocha
Bolsista
luiza lana henrique de carvalho
Voluntário(a)
hilton fabiano boaventura serejo
Voluntário(a)
A missão do projeto é apresentar, por meio de oficinas e palestras, de forma remota e presencial, o AstroToy. A Astronomia é um ramo fascinante e as atividades lúdicas permitem que o público atendido aprenda brincando. Serão realizadas oficinas que farão a união do artesanato para construção dos jogos, brincadeiras, contação de histórias relacionadas com a criação do universo, histórias dos antigos, tudo para o ensino da Astronomia para crianças e jovens.
Educação, Astronomia, Ensino de Ciências, Feiras de Ciências, Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II.
O ensino das ciências na educação, tem como principal finalidade, promover um ambiente, onde as diferentes explicações sobre o mundo, os fenômenos da natureza e o conjunto de transformações produzidos pelo homem podem ser expostos e comparados para finalidade de estímulo da postura reflexiva, crítica, questionadora e investigativa do indivíduo (BRASIL, 1997). Por se tratar de uma das mais antigas ciências e também por nos permitir responder a grandes perguntas bem como: de onde viemos, onde estamos e para onde vamos, a Astronomia representa um poderoso instrumento de trabalho no ensino de ciências nas escolas, contribuindo para que os indivíduos ampliem sua visão de mundo e interajam com o seu redor de maneira mais ampla e consciente (BARTELMEBS, MORAES, 2012). A missão do projeto é apresentar em forma de construção de oficinas, brincadeiras e palestras, na modalidade o AstroToy. Consagrando, assim, a indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão, uma vez que debateremos o ensino aprendizagem com atividades lúdicas na Astronomia, campo do conhecimento altamente interdisciplinar realizando, assim, a troca de saberes da comunidade.
A ludicidade é um tema que vem sendo amplamente discutido no contexto educacional nos últimos anos. Suas ações, são voltadas para a promoção de uma aprendizagem significativa e prazerosa, onde o sujeito desenvolve o conhecimento e habilidades a partir de brincadeiras, jogos e atividades que trabalhem a imaginação e o conhecimento. De fato, o lúdico não se resume apenas ao brincar. De acordo com KISHIMOTO (1996), ao assumir função lúdica, a atividade deve atribuir duas funções: I – Função lúdica: Proporcionar diversão, prazer e até mesmo desprazer, quando escolhido voluntariamente. II – Função educativa: Ensinar qualquer coisa que complete o indivíduo em seu saber, seus conhecimentos e sua apreensão do mundo. Nesse sentido, a atividade lúdica pode ocorrer nas mais diferentes configurações, podendo ser através de pinturas, jogos, músicas, oficinas, experimentos e muitos outros. Todas essas manifestações são capazes de promover uma maior interação, o que enriquece o senso de responsabilidade e cooperativismo, possibilitando a troca de experiências e conhecimentos entre os envolvidos (FRITZ, 2013 apud LUCHETTI et al, 2011). Dentro do contexto educacional, o lúdico pode ser capaz de favorecer o processo de ensino-aprendizagem em várias disciplinas, pois o mesmo apresenta maneiras alternativas de trabalhar o conhecimento em sala de aula. O presente projeto visa potencializar o poder do lúdico no ensino aprendizado promovendo a interação entre universitários e diversos centros educacionais que têm o artesanato em sua grade curricular de forma presencial e de forma remota. O projeto, AstroToy – Construindo Jogos e Brincadeiras para o ensino de Astronomia para Crianças e jovens. Assim o presente projeto encaixa-se na modalidade ARTES INTEGRADA (3.4.7) AO INTEGRAR ARTES PLÁSTICAS (ARTESANATO) E ARTES VISUAIS (PRODUÇÃO DOS VÍDEOS DAS OFICINAS)
De forma a propiciar a máxima interação de todos os entes do projeto, foram construídos objetivos gerais e específicos que promovem o impacto social, a troca de saberes e a interdisciplinaridade. GERAIS • Criar um grupo de universitários aptos a atuarem nas comunidades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri levando oficinas de artesanato, gincanas, jogos e brincadeiras, na modalidade remota nas diversas redes e mídias, além da forma presencial que respeitará as medidas sanitárias em tempos de COVID-19. ESPECÍFICOS • Promover a interação de todos os componentes do público alvo e estudantes. • Criação e execução de um banco digital de seminários sobre os impactos do uso do lúdico como ferramenta de ensino de Astronomia; • Criação e execução de oficinas sobre artesanato utilizando diversas matérias primas, madeira, biscuit, papel marchê, argila, papelão, dentre outros; • Execução de oficinas remotas e presenciais com os diversos artistas e artesãos da cidade de Diamantina e entorno, além do ensino de Astronomia.
