Visitante
Cuidar de Quem Cuida – Integração acadêmica no cuidado ao trabalhador da saúde
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
mariana roberta lopes simoes
20251012025390489
departamento de enfermagem
Caracterização da Ação
ciências da saúde
saúde
trabalho
saúde e proteção no trabalho
local
programa universidade nas comunidades - (ufvjm&comunidades)
Sim
Membros
emiliana mara lopes simões
Voluntário(a)
maristela oliveira lara
Voluntário(a)
paulo henrique da cruz ferreira
Voluntário(a)
heloisa helena barroso
Voluntário(a)
liziane xavier santos
Voluntário(a)
danielle sandra da silva de azevedo
Vice-coordenador(a)
gabriela caroline silva medeiros
Bolsista
A presente proposta pretende integrar a universidade aos serviços de saúde e segurança ocupacional das instituições hospitalares de Diamantina de modo a contribuir para promoção da saúde dos trabalhadores e redução de agravos relacionados ao trabalho nas instituições participantes. Ao mesmo tempo, propiciar uma fonte de aprendizado prático, reflexivo e interdisciplinar para acadêmicos dos cursos da saúde e também da tecnologia da informação. O projeto surgiu da necessidade de ampliar as estratégias de cuidado com os profissionais que atuam nos serviços de saúde, reconhecendo a importância de um ambiente de trabalho saudável e seguro. Através da colaboração entre os acadêmicos e o serviço de saúde e segurança, o projeto criará um espaço de aprendizado interprofissional, onde os acadêmicos poderão aplicar seus conhecimentos teóricos em práticas reais, ao mesmo tempo em que contribuem diretamente para a melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde e da qualidade da assistência prestada por eles. São previstas ações de educação em saúde, desenvolvimento e manutenção de um banco de dados sobre a saúde dos trabalhadores, desenvolvimento de protocolos, monitoramento de agravos, assistência individualizada, realização de campanhas entre outras. Por fim, análises periódicas e um relatório final serão direcionados à gestão institucional. A ideia é que o projeto seja continuamente renovado e as ações anualmente programadas.
Saúde do trabalhador, segurança no trabalho
A saúde ocupacional é um campo fundamental no ambiente hospitalar no qual os profissionais da saúde enfrentam constantemente desafios físicos e emocionais em suas rotinas de trabalho. Pensando nisso, o projeto de extensão “Cuidar de Quem Cuida” propõe a integração de acadêmicos da área da saúde no desenvolvimento de ações voltadas à promoção da saúde e prevenção de agravos entre os trabalhadores hospitalares e propõem ações interdisciplinares que envolvam profissionais não só da área de saúde mas também da TI e da segurança no trabalho. A presente proposta nasceu a partir do diálogo em campo do estágio de docentes e profissionais do serviço de Saúde e Segurança no trabalho. É notório que a necessidade de cuidar da saúde dos trabalhadores no serviço em questão, apesar de urgente, carece de envolvimento e priorização. Neste cenário, perdem os trabalhadores e os pacientes, que são expostos a cuidados muitas vezes fragmentados e descontinuados por profissionais desmotivados e adoecidos. Neste aspecto, a ideia da parceria (serviço / Universidade) surge de modo compartilhado e possibilitará um estímulo e ao mesmo tempo um direcionamento para os profissionais que estão na rotina do serviço. Grandes são as perspectivas de longevidade deste projeto, no qual haja sempre um acadêmico que possa se beneficiar da experiência prática em um serviço com tantas especificidades. Por fim, este projeto visa ampliar as estratégias de cuidado com os trabalhadores no âmbito hospitalar, reconhecendo a importância de um ambiente de trabalho saudável e seguro para a qualidade da assistência prestada. Através da colaboração entre os acadêmicos e o serviço de saúde e segurança do hospital (SESMT), o projeto criará um espaço de aprendizado interprofissional, onde os estudantes poderão aplicar seus conhecimentos teóricos em práticas reais, ao mesmo tempo em que contribuem diretamente para a melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde da instituição e da qualidade da assistência por eles prestada. Com isso, o projeto busca não apenas aprimorar a formação acadêmica, mas também fortalecer a cultura de cuidado com quem cuida, promovendo um impacto positivo tanto no ambiente hospitalar quanto na formação dos futuros profissionais. São previstas ações de educação em saúde, desenvolvimento e manutenção de um banco de dados sobre a saúde dos trabalhadores, desenvolvimento de protocolos, monitoramento de agravos, assistência individualizada, realização de campanhas entre outras. Por fim, análises periódicas e um relatório final serão direcionados à gestão institucional. A ideia é que o projeto seja continuamente renovado e as ações anualmente programadas.
