Detalhes da proposta

Escola de Xadrez Capivaras

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    leonardo azevedo sá alkmin

    Número de inscrição:

    20241012024656

    Unidade de lotação:

    instituto de engenharia, ciência e tecnologia

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências exatas e da terra

    Área temática principal:

    educação

    Área temática secundária:

    comunicação

    Linha de extensão:

    metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem

    Abrangência:

    municipal

    Vinculado a programa de extensão:

    conheçendo a ufvjm - campus janaúba

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

jader fernando dias breda Voluntário(a)

maria gisenilda barbosa Voluntário(a)

raick suel pinheiro Voluntário(a)

sandra lorena silva novais Voluntário(a)

licia santos oliveira Voluntário(a)

vinícius brito moreira Bolsista

lara gabriella gonçalves caldeira Voluntário(a)

marcos vinicius fagundes machado Voluntário(a)

Resumo

A Escola de Xadrez Capivaras pretende estimular o raciocínio lógico através da prática de xadrez. O público alvo deste projeto são adolescentes e jovens de famílias de baixa renda e pouco acesso a atividades de lazer do Bairro São Lucas, localizado em uma região periférica do município de Janaúba. As ações serão realizadas em parceria com o projeto social Resgatando a Infância, realizado pela Associação Fraterna Amigos da Paz, organização social que busca ocupar o tempo das crianças e adolescentes com atividades de ensino, aprendizagem e convivência e, consequentemente, reduzindo o tempo na rua. Ainda, no escopo do projeto, será avaliado o grau de melhoria das habilidades lógicas e os participantes serão capacitados para serem eventuais tutores do projeto.


Palavras-chave

Xadrez, Raciocínio Lógico, Lazer


Introdução

A UFVJM Campus Janaúba, sensível ao apelo da Associação Fraterna Amigos da Paz, organização social responsável pelo projeto Resgatando a Infância do Bairro São Lucas em Janaúba - MG, propõe por meio da Escola de Xadrez Capivara, a interação da comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnicos administrativos) com a comunidade externa, em busca de ocupar o tempo das crianças e adolescentes com atividades de ensino, aprendizagem e convivência e, consequentemente, reduzindo o tempo dessas crianças e adolescentes na rua. Nesse sentido, a presente proposta atende aos princípios básicos da política de extensão universitária que estabelece: “ A universidade deve participar dos movimentos sociais, priorizando ações que visem à superação das atuais condições de desigualdade e exclusão existentes no Brasil”, usando como ferramenta a interação através do xadrez. Nesse projeto, os participantes serão capacitados para o jogo e conherão as principais estratégias, ao passo que praticam a modalidade e exercitam o raciocínio lógico. A ideia da ação surgiu a partir do diálogo com os membros da Comissão Própria de Avaliação - CPA Local do Campus Janaúba, que apresentou o apelo da coordenação da referida associação na busca da contribuição da Universidade para reduzir/retirar o tempo das crianças e jovens nas ruas. Sensíveis ao apelo recebido, buscou-se identificar os discentes e servidores que pudessem contribuir. Optou-se pelo ensino do jogo de xadrez, por ser uma atividade que os discentes dos cursos do IECT/Campus Janaúba já desenvolvem no ambiente do Campus nos momentos de lazer/tempo livre de aula, e por acreditar que os participantes da comunidade externa irão se beneficiar do jogo como suporte para as atividades de lógica e matemática da escola. Desse modo, o projeto denominado “Escola de Xadrez Capivaras” oferecerá o xadrez como atividade esportiva para os adolescentes e jovens do Bairro São Lucas, ampliando o tempo de vivência dentro do espaço do projeto Resgatando a Infância.


