Visitante
Promovendo a Ciência e Tecnologia: potencializando as oportunidades e o conhecimento da sociedade acadêmica e diamantinense
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
tiago mendes
202510120252291075
instituto de ciência e tecnologia
Caracterização da Ação
engenharias
comunicação
educação
comunicação estratégica
local
programa de educação tutorial - pet 'estratégias para diminuir a retenção e a evasão na ufvjm, campi i e jk"
Não
Membros
josé ricardo ferreira oliveira
Vice-coordenador(a)
leida calegário de oliveira
Voluntário(a)
josé david baron pinilla
Voluntário(a)
amanda aparecida alves silva
Voluntário(a)
ana laura aparecida santos figueiredo
Voluntário(a)
raiene almeida de lima
Voluntário(a)
walisson de matos barbosa
Voluntário(a)
rafael drumond lopes
Voluntário(a)
felipe augusto da silva ferreira
Voluntário(a)
micael aloísio lourenço ruas
Voluntário(a)
kelly deliany santos oliveira
Voluntário(a)
ciro auzanio pereira da silva
Voluntário(a)
eloi martins grossi pires
Voluntário(a)
fernando eduardo cavalcante filho
Voluntário(a)
daniel júnio figueiredo soares
Voluntário(a)
nathan cordeiro neiva
Voluntário(a)
ana clara oliveira nascimento silveira
Bolsista
O projeto "Promovendo a Ciência e Tecnologia: potencializando as oportunidades e o conhecimento da sociedade acadêmica e diamantinense" visa superar a falta de informações sobre os cursos de graduação em exatas, especialmente nas áreas de física, matemática, química e afins, aproximando a ciência e tecnologia do público em geral. A proposta se baseia no lema de Esopo: "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar". As equipes discentes dos cursos de engenharia do ICT - Instituto de Ciência e Tecnologia da UFVJM têm desempenhado um papel crucial na formação acadêmica e didática, criando um ambiente propício ao desenvolvimento interpessoal e educacional. O projeto alcançou seu objetivo principal de proporcionar aos educadores e estudantes do ensino básico e médio a oportunidade de interagir com as áreas tecnológicas, ampliando seu interesse pelas engenharias e fortalecendo a formação dos discentes da universidade. Estabeleceu-se uma sólida conexão entre a universidade e as escolas de Diamantina, com materiais educacionais focados em ciência e tecnologia. Atividades como cursos, minicursos, oficinas, workshops, tutoriais e palestras facilitaram a compreensão de conceitos complexos, promovendo a disseminação do conhecimento de forma prática e contextualizada. Além disso, o projeto tem contribuído para o combate à desinformação e às fake news, promovendo uma educação baseada em evidências científicas. Essa integração não apenas fortaleceu o projeto de extensão, mas também promoveu uma troca enriquecedora de conhecimentos entre a universidade e a comunidade escolar. A continuidade do projeto é motivada pelos impactos positivos já alcançados e pela necessidade de expandir esse modelo de sucesso, permitindo que mais estudantes e escolas se beneficiem das iniciativas propostas. Para a nova fase, planeja-se ampliar as parcerias e introduzir novas abordagens pedagógicas, como o uso de tecnologias educacionais inovadoras e a integração com o novo currículo do ensino médio. O projeto também se alinha com planos de desenvolvimento integrado que visam inovação digital na educação, preparando os alunos para as demandas do mundo contemporâneo, onde a ciência e a tecnologia desempenham um papel cada vez mais importante. Isso pode ajudar a formar uma geração de jovens mais capacitados e interessados em ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do país. Neste contexto, o projeto visa: a) Elaborar e conceber conteúdos de informação, formação e capacitação para diversos setores da sociedade; b) Promover a interação entre a universidade e a população de Diamantina e região; c) Estimular a busca pelo conhecimento, sem distinção de níveis. As metas a serem atingidas consistem em: a) Despertar a curiosidade dos alunos do ensino básico e médio pela área de inovação e tecnologia; b) Ampliar a capacidade da sociedade em lidar com novas tecnologias; c) Desenvolver materiais acessíveis online, como tutoriais e minicursos; d) Promover ações e atividades nas redes sociais do ICT. Para isso, o projeto será dividido em etapas que incluem capacitação dos participantes, pesquisa sobre escolas de ensino básico e médio, elaboração de material, apresentações, divulgação nas redes sociais e avaliação da performance dos discentes de extensão. Também está prevista a elaboração de relatórios e a continuidade do projeto com base nos resultados alcançados. A continuidade do projeto não só visa fortalecer as conquistas já realizadas, mas também expandir seu alcance e impacto, conectando ainda mais a universidade à sociedade e estimulando o interesse nas áreas de exatas. Além disso, busca reduzir a evasão nos cursos de engenharia e contribuir para o desenvolvimento sustentável local e regional.
