Detalhes da proposta

Leitura Encantada

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    elém patrícia alves rocha

    Número de inscrição:

    20241012024329128

    Unidade de lotação:

    instituto de engenharia, ciência e tecnologia

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências humanas

    Área temática principal:

    educação

    Área temática secundária:

    cultura

    Linha de extensão:

    artes integradas

    Abrangência:

    regional

    Vinculado a programa de extensão:

    conheçendo a ufvjm - campus janaúba

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

max pereira gonçalves Voluntário(a)

patricia xavier baliza Vice-coordenador(a)

thaís de fátima araújo silva Voluntário(a)

maria cecília alves ferreira Bolsista

Resumo

Considerando que o Campus de Janaúba da UFVJM se situa em uma região de alta vulnerabilidade econômica e social, que requer a implementação de ações capazes de gerar um impacto significativo e promover transformações sociais, e levando em consideração que a prática da leitura contribui substancialmente para o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico-reflexivo, possibilitando o acesso a diversas ideias e experiências, o presente Projeto visa estimular a formação de leitores inquisitivos, ativando processos que despertassem o interesse pela leitura e fornecessem as ferramentas essenciais para que pudessem continuar aprimorando a imaginação, assim como as habilidades de interpretação e leitura de textos, sejam eles orais ou escritos. Ademais, considerando que a integração do teatro no processo educacional proporciona experiências que contribuem para o desenvolvimento global da criança, incluindo o aprimoramento de suas capacidades expressivas e artísticas, o projeto de extensão "Leitura Encantada" tem como objetivo primordial promover a leitura e a apreciação de livros infantis por meio da linguagem teatral, oferecendo uma experiência educativa e lúdica para as crianças envolvidas. O projeto também se propõe a selecionar livros que abordem temas relacionados à Inclusão e Diversidade, promovendo a aceitação e o entendimento das diferenças entre as crianças participantes.


Palavras-chave

Teatro, Imaginação, Arte; Educação, Cultura


Introdução

Considerando que o Campus de Janaúba da UFVJM se situa em uma região de alta vulnerabilidade econômica e social, que requer a implementação de ações capazes de gerar um impacto significativo e promover transformações sociais, e levando em consideração que a prática da leitura contribui substancialmente para o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico-reflexivo, possibilitando o acesso a diversas ideias e experiências, o presente Projeto visa estimular a formação de leitores inquisitivos, ativando processos que despertassem o interesse pela leitura e fornecessem as ferramentas essenciais para que pudessem continuar aprimorando a imaginação, assim como as habilidades de interpretação e leitura de textos, sejam eles orais ou escritos. Ademais, considerando que a integração do teatro no processo educacional proporciona experiências que contribuem para o desenvolvimento global da criança, incluindo o aprimoramento de suas capacidades expressivas e artísticas. Espera-se que o projeto "Leitura encantada" contribua para o estímulo à leitura, o desenvolvimento artístico e social dos discentes envolvidos e crianças atendidas, criando uma experiência enriquecedora que fortalece o vínculo entre a literatura e o mundo do teatro promovendo sua aproximação com a biblioteca. O projeto será realizado em parceria com a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Janaúba e com o programa de extensão Conhecendo a UFVJM - Janaúba. Para atender o objetivo proposto, o projeto será desenvolvido em etapas, envolvendo: -Seleção de livros infantis: Escolha criteriosa de livros que ofereçam narrativas envolventes e estimulem a imaginação das crianças. -Adaptação teatral: Adaptação das histórias selecionadas para uma linguagem teatral, considerando elementos como diálogos, cenários e personagens. -Oficinas de leitura e expressão artística: Realização de oficinas onde as crianças terão a oportunidade de ler os livros de forma interativa e participar de atividades de expressão corporal e vocal. -Ensaios e preparação das apresentações: Os participantes serão divididos em grupos para ensaiar as apresentações teatrais baseadas nos livros escolhidos. -Apresentações para a comunidade: Organização de sessões públicas para que as crianças possam apresentar as peças teatrais para suas famílias, colegas e membros da comunidade. Cabe destacar que o projeto também se propõe a selecionar livros que abordem temas relacionados à Inclusão e Diversidade, promovendo a aceitação e o entendimento das diferenças entre as crianças participantes.


