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LABFISM NAS MÍDIAS DIGITAIS: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO SOBRE SAÚDE DA MULHER AO ALCANCE DE TODOS
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
sueli ferreira da fonseca
202510120254531726
universidade federal dos vales do jequitinhonha e mucuri
Caracterização da Ação
ciências da saúde
saúde
educação
saúde humana
regional
Não
Membros
jousielle márcia dos santos
Voluntário(a)
débora fernandes de melo vitorino
Vice-coordenador(a)
vike maria tamar leão de almeida
Voluntário(a)
fabiana angélica de paula
Voluntário(a)
thalita moreira batalha
Bolsista
Com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), como as redes sociais, como o Instagram®, tornaram-se ferramentas poderosas para a disseminação do conhecimento científico e educação em saúde, especialmente durante a pandemia de COVID-19, quando o uso dessas plataformas aumentou significativamente. O Instagram®, é uma plataforma que democratiza o acesso à informação, proporcionando divulgação sobre saúde, incluindo a saúde da mulher, em um espaço virtual acessível e interativo, atingindo um público amplo e mantendo uma alta taxa de retenção de usuários. Estudos mostram que as mídias digitais são eficazes na promoção de saúde e autocuidado entre mulheres. Diante disso, este projeto visa utilizar o Instagram® para divulgar conteúdos educativos sobre saúde da mulher e dar visibilidade às ações desenvolvidas na UFVJM, especialmente pelo Laboratório de Fisioterapia em Saúde da Mulher (LABFISM), promovendo a interação com o público e ampliando o conhecimento de discentes, profissionais de saúde e da comunidade. O projeto será desenvolvido por estudantes de Fisioterapia da UFVJM, com supervisão de docentes dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem. Um perfil @LABFISM será criado no Instagram® para divulgar conteúdos educacionais importantes sobre saúde da mulher, além de projetos de pesquisa e extensão voltados à saúde da mulher, bem como eventos, ações de extensão e pesquisa, divulgação de oficinas, ações educativas e rodas de conversa promovidas na UFVJM, especialmente pelo LABFISM. Os conteúdos incluírão postagens, vídeos curtos e específicos ao vivo, usando estratégias interativas, como quizes e caixas de perguntas. Haverá uma rotina de postagens fixas em pelo menos duas vezes por semana, nas segundas e quintas-feiras. As abordagens incluirão posts no feed, stories, reels (vídeos curtos) e transmissões ao vivo. As postagens serão em formato estático (fotos, ilustrações, figuras e infograficos) e dinâmico (vídeos e animações), podendo ser postados em formato carrossel. A produção de conteúdo terá três etapas: 1) seleção de Informações por meio da revisão da literatura em bases científicas; 2) organização do conteúdo com elaboração dos posts; 3) edição e validação por meio da avaliação pelo coordenador, seguido dos docentes colaboradores antes da postagem. Para avaliar a retenção do público, um quiz mensal será disponibilizado nos stories. Além disso, o número de seguidores, alcance de contas, número de impressões, interações e visualizações também será acompanhado como indicador de avaliação.
