Sumário da proposta

Acolher a dimensão humana na formação de sujeitos a partir da perspectiva freiriana e feminista

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador
  • Número de inscrição: 202410120244966
  • Coordenador: Ivana Cristina Lovo
  • Unidade de lotação: FIH - Licenciatura em Educação do Campo
Caracterização da Ação
  • Área do Conhecimento: Ciências Humanas
  • Área temática principal: Educação
  • Área temática secundária: Saúde
  • Linha de extensão: Saúde Humana
  • Abrangência: Regional
  • Vinculado a programa de extensão: Campo, Saberes e Conexões
  • Gera propriedade intelectual: Não

Membros

isabela rodrigues jardim Voluntário(a)

samara silva romeiro Voluntário(a)

juliana depra stelzer Voluntário(a)

carolina vanetti ansani Vice-coordenador(a)

aline weber sulzbacher Voluntário(a)

aline faé stocco Voluntário(a)

clebson souza de almeida Voluntário(a)

ana paula furtado rocha goncalves Bolsista

    Resumo
  • Diante de condições de inseguranças, tensões e instabilidades emocionais, que podem alcançar estados de desânimos e depressivos, que são vivenciados em percursos de vida, tanto nos ambientes internos como nos externos a universidade, fica o desafio de acolher aos processos formativos as necessidades materiais e emocionais dos sujeitos, em um movimento de cuidado e, também, de denúncia das opressões e violências praticadas e provenientes de um sistema de hierarquias construídas sob as diferenças de poder, pautadas nas diferenças de raça, classe, gênero, gerações, entre outras. Agregando as inquietações sobre a prática pedagógica comprometida em criar condições para ultrapassar a fronteira da educação bancária, há sempre o desafio pedagógico em promover condições para que o contexto de aprendizagem permita aos sujeitos envolvidos vivenciar os princípios freirianos, evitando a condição das/os estudantes e demais sujeitos se postarem como consumidores passivos de conhecimentos sistematizados, ou se manterem no entendimento de que as condições emocionais dos sujeitos são de responsabilidade individual. Diante desse contexto, esta proposta objetiva propiciar espaços que facilitem vivências extracurriculares, entre elas atividades de ensino, pesquisa e extensão, que integrem práticas direcionadas ao cuidado da pessoa com práticas educativas, no sentido de fortalecer processos humanizadores que agregam a integridade humana, as diversidades e o caráter comunitário nas sociedades e, apoiem assim, processos que objetivam integrar o humano e a natureza nas formas de ser e estar no mundo, no caminho de superar situações limites e se constituir como inéditos viáveis na busca do Ser Mais, como expresso em FREIRE (2011). A proposta é promover ambientes que envolvem vivências extracurriculares, proporcionado reflexões e aprendizagens que estimulem exercitar o ver, ouvir e registrar, dialogando com o ver, refletir e agir para a transformação no contexto individual e coletivo. Pretende-se viabilizar dois ambientes de reflexões, um relacionado às experiências com as mulheres camponesas envolvidas com o uso das Cadernetas Agroecológicas, possibilitando a continuidade de diálogos promovidos pelos projetos de extensão desenvolvidos no alto do Jequitinhonha, no decorrer dos últimos três anos, o projeto Mulheres Camponesas & Cadernetas Agroecológicas: desvelando trabalho e resistência aos grandes projetos de desenvolvimento (protocolo SIEXC/UFVJM 20231012023232621, 2022101202239166 e 2021101202113166). Esse ambiente com as mulheres focará no desenvolvido da dinâmica Mapa Corpo-Território, como descrito em Hillenkamp (2022, p. 33 e 50), a ser realizado nas comunidades quilombolas onde o Projeto Caderneta foi desenvolvido. O outro ambiente de vivências e aprendizagens a será o espaço de diálogo propiciado pelas Rodas de Terapia Comunitária Integrativa (TCI), de acordo com Barreto (2019), a ser desenvolvido de forma presencial no campus JK da UFVJM, sendo um ambiente de participação livre e aberto para qualquer pessoa da comunidade que possa se interessar. O projeto está baseado nos fundamentos freirianos e do feminismo negro, o que representa relacionar e perceber, na prática, os pressupostos freirianos e do feminismo, considerando os princípios freirianos da dialogicidade, politicidade, democracia, comprometimento, eticidade e práxis e; as dimensões epistemológicas do feminismo negro, que incluem a valorização da sabedoria, o diálogo, ética do cuidado, a responsabilidade pessoal e o lugar de fala.

  • Palavras-chave
  • Prática Pedagógica; Formação humana, Terapia Comunitária Integrativa, Cadernetas Agroecológicas