Visitante
Cine Popular na Ocupação Vitória
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Procarte
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
lara carlette thiengo
20241022024101796
departamento de química
Caracterização da Ação
ciências sociais aplicadas
cultura
educação
organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares
local
programa de extensão popular na ocupação vitória
Não
Membros
mario mariano ruiz cardoso
Vice-coordenador(a)
tarcila mantovan atolini
Vice-coordenador(a)
fernanda valim côrtes miguel
Vice-coordenador(a)
diego de macedo araujo
Bolsista
O projeto Cine Popular na Ocupação Vitória é uma proposta de educação popular via popularização/debate do cinema para/com comunidades pauperizadas no município de Diamantina, em Minas Gerais, tendo como enfoque a atuação na Ocupação Vitória, situada no bairro Cazuza. O projeto já acontece há um ano (tendo sido contemplado em edital anterior) e são/serão ações do projeto: Planejar, organizar e implementar sessões mensais de cinema, em alguns casos, seguidas de rodas de conversa/oficinas. A opção por trabalhar com esta comunidade ocorre mediante a compreensão da necessidade de maior articulação com os movimentos sociais, bem como atuar potencialmente no fortalecimento desta comunidade em específico. O projeto tambem está articulado a outros projetos, bem como integra o Programa de Extensão Popular na Ocupação Vitória.
Educação popular; cultura; movimentos sociais
Este projeto tem como objetivo principal promover a popularização/debate do cinema para/com os moradores da Ocupação Vitória, como forma de a e construir novos canais de diálogo com a comunidade, bem como criar espaços de cultura e lazer para os moradores. A organização da atividade contará com sessões mensais. A ocupação é organizada pelo Movimento dos Trabalhos Sem Teto (MTST) e agrega aproximadamente 140 famílias, com o perfil geral de baixa renda, em situação de trabalho informal ou desempregada. A opção por trabalhar com esta comunidade ocorre mediante a compreensão da necessidade de maior articulação com os movimentos sociais, bem como atuar potencialmente no fortalecimento desta comunidade frente aos muitos desafios que enfrenta na cidade, uma vez que essa vem sendo negligenciada pelo poder público. O projeto já ocorre há um ano, tendo sido contemplado em edita anterior. Alguns dos filmes trabalhados ao longo do ano foram: Os Croods,Pantera Negra, Rei Leão Live action, O menino e o mundo, Encanto e outros. Percebemos que a maioria dos participantes são as crianças que também participam do apoio escolar e também suas mães e que o projeto têm oportunizado um interessante espaço de contraternização, encontro e lazer para a comunidade. Além dos filmes, as atividades sempre contam com um lanche produzido na própria cozinha solidária da Ocupação e atividades subsequentes a depender do filme e do público (atividades, roda de conversa, varal de desenhos e etc).
Este projeto tem como principal justificativa a compreensão de que o cinema, sendo expressão cultural, artística e política também possui expressivo potencial educativo. O cinema, segundo Novaes (2009), é um “campo de expressão imagética de valores, categorias e contradições de nossa realidade social” e, diferentemente da linguagem verbal, a linguagem imagética, na qual se insere a cinematográfica, viabiliza o conhecimento por familiarização, dramatizando situações da vida social e condensando sentidos. Neste mesmo sentido, Alves (2006) afirma que o cinema consegue ser a síntese das mais diversas manifestações estéticas do homem, o que indica sua potencialidade enquanto recurso pedagógico, observando sensibilizações teórico-políticas que tal atividade pode promover, relacionando questões universais e íntimas do ser humano. Fazendo articulação com os demais projetos educativos envolvendo a Ocupação Vitória, é importante salientar que, além da ampliação cultural e artística, os filmes podem ser trabalhados e discutidos nas mais diferentes disciplinas nas áreas de linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza por possibilitar discussões críticas, tomadas de decisões e posicionamentos diante de problemas sociais. Também é preciso considerar que o cinema pode funcionar difundindo um conjunto de valores e ideias que, essencialmente, não coadunam com os interesses da classe trabalhadora, o que evidencia a necessidade de compreendê-lo de forma crítica, sendo esta também uma proposição do projeto na medida em que busca promover o debate de forma associada aos filmes. No âmbito mais prático, também justifica essa pesquisa a importância da organização de espaços culturais para a classe trabalhadora, que muitas vezes não usufrui das atividades culturais da cidade por compreendê-las como ações destinadas ao turismo e/ou espaço privilegiado para a classe dominante. Não se trata pois de uma alternativa para “selar” essa ocupação de espaços, mas sim, estimular a compreensão sobre os direitos de todos à cidade, à arte e a cultura . De forma ainda mais imediata, a não existência de um cinema ou um cinema popular em Diamantina também justificam essa proposta. O projeto está alinhado ao Plano Nacional de Cultura, especificamente nas metas 28 e 30 (Meta 28- Aumento em 60% no número de pessoas que frequentam museu, centro cultural, cinema, espetáculos de teatro, circo, dança e música Meta 30- 37% dos municípios brasileiros com cineclube) também está articulado à Política Cultural da UFVJM, que tem como missão" Promover a arte e a cultura na UFVJM e nas regiões de sua abrangência através da interação entre saberes e linguagens, passado e presente, ciência e arte".