Saúde da Mulher, Educação em Saúde, Disseminação de Informação, Saúde Digital
A educação em saúde abrange um conjunto de estratégias voltadas à disseminação de informações e à promoção de hábitos saudáveis acessíveis à comunidade, enfatizando não apenas o tratamento, mas também medidas preventivas, com o objetivo de aumentar a qualidade de vida (BALDOÍNO, 2018). Atualmente, a educação em saúde se destaca como uma das principais ferramentas para promover a saúde da mulher, fornecendo informações relevantes e adaptadas à sua realidade (SIQUEIRA et al., 2020). Esse processo educativo envolve abordagens que incentivam as mulheres a praticar o autocuidado na prevenção e diagnóstico de doenças relacionadas à saúde feminina, facilitando a interação com profissionais da saúde e a difusão de informações seguras (GALVÃO; CAMPOS; SILVA, 2021). Nesse contexto, nos últimos anos houve um aumento exponencial do uso das mídias digitais como forma de propagação de informações em saúde. Essas plataformas digitais fazem parte das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), que unem as tecnologias computacionais e de telecomunicações, e, ao serem usadas com fins educativos, integram as tecnologias educativas (ARAÚJO et al., 2022). As redes sociais, enquanto recurso das TICs, têm sido cada vez mais utilizadas na disseminação do conhecimento científico, alcançando profissionais de saúde, estudantes e promovendo a democratização da informação para toda a sociedade (SOARES et al., 2020; NUNES et al., 2021). O uso de plataformas digitais aumentou exponencialmente durante a pandemia da COVID-19, reduzindo significativamente as barreiras à sua aceitação. Em 2020, o uso das redes sociais no Brasil alcançou um aumento de 40% em plataformas como Instagram®, WhatsApp® e Facebook® (PRADO, 2021). Esse aumento do acesso às redes criou uma grande oportunidade para utilizar essas plataformas na difusão de informações educativas, integrando conteúdos confiáveis e baseados em evidências científicas. Dessa forma, é possível maximizar o impacto das TICs em benefício da sociedade, promovendo o bem comum por meio do bom uso dessas ferramentas. Lançado em 2010, o Instagram cresceu rapidamente e se tornou uma plataforma de mídia social de destaque, com 2 bilhões de usuários ativos mensais (WALSH, 2024). No Brasil, é a plataforma mais utilizada, sendo que o país se destaca como o maior consumidor de redes sociais no mundo (FORBES, 2023). Se considerarmos o Instagram® como um espaço democrático para discussões e informações sobre saúde, especialmente a saúde da mulher, podemos perceber que ele permite a transição do ambiente físico, como salas de aula ou de espera em serviços de saúde, para o ambiente virtual. Nesse espaço, as pessoas podem acessar conteúdos que as ajudem a refletir sobre o cuidado consigo mesmas e com os outros, além de obterem subsídios para a promoção da saúde. Assim, sob a gestão de grupos qualificados e comprometidos, o Instagram® pode democratizar os debates sobre saúde e facilitar o acesso a informações seguras.
A educação em saúde da mulher abrange abordagens que consideram os cuidados em todas as fases da vida. Essa prática visa oferecer orientações específicas para capacitar o público feminino a adotar práticas de autocuidado. Assim, promove uma melhor qualidade de vida e empodera as mulheres na tomada de decisões informadas e conscientes sobre sua saúde, fortalecendo sua autonomia. No contexto de educação em saúde, as mídias sociais têm se consolidado como um canal essencial para a comunicação entre profissionais e pacientes, proporcionando a troca de informações de forma acessível e recíproca. Em comparação ao ambiente físico, as redes sociais oferecem vantagens significativas para a disseminação de conteúdos em saúde (KANCHAN; GAIDHANE, 2023). Um dos principais benefícios é a capacidade de atingir um público mais amplo, com o Instagram, por exemplo, que conta com 2 bilhões de usuários ativos (Walsh, 2024). Além disso, a taxa de retenção de usuários nas redes sociais é consideravelmente maior em relação às intervenções tradicionais, permitindo que o usuário assuma um papel ativo na busca de informações em saúde e adoção de um estilo de vida saudável (KANCHAN; GAIDHANE, 2023). Para validar o conhecimento científico disponibilizado à população, e levando em conta a importância crescente das redes sociais no mundo atual, torna-se indispensável inovar Um estudo prévio realizado por RIBEIRO et al., (2023) que utilizou mídia social como forma de educação em saúde com mulheres, abordando temáticas como maternidade e doenças sexualmente transmissíveis. Este demonstrou que a mídia social é um importante meio de comunicação, interação e apoio às mulheres, que impacta positivamente no processo saúde-doença e autocuidado. Dessa forma, diante da importância das TICs no processo de educação em saúde, este projeto visa utilizar o Instagram como uma ferramenta para promover informações voltadas à saúde da mulher, oferecendo conteúdos educativos que sejam acessíveis e fundamentados cientificamente. O intuito é despertar o interesse e ampliar o conhecimento de discentes, profissionais da área e da comunidade em geral. O Instagram® será também um importante canal para divulgar projetos de pesquisa, ensino e extensão em desenvolvimento na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) na área da Saúde da Mulher, buscando dessa forma atingir um maior público, aumentando assim a visibilidade das iniciativas desenvolvidas na Universidade. Diante do exposto, o principal intuito do projeto é facilitar a divulgação e ampliar a compreensão das diversas temáticas relacionadas à saúde da mulher por meio de uma plataforma digital de acesso simples e linguagem de fácil entendimento. O Instagram® funcionará também como um recurso para divulgar as ações do Laboratório de Fisioterapia em Saúde da Mulher - LABFISM. Além disso, a plataforma permitirá que o público alvo interaja com os conteúdos disponíveis, esclarecendo dúvidas sobre temas específicos e solicitando conteúdos e dúvidas do seu interesse.
