Visitante
Leitura Encantada
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
elém patrícia alves rocha
20241012024329128
instituto de engenharia, ciência e tecnologia
Caracterização da Ação
ciências humanas
educação
cultura
artes integradas
regional
conheçendo a ufvjm - campus janaúba
Não
Membros
max pereira gonçalves
Voluntário(a)
patricia xavier baliza
Vice-coordenador(a)
thaís de fátima araújo silva
Voluntário(a)
maria cecília alves ferreira
Bolsista
Considerando que o Campus de Janaúba da UFVJM se situa em uma região de alta vulnerabilidade econômica e social, que requer a implementação de ações capazes de gerar um impacto significativo e promover transformações sociais, e levando em consideração que a prática da leitura contribui substancialmente para o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico-reflexivo, possibilitando o acesso a diversas ideias e experiências, o presente Projeto visa estimular a formação de leitores inquisitivos, ativando processos que despertassem o interesse pela leitura e fornecessem as ferramentas essenciais para que pudessem continuar aprimorando a imaginação, assim como as habilidades de interpretação e leitura de textos, sejam eles orais ou escritos. Ademais, considerando que a integração do teatro no processo educacional proporciona experiências que contribuem para o desenvolvimento global da criança, incluindo o aprimoramento de suas capacidades expressivas e artísticas, o projeto de extensão "Leitura Encantada" tem como objetivo primordial promover a leitura e a apreciação de livros infantis por meio da linguagem teatral, oferecendo uma experiência educativa e lúdica para as crianças envolvidas. O projeto também se propõe a selecionar livros que abordem temas relacionados à Inclusão e Diversidade, promovendo a aceitação e o entendimento das diferenças entre as crianças participantes.
Teatro, Imaginação, Arte; Educação, Cultura
Considerando que o Campus de Janaúba da UFVJM se situa em uma região de alta vulnerabilidade econômica e social, que requer a implementação de ações capazes de gerar um impacto significativo e promover transformações sociais, e levando em consideração que a prática da leitura contribui substancialmente para o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico-reflexivo, possibilitando o acesso a diversas ideias e experiências, o presente Projeto visa estimular a formação de leitores inquisitivos, ativando processos que despertassem o interesse pela leitura e fornecessem as ferramentas essenciais para que pudessem continuar aprimorando a imaginação, assim como as habilidades de interpretação e leitura de textos, sejam eles orais ou escritos. Ademais, considerando que a integração do teatro no processo educacional proporciona experiências que contribuem para o desenvolvimento global da criança, incluindo o aprimoramento de suas capacidades expressivas e artísticas. Espera-se que o projeto "Leitura encantada" contribua para o estímulo à leitura, o desenvolvimento artístico e social dos discentes envolvidos e crianças atendidas, criando uma experiência enriquecedora que fortalece o vínculo entre a literatura e o mundo do teatro promovendo sua aproximação com a biblioteca. O projeto será realizado em parceria com a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Janaúba e com o programa de extensão Conhecendo a UFVJM - Janaúba. Para atender o objetivo proposto, o projeto será desenvolvido em etapas, envolvendo: -Seleção de livros infantis: Escolha criteriosa de livros que ofereçam narrativas envolventes e estimulem a imaginação das crianças. -Adaptação teatral: Adaptação das histórias selecionadas para uma linguagem teatral, considerando elementos como diálogos, cenários e personagens. -Oficinas de leitura e expressão artística: Realização de oficinas onde as crianças terão a oportunidade de ler os livros de forma interativa e participar de atividades de expressão corporal e vocal. -Ensaios e preparação das apresentações: Os participantes serão divididos em grupos para ensaiar as apresentações teatrais baseadas nos livros escolhidos. -Apresentações para a comunidade: Organização de sessões públicas para que as crianças possam apresentar as peças teatrais para suas famílias, colegas e membros da comunidade. Cabe destacar que o projeto também se propõe a selecionar livros que abordem temas relacionados à Inclusão e Diversidade, promovendo a aceitação e o entendimento das diferenças entre as crianças participantes.