Justificativa

Estratégias de ensino assemelham-se muito a um jogo de xadrez (Sá, 1988), onde a dialética e a autocrítica desempenham papel fundamental. Ainda, a derrota enriquece a experiência do participante. Do ponto de vista moral, o xadrez pode promover uma conduta ética por meio da vivência do jogo, o que pode ser aproveitado por um professor ao analisar partidas e discutir pontos fortes e pontos fracos de cada movimento. Partindo desta visão, acreditamos que o aprendizado do xadrez pode ser benéfico não apenas nas escolas, mas também em outras situações da vida cotidiana. O estudo da movimentação estratégica de peças ajuda a melhorar o raciocínio lógico e, difundindo as técnicas usadas em um jogo de xadrez, esperamos ajudar pessoas a enfrentar desafios e tomar decisões de maneira mais eficaz e assertiva. Esperamos também despertar o interesse nas disciplinas da área de ciências exatas. Na cidade de Janaúba relata-se frequentemente um desinteresse generalizado em relação às disciplinas de ciências exatas, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio e mesmo no ensino superior. Esse fato é evidenciado pela diminuição da procura por cursos relacionados com as áreas das ciências exatas, da engenharia (UFVJM, 2023) e pelo baixo desempenho em disciplinas como matemática e física. Pretende-se com esta oficina dar início a mudança do cenário atual, iniciando-se pela comunidade do bairro São Lucas, na cidade de Janaúba. Nesse bairro há um projeto social denominado “Resgatando a Infância” que tem o objetivo de melhorar a qualidade da infância de crianças de 12 a 18 anos. Pretende-se incluir na gama de atividades do projeto a capacitação em raciocínio lógico dos envolvidos por meio de atividades lúdicas e relacionadas ao ensino do xadrez e observação de partidas. O Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia do Campus Janaúba será responsável por levar ao projeto Resgatando a Infância as ações extensionistas para disseminação do xadrez e dos conhecimentos envolvidos. Os participantes da UFVJM serão beneficiados pela promoção do raciocínio lógico e pela oportunidade de desenvolver habilidades importantes, como gestão de pessoas, comunicação e ensino. A experiência adquirida pelos organizadores será valiosa para sua formação profissional e pessoal. Além disso, a ação também contribuirá para a divulgação da UFVJM na cidade, firmando seu compromisso com a educação e o desenvolvimento da região em que se insere. As ações de extensão relacionadas à oficina poderão contribuir para a formação dos discentes a partir da interação com a realidade da população do Bairro São Lucas, que é um dos bairros mais carentes da Cidade de Janaúba, qualificando-os para os desafios enfrentados no mundo atual em relação à atuação profissional e ao exercício da cidadania. A Escola de Xadrez Capivaras, para além dos aspectos já expostos, trará uma relação próxima com a comunidade externa, pois ao mesmo tempo que possibilitará a oxigenação da vida acadêmica, dando maior movimento dos discentes, docentes e técnicos administrativos do Campus para a comunidade, será uma via de mão dupla, visto que a equipe executora da oficina compartilhará com os jovens e adolescentes seus saberes referentes ao jogo de xadrez e terão um retorno da comunidade externa, que, submetido a uma reflexão teórica trará conhecimento acadêmico. Nesse sentido, pode-se afirmar também que as ações de extensão proporcionarão uma troca de saberes importante na formação acadêmica dos discentes dos cursos do Campus Janaúba envolvidos, pois será oportuno para os envolvidos se sensibilizarem com a realidade concreta do Bairro São Lucas. Por fim, ressalta-se que a presença da Universidade no Bairro São Lucas contribuirá para a compreensão da natureza pública da instituição, vez que os adolescentes e jovens daquele bairro usufruirão das ações realizadas pela atividade acadêmica, sem necessariamente ter que prestar um vestibular e ingressar em um curso regular.


Objetivos

GERAIS: Promover a interação da comunidade universitária com a comunidade externa para a resolução de problemas e superação de dificuldades das crianças e adolescentes do projeto Resgatando a Infância. ESPECÍFICOS: - Incentivar o raciocínio lógico; - Desenvolver o pensamento crítico e estratégico; - Estimular a vivência lúdica de jogos de tabuleiro; - Promover o relacionamento saudável dos participantes em atividades de ensino; - Criar uma rotina engajada com os participantes.


Metas

- Promover a integração entre docentes, discentes e técnicos administrativos na realização de ações de extensão universitária no Bairro São Lucas, em Janaúba-MG; - Promover o desenvolvimento do raciocínio lógico dos adolescentes e jovens através do ensino de xadrez; - Favorecer o desenvolvimento da intuição, a observação, da criatividade, da ética, respeito, comportamento, atenção, concentração e raciocínio lógico; - Estimular o interesse dos adolescentes e jovens pelo jogo de xadrez; - Desenvolver a partir do jogo de xadrez, habilidades de concentração, atenção, cálculo, autodisciplina e, por consequência, raciocínio lógico matemático. - Despertar nas crianças e adolescentes a responsabilidade e habilidade para tomada de decisões.


Metodologia

O projeto de ensino de Xadrez será realizado na sede da Associação Fraterna Amigos da Paz, no Bairro São Lucas, nesta cidade. A seleção dos adolescentes e jovens para participação será realizada pela coordenação do projeto social Resgatando a Infância, que considerará os seguintes critérios: faixa etária entre 12 e 18 anos, disponibilidade para participar das atividades pelo tempo da oficina. O projeto será desenvolvido em 3 etapas: preparação e planejamento dos materiais; encontros com os adolescentes e jovens; aulas teóricas e práticas e avaliação das ações. A primeira etapa será constituída de reuniões da equipe organizadora para preparação e planejamento dos encontros/aulas, organização dos materiais, aquisição de tabuleiros de xadrez, canetas para quadro e empréstimo de projetores e computadores. A segunda etapa será de execução da Escola Capivaras através de ações de extensão na comunidade. Os encontros serão compostos por aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas contemplarão os seguintes temas: História do xadrez, o tabuleiro, as peças, preparação das peças para o início do jogo, movimento e valor das peças, movimentos especiais, xeque e xeque mate, notação da partida, marcação do tempo e análises e reflexões de partidas de xadrez. As regras que regem o xadrez serão utilizadas como forma de regulamento de conduta do aluno dentro e fora da sala de aula. A terceira etapa será a avaliação do projeto que contemplará a identificação dos pontos positivos, negativos e sugestões de melhorias para possíveis novas versões das ações de extensão. Contemplará também a avaliação do progresso dos participantes/alunos que será realizada por meio de provas aplicadas no início, no meio e no final do curso. Essas avaliações têm como objetivo medir o aprimoramento do raciocínio lógico dos alunos ao longo do aprendizado sobre o jogo de xadrez, identificação das peças, dos seus movimentos e a velocidade nos seus pensamentos de forma geral. Finalizado o primeiro ciclo, as 3 etapas deverão se repetir com novos grupos, visando atender o máximo de participantes possíveis ao longo do ano.