Geral Utilizar o Instagram® como ferramenta para divulgar projetos, ações e eventos relacionados à saúde da mulher, promovendo informações educacionais acessíveis e embasadas cientificamente, visando despertar o interesse e ampliar o conhecimento dos discentes e servidores da UFVJM, dos profissionais de saúde e da comunidade externa em geral. Específicos - Propiciar o acesso de discentes, profissionais de saúde e da comunidade geral a informações confiáveis e baseadas em evidências, relacionadas à saúde da mulher. - Elaborar, com a participação dos discentes, posts que abordem temas relevantes de saúde da mulher, utilizando linguagem acessível e visual atrativo; - Incentivar a participação ativa dos discentes na produção e divulgação de conteúdos científicos, ampliando seu envolvimento com o tema; - Divulgar ações de pesquisa e extensão na saúde da mulher, realizados pelo LABFISM, para discentes, profissionais da área e a comunidade em geral; - Divulgar projetos de pesquisa, ensino e extensão em desenvolvimento na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) na área da Saúde da Mulher.
Impacto direto - Ampliar o alcance das informações de saúde com base em evidências para discentes, profissionais de saúde e a comunidade em geral; - Facilitar a tomada de decisões conscientes e informadas sobre a saúde feminina; - Aumentar o acesso às ações relacionadas à saúde da mulher desenvolvidas na UFVJM, especilamente pelo LABFISM; - Promover a colaboração interdisciplinar e interprofissional na UFVJM acerca da troca de conhecimentos; - Capacitar os discentes na produção e divulgação de conteudos cientificos relacionadas a saúde da mulher de forma eficaz; - Oferecer aos discentes novos meios de abordagem em saúde, possibilitando o aprimoramento das habilidades, competências e atitudes; - Facilitar o acesso contínuo a conteúdos educativos em saúde da mulher por profissionais, discentes e comunidade geral. Impacto indireto - Contribuir para a conscientização e engajamento social sobre a importância da saúde da mulher, ampliando o diálogo e a reflexão sobre o tema na sociedade, além do público diretamente alcançado pelas postagens; - Fortalecer a imagem do LABFISM como referência em ações de saúde da mulher, consolidando sua presença nas redes sociais como uma fonte confiável de conhecimento científico; - Incentivar a criação de novas iniciativas e parcerias acadêmicas e profissionais, por meio da divulgação de ações e projetos relacionados à saúde da mulher, fomentando a inovação em práticas de ensino, pesquisa e extensão; - Contribuir para a formação de um público mais crítico e informado sobre temas de saúde da mulher, favorecendo a busca ativa por informações baseadas em evidências e o combate à desinformação nas mídias sociais.
