Visitante
MUSEU REGIONAL DA CIDADE DE JANAÚBA
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Procarte
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
eugênio nunes silva brito
202410220241421699
diretoria de assuntos estudantis
Caracterização da Ação
linguística, letras e artes
cultura
educação
patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial
regional
Sim
Membros
elém patrícia alves rocha
Vice-coordenador(a)
felipe mateos dias da cruz decarvalho
Voluntário(a)
célia pereira da conceição
Voluntário(a)
ricardo fernandes lopes
Voluntário(a)
wagner césar da silva lossano
Bolsista
uiley dos reis medeiro de brito
Voluntário(a)
gilsa florisbela alcântara
Voluntário(a)
allisson maurício ruas lopes
Voluntário(a)
maria lina de santana freitas
Voluntário(a)
O projeto visa estabelecer um Museu Regional em Janaúba, cuja missão é preservar a rica história da região da Serra Geral1. Este museu será fruto da colaboração entre diversos municípios do norte de Minas Gerais, servindo como um ponto de referência cultural, sendo a identificação da finalidade do museu resguardar a história da região da Serra Geral. Será composto por uma valiosa coleção de objetos materiais, meticulosamente coletados, estudados e registrados para garantir sua preservação.
Museu, Serra Geral, conservação, educação
O museu não deve ser compreendido apenas como espaço onde se guarda objetos e obras feitas pela humanidade ao longo dos séculos. Este pensamento é muito simplista diante da funcionalidade real de um museu. Ele é um espaço de práticas, memórias, costumes e tradições de variadas culturas. O seu papel funcional não se restringe apenas à preservação e conservação, mas também possibilita ações de pesquisa, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica. A implantação de um museu, para uma cidade, passa a ser uma garantia de permanência do patrimônio cultural (REDE MINAS, 2023). De acordo com a Lei nº. 11.904, de 14 de janeiro de 2009, que institui o Estatuto de Museus, em seu artigo 1º é descrito: Consideram-se museus, para os efeitos desta Lei, as instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural, abertas ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento (BRASIL, 2009). Com isso, um museu associado a uma universidade pode ser uma iniciativa que contribui para essa formação complementar e necessária do indivíduo,permitindo que se integre os recursos acadêmicos, a pesquisa e a divulgação do conhecimento (VILELA; FERREIRA, 2012). Esta observação corrobora com o que apregoa o Art. 28, da Lei nº. 11.904, de 14 de janeiro de 2009: “O estudo e a pesquisa fundamentam as ações desenvolvidas em todas as áreas dos museus, no cumprimento das suas múltiplas competências”(BRASIL, 2009). Este trabalho encontra-se em consonância com o Plano Nacional de Cultura (PNC). O Plano citado é “um conjunto de princípios, objetivos, diretrizes, estratégias, ações e metas que orientam o poder público na formulação de políticas culturais” (BRASIL, 2010). O Plano foi criado pela Lei n° 12.343, de 2 de dezembro de 2010, sendo previsto no artigo 215, da Constituição Federal. O objetivo do Plano é “orientar o desenvolvimento de programas, projetos e ações culturais que garantam a valorização, o reconhecimento, a promoção e a preservação da diversidade cultural existente no Brasil” (BRASIL, 2010). O projeto visa estabelecer um Museu Regional em Janaúba, cuja missão é preservar a rica história da região da Serra Geral1. Este museu será fruto da colaboração entre diversos municípios do norte de Minas Gerais, servindo como um ponto de referência cultural, sendo a identificação da finalidade do museu resguardar a história da região da Serra Geral. Será composto por uma valiosa coleção de objetos materiais, meticulosamente coletados, estudados e registrados para garantir sua preservação. Uma perspectiva adicional é a integração do museu à UFVJM, onde a universidade assumirá a sua administração. Este arranjo promove uma gestão sólida e alinhada com os objetivos acadêmicos e culturais da instituição. Do ponto de vista museológico, a proposta está fundamentada em aproveitar oportunidades de equipe multidisciplinar, composta por professores, técnicos administrativos, alunos e representantes da comunidade externa. Também haverá parceria com a Academia Janaubense de Letras e Belas Artes (Alba), empresas públicas e privadas, e com demais órgãos do setor público que puderem contribuir com a organização, gestão, manutenção e fomento do museu. Além disso, este projeto está alinhado com a Política Cultural da UFVJM, que visa promover a arte e a cultura não apenas na universidade, mas também nas áreas de influência, através da interação entre diferentes formas de conhecimento, passado e presente, ciência e arte. Esta iniciativa visa enriquecer a experiência educacional e cultural de todos os envolvidos.
