Detalhes da proposta

Ciência Na Escola (Carretinha da ciência)

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    mauro lucio franco

    Número de inscrição:

    20251012025419134

    Unidade de lotação:

    departamento de ciências exatas

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências exatas e da terra

    Área temática principal:

    educação

    Área temática secundária:

    educação

    Linha de extensão:

    espaços de ciência

    Abrangência:

    regional

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

wederson marcos alves Voluntário(a)

catarina ferreira da conceição rodrigues da silva Voluntário(a)

luiz cláudio mesquita de aquino Voluntário(a)

weversson dalmaso sellin Voluntário(a)

nolmar melo de souza Voluntário(a)

edinelço dalcumune Voluntário(a)

rogerio alves santana Voluntário(a)

guilherme sales fraga Bolsista

Resumo

A presente proposta visa à popularização e a difusão da ciência criando novos espaços de aprendizagem através da utilização do planetário inflável itinerante, telescópio e o espaço do parque da ciência da UFVJM. Oportunizando a melhoria dos espaços formais de aprendizagem das nas escolas da cidade de Teófilo Otoni (MG) e regiões circunvizinhas. OBS: Projeto está vinculado ao PROGRAMA DE EXTENSÃO CienCEArte – Ciência, Cultura, Educação e Arte: diálogos transdisciplinares entre universidade e sociedade (TO 001.1.001-2018) não disponibilizado na aba do formulário abaixo.


Palavras-chave

Ciência móvel, Popularização da Ciência, Escola, Astronomia,


Introdução

Com a proposta de estimular o interesse da população pelo conhecimento, os Centros e Museus de Ciência ganham cada vez mais importância no ensino e divulgação científica e tecnológica. Os espaços voltados a popularização da ciência o qual o publico interage diretamente com os experimentos surgiu na década de 1980, quando algumas teorias científicas estudadas na década anterior passaram a ser demonstradas na prática. Devida a grande carência de laboratórios de ensino em nossas escolas no geral, atividades lúdicas interativas o qual o espectador possa interagir com experimentos que promovam a melhoria na formação dos alunos do ensino básico e suam importância para o futuro de nossa educação. De que forma atividades itinerantes de ciências podem despertar o interesse de crianças e adolescentes pela ciência? De acordo com Francis Dupuis, secretário geral do Espaço Ciência de Pernambuco, os poucos museus que existiam se encontravam nas capitais e eram apenas um espaço para a exposição de coleções. Também foi nesse período que o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e órgãos de fomento à pesquisa passaram a incentivar as práticas de difusão científica. A UFVJM desde 2009, com a inauguração do Parque da Ciência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, tem desenvolvido diversas atividades voltadas a popularização da ciência em seu Campi de Teófilo Otoni. De 2009 até a presente data, atividades de popularização da ciência durante a Semana Nacional de ciência e Tecnologia - SNCT (ofereceu em média, 30 minicursos por ano), participação em Feira de Ciências nas escolas de Teófilo Otoni e cidades circunvizinhas, levaram em média, cinco mil estudantes e professores por ano de escolas do nível básico através de eventos e exposições temáticas na área de ciência e tecnologia e atividades itinerantes de astronomia com o planetário Discovery e telescópio Orion pertencentes ao parque da ciência da UFVJM. sem contar com um acervo de mais de 100 projetos museográficos expostos no parque da ciência e instituições parceiras para visitação das escolas e comunidade em geral. Essa interação entre Universidades x Sociedade é de suma importância para o desenvolvimento regional. Em novembro de 2024, iremos inaugurar a carretinha da ciência (Ciência na escola), projeto aprovado no edital CNPq 39/2022 no valor de R$ 686.000,00 (seiscentos e oitenta e seis mil reais) que tem como um dos objetivos, levar o planetário móvel e novos experimentos as escolas da região, através do reboque carretinha adquirido ( em fase final de tramitação documental).


