Visitante
Sopa de Conhecimento: estudo como alimento para um futuro melhor
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
kinulpe honorato sampaio
20251012025193389
faculdade de medicina de diamantina - famed
Caracterização da Ação
outros
educação
cultura
metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
municipal
famed de portas abertas
Não
Membros
wanda cristina aparecida rosa
Bolsista
O projeto "Sopa de Conhecimento: estudo como alimento para um futuro melhor" tem como objetivo central melhorar o desempenho acadêmico e promover o desenvolvimento integral dos estudantes da comunidade do Distrito de Sopa, Diamantina, MG. O projeto é justificado pela importância da educação na promoção do desenvolvimento e igualdade de oportunidades. Além disso, a comunidade de Sopa enfrenta desafios significativos na educação, agravados pela pandemia. O objetivo geral é contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico e o desenvolvimento integral dos estudantes, preparando-os para a continuidade dos estudos. Para isso, iremos diagnosticar lacunas de aprendizado, desenvolver planos de intervenção personalizados, promover intervenções educacionais inovadoras, capacitar pais e responsáveis, avaliar o impacto e disseminar melhores práticas. O projeto promoverá o protagonismo dos estudantes, capacitando-os para liderar intervenções, desenvolver habilidades socioemocionais e contribuir ativamente para a transformação social.
Educação; Reforço Escolar; Comunidade; Inclusão; Transformação Social; Parceria Escola-Universidade; Arte; Música; Ciência
A educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de qualquer sociedade, especialmente em comunidades que enfrentam desafios socioeconômicos e geográficos. No Distrito de Sopa, localizado no município de Diamantina, MG, essa realidade é ainda mais evidente. A pandemia de COVID-19 agravou as dificuldades educacionais já enfrentadas pelos estudantes da Escola Municipal de Sopa, impactando negativamente o desempenho acadêmico e o desenvolvimento integral dos alunos. Em resposta a essa demanda crescente, em 2023, o projeto "Sopa de Conhecimento" foi iniciado de maneira voluntária, com o apoio de estudantes de graduação em Medicina e pós-graduação em Ciências da Saúde da UFVJM. Desde então, a iniciativa tem buscado superar as lacunas de aprendizagem deixadas pela pandemia, fortalecendo o ensino e oferecendo novas oportunidades para os estudantes locais. Com a retomada das atividades presenciais, este projeto de extensão se tornou ainda mais essencial, reafirmando seu compromisso com a melhoria do desempenho acadêmico e a promoção do desenvolvimento integral dos estudantes. Este projeto segue as diretrizes da extensão universitária, promovendo a interação dialógica, a interdisciplinaridade e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Através da colaboração entre universidade, escola e comunidade, são desenvolvidas ações educativas que vão além do reforço escolar tradicional. Agora, buscamos incorporar atividades que envolvem música, arte, feiras de ciências, entre outras intervenções, como formas de engajar e motivar os estudantes, ampliando o leque de atividades educacionais e culturais oferecidas. Apesar dos esforços voluntários até o momento, o apoio financeiro é indispensável para o pleno desenvolvimento das atividades planejadas. Com o financiamento, poderemos ampliar e aperfeiçoar as intervenções educacionais, garantindo que os estudantes da Escola Municipal de Sopa tenham as ferramentas necessárias para superar os desafios educacionais e se preparar para um futuro mais promissor.
A educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade, promovendo equidade e igualdade de oportunidades. No contexto do Distrito de Sopa, município de Diamantina, MG, essa missão se torna ainda mais desafiadora devido às dificuldades socioeconômicas e geográficas da região. A pandemia de COVID-19 exacerbou esses desafios, afetando significativamente o desempenho acadêmico dos estudantes da Escola Municipal de Sopa, especialmente aqueles do ensino básico (6º ao 9º ano). Durante o período de ensino remoto, muitos alunos enfrentaram barreiras significativas, como a falta de acesso à internet, recursos educacionais e apoio pedagógico em casa. Essas dificuldades, combinadas com a baixa escolaridade de muitos responsáveis, agravaram a defasagem escolar. Mesmo com a retomada das aulas presenciais, as lacunas de aprendizado permanecem visíveis, exigindo ações coordenadas para superar esse legado. O projeto "Sopa de Conhecimento: estudo como alimento para um futuro melhor" surgiu em 2023 como uma resposta direta a essa realidade, atendendo à demanda expressa pela Escola Municipal de Sopa. Desenvolvido de maneira voluntária por estudantes de graduação em Medicina e pós-graduação em Ciências da Saúde da UFVJM, o projeto visa contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico e o desenvolvimento integral dos estudantes, promovendo uma educação inclusiva e de qualidade. O diferencial desta proposta reside na sua base interdisciplinar e no engajamento ativo da comunidade universitária, alinhando-se às diretrizes da extensão universitária. A interação dialógica, característica essencial da extensão, é cultivada por meio do diálogo constante entre bolsistas, professores, alunos e a comunidade local. Além disso, o projeto busca não apenas abordar as deficiências acadêmicas, mas também ampliar o escopo das intervenções, incluindo atividades artísticas, culturais e científicas, como música, arte e feiras de ciências, de modo a estimular o desenvolvimento integral dos estudantes. Este projeto se configura, portanto, como uma importante ferramenta para reduzir as desigualdades educacionais agravadas pela pandemia, ao mesmo tempo em que fortalece os laços entre a universidade e a sociedade, contribuindo para a formação de cidadãos mais preparados e para o desenvolvimento social e educacional do Distrito de Sopa.
Objetivo Geral: Contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico e o desenvolvimento integral dos estudantes do ensino básico (6º ao 9º ano) da Escola Municipal de Sopa, Distrito de Diamantina, MG, atendendo às demandas educacionais e sociais pós-pandemia, por meio de intervenções educacionais, culturais e científicas que estimulem o aprendizado e preparem os alunos para a continuidade dos estudos. Objetivos Específicos: 1) Diagnosticar as principais lacunas de aprendizado dos estudantes, considerando as dificuldades acentuadas pela pandemia de COVID-19, por meio de avaliações educacionais abrangentes, realizadas em parceria com professores e a equipe pedagógica da escola. 2) Desenvolver e implementar planos de intervenção educacional personalizados, que atendam às necessidades específicas dos estudantes, abordando disciplinas como português, matemática, ciências, geografia, história, entre outras. 3) Fomentar a participação ativa dos estudantes em atividades extracurriculares, como música, arte e feiras de ciências, promovendo a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, além do reforço acadêmico. Criar um ambiente de aprendizado participativo que promova a interação dialógica entre estudantes, professores, pais e bolsistas universitários, fortalecendo a parceria entre escola e comunidade. 4) Fortalecer o protagonismo dos bolsistas universitários e dos estudantes da UFVJM envolvidos no projeto, incentivando sua participação em todas as etapas de planejamento, execução e avaliação das ações, contribuindo para a formação de futuros profissionais comprometidos com a transformação social. 5) Estabelecer parcerias com o Instituto Federal do Norte de Minas, campus Diamantina, para preparar os alunos para a continuidade dos estudos no ensino médio e técnico, facilitando seu ingresso em programas de educação pública de qualidade. 6) Avaliar continuamente o impacto do projeto, por meio de indicadores de desempenho acadêmico e participação nas atividades propostas, garantindo que os objetivos estabelecidos sejam alcançados. 7) Disseminar os resultados e as melhores práticas desenvolvidas no projeto, promovendo eventos educacionais e culturais na comunidade de Sopa, além de compartilhar as lições aprendidas com outras escolas da região.