Capacitação Tecnológica, Educação Inclusiva e Sustentável, Combate a Desinfomação, Ensino Prático, Motivação Estudantil, Redução de Evasão.
O projeto "Promovendo a Ciência e Tecnologia: potencializando as oportunidades e o conhecimento da sociedade acadêmica e diamantinense" tem como objetivo superar a falta de informações sobre cursos de graduação em áreas de exatas, aproximando a ciência e a tecnologia do público em geral. Inspirado no lema de Esopo, o projeto busca criar um ciclo contínuo de aprendizado e crescimento, envolvendo pesquisadores, docentes, discentes, técnicos administrativos, professores e alunos do ensino básico e médio e a comunidade de Diamantina e região em geral. O projeto pretende: Objetivos: a) Criar conteúdos informativos e de capacitação para diversos setores da sociedade. b) Promover uma educação baseada em evidências científicas. c) Combater as desinformação e as fake news. d) Facilitar a interação entre a universidade e a população de Diamantina e região. e) Incentivar a busca pelo conhecimento sem restrição de nível e idade. f) Alinhar o projeto com a inovação digital na educação. g) Preparar pessoas para as demandas do mundo contemporâneo. Metas: a) Estimular a curiosidade dos alunos do ensino básico e médio por inovação e tecnologia. b) Expandir a capacidade da sociedade para lidar com novas tecnologias. c) Desenvolver materiais acessíveis, tanto físicos quanto online, como cursos, minicursos, oficinas, workshops, tutoriais e palestras. d) Realizar ações e atividades nas escolas de ensino básico e médio e nas redes sociais do ICT - Instituto de Ciência e Tecnologia/UFVJM. e) Enriquecer o novo currículo do ensino básico e médio com experiências práticas e conteúdos inovadores. f) Expandir as parcerias e introduzir novas abordagens pedagógicas, permitindo que mais estudantes e escolas se beneficiem das iniciativas propostas. f) Contribuir para a redução da evasão nos cursos de engenharia, promovendo a inclusão de conhecimento científico e tecnológico e estimulando o interesse nas áreas de exatas. O projeto será implementado em etapas, incluindo a capacitação dos participantes, pesquisa nas escolas de ensino básico e médio, desenvolvimento de materiais, apresentações, divulgação em plataformas físicas e online, e avaliação do desempenho dos envolvidos. Além disso, prevê a elaboração de relatórios e a continuidade das atividades com base nos resultados obtidos. O objetivo final é promover a inclusão do conhecimento científico e tecnológico, fortalecer a conexão entre a universidade e a sociedade, aumentar o interesse por cursos de engenharia e reduzir a evasão, contribuindo para o desenvolvimento sustentável local e regional.
A educação em ciências exatas enfrenta desafios significativos no Brasil, evidenciados pela baixa procura e alta taxa de evasão nos cursos dessas áreas. A falta de informação e incentivo adequado muitas vezes afasta potenciais estudantes, impactando negativamente o desenvolvimento científico e tecnológico do país (Silva e Souza, 2020). Neste contexto, o projeto "Promovendo a Ciência e Tecnologia" surge como uma iniciativa essencial para aproximar a ciência e a tecnologia da comunidade acadêmica e da população de Diamantina. Caracterização do Objeto da Ação Extensionista: • Objeto: A ação extensionista visa promover a ciência e a tecnologia junto à sociedade acadêmica e à comunidade de Diamantina, especialmente focando nos alunos do ensino básico e médio. • Contexto: A educação está imersa na era digital, o que torna fundamental transformar tecnologias em ferramentas educacionais. Além disso, a proposta se alinha com planos de desenvolvimento integrado que visam inovação digital na educação e ampliação do acesso ao ensino técnico e profissionalizante. • Público-Alvo: Alunos do ensino básico e médio, graduandos, professores e a comunidade em geral. • Metodologia: Através de ações como capacitação, elaboração de materiais educacionais, uso de redes sociais para divulgação e promoção de atividades práticas, o projeto busca despertar o interesse pela ciência e tecnologia. A proposta é fundamentada na necessidade de criar um ambiente educacional inclusivo e acessível, que valorize a troca de conhecimentos entre a universidade e a sociedade. Inspirado pelo lema de Esopo, "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar", o projeto busca romper barreiras educacionais e promover um ciclo contínuo de aprendizado. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é uma diretriz central, integrando essas dimensões para enriquecer a experiência educacional (Demo, 2002). A crescente demanda por inovação e capacitação tecnológica na educação básica e superior requer esforços contínuos para transformar ferramentas digitais em recursos educacionais eficazes. A era digital oferece novas possibilidades de apresentação e disseminação de conhecimento, mas muitos educadores ainda não exploram plenamente essas oportunidades devido à falta de treinamento e receio de se afastarem do ensino tradicional (Saviani, 2008). Essa lacuna é especialmente evidente em disciplinas de ciências exatas, onde a desmotivação dos alunos é comum, resultando em dificuldades de permanência e altas taxas de evasão principalmente nos cursos de engenharia. A desinformação e as fake news representam desafios significativos para a sociedade contemporânea, especialmente no contexto educacional. A promoção de uma educação baseada em evidências científicas é essencial para combater esses problemas. Segundo um relatório da UNESCO (2023), a alfabetização midiática e informacional é crucial para capacitar os cidadãos a discernirem informações verídicas das falsas, promovendo uma sociedade mais bem informada e crítica (UNESCO, 2023). Projetos que incentivam o pensamento crítico e a educação científica, como o "Promovendo a Ciência e Tecnologia", são fundamentais para mitigar os efeitos da desinformação. Como parte das ações já realizadas pelo projeto, as equipes discentes, como a AeroVale Aerodesign, disponibilizaram uma série de materiais de capacitação em áreas como Laminação, Soldagem, Scilab, Ftool: Análise Estrutural, Elétrica Residencial, FEMAP: Análise Estrutural, Solidworks e Canva. A equipe de robótica StarkBotz também contribuiu significativamente, fornecendo ferramentas adicionais para essas capacitações. Esse esforço colaborativo tem sido crucial para o crescimento do projeto de extensão, ampliando seu alcance e impacto. Além disso, foi elaborado um documento que relaciona as equipes vinculadas ao Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UFVJM com as disciplinas da nova grade curricular do ensino médio na Escola Estadual Professor Gabriel Mandacaru. Essa análise revelou que componentes curriculares como Tecnologia e Inovação podem ser auxiliadas por diferentes equipes, cada uma trazendo perspectivas únicas que enriquecem o aprendizado dos alunos e professores. Especificamente, as contribuições incluem: • PET - Estratégias Para Diminuir a Retenção e Evasão na UFVJM: Abordando Áreas Humanas, Biológicas e Exatas. • Equipe Gama: Focada em Pensamento Estratégico, Introdução ao Mundo do Trabalho, Práticas Comunicativas e Criativas, Identidades e Juventudes e Projeto de Vida. • Equipes AeroVale Aerodesign, Baja Espinhaço, Fórmula Real Racing, StarkBotz e Cervejaria Escola: Contribuindo para Tecnologia e Inovação. • Equipe Avanço - Projetos e Consultoria: Atuando em Humanidades para Economia e Trabalho. • Equipe EPEQ - Escola Piloto de Eng. Química: Envolvida em Saberes e Investigação da Natureza. • Equipe StarkBotz: Envolvida em Robótica e Jovens e o Mundo Digital. • Equipe Astrovale: Focada em Astronomia. • Equipe LACET - Liga Acadêmica de Ciência e Tecnologia: Oferecendo capacitação sobre Canva. A parceria entre as equipes discentes do ICT e a Escola Estadual Professor Gabriel Mandacaru não apenas fortalece o projeto de extensão, mas também promove uma troca enriquecedora de conhecimentos e experiências entre a universidade e a comunidade escolar. Essa interação tem permitido a identificação e resolução conjunta de problemas locais e a troca de conhecimentos e serviços, promovendo um ambiente de aprendizado mútuo (Vygotsky, 1984). Além disso, a inovação digital na educação é uma prioridade em planos de desenvolvimento integrados. De acordo com o relatório "Digital Education Action Plan 2021-2027" da Comissão Europeia, a transformação digital é essencial para preparar os alunos para as demandas do futuro, promovendo habilidades digitais avançadas e integrando tecnologias emergentes no processo educacional (European Commission, 2020). Alinhar-se com esses planos garante que o projeto esteja na vanguarda das iniciativas educacionais, proporcionando aos alunos ferramentas modernas e eficazes para o aprendizado. O projeto visa não apenas enriquecer o currículo do ensino básico e médio com experiências práticas e pensamento crítico, mas também preparar os alunos para as demandas do mundo contemporâneo, onde a ciência e a tecnologia são cada vez mais predominantes. A interdisciplinaridade é um aspecto central, envolvendo diversas áreas do conhecimento para abordar os desafios educacionais de forma holística (Morin, 2000). A continuidade do projeto é essencial para consolidar os resultados positivos já alcançados e expandir seu impacto. A manutenção e ampliação das atividades são justificadas pela necessidade contínua de superar barreiras educacionais e sociais, garantindo que o conhecimento científico e tecnológico seja acessível e relevante para todos os segmentos da sociedade. O projeto proposto está alinhado com as diretrizes do Regulamento de Ações de Extensão da UFVJM, especialmente nas áreas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Tecnológica. O projeto também está alinhado com o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado 2019-2030 (Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, 2019) e o Plano Integrado de Desenvolvimento do Norte e Nordeste (Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, 2021), que destacam a importância de estratégias de inovação digital e a ampliação do acesso ao ensino técnico e profissionalizante. Portanto, este projeto não só responde a uma necessidade educacional urgente, mas também fortalece a conexão entre a universidade e a sociedade, incentivando o interesse em áreas de exatas e contribuindo para o progresso científico e tecnológico do país.