Conforme Garcez (2004), a leitura transcende a mera decodificação de signos, constituindo-se em um processo complexo de compreensão que engloba a totalidade do nosso entorno. Essa prática demanda do cérebro, da memória e das emoções um esforço significativo, indo muito além da simples interpretação superficial. Pereira et al. (2018) corroboram essa perspectiva, enfatizando que a leitura se revela como uma ferramenta valiosa para a aquisição de conhecimentos sobre o mundo ao nosso redor. Para além do acesso à informação, ela expande e aprimora o vocabulário, além de fomentar o desenvolvimento do pensamento reflexivo e crítico, proporcionando a interação com diversas ideias, experiências e contextos. Daí a importância de envolver as crianças de maneira interativa, privilegiando a extensão por meio da contação de histórias e da leitura motivadora, permitindo-lhes interpretar, compreender e reconstruir os significados e intenções dos autores. De acordo com Coelho (2000), a literatura infantil desempenha um papel crucial no processo educativo. Ela atua como um agente formativo, seja no encontro espontâneo entre leitor e livro, seja no diálogo entre leitor e texto incentivado pela escola. Além disso, a literatura infantil tem o poder de estimular a imaginação e a fantasia. Assim, a prática de ler histórias para crianças desempenha uma função essencial no desenvolvimento do processo de atribuição de significados por parte da criança. Ela contribui significativamente para o aprimoramento de sua capacidade expressiva e para a formação de leitores curiosos e conscientes. Além disso, compreendemos que a forma como a literatura infantil chega até as crianças pode trazer contribuições imensuráveis para o desenvolvimento de suas habilidades de leitura e interpretação. Nesse contexto, o valor da leitura em voz alta ou dramatizada é inquestionável para a formação de um leitor comprometido e envolvido com o processo de leitura. De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP 2000/MEC) (Brasil, 2001), é evidente a limitada habilidade dos leitores brasileiros em interpretar textos escritos. Tal resultado pode ser atribuído tanto ao baixo nível socioeconômico quanto a deficiências metodológicas no ensino infantil. Adicionalmente, conforme o teste PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), que possibilitou a comparação do nível de competência em leitura entre alunos de 32 países, o Brasil ficou na última posição. O estudo revelou que tanto os estudantes de escolas privadas quanto os de escolas públicas apresentam uma compreensão inferior em relação aos leitores de outros países. Outra questão importante é que as crianças e jovens estão se afastando cada vez mais do hábito de ler. Isso se deve, em parte, à prevalência da "lei do menor esforço", onde outras opções interativas e superficiais, como TV, videogames, computadores e celulares, se tornam mais atrativas. Além disso, a falta de estímulo e o acesso limitado à leitura no âmbito familiar têm contribuído para o desinteresse nas atividades de leitura. Essa situação tem gerado obstáculos para a expansão do horizonte de conhecimento dos alunos, o que repercute negativamente no processo de aprendizagem. Isso se manifesta em sinais como um vocabulário limitado e informal, dificuldades na compreensão, desafios com as convenções da escrita e uma produção acadêmica menos expressiva por parte dos alunos, além de um conhecimento restrito dos conteúdos escolares.. No atual cenário, a implementação de projetos de leitura voltados para crianças se configura como uma oportunidade de inclusão em uma sociedade onde a habilidade de leitura é uma ferramenta essencial para a formação profissional, a geração de conhecimento e a construção da cidadania. Aguiar (2003) destaca que as iniciativas de promoção da leitura devem ser diversas e abrangentes, considerando que o leitor iniciante, com limitada capacidade de concentração e atenção, necessita de uma oferta constante de novos textos e experiências de leitura. Dessa forma, a implementação de ações que envolvam a leitura dramatizada proporciona às crianças e jovens a oportunidade de se envolverem em ambientes que exploram diversas formas de expressão, além da literatura, como as artes plásticas, a música, o cinema e a fotografia, entre outras. Portanto, o projeto "Leitura Encantada" surge como resposta à necessidade de promover a leitura e a apreciação de livros infantis, utilizando a linguagem teatral como ferramenta educativa. Ao estimular a formação de leitores inquisitivos, busca-se despertar o interesse pela leitura e proporcionar as ferramentas necessárias para o contínuo desenvolvimento da imaginação e das habilidades de interpretação e leitura de textos, tanto orais quanto escritos.