1) Diagnóstico Abrangente: Realizar um diagnóstico educacional detalhado para identificar as principais lacunas de aprendizado dos estudantes até o final do primeiro trimestre do projeto. Este diagnóstico envolverá avaliações em todas as disciplinas, além de questionários e entrevistas com alunos e professores. 2) Planos de Intervenção Personalizados: Desenvolver e aplicar planos de intervenção educacional personalizados para cada estudante, levando em consideração suas dificuldades e desafios educacionais até o final do primeiro semestre do projeto. 3) Intervenções Educacionais Inovadoras: Implementar atividades de reforço escolar e intervenções inovadoras que integrem, no mínimo, três disciplinas, até o final do segundo trimestre do projeto, incluindo o uso de metodologias ativas de ensino e projetos interdisciplinares. 4) Incorporação de Atividades Culturais e Científicas: Organizar pelo menos duas atividades extracurriculares, como oficinas de música, arte e feiras de ciências, até o final do terceiro trimestre, com o objetivo de estimular o interesse dos estudantes e promover o desenvolvimento de habilidades criativas e socioemocionais. 5) Apoio aos Pais e Responsáveis: Realizar encontros com pais e responsáveis em dois momentos distintos (no segundo e no quarto trimestre), oferecendo orientações sobre como apoiar o processo de aprendizagem dos filhos em casa, melhorando seu envolvimento com a educação escolar. 6) Estabelecimento de Parcerias com o Instituto Federal: Estabelecer parcerias formais com o Instituto Federal do Norte de Minas, campus Diamantina, até o final do terceiro trimestre, facilitando a orientação e a preparação dos estudantes para a continuidade de seus estudos no ensino médio e técnico. 7) Acompanhamento Contínuo e Avaliação de Desempenho: Monitorar continuamente o progresso dos alunos, realizando avaliações periódicas ao longo do projeto, para medir o impacto das intervenções no desempenho acadêmico, frequência escolar e desenvolvimento socioemocional dos estudantes. 8) Capacitação e Protagonismo dos Bolsistas: Capacitar os bolsistas universitários até o final do primeiro trimestre, promovendo seu protagonismo no planejamento e execução das atividades, e garantindo seu engajamento ativo nas ações de extensão. 9) Disseminação de Melhores Práticas: Compartilhar os resultados do projeto e as melhores práticas desenvolvidas com a comunidade de Sopa, realizando pelo menos uma atividade de divulgação (como workshops ou eventos comunitários) até o final do quarto trimestre. 10) Avaliação Global do Projeto: Concluir uma avaliação global do impacto do projeto até o final do quarto trimestre, considerando os resultados acadêmicos dos estudantes, o envolvimento da comunidade e o impacto social gerado pelas intervenções, gerando relatórios detalhados e materiais para disseminação em eventos acadêmicos e comunitários.
A metodologia deste projeto está fundamentada em abordagens participativas, interdisciplinares e colaborativas, visando à recuperação do aprendizado, o desenvolvimento integral dos estudantes e a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade. A seguir, são descritas as etapas e estratégias que serão utilizadas ao longo da execução do projeto: 2) Diagnósticos Educacionais (1º e 3º trimestre): No início de cada semestre, será realizado um diagnóstico educacional abrangente para identificar as principais lacunas de aprendizado dos estudantes. Essa fase incluirá a aplicação de testes em diversas disciplinas (como português, matemática, ciências, geografia e história), além de entrevistas e questionários com alunos e professores para a coleta de dados qualitativos. O objetivo é entender as dificuldades individuais e coletivas enfrentadas pelos estudantes, considerando as lacunas deixadas pela pandemia de COVID-19. 2) Elaboração de Planos de Intervenção Personalizados (1º e 3º trimestre): Com base nos diagnósticos, serão desenvolvidos planos de intervenção educacional personalizados para cada aluno, levando em consideração suas necessidades específicas. Esses planos serão elaborados em conjunto com os professores da Escola Municipal de Sopa, e incluirão metas de curto e médio prazo para cada estudante, de acordo com suas dificuldades. As intervenções abrangerão não apenas o reforço em conteúdos curriculares, mas também estratégias para desenvolver habilidades socioemocionais e incentivar o protagonismo estudantil. 3) Intervenções Educacionais Inovadoras (2º e 4º trimestre): As intervenções serão realizadas por meio de aulas de reforço escolar e atividades interdisciplinares que conectem diversas disciplinas. Além disso, serão incorporadas oficinas de música, arte e feiras de ciências para estimular o interesse dos estudantes em outras áreas do conhecimento e promover a criatividade e o desenvolvimento socioemocional. O bolsista universitário terá um papel central na condução dessas atividades, atuando diretamente com os alunos, em colaboração com os professores e a equipe pedagógica da escola. 