A presença do Museu pode incentivar a criação de programas educacionais que aproveitem a expertise acadêmica da universidade. Isso pode incluir manipulação e análises dos objetos a serem musealizados, com a intervenção por meio da limpeza, estudos catalogação das peças, pensando em sua conservção e posterior exposição. Será fomentado visitas guiadas, workshops, palestras, cursos e atividades interativas que promovam a aprendizagem, a pesquisa e a extensão. A intenção atual de criação de um museu é para que se torne instrumento de formação educacional do indivíduo (VILELA; FERREIRA, 2012). Em resumo, a criação do Museu Regional em Janaúba terá um impacto significativo na preservação da memória regional, no fortalecimento cultural, no desenvolvimento socioeconômico e na promoção do turismo cultural na região da Serra Geral. Além disso, proporcionará oportunidades de educação e pesquisa, valorizando o patrimônio histórico e cultural da comunidade.
Tendo o entendimento dessas classificações expostas, o objetivo geral deste projeto é fomentar a criação de um Museu Regional em Janaúba, consolidando-se como um centro de preservação e disseminação da rica história da região da Serra Geral, fruto da colaboração entre diversos municípios do norte de Minas Gerais. Este museu será um marco cultural, composto por uma valiosa coleção de objetos materiais, cuja coleta, estudo e registro serão conduzidos com meticulosidade para assegurar sua perene preservação. Os objetivos específicos são: • Fomentar a conservação e preservação da memória da Serra Geral, através da catalogação, classificação e guarda dos bens materiais; • Pesquisar as instruções e possibilidades de criação, organização, manutenção e fomento de um museu público embasado nas Leis e instruções sobre museus; • Construir um plano museológico e um estatuto do museu; • Proporcionar a interação da cultura, do ensino, da pesquisa e da extensão com a participação direta de estudantes e servidores da universidade nas atividades e manutenção do museu; • Possibilitar à comunidade externa à UFVJM, um ambiente de conhecimento, interação social, de lazer, cultural e histórica.
(1) Fomentar a conservação e preservação da memória da Serra Gera, com catalogação e classificação de pelo menos 80% dos bens materiais relacionados à Serra Geral e estabelecer um sistema de guarda e conservação. (2) Pesquisar as instruções e possibilidades de criação, organização, manutenção e fomento do museu, com a realização de uma revisão abrangente das leis e regulamentos pertinentes a museus no Brasil no primeiro bimestre do projeto. Identificando e analisando exemplos bem-sucedidos de museus públicos similares para extrair boas práticas e lições aprendidas. (3) Construir um plano museológico e um estatuto do museu, contanto com a elaborar um plano museológico completo até o final do primeiro semestre do projeto, com a participação de especialistas, professores e membros da comunidade. Destaca-se o desenvolvimento de um estatuto do museu que esteja em conformidade com as leis e regulamentos vigentes. (4) Fomentar a interação da cultura, do ensino, da pesquisa e da extensão com a criação do museu, integrando pelo menos dois cursos de graduação da UFVJM com atividades práticas no museu. Estabelecer parcerias com pelo menos duas instituições de pesquisa para colaborações acadêmicas relacionadas ao museu. (5) Possibilitar à comunidade externa à UFVJM um ambiente de conhecimento, interação social, de lazer, cultural e histórica. Impactos Diretos: (1) A ação contribuirá diretamente para a conservação e preservação da memória da Serra Geral. (2) O museu será um marco cultural na região, oferecendo um espaço de encontro e aprendizado sobre a história local e conexão com suas raízes. (3) Estudantes e servidores da UFVJM terão uma participação direta nas atividades e manutenção do museu. Isso promove a integração da cultura, ensino, pesquisa e extensão, enriquecendo a formação acadêmica e proporcionando uma experiência prática e enriquecedora. Impactos Indiretos: (1) A criação do Museu Regional pode ter impactos positivos no desenvolvimento turístico e socioeconômico da região. Pode se tornar um atrativo turístico (2) O museu proporcionará um ambiente propício para atividades educacionais e de pesquisa. (3) A ação valorizará o patrimônio histórico da região, promovendo um sentimento de pertencimento e orgulho na comunidade local.