Objetivo Geral: O projeto de extensão "Leitura Encantada" tem como principal objetivo promover a leitura e a apreciação de livros infantis por meio da linguagem teatral, proporcionando uma experiência lúdica e educativa para crianças. Objetivos específicos: -Incentivar a integração entre docentes, discentes e técnicos administrativos, promovendo a realização conjunta de ações de extensão universitária. -Facilitar a interação da comunidade universitária com a comunidade externa, visando a resolução de problemas, superação de dificuldades e a troca de conhecimentos, saberes e serviços. -Utilizar o teatro como ferramenta para despertar o gosto pela leitura desde a infância, criando uma conexão afetiva com os livros. -Proporcionar aos participantes a oportunidade de explorar e aprimorar habilidades de expressão corporal, vocal e interpretação. -Estimular a imaginação das crianças ao trazer à vida personagens e histórias através da interpretação teatral. -Encorajar as crianças a participar ativamente nas atividades, seja como espectadores ou como parte do elenco, promovendo a inclusão e a cooperação. -Proporcionar um ambiente onde as crianças possam interagir, colaborar e compartilhar experiências, promovendo o desenvolvimento de habilidades sociais. -Gerar impacto e promover transformações sociais significativas, especialmente considerando a alta vulnerabilidade econômica e social da região onde se situa o Campus de Janaúba da UFVJM. -Fomentar a interdisciplinaridade, promovendo a integração de diferentes áreas de conhecimento no desenvolvimento e execução das atividades do projeto.
Espera-se que o projeto "Leitura encantada" contribua para o estímulo à leitura, o desenvolvimento cognitivo, artístico, cultural e social dos discentes envolvidos de pelo menso 200 crianças e 10 escolas, criando uma experiência enriquecedora que fortalece o vínculo entre a literatura e o mundo do teatro. Além disso, espera-se -Estimular o interesse pela leitura desde a infância, criando uma conexão afetiva com os livros. -Desenvolver habilidades de expressão corporal, vocal e interpretação por meio do teatro. -Fomentar a imaginação das crianças ao dar vida a personagens e histórias através da interpretação teatral. -Promover a participação ativa das crianças, seja como espectadores ou como membros do elenco, incentivando a inclusão e a cooperação. -Criar um ambiente propício para a interação, colaboração e compartilhamento de experiências, promovendo o desenvolvimento de habilidades sociais. Produtos Diretos: -Espetáculos teatrais baseados em livros infantis. Atividades práticas de expressão corporal e vocal. Oficinas de interpretação teatral. Encontros de leitura e discussão de obras infantis. Material didático complementar relacionado à leitura e ao teatro. Produtos Indiretos: -Estímulo ao hábito de leitura nas crianças participantes. -Desenvolvimento de habilidades de expressão e interpretação. -Estímulo à criatividade e imaginação das crianças. -Promoção da inclusão e cooperação entre os participantes. -Desenvolvimento de habilidades sociais, como comunicação, trabalho em equipe e empatia.
