Detalhes da proposta

JOGOS DE ELETRICIDADE

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    hélio oliveira ferrari

    Número de inscrição:

    202410120244761455

    Unidade de lotação:

    instituto de engenharia, ciência e tecnologia

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    engenharias

    Área temática principal:

    educação

    Área temática secundária:

    comunicação

    Linha de extensão:

    espaços de ciência

    Abrangência:

    regional

    Vinculado a programa de extensão:

    conheçendo a ufvjm - campus janaúba

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

jeferson bispo da silva Bolsista

ricardo alves da silva Voluntário(a)

Resumo

O projeto "Jogos de Eletricidade" é uma iniciativa de extensão universitária com a proposta de promover a educação, a divulgação científica e o engajamento com a comunidade na região de Janaúba, no estado de Minas Gerais. Com uma duração prevista de um ano, o projeto se baseia nos pilares da Pedagogia de Celestin Freinet, que enfatiza a participação ativa dos estudantes, o aprendizado prático e a construção do conhecimento por meio da experiência. O objetivo geral do projeto é desenvolver atividades lúdicas e interativas relacionadas à eletricidade, utilizando materiais de baixo custo, para levar a expertise da universidade diretamente às escolas da região. O projeto reconhece a importância da presença da universidade nas comunidades locais e busca fortalecer o tripé ensino-pesquisa-extensão, contribuindo para a missão da instituição de ensino superior. As metas de curto prazo do projeto incluem a realização oficinas interativas em escolas da região. Isso será alcançado por meio da criação de atividades lúdicas que simplificam conceitos complexos de eletricidade, tornando-os acessíveis e envolventes. Além disso, o projeto pretende estabelecer parcerias com escolas da região para a execução regular das oficinas ao longo do ano letivo. Essas metas de curto prazo estabelecem a base para o projeto, visando a implementação bem-sucedida das atividades iniciais, o desenvolvimento de materiais educativos e o estabelecimento de parcerias locais para atingir um público significativo. A abordagem pedagógica do projeto se concentra na promoção da curiosidade, do pensamento crítico e da resolução de problemas. Os estudantes universitários envolvidos no projeto terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e práticas adquiridos durante a graduação, desenvolvendo habilidades de comunicação, liderança e ensino. Essa experiência enriquecedora contribuirá para a formação acadêmica e profissional dos estudantes da universidade, preparando-os para futuras carreiras em educação, ciência, tecnologia e áreas afins. Além disso, o projeto busca fortalecer a conexão entre a universidade e a comunidade local, estabelecendo laços sólidos e construtivos. Isso é essencial para promover a confiança e a colaboração entre ambas as partes, o que pode levar a futuras parcerias e iniciativas conjuntas em diversas áreas, como pesquisa e desenvolvimento. O projeto se torna, assim, um veículo para a universidade cumprir seu papel de agente de transformação social e de promoção do desenvolvimento sustentável na região de Janaúba O projeto "Jogos de Eletricidade" cumpre sua missão de fortalecer a presença da universidade nas comunidades locais, promovendo o aprendizado significativo, a formação de cidadãos ativos e conscientes, e a criação de oportunidades de capacitação. À medida que avança, o projeto contribui para o desenvolvimento econômico e social da região de Janaúba, preparando as comunidades para enfrentar os desafios do século XXI e promovendo uma educação de qualidade, acessível e envolvente.Assim, o projeto "Jogos de Eletricidade" representa uma iniciativa valiosa que ilustra o compromisso da universidade com a educação, a ciência e a comunidade.


Palavras-chave

Educação Científica, Jogos de Aprendizagem, Divulgação Institucional, Ciência Tecnologia Sociedade