O objetivo geral do projeto "Promovendo a Ciência e Tecnologia: potencializando as oportunidades e o conhecimento da sociedade acadêmica e diamantinense" é elaborar e conceber conteúdos diversos de informação, formação e capacitação para os mais variados setores da sociedade. O projeto visa promover o encontro do conhecimento acadêmico com as diversas camadas da população de Diamantina, estabelecendo uma extensão imediata e eficaz da universidade para a sociedade diamantinense como um todo. Para atingir este objetivo geral, propõem-se os seguintes objetivos específicos: 1. Integrar a Extensão nos Cursos de Engenharia: Encontrar maneiras e formas de trabalhar a extensão nos cursos de graduação em engenharia ofertados pelo ICT - Instituto de Ciência e Tecnologia, incentivando e ajudando a encontrar aspectos extensionistas em todos os componentes curriculares. 2. Fomentar a Extensão Universitária: Promover a extensão universitária para os diversos setores da sociedade, ampliando a interação entre docentes, discentes e técnicos administrativos do ICT e os professores e alunos do ensino básico e médio e sociedade geral de Diamantina. 3. Dialogar com a Sociedade: Estabelecer um diálogo contínuo com a sociedade sobre seus desejos, ambições, demandas e necessidades, ampliando os horizontes para a busca do conhecimento sem distinção de níveis. 4. Contribuir para o Desenvolvimento Humano e Econômico: Aumentar o capital humano e a produtividade no trabalho sem distinção de categoria, estimulando a escolarização e apresentando as possibilidades de formação no cenário local. 5. Fomentar o Desenvolvimento Sustentável: Contribuir para uma mão-de-obra qualificada e comprometida ambientalmente, gerando consonância entre a universidade e a sociedade. 6. Combater a Desinformação e Fake News: Promover a educação baseada em evidências científicas para capacitar a comunidade a identificar e combater a desinformação e as fakes news, fortalecendo o pensamento crítico e a alfabetização midiática. 7. Capacitação Digital: Desenvolver habilidades digitais entre estudantes e a comunidade em geral, transformando ferramentas digitais em recursos educacionais eficazes e preparando os indivíduos para as demandas tecnológicas do mercado de trabalho contemporâneo.
Para alcançar os objetivos propostos, o projeto estabelece as seguintes metas: • Despertar a Curiosidade: Estimular a curiosidade dos alunos do ensino básico e médio pela área de inovação e tecnologia, promovendo ações e atividades nas escolas e nas redes sociais do ICT. Indicador numérico: Número de atividades realizadas e número de alunos participantes. • Ampliar a Capacidade Tecnológica: Expandir a capacidade da sociedade para lidar com novas tecnologias através do desenvolvimento de materiais acessíveis, tanto físicos quanto online, como cursos, minicursos, oficinas, workshops, tutoriais e palestras. Indicador numérico: Quantidade de materiais desenvolvidos e número de participantes nos cursos e oficinas. • Enriquecer o Currículo Escolar: Enriquecer o novo currículo do ensino básico e médio com experiências práticas e conteúdos inovadores, facilitando a compreensão de conceitos complexos. Indicador numérico: Número de novas atividades curriculares implementadas e feedback dos alunos e professores sobre a eficácia das novas práticas. • Promover a Continuidade e Expansão: Implementar o projeto em etapas, incluindo capacitação dos participantes, pesquisa nas escolas de ensino básico e médio, desenvolvimento de materiais, apresentações, divulgação em plataformas físicas e online, e avaliação do desempenho dos envolvidos. A continuidade do projeto será baseada nos resultados obtidos, com a elaboração de relatórios para guiarem futuras ações. Indicador numérico: Número de relatórios elaborados e quantidade de melhorias implementadas com base nos resultados obtidos. • Combater a Desinformação e Fake News: Desenvolver iniciativas educacionais que ensinem alunos e a comunidade a identificar e combater a desinformação, promovendo a alfabetização midiática e o pensamento crítico por meio de workshops e campanhas informativas. Indicador numérico: Número de workshops e campanhas realizadas e avaliações de conhecimento pré e pós-atividades. • Capacitação Digital: Oferecer treinamentos e recursos que desenvolvam competências digitais essenciais, preparando os participantes para utilizar ferramentas tecnológicas de forma eficaz no ambiente educacional e no mercado de trabalho. Indicador numérico: Número de treinamentos oferecidos, número de participantes e avaliação de competências adquiridas. As metas estabelecidas visam, de forma direta ou indireta, ampliar as oportunidades e o conhecimento da sociedade acadêmica e da comunidade de Diamantina e região. Elas promovem a contextualização regional e oferecem oportunidades, formação e habilidades essenciais para o sucesso profissional. Isso beneficia engenheiros formados pelo ICT, alunos do ensino básico e médio, técnicos e profissionais em geral que desejam se especializar e aprimorar seus conhecimentos. O projeto também incentiva o debate de ideias entre pesquisadores, docentes e técnicos administrativos do ICT, com o objetivo de alcançar esses resultados. Além de consolidar as conquistas já obtidas, o projeto busca expandir seu alcance e impacto, conectando a universidade ainda mais à sociedade e estimulando o interesse nas áreas de exatas. Ademais, tem como objetivo reduzir a evasão nos cursos de engenharia e contribuir para o desenvolvimento sustentável local e regional.
1ª Etapa: Capacitação dos discentes de extensão pelo coordenador e demais participantes do projeto. Nesta fase, serão introduzidos conceitos técnicos relacionados a aspectos de ciência e tecnologia. Devido à natureza interdisciplinar desses conceitos, será promovido o intercâmbio de informações entre os discentes de extensão e os demais participantes do projeto. 2ª Etapa: Realização de uma pesquisa sobre as escolas de ensino básico e médio em Diamantina e região, com o objetivo de fazer um levantamento para a implementação do projeto. Serão realizadas visitas às escolas para uma consulta inicial com os professores e alunos, a fim de avaliar o conhecimento deles sobre os cursos de engenharia da UFVJM. 3ª Etapa: Desenvolvimento de estratégias de divulgação do projeto de extensão, utilizando visitas, materiais físicos, redes sociais e outros meios de comunicação. 4ª Etapa: Construção das ferramentas necessárias para a execução das atividades, incluindo cursos, minicursos, oficinas, workshops, tutoriais e palestras a serem realizadas nas escolas. Além disso, será iniciada a divulgação do projeto nas redes sociais do ICT. 5ª Etapa: Apresentação inicial do projeto de extensão aos alunos do ensino básico e médio e divulgação das redes sociais do ICT. 6ª Etapa: Avaliação da performance dos discentes de extensão no desenvolvimento do material de apresentação do projeto, com o objetivo de verificar sua evolução desde o início. Será fornecido um relatório das atividades, identificando possíveis falhas e propondo melhorias. 7ª Etapa: Elaboração de materiais físicos (como material de apoio, tutoriais e etc.) e virtuais (como posts, vídeos e etc.) sobre aspectos relacionados a ciência e tecnologia. 8ª Etapa: Elaboração de um relatório sobre novas atividades a serem realizadas, com base nos resultados preliminares já alcançados. 9ª Etapa: Distribuição dos materiais físicos e virtuais aos professores e alunos das escolas selecionadas, através das redes sociais do ICT, abordando aspectos relacionados a ciência e tecnologia. 10ª Etapa: Elaboração do relatório final pelos discentes de extensão, contendo as principais informações sobre o projeto de extensão, resultados alcançados e propostas para atividades futuras e continuidade do projeto.