Justificativa

A Universidade Federal dos Vales dos Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM com sede e foro em Diamantina, MG, foi criada em 1953, como Faculdade de Odontologia de Diamantina e transformada em Universidade Federal em 2005, definindo-se como uma entidade pública, gratuita, democrática, com plena autonomia didático-científica, comprometida com o desenvolvimento e a transformação social, econômica, política e cultural do Estado de Minas Gerais e do Brasil. Orienta-se pelos princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, da igualdade de condições para o acesso e permanência discente, da liberdade e respeito ao pluralismo de ideias, tendo por finalidade a produção e disseminação do conhecimento, formando cidadãos e profissionais com competência técnica e humanística, com valores éticos de liberdade, igualdade e justiça social. A UFVJM caracteriza-se como uma universidade multicampi com ênfase de atuação nos vales do Jequitinhonha e Mucuri, sendo um dos campi situado no município de Teófilo Otoni, o Campus do Mucuri, localizado a aproximadamente 400 Km do campus sede. Em 2007 no município de Teófilo Otoni (nordeste mineiro), no campus do Mucuri foi implantada a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas - FACSAE no qual o curso de licenciatura de matemática foi implementado. Em 2009, com recursos do Programa de Apoio a Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T), uma das grandes áreas de concentração do Bacharelado Interdisciplinar foi implementado. Dados recentes revelam que mais da metade da população do Vale do Mucuri recebem menos de 1,5 salário-mínimo, com renda per capita de menos de um quarto do salário-mínimo. O número médio de estudo da população é de três anos, com um índice de 29% de analfabetismo. Grande parte dos moradores sofre com doenças de origem hídrica por falta de saneamento básico e infraestrutura precária. Esta região está entre as mais pobres do País, onde a maioria dos municípios apresenta o índice de desenvolvimento humano (IDH) muito abaixo da média nacional. Como uma alternativa para a superação das dificuldades socioeconômicos e educacionais enfrentadas na região, a UFVJM, Campus Teófilo Otoni, em parceria com a IFNMG, tem promovido diversas ações de pesquisa e extensão voltadas para as práticas educacionais de base tecnológicas, através de grupos de produção de vídeos científicos, biotecnologia, cursos/palestras nas áreas de programação e robótica, ferramentas educacionais utilizando impressora 3D e parcerias com as escolas da região através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência (PIBID) e Programa de Educação Tutorial (PET), Programas de Pós-graduação entre outros. Dentro desse contexto, propomos com esse projeto desenvolver atividades itinerantes que possam alcançar outras regiões e escolas extremamente vulneráveis conforme citado acima, além de trazer o debate de forma interdisciplinar sobre a ciência de um modo geral, especialmente no que tange aos conceitos e as diversas aplicações.


Objetivos

- Contribuir para o aprimoramento da formação de qualidade dos alunos do ensino fundamental e médio através da apresentação de mostras científicas itinerantes, pautados pelo saber científico e comprometidos com a questão social com diversos experimentos de ciências a serem levados às escolas públicas das regiões dos vales do Jequitinhonha e Mucuri cidades circunvizinhas juntamente com os demais projetos de popularização e difusão da ciência (como por exemplo, trazer as escolas para visitar o espaço da UFVJM); - Articular a Secretaria de Educação, astrônomos amadores entre outros parceiros locais, para que o projeto venha a atender as necessidades locais e ofertar serviços de formação continuada de alunos e professores do ensino fundamental e médio; - Fazer uso do lúdico, para despertar o interesse pela ciência em crianças, jovens e adultos das comunidades mais carentes da região; - Desenvolver atividades voltadas à astronomia nas escolas e na UFVJM.


Metas

Divulgar o evento e atender estudantes de escola pública da região do vale do Mucuri. Realização de palestras sobre popularização da ciência (10 palestras) capacutabdi e divulgando as atividades e resultados obtidos com o projeto. Participação de 500 estudantes no projeto Feira de Ciências em parceria com, o Programa de Educação Tutorial - PET Novas Tecnologias Voltadas para o Ensino. Produção de material didático, projetos museográficos de ciências para divulgação científica no parque da ciência. Participação e organização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT de Teófilo Otoni. Participação do projeto #VEMPRAUFVJM. na edição deste ano, o projeto itinerante participou das edições dos campi de Janaúba (1.300 participantes), Teófilo Otoni (2.000 participantes) e Diamantina (2.500 participantes), além de participar da mostra de profissões na Semana da Engenharia do campus Mucuri (800 participantes) e no Colégio Ibituruna (2.000 participantes) na cidade de Governador Valadares.


Metodologia

Esta proposta visa à expansão e disseminação do conhecimento acadêmico e científico multidisciplinar na área de Ciência e Tecnologia através de mostras científicas itinerantes, incluindo o plantário inflável. Iniciativa pioneira nesta instituição e no Vale do Mucuri. Aspectos Operacionais Planejamento das Atividades Itinerantes: De acordo com a vigência do projeto). Região de Abrangência: Vale do Mucuri. Transporte: carretinha reboque da ciência, acoplada ao veículo da UFVJM (OBS: os veículos já foram preparados para receber a carretinha reboque). O custeio do combustível será com verba específica de projeto aprovado no Chamada CNPq/MCTI/FNDCT No 39/2022 Programa de Apoio a Museus e Centros de Ciência e Tecnologia e a Espaços Científico-Culturais “Parque da ciência itinerante” até a vigência do projeto, abril de 2025. Posteriormente, pretendemos utilizar a verba de custeio deste edital. AD - Agente Difusor Coordenador do Projeto; Atribuições Articular, junto à UFVJM, plano para desenvolvimento das ações de difusão da ciência e tecnologia com ação integrada às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade; elaborar o cronograma geral de agendamento e visitação pelas escolas e público em geral; elaborar instrumentos de avaliação do projeto pelo público externo; realizar reuniões periódicas com a equipe para a avaliação do trabalho interno; prestar contas e submeter aos órgãos competentes todos os processos de despesa do projeto. AM - Agente Monitor Bolsistas: Sensibilizar as escolas para a receberem a mostra itinerante, efetuar a manutenção dos equipamentos do projeto; agendar as visitas das escolas; preparar material gráfico e de divulgação do projeto e mídias sociais; orientar os visitantes sobre o funcionamento e uso das exibições. Apresentar relatórios parciais e final de acordo com o regulamento dos órgãos de fomento, específico para cada tipo de bolsa; apresentação dos resultados dos trabalhos em eventos científicos institucional e de nível nacional.


