Detalhes da proposta

Clube de Leitura UFVJM

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Procarte

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    ulisses barros de abreu maia

    Número de inscrição:

    2025202202542988

    Unidade de lotação:

    instituto de ciência e tecnologia

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    linguística, letras e artes

    Área temática principal:

    cultura

    Área temática secundária:

    educação

    Linha de extensão:

    artes integradas

    Abrangência:

    nacional

    Vinculado a programa de extensão:

    eal na prática

    Gera propriedade intelectual:

    Sim

Membros

marcelino serretti leonel Vice-coordenador(a)

elizabeth do rosário guedes fernandes Vice-coordenador(a)

ian gomes miranda Voluntário(a)

thaíssa maria souza brito Bolsista

Resumo

O projeto de cultura Clube de Leitura UFVJM tem sido nos últimos anos uma forma de suprir duas necessidades, sendo a da defasagem do estímulo à leitura em cursos com um viés de graduação tecnicista e atender principalmente a população em geral que não possui acesso à educação superior. Geralmente estes cursos técnicos negligenciam muitas vezes a formação social, humanista e a busca pelas identidades brasileiras, continuando o perfil geralmente tecnicista do ensino médio. Com o intuito de desenvolver uma formação humanista e cívica com foco na formação e construção do Brasil e suas diversas identidades, pretende-se mitigar essa defasagem com a prática literária, por meio de atividades de leituras coletivas, debates, palestras e atividades culturais, que vem sendo oferecidas ao longo do projeto desde o último ano. O público alvo estaria aberto a população em geral interessada na formação e construção do Brasil, contempladas nas atividades culturais externas, tanto virtuais como presenciais. Já o público específico da UFVJM participam de algumas ações focadas para alunos, técnicos e docentes de graduação e pós-graduação da UFVJM por meio das atividades virtuais, atendendo também os diversos campi (Teófilo Otoni, Janaúba e Unaí) e com atividades presenciais no campus de Diamantina. Sabendo que o interesse pelo tema não se restringe ao corpo discente da UFVJM, este projeto tem diversificado suas ações. Foi realizado um teste na produção literária e no incentivo a literatura no ensino médio e fundamental. Neste projeto planejamos incentivar não somente a prática literária, como apropriação poética e a construção de uma consciência de cidadania e a busca entre as diversas identidades brasileiras num exercício de resistência em prol da cultura.


Palavras-chave

Leitura, Troca de conhecimento, Troca de saberes, Fometo à Cultura, Identidades brasileiras, Brasil


Introdução

A era digital, marcada pela proliferação de dispositivos eletrônicos e plataformas de streaming, trouxe inúmeras facilidades ao nosso cotidiano. No entanto, essa mesma revolução tecnológica tem impactado negativamente o hábito da leitura. A facilidade de acesso a conteúdos audiovisuais e a instantaneidade das informações online têm contribuído para a diminuição do interesse pela leitura, especialmente entre os jovens.[1] Embora o Brasil tenha historicamente enfrentado desafios relacionados à alfabetização, a falta de incentivo à leitura e a escassez de pesquisas sobre o tema evidenciam uma crise mais profunda. A leitura, antes vista como fundamental para a formação pessoal e cidadã, tem sido cada vez mais relegada a um segundo plano. Nesse contexto, os Clubes de Leitura surgem como uma alternativa para resgatar o prazer pela leitura e promover a formação de leitores mais críticos e reflexivos. Esses espaços de encontro e discussão possibilitam a troca de experiências e ideias sobre as obras lidas, estimulando o pensamento crítico e a construção de conhecimentos. [2] Ao se reunirem regularmente para discutir um livro, os participantes podem aprofundar sua compreensão sobre o texto, ampliar seus conhecimentos sobre diferentes temas e desenvolver habilidades como a interpretação, a análise e a argumentação. A proposta de manutenção do nosso Clube de Leitura voltado para a temática da brasilidade e suas identidades é particularmente relevante no atual cenário. Ao discutir obras que abordam a história, a cultura e a sociedade brasileira, os participantes podem desenvolver um senso de pertencimento e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. O Clube de Leitura se configura como um espaço ideal para o diálogo, a troca de conhecimentos e a formação de cidadãos mais conscientes e engajados com as questões nacionais. Além disto, o estímulo à leitura nas escolas do ensino fundamental, com foco na iniciação poética, é fundamental para o desenvolvimento integral dos estudantes. A poesia, com sua linguagem rica e expressiva, desperta a sensibilidade, a imaginação e a criatividade das crianças, ampliando seu repertório linguístico e cultural. Ao entrar em contato com diferentes estilos poéticos e autores, os alunos são convidados a explorar o mundo das palavras de forma lúdica e significativa, desenvolvendo um senso crítico e a capacidade de interpretar textos. Além disso, a poesia pode ser um poderoso instrumento para o desenvolvimento da oralidade e da escrita, incentivando a produção de textos próprios e a expressão de sentimentos e ideias de forma original. Ao inserir a experiência de oficinas literárias e poéticas nas escolas contribuem para a formação de leitores mais autônomos e críticos, capazes de apreciar a beleza da linguagem e de se conectar com a literatura de forma prazerosa e significativa.