Demo, Pedro. (2002). Educação e Qualidade: A Prática Educativa e a Avaliação como Mediação Qualitativa. Campinas: Autores Associados. European Commission. (2020). Digital Education Action Plan 2021-2027: Resetting education and training for the digital age. Disponível em: https://ec.europa.eu/education/education-in-the-eu/digital-education-action-plan_en (Acessado em 26 de setembro de 2024). Morin, Edgar. (2000). Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez. Saviani, Dermeval. (2008). Escola e Democracia. Campinas: Autores Associados. Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. (2019). Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado 2019 - 2030. Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. (2021). Plano Integrado de Desenvolvimento do Norte e Nordeste. Disponível em: [link]. Acesso em: http://www.idene.mg.gov.br/index.php?option=com_gmg&controller=document&id= 212-plano-integrado-de-desenvolvimento-do-norte-e-nordeste&task=download [25/09/2024]. Silva, João & Souza, Maria. (2020). Desafios e Perspectivas da Educação em Ciências Exatas no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Acadêmica. UNESCO. (2023). Media and Information Literacy: A Critical Approach to Combating Disinformation. Disponível em: https://www.unesco.org/en/articles/media-and-information-literacy-critical-approach-combating-disinformation (Acessado em 26 de setembro de 2024). Vygotsky, Lev. (1984). A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes.
Os discentes de extensão serão responsáveis pelas seguintes atividades: • Pesquisa sobre escolas de ensino básico e médio da cidade de Diamantina e região; • Levantamento das estratégias de divulgação do projeto de extensão utilizando de visistas, materiais físicos, as redes sociais e outros meios de comunicação; • Construção das ferramentas para a realização dos cursos, minicursos, oficinas, workshops, tutoriais e palestras a serem realizadas nas escolas; • Divulgação do projeto por meio das redes sociais do ICT; • Apresentação inicial do projeto de extensão aos professores e alunos do ensino básico e médio; • Elaboração dos materiais físicos (material de apoio, tutoriais e etc.) e virtuais (posts, vídeos e etc.) sobre ciência e tecnologia; • Elaboração de um relatório sobre novas atividades a serem realizadas com base nos resultados preliminares já alcançados; • Fornecimento dos materiais físicos (material de apoio, tutoriais e etc.) e virtuais por meio das redes sociais do ICT (posts, vídeos e etc.) aos professores e alunos do ensino básico e médio referente a a aspectos de ciência e tecnologia. Com a finalidade de executar as atividades propostas, os discentes de extensão irão contar com a orientação do coordenador e demais participantes do projeto proposto. A atuação do Bolsista de Extensão no presente projeto de extensão irá promover a sua capacitação principalmente no que se refere à exposição ao público. Condição essa que provavelmente esse discente estará exposto em sua vida profissional.
A proposta apresenta relevância significativa nos seguintes aspectos: Superação da Falta de Informações: A iniciativa aborda um problema real ao superar a falta de informações sobre cursos de graduação em exatas, tornando essas opções mais acessíveis e atraentes para potenciais interessados. Além de integrar pesquisadores, docentes, discentes e técnicos administrativos no auxílio dos professores resposáveis pelos novos componentes curriculares propostos pelo novo ensino básico e médio. Inclusão e Acessibilidade: A busca por um ambiente inclusivo e acessível é crucial para promover a participação de uma ampla gama de pessoas na ciência e tecnologia, alinhando-se com princípios de equidade educacional. Aprendizado Mútuo: O projeto promove o conceito de que todos podem aprender e ensinar, criando um ciclo de aprendizado e crescimento que beneficia pesquisadores, docentes, discentes e técnicos administrativos. Adaptação à era Digital: A adaptação ao uso de tecnologias como ferramentas educacionais é essencial, considerando a importância crescente da educação digital. Alinhamento com Planos de Desenvolvimento: A proposta está alinhada com planos de desenvolvimento que visam inovação digital na educação e ampliação do acesso aos aspectos relacionados a ciência e tecnologia, apoiando políticas educacionais de âmbito nacional. Preparação para o Futuro: A ênfase em experiências práticas e pensamento crítico prepara os alunos para as demandas do mundo contemporâneo, onde os aspactos relacionados a ciência e tecnologia são cada vez mais centrais. Contribuição ao Desenvolvimento Local e Regional: O projeto pode ajudar a formar uma geração mais capacitada e interessada em ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento local e regional em áreas de grande relevância. Combate à Desinformação e Fake News: Ao promover uma educação baseada em evidências científicas, o projeto contribui significativamente para o combate à desinformação, capacitando estudantes e a comunidade a discernir informações confiáveis. Capacitação Digital: A proposta inclui a capacitação digital dos participantes, preparando-os para utilizar de forma eficaz as ferramentas tecnológicas no ambiente educacional e no mercado de trabalho. Fortalecimento da Conexão Universidade-Comunidade: A sólida conexão estabelecida entre a universidade e as escolas de Diamantina e região fortalece a troca de conhecimentos e experiências, enriquecendo tanto o ambiente acadêmico quanto a comunidade local e regional. Observações: A proposta enfatiza a importância da inclusão de conhecimento científico e tecnológico, mas deve garantir que a abordagem seja verdadeiramente inclusiva, levando em consideração a diversidade de backgrounds e necessidades dos participantes. A ênfase nas redes sociais e no conteúdo online relevante para alcançar um público amplo, mas é importante garantir que os materiais sejam acessíveis e de qualidade. A continuidade do projeto com base nos resultados é essencial para que o impacto seja sustentável e duradouro. A ênfase na redução da evasão nos cursos de engenharia é louvável, mas também pode ser benéfica explorar formas de diversificar as áreas de estudo em ciência e tecnologia para atender a uma variedade de interesses, principalmente no ensino básico e médio. A colaboração e parceria com escolas de ensino básico e médio e outras instituições educacionais locais e regionais são fundamentais para o sucesso da iniciativa. O acompanhamento e treinamento adequado de tecnologias educacionais inovadoras para professores e estudantes garante que todos possam utilizar essas ferramentas de maneira eficaz e produtiva. No geral, a proposta demonstra uma abordagem abrangente e promissora para promover a ciência e tecnologia, incentivando o aprendizado e o crescimento, bem como contribuindo para o desenvolvimento educacional e socioeconômico local e regional.
