Detalhes da proposta

Ciência e Musica

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Procarte

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    welyson tiano dos santos ramos

    Número de inscrição:

    2024102202443375

    Unidade de lotação:

    instituto de engenharia, ciência e tecnologia

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    linguística, letras e artes

    Área temática principal:

    cultura

    Área temática secundária:

    educação

    Linha de extensão:

    música

    Abrangência:

    municipal

    Vinculado a programa de extensão:

    conheçendo a ufvjm - campus janaúba

    Gera propriedade intelectual:

    Sim

Membros

fidel edson de souza Vice-coordenador(a)

gisele conceição vieira de sousa Bolsista

Resumo

Esse projeto visa primariamente o ensino de música teórica e prática em violão e flauta doce. As ações do projeto serão voltadas para membros da comunidade interna e externa da UFVJM.Na comunidade externa, no ano de 2024, o projeto prever a continuidade das atividade na asfap-associação fraterna amigos da paz, na Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo e na igreja são josé, nesta com atividades abertas a qualquer pessoas da comunidade da cidade de Janaúba, no norte de Minas Gerais. Serão ofertadas um total de 60 vagas no ano de 2024. O objetivo secundário do projeto consiste no ensino e divulgação científica utilizando a música como meio lúdico.


Palavras-chave

Divulgação científica, educação, ensino de ciência, música, violão, flauta doce


Introdução

Com o intuito de promover a integração entre a UFVJM, campus Janaúba, e a região em seu entorno, este projeto pretende utilizar o ensino de música como ferramenta lúdica e transformadora para nortear essa interação. Há muito se sabe dos encantos que a música provoca nas pessoas, desde jovens a adultos. Apesar do misticismo acerca do ensino de música, onde muitos acreditam que a música é para quem tem “o dom”, hoje em dia, reconhece-se que o ensino de música pode ajudar no aprendizado, no desenvolvimento de habilidades psicomotoras, na criatividade, na sensibilidade, no reconhecimento da diversidade cultural ao qual o estudante está inserido, além de promover a integração entre alunos [1]. Atualmente, o próprio governo reconhece que o ensino de música deve ser obrigatório em toda educação básica, segundo a Lei n° 11.769 sancionada em 18 de agosto de 2008. Embasado nessas primícias, o presente projeto visa promover o ensino de música para a comunidade interna e externa da UFVJM, campus Janaúba, com aulas de violão e flauta doce. Como objetivo secundário, busca-se desenvolver estratégias lúdicas de divulgação científica e de ensino de Ciência e Tecnologia (C & T). Assim, esse projeto visa elaborar uma rota alternativa para a inserção do Ensino de Ciência no cotidiano da comunidade, além de promover o desenvolvimento da musicalidade tanto para a comunidade externa quanto interna da UFVJM, campus Janaúba. No ano de 2024, o projeto pretende atender a 80 pessoas diretamente. O público alvo do projeto consiste em 10 alunos da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo para o curso de violão, 20 crianças da asfap-associação fraterna amigos da paz (10 alunos para o curso de flauta e 10 para o curso de violão), 20 vagas abertas a comunidade geral, para serem ministrada na igreja São José, para o curso de violão ou flauta (a depender da procura) e 10 vagas para a comunidade interna interna da UFVJM, Campus Janaúba, para o curso de violão ou flauta (a depender da procura). O projeto estabeleceu parcerias com todos esses locais, esse ano é uma continuidade da ações nessas localidades.