4) Acompanhamento Contínuo (todos os trimestres): O progresso dos estudantes será monitorado continuamente ao longo do projeto. Avaliações periódicas serão realizadas para medir o impacto das intervenções nas notas, na frequência escolar e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. O objetivo é garantir que as ações educacionais estejam alinhadas às necessidades dos alunos e promover ajustes nas estratégias, quando necessário. 5) Apoio aos Pais e Responsáveis (2º e 4º trimestre): Reconhecendo a importância da família no processo de aprendizado, o projeto incluirá sessões de capacitação para pais e responsáveis. Essas sessões terão o objetivo de orientá-los sobre como podem apoiar seus filhos nos estudos em casa, promovendo uma relação mais ativa e colaborativa com a escola. Serão realizados dois encontros ao longo do ano, um em cada semestre, para fortalecer o vínculo entre família e escola. 6) Parcerias com o Instituto Federal (3º e 4º trimestre): Será estabelecida uma parceria com o Instituto Federal do Norte de Minas, campus Diamantina, para oferecer orientações e visitas que preparem os alunos para a continuidade dos estudos no ensino médio e em cursos técnicos. As visitas ao Instituto proporcionarão uma experiência prática aos estudantes sobre as oportunidades acadêmicas e profissionais disponíveis. 7) Capacitação e Protagonismo do Bolsista Universitário (1º trimestre): O bolsista universitário passará por uma capacitação inicial nas metodologias ativas de ensino e nas estratégias educacionais previstas no projeto. A formação incluirá o aprendizado de técnicas de ensino colaborativo, condução de atividades interdisciplinares e manejo de grupos. O protagonismo do bolsista será estimulado ao longo do projeto, com sua participação ativa no planejamento, implementação e avaliação das atividades. 8) Avaliação e Disseminação de Resultados (4º trimestre): No final do projeto, será realizada uma avaliação global para medir o impacto das ações educacionais e comunitárias. A avaliação considerará o progresso dos alunos em termos de desempenho acadêmico, habilidades socioemocionais e motivação para os estudos, além do envolvimento da comunidade escolar. Os resultados serão disseminados em reuniões com pais e professores, e relatórios serão produzidos para compartilhar as melhores práticas desenvolvidas com outras escolas da região e em eventos acadêmicos.
CONTEE. Pandemia acentua déficit educacional e exige ações do poder público. Disponível em: https://contee.org.br/pandemia-acentua-deficit-educacional-e-exige-acoes-do-poder-publico/. FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Indissociabilidade Ensino–Pesquisa–Extensão e a Flexibilização Curricular: uma proposta de integração entre Universidade e Sociedade. Belo Horizonte: COOPMED, 2007. (Coleção Extensão Universitária; v.6). FUNDACAO ABRINQ. Entenda como a pandemia impactou a Educação no Brasil. Disponível em: https://www.fadc.org.br/noticias/entenda-como-a-pandemia-impactou-a-educacao-no-brasil. GOMES, A. C. Desafios da educação básica no Vale do Jequitinhonha. Revista Eletrônica de Educação, v. 11, n. 2, p. 1-14, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacao/article/view/25916. INEP. Censo Escolar 2020: 99,3% das escolas brasileiras suspenderam atividades presenciais. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/central-de-conteudo/noticias/censo-escolar-2020-99-3-das-escolas-brasileiras-suspenderam-atividades-presenciais. PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO VALE DO JEQUITINHONHA. Dimensão Social: Análise da Situação Educacional. Disponível em: http://www.desenvolvimento.mg.gov.br/images/Plano_de_Desenvolvimento_do_Vale_do_Jequitinhonha_-_PDJV_-_Volume_II_-_Dimensao_Social.pdf. PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/vale-do-jequitinhonha_mg. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Censo Escolar 2020: 99,3% das escolas brasileiras suspenderam atividades presenciais. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/central-de-conteudo/noticias/censo-escolar-2020-99-3-das-escolas-brasileiras-suspenderam-atividades-presenciais. Acesso em: SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Resolução SEE 2820/2015. Disponível em: https://www.educacao.mg.gov.br/images/stories/legislacao/resolucoes/2015/Resolucao_SEE_2820_2015.pdf.3. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Superintendências Regionais de Ensino. Disponível em: https://www.educacao.mg.gov.br/sre. SENADO FEDERAL. Impactos da pandemia na educação no Brasil. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/institucional/datasenado/materias/pesquisas/impactos-da-pandemia-na-educacao-no-brasil. SILVA, M. C. Extensão universitária no Brasil: conceitos, políticas e contradições. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 3-18, jan./mar. 2022. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/pdf/rexun/n17/2346-9986-rexun-e0003.pdf.