Justificativa

Com a reformulação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos Cursos nossa universidade tem atualizado os planos pedagógicos estimulando a extensão e cultura, no nosso curso desenvolvemos um programa que visa contemplar este caráter extensionista e cultural por meio das mais diversas práticas de interdisciplinaridade. Contextualizando o início da idealização do nosso projeto pensado em 2022, surgiu com a pandemia e o isolamento social que impulsionaram um inesperado crescimento no mercado editorial brasileiro. Com mais tempo em casa, muitas pessoas redescobriram o prazer da leitura, o que se refletiu em um aumento significativo nas vendas de livros. [3] Essa demanda crescente por literatura evidenciou a necessidade de iniciativas que promovessem uma leitura mais brasileira e qualificada, além de ampliar o acesso à cultura. De forma dialógica em uma unidade curricular de ética e sociedade nas engenharias foram discutidas a tônica tecnicista dos cursos e a falta de espaços universitários que trabalhassem essa deficiência. Diante desse cenário, surgiu a ideia de criar um clube de leitura na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com o objetivo de estimular a leitura e o debate sobre temas relacionados à identidade e à cultura brasileira, propondo espaços de socialização que também auxiliassem no combate à evasão. A escolha da temática da brasilidade e suas identidades se justifica pela lacuna existente no conhecimento da população sobre a formação sociocultural do país. Ao promover a leitura de obras que abordam a história, a cultura e a sociedade brasileiras, o projeto do nosso clube tem contribuído para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes, capazes de compreender as complexidades da nossa identidade nacional [5][6][7][8][9]. Nesse intuito o Clube de Leitura, vem desde janeiro de 2023 trabalhando em prol de um maior conhecimento dos principais autores brasileiros. Além disso, o nosso projeto vem se consolidando e cada vez mais se alinha com a missão da Diretoria de Cultura da PROEXC, que visa promover a arte e a cultura na universidade e nas regiões de sua abrangência.O Clube de Leitura da UFVJM oferece um espaço dialógico-crítico para a troca de conhecimentos, experiências e opiniões sobre as obras lidas, estimulando o diálogo e a reflexão sobre temas relevantes para a sociedade. Ao promover a leitura de autores brasileiros e a discussão sobre questões culturais, o clube contribui para a formação de leitores mais autônomos e críticos, capazes de apreciar a diversidade cultural brasileira [10][11][12].As atividades do clube, realizadas tanto de forma presencial quanto virtual, incluem encontros para discussão de livros, palestras, oficinas e outras ações que visam estimular a leitura e o debate. Ao promover a leitura e o debate sobre temas relevantes para a sociedade, o Clube de Leitura da UFVJM contribui para a democratização do acesso à cultura e para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados [12]. A iniciativa se alinha com as políticas culturais da PROEXC e do Plano Nacional de Cultura, que visam ampliar o acesso da comunidade acadêmica e da sociedade em geral aos bens culturais e promover a diversidade cultural [10]. Ao consolidar o clube, a UFVJM demonstra seu compromisso com a promoção da cultura e do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento social e intelectual da região. O Clube de Leitura com sua rica trajetória explorou uma dezena de obras renomadas brasileiras em encontros presenciais e virtuais quinzenais na ação Cultura Interligada e Páginas ao meio-dia. Pela Cultura interligada conseguimos por meio virtual abarcar discentes de vários campi e egressos consolidando uma vontade que surgiu no início do projeto. Também com mais de 20 (vinte) encontros que combinam arte, poesia, música e literatura na ação do Mosaico Literário mensalmente no Mercado Velho de Diamantina. Além de um embrião no ano de 2024 de palestras e oficinas em escolas estimulando a literatura e poesia que resultaram em 2 (duas) antologias poéticas produzidas com alunos de ensino médio e mais duas oficinas a realizar. O nosso Clube representa um investimento valioso e com resultados promissores. Essa iniciativa, ao promover a leitura de forma multidisciplinar e engajadora, tem o poder de transformar vidas, despertando o interesse pela leitura, fomentando a criatividade e o pensamento crítico nos participantes. Ao continuar esse projeto, estaremos não apenas fortalecendo a comunidade leitora da comunidade acadêmica como regional, mas também contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados com a cultura e a sociedade. A experiência acumulada ao longo desses anos demonstra que o clube é um espaço de troca, aprendizado e crescimento pessoal, e sua manutenção é fundamental para garantir a perenidade desse legado.