Justificativa

Numa sociedade onde se destaca a interatividade e a correlação entre conceitos, é extremamente necessário que o ensino de ciências seja reinventado levando em consideração metodologias que abordem essa nova realidade. Contudo, apesar dos avanços tecnológicos, o ensino de ciência tem, ainda, com destaque para a ciência exatas e da terra, encontrado grande resistência por parte dos alunos [2-3], em virtude da dificuldade dos discentes em associar o que é visto em sala de aula com seu cotidiano [4-5]. Pensando nisso, o ensino de música surge como uma “porta” para explorar conceitos de ciência de uma maneira lúdica e cativante, uma vez que a música e o Ensino de Música em si, já estão intimamente ligados à Ciência. Por exemplo, o estudo da partitura (com suas divisões de tempo) pode ser uma oportunidade de mostrar aos participantes a relevante presença da matemática na natureza. Por outro lado, as notas musicais podem ser estudadas numa nova perspectiva, a da física, onde se pode introduzir conceitos como frequência, onda estacionária e geração de harmônicos. O Timbre (associado aos valores das frequências de oscilação do som no interior de uma cavidade) dos instrumentos pode ser entendido como uma consequência do formato dos instrumentos, que “obriga” as ondas a oscilarem em determinadas frequências no interior dos mesmos. Na verdade, a música não se relaciona apenas com matemática e física, mas também com outras ciências básicas, como biologia, por exemplo, na descrição do sistema auditivo e vocal. Sabe-se que o som se propaga, por meio da vibração das moléculas que constituem o ar, até chegar a membrana timpânica, localizada no ouvido interno. A vibração do ar faz com que os ossos do ouvido interno oscilem, movimentando o líquido contido no labirinto. A oscilação desse líquido é captada por receptores sensoriais que transforma este estímulo em impulso nervoso, potencial de ação. O potencial de ação é um potencial eletrolítico que se propaga pelo neurônio até o diencéfalo, onde a informação é interpretada. Assim, fica claro o potencial do ensino de música como ferramenta de ensino e divulgação de ciência. Em linhas gerais, esse projeto pretende estimular a inserção da cultura em ambientes educacionais e utilizar o ensino de música como rota alternativa para estimular a comunidade interna e externa da UFVJM a pensar sobre a importância da ciência nos dias atuais. Ao mesmo tempo, esse projeto permitirá a integração entre a UFVJM e a comunidade externa por meio de uma atividade lúdica. Some-se a tudo isso, o fato que na UFVJM, campus Janaúba, fora o projeto Ciência e Música, ainda não se desenvolve regularmente atividades culturais para a comunidade interna e externa, sendo este projeto o principal veículo de disseminação cultural de nosso campus. Justificativa acerca do projeto se enquadrar no Procarte: Uma vez que este projeto visa precipuamente o ensino de música, ele está alinhado com alguns dos objetivos do Plano Nacional de Cultura (PCN) instituído pela Lei 12.343, de dezembro de 2010, em seu Art. 2o: II - proteger e promover o patrimônio histórico e artístico, material e imaterial; III - valorizar e difundir as criações artísticas e os bens culturais; VI - estimular a presença da arte e da cultura no ambiente educacional; VII - estimular o pensamento crítico e reflexivo em torno dos valores simbólicos. Justificativa do público alvo - 10 alunos do ensino básico a fim de estimular a inserção da cultura e da ciência no ambiente educacional e estimular o pensamento crítico e reflexivo em torno dos valores simbólicos. Segundo Ernst Cassirer [6] e Susanne Langer [7], às manifestações da Cultura são formas simbólicas particulares ao indivíduo (religião, arte, música, conhecimento, linguagem e mito), onde o ser humano visa dar significado ao real de modo objetivo. 20 inscrições abertas a qualquer pessoas da comunidade externa da UFVJM, com o intuito de disseminar atividades culturais, ao mesmo tempo divulgar a UFVJM na região onde ela está inserida. 10 membros da comunidade interna (alunos, professores, técnicos, entre outros) da UFVJM, com o objetivo de inserir a cultura no ambiente educacional da UFVJM campus Janaúba. 20 vagas para a associação fraterna amigos da paz, que atende crianças carentes, que em geral não tem acesso a esse tipo de cultura nem a ciência, de modo que o projeto é um meio prático de dar acessibilidade a essa população. A longo prazo, esse projeto tem como perspectiva estimular a formação de grupos musicais instrumentais na UFVJM campus Janaúba e nos locais onde vem atuando. O quantitativo de participantes foi estabelecido na expectativa de público em cada setor que o projeto será implementado e também baseado nas experiências prévias do projeto em edições anteriores. Nesse ano vamos optar por um sistema mais dinâmico para o preenchimento das vagas, a depender da procura pelo instrumento, de modo que os números apresentados são apenas estimativas. Esse projeto vem sendo desenvolvido desde o ano de 2021. No primeiro ano, as atividades ocorreram na forma online, devido a pandemia da COVID-19. Logo, não tivemos a oportunidade de perceber na prática presencial a aderência do público ao projeto na cidade de Janaúba. Contudo, no formato online o projeto superou nossas expectativas iniciais para aulas de violão e deixou a desejar quanto às aulas de flauta, no sentido de números de alunos interessados e inscritos. No segundo ano, o projeto teve boa aderência na escola Rômulo Sales de Azevedo e com a comunidade externa na igreja São José. Na UFVJM a aderência ao projeto tem sido baixa. Em contrapartida, iniciamos a parceria em 2022 com a ASFP, onde as aulas de flauta tem tido maior aderência. Nesse caso, nessas instituições conseguimos algumas flautas, enquanto a quantidade de violão tem sido limitada e inferior ao número necessário para as aulas. Acreditamos que de modo geral, a baixa procura pela flauta se deve ao desconhecimento da população do dispositivo como instrumento musical, sendo o violão mais popular. De modo geral, apesar do baixo valor para a aquisição de uma flauta, percebemos que de fato a procura por violão é mais natural. Essas observações foram muito interessantes, pois abre um campo de pesquisa para o projeto, em relação ao gosto instrumental da população no norte de Minas Gerais, a fim de diagnosticar estratégias que ajudem a disseminar a flauta doce. Apesar do cenário desafiador para o ensino de flauta doce, o projeto pretende manter o ensino desse instrumento, como um dos objetivos, mas tornará mais dinâmico o preenchimento das vagas do projeto. Justificativa da necessidade de bolsista - É necessário envolver em atividades culturais os alunos da UFVJM, Campus Janaúba. Além disso, o desenvolvimento de atividades musicais envolve tarefas como a montagem de apostilas de violão e de flautas e a elaboração de um repertório. Do ponto de vista dos objetivos secundários, o projeto vem desenvolvendo material didático para o ensino de ciência, no formato textual e audiovisual publicado no youtube e instagram. Além disso, o bolsista atuará diretamente no ensino teórico e prático de um dos instrumentos (violão ou flauta).


