Visitante
GINCAJAN - UFVJM
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
thaís de fátima araújo silva
20241012024171017
instituto de engenharia, ciência e tecnologia
Caracterização da Ação
outros
educação
cultura
esporte e lazer
regional
conheçendo a ufvjm - campus janaúba
Não
Membros
elém patrícia alves rocha
Vice-coordenador(a)
fernanda guerra lima medeiros borsagli
Voluntário(a)
gustavo gazzola de lima
Voluntário(a)
jacqueline andrade nogueira
Voluntário(a)
joão de deus oliveira júnior
Voluntário(a)
jonatas franco campos da mata
Voluntário(a)
leila moreira bittencourt rigueira
Voluntário(a)
licia santos oliveira
Voluntário(a)
max pereira gonçalves
Voluntário(a)
patricia xavier baliza
Voluntário(a)
paulo vitor brandão leal
Voluntário(a)
welyson tiano dos santos ramos
Voluntário(a)
geane thauanne silva sousa
Voluntário(a)
laryssa raphaela rodrigues silveira
Bolsista
gustavo da silva garcia
Voluntário(a)
Considerando que os eventos universitários são uma parte importante da comunidade acadêmica e que eles não apenas proporcionam entretenimento e diversão para os participantes, mas também oferecem uma variedade de oportunidades para integração com a comunidade externa, a GINCAJAN- UFVJM propõe desenvolver eventos de cunho educacional e cultural entre discentes, docentes, técnicos, terceirizados do Campus Janaúba da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas e privadas de Janaúba e região. Os eventos da GIncajan-UFVJM contarão com jogos, atividades recreativas e tarefas que terão enfoque não somente na Integração esportiva, social e cultural, mas também na promoção do conhecimento através de jogos e ou tarefas educacionais, que abordam conteúdos importantes no desenvolvimento dos alunos das escolas parceiras e dos discentes da universidade. As edições da GINCAJAN-UFVJM serão realizadas ao longo de 2024, priorizando o bem-estar de todos os envolvidos acima de qualquer disputa. Além disso, o evento contará com atividades direcionadas à atender demandas da comunidade externa e divulgação de ações extensionistas, pesquisas e dos cursos da UFVJM. campus Janaúba.
Jogos, Integração, Comunidade, Cultura, Música, Ação Solidária.
A velocidade das mudanças na sociedade atual cria novos paradigmas no ensino. Promover diferentes metodologias de ensino que colocam o estudante como protagonista na construção do conhecimento é um desafio diário. Além disso, a necessidade de integração entre a universidade e as escolas público/privadas de forma que esta possa promover melhorias no processo de construção do conhecimento, impactando positivamente a sociedade na qual está inserida, estimulam a proposição de ações com esses objetivos. Sendo assim, a extensão universitária torna-se fundamental na formação dos profissionais do futuro que devem possuir habilidades para resolver problemas no âmbito profissional e social, conforme preconiza o Plano Nacional de Extensão [1]. Neste contexto, as ações promovidas no âmbito da Gincajan-UFVJM podem auxiliar o educador, que está em constante transformação, a criar atividades mais dinâmicas, reflexivas, que estimulam a cooperação, socialização e a aprendizagem tanto do aluno do ensino superior, quanto do aluno do ensino fundamental ou médio. Neste cenário, a gincana apresenta-se como um recurso didático que auxilia no processo de ensino aprendizagem, além da integração esportiva e cultural, promovendo a sociabilização entre a comunidade acadêmica e a sociedade na qual a universidade está inserida, além de estimular o desenvolvimento de habilidades como liderança, organização e cooperação. A conexão entre comunidade externa e comunidade acadêmica, pretendida com este projeto, permite que as pessoas envolvidas com o projeto ampliem suas potencialidades e desenvolvam uma identificação com a universidade. Tomando como referência o sucesso da I e II gincanas realizada no campus Janaúba e com o objetivo de manter a tradição e promover um encontro entre estudantes dos cursos do campus, docentes, técnicos, terceirizados e estudantes da comunidade externa, propõe-se este projeto que terá como base ações esportivas, artísticas, culturais que promovam o exercício da coletividade e solidariedade, divulgação dos saberes e a identificação com a universidade.