Público-alvo
Jovens de Diamantina.
Jovens Universitários.
Sociedade de Diamantina/Profissionais da Universidade.
Municípios Atendidos
Diamantina
Parcerias
A participação da Escola Estadual Professor Gabriel Mandacaru como instituição parceira no Projeto de Extensão "Promovendo a Ciência e Tecnologia: potencializando as oportunidades e o conhecimento da sociedade acadêmica e diamantinense" é caracterizada por: Apoio e Anuência: A instituição manifesta seu apoio e anuência ao projeto, reconhecendo sua importância na promoção da ciência e tecnologia, bem como no desenvolvimento do conhecimento e das oportunidades para a comunidade acadêmica e diamantinense. Benefícios Esperados: Acredita-se que a parceria com o projeto será benéfica para alunos, professores e demais membros da comunidade acadêmica e escolar da Escola Estadual Professor Gabriel Mandacaru. Cooperação e Realização: A instituição parceira expressa abertura à cooperação com o projeto e autoriza a realização do mesmo em suas instalações, demonstrando comprometimento com a iniciativa. A carta de anuência representa o apoio formal da instituição à execução do projeto em suas instalações, destacando a importância dessa colaboração para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e conhecimento na comunidade local.
A participação do ICT - Instituto de Ciência e Tecnologia/UFVJM como instituto parceiro do Projeto de Extensão "Promovendo a Ciência e Tecnologia: potencializando as oportunidades e o conhecimento da sociedade acadêmica e diamantinense" é caracterizada por: Apoio e Anuência: O instituto, representado pelo Diretor, expressa seu apoio e anuência ao projeto, reconhecendo sua importância na promoção da ciência e tecnologia, bem como no desenvolvimento do conhecimento e das oportunidades para a comunidade acadêmica e diamantinense. Benefícios Esperados: Acredita-se que a parceria com o projeto será benéfica para discentes, docentes e demais membros da comunidade acadêmica do ICT - Instituto de Ciência e Tecnologia/UFVJM. Cooperação e Realização: A instituição parceira demonstra abertura à cooperação com o projeto e autoriza a realização do mesmo em suas instalações, refletindo um comprometimento ativo com a iniciativa. A carta de anuência representa o apoio formal do ICT - Instituto de Ciência e Tecnologia/UFVJM à execução do projeto em suas instalações, realçando a importância dessa parceria para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e conhecimento na comunidade acadêmica e diamantinense.
A participação do Programa de Educação Tutorial (PET) - Estratégias para Diminuir a Retenção e a Evasão como programa parceiro no Projeto de Extensão "Promovendo a Ciência e Tecnologia: potencializando as oportunidades e o conhecimento da sociedade acadêmica e diamantinense" é caracterizada por: Apoio e Anuência: O programa, representado pela Tutora, expressa seu apoio e anuência ao projeto, reconhecendo sua importância na promoção da ciência e tecnologia, bem como no desenvolvimento do conhecimento e das oportunidades para a comunidade acadêmica e diamantinense. Benefícios Esperados: O programa reconhece que a parceria com o Projeto de Extensão será benéfica para alunos, professores e demais membros da comunidade acadêmica e escolar, especialmente no que diz respeito à diminuição da retenção e evasão. Cooperação e Vinculação: O programa parceiro manifesta abertura à cooperação com o projeto e autoriza que o Projeto de Extensão "Promovendo a Ciência e Tecnologia" seja vinculado a seu programa de extensão, demonstrando um comprometimento ativo com a iniciativa. A carta de anuência representa o apoio formal do Programa de Educação Tutorial (PET) - Estratégias para Diminuir a Retenção e a Evasão à execução do projeto e sua disposição em colaborar ativamente para promover a ciência, tecnologia e oportunidades na comunidade acadêmica e diamantinense.