Introdução

A eletricidade é uma força fundamental que permeia nossa vida cotidiana, proporcionando a energia necessária para acender as luzes, carregar dispositivos eletrônicos e movimentar máquinas essenciais para o nosso conforto e progresso. Entretanto, apesar de sua presença constante, a eletricidade ainda é um conceito misterioso para muitos, especialmente entre os jovens estudantes. Em uma era em que a tecnologia e a eletrônica desempenham papéis cada vez mais proeminentes em nossas vidas, é crucial que compreendamos os princípios básicos da eletricidade, suas aplicações e seu impacto na sociedade. Com o objetivo de promover a educação e a divulgação científica na área da eletricidade, apresenta-se aqui o projeto de extensão "Jogos de Eletricidade" ligado ao Programa de extensão 202104000061 – Conhecendo a UFVJM - Campus Janaúba. Este projeto tem como missão levar o conhecimento e a diversão diretamente às escolas da região de Janaúba, no estado de Minas Gerais, estabelecendo uma ponte entre a universidade e a comunidade local. Reconhecendo a importância de tornar a ciência acessível e envolvente, nossa iniciativa se baseia em uma abordagem prática e lúdica, usando materiais de baixo custo para criar uma experiência educativa inovadora e atraente. Ao promovermos atividades lúdicas de eletricidade, temos como objetivo despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes, estimulando-os a explorar e compreender os princípios fundamentais da eletricidade de uma maneira divertida. Acreditamos que, por meio de jogos, experimentos interativos e atividades práticas, conseguiremos transmitir conceitos complexos de maneira simplificada, promovendo o aprendizado de forma eficaz. Além disso, o projeto "Jogos de Eletricidade" busca não apenas informar, mas também inspirar. Desejamos mostrar aos estudantes que a eletricidade não é apenas uma força invisível, mas uma área de estudo empolgante e repleta de oportunidades. Queremos instigar a curiosidade pela ciência e incentivar futuros cientistas, engenheiros e inovadores em potencial a explorar os horizontes da eletricidade. Em resumo, "Jogos de Eletricidade" é mais do que um projeto de divulgação científica; é uma iniciativa que visa instigar os jovens com conhecimento, criatividade e curiosidade. Através dessa jornada de aprendizado e diversão, esperamos fortalecer a relação entre a universidade e as escolas locais, contribuindo para um ambiente educacional mais enriquecedor e inspirador em Janaúba-MG e região


Justificativa

O projeto "Jogos de Eletricidade" se encaixa perfeitamente no contexto da missão universitária, que se baseia no tripé ensino, pesquisa e extensão. Neste sentido, a justificativa para a realização deste projeto é multifacetada, destacando a importância da presença da universidade nas comunidades, bem como seu papel na promoção do conhecimento e no fortalecimento da educação. Aqui estão algumas razões cruciais que sustentam a relevância do projeto: Promoção da Educação de Qualidade: O acesso à educação de qualidade é fundamental para o desenvolvimento e a melhoria das comunidades. A presença da universidade nas escolas da região de Janaúba-MG por meio do projeto "Jogos de Eletricidade" contribui para elevar o nível de ensino, oferecendo uma abordagem prática e lúdica que aprimora a compreensão de conceitos complexos em eletricidade. Isso, por sua vez, contribui para uma educação mais eficaz e enriquecedora. Divulgação Científica e Incentivo à Curiosidade: A divulgação científica desempenha um papel crucial na aproximação da ciência e da tecnologia das comunidades. O projeto ajuda a preencher a lacuna entre o conhecimento acadêmico e o público em geral, incentivando o interesse pela ciência, tecnologia, engenharia e matemática desde uma idade precoce. Através de atividades lúdicas, as crianças são inspiradas a questionar, explorar e descobrir, criando uma base sólida para futuros estudos e carreiras nessas áreas. Vinculação da Universidade com a Comunidade: A presença da universidade nas escolas cria uma ligação valiosa entre a academia e a comunidade local. Isso demonstra que a universidade não é uma entidade isolada, mas sim uma instituição comprometida com o progresso e o bem-estar da região. Essa interação direta fortalece a confiança e a colaboração entre a universidade e a comunidade, o que pode levar a futuras parcerias e iniciativas conjuntas em diversas áreas. Desenvolvimento de Habilidades e Competências: O projeto "Jogos de Eletricidade" não apenas oferece conhecimento teórico, mas também promove o desenvolvimento de habilidades práticas, como resolução de problemas, pensamento crítico, trabalho em equipe e comunicação. Essas habilidades são essenciais para a formação de cidadãos ativos e preparados para os desafios do mundo moderno. Inovação e Criticidade: Ao oferecer atividades práticas e criativas, o projeto incentiva a inovação e o pensamento crítico. Isso pode inspirar os estudantes a buscar carreiras em áreas relacionadas à eletricidade, tecnologia e inovação, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região. Desse modo, o projeto "Jogos de Eletricidade" cumpre um papel vital na promoção do tripé ensino-pesquisa-extensão, levando a expertise da universidade para a comunidade local. Além disso, contribui para o aprimoramento da educação, inspira a próxima geração de cientistas e engenheiros, fortalece laços entre a academia e a comunidade, e promove o desenvolvimento de habilidades essenciais necessária para a formação do estudante. Portanto, este projeto é essencial para cumprir a missão da universidade e beneficiar as relações da Universidade com a comunidade onde está inserida.


