Visitante
Ciência e Musica
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Procarte
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
welyson tiano dos santos ramos
2025202202519375
instituto de engenharia, ciência e tecnologia
Caracterização da Ação
sem linha de avaliacao
cultura
educação
música
municipal
conheçendo a ufvjm - campus janaúba
Não
Membros
fidel edson de souza
Vice-coordenador(a)
joão de deus oliveira júnior
Voluntário(a)
lucas amaral souza silva
Bolsista
Neste projeto, serão oferecidas formações teóricas e práticas em música, com foco em violão e flauta doce, com o objetivo de formar um Grupo de Música de Câmara vinculado à UFVJM. As ações serão voltadas para a comunidade interna e externa da universidade. Para a comunidade externa, em 2025, o projeto prevê a continuidade das atividades na Associação Fraterna Amigos da Paz (ASFAP) e na Igreja São José, sendo esta última aberta à comunidade de Janaúba, no norte de Minas Gerais. Adicionalmente, pretende