Referências Bibliográficas

[1] MOREIRA, I.C. A divulgação científica no Brasil. FAPEMIG, Belo Horizonte, 2004. [2] SILVEIRA, C. M., et al. Divulgação científica e tecnologias de informação e comunicação. Santa Maria: FACOS - UFSM, 2003. 252p. [3] WERTHEIN, J., CUNHA, C. (orgs).Educação Científica e Desenvolvimento: o que pensam os cientistas. Brasília, Unesco, Instituto Sangari, 2005. [4] Site da AMUC - Associação dos Municípios do Vale do Mucuri . Acesso em 02-07-2010 http://www.amuc.org.br/005/00502001.asp?ttCD_CHAVE=34443. [5] MEYER, M.A. A. Seminário Novos Tempos para o ensino de ciências no Brasil; e a vez e a voz dos museus e centros de ciência. Goiânia , 27 a 31 de agosto de 2000. [6] NETO, G. B. LIMA, Astronomia de Posição. São Paulo: IAG/USP, 2010. Notas de aula. Disponível em <http://www.astro.iag.usp.br/~gastao>. Acesso em 21 de dezembro de 2010. [7] OLIVEIRA, F. K. S.; SARAIVA M. F. O., Astronomia e Astrofísica. UFRGS, 2010. Disponível em <http://astro.if.ufrgs.br/index.htm>. Acesso em 21 de dezembro de 2022.


Inserção do estudante

Bolsistas: Sensibilizar as escolas para a receberem a mostra itinerante, efetuar a manutenção dos equipamentos do projeto; agendar as visitas das escolas; preparar material gráfico e de divulgação do projeto e mídias sociais; orientar os visitantes sobre o funcionamento e uso das exibições. Apresentar relatórios parciais e final de acordo com o regulamento dos órgãos de fomento, específico para cada tipo de bolsa; apresentação dos resultados dos trabalhos em eventos científicos institucional e de nível nacional. Essas atividades proporcionará ao bolsista e colaboradores: Melhoramento da oralidade, trabalho em equipe, interdisciplinaridade, escritas de textos científicos, apresentação de projetos nas escolas da região, produção de material/experimentos de ensino na área de conhecimento.


Observações

O projeto em questão, obteve nota MÁXIMA junto ao CNPq referente ao Programa de Apoio a Museus e Centros de Ciência e Tecnologia e a Espaços Científico-Culturais. A presente proposta, permitiu a aquisição de uma carretinha reboque (recursos do CNPq) para levar os experimentos e planetários às escolas. Além disso, estamos em fase de construção de um planetário fixo (cúpula de 7 metros de diâmetro, com poltronas reclináveis e espaço climatizado), previsão para inauguração no mês de novembro de 2024. Foram adquiridos também,15 novos brinquedos /experimentos itinerantes para compor o planetário inflável para a disseminação do conhecimento nas escolas da região. O projeto, tem despertado o interesse do público e imprensa local. Colaboradores, bolsistas PET e voluntários tem desempenhado um papel fundamental nas ações de popularização da ciência e divulgação dos cursos da UFVJM em nossa região. Importante mencionar que as ações do projeto como o planetário, foi premiada na X SINTEGRA (Prêmio SINTEGRA), evento ocorreu de 07 à 11 de outubro de 2024.


Público-alvo

Descrição

Estudantes e professores do ensino fundamental, médio e superior.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni

Município

Poté

Município

Malacacheta

Município

Pavão

Município

Itambacuri

Município

Ladainha

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Apoiar e complementar as visitas das escolas, a fim de aprimorar o conhecimento científico dos alunos de forma lúdica, prática e interativa.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Divulgação do Projeto nas escolas e redes sociais. Apresentação, forma de agendamento e recebimento do projeto nas escolas.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Capacitação do bolsista para as atividades/experimentos do projeto.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Visita às escolas publicas com a carretinha de ciências e planetário.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Exibição de projetos museográficos com recursos aprovados no edital de Apoio ao Museus de Ciências do CNPq 39/2022.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Participação e organização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT em parceria com IFNMG, campus Teófilo Otoni.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Participação e apresentação de trabalhos na XI SINTEGRA.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Entrega do relatório final de atividades