O projeto será desenvolvido por estudantes do curso de Fisioterapia da UFVJM, com supervisão e orientação do docente coordenador do projeto que terá auxílio da equipe de professores do projeto que será composta por um docente do curso de Fisioterapia e um docente do curso de Enfermagem. Inicialmente, será criado o perfil do @LABFISM na plataforma Instagram®, visando alcançar discentes e servidores da UFVJM, profissionais de saúde e comunidade externa em geral que tenham acesso às redes sociais. Treinamento e Planejamento Serão realizadas reuniões iniciais com os docentes da equipe e o coordenador do projeto para fornecer treinamento na produção de conteúdos digitais. Durante essas reuniões, também serão discutidas as temáticas a serem abordadas, com o objetivo de estabelecer uma rotina de postagens fixas em pelo menos duas vezes por semana, nas segundas e quintas-feiras. As abordagens incluirão posts no feed, stories, reels (vídeos curtos) e transmissões ao vivo. As postagens serão em formato estático (fotos, ilustrações, figuras e infograficos) e dinâmico (vídeos e animações), podendo ser postados em formato carrossel. Também será preconizado o uso de hashtags interativas, caixa de perguntas, quiz entre outras estratégias de comunicação. Profissionais da área, docentes, pesquisadores e extensionistas de outros cursos da UFVJM que também atuam na área da saúde da mulher serão convidados a contribuir com as postagens, assegurando a diversidade e riqueza dos conteúdos postados. Para avaliar a retenção do público em relação aos temas abordados, um quiz mensal será disponibilizado nos stories. Além disso, o número de seguidores, alcance de contas, número de impressoes, interações e visualizações também será acompanhado como indicador de avaliação. Temáticas Abordadas Entre os temas mais relevantes que serão ser abordados, estão: apoio ao aleitamento materno, redução da mortalidade materna, prevenção e tratamento dos cânceres do colo do útero e da mama, menopausa, enfrentamento da violência de gênero e obstétrica, doenças sexualmente transmissíveis e manejo das diferentes condições de saúde que afetam prevalentemente a população feminina como: as disfunções do assoalho pélvico (disfunções miccionais, sexuais e fecais, prolapsos de orgão pélvicos) e fibromialgia. Além disso, os administradores do perfil serão responsáveis pela divulgação de projetos de pesquisa e extensão voltados à saúde da mulher, bem como eventos, ações de extensão e pesquisa, divulgação de oficinas, ações educativas e rodas de conversa promovidas na UFVJM, especialmente pelo LABFISM. Produção de Conteúdo A produção dos conteúdos para o perfil do @LABFISM seguirá três etapas principais: Seleção de Informações: Será realizada uma revisão da literatura para selecionar informações baseadas em evidências científicas sobre os temas definidos. Serão utilizadas plataformas como PubMed, PEDro, Embase e Cochrane Library para garantir a qualidade e relevância dos dados. Organização do Conteúdo: o conteúdo será estruturado em um formato de posts estático ou dinâmico, utilizando um roteiro previamente elaborado para assegurar clareza e coerência nas informações apresentadas. Edição e Validação: o conteúdo será editado e, em seguida, submetido à validação dos docentes responsáveis antes da postagem. Após a criação do perfil, as primeiras postagens terão como foco a apresentação do LABFISM e da equipe de administradores da conta envolvidos (discentes e docentes), com o intuito de estreitar o relacionamento com o público-alvo. Subsequentemente, serão feitas publicações sobre os temas previamente selecionados. Parcerias O projeto contará com a parceria de professores do curso de Fisioterapia e Enfermagem. Além disso, profissionais, professores e pesquisadores da área Liga Academica de Saúde da Mulher da UFVJM, composta por estudantes dos cursos de Fámacia, Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia, e coordenado por docentes dos cursos de Fisioterapia e Farmácia, possui um perfil (@lasamufvjm) na plataforma do Instagram®, que conta com 1419 seguidores até a data de 10 de outubro de 2024, será colaboradora do presente projeto, auxiliando na divulgação do perfil e realizando postagens em colaboração afim de aumentar o engajamento e visualização. Além disso, professores do curso de Fisioterapia e Enfermagem que atuam amplamente na área da Saúde da Mulher também serão colaboradores do projeto, auxiliando no desenvolvimento do projeto, desde a criação, elaboração, revisão e divulgação de conteúdo.
