Sumário da proposta

Caminhos para a Universidade: Fortalecendo a Identidade Negra nas Escolas Públicas de Diamantina e Região

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador
  • Número de inscrição: 20241012024487527
  • Coordenador: ANA PAULA NOGUEIRA NUNES
  • Unidade de lotação: Faculdade de Ciências Básicas e da Saúde - FCBS
Caracterização da Ação
  • Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área temática principal: Direitos Humanos e Justiça
  • Área temática secundária: Educação
  • Linha de extensão: Educação Profissional
  • Abrangência: Regional
  • Gera propriedade intelectual: Sim

Membros

juliano gonçalves pereira Vice-coordenador(a)

carla da conceição de lima Voluntário(a)

bruno novelino vittoretto Voluntário(a)

ana luisa batista pimenta Voluntário(a)

érisson josé guerra dos santos Bolsista

claudia regina Voluntário(a)

andrielle ariane morais dos santos Voluntário(a)

    Resumo
  • Este projeto é vinculado ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI). O NEABI é um espaço de formação que vem sendo construído na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM com o objetivo de fomentar e discutir questões étnico-raciais e indígenas da sociedade brasileira, principalmente dos Vales de Minas Gerais, visando ao combate ao preconceito e à discriminação racial. Para ao referente Edital a ideia principal é aproximar a UFVJM de crianças e jovens negros (as), matriculados nas escolas públicas de ensino fundamental e médio do município de Diamantina-MG e região. Considerando que a nossa região tem aproximadamente 64% das pessoas autodeclaradas negras e estamos no estado com o 3º maior quantitativo de comunidades quilombolas, sobretudo na região de abrangência da UFVJM, o projto visa também trazer a discussão sobre acesso à UFVJM e as cotas socio-raciais, contribuir com a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e também trazer de forma descontraída os cientistas negros que estão ocupando seu lugar de direito na UFVJM, seja como discente, técnico ou docente.As ações contarão com a metodologia de construção compartilhada, onde ao longo da sua execução, todos os participantes terão autonomia para partilharem experiências e eventuais dúvidas, buscando uma formação coletiva, a fim de superar as práticas discriminatórias que atrapalham o acesso da juventude negra ao ensino superior. É esperado que com a realização dessas atividades não só os jovens negros e negras, nosso público alvo principal, sejam alcançados, mas também toda a comunidade acadêmica e escolar.As atividades serão acompanhadas e avaliadas de forma conjunta, por meio de reuniões regulares entre o coordenador do projeto, o bolsista e os colaboradores.

  • Palavras-chave
  • população negra, educação, racismo, acesso