Promover a popularização/debate do cinema para/com os moradores da Ocupação Vitória, como forma de a e construir novos canais de diálogo com a comunidade Objetivos específicos: .- Organizar sessões mensais de cinema no Centro de Referencia Educacional da Ocupação Vitória; - Exibir produção cinematográficas para várias faixas etárias, elencando produções que (também) levantem temas oriundos da prática social da comunidade e/ou questões sociais que circundam a vida da classe trabalhadora , tais como: machismo, racismo, violência, organização, luta e direitos humanos. - Buscar contemplar produções nacionais e mineiras durante o processo de escolha, considerando ainda a valorização da diversidade cultural. - Promover rodas de conversa/oficinas após a exibição dos filmes com o objetivo de debater/refletir/trocar/sentir sobre temáticas levantadas no enredo das produções, considerando o função pedagógica do formato; - Possibilitar aos acadêmicos participantes do projeto o desenvolvimento de um olhar crítico a partir cda realidade de luta dos movimentos sociais, bem como promover espaço de troca de saberes e reflexões
Previsão de impacto direto: -Criar, junto aos moradores, um momento cultural coletivo onde as crianças, adolescentes e as famílias em geral possam se encontrar e desfrutar de um momento de lazer/formação cultural de forma gratuita. - Ampliar as possibilidades formativas dos extensionistas a partir: 1) do contato com a realidade local e os desafios da classe trabalhadora para efetivação do direito á educação de qualidade, laica e pública; 2) a relação com os movimentos sociais (neste caso, o MTST) e 3) do contato com dinâmicas, discussões e metodologias sobre educação não formal e potencialidades no cinema para a educação; Previsão de impacto indireto: - Estimular o interesse do público alvo sobre cinema e outras expressões artísticas; - Colaborar com o desenvolvimento cultural e crítico do público alvo e dos acadêmicos envolvidos no projeto.
As sessões do Cine Popular ocorrerão mensalmente na Ocupação Vitória. O 'dia do Cine' contará com pelo menos duas sessões, visando agregar o público com diferentes horários e faixas etárias. Caberá à equipe do projeto (professores, bolsista e voluntários) organizar a atividade, considerando: 1- Adequação do espaço 2- Condições e equipamentos de Projeção 3- Escolha dos Filmes, considerando os acervos da Cinemateca Popular Brasileira e outros acervos públicos, bem como interesses e demandas da comunidade. 4- Organização da atividade complementar ao filme, considerando a faixa estária e o público esperado. 5- Materiais de divulgação da atividade junto à comunidade Em termos de avaliação do projeto, serão realizadas reuniões periódicas com a equipe, buscando compreender melhor o perfil do público alvo e, assim, reorganizar as atividades nessas bases. Para além disso, a cada três encontros faremos uma pesquisa censitária com os participantes com o objetivo de entender como estão avaliando o projeto. Também serão utilizados como instrumento de avaliação o Portifólio, sendo o bolsista responsável por registrar o andamento das atividades de forma escrita, fotográfica e filmíca.
ALVES, Giovanni. Trabalho e cinema: o mundo do trabalho através do cinema. volume 1. Londrina: Praxis, 2006 CAIUBY NOVAES, Sylvia. Entre a harmonia e a tensão: as relações entre Antropologia e imagem. Revista Anthropológicas, Recife, v. 20, n. 1, ano 13, 2009, pp. 9-26
Os estudantes participantes do projeto atuarão diretamente na organização e implementação das atividades, tendo contato direto com o público alvo da ação. O planejamento e organização das atividades serão elaborados em conjunto com a equipe de extensionistas e professores supervisores. O bolsista também deverá trabalhar de forma articulada aos demais projetos educacionais, pensando as possibilidades de interlocução entre as atividades de apoio escolar desenvolvidas no âmbito do Programa de Extensão Popular na Ocupação Vitória e o cine, o que compreende aspectos de interdisciplinaridade e interprofissionionalidade. Destaca-se que as ações como esta são significativas para os estudantes, pois promovem a interação com o público das comunidades, potencializa compreensão mais ampla da realidade brasileira, dos movimentos sociais, o que pode colaborar com a construção de uma visão crítica acerca das desigualdades incorporação de novas práticas, trocas de experiências, trabalho em equipe, possibilidades de participação em eventos e de produção científica.
A criação de espaços culturais como o Cine Popular reforçam o compromisso da universidade pública com a democratização da arte e da cultura socialmente produzidas. Além disso, o projeto é uma importante iniciativa para promover a aproximação da universidade com a comunidade, contribuindo com o fortalecimento da organização popular da Ocupação Vitória
Público-alvo
Moradores da Ocupação Vitória. Pela experiência neste um ano de projeto, notamos que o público que mais frequenta o cine são as crianças, adolescente e suas mães.
Municípios Atendidos
Diamantina
Parcerias
Colaboração na organização do espaço, mediação com a comunidade e divulgação Meadiação para a escolha dos filmes
Cronograma de Atividades
Reunião de Planejamento e encontro formativo para que os estudantes compreendam a proposta
Organização para sessões de cine: - Organizar filme e material (caixa de som, datashow, cabos) - Organizar espaço (cadeiras e disposição do espaço) - Organizar lanche (com recursos da coordenação)
Realização do cine
Organização das rodas de conversa e interlocução dos projetos educacionais
Elaboração de relatórios parcial e final (julho e dezembro) Elaboração de resumos para Sintegra Elaboração de pôster e/ou apresentações de Trabalho