Objetivos

GERAL Promover a educação, a divulgação científica e a participação da universidade na comunidade, incentivando estudantes de escolas da região de Janaúba-MG a compreenderem os conceitos fundamentais da eletricidade de forma acessível, interativa e envolvente. Objetivos Específicos: Desenvolver Atividades Lúdicas de Eletricidade: Criar e adaptar atividades, jogos e experimentos de baixo custo que simplifiquem conceitos de eletricidade, tornando-os acessíveis e divertidos para estudantes de diferentes idades e níveis de conhecimento. Realizar Oficinas e Workshops nas Escolas: Levar as atividades desenvolvidas para escolas da região, proporcionando oficinas e workshops interativos que permitam aos estudantes explorar, questionar e experimentar princípios elétricos e eletrônicos de maneira prática. Fortalecer a Parceria entre a Universidade e as Escolas Locais: Fomentar a colaboração contínua entre a universidade e as instituições de ensino da região, estabelecendo relacionamentos duradouros e construtivos para a promoção da educação e da pesquisa em conjunto.


Metas

A partir dos objetivos específicos do projeto "Jogos de Eletricidade", as metas e resultados esperados no desenvolvimento do projeto são os seguintes: a) Tornar a UFVJM conhecida na região de Janaúba, especialmente dentro da comunidade escolar; b) Favorecer aos discentes envolvidos no projeto possibilidades de aperfeiçoamento de seus conhecimentos e práticas adquiridos na graduação; c) Contribuir para o processo de conhecimento, respeito e valorização do modo de ser, saber e fazer das comunidades escolares; d) Diagnosticar as dificuldades, fraquezas, ameaças e potencialidades na captação de recursos e desenvolvimento de projetos pela comunidade escolar. e) Contribuir com o processo de capacitação da comunidade escolar através do compartilhamento de saberes das diferentes áreas de formação dos integrantes do projeto; f) Cumprimento dos Objetivos Institucionais da UFVJM, contribuindo para a missão da universidade e promovendo o seu papel como agente de transformação social. g) Gerar conteúdo que auxilie na criação de conhecimento científico que beneficie a escola básica pública, a UFVJM e outras comunidades que enfrentam problemas similares.


Metodologia

A Pedagogia de Celestin Freinet será utilizada como base pedagógica para o projeto "Jogos de Eletricidade" pois é uma abordagem pedagógica altamente relevante e eficaz, pois enfatiza a participação ativa dos estudantes, o envolvimento prático e o aprendizado através da experiência. A metodologia do projeto pode ser dividida em duas etapas principais: a construção dos jogos e a aplicação nas escolas. Etapa 1: Construção dos Jogos de Eletricidade Mapeamento e Planejamento: Será feito um levantamento das necessidades e recursos disponíveis, identificando os tópicos-chave de eletricidade a serem abordados. Um cronograma de atividades e reuniões de planejamento em equipe para a construção dos jogos será elaborado. Desenvolvimento de Atividades Lúdicas: Através de uma equipe interdisciplinar de especialistas em eletricidade e educadores serão criadas atividades lúdicas alinhadas aos objetivos do projeto. A simplicidade, acessibilidade e relevância das atividades para os estudantes das escolas da região serão consideradas. Criação de Materiais Didáticos: Desenvolvimento dos materiais didáticos, como guias, manuais, folhetos explicativos e recursos multimídia para auxiliar na facilitação das atividades observando que os materiais sejam visualmente atrativos e compreensíveis. Testes e Ajustes: Serão feitos testes piloto das atividades e materiais com grupos pequenos de estudantes, obtendo feedback para aprimoramentos. Etapa 2: Aplicação dos Jogos de Eletricidade nas Escolas Seleção das Escolas Parceiras: Identificação das escolas na região de Janaúba que demonstram interesse e disponibilidade para participar do projeto. O termo de parceria já foi assinado Capacitação de Facilitadores: Capacitação dos facilitadores (estudantes universitários e/ou membros da equipe do projeto) para garantir que possuam as habilidades necessárias para conduzir as oficinas de acordo com a abordagem Freinet. Implementação das Oficinas: As atividades lúdicas de eletricidade serão levadas para as escolas parceiras, com base em um calendário pré-acordado. Será priorizada a participação ativa dos estudantes, encorajando-os a fazer perguntas, explorar, experimentar e aprender de forma autônoma. Acompanhamento e Avaliação: Serão feitas avaliações regulares do impacto do projeto, coletando feedback de estudantes e professores para aprimorar continuamente as atividades. Monitoramento do progresso e o interesse dos estudantes ao longo do ano. Documentação e Compartilhamento de Resultados: Documente as experiências e os resultados do projeto por meio de relatórios, fotos e vídeos. Compartilhamento dos resultados com a comunidade universitária e as escolas parceiras, destacando os sucessos e desafios enfrentados.