O projeto seguirá várias etapas, que se constituirão desde levantamentos de dados teóricos até a constituição do museu. Para a fundamentação das discussões e criação do museu, a partir do projeto proposto, serão referenciados textos extraídos de Leis, Regulamentos, livros, artigos, e demais publicações científicas e acadêmicas que tratem de assuntos relacionados à área de museu, como sua criação, gestão, fomento, organização, e ordens legais ( (MARCONI; LAKATOS, 2017; CARVALHO JÚNIOR, 2023). As publicações de ordem Legal, coletadas por meio da pesquisa documental, servirão de base para levantamentos de informações burocráticas de criação e manutenção de um museu. A lei 11.904 e a Lei nº12.343, assim como as orientações presentes no site do Instituto Brasileiro de Museu (IBRAM, 20--) serão os norteadores maiores do projeto visto que se tratam de legislações específicas sobre museus (BRASIL, 2009; BRASIL, 2010). A metodologia de gestão de projetos também servirá de referência para a construção, desenvolvimento e gerenciamento eficiente do projeto para o museu de todas as sua atividades. A metodologia de gestão de projetos é um sistema de princípios, técnicas e procedimentos usados que contribuem para uma melhor gestão do projeto a ser desenvolvido (ASANA, 2023). Uma, dentre as diversas metodologias de gestão de projeto que existem, é a “Project Management Body of Knowledge” (PMBOK), que em Português significa Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos. Esta metodologia é um conjunto de normas, reunindo práticas eficientes no auxílio do gerenciamento de projetos. Possui 10 áreas do conhecimento da gestão, como: [...]gerenciamento do escopo; gerenciamento de integração; gerenciamento de tempo; gerenciamento de qualidade; gerenciamento de custos;gerenciamento de recursos humanos; gerenciamento de riscos; gerenciamento de comunicações; gerenciamento de aquisições; stakeholders”, que se enquadram perfeitamente na necessidade de gestão do projeto de criação do museu (SANTOS, 2018). Os membros da equipe de criação e posteriormente da equipe de manutenção do museu terão suas atividades delimitadas de acordo com a necessidade para o desenvolvimento do projeto e de acordo requisitos propostos pelo Ibram para a criação e manutenção de museus. O Ibram (20--0-) formulou uma lista de requisitos necessários para que um museu possa ser criado e que servirá de referência para a equipe: • Elaboração do projeto para a criação do museu; • Constituição da pessoa jurídica da instituição; • Criação e contratação de uma equipe interdisciplinar com caráter permanente, que deve obrigatoriamente englobar um profissional museólogo responsável pelos procedimentos técnicos da instituição; • Promulgação de um regimento interno, que tem como objetivo estabelecer as normas de funcionamento e a gestão de museus de um modo geral; • Elaboração do Plano Museológico, conforme Artigo 46º da Lei 11.904, por meio do qual serão definidos a missão, os objetivos, os públicos e os programas da instituição • questões financeiras e a gestão; • localização e estruturação; De acordo com o Plano Museológico, em seu artigo 46º, da Lei 11.904 (BRASIL, 2009), os instrumentos básicos que contribuem para definir a missão, os objetivos, o público e os programas para um museu nortearão a equipe que estruturará e colocará em prática o projeto, participando da criação à gestão do museu. Os instrumentos vão desde a estruturação do regulamento e adaptação às exigências legais até a gestão do museu, de pessoas e recursos econômicos (BRASIL, 2009). Seguindo da construção do projeto até a construção e gerenciamento do museu, os seguintes passos serão realizados: -Criação e submissão do projeto ao edital da Procarte; -Buscar parcerias público/privadas para manter financeiramente o museu, assim como apoio de fundações de apoio à cultura; -Buscar colaboração com instituições científicas; -Conseguir o espaço sede do museu através de doação ou empréstimo por órgãos públicos ou empresas privadas; -Capacitação da equipe de gestão e trabalho; -Pesquisa e coleta de objetos da região da Serra Geral a serem musealizados; -Promover o controle de diversos tipos de acervos: -Preparar as peças que serão musealizadas e farão parte do acervo, permitindo o restauro e sua conservação: -Classificar e catalogar as coleções; -Promover exposições temáticas e interativas; -Manter o ambiente controlado: temperatura e a umidade relativa para garantir a preservação adequada dos fósseis. Ilumine as exposições com iluminação adequada para proteger as peças sensíveis à luz; -Promover programas educativos ; -Divulgar o museu e as suas ações buscando assim envolvimento da comunidade.