Objetivos

Objetivo Geral: Promover o ensino de música num contexto científico. Objetivos específicos: 1 - Promover o Ensino de Música teórica e prática em violão e flauta doce para a comunidade externa à UFVJM. 2 - Promover o Ensino de Música teórica e prática em violão e flauta doce na UFVJM, Campus Janaúba. 3 - Elaborar material didático de ensino de música envolvendo o ensino de ciências. 4 - Desenvolver material de divulgação científica para postagem no youtube e instagram. 5 - Estimular o gosto da população pela flauta doce. 6 - Iniciar um processo de investigação científica sobre os gostos musicais e instrumentais da população. 7 - Promover a divulgação da UFVJM no município de Janaúba. 8 - Promover a interação da UFVJM com diferentes setores da comunidade externa.


Metas

A partir das ações desse projeto almeja-se as seguintes metas quantificáveis: 1 - Contemplar 10 alunos da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo com o ensino de música.. 2 - Levar o ensino de música de violão e flauta doce para 20 pessoas da comunidade externa, aberta a qualquer pessoas a partir dos 7 anos de idade,com atividades na igreja São José.. 3 - Promover o ensino de flauta doce e violão na UFVJM, campus Janaúba, para 10 membros da comunidade interna (alunos, professores, técnicos, entre outros) da UFVJM, Campus Janaúba. 4 - Ofertar 20 vagas para aulas de violão ou flauta doce para crianças da ASFP. 5 - Conhecer outras iniciativas musicais semelhantes, outras cidades para melhorar as atividades e estratégias do projeto. 6 - Buscar auxilio de grupos musicais mais consolidados para auxiliar o desenvolvimento musical do projeto e dos participantes. 7 - Participar em dois eventos científicos ou culturais, para aumentar a literacia cultural dos participantes. Como metas não quantificáveis, é previsto: 1 - A produção de material didático pedagógico de música relacionado ao contexto científico. 2- Aproximação do projeto a entidades culturais de Janaúba e região. Impacto direto O projeto pretende alcançar 60 pessoas da comunidade UFVJM , campus Janaúba. Impacto indireto A disseminação de música e cultura é importante para a formação da sociedade, refletindo o projeto nos familiares dos participantes.


Metodologia

Este projeto será desenvolvido a partir das seguintes etapas: 1 - Seleção do(s) discente(s) que irá(ão) participar como monitor no projeto. 2 - Análise acerca da execução do projeto em 2023. 3 – Planejamento e elaboração das atividades de teoria musical e prática instrumental e seleção dos participantes para o ano de 2024. 4 – Planejamento e Elaboração de material didático, buscando correlação com a matemática, física, química e biologia, história, entre outras disciplinas do ensino médio, enfatizando o caráter científico.. 5 – Elaboração de experimentos de ciências ou explicações científicas correlacionados a temas da teoria musical. 6 – Construção de instrumentos avaliativos do projeto, para que os participantes avaliem o projeto, via formulário digital do google forms e/ou formulários impressos, em ambos casos sem identificação dos participantes. 7 - Dos espaços físicos para a realização das atividades: (a) na UFVJM será utilizadas salas de aulas convencionais; (b) a Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo oferecerá ao projeto uma espaço físico para o desenvolvimento das atividades do projeto; (c) Para a comunidade externa, a igreja São José Operário será o local das atividades do projeto; e d) A ASFP será um outro local. 10 - Os discentes do projeto ficarão responsáveis pelo planejamento, elaboração e produção dos materiais didáticos e de divulgação do projeto, bem como pelas atividades musicais. 11 - Os alunos da UFVJm participante do projeto terão reuniões periódicas com os docentes do projeto. 12 - Conhecer outras iniciativas musicais semelhantes, por meio de viagem a outras cidades interagir com grupos musicais e escolas de música. 13 - Buscar auxílio de grupos musicais mais consolidados, visando obter metodologias e materiais didáticos, cursos, entre outros, por meio de viagens a locais que possuam grupos consolidados, como conservatórios, banda da policia militar, entre outros. 14 - Participação em eventos científicos ou culturais, para aumentar a literacia cultural dos participantes.