As transformações que a sociedade tem passado impactam diretamente no ensino. Ciente das novas necessidades no processo de formação, o Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia (IECT) está comprometido com a viabilização de propostas pedagógicas que permitam a formação de indivíduos capazes de entender e atender de forma responsável às demandas internas e da sociedade. Essa narrativa está em consonância com as novas Diretrizes Curriculares dos cursos de Engenharias, Ciências e Tecnologias que definem que os egressos desses cursos devem ter uma visão holística e humanista, além de serem indivíduos críticos reflexivos, criativos, cooperativos e éticos [1]. Sendo assim, a viabilização de ações que valorizam o aluno como protagonista na construção do conhecimento são fundamentais. Neste contexto, este projeto propõe a realização de uma gincana integrativa que se insere no contexto da universidade não somente como uma atividade de cultura, lazer, desportiva ou de bem-estar físico, mas como uma ação que promove a interrelação e a integralidade entre os membros da comunidade acadêmica e da sociedade [2]. Dessa forma, a gincana integrativa com atividades que atendam às demandas da sociedade apresenta-se como uma ação extensionista, que conforme o Plano Nacional de Extensão, coloca a universidade como um agente que promove mudanças na realidade da sociedade, além de realimentar o processo de ensino-aprendizagem [1]. De acordo com [4], gincanas estudantis são consideradas uma ferramenta lúdica quando bem elaborada podendo contribuir de forma significativa no processo de aprendizagem. Dessa forma, a gincana escolar pode favorecer a sociabilização e a troca de saberes, resultando em um processo de aprendizagem dinâmico tanto para a comunidade escolar, como para a sociedade como um todo. Na visão de [5], a proposição de atividades diferentes, complementares permitem que o estudante se integre, trabalhe em grupo formando suas equipes, se destaque com liderança, desenvolvendo habilidades de cooperação, socialização, levando o conhecimento da universidade para fora interessante propor diferentes atividades durante o período letivo, como gincana escolar, por exemplo, para que os estudantes se envolvam, formem suas equipes, e possam fazer a diferença no grupo, desenvolvendo assim cooperação, socialização e aprendizagem.
Objetivo Geral: Desenvolver um evento de cunho educacional e cultural entre discentes, docentes, técnicos, terceirizados e comunidade externa do Campus Janaúba da UFVJM, considerando: Integração esportiva, social e cultural. Objetivos específicos: Fomentar um ambiente colaborativo e inclusivo, promovendo a interação entre os diferentes membros da comunidade acadêmica e os alunos das escolas de ensino médio e fundamental, com o intuito de fortalecer os laços e o senso de pertencimento. Criar oportunidades para que a comunidade universitária e a comunidade externa se engajem em ações conjuntas, visando resolver problemas locais, superar desafios e compartilhar conhecimentos e serviços. Contribuir para a melhoria da qualidade de vida na região de Janaúba e arredores, por meio de atividades educacionais, esportivas e culturais que tragam benefícios tangíveis para a comunidade. Proporcionar um ambiente propício para a integração de diferentes áreas de conhecimento, promovendo a colaboração entre distintas disciplinas e enriquecendo as experiências de aprendizado. Criar um ambiente propício para a troca de saberes, experiências e valores entre discentes, docentes, técnicos, terceirizados e a comunidade externa, promovendo o aprendizado para além das salas de aula. Garantir que as atividades promovidas pela GINCAJAN-UFVJM sejam pautadas pelo respeito, pela inclusão e pelo cuidado com o bem-estar físico e emocional de todos os participantes.Identificar e abordar necessidades específicas da comunidade local, contribuindo para a solução de desafios e para o desenvolvimento sustentável da região. Promover a visibilidade das atividades e iniciativas da universidade, demonstrando o compromisso da UFVJM com o desenvolvimento da região e o bem-estar da comunidade.