BRASIL, 2021. Instituto Brasileiro de Museus - Ibram. https://www.gov.br/museus/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes. Acesso em 24 de out. 2023. BRASIL. Lei no 7.287, de 18 de dezembro de 1984. Dispõe sobre a Regulamentação da Profissão de Museólogo. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L7287.htm). Acesso em: 24 de out. 2023. BRASIL.Lei nº 12.343, de 2 de Dezembro de 2010. Institui o Plano Nacional de Cultura - PNC, cria o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais - SNIIC e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12343.htm. Acesso em: 24 out. 2023. CARVALHO JUNIOR, J. R. A. de. Mobilidade social e melhoria de vida de egressos cotistas das universidades federais brasileiras. 2023. 506 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023. Disponível em: https://locus.ufv.br//handle/123456789/30763. Acesso em: 09 ago. 2023. MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica.8. ed. São Paulo: Atlas, 2017. 390 p. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7237618/mod_ resource/content/1/Marina%20Marconi%2C%20Eva%20Lakatos. Acesso em 24 out. 2023. Metodologia de projetos. ASANA. Metodologias de gestão de projeto: 12 modelos populares. Maio 2023. Diaponível em: https://asana.com/pt/resources/project-management-methodologies. Acessoa em: 24 out. 2023. Rede Minas. Minuto Se Liga destaca importância dos museus para a sociedade. Disponível em: https://redeminas.tv/minuto-se-liga-destaca-importancia-dos-museus-para-a-sociedade/#:~:text=%C3%89%20um%20lugar%20que%20possibilita,cultural%2C%20gest%C3%A3o%2C%20inova%C3%A7%C3%A3o%20tecnol%C3%B3gica. Acesso em: 24 out. 2023. Santos M.O que é o PMBOK no Gerenciamento de Projetos? FM2S. Campinas, SP, 2018. . Disponível em: https://www.fm2s.com.br/blog/o-que-e-o-pmbok23. Acesso em: 24 de out. Escola Nacional de administração Pública- ENAP. EV.G-Enap. Brasília. 2023. Disponível em: https://www.escolavirtual.gov.br/catalogo?query=museu&carga_horaria=. Acesso em: 30 out. 2023.
Os estudantes universitários da UFVJM terão uma participação ativa e enriquecedora no projeto de criação do Museu Regional em Janaúba. Abaixo estão detalhados os aspectos relacionados à participação dos estudantes: (1) Formação e Contribuição para a Formação do Estudante: A participação no projeto proporcionará aos estudantes uma experiência prática e relevante na área de preservação e disseminação da história regional. Eles terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em um contexto real. Além disso, a vivência no projeto contribuirá para o desenvolvimento de habilidades como pesquisa, catalogação, organização de acervo museológico, trabalho em equipe e comunicação. Além disso, a interação com a comunidade e a prática de extensão acadêmica enriquecerão sua formação. (2) Capacitação em Metodologias do Projeto: Os estudantes serão submetidos a um treinamento específico sobre as metodologias de catalogação, classificação, manipulação e guarda de bens materiais; (3) Os estudantes participarão ativamente das reuniões de planejamento e execução do projeto, contribuindo com ideias e sugestões para o seu desenvolvimento. (4) Auxiliar na catalogação e classificação dos objetos materiais que farão parte do acervo do museu. Isso inclui a identificação, descrição e organização dos itens. (4) Acompanhamento e Avaliação: a equipe responsável pelo projeto realizará um acompanhamento contínuo do desempenho dos estudantes, fornecendo orientações e feedbacks ao longo do processo. Dessa forma, a participação dos estudantes no projeto não apenas enriquecerá a formação acadêmica, mas também contribuirá para a preservação da memória regional e para o desenvolvimento cultural e educacional da comunidade.