O projeto será desenvolvido em etapas, conforme descrito abaixo. Etapa 1. Definição de cronograma. No início de cada semestre, o projeto "Leitura Encantada", em colaboração com a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Janaúba e o programa de extensão "Conhecendo a UFVJM - Campus Janaúba", irá desenvolver um cronograma minucioso. Este cronograma irá definir as escolas e comunidades a serem atendidas, o local onde as atividades serão realizadas e as características gerais do público que será beneficiado. Etapa 2. Durante as reuniões da Etapa 2, a equipe do projeto terá a responsabilidade de selecionar cuidadosamente os livros infantis, levando em consideração as características do público-alvo. Será prioritária a escolha de obras que apresentem narrativas envolventes, capazes de estimular a imaginação das crianças. Além disso, a equipe irá incluir livros que abordam temas pertinentes à inclusão e à diversidade. Em seguida, a equipe irá dedicar-se à elaboração de adaptações das histórias escolhidas para uma linguagem teatral, levando em conta elementos como diálogos, cenários, personagens e recursos áudio-visuais. Será usado recursos visuais como imagens, música, instrumentos, ilustrações ou projeções para complementar a experiência de leitura. Como parte integrante deste planejamento, os extensionistas terão a responsabilidade de designar funções específicas para cada membro da equipe e de coordenar os ensaios, os quais serão pautados nas obras selecionadas. Além disso, será elaborada uma proposta de atividades complementares à história após a leitura, que podem incluir debates, sessões de desenho, leitura de outros livros relacionados ou pequenas dramatizações. Etapa 3. Apresentação e Execução das Leituras Dramatizadas. Durante esta etapa, serão realizadas leituras dramatizadas para crianças, professores, famílias e outros membros da comunidade. Após a leitura, a participação das crianças durante a leitura, fazendo perguntas sobre a história, seus personagens e estimulando a discussão. Após a leitura será realizada, como debates, desenhos, leitura de livro ou dramatizações simples. Para avaliar o desempenho da ação, a equipe poderá observar os seguintes indicadores: Expressão Facial e Corporal das Crianças: Verificar se as crianças demonstram interesse e envolvimento através de sorrisos, olhares atentos e participação ativa. Participação nas Atividades Pós-Leitura: Avaliar o nível de engajamento das crianças nas atividades propostas após a leitura. Nível de Interatividade: Observar se as crianças respondem às perguntas feitas durante a leitura e se demonstram interesse em discutir a história. Etapa 3. Nesta fase, serão promovidas reuniões para compartilhamento das experiências dos extensionistas, avaliação da consecução dos objetivos e identificação de eventuais ajustes no procedimento. Além disso, esta etapa engloba a redação de relatórios e artigo(s).
GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000. PEREIRA, Ana Úrsula Farias et al. PROJETO DE EXTENSÃO “DOCE LEITURA”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Conedu.2 018. AGUIAR, Vera Teixeira de. Leitura literária na escola. In: EVANGELISTA, BRANDÃO, Heliana Maria; MACHADO, Maria Zélia V. (Orgs.). Escolarização da leitura literária. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. BRASIL (2001). PISA 2000 - Program for international Student Assessment: relatório nacional. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Ministério da Educação (MEC).
Para garantir a formação e participação efetiva dos estudantes no projeto Leitura Encantada, serão adotadas as seguintes estratégias: (1) O projeto proporcionará aos estudantes oportunidades para desenvolver habilidades de leitura crítica, interpretação e expressão, essenciais para sua participação ativa nas atividades propostas. (2) A prática constante da leitura e a abordagem teatral irão estimular a criatividade e o pensamento crítico-reflexivo, capacitando os estudantes a se tornarem leitores inquisitivos. (3) A participação no projeto permitirá aos estudantes aprimorar suas habilidades de interpretação e leitura de textos, tanto orais quanto escritos, promovendo um desenvolvimento integral. (3) A integração do teatro na educação contribuirá para o crescimento global do estudante, incluindo o desenvolvimento de suas capacidades expressivas e artísticas. Cabe destacar que os estudantes participaram das reunioes e serão capacitados por meio de workshops e treinamentos específicos sobre as metodologias de leitura e dramatização utilizadas no projeto. Além de participar das reuniões de planejamento, os estudantes participarão ativamente das leituras dramatizadas, assumindo papéis de leitura e interpretação, e também na preparação e execução das atividades pós-leitura, como debates, desenhos e dramatizações simples. O progresso e desempenho dos estudantes serão acompanhados de perto pela equipe do projeto, por meio de observações diretas e feedbacks regulares. Além disso, serão realizadas avaliações periódicas para verificar o desenvolvimento das habilidades de leitura, interpretação e expressão dos estudantes ao longo do projeto.Essas estratégias visam garantir não apenas a participação ativa dos estudantes no projeto, mas também sua formação e desenvolvimento ao longo do processo.