Referências Bibliográficas

A.M.P. Carvalho, et al. Ciências no Ensino Fundamental: O Conhecimento Físico Scipione, São Paulo, 1998. CAMPOS, B. S., FERNANDES, S. A., RAGNI, A. C. P. B. & Souza, N. F. Física para crianças: abordando conceitos físicos a partir de situações-problema, Revista Brasileira de Ensino de Física 34 (2012). Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/341402.pdf. Acesso em: 23 Out. 2023. FREINET, Célestin. As Técnicas Freinet da Escola Moderna. Lisboa: Editorial Estampa Ltda., 1976 FREINET, Célestin. Para uma escola do povo. Lisboa: Editorial Presença, 1973. LUZ, Antonio Máximo Ribeiro da; ÁLVARES, Beatriz Alvarenga. Física. 1.ed. São Paulo:Scipione, 1999. ROSITO, B. A. O ensino de Ciências e a experimentação. In: MORAES, R. Construtivismo e Ensino de Ciências: Reflexões Epistemológicas e Metodológicas. 2 ed. Porto Alegre: Editora EDIPUCRS, p.195-208, 2003. SOUZA FILHO, Moacir Pereira de et al. Sugestão de experimentos de eletricidade e magnetismo para a utilização no Ensino Fundamental. A Física na Escola, p. 30-33, 2011.


Inserção do estudante

A participação dos estudantes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri no projeto "Jogos de Eletricidade" é essencial para o sucesso da iniciativa e para o cumprimento de seus objetivos. Os estudantes universitários desempenharão papéis ativos em várias fases do projeto, contribuindo com seu conhecimento, habilidades e entusiasmo. As formas pelas quais os estudantes da universidade podem participar estão descritas abaixo: Desenvolvimento de Atividades Lúdicas: Os estudantes universitários participarão da equipe de desenvolvimento de atividades lúdicas, trazendo suas perspectivas acadêmicas e criatividade para criar jogos e experimentos educativos relacionados à eletricidade. Eles colaborarão com educadores e especialistas para projetarão atividades alinhadas aos objetivos do projeto. Testes e Ajustes: Durante a fase de testes e ajustes, os estudantes universitários terão a oportunidade de liderar grupos-piloto, aplicarão as atividades em escolas e coletarão feedback. Eles ajudarão a identificar áreas que precisam de melhoria e refinarão as atividades com base nas experiências dos estudantes. Facilitadores de Oficinas: Os estudantes universitários desempenharão um papel fundamental na facilitação das oficinas nas escolas parceiras. Eles se tornarão facilitadores, orientando os estudantes da comunidade escolar nas atividades, estimulando a participação ativa e respondendo a perguntas. Capacitação e Treinamento: Os estudantes universitários receberão capacitação para se tornarem facilitadores eficazes, aprendendo a aplicar a Pedagogia de Celestin Freinet e a abordagem pedagógica específica do projeto. Isso os capacitará a compreender e aplicarão os princípios pedagógicos em suas interações com os estudantes nas escolas. Coleta de Dados e Avaliação: Os estudantes da universidade podem estar envolvidos na coleta de dados e avaliação das oficinas, auxiliando na coleta de feedback dos estudantes e professores para avaliar o impacto do projeto. Documentação e Compartilhamento de Resultados: Os estudantes contribuirão para a documentação das experiências, criando relatórios, registros visuais (fotos e vídeos) e compartilhando histórias de sucesso e desafios enfrentados durante o projeto. Mentoria e Apoio à Comunidade Escolar: Os estudantes universitários poderão atuar como mentores para os estudantes da comunidade escolar, fornecendo orientação, apoio e inspiração para explorarem áreas relacionadas à eletricidade e ciência. Engajamento Contínuo: Os estudantes universitários desempenharão um papel ativo no engajamento contínuo com as escolas parceiras, mantendo relações sólidas e colaborativas ao longo do ano.