A participação ativa do estudante bolsista é fundamental para o sucesso deste projeto de extensão, e sua inserção ocorre de forma estruturada, com ênfase em capacitação, protagonismo e desenvolvimento de habilidades acadêmicas e socioemocionais. O estudante de graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) será o principal agente no processo de planejamento e execução das atividades educacionais. Desde o início, o bolsista será capacitado em metodologias ativas de ensino e aprendizagem, com foco na condução de atividades pedagógicas inovadoras e interdisciplinares. A formação envolverá técnicas como o Aprendizado Baseado em Problemas (PBL), Aprendizado Baseado em Projetos (ABP) e ensino colaborativo, que serão aplicadas no contexto educacional da Escola Municipal de Sopa. O protagonismo do bolsista será incentivado em todas as etapas do projeto. Ele terá a responsabilidade de liderar diagnósticos educacionais, elaborar planos de intervenção, aplicar metodologias de ensino diferenciadas e promover atividades extracurriculares, como oficinas de música, arte e feiras de ciências. Além disso, o estudante universitário será um mediador entre os professores, a comunidade escolar e os alunos, promovendo o diálogo e o engajamento de todos os envolvidos. Além de atuar como facilitador no processo de aprendizagem dos alunos da Escola Municipal de Sopa, o bolsista terá a oportunidade de desenvolver habilidades pessoais e profissionais. O trabalho colaborativo com professores, alunos e a comunidade permitirá ao estudante aprimorar suas capacidades de comunicação, liderança e empatia, preparando-o para futuros desafios na vida acadêmica e profissional. O bolsista também terá um papel crucial no fortalecimento da parceria entre a UFVJM e a comunidade de Sopa, ao colaborar diretamente com professores e responsáveis, promovendo a integração entre a universidade e a escola, em consonância com as diretrizes da extensão universitária. Ao longo do projeto, o estudante universitário será incentivado a refletir sobre sua atuação e o impacto de suas ações na transformação social da comunidade. Essa experiência de imersão no ambiente educacional local será enriquecedora para a formação acadêmica e cidadã do bolsista, proporcionando uma visão prática da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Por fim, o estudante atuará como disseminador das boas práticas desenvolvidas no projeto, contribuindo para a sistematização dos resultados e sua divulgação em eventos acadêmicos e comunitários, como workshops e feiras de ciências. Esse papel de liderança e protagonismo acadêmico será essencial para o sucesso e continuidade das ações do projeto.