ARAÚJO, K. C. et al. Tecnologias educacionais para abordagens de saúde com adolescentes: revisão integrativa. Acta Paulista de Enfermagem, n. 25, 2022. BALDOÍNO, L. S. Educação em saúde para adolescentes no contexto escolar: um relato de experiência. Rev Enferm UFPE, n. 4, v. 12, p. 1161-7, 2018. FORBES. Instagram é a rede mais consumida no Brasil. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2023/03/instagram-segue-na-lideranca-no-brasil. Acesso em: 18 set. 2024. GALVÃO, L. O.; CAMPOS, R. C.; SILVA, L. C. V. Atividade de educação em saúde: a saúde da mulher na plataforma Instagram. Sociedade Cearense de Pesquisa e Integração em Saúde, 2021. KANCHAN, S. GAIDHANE, A. Social Media Role and Its Impact on Public Health: A Narrative Review. Cureus, n. 1, v. 15, 2023. KEMP, S. Datareportal. Digital 2022: Brazil. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2022-brazil. Acesso em: 18 set. 2024. NUNES, A. K. MOURA, F. A. A. PEREIRA, M. D. Divulgação científica pelo Instagram: projeto GPETEC LIVE. Rev Human Inov. V .8 n. 54; 2021. PRADO, I. C. O uso das mídias sociais durante a pandemia do Covid-19. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021. RIBEIRO, E. L. S. Uso do WhatsApp em um grupo de educação em saúde com mulheres. Revista Gaucha de Enfermagem, n. 44, 2023. SIQUEIRA, V. B. et al. Educação em saúde da mulher como instrumento para o empoderamento: um relato da experiência de discentes atuando em um centro de atenção psicossocial. REVASF, Petrolina - Pernambuco, v. 10, n. 21, p. 426-451, 2020. SOARES, C. D. et al. Tecnologias da informação e comunicação na educação em saúde acerca do Coronavírus: relato de experiência. J. nurs. health, 2020. WALSH, S. 55 Instagram statistics and facts for 2024. Disponível em: <https://www.searchenginejournal.com/instagram-facts/314439/>. Acesso em: 18 set. 2024.
Participarão do desenvolvimento deste projeto alunos de graduação do curso de Fisioterapia da UFVJM e alunos de outros cursos de graduação da UFVJM. Os alunos de graduação do curso de Fisioterapia da UFVJM terão uma participação ativa no desenvolvimento deste projeto e os demais alunos de outros cursos da UFVJM, participarão como colaboradores, o que contribuirá para a formação acadêmica e para a capacitação prática de todos. Essa inserção permitirá que os discentes apliquem e aprofundem os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, com foco nas temáticas de saúde da mulher. Além disso, a participação discente em atividades práticas de extensão e divulgação científica proporcionará uma experiência enriquecedora no uso de novas tecnologias de comunicação e mídias digitais. Os estudantes serão capacitados nas metodologias do projeto por meio de treinamentos específicos, que abordarão desde a pesquisa de temas relevantes até a elaboração de conteúdo para as plataformas digitais. Serão orientados a utilizar fontes científicas seguras e confiáveis para garantir a qualidade das informações divulgadas no Instagram. A capacitação incluirá o aprendizado de técnicas de comunicação digital, como o uso de uma linguagem acessível e o desenvolvimento de materiais visuais atrativos. Os discentes participarão ativamente em diversas etapas do projeto, incluindo: a) identificação de temas relevantes relacionados à saúde da mulher; b) produção de conteúdo, incluindo a elaboração de posts educativos, com base em evidências científicas, divulgação de ações, eventos, projetos de pesquisa e extensão, análise de posts em colaboração com outros perfis da área; c) engajamento com o público, por meio de respostas a perguntas e comentários do público, promovendo interações que facilitem o aprendizado. Os estudantes serão acompanhados de perto pelo coordenador e equipe de professores responsáveis pelo projeto, que fornecerão feedback contínuo sobre seu desempenho. Haverá reuniões regulares para discutir o progresso das atividades e ajustar estratégias conforme necessário. A avaliação dos discentes será feita com base em critérios que incluem a qualidade e relevância dos conteúdos produzidos, capacidade de trabalhar em equipe, proatividade na busca de informações e na interação com o público, evolução no desenvolvimento de competências relacionadas à comunicação científica e à mediação de conhecimento em saúde da mulher por mídias digitais. A participação no projeto permitirá que os discentes desenvolvam habilidades importantes para sua futura prática profissional, como a capacidade de traduzir conhecimento científico para a população de forma clara e acessível. Além disso, o projeto contribuirá para a formação dos discentes por meio da aproximação e estreitamento dos laços com a comunidade, ajudando a fortalecer a responsabilidade social e o compromisso com a promoção e prevenção da saúde.