A saúde ocupacional é um campo multidisciplinar que tem como objetivo promover e proteger a saúde dos trabalhadores, assegurando que o ambiente de trabalho seja seguro e saudável (WHO, 2021). No setor da saúde, onde os trabalhadores estão constantemente expostos a riscos físicos, biológicos, químicos e psicossociais, a gestão da saúde e segurança no trabalho se torna especialmente importante para a prevenção de acidentes, doenças e para a qualidade da assistência prestada. De acordo com a Lei n° 8.080/1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde no Brasil, a saúde do trabalhador deve ser assegurada, considerando-se as peculiaridades de cada categoria profissional. No contexto hospitalar, onde a jornada de trabalho pode ser longa e desgastante, a sobrecarga física e mental dos profissionais pode ter impactos diretos na segurança do paciente e no bem-estar dos trabalhadores. O cuidado com a saúde no ambiente de trabalho envolve tanto a prevenção de doenças e acidentes quanto a promoção da qualidade. Estudos como o de Monteiro et al. (2020) indicam que ações preventivas, como programas de educação continuada e a correta utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), podem reduzir significativamente os riscos a que os profissionais estão expostos. Além disso, a ergonomia tem sido amplamente estudada no ambiente hospitalar como uma estratégia eficaz para reduzir problemas relacionados a esforços físicos excessivos e posturas inadequadas (Iida, 2016). A implementação de protocolos de movimentação segura de pacientes e o uso de tecnologias como camas hospitalares motorizadas, são exemplos de medidas que podem minimizar lesões osteomusculares nos trabalhadores da saúde. Um aspecto essencial da saúde dos trabalhadores no setor da saúde é o cuidado com o bem-estar mental. A síndrome de burnout, caracterizada por exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional, é uma das principais consequências do estresse ocupacional (Maslach et al., 2018) e tem se tornado a cada dia um problema presente nos espaços de trabalho em saúde. Os Profissionais da saúde, como enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e técnicos, lidam diariamente com múltiplos fatores de risco incluindo grandes cargas mentais de sofrimento e demandas. Temos que considerar que no ambiente hospitalar também estão os trabalhadores das equipes de apoio, tais como limpeza, hotelaria, administração entre outros que são igualmente fundamentais para que o serviço seja executado de forma adequada. Neste ambiente de trabalho destaca-se a exposição conjugada a riscos como os biológicos, os químicos, os físicos, os ergonômicos, bem como uma rotina de trabalho estressante, que podem adoecer os trabalhadores e representar prejuízos individuais e ou impactos diretos na assistência prestada. Neste sentido, cuidar da saúde de quem cuida é fundamental para manutenção da viabilidade e da qualidade dos serviços de saúde, neste caso, no âmbito hospitalar. Por fim, com objetivo de minimizar os efeitos dos riscos presentes no ambiente hospitalar na saúde dos trabalhadores, a presente proposta apresenta uma estratégia exequível e simples que deverá ser executada com a participação da universidade e do serviço de saúde e segurança da instituição. Através da colaboração entre os acadêmicos e o serviço de saúde e segurança, o projeto criará um espaço de aprendizado interprofissional, onde os acadêmicos poderão aplicar seus conhecimentos teóricos em práticas reais, ao mesmo tempo em que contribuem diretamente para a melhoria das condições de trabalho. O projeto possibilitará a participação de discentes de diferentes cursos da saúde e também da tecnologia da informação uma vez que suas ações envolvem desenvolvimento e monitorização de saúde dos trabalhadores por meio de recursos digitais. Neste sentido promovendo interdisciplinaridade desde a formação dos acadêmicos da UFVJM além de criar possibilidades para futuras pesquisas sobre o tema.