O público-alvo do projeto "Leitura Encantada" abrange: Crianças de 3 a 12 anos, em especial, crianças em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica. Comunidade acadêmica da UFVJM, envolve discentes, docentes, técnicos e demais membros da comunidade universitária, os quais participarão ativamente das atividades do projeto, atuando como mediadores e na promoção da leitura e linguagem teatral. Professores e outros profissionais da educação poderão se envolver nas atividades do projeto, adquirindo conhecimentos e práticas que podem ser aplicados em suas atividades pedagógicas. Famílias das crianças participantes. Ao participar das atividades do projeto, as famílias também serão envolvidas e poderão contribuir para o desenvolvimento das crianças fora do ambiente escolar. Ao abranger esse público diversificado, o projeto "Leitura Encantada" visa não apenas estimular a prática da leitura e a apreciação da linguagem teatral, mas também promover valores de inclusão, aceitação e compreensão das diferenças entre as crianças participantes, contribuindo para um ambiente educativo e social mais enriquecedor e igualitário.
Público-alvo
- Crianças de 3 a 12 anos, em especial, crianças em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica. - Professores e outros profissionais da educação poderão se envolver nas atividades do projeto, adquirindo conhecimentos e práticas que podem ser aplicados em suas atividades pedagógicas. - Famílias das crianças participantes. Ao participar das atividades do projeto, as famílias também serão envolvidas e poderão contribuir para o desenvolvimento das crianças fora do ambiente escolar.
Comunidade acadêmica da UFVJM, envolve discentes, docentes, técnicos e demais membros da comunidade universitária, os quais participarão ativamente das atividades do projeto, atuando como mediadores e na promoção da leitura e linguagem teatral.
Municípios Atendidos
Janaúba
Monte Azul
Nova Porteirinha
Mamonas
Jaíba
Porteirinha
Capitão Enéas
Parcerias
A Superintendência Regional de Ensino de Janaúba participará de reuniões para escolha das escolas atendidas e definição de crononograma. Destaco que a SRE de Janaúba manifestou anuência anuência para que a coordenação do projeto agende com as direções das escolas públicas as datas das realizações de ações do projeto. E a coordenação deverá reunir com a SRE de Janaúba para avaliação das ações do projeto.
Cronograma de Atividades
Definição de um cronograma. Este cronograma irá definir as escolas e comunidades a serem atendidas, o local onde as atividades serão realizadas e as características gerais do público que será beneficiado.
A equipe do projeto terá a responsabilidade de selecionar cuidadosamente os livros infantis, levando em consideração as características do público-alvo. Será prioritária a escolha de obras que apresentem narrativas envolventes, capazes de estimular a imaginação das crianças. Além disso, a equipe irá incluir livros que abordam temas pertinentes à inclusão e à diversidade. Em seguida, a equipe irá dedicar-se à elaboração de adaptações das histórias escolhidas para uma linguagem teatral, levando em conta elementos como diálogos, cenários, personagens e recursos áudio-visuais. Será usado recursos visuais como imagens, música, instrumentos, ilustrações ou projeções para complementar a experiência de leitura. Como parte integrante deste planejamento, os extensionistas terão a responsabilidade de designar funções específicas para cada membro da equipe e de coordenar os ensaios, os quais serão pautados nas obras selecionadas. Além disso, será elaborada uma proposta de atividades complementares à história após a leitura, que podem incluir debates, sessões de desenho, leitura de outros livros relacionados ou pequenas dramatizações.
Durante esta etapa, serão realizadas leituras dramatizadas para crianças, professores, famílias e outros membros da comunidade. Após a leitura, a participação das crianças durante a leitura, fazendo perguntas sobre a história, seus personagens e estimulando a discussão. Após a leitura será realizada, como debates, desenhos, leitura de livro ou dramatizações simples. Para avaliar o desempenho da ação, a equipe poderá observar os seguintes indicadores: -Expressão Facial e Corporal das Crianças: Verificar se as crianças demonstram interesse e envolvimento através de sorrisos, olhares atentos e participação ativa. -Participação nas Atividades Pós-Leitura: Avaliar o nível de engajamento das crianças nas atividades propostas após a leitura. -Nível de Interatividade: Observar se as crianças respondem às perguntas feitas durante a leitura e se demonstram interesse em discutir a história.
Nesta fase, serão promovidas reuniões para compartilhamento das experiências dos extensionistas, avaliação da consecução dos objetivos e identificação de eventuais ajustes no procedimento. Além disso, esta etapa engloba a redação de relatórios e artigo(s).