Sumário da proposta

Educação do campo: saberes e práticas discursivas envolvendo letramentos, agroecologia e mineração

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador
  • Número de inscrição: 2024101202474508
  • Coordenador: ANIELLI FABIULA GAVIOLI LEMES
  • Unidade de lotação: FACULDADE INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES
Caracterização da Ação
  • Área do Conhecimento: Ciências Humanas
  • Área temática principal: Educação
  • Área temática secundária: Meio Ambiente
  • Linha de extensão: Desenvolvimento rural e questão agrária
  • Abrangência: Regional
  • Vinculado a programa de extensão: Campo, Saberes e Conexões
  • Gera propriedade intelectual: Não

Membros

josé cláudio luiz nobre Vice-coordenador(a)

vitoria cristina alves Bolsista

    Resumo
  • Este projeto busca construir e divulgar materiais didáticos-pedagógicos com abordagem discursiva da agroecologia e letramentos, integrando-se saberes tradicionais e conhecimentos científicos escolares, e contribuir também com o debate sobre a questão da mineração na área de abrangência da UFVJM. Inspirados na metodologia da pesquisa-ação, promoveremos Seminários e Ciclos de Formação-na-ação em que se pretende, juntamente com os participantes (professores regentes da educação básica e do ensino superior, estudantes da licenciatura, mestres e mestras e militantes de movimentos populares), identificar, sistematizar e compartilhar saberes tradicionais presentes nas comunidades onde atuam e vivem e criar materiais para divulgação na internet (sequências didáticas, livro etc.) que integrem esses saberes à formação e escolarização por meio de práticas discursivas de letramentos e agroecologia. Considerando-se que, sem território, o modo de vida e consequentemente os saberes e práticas tradicionais são ameaçados, esse material também é ferramenta discursiva de luta e resistência à mineração predatória nos territórios.

  • Palavras-chave
  • Educação do campo, Agroecologia, Letramentos, Mineração