Geral: Promover saúde entre os trabalhadores da saúde no âmbito hospitalar e aprimorar a formação acadêmica. Específicos: 1. Promover ações educativas sobre prevenção de doenças ocupacionais e promoção de hábitos saudáveis. 2. Realizar campanhas de conscientização sobre ergonomia, saúde mental, estresse ocupacional e doenças relacionadas ao ambiente de trabalho. 3. Monitorar e avaliar indicadores de saúde ocupacional, proporcionando subsídios para pesquisa e para estratégias de prevenção. 4. Estimular o protagonismo acadêmico na construção de soluções para os desafios encontrados no dia a dia dos profissionais de saúde. 5. Desenvolver e implementar um protocolo de movementação segura.
Meta 1: Realizar ações educativas mensais sobre prevenção de doenças ocupacionais e promoção de saúde. - Indicadores: - Número de palestras, workshops ou rodas de conversa realizadas mensalmente; Percentual de participação dos profissionais da saúde em relação ao total de trabalhadores; Avaliação de satisfação dos participantes. - Meta: Pelo menos 1 ação educativa/mês Meta 2: Implementar campanhas anuais de conscientização sobre temas gerais de trabalho nacionais (setembro amarelo, outubro rosa.. à escolha) - Indicador: Número de campanhas realizadas por semestre. - Meta: Pelo menos 2 campanhas anuais (uma sobre ergonomia e outra sobre saúde mental). Meta 3: Desenvolver um sistema/planilha para monitoramento epidemiológico dos principais agravos entre os trabalhadores. - Indicador: Sistema de informação desenvolvido e atualizado mensalmente. - Meta quantitativa: Monitoramento da evolução de indicadores de saúde (pressão arterial, glicemia, nível de estresse entre outros). Meta 4: Planejar aconselhamentos individualizados ou em grupos, aplicar instrumento de rastreio para adoecimento mental. - Indicador: Número de aconselhamentos de saúde ocupacional realizadas. - Meta quantitativa: Avaliar pelo menos 20% dos trabalhadores do hospital a cada ano. Meta 5: Promover rodas de apoio, motivacionais ou grupos de discussão para redução das tensões e promoção da interação. - Indicador: Número de rodas de apoio realizadas. - Meta quantitativa: Realizar 1 roda de apoio ou atividade de interação entre equipe a cada 6 meses. Meta 6: Capacitar os acadêmicos envolvidos para identificar e intervir em questões de saúde ocupacional. - Indicador: Número de acadêmicos capacitados para as intervenções. - Meta quantitativa: Capacitar 100% dos acadêmicos envolvidos no projeto (bolsista e voluntários). Meta 6: Desenvolver e implementar um protocolo de movimentação segura - Indicador: Protocolo e treinamento desenvolvido - Meta quantitativa: Capacitar ao menos 50% dos trabalhadores que executam o transporte de pacientes.