O projeto de extensão "Sopa de Conhecimento: estudo como alimento para um futuro melhor" tem um papel crucial no enfrentamento das deficiências educacionais agravadas pela pandemia de COVID-19, especialmente em comunidades vulneráveis, como a do Distrito de Sopa, em Diamantina, MG. A relevância deste projeto é clara ao abordar de forma prática e inovadora as lacunas de aprendizado dos estudantes do ensino básico (6º ao 9º ano), proporcionando intervenções que visam não apenas a recuperação escolar, mas também o desenvolvimento integral e socioemocional desses jovens. Sopa é uma comunidade que enfrenta desafios socioeconômicos e geográficos, que limitam o acesso dos estudantes a oportunidades educacionais e culturais de qualidade. O cenário foi ainda mais agravado pelo longo período de isolamento e pela falta de estrutura para o ensino remoto, especialmente em regiões rurais como Morrinhos, Ribeirão de Areia e Covão. Portanto, o projeto se propõe a ser uma ferramenta efetiva de transformação social, ao devolver aos estudantes o protagonismo no processo de aprendizagem e prepará-los para uma continuidade nos estudos, promovendo seu ingresso no Instituto Federal do Norte de Minas. Além de focar na melhoria do desempenho acadêmico por meio de aulas de reforço escolar e metodologias ativas, o projeto também inclui atividades extracurriculares, como oficinas de música, arte e feiras de ciências, que são fundamentais para ampliar a formação cultural e o pensamento crítico dos estudantes. Essas ações visam tornar o aprendizado mais dinâmico e acessível, ao mesmo tempo em que promovem a interdisciplinaridade e o engajamento da comunidade escolar. Para que o projeto atinja plenamente seus objetivos, o apoio financeiro é indispensável. O financiamento permitirá que um estudante bolsista da UFVJM se dedique integralmente ao planejamento e execução das atividades, garantindo o acompanhamento contínuo dos estudantes da Escola Municipal de Sopa e o fortalecimento das parcerias institucionais, como a com o Instituto Federal do Norte de Minas. Além disso, o suporte financeiro possibilitará a aquisição de materiais didáticos e pedagógicos adequados, o que ampliará o impacto das ações desenvolvidas. Investir neste projeto é contribuir diretamente para a construção de uma comunidade mais educada, consciente e preparada para enfrentar os desafios futuros. A atuação dos bolsistas universitários, juntamente com a escola e a comunidade, reflete a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, princípios que orientam a missão da UFVJM em promover uma educação de qualidade para todos. Portanto, o financiamento desta proposta não é apenas um suporte para a continuidade das atividades, mas uma forma concreta de contribuir para a transformação social de Sopa e para o futuro dos seus estudantes.
Público-alvo
Estudantes do ensino básico (6º ao 9º ano) da Escola Municipal de Sopa
Municípios Atendidos
Diamantina
Parcerias
A escola fornecerá infraestrutura para a realização das intervenções em educação do projeto.
Cronograma de Atividades
Serão realizadas avaliações abrangentes para identificar as lacunas de aprendizado dos estudantes. Serão aplicados testes de avaliação em todas as disciplinas e serão coletados dados qualitativos por meio de questionários e entrevistas com os alunos e professores.
serão realizadas avaliações abrangentes para identificar as lacunas de aprendizado dos estudantes. Serão aplicados testes de avaliação em todas as disciplinas e serão coletados dados qualitativos por meio de questionários e entrevistas com os alunos e professores
Com base nos resultados do diagnóstico, serão desenvolvidos planos de intervenção educacional personalizados. Esses planos levarão em consideração as áreas em que os estudantes enfrentam dificuldades e definirão metas de curto e médio prazo.
Com base nos resultados do diagnóstico, serão desenvolvidos planos de intervenção educacional personalizados. Esses planos levarão em consideração as áreas em que os estudantes enfrentam dificuldades e definirão metas de curto e médio prazo.
As intervenções serão realizadas por meio de aulas de reforço, atividades extracurriculares e projetos interdisciplinares. O bolsista atuará diretamente no suporte às atividades, trabalhando em estreita colaboração com os professores da escola.
O progresso dos alunos será monitorado continuamente, com avaliações periódicas para medir o impacto das intervenções. A abordagem interdisciplinar será promovida, permitindo que os alunos vejam as conexões entre as matérias e desenvolvam uma compreensão mais ampla do conhecimento
Serão oferecidas sessões de capacitação para pais e responsáveis, abordando estratégias de apoio ao aprendizado de seus filhos em casa, promovendo uma relação mais ativa com a escola.
Serão oferecidas sessões de capacitação para pais e responsáveis, abordando estratégias de apoio ao aprendizado de seus filhos em casa, promovendo uma relação mais ativa com a escola
Avaliação do projeto para elaboração do relatório final e produção de material para apresentação no SINTEGRA.