Criar uma equipe de estudantes aptos a levarem oficinas artísticas a todo público beneficiário (será descrito em detalhes no tópico 8 deste projeto) e fortalecer os laços com todas as parcerias formadas. Previsão de impacto direto: as escolas estaduais, além das escolas municipais e particulares presentes em Diamantina. Os projetos parceiros também serão impactados com a troca dos saberes. Público beneficiado indiretamente: familiares dos beneficiados diretamente e comunidade diamantinense em geral, além de discentes, docentes e servidores da UFVJM. Por fim, com o processo de expansão das mídias digitais, pretende-se atingir, pelo menos 50% da população da microrregião de Diamantina, com aproximadamente 85 mil habitantes (Cidade Brasil 2020).
O presente projeto terá 3 fases de trabalho bem definidas: Preparação, Execução e Relatório. – Preparação Durante a etapa de preparação será realizada: a revisão bibliográfica para estudo teórico dos impactos no uso do lúdico no ensino aprendizagem por parte da equipe de estudantes que compõem o projeto; produção e gravação de seminários e oficinas sobre Jogos e atividades para o ensino de Astronomia obedecendo as complexidades cognitvas de cada faixa etária; produção e gravação de oficinas artísticas com temas lúdicos direcionados para crianças na idade pré-escolar, fundamental I e II. – Execução Nesta etapa, faremos as interações dos membros do grupo com as diversas parcerias e público alvo. Faremos a execução e gravação das oficinas já criadas em versões anteriores do projeto, tais como a oficina de estudo de cartas celestes, estudo das constelações, construção de miniaturas do Sistema Solar e diversos planetas, comparação em escala dos tamanhos e distâncias dos, dentre outras. Realizaremos a troca de experiências com todo público alvo, além de fazermos a visitação às escolas dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri aplicando as oficinas e as palestras já elaboradas. Todas as atividades presenciais serão realizadas obedecendo às medidas sanitárias recomendadas na prevenção do COVID-19. – Relatório Como fechamento do projeto, faremos inscrição para participação nos diversos eventos regionais e nacionais relacionados com Educação, arte e fotografia, além de apresentar os resultados no evento institucional SINTEGRA. Produção do Relatório Geral Final do Projeto.
[1.] Abordagens vygotskiana, walloniana e piagetiana: diferentes olhares para a sala de aula. Psicol. educ., São Paulo , n. 34, p. 63-83, jun. 2012 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414- 69752012000100005&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 22 ago. 2021 [2.] ALMEIDA, E. S. A.; FACHÍNTERÁN, A. A alfabetização científica na Educação Infantil: possibilidades de integração. Lat. Am. J. Sci. Educ, v. 2, p. 12032, 2015. [3.] BARTELMEBS, Roberta Chiesa; MORAES, Roque. Astronomia nos anos iniciais: possibilidades e reflexões. Revista Espaço Pedagógico, v. 19, n. 2, 2012. [4.] BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1997. [5.] BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. [6.] BRITO, Raimunda Vieira de et al. Uso de aulas práticas e lúdicas no Ensino de Ciências: um estudo feito com professores do Ensino Fundamental II. 2017. [7.] CORRÊA, D. M. V. 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Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores. 2009. [19.] LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Dificuldades de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em relação ao ensino da Astronomia. Revista LatinoAmericana de Educação em Astronomia, n. 2, p. 75-91, 2005. [20.] LEITE, Cristina; HOSOUME, Yassuko. Os professores de ciências e suas formas de pensar a astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 4, p. 47-68, 2007. [21.] LIMA, Alidiane Barbosa de. O lúdico na educação infantil: jogos, brinquedos e brincadeiras no cotidiano escolar. 2019. [22.] LOPES, Thayla Cristina Viana. O LÚDICO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. [23.] LORENZETTI, Leonir. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2000. [24.] MACHADO, Jéssica Penteado. Sistema solar: uma proposta lúdica para o ensino de ciências. 2016. [25.] MAIA, Cícero Teixeira. A importância do lúdico na construção do desenvolvimento das crianças. 2016. [26.] MARTINS, André Ferrer Pinto. Ensino de ciências: desafios à formação de professores. Revista Educação em Questão, v. 23, n. 9, p. 53-65, 2005. [27.] MEDEIROS, Carolina Tereza de Araújo Xavier. Alfabetização científica com um olhar inclusivo: estratégias didáticas para abordagem de conceitos de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. [28.] MELO, Izabel Cristina Ferreira; CAVALARI, Nilton. A Importância da Ludicidade na Educação Infantil. 2013. [29.] MIRANDA, Jean Carlos et al. Jogos didáticos para o ensino de Astronomia no Ensino Fundamental. Scientia Plena, v. 12, n. 2, 2016. [30.] NUNES, Ana Ignez Belém Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento. Psicologia da aprendizagem. 3. ed. Fortaleza: EdUECE, 2015.122p. [31.] OLIVEIRA, D.L. de. Ciências nas salas de aula. Porto Alegre: Ed. 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Atividades lúdicas no ensino de ciências: uma adaptação metodológica através do teatro para comunicar a ciência a todos. Educar em Revista, p. 251-262, 2009. [38.] SOMAVILLA, Adriana Stefanello; ZARA, Reginaldo Aparecido. Ciências e o Ensino de Ciências no Brasil. Experiências em Ensino de Ciências, v. 11, n. 3, p. 118-127, 2016.