Pretende-se impactar diretamente com o projeto cerca de 400 pessoas entre discentes, docentes e alunos do ensino fundamental e médio da região de Janaúba. Além do aluno bolsista, planeja-se que pelo menos mais 3 discentes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí, campus Janaúba. Considera-se também que além do coordenador e vice coordenador pelo menos mais 13 docentes da UFVJM, campus Janaúba, participarão da organização do cronograma de atividades, regras e acompanhamento das ações. Almeja-se ainda cumprir as seguintes metas: 1) Integração e a confraternização entre discentes, docentes, técnicos, terceirizados e a comunidade. 2) Fomentar um sentimento de pertencimento à comunidade acadêmica, proporcionando experiências e vivências relacionadas à Instituição. 3) Engajar alunos do ensino básico para uma imersão no Campus de Janaúba da UFVJM. 4) Cultivar o espírito de liderança, responsabilidade, cooperação, capacidade organizacional, perseverança e trabalho em equipe entre os participantes. 5) Ampliar o entendimento dos participantes sobre aspectos intelectuais, históricos, culturais, sociais, esportivos, recreativos e artísticos. 6) Estimular a imaginação criativa, promovendo a valorização da liberdade com responsabilidade. 7) Desenvolver habilidades de liderança e motivação. 8) Cultivar o trabalho em equipe com ética e cidadania. 9) Encorajar e promover a solidariedade entre os participantes. Citam-se ainda os impactos diretos pretendidos: a) Reforço do senso de pertencimento à comunidade acadêmica. b) Desenvolvimento de habilidades de liderança e responsabilidade. c) Melhoria das relações interpessoais entre os diversos membros da comunidade acadêmica e externa. d) Experiências enriquecedoras para os alunos do ensino básico ao terem contato com o ambiente universitário. Citam-se também os impactos indiretos pretendidos: a) Fortalecimento da imagem e reputação da instituição. b) Estímulo ao envolvimento da comunidade externa com a instituição e seus eventos. c) Formação de cidadãos mais engajados e conscientes de sua responsabilidade social. d) Potencial impulso à criatividade e inovação na comunidade acadêmica.
Com o intuito de seguir com a tradição e promoção de atividades de integração comunitária e promover o encontro entre estudantes dos cursos do campus, docentes, técnicos, terceirizados e alunos do ensino fundamental e médio. As edições da gincana serão realizadas no Campus Janaúba da UFVJM, conforme cronograma que será definido na primeira etapa de execução do projeto, contando com atividades esportivas, culturais e sociais. Além disso, o evento contará com atividades direcionadas a atender demandas da comunidade externa e divulgação de ações da UFVJM. Portanto, a GINCAJAN -UFVJM é um evento destinado a comunidade interna do Campus Janaúba da UFVJM, organizado para permitir integração com a comunidade externa. A divulgação do regulamento, cronograma e atividades da Gincana será realizada usando as redes sociais ligadas ao campus Janaúba e e-mail. Para atender todos os objetivos e metas, o projeto GINCAJAN conta com as seguintes etapas: Etapa 1- Planejamento Na etapa de planejamento, a equipe se reunirá para elaborar as Regras e Normas, incluindo critérios de pontuação, cronograma e outras diretrizes. A equipe está plenamente ciente da importância de que as regras sejam transparentes e imparciais. Vale ressaltar que o projeto já possui um Regulamento Geral e regulamento de jogos definidos em uma versão anterior da GINCAJAN, e na etapa 1 será realizada uma revisão e adaptação do regulamento. Adicionalmente, durante a fase de planejamento, serão definidas as responsabilidades de cada extensionista, levando em consideração suas habilidades e aptidões. Essas funções incluem a criação de materiais de divulgação e registros audiovisuais, a organização das premiações, ajustes nos regulamentos dos jogos, coordenação de atividades recreativas, organização de material e estrutura, e atuação como juízes. Na etapa será levantado todos os materiais necessários para as atividades, escolha dos locais onde a gincana será realizada, levando em conta as necessidades de espaço, acessibilidade e recursos disponíveis. Etapa 2. Execusão. Inclui: (a) elaboração de material de divulgação do projeto; (b) divulgação das inscrições e do Regulamento Geral; (c) preparação das pessoas encarregadas de conduzir e supervisionar as atividades durante a gincana; (d) recebimento e análise das inscrições; (e) avaliação do desempenho das equipes e determinação dos vencedores conforme critérios preestabelecidos, seguido da premiação das equipes vencedoras. Etapa 3. Após a conclusão da ação, a equipe extensionista conduzirá uma avaliação abrangente do desempenho do projeto em relação aos objetivos preestabelecidos. Serão identificadas lições aprendidas e áreas de aprimoramento para futuras edições. Esta fase envolverá as seguintes considerações: se a ação (a) promoveu a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; fomentou a interação social; e estimulou a interdisciplinaridade. Além disso, ao completar 6 e 12 meses de projeto, serão elaborados relatórios detalhados sobre as atividades desenvolvidas. Estes documentos registrarão o progresso e os resultados alcançados, contribuindo para a documentação e análise do projeto. Além da integração esportiva da comunidade acadêmica, a ação foi dimensionada como uma filosofia voltada para atender problemas sociais e valorizar a cultura da comunidade. Durante a gincana, a interação dialógica entre a comunidade acadêmica e a sociedade poderá ocorrer de diversas maneiras, visando promover a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes. Abaixo estão algumas possibilidades de como essa interação poderá acontecer: -Projetos sociais: A gincana universitária envolve projetos sociais em que equipes de estudantes desenvolvem iniciativas que beneficiam a comunidade. Isso pode incluir ações como arrecadação de alimentos, doação de roupas, realização de campanhas de conscientização, entre outras atividades que visam atender às necessidades da sociedade. -Ações de divulgação científica: Durante a gincana, os participantes podem realizar atividades de divulgação científica, como a produção de vídeos, podcasts, artigos ou materiais informativos que possam ser compartilhados com a sociedade em geral. Essas iniciativas têm o objetivo de levar o conhecimento acadêmico de forma acessível e compreensível para um público mais amplo. -Apresentações artísticas e culturais: Durante a gincana, a comunidade será convidada para participar de ações de divulgação artistica e culturais. É importante ressaltar que a interação dialógica entre a comunidade acadêmica e a sociedade durante a gincana universitária deve será pautada no respeito, na escuta ativa e na valorização das diferentes perspectivas. Dessa forma, será possível estabelecer um ambiente colaborativo e enriquecedor para todos os envolvidos, contribuindo para uma maior integração entre a academia e a sociedade.