O projeto é de grande relevância, pois promove a disseminação do conhecimento científico relacionado à saúde da mulher e a divulgação de projetos, eventos e ações que beneficiam a comunidade feminina, utilizando as redes sociais como uma ferramenta acessível e de ampla abrangência. Ao integrar a universidade e a comunidade, o projeto facilita a aproximação e a troca de informações e experiências sobre temas importantes, incentivando o engajamento e a conscientização sobre práticas de saúde preventivas e reabilitadoras. Isso contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população feminina e para o desenvolvimento da formação acadêmica dos estudantes.
Público-alvo
Discentes e servidores da UFVJM, profissionais de saúde e comunidade externa em geral que tenham acesso às redes sociais.
Municípios Atendidos
Diamantina
Teófilo Otoni
Datas
Couto De Magalhães De Minas
Presidente Kubitschek
São Gonçalo Do Rio Preto
Turmalina
Gouveia
Parcerias
A Liga Academica de Saúde da Mulher da UFVJM, composta por estudantes dos cursos de Fámacia, Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia, e coordenado por docentes dos cursos de Fisioterapia e Farmácia, possui um perfil (@lasamufvjm) na plataforma do Instagram®, que conta com 1419 seguidores até a data de 10 de outubro de 2024, será colaboradora do presente projeto, auxiliando na divulgação do perfil e realizando postagens em colaboração afim de aumentar o engajamento e visualização. Além disso, professores do curso de Fisioterapia e Enfermagem que atuam amplamente na área da Saúde da Mulher também serão colaboradores do projeto, auxiliando no desenvolvimento do projeto, desde a criação, elaboração, revisão e divulgação de conteúdo. Profissionais da área, professores e pesquisadores também serão convidados a colaborar ao longo do desenvolvimento do projeto.
Cronograma de Atividades
Reuniões de planejamento para dividir responsabilidades e criar o perfil oficial do @LABFISM no Instagram. Os alunos passarão por um treinamento inicial, onde aprenderão sobre produção de conteúdo digital e o uso de mídias digitais voltadas para divulgação científica e interação com o público.
As primeiras postagens serão introduzidas no perfil, apresentando o LABFISM, os docentes e os discentes participantes. Será dada ênfase à interação com o público-alvo por meio de estratégias de comunicação e engajamento, como o uso de hashtags e caixas de perguntas. A produção de conteúdo começará com a pesquisa de temas relevantes relacionados à saúde da mulher, bem como o levantamento de eventos e ações, projetos de pesquisa e extensão relevantes sobre a área para divulgação.
Para avaliar a retenção do público, um quiz mensal será disponibilizado nos stories, e o desempenho do projeto será monitorado por meio do número de seguidores, alcance de contas, número de impressoes, interações e visualizações também será acompanhado como indicador de avaliação. Com base nos dados de interação e engajamento, a estratégia de postagem será ajustada conforme necessário.
Serão publicadas postagens em diversos formatos como carrossel, infográficos e vídeos curtos (reels), a fim de diversificar o conteúdo e atrair maior engajamento. Posts em colaboração serão feitos, profissionais e pesquisadores da área serão convidados para contribuir com o perfil.
No último mês, será realizado um levantamento completo dos resultados do projeto, incluindo dados sobre o número de seguidores, alcance, interações e visualizações. Será elaborado um relatório final, e uma postagem de encerramento será feita no perfil, compartilhando os resultados alcançados e agradecendo ao público e parceiros envolvidos. Resumos serão elaborados para serem apresentados em eventos institucionais.
Reuniões períodicas serão realizadas para definir os temas que serão abordados ao longo do projeto.