Justificativa

Conforme Garcez (2004), a leitura transcende a mera decodificação de signos, constituindo-se em um processo complexo de compreensão que engloba a totalidade do nosso entorno. Essa prática demanda do cérebro, da memória e das emoções um esforço significativo, indo muito além da simples interpretação superficial. Pereira et al. (2018) corroboram essa perspectiva, enfatizando que a leitura se revela como uma ferramenta valiosa para a aquisição de conhecimentos sobre o mundo ao nosso redor. Para além do acesso à informação, ela expande e aprimora o vocabulário, além de fomentar o desenvolvimento do pensamento reflexivo e crítico, proporcionando a interação com diversas ideias, experiências e contextos. Daí a importância de envolver as crianças de maneira interativa, privilegiando a extensão por meio da contação de histórias e da leitura motivadora, permitindo-lhes interpretar, compreender e reconstruir os significados e intenções dos autores. De acordo com Coelho (2000), a literatura infantil desempenha um papel crucial no processo educativo. Ela atua como um agente formativo, seja no encontro espontâneo entre leitor e livro, seja no diálogo entre leitor e texto incentivado pela escola. Além disso, a literatura infantil tem o poder de estimular a imaginação e a fantasia. Assim, a prática de ler histórias para crianças desempenha uma função essencial no desenvolvimento do processo de atribuição de significados por parte da criança. Ela contribui significativamente para o aprimoramento de sua capacidade expressiva e para a formação de leitores curiosos e conscientes. Além disso, compreendemos que a forma como a literatura infantil chega até as crianças pode trazer contribuições imensuráveis para o desenvolvimento de suas habilidades de leitura e interpretação. Nesse contexto, o valor da leitura em voz alta ou dramatizada é inquestionável para a formação de um leitor comprometido e envolvido com o processo de leitura. De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP 2000/MEC) (Brasil, 2001), é evidente a limitada habilidade dos leitores brasileiros em interpretar textos escritos. Tal resultado pode ser atribuído tanto ao baixo nível socioeconômico quanto a deficiências metodológicas no ensino infantil. Adicionalmente, conforme o teste PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), que possibilitou a comparação do nível de competência em leitura entre alunos de 32 países, o Brasil ficou na última posição. O estudo revelou que tanto os estudantes de escolas privadas quanto os de escolas públicas apresentam uma compreensão inferior em relação aos leitores de outros países. Outra questão importante é que as crianças e jovens estão se afastando cada vez mais do hábito de ler. Isso se deve, em parte, à prevalência da "lei do menor esforço", onde outras opções interativas e superficiais, como TV, videogames, computadores e celulares, se tornam mais atrativas. Além disso, a falta de estímulo e o acesso limitado à leitura no âmbito familiar têm contribuído para o desinteresse nas atividades de leitura. Essa situação tem gerado obstáculos para a expansão do horizonte de conhecimento dos alunos, o que repercute negativamente no processo de aprendizagem. Isso se manifesta em sinais como um vocabulário limitado e informal, dificuldades na compreensão, desafios com as convenções da escrita e uma produção acadêmica menos expressiva por parte dos alunos, além de um conhecimento restrito dos conteúdos escolares.. No atual cenário, a implementação de projetos de leitura voltados para crianças se configura como uma oportunidade de inclusão em uma sociedade onde a habilidade de leitura é uma ferramenta essencial para a formação profissional, a geração de conhecimento e a construção da cidadania. Aguiar (2003) destaca que as iniciativas de promoção da leitura devem ser diversas e abrangentes, considerando que o leitor iniciante, com limitada capacidade de concentração e atenção, necessita de uma oferta constante de novos textos e experiências de leitura. Dessa forma, a implementação de ações que envolvam a leitura dramatizada proporciona às crianças e jovens a oportunidade de se envolverem em ambientes que exploram diversas formas de expressão, além da literatura, como as artes plásticas, a música, o cinema e a fotografia, entre outras. Portanto, o projeto "Leitura Encantada" surge como resposta à necessidade de promover a leitura e a apreciação de livros infantis, utilizando a linguagem teatral como ferramenta educativa. Ao estimular a formação de leitores inquisitivos, busca-se despertar o interesse pela leitura e proporcionar as ferramentas necessárias para o contínuo desenvolvimento da imaginação e das habilidades de interpretação e leitura de textos, tanto orais quanto escritos.