Referências Bibliográficas

SA, Antonio. O Xadrez e a Educação: Experiências nas Escolas Primárias e Secundárias da França. Rio de Janeiro, 1988. CHRISTOFOLETTI, Danielle Ferreira Auriemo. 2005. "O jogo de xadrez na educação matemática". Revista Digital - Buenos Aires - N° 80, janeiro de 2005. (https://www.efdeportes.com/efd80/xadrez.htm) ALMEIDA, José Wantuir Queiroz de. 2010. "O jogo de xadrez na educação matemática: como e onde no ambiente escolar". Universidade Estadual da Paraíba, 2010.


Inserção do estudante

A participação dos discentes na oferta da Escola de Xadrez Capivaras contribuirá para que os mesmos melhorem suas habilidades lógicas, intuição, a observação, da criatividade, da ética, respeito, comportamento, atenção, concentração e planejamento estratégico. Todas essas habilidades são almejadas nos perfis dos egressos dos cursos do IECT do Campus Janaúba. Ainda, os discentes irão ter contato com a experiência da docência, a responsabilidade da organização do conteúdo programático oferecido na Escola Capivaras e a melhoria de suas habilidades de comunicação e expressão. Serão responsáveis por adaptar as atividades conforme as necessidades específicas dos participantes, fazendo-os adaptar-se conforme a demanda.


Observações

A Escola de Xadrez Capivaras envolve o uso de competências e habilidades de áreas interdisciplinares. Ela conversa com as áreas exatas, pois reforça o uso e o aprendizado de raciocínio lógico, cálculo de probabilidades indiretas, previsibilidade de ações, planejamento estratégico e mitigação de riscos. Ao mesmo tempo, as habilidades interpessoais e de comunicação são desenvolvidas pela relação de ensino-aprendizagem de todos envolvidos no projeto, buscando-se a comunicação efetiva para transmissão de conhecimentos aos grupos participantes. Todas essas habilidades são correlatas as áreas exatas, de comunicação, lógicas, de programação, de linguística e humanidades. O desenvolvimento das competências serão absorvidos por todas as profissões, sendo necessário em todas as escalas de trabalho, ressaltando-se a melhoria no processo de tomadas de decisão e a ação baseada em planejamento estratégico. As atividades da Escola Capivaras promovem ações de ensino e extensão tão intrinsecamente conectadas que sua separação não é óbvia. A oferta de uma escola de xadrez é um projeto que promove o processo de ensinoa-prendizagem nos participantes da comunidade externa da UFVJM, conversando diretamente com esses dois pilares institucionais. As ações em si e a preparação das mesmas ressaltam ações de ensino, nas quais os participantes têm que se valer de técnicas de transferência de conhecimento e aprendizado para se aprimorarem e ampliarem seu conhecimento. Além disso, a ação é tratada como pesquisa pois garante a percepção dos envolvidos nos resultados encontrados com a oficina, permitindo traçar paralelos das ações da oficina com a melhoria (ou não) dos envolvidos nas áreas de desenvolvimento, em especial, lógica e exatas. A Escola Capivaras irá promover uma relação mais próxima da UFVJM na cidade de Janaúba e seu público alvo. Além disso, as ações extensionistas contribuirão para evitar que jovens e adolescentes da região carente da cidade fiquem ociosos, ofertando uma nova modalidade de entretenimento e diversão, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento desses mesmos jovens e adolescentes.


Público-alvo

Descrição

Adolescentes e jovens na faixa etária de 12 a 18 anos, moradores do Bairro São Lucas, na cidade de Janaúba - MG. São jovens carentes, com pouco acesso a atividades de lazer e esportivas.

Municípios Atendidos

Município

Janaúba

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

O projeto Escola de Xadrez Capivaras será executado nas mediações da ASFAP, envolvendo participantes do Projeto Resgatando a Infância, no bairro São Lucas. A ASFAP selecionará os participantes e organizará os encontros entre os participantes e os extensionistas da UFVJM. A maioria dos encontros deverão acontecer na sede da ASFAP.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Encontros semanais com os participantes do projeto Resgantando a Infância para a vivência das atividades do dia, propostas no plano de trabalho de cada semana.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Reuniões entre a equipe organizadora para alinhamento das atividades referentes ao projeto.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Reunião de alinhamento e check-up com a coordenação do projeto Resgatando a Infância

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Treinamento da equipe para oferta da oficina de xadrez, melhorias das estratégias de comunicação e alinhamento de conteúdo.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Torneio de xadrez final e confraternização de fim de ciclo.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Torneio de xadrez final e confraternização de fim de ciclo.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Torneio de xadrez final e confraternização de fim de ciclo.