Objetivos

Com o propósito de estimular a máxima participação e interação dos membros do projeto, foi proposta uma lista de objetivos gerais específicos para o projeto, visando propor uma maximização das ações dentro do programa, cuja premissa principal se encontra numa maior troca de saberes, conhecimentos, opiniões e experiências, tornando, este, um lugar de diálogo, de desenvolvimento cultural e social. Logo, os objetivos do programa podem ser resumidos da seguinte forma: Objetivos gerais: - Consolidar o clube de leitura,visando trabalhar a temática cultural do Brasil, por meio de leituras, discussões e palestras, ampliando os conhecimentos e saberes sobres as diversas identidades brasileiras. - Promover a interação e o diálogo dos membros do grupo, de parceiros e de colaboradores do projeto, mediante reuniões e encontros. Objetivos específicos: - Criação de reuniões presenciais e online, com leituras coletivas, com objetivo de unir e alcançar participantes multicampi e também membros fora da comunidade acadêmica (comunidadeexterna). - Realizar palestras (virtuais e presenciais) periódicas, com especialistas da área relativa ao tema da leitura, após a conclusão de cada livro ou capítulo, visando um aprofundamento do assunto, auxiliando na compreensão temática da discussão nas reuniões. - Consolidar os eventos mensais culturais valorizando os escritores e poetas regionais que já estão sendo realizados presencialmente com a parceria da secretaria de cultura municipal de Diamantina, voltado para a propagação de conhecimentos gerais sobre as temáticas abordadas nas leituras, tais como: música, cinema e demais atividades artísticas. - Ampliar o estímulo à leitura e poesia no ensino fundamental e médio.


Metas

METAS Previsão de Impacto direto: - Previsão de leitura de pelo menos 4 livros e alguns capítulos para discussão; - Quinzenalmente: encontros de diálogo e discussão sobre as leituras; - Serão trimestralmente realizadas palestras periódicas (virtuais e presenciais); - Serão mensalmente realizados eventos culturais presenciais com música, cinema e demais atividades artísticas; - Serão elaborados pelo menos 2 guias de orientação para ritmo de leitura. - Serão realizadas pelo menos 2 palestras semestrais com autores; - Conquistar pelo menos mais 10 membros ativos na comunidade da UFVJM; - Expectativa de pelo menos 50 pessoas (membros do clube, entusiastas locais e turistas), diretamente atingidas no total dos eventos presenciais; - Impactar pelo menos 4 escolas com a oficina de estímulo a literaturas e poesia. Previsão de impacto indireto: - Semanalmente: serão realizadas sprints de leitura (Intervalo de tempo dedicado a um número determinado de páginas a serem lidas) pelos grupos de WhatsApp alcançando potenciais leitores no âmbito nacional; - Serão realizadas pelo menos 30 sprints; - Serão realizados pelo menos 20 encontros virtuais pelo Meeting. - Serão impactados um público indireto de difícil mensuração pela questão do alcance das plataformas de streaming.


Metodologia

O presente projeto terá três fases de trabalho bem definidas: Preparação, Execução e Fechamento. Na preparação, a proposta de trabalho inicia com a construção de uma programação de ciclos de leitura e uma seleção de obras a serem lidas e estudadas conforme a edição do projeto. Na execução iniciará com a manutenção de espaços virtuais de divulgação e streaming, onde se promoverá as interações dos membros do grupo, promovendo discussões pautadas na ética, no diálogo e no repeito mútuo entre os participantes. Também se realizará a produção de palestras, oficinas e eventos culturais relativos às obras selecionadas na fase da preparação com a ajuda dos membros do projeto e das parcerias externas. Todas as atividades presenciais serão realizadas de forma dialógica, respeitando a diversidade de opiniões, mas buscando ampliar a participação de minorias. Serão realizadas reuniões de autocrítica onde acompanharemos a evolução do projeto e recalcularemos possíveis rotas e ações visando ampliar a participação de mais pessoas. Como fechamento do projeto, se produzirá resumos expandidos, relatos de experiência e artigos para congressos e revistas de extensão. Por fim, será construído o Relatório Final a ser apresentado à PROEXC.