Objetivos

Objetivo Geral: O projeto de extensão "Leitura Encantada" tem como principal objetivo promover a leitura e a apreciação de livros infantis por meio da linguagem teatral, proporcionando uma experiência lúdica e educativa para crianças. Objetivos específicos: -Incentivar a integração entre docentes, discentes e técnicos administrativos, promovendo a realização conjunta de ações de extensão universitária. -Facilitar a interação da comunidade universitária com a comunidade externa, visando a resolução de problemas, superação de dificuldades e a troca de conhecimentos, saberes e serviços. -Utilizar o teatro como ferramenta para despertar o gosto pela leitura desde a infância, criando uma conexão afetiva com os livros. -Proporcionar aos participantes a oportunidade de explorar e aprimorar habilidades de expressão corporal, vocal e interpretação. -Estimular a imaginação das crianças ao trazer à vida personagens e histórias através da interpretação teatral. -Encorajar as crianças a participar ativamente nas atividades, seja como espectadores ou como parte do elenco, promovendo a inclusão e a cooperação. -Proporcionar um ambiente onde as crianças possam interagir, colaborar e compartilhar experiências, promovendo o desenvolvimento de habilidades sociais. -Gerar impacto e promover transformações sociais significativas, especialmente considerando a alta vulnerabilidade econômica e social da região onde se situa o Campus de Janaúba da UFVJM. -Fomentar a interdisciplinaridade, promovendo a integração de diferentes áreas de conhecimento no desenvolvimento e execução das atividades do projeto.


Metas

Espera-se que o projeto "Leitura encantada" contribua para o estímulo à leitura, o desenvolvimento cognitivo, artístico, cultural e social dos discentes envolvidos de pelo menso 200 crianças e 10 escolas, criando uma experiência enriquecedora que fortalece o vínculo entre a literatura e o mundo do teatro. Além disso, espera-se -Estimular o interesse pela leitura desde a infância, criando uma conexão afetiva com os livros. -Desenvolver habilidades de expressão corporal, vocal e interpretação por meio do teatro. -Fomentar a imaginação das crianças ao dar vida a personagens e histórias através da interpretação teatral. -Promover a participação ativa das crianças, seja como espectadores ou como membros do elenco, incentivando a inclusão e a cooperação. -Criar um ambiente propício para a interação, colaboração e compartilhamento de experiências, promovendo o desenvolvimento de habilidades sociais. Produtos Diretos: -Espetáculos teatrais baseados em livros infantis. Atividades práticas de expressão corporal e vocal. Oficinas de interpretação teatral. Encontros de leitura e discussão de obras infantis. Material didático complementar relacionado à leitura e ao teatro. Produtos Indiretos: -Estímulo ao hábito de leitura nas crianças participantes. -Desenvolvimento de habilidades de expressão e interpretação. -Estímulo à criatividade e imaginação das crianças. -Promoção da inclusão e cooperação entre os participantes. -Desenvolvimento de habilidades sociais, como comunicação, trabalho em equipe e empatia.