A metodologia aqui proposta visa a aplicação prática das ações de extensão acadêmica no serviço de saúde ocupacional hospitalar, com o intuito de atingir os objetivos definidos. O projeto será desenvolvido em fases, promovendo ações contínuas de prevenção e promoção de saúde, além de um acompanhamento sistemático para a avaliação de resultados. 1- Seleção e Capacitação dos Acadêmicos A primeira etapa consiste na seleção dos acadêmicos da área da saúde (enfermagem, medicina, fisioterapia, entre outros que poderão manifestar interesse) e um acadêmico da área de TI (para contribuir na solução de problemas de banco de dados e organização das informações). O bolsista será selecionado conforme edital, entre os acadêmicos da área da saúde, com datas e critérios definidos nele. Porém, pretende-se incluir vários outros voluntários da saúde de modo que ocorra um rodízio diário entre os acadêmicos promovendo ações contínuas e maiores oportunidades de aprendizado. A seleção dos voluntários será baseada em critérios como interesse na área de saúde e segurança no trabalho e disponibilidade. - Capacitação Inicial: Os acadêmicos participarão de momentos de discussão teóricos e práticos sobre saúde do trabalhador, abordando temas como ergonomia, doenças ocupacionais, prevenção do estresse e saúde mental, entre outros. A capacitação será conduzida pela equipe de saúde e segurança no trabalho do hospital, com apoio de professores orientadores, no caso a coordenadora do projeto e outros participantes voluntários. - Indicador: 100% dos acadêmicos selecionados devem participar da capacitação. 2- Levantamento dos problemas de saúde entre os trabalhadores Esse levantamento será feito por meio de análise dos registros do setor de saúde ocupacional e também por um formulário on-line, a ser enviado via whatsapp aos trabalhadores. Nesta etapa o objetivo será identificar os temas prioritários e também as sugestões dos trabalhadores para ações do setor. Nesta etapa também um acadêmico de TI contribuirá com soluções tecnológicas para melhoria da qualidade e otimização das informações geradas uma vez que nos serviços não há um sistema digital de informações sobre a saúde dos trabalhadores. Indicador: banco de dados construído. 3- Planejamento das Ações Educativas As ações educativas mensais serão planejadas de forma colaborativa entre os acadêmicos, docentes e os profissionais da saúde ocupacional, com foco em temas prioritários identificados na etapa anterior. - Ações Mensais: Serão organizadas palestras, rodas de conversa, ações em locu e outras atividades que promovam a discussão e o conhecimento sobre os temas levantados na etapa inicial. - Cronograma: Será estabelecido um calendário anual de ações, prevendo pelo menos 1 ação educativa por mês, distribuída por categoria profissional. O indicador nessa etapa será a realização de pelo menos 10 ações educativas ao longo do ano. 4- Implementação das Campanhas de Conscientização Duas grandes campanhas de conscientização serão implementadas no ano, abordando temas pré-definidos no ambiente de trabalho a escolher entre setembro amarelo, outubro rosa, lavagem das mãos entre outros. As campanhas incluirão a divulgação de materiais educativos (cartazes, vídeos, folders) e atividades práticas como alongamentos coletivos e rodas de discussão sobre o tema e outros movimentos mais que modifiquem a rotina de trabalho e acrescentem leveza e momentos de socialização. - Indicador: Realização de pelo menos duas campanhas/ano, proporção de trabalhadores participantes, satisfação dos participantes. 5- Avaliações Semestrais de Saúde Ocupacional A cada semestre, será realizada uma avaliação abrangente dos trabalhadores do hospital, incluindo medição de pressão arterial, avaliação postural, nível de estresse e outros indicadores relevantes por meio da aplicação de instrumentos validados. Essas avaliações permitirão identificar precocemente problemas de saúde relacionados ao trabalho e manter atualizado dados e indicadores numéricos das condições de saúde. - Indicador: Avaliação de uma amostra de pelo menos 20% dos trabalhadores do hospital em cada semestre. 6- Acompanhamento e Avaliação O acompanhamento será feito por meio de indicadores quantitativos e qualitativos, monitorados ao longo de todo o projeto. Os indicadores serão criados e bancos de dados alimentados em relação a todas as ações realizadas e instrumentos aplicados. As avaliações serão realizadas semestralmente, com foco nos seguintes aspectos: - Avaliação dos Acadêmicos: Após cada capacitação e ação prática, será aplicada uma avaliação de desempenho dos acadêmicos, com feedback contínuo dos professores e da equipe de saúde. - Avaliação dos Trabalhadores: Os trabalhadores serão monitorados continuamente quanto aos indicadores de saúde, como redução de queixas relacionadas a doenças ocupacionais, adesão a práticas preventivas e impacto das campanhas educativas. - Satisfação dos Participantes: Ao final de cada ação, será aplicado um questionário de satisfação para os trabalhadores, buscando avaliar a relevância e o impacto das atividades. 7- Divulgação e Disseminação dos Resultados Os resultados do projeto serão apresentados em relatórios semestrais e compartilhados com a gestão hospitalar. Além disso, os dados e as conclusões serão utilizados como base para apresentações em eventos acadêmicos e publicações científicas, com o objetivo de disseminar as melhores práticas de saúde do trabalhador. A metodologia deste projeto é baseada na integração dos acadêmicos ao serviço de saúde, promovendo ações contínuas e estratégicas de promoção e prevenção, com acompanhamento rigoroso de indicadores e avaliação dos resultados. Dessa forma, busca-se impactar positivamente tanto a qualidade de vida dos trabalhadores do hospital quanto a formação prática dos acadêmicos envolvidos e a qualidade da assistência prestada.
1. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 2. IIDA, I. Ergonomia: projeto e produção. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2016. 3. MASLACH, C.; LEITER, M. P.; JACKSON, S. E. Maslach Burnout Inventory Manual. 4. ed. Palo Alto: Mind Garden, 2018. 4. MONTEIRO, M. S. S.; SILVA, R. P.; CARVALHO, T. C. Riscos ocupacionais em profissionais da saúde e estratégias de prevenção: revisão de literatura. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 45, n. 3, p. 52-60, 2020. 5. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Saúde ocupacional: proteção e promoção da saúde dos trabalhadores. Genebra: OMS, 2021. Disponível em: <https://www.who.int/occupational_health>. Acesso em: 30 set. 2024. 6. SILVA, A. L.; SOUZA, M. J.; SILVA, P. C. Exposição aos riscos ergonômicos no ambiente hospitalar: estratégias para a prevenção de doenças ocupacionais. Revista de Ergonomia e Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 28, n. 2, p. 74-83, 2020. 7. INTERNATIONAL LABOUR ORGANIZATION (ILO). Occupational safety and health in healthcare sector. Geneva: ILO, 2021. Disponível em: <https://www.ilo.org>. Acesso em: 30 set. 2024.
Os acadêmicos participarão de todo o processo de levantamento, desenvolvimento, implementação e avaliação do projeto conforme etapas previstas no método. Ao mesmo tempo, sua permanência no setor possibilitará a experiência prática do serviço e contribuirá para uma formação que integre o conhecimento teórico aprendido em sala de aula e o prático. Semanalmente será negociada uma escala de permanência dos acadêmicos no setor, sempre acompanhado por um profissional, para execução das atividades previstas. A possibilidade de participação de acadêmicos de diferentes cursos, intencionalmente, pressupõem integração e trabalho em equipe, importantes atributos dos profissionais da atualidade. Busca-se aprimorar a capacidade de reflexão teórico/prático do aluno para ampliar o conhecimento e as experiências e implementá-los nas ações no próprio campo de prática, contribuindo para o seu crescimento permanentemente. Essa é uma possibilidade construída entre serviços de saúde e a Universidade afim de estreitar laços. Além da extensão e do ensino, o projeto ensejará também propostas no campo da pesquisa, uma vez que a criação de um banco de dados e o convívio com o problema real se apresentarão como oportunidades para desenvolvimento de TCCs e outros trabalhos. Para avaliação serão realizadas visitas semanais da docente responsável para acompanhamento das atividades propostas, além de reuniões periódicas com o serviço de saúde para avaliação e ajustes necessários das atividades. Os quesitos avaliados serão: responsabilidade e comprometimento do acadêmico, assiduidade, capacidade de redação dos relatórios, desenvolvimento das etapas previstas, estudo, participação no serviço e capacidade de trabalhar em equipe.