1. Ramos, Glaucio Lopes; De Souza Júnior, Moacir; Rodrigues, Gustavo Fernandes. Projeto de extensão, capacitação profissional solidária em eletrônica. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, vol. 6, n°8, p 1-14, 2009 2. Da União, Diário Oficial. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia. Vol. 23 (2007). 3. Mazzari, Alan Sérgio. Gincana Universitária do ICET. In: Anais da VI Mostra de Extensão da UFAM. Anais...Manaus(AM) Centro de Convivência da Universidade Federal do Amazonas, 2023. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/mostraextensaoufam/591657-GINCANA-UNIVERSITARIA-DO-ICET>. Acesso em: 12/04/2023 11:15 4. de Oliveira Costa, V. K., & dos Santos, J. E. P. A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O PAPEL DA GINCANA NO ENSINO FUNDAMENTAL, VII Congresso Nacional de Educação, 2020. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID5736_01092020161732.pdf 5. ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis: Vozes, 2001.
A participação do estudante no projeto de extensão universitária GINCAJAN-UFVJM proporciona uma formação abrangente e enriquecedora, contribuindo significativamente para o seu desenvolvimento acadêmico e pessoal. A formação do estudante é favorecida pela oportunidade de vivenciar a integração esportiva, social e cultural, promovendo a interação entre discentes, docentes, técnicos, terceirizados do Campus Janaúba da UFVJM e alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas de Janaúba, . Esta experiência multifacetada proporciona um ambiente de aprendizado prático e colaborativo, além de reforçar valores de cooperação e cidadania e melhorar habilidades de comunicação. Para capacitar o estudante nas metodologias do projeto, serão disponibilizados recursos didáticos e treinamentos específicos. Essa formação incluirá instruções detalhadas sobre a organização e execução das atividades esportivas, culturais e sociais, garantindo que o estudante esteja apto a contribuir de maneira eficaz para o sucesso do evento. As atividades que o estudante realizará abrangem desde a promoção de eventos esportivos até a coordenação de atividades culturais e sociais. Isso inclui a organização de competições esportivas, a criação de espaços de interação cultural e a implementação de iniciativas voltadas para a comunidade externa. O acompanhamento e a avaliação do desempenho do estudante serão realizados de forma contínua ao longo do projeto. Serão estabelecidos critérios claros de avaliação, levando em consideração a eficácia na execução das atividades, a capacidade de trabalho em equipe, a liderança demonstrada e o cumprimento das responsabilidades designadas. Destaca-se que o projeto GINCAJAN-UFVJM não apenas promove a integração e a valorização da comunidade acadêmica, mas também atende às necessidades da comunidade externa, ao mesmo tempo em que divulga as ações e valores da UFVJM. Isso reforça o compromisso da instituição com a responsabilidade social e a promoção do bem-estar coletivo.