Metodologia

O projeto será desenvolvido em etapas, conforme descrito abaixo. Etapa 1. Definição de cronograma. No início de cada semestre, o projeto "Leitura Encantada", em colaboração com a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Janaúba e o programa de extensão "Conhecendo a UFVJM - Campus Janaúba", irá desenvolver um cronograma minucioso. Este cronograma irá definir as escolas e comunidades a serem atendidas, o local onde as atividades serão realizadas e as características gerais do público que será beneficiado. Etapa 2. Durante as reuniões da Etapa 2, a equipe do projeto terá a responsabilidade de selecionar cuidadosamente os livros infantis, levando em consideração as características do público-alvo. Será prioritária a escolha de obras que apresentem narrativas envolventes, capazes de estimular a imaginação das crianças. Além disso, a equipe irá incluir livros que abordam temas pertinentes à inclusão e à diversidade. Em seguida, a equipe irá dedicar-se à elaboração de adaptações das histórias escolhidas para uma linguagem teatral, levando em conta elementos como diálogos, cenários, personagens e recursos áudio-visuais. Será usado recursos visuais como imagens, música, instrumentos, ilustrações ou projeções para complementar a experiência de leitura. Como parte integrante deste planejamento, os extensionistas terão a responsabilidade de designar funções específicas para cada membro da equipe e de coordenar os ensaios, os quais serão pautados nas obras selecionadas. Além disso, será elaborada uma proposta de atividades complementares à história após a leitura, que podem incluir debates, sessões de desenho, leitura de outros livros relacionados ou pequenas dramatizações. Etapa 3. Apresentação e Execução das Leituras Dramatizadas. Durante esta etapa, serão realizadas leituras dramatizadas para crianças, professores, famílias e outros membros da comunidade. Após a leitura, a participação das crianças durante a leitura, fazendo perguntas sobre a história, seus personagens e estimulando a discussão. Após a leitura será realizada, como debates, desenhos, leitura de livro ou dramatizações simples. Para avaliar o desempenho da ação, a equipe poderá observar os seguintes indicadores: Expressão Facial e Corporal das Crianças: Verificar se as crianças demonstram interesse e envolvimento através de sorrisos, olhares atentos e participação ativa. Participação nas Atividades Pós-Leitura: Avaliar o nível de engajamento das crianças nas atividades propostas após a leitura. Nível de Interatividade: Observar se as crianças respondem às perguntas feitas durante a leitura e se demonstram interesse em discutir a história. Etapa 3. Nesta fase, serão promovidas reuniões para compartilhamento das experiências dos extensionistas, avaliação da consecução dos objetivos e identificação de eventuais ajustes no procedimento. Além disso, esta etapa engloba a redação de relatórios e artigo(s).


Referências Bibliográficas

GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000. PEREIRA, Ana Úrsula Farias et al. PROJETO DE EXTENSÃO “DOCE LEITURA”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Conedu.2 018. AGUIAR, Vera Teixeira de. Leitura literária na escola. In: EVANGELISTA, BRANDÃO, Heliana Maria; MACHADO, Maria Zélia V. (Orgs.). Escolarização da leitura literária. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. BRASIL (2001). PISA 2000 - Program for international Student Assessment: relatório nacional. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Ministério da Educação (MEC).


Inserção do estudante

Para garantir a formação e participação efetiva dos estudantes no projeto Leitura Encantada, serão adotadas as seguintes estratégias: (1) O projeto proporcionará aos estudantes oportunidades para desenvolver habilidades de leitura crítica, interpretação e expressão, essenciais para sua participação ativa nas atividades propostas. (2) A prática constante da leitura e a abordagem teatral irão estimular a criatividade e o pensamento crítico-reflexivo, capacitando os estudantes a se tornarem leitores inquisitivos. (3) A participação no projeto permitirá aos estudantes aprimorar suas habilidades de interpretação e leitura de textos, tanto orais quanto escritos, promovendo um desenvolvimento integral. (3) A integração do teatro na educação contribuirá para o crescimento global do estudante, incluindo o desenvolvimento de suas capacidades expressivas e artísticas. Cabe destacar que os estudantes participaram das reunioes e serão capacitados por meio de workshops e treinamentos específicos sobre as metodologias de leitura e dramatização utilizadas no projeto. Além de participar das reuniões de planejamento, os estudantes participarão ativamente das leituras dramatizadas, assumindo papéis de leitura e interpretação, e também na preparação e execução das atividades pós-leitura, como debates, desenhos e dramatizações simples. O progresso e desempenho dos estudantes serão acompanhados de perto pela equipe do projeto, por meio de observações diretas e feedbacks regulares. Além disso, serão realizadas avaliações periódicas para verificar o desenvolvimento das habilidades de leitura, interpretação e expressão dos estudantes ao longo do projeto.Essas estratégias visam garantir não apenas a participação ativa dos estudantes no projeto, mas também sua formação e desenvolvimento ao longo do processo.