Diante da relevância das ações propostas, sumariza-se abaixo os impactos previstos para os trabalhadores, acadêmicos e para os usuários (pacientes) dos serviços. 1. Trabalhadores da saúde do hospital e equipes de apoio (trabalhadores): Esses profissionais enfrentam, dentre outras, demandas físicas e psicológicas intensas, que podem resultar em problemas de saúde ocupacional, como lesões por esforço repetitivo, problemas relacionados à ergonomia e estresse. Para este público os benefícios seriam: - Melhoria da qualidade de vida e bem-estar: O projeto promoverá ações educativas e preventivas, proporcionando informações e ferramentas práticas para cuidar da própria saúde no ambiente de trabalho. - Prevenção de doenças ocupacionais: Através de campanhas e intervenções voltadas para ergonomia, saúde mental, gestão do estresse, entre outros, os trabalhadores serão incentivados a adotar práticas mais seguras e saudáveis. - Redução do absenteísmo: O cuidado preventivo e as ações de promoção da saúde podem diminuir o afastamento por doenças. - Apoio emocional e psicológico: O projeto incluirá abordagens que promovam a interação social e que favoreceram a saúde mental dos trabalhores. 2. Acadêmicos da área da saúde (envolvidos no projeto): Estudantes das áreas de enfermagem, medicina, fisioterapia e outros cursos da saúde, bem como da tecnologia da informação poderão participar. Na formação acadêmica o projeto contribuirá para: - Desenvolvimento acadêmico e profissional: Os acadêmicos terão a oportunidade de aplicar o conhecimento teórico em um contexto prático, interagindo diretamente com a equipe de saúde e segurança no trabalho e os trabalhadores do hospital. -Fortalecimento das competências interprofissionais: A participação no projeto permitirá que os estudantes desenvolvam habilidades como trabalho em equipe, liderança, comunicação e tomada de decisão em contextos reais. - Maior consciência sobre a saúde do trabalhador: Ao lidar diretamente com os desafios e a prevenção de problemas ocupacionais, os acadêmicos ganharão uma visão mais ampla sobre a importância da saúde do trabalhador. - Impacto social e comunitário: Através de ações diretas no ambiente de trabalho, os acadêmicos contribuirão ativamente para a melhoria das condições laborais, o que gera um impacto positivo tanto para os trabalhadores quanto para a instituição hospitalar. 3 – Pacientes assistidos no serviço - Melhoria da qualidade da assistência: trabalhadores menos adoecidos e mais motivados executarão uma assistência mais humanizada e de qualidade. Assim, o projeto tem um caráter amplo de impacto: ao mesmo tempo que oferece apoio e melhoria na qualidade de vida dos profissionais de saúde, desenvolve nos estudantes competências cruciais para sua formação e atuação futura resultando em uma assistência mais qualificada e humanizada para os pacientes da instituição.
Público-alvo
Profissionais da saúde do hospital (médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, nutricionistas... ) e equipes de apoio (trabalhadores da limpeza, hotelaria, administração): Esses profissionais, em torno de 600, além dos riscos biológicos e químicos, enfrentam demandas físicas e psicológicas intensas, que podem resultar em problemas de saúde ocupacional, como lesões por esforço repetitivo, problemas relacionados à ergonomia e estresse.
Estudantes das áreas de enfermagem, medicina, fisioterapia e ou outros cursos da saúde poderão participar. Poderão participar também estudantes de cursos da tecnologia da informação, para apoio na organização dos bancos de dados. Os estudantes deverão estar com pelo menos 30% do curso realizado.
Os pacientes assistidos pelos profissionais de saúde com certeza sofrerão impactos através de uma assistência mais humanizada e de qualidade. Os impactos podem ser considerados indiretos mais são extremamente relevantes e pertinentes.
Municípios Atendidos
Diamantina
Parcerias
A instituição parceira será o local onde a extensão será desenvolvida. Todas as ações propostas serão desenvolvidas em parceria com o serviço e com a anuência da coordenação do serviço na instituição. O Local será os espaços de convivência do hospital e a participação estará aberta a toda comunidade de trabalhadores da instituição.
