Bem vindo(a),
Visitante
Sumário da proposta
Educação do campo: saberes e práticas discursivas envolvendo letramentos, agroecologia e mineração
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
- Número de inscrição: 2024101202474508
- Coordenador: ANIELLI FABIULA GAVIOLI LEMES
- Unidade de lotação: FACULDADE INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES
Caracterização da Ação
- Área do Conhecimento: Ciências Humanas
- Área temática principal: Educação
- Área temática secundária: Meio Ambiente
- Linha de extensão: Desenvolvimento rural e questão agrária
- Abrangência: Regional
- Vinculado a programa de extensão: Campo, Saberes e Conexões
- Gera propriedade intelectual: Não
Membros
josé cláudio luiz nobre
Vice-coordenador(a)
josé cláudio luiz nobre
Vice-coordenador(a)
vitoria cristina alves
Bolsista
vitoria cristina alves
Bolsista
-
Resumo
- Este projeto busca construir e divulgar materiais didáticos-pedagógicos com abordagem discursiva da agroecologia e letramentos, integrando-se saberes tradicionais e conhecimentos científicos escolares, e contribuir também com o debate sobre a questão da mineração na área de abrangência da UFVJM. Inspirados na metodologia da pesquisa-ação, promoveremos Seminários e Ciclos de Formação-na-ação em que se pretende, juntamente com os participantes (professores regentes da educação básica e do ensino superior, estudantes da licenciatura, mestres e mestras e militantes de movimentos populares), identificar, sistematizar e compartilhar saberes tradicionais presentes nas comunidades onde atuam e vivem e criar materiais para divulgação na internet (sequências didáticas, livro etc.) que integrem esses saberes à formação e escolarização por meio de práticas discursivas de letramentos e agroecologia. Considerando-se que, sem território, o modo de vida e consequentemente os saberes e práticas tradicionais são ameaçados, esse material também é ferramenta discursiva de luta e resistência à mineração predatória nos territórios.
- Educação do campo, Agroecologia, Letramentos, Mineração
Palavras-chave