Observações

O público-alvo do projeto "Leitura Encantada" abrange: Crianças de 3 a 12 anos, em especial, crianças em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica. Comunidade acadêmica da UFVJM, envolve discentes, docentes, técnicos e demais membros da comunidade universitária, os quais participarão ativamente das atividades do projeto, atuando como mediadores e na promoção da leitura e linguagem teatral. Professores e outros profissionais da educação poderão se envolver nas atividades do projeto, adquirindo conhecimentos e práticas que podem ser aplicados em suas atividades pedagógicas. Famílias das crianças participantes. Ao participar das atividades do projeto, as famílias também serão envolvidas e poderão contribuir para o desenvolvimento das crianças fora do ambiente escolar. Ao abranger esse público diversificado, o projeto "Leitura Encantada" visa não apenas estimular a prática da leitura e a apreciação da linguagem teatral, mas também promover valores de inclusão, aceitação e compreensão das diferenças entre as crianças participantes, contribuindo para um ambiente educativo e social mais enriquecedor e igualitário.


Público-alvo

Descrição

- Crianças de 3 a 12 anos, em especial, crianças em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica. - Professores e outros profissionais da educação poderão se envolver nas atividades do projeto, adquirindo conhecimentos e práticas que podem ser aplicados em suas atividades pedagógicas. - Famílias das crianças participantes. Ao participar das atividades do projeto, as famílias também serão envolvidas e poderão contribuir para o desenvolvimento das crianças fora do ambiente escolar.

Descrição

Comunidade acadêmica da UFVJM, envolve discentes, docentes, técnicos e demais membros da comunidade universitária, os quais participarão ativamente das atividades do projeto, atuando como mediadores e na promoção da leitura e linguagem teatral.

Municípios Atendidos

Município

Janaúba

Município

Monte Azul

Município

Nova Porteirinha

Município

Mamonas

Município

Jaíba

Município

Porteirinha

Município

Capitão Enéas

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A Superintendência Regional de Ensino de Janaúba participará de reuniões para escolha das escolas atendidas e definição de crononograma. Destaco que a SRE de Janaúba manifestou anuência anuência para que a coordenação do projeto agende com as direções das escolas públicas as datas das realizações de ações do projeto. E a coordenação deverá reunir com a SRE de Janaúba para avaliação das ações do projeto.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Definição de um cronograma. Este cronograma irá definir as escolas e comunidades a serem atendidas, o local onde as atividades serão realizadas e as características gerais do público que será beneficiado.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

A equipe do projeto terá a responsabilidade de selecionar cuidadosamente os livros infantis, levando em consideração as características do público-alvo. Será prioritária a escolha de obras que apresentem narrativas envolventes, capazes de estimular a imaginação das crianças. Além disso, a equipe irá incluir livros que abordam temas pertinentes à inclusão e à diversidade. Em seguida, a equipe irá dedicar-se à elaboração de adaptações das histórias escolhidas para uma linguagem teatral, levando em conta elementos como diálogos, cenários, personagens e recursos áudio-visuais. Será usado recursos visuais como imagens, música, instrumentos, ilustrações ou projeções para complementar a experiência de leitura. Como parte integrante deste planejamento, os extensionistas terão a responsabilidade de designar funções específicas para cada membro da equipe e de coordenar os ensaios, os quais serão pautados nas obras selecionadas. Além disso, será elaborada uma proposta de atividades complementares à história após a leitura, que podem incluir debates, sessões de desenho, leitura de outros livros relacionados ou pequenas dramatizações.

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Durante esta etapa, serão realizadas leituras dramatizadas para crianças, professores, famílias e outros membros da comunidade. Após a leitura, a participação das crianças durante a leitura, fazendo perguntas sobre a história, seus personagens e estimulando a discussão. Após a leitura será realizada, como debates, desenhos, leitura de livro ou dramatizações simples. Para avaliar o desempenho da ação, a equipe poderá observar os seguintes indicadores: -Expressão Facial e Corporal das Crianças: Verificar se as crianças demonstram interesse e envolvimento através de sorrisos, olhares atentos e participação ativa. -Participação nas Atividades Pós-Leitura: Avaliar o nível de engajamento das crianças nas atividades propostas após a leitura. -Nível de Interatividade: Observar se as crianças respondem às perguntas feitas durante a leitura e se demonstram interesse em discutir a história.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Nesta fase, serão promovidas reuniões para compartilhamento das experiências dos extensionistas, avaliação da consecução dos objetivos e identificação de eventuais ajustes no procedimento. Além disso, esta etapa engloba a redação de relatórios e artigo(s).