A cidade de Janaúba, assim como a região adjacente, carecem de espaços onde prosperem as manifestações culturais. Diante dessa carência, e do grande potencial cultural e turístico da região, o projeto está sendo elaborado. A ideia é que seja criado um museu regional, onde sejam expostos objetos que representem e contem a história e a cultura de cada cidade da Serra Geral. A UFVJM terá um papel extremamente importante, pois será a responsável direta pelo gerenciamento e funcionamento do museu. Parcerias serão firmadas buscando a manutenção econômica e legal do museu. O museu será um espaço de manifestação cultural, uma referência para a região da Serra Geral e para a população local, carente de espaços culturais. As escolas serão beneficiadas pelo museu, diante da possibilidade de estudar com os jovens um pouco da história, da cultura e da formação da região. Para as famílias e comunidade, o museu representará um espaço saudável, cultural e de educação. Já está sendo buscada um ementa parlamentar para o financiamento do museu, e o espaço de funcionamento também já está sendo sondado. O museu terá a participação da Academia Janaubense de letras e Belas Artes como gestor, juntamente com a universidade.
Público-alvo
O público que se espera será composto por: - Estudantes das escolas públicas e particulares da Serra Geral, por meio de visitas educacionais guiadas; - Estudantes das demais instituições de ensino; - Estudantes e pesquisadores de instituições de pesquisa; -Estudantes da UFVJM, campus Janaúba; - População da Serra Geral.
Municípios Atendidos
Catuti
Espinosa
Gameleiras
Jaíba
Janaúba
Mamonas
Manga
Matias Cardoso
Mato Verde
Monte Azul
Nova Porteirinha
Pai Pedro
Porteirinha
Riacho Dos Machados
Serranópolis De Minas
Verdelândia
Parcerias
Contribuir com a organização, gestão, manutenção e fomento do museu. Envolver o seu pessoal na parte burocrática e administrativa do museu. Ser uma instituição protetora e promotora do museu.
Cronograma de Atividades
Registro do projeto
Estudar das leis que regem os museus para ter fundamentação em todas as ações a serem desenvolvidas. Estar atento à alterações nas leis atuais.
Levantamento bibliográfico embasar as ações e projetos do museu
buscar parcerias público/privadas para manter financeiramente o museu, assim como apoio de fundações de apoio à cultura
Conseguir o espaço sede do museu através de doação ou empréstimo por órgãos públicos ou empresas privadas;
Capacitação da equipe de gestão e trabalho para manter o museu organizado e gerido da forma correta, de acordo as legislações vigentes.
Participar do projeto, envolvendo-se com as atividades de trabalho necessárias para manutenção do museu.
Seleção de professores acadêmicos
01/12/2023
28/02/2023
Participar do projeto, envolvendo-se com as atividades de trabalho necessárias para manutenção do museu. Acompanhar os alunos nas atividades práticas. Colaborar com a manipulação das peças.
Buscar legalizar o museu, de acordo as regras vigentes.
Criação e contratação de uma equipe interdisciplinar , que deve obrigatoriamente englobar um profissional museólogo responsável pelos procedimentos técnicos da instituição. Para o pagamento dos profissionais serão buscadas parcerias com a prefeitura da cidade ou com empresas privadas.
Promulgação de um regimento interno, que tem como objetivo estabelecer as normas de funcionamento e a gestão de museus
Elaboração do Plano Museológico, conforme Artigo 46º da Lei 11.904, por meio do qual serão definidos a missão, os objetivos, os públicos e os programas da instituição.
Pesquisa e coleta de objetos da região da Serra Geral a serem musealizados. Participação da comunidade, das escolas da região e de alunos da UFVJM.
Promover o controle e organização de diversos tipos de acervos
Preparar as peças que serão musealizadas e farão parte do acervo, permitindo o restauro e sua conservação. Necessita de pessoal especializado. Participação de professores do IECT, da Engenharia de Materiais.
Classificar e catalogar as coleções. Os discentes da universidade/ Janaúba ficarão encarregados dessa tarefa, mas serão orientados por um especialista
Promover exposições temáticas e interativas. Serão propostas atividades a serem desenvolvidas com a comunidade.
Revisão de procedimentos de manutenção e estruturação do museu