Observações

O projeto "Jogos de Eletricidade" tem sua relevância pois aborda uma série de necessidades e oportunidades críticas para a região de Janaúba e suas comunidades escolares. Em primeiro lugar, o projeto atende a um clamor por educação de qualidade e divulgação científica, aproximando a universidade das escolas locais. Isso é crucial, uma vez que a educação de qualidade é um pilar para o desenvolvimento sustentável de qualquer região. Através da implementação da Pedagogia de Celestin Freinet, o projeto valoriza a participação ativa dos estudantes, incentivando o pensamento crítico e a resolução de problemas, habilidades fundamentais para a formação de cidadãos capazes de enfrentar os desafios do mundo moderno. Além disso, o projeto se propõem a incentivar jovens da região a explorar carreiras nesses campos em constante crescimento. Ao inspirar o interesse pela eletricidade e pela ciência, ele contribui para a criação de futuros cientistas, engenheiros e inovadores. A relação estabelecida entre a universidade e as comunidades escolares também promove uma sinergia valiosa, fortalecendo a confiança mútua e criando oportunidades de parcerias futuras em diversos setores, incluindo pesquisa e desenvolvimento local. Em última análise, a relevância do projeto transcende a educação e a divulgação científica, abraçando a capacidade de transformar vidas e comunidades. É um exemplo inspirador de como a academia pode desempenhar um papel ativo na promoção do desenvolvimento educacional, econômico e social, servindo como uma ponte para um futuro mais promissor e capacitado para todos na região de Janaúba.


Público-alvo

Descrição

Alunos e educadores da rede de educação básica de Janaúba e Região

Municípios Atendidos

Município

Janaúba

Município

Nova Porteirinha

Município

Porteirinha

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A Superintendência Regional de Ensino de Janaúba, declara a concordância e interesse ao Projeto JOGOS DE ELETRICIDADE e apoia a participação da instituição, caso seja contemplada no Edital 001/2024 – PIBEX, referente ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX). Declaramos anuência para que a coordenação do projeto agende com as direções das escolas públicas as datas das visitas da UFVJM na(s) escola(s) ou visitas da Escola no Campus. A participação da (s) escola(s) será na definição/seleção dos estudantes que participarão das atividades, acompanhamento dos estudantes nos casos de visitas no Campus da UFVJM, definição, junto à equipe do projeto, dos temas a serem abordados na ocasião da(s) visita(s).

Cronograma de Atividades

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Estudo e análise da literatura que fundamenta o projeto

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Será feito um levantamento das necessidades e recursos disponíveis, identificando os tópicos-chave de eletricidade a serem abordados. Um cronograma de atividades e reuniões de planejamento em equipe para a construção dos jogos será elaborado.

Periodicidade Diariamente
Descrição da Atividade

Através de uma equipe interdisciplinar de especialistas em eletricidade e educadores serão criadas atividades lúdicas alinhadas aos objetivos do projeto. A simplicidade, acessibilidade e relevância das atividades para os estudantes das escolas da região serão consideradas.

Periodicidade Diariamente
Descrição da Atividade

Desenvolvimento dos materiais didáticos, como guias, manuais, folhetos explicativos e recursos multimídia para auxiliar na facilitação das atividades observando que os materiais sejam visualmente atrativos e compreensíveis.

Periodicidade Diariamente
Descrição da Atividade

Identificação das escolas na região de Janaúba que demonstram interesse e disponibilidade para participar do projeto.

Periodicidade Diariamente
Descrição da Atividade

Capacitação dos facilitadores (estudantes universitários e/ou membros da equipe do projeto) para garantir que possuam as habilidades necessárias para conduzir as oficinas de acordo com a abordagem Freinet. Implementação das Oficinas: As atividades lúdicas de eletricidade serão levadas para as escolas parceiras, com base em um calendário pré-acordado. Será priorizada a participação ativa dos estudantes, encorajando-os a fazer perguntas, explorar, experimentar e aprender de forma autônoma.

Periodicidade Diariamente
Descrição da Atividade

Acompanhamento e Avaliação: Serão feitas avaliações regulares do impacto do projeto, coletando feedback de estudantes e professores para aprimorar continuamente as atividades. Monitoramento do progresso e o interesse dos estudantes ao longo do ano.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Documentação e Compartilhamento de Resultados: Documentar as experiências e os resultados do projeto por meio de relatórios, fotos e vídeos. Compartilhamento dos resultados com a comunidade universitária e as escolas parceiras, destacando os sucessos e desafios enfrentados.