Cronograma de Atividades
A primeira etapa consiste na seleção dos acadêmicos da área da saúde (enfermagem, medicina, fisioterapia, entre outros que poderão manifestar interesse). O bolsista será selecionado conforme edital, com datas e critérios definidos nele. Porém, pretende-se incluir voluntários de modo que ocorra um rodízio diário entre os acadêmicos promovendo ações contínuas e maiores oportunidades de aprendizado. A seleção dos voluntários será baseada em critérios como interesse na área de saúde ocupacional e disponibilidade. Será selecionado também um voluntário da área de tecnologia da informação, para ajudar na otimização dos dados. - Capacitação Inicial: Os acadêmicos participarão de momentos de discussão teóricos e práticos sobre saúde ocupacional, abordando temas como ergonomia, doenças ocupacionais, prevenção do estresse e saúde mental, entre outros. A capacitação será conduzida pela equipe de saúde ocupacional do hospital, com apoio de professores orientadores, no caso a coordenadora do projeto e outros participantes voluntários.
Esse levantamento será feito por meio de análise dos registros do setor de saúde ocupacional e também por um formulário on-line, a ser enviado via whatsapp aos trabalhadores. Nesta etapa o objetivo será identificar os temas prioritários e também as sugestões dos trabalhadores para ações do setor.
Serão organizadas palestras, rodas de conversa, ações in locu e outras atividades que promovam a discussão e o conhecimento sobre os temas levantados na etapa inicial. - Cronograma: Será estabelecido um calendário anual de ações, prevendo pelo menos 1 ação educativa por mês, distribuída por categoria profissional. O indicador nessa etapa será a realização de pelo menos 10 ações educativas ao longo do ano.
Duas grandes campanhas de conscientização serão implementadas no ano, abordando temas pré-definidos no ambiente de trabalho a escolher entre setembro amarelo, outubro rosa, lavagem das mãos entre outros. As campanhas incluirão a divulgação de materiais educativos (cartazes, vídeos, folders) e atividades práticas como alongamentos coletivos e rodas de discussão sobre o tema e outros movimentos mais que modifiquem a rotina de trabalho e acrescentem leveza e momentos de socialização.
A cada semestre, será realizada uma avaliação abrangente dos trabalhadores do hospital, incluindo medição de pressão arterial, avaliação postural, nível de estresse e outros indicadores relevantes por meio da aplicação de instrumentos validados. Essas avaliações permitirão identificar precocemente problemas de saúde relacionados ao trabalho e manter atualizado dados e indicadores numéricos das condições de saúde. O indicador desta etapa será avaliar uma amostra de pelo menos 20% dos trabalhadores do hospital em cada semestre.
Desenvolver um protocolo de movimentação segura e apresentar para a gestão institucional. Sendo aprovado passar para a etapa de treinamento.
O acompanhamento será feito por meio de indicadores quantitativos e qualitativos, monitorados ao longo de todo o projeto. Os indicadores serão criados e bancos de dados alimentados em relação a todas as ações realizadas e instrumentos aplicados. As avaliações serão realizadas semestralmente, com foco nos seguintes aspectos: - Avaliação dos Acadêmicos: Após cada capacitação e ação prática, será aplicada uma avaliação de desempenho dos acadêmicos, com feedback contínuo dos professores e da equipe de saúde ocupacional. - Avaliação dos Trabalhadores: Os trabalhadores serão monitorados continuamente quanto aos indicadores de saúde ocupacional, como redução de queixas relacionadas a doenças ocupacionais, adesão a práticas preventivas e impacto das campanhas educativas. - Satisfação dos Participantes: Ao final de cada ação, será aplicado um questionário de satisfação para os trabalhadores, buscando avaliar a relevância e o impacto das atividades.
Os resultados do projeto serão apresentados em relatórios anuais e compartilhados com a gestão hospitalar. Além disso, os dados e as conclusões serão utilizados como base para apresentações em eventos acadêmicos e publicações científicas, com o objetivo de disseminar as melhores práticas de saúde ocupacional.