Cronograma de Atividades
Capacitação dos discentes de extensão pelo coordenador e demais participantes do projeto proposto. Nesse contexto serão introduzidos conceitos técnicos relacionados a aspectos de ciência e tecnologia. Por se tratar de conceitos interdisciplinares será necessário o intercâmbio de informação entre os discentes de extensão e os demais participantes do projeto. Elaboração de um relatório sobre novas atividades a serem realizadas com base nos resultados preliminares já alcançados.
Capacitação dos discentes de extensão pelo coordenador e demais participantes do projeto proposto. Nesse contexto serão introduzidos conceitos técnicos relacionados a aspectos de ciência e tecnologia. Por se tratar de conceitos interdisciplinares será necessário o intercâmbio de informação entre os discentes de extensão e os demais participantes do projeto. Pesquisa sobre escolas de ensino básico e médio da cidade de Diamantina, a fim de fazer um levantamento inicial dessas escolas, para posterior realização do projeto. Realizar visitas na(s) escola(s) para uma consulta inicial aos professores e alunos, sobre o conhecimento dos cursos de engenharia da UFVJM. Elaboração de um relatório sobre novas atividades a serem realizadas com base nos resultados preliminares já alcançados.
Levantamento das estratégias de divulgação do projeto de extensão utilizando de visistas, materiais físicos, as redes sociais e outros meios de comunicação. Elaboração de um relatório sobre novas atividades a serem realizadas com base nos resultados preliminares já alcançados.
Levantamento das estratégias de divulgação do projeto de extensão utilizando de visistas, materiais físicos, as redes sociais e outros meios de comunicação. Construção das ferramentas para a realização dos cursos, minicursos, oficinas, workshops, tutoriais e palestras a serem realizadas nas escolas, além de iniciar a divulgação do projeto por meio das redes sociais do ICT. Elaboração de um relatório sobre novas atividades a serem realizadas com base nos resultados preliminares já alcançados
Construção das ferramentas para a realização dos cursos, minicursos, oficinas, workshops, tutoriais e palestras a serem realizadas nas escolas, além de iniciar a divulgação do projeto por meio das redes sociais do ICT. Apresentação inicial do projeto de extensão aos alunos do ensino básico e médio e divulgação das redes sociais do ICT. Elaboração de um relatório sobre novas atividades a serem realizadas com base nos resultados preliminares já alcançados.
Apresentação inicial do projeto de extensão aos alunos do ensino básico e médio e divulgação das redes sociais do ICT. Elaboração de um relatório sobre novas atividades a serem realizadas com base nos resultados preliminares já alcançados.
Avaliação da performance dos discentes de extensão referente ao desenvolvimento do material de apresentação do projeto. Com o objetivo de verificar a evolução desses discentes em relação ao início do projeto. Podendo fornecer aos mesmos um relatório de suas atividades, corrigindo possíveis falhas e propondo melhorias. Elaboração dos materiais físicos (material de apoio, tutoriais e etc.) e virtuais (posts, vídeos e etc.) sobre a aspectos de ciência e tecnologia. Elaboração de um relatório sobre novas atividades a serem realizadas com base nos resultados preliminares já alcançados.
Elaboração dos materiais físicos (material de apoio, tutoriais e etc.) e virtuais (posts, vídeos e etc.) sobre a aspectos de ciência e tecnologia. Elaboração de um relatório sobre novas atividades a serem realizadas com base nos resultados preliminares já alcançados.
Avaliação da performance dos discentes de extensão referente ao desenvolvimento do material de apresentação do projeto. Com o objetivo de verificar a evolução desses discentes em relação ao início do projeto. Podendo fornecer aos mesmos um relatório de suas atividades, corrigindo possíveis falhas e propondo melhorias. Elaboração de um relatório sobre novas atividades a serem realizadas com base nos resultados preliminares já alcançados. Fornecimento dos materiais físicos (material de apoio, tutoriais e etc.) e virtuais por meio das redes sociais do ICT (posts, vídeos e etc.) aos alunos da(s) escola(s) selecionada(s) referente a aspectos de ciência e tecnologia.
Elaboração de um relatório sobre novas atividades a serem realizadas com base nos resultados preliminares já alcançados. Elaboração do relatório final dos discentes de extensão com as principais informações sobre o projeto de extensão, com os resultados e propostas para atividades futuras e de continuidade deste projeto.