Referências Bibliográficas

[1] TOURINHO, Cleber. Refletindo sobre a dificuldade de leitura em alunos do ensino superior:“deficiência” ou simples falta de hábito. Revista Lugares de Educação, v. 1, n. 2, p. 325-346, 2011. [2] Clube da leitura virtual: o que é preciso para criá-lo na sua escola. Disponível em:https://www.clipescola.com/clube-da-leitura-virtual/. Acesso em: 22 jul. 2022. [3] Dia Mundial do Livro:hábito de leitura aumentou durante a pandemia e segue em alta em 2022 | IESB | Centro Universitário.Disponível em: <https://www.iesb.br/noticias/dia-mundial-do-livro-habito-de-leitura-aumentou-duranteapandemia-e-segue-em-alta-em-2022/>. Acesso em: 26 jul. 2022. [4] SILVA, Cibelle Celestino. Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para a aplicação no ensino. Editora Livraria da Física, 2006. [5] RIBEIRO, João Ubaldo. Viva o povo brasileiro. Alfaguara, 2008.] [6] FAUSTO, Boris. História concisa do Brasil. Edusp, 2022. [7] DE HOLANDA, Sérgio Buarque; CANDIDO, Antonio; DE MELLO, Evaldo Cabral. Raízes do brasil. J. Olympio, 1936. [8] RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. Global Editora e Distribuidora Ltda, 2015. [9] KRENAK, Ailton. A vida não é útil. Companhia das Letras, 2020. [10] PROEXC/UFVJM. Política Cultural na UFVJM, 2012. Disponível em:<http://www.ufvjm.edu.br/proexc/politicacultural.html>. Acesso em 25 jul. 2017. [11] BRASIL. Ministério da Cultura. Plano Nacional de Cultura. Brasília, DF, dezembro de 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12343.htm>. Acesso em:26 jul.22 [12] BRASIL. Ministério da Cultura. Metas do Plano Nacional de Cultura. Brasília, DF, dezembro de 2011.Disponível em: <http://www.cultura.gov.br/documents/10883/11294/METAS_PNC_final.pdf/3dc312fb5a42-4b9b-934bb3ea7c238db2>. Acesso em: 26 DE jul. 22. [13] KRUG, Flávia Susana. A importância da leitura naformação do leitor. Revista de Educação do IDEAU, v. 10, n. 22, p. 2-14, 2015. [14] DA SILVA, GustavoRibeiro; DE OLIVEIRA DERING, Renato. Breves reflexões sobre a importância da leitura para a formação de um sujeito crítico. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 1, p. 75-81, 2020. [15] DIXON, Jami et al. The importance of soft skills. Corporate finance review, v. 14, n. 6, p. 35, 2010