Referências Bibliográficas

[1] Silva, Anusca Anerita da. “A importância do ensino de música na educação infantil na escola dom marcolino dantas”, monografia, Natal, 2014. [2]. F. Santos, F. Ostermann, and G. Ferraz, Rev. Bras. Ensino Física 32, 1402 (2009). [3]. T. C. Menestrina, A. P. Kolaceke, and V. L. Soethe, in 6o Encontro extensão da UDESC (2011). [4]. F. Damasio and H. Steffani, Rev. Bras. Ensino Fisica 30, 4503 (2008). [5] D. Ausubel, J. Novak and H. Hanesian, Educational Psychology; A Cognitive View (Holt, Rinehart Winston, New York, 1978), p. 685. [6] CASSIRER, Ernst. A Filosofia das formas simbólicas. V. I. São Paulo: Martins Fontes, 2001. [7] LANGER, Susanne. Filosofia em nova chave. São Paulo: Perspectiva, 2004.


Inserção do estudante

Os discentes participarão de maneira efetiva elaborando o material didático de ensino, científico e o de divulgação. Os monitores do projeto também ficarão responsáveis pela gestão das inscrições dos participantes e da construção dos instrumentos de avaliação do projeto pelos participantes, como também dos instrumentos de avaliação dos estudantes para a certificação. Os estudantes também poderão atuar como instrutores nas aulas práticas e teóricas. No campus Janaúba há vários alunos que possuem um nível elementar em música, por esse motivo existe a possibilidade de estabelecer um curso básico de teoria e prática musical ministrados pelos discentes, sob a supervisão dos professores vinculados à proposta. Nesse contexto, a formação técnica do discente em dos cursos existente no IECT será preponderante para ele correlacionar a teoria musical com os conceitos de ciência. Em particular, vale ressaltar que os cursos oferecidos no IECT têm como base disciplinas de física, biologia e química, onde naturalmente há uma correlação com a música. Os alunos participarão ativamente das atividades musicais, inserindo-os, dessa forma, em uma troca cultural constante. As atividades de ensino associada à ciência e música ajudará no desenvolvimento do aluno do ponto de vista teórico/prático.


Observações

Atividades culturais são extremamente importantes na formação do ser humano. Em particular o projeto traz atividades musicais para o campus de Janaúba, que atualmente não possui atividades culturais regulares. Some-se a isso o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região da Serra Geral, onde está inserida a UFVJM campus Janaúba, que dificulta o acesso a muitas atividades culturais e científicas. Logo fomentar atividades que promovam a disseminação de conhecimento nas mais variadas áreas, e se possível correlacionando-as, auxilia no desenvolvimento da comunidade. Esse projeto é de grande relevância para a região por ter como meta a disseminação de cultura ao mesmo tempo que realiza divulgação científica.


Público-alvo

Descrição

Estudantes do ensino fundamental e/ou médio.

Descrição

A inscrição será aberta a qualquer pessoa da comunidade externa com idade igual ou superior a 7 anos, com as atividades sendo realizadas na igreja São José.

Descrição

A inscrição será aberta a qualquer pessoa da comunidade interna da UFVJM, campus Janaúba.

Municípios Atendidos

Município

Janaúba

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A escola atuará conectando os projeto aos alunos, fazendo a seleção de 10 alunos, segundo próprios critérios de seleção, e oferecerá espaço para o desenvolvimento das atividades

Participação da Instituição Parceira

A igreja São José Operário será o local das atividades do projeto para a comunidade externa geral. Ainda, a igreja auxiliará no processo de divulgação e funcionará como ponto de inscrição presencial para o projeto.

Participação da Instituição Parceira

Instituição de assistências a comunidade carentes. Essa instituição tem fornecido espaços para o desenvolviment das atividades e se esforçado para compra de flauta doce para os alunos.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Aulas de flauta doce e violão semanais.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Aulas de música para a comunidade externa da UFVJM

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Aulas de música violão e flauta na UFVJM campus Janaúba

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Aulas para crianças da ASFP

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Planejamento e desenvolvimento das atividades do projeto, incluindo o desenvolvimento de material didático e de divulgação