O estudante terá papel ativo no projeto. A atuação dos mesmos desenvolverão a iniciativa, o trabalho em grupo e a liderança. Todos os passos deles serão acompanhados por toda equipe por meio de reuniões semanais e pequenos relatórios mensais que comporão o relatório de fechamento do projeto. – Estudante bolsista. Será responsável por todas as etapas do projeto cumprindo as regras e exigências para permanência da bolsa. Entregar a Declaração Mensal de Atividades devidamente preenchida no Sistema Integrado de Extensão e Cultura (SIEXC), conforme orientação da PROEXC. – Estudante voluntário. De forma semelhante ao bolsista, o estudante voluntário será responsável por todas as etapas do projeto de forma que o certificado de horas (equivalente às etapas trabalhadas). – Estudante público beneficiário. Como parte do público alvo, o referido estudante receberá as palestras e oficinas promovidas pelo projeto. Relatará quando demandado sobre a qualidade e satisfação das atividades.
Diversos pais têm relatado curiosidade de seus filhos com temas relacionados ao universo e Astronomia, tal interesse tem ocorrido cada vez mais cedo, relatos de crianças com idade entre 4 e 6 anos com informações sobre o Sistema Solar e a Lua. Notoriamente a Astronomia é a área do conhecimento que mais desperta o interesse de todos por tratar temas relacionados com a nossa origem e a facilidade de se olhar para o céu e se maravilhar com os diversos fenômenos. Recentemente o mundo vem enfrentando a Pandemia de Covid-19, causando inseguranças e preocupações profundas. A adoção do Ensino Remoto Emergencial não tem mostrado eficiência no ensino aprendizado das crianças e adolescentes, conforme relata a fonte Fundação Lemam 2020. O presente projeto visa remediar essa fase do Ensino Remoto propiciando atividades lúdicas para o ensino de Astronomia, além de sanar a busca das crianças e jovens por conhecer o universo com atividades que ativam a mente.
Público-alvo
Compreende toda a população de Diamantina e cidades do entorno a serem atendidas com oficinas presenciais e ou remotas disponíveis nas redes sociais do projeto. Estende-se por parentes dos estudantes atendidos nas escolas, funcionários das escolas comerciantes e diversos trabalhadores que acessarão as mídias do projeto.
Compreende a população universitário geral atendida pelo projeto. Estudantes dos diversos cursos da UFVJM.
O público presente nos diversos locais a serem visitados pelo Projeto: Espaço Ativa Idade em Capelinha, Vila Educacional das Meninas - VEM, Fundação Municipal do Bem Estar do Menor – Fumbem, A Estação Espinhaço, Conservatório Estadual de Música “Lobo de Mesquita”, Escola Profissionalizante Irmã Luiza - Epil, Instituto Federal no Norte de Minas campus Diamantina - IFNMG, dentre outros.
Municípios Atendidos
Diamantina
Parcerias
Esta parceria almeja implantar a utilização dos jogos de xadrez como instrumento pedagógico no processo de formação dos alunos das escolas do ensino fundamental e médio de Diamantina e região. Ressaltamos que diversas disciplinas exigem do aluno habilidades cognitivas de raciocínio lógico, de concentração, de pensamento abstrato e de criatividade, que são estimuladas com o desenvolvimento dessa parceria.
Cronograma de Atividades
Revisão da Bibliografia para estudo teórico dos impactos do lúdico no Ensino Aprendizagem da Astronomia por parte da equipe de estudantes que compõem o projeto;
Criação e padronização da arte a ser executadas nas redes e mídias digitais.
Produção e gravação de seminários e oficinas sobre Brincadeiras e Jogos para o Ensino da Astronomia; Produção e gravação de oficinas artísticas com temas lúdicos direcionados para crianças na idade pré-escolar, além de outras idades; Execução e gravação das oficinas já criadas; Construção de formas geométricas com papelão, Escalas do Sistema Solar e Planetas, dentre outras;
Troca de experiências com o público alvo e com os projetos e instituições Parque da Ciência em forma de oficinas e evento em conjunto; Xadrez nas Escolas; Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita em forma de oficinas, produção conjunta de conteúdo e evento virtual; Fundação Municipal do Bem Estar do Menor – Fumbem em forma de oficinas sobre o artesanato; Escola Profissionalizante Irmã Luiza – EPIL e a Vila Educacional da Meninas – VEM em forma de oficinas sobre o artesanato em madeira.
Visitação às escolas de Diamantina aplicando as oficinas e as palestras elaboradas.
Relatório final.