Inserção do estudante

Alguns participantes das outras edições pretendem continuar e irão se candidatar para vaga de bolsista. Dada essa experiencia, percebe que a leitura é a parte fundamental que viabiliza o ser humano para a compreensão do mundo. É através dela que se é possível adquirir e formatar seus posicionamentos e seu senso crítico, para questionar acerca de opiniões de autores e demais pessoas, e também de se refletir e proporcionar a formação de seus próprios ideais e conceitos [13]. Além de formar leitores críticos, resultando automaticamente em pessoas capazes de adquirir conhecimento e informação de forma autônoma, proporcionando uma visão mais ampla do mundo, sem a necessidade de enxergar a realidade pelos olhos de terceiros, potencializado tanto a sua forma de aprendizagem, quanto a formação de suas opiniões pessoais e argumentos críticos [14]. E é através do clube que os alunos envolvidos poderão desenvolver conhecimentos, onde as habilidades de comunicação oral presente no clube de leitura não se restringirão apenas em ser ouvido, mas também o outro lado, o da escuta, sendo tão importante quanto o primeiro. É nesse ponto, em ouvir e ser ouvido, que ocorre um aumento na autoconfiança em falar em público, já que existirão momentos para se expor suas opiniões críticas em voz alta. Portanto, as habilidades discentes (soft skills) [15] em torno do trabalho de equipe, comunicação, flexibilidade e adaptabilidade,autoconfiança e capacidade de suportar críticas serão desenvolvidas durante a execução deste projeto. Durante as reuniões e encontros, serão discutidos os capítulos (ou livros) lidos, com cada membro expondo as suas análises e opiniões sobre os fatos apresentados durante a leitura, realizando assim um momento de interação dialógica entre todos os participantes conduzido por alunos e professores. Serão realizadas palestras de professores e autores convidados, onde as temáticas conduzirão a novas leituras, mediante um professor especialista na área, proporcionando a ampliação da visão sobre as identidades brasileiras. Os alunos desenvolverão guias de ritmo de leitura para cada livro lido e questionários de compreensão para cada participante, que serão utilizados para elaboração de relatórios parciais realizados por parte dos discentes, utilizados para compor os artigos e Relatório Final, escritos após a conclusão de todas as leituras solicitadas, onde os discentes aprimorarão a redação científica na produção de resumos expandidos, relatos de experiência e artigos. O público alvo do clube de leitura será aberto a toda comunidade interessada em participar, com um foco principal na interação acadêmica multicampi. Espera-se a participação e interação dos alunos com as pessoas da região e de outras cidades, logo a interação entre os membros que não poderão participar presencialmente, será dada a partir de palestras, encontros e leituras coletivas realizadas virtualmente. Terá oportunidade de desenvolver seu lado pedagógico por meio das oficinas e palestras de incentivo à leitura nas escolas de ensino fundamental e médio.


Observações

O presente projeto tem se consolidado por dois anos na agenda oficial da Prefeitura Municipal de Diamantina, realizando intervenções culturais temáticas nos espaços culturais da cidade. As metas propostas no último ano foram atingidas com êxito, sendo que da discussão com membros do clube foram desenvolvidas novas ações como a ação da Literatura nas Escolas.Esta ação não estava prevista na proposta do Edital PROCARTE anterior, mas o piloto desta ação desenvolvido pelos discentes, parceiros e público renderam grandes frutos demonstrando o caráter inclusivo e dialógico do projeto com os membros da sociedade. Foi construído um artigo aprovado em congresso nacional descrevendo as ações do projeto na primeira ação em 2023, sendo posteriormente neste ano de 2024 convidado via fast track a ser publicado em um periódico extensionista nacional relevante. O número de impressões nas despesas apresentadas por esta proposta se deve ao fato dos livretos impressos utilizados nos eventos, principalmente na produção de antologias poético literárias nas oficinas nas escolas de ensino fundamental e médio.


Público-alvo

Descrição

Público externo interessado em desenvolver o hábito da leitura e no tema das identidades brasileiras.

Descrição

Público Interno composto por Docentes, Técnico Administrativos e Discentes em desenvolver o hábito da leitura e na construção/formação do Brasil.

Descrição

Discentes da rede pública que farão interação com as palestras e oficinas.

Descrição

Discentes da rede pública que farão interação com as palestras e oficinas.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina

Município

Gouveia

Município

Serro

Município

Datas

Município

Couto De Magalhães De Minas

Município

Teófilo Otoni

Município

Unaí

Município

Janaúba

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Divulgação, concessão de espaços para trabalho (Mercado Velho, Teatro Santa Izabel, Escola de Artes e Música Maestro Francisco Nunes, etc.) e eventual participação dos membros.

Participação da Instituição Parceira

Divulgação, concessão de espaços para trabalho e eventual participação dos membros

Participação da Instituição Parceira

Divulgação, concessão de espaços para trabalho e eventual participação dos membros

Cronograma de Atividades

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Seleção de obras (livros e capítulos) contemplados pelo projeto.

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Desenvolvimento de cronograma de leitura para os participantes.

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Encontros (presenciais/virtuais) para discussão das obras selecionadas.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Palestras de incentivo literário e construções literárias.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Eventos culturais presenciais externos, voltado para a propagação de conhecimentos gerais sobre as temáticas abordadas nas leituras, tais como: música, cinema e demais atividades artísticas.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Produção de livretos com as melhores Antologias poéticas ou seleção de crônicas produzidas nas oficinas nas escolas e também volumes com as produzidas nos Mosaicos Literários.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Reavaliação na construção dos cursos, relatórios de memória das atividades, problemas e soluções encontradas. Desenvolvimento e construção do relato de experiência, resumo expandido ou artigos com o resultado obtido da ação. Fechamento e relatórios parciais e finais do PROCARTE.