A proposta do projeto de extensão universitária GINCAJAN-UFVJM apresenta uma relevância significativa para a comunidade acadêmica e externa da UFVJM. Ao promover uma ação de cunho educacional e cultural, o projeto cria uma plataforma de interação e integração entre discentes, docentes, técnicos, terceirizados, do Campus Janaúba da UFVJM, e alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas de Janaúba. A integração esportiva, social e cultural proporciona um ambiente propício para o compartilhamento de conhecimentos, experiências e valores, enriquecendo a formação de todos os envolvidos. Além disso, a realização de atividades ao longo de 2024 demonstra o compromisso do projeto em proporcionar oportunidades de aprendizado e crescimento ao longo do ano letivo. A priorização do bem-estar de todos acima de qualquer disputa ressalta o caráter inclusivo e colaborativo do projeto. Ao criar um ambiente onde a cooperação e a integração são valorizadas, o projeto contribui para a construção de relações mais harmoniosas e enriquecedoras dentro da comunidade acadêmica e com a comunidade externa. Além disso, o projeto também se destaca por atender às demandas da comunidade externa, proporcionando benefícios tangíveis para além dos limites do campus. Esses benefícios vão desde atividades que promovam a troca de saberes educacionais e culturais, até ações voltadas à necessidades específicas da comunidade como por exemplo, a arrecadação de alimentos, roupas, fraldas geriátricas. Além disso, a divulgação das ações e valores da UFVJM fortalece a imagem da instituição e reforça seu compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável da região. Dessa forma, o projeto GINCAJAN-UFVJM não apenas promove a integração e valorização da comunidade acadêmica e escolar do município, mas também estende seus benefícios para a comunidade externa, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva, colaborativa e culturalmente rica.
Público-alvo
O público-alvo da proposta do projeto GINCAJAN-UFVJM compreende: Discentes: Estudantes matriculados na UFVJM, de diversos cursos e níveis acadêmicos, que terão a oportunidade de participar ativamente das atividades esportivas, culturais e sociais, promovendo a integração e a troca de experiências entre diferentes áreas de conhecimento. Docentes: Professores da UFVJM que podem atuar como orientadores, coordenadores ou participantes das atividades, contribuindo para a formação e integração dos discentes, além de promover a interação entre corpo docente e discente fora do ambiente acadêmico tradicional. Técnicos e Terceirizados: Funcionários que desempenham funções administrativas e de apoio na UFVJM, que terão a oportunidade de participar das atividades, promovendo a integração entre diferentes setores da instituição e fortalecendo o senso de comunidade. Comunidade Externa: Membros da comunidade, alunos e professores de escolas de ensino fundamental e médio da região, promovendo a integração entre a universidade e a comunidade local, além de usufruir dos benefícios culturais e esportivos oferecidos pelo evento.
Municípios Atendidos
Janaúba
Parcerias
Por sua vez, através da anuência da SRE- Janaúba as direções das escolas devem definir junto à coordenação do projeto as datas e horários para a realização das atividades e as turmas que participaram das atividades.
Cronograma de Atividades
As reuniões mensais tem como objetivo a definição das atividades da gincana, ações de divulgação, regulamentos dos jogos e atividades e datas dos edições da gincana que serão realizadas. . Nesta etapa, o bolsista será responsável por registrar as reuniões, elaborando as atas que farão parte da documentação do projeto. Além disso, os participantes do projeto apresentarão sua visão sobre o andamento, definindo adequações que ser fizerem necessárias.
A elaboração de material de divulgação das edições da Gincajan-UFVJM acontecerão periodicamente nas redes sociais do projeto, da universidade e também com a promoção de atividades e ações específicas tanto no campus Janaúba quanto nas escolas parceiras. Nessa etapa o aluno bolsista e voluntário ficarão responsáveis pela preparação do material e organização da atividade junto aos coordenadores do projeto e professores voluntários.
Nesta etapa os membros do projeto deverão escolher as atividades e elaborar o cronograma de cada edição da Gincajan-UFVJM. De acordo com o calendário acadêmico, e os eventos da cidade, acadêmicos e das escolas (como feiras de ciências e outros), os membros da equipe deverão elaborar um documento das ações que conste, como serão formadas cada equipe, quais as atividades serão realizadas, regulamento, cronograma com a duração de cada atividade, e premiação. O bolsista e alunos voluntários também serão responsáveis pelo registro das equipes e elaboração do documento de referência de cada edição da gincana.
O aluno bolsista com auxílio dos alunos voluntários, supervisionados pela coordenação do projeto serão responsáveis pela elaboração de artigos, resumo em evento da instituição e relatórios cumprindo os requisitos do edital PROEXC/PIBEX 01/2024.
Esta etapa trata da realização da gincana, isto é, realização das atividades, jogos e ações previstas no cronograma da edição, logística dos alunos das escolas participantes, premiação. Nesta etapa além dos aluno bolsista, os docentes e discentes voluntários irão focar no desenvolvimento a contento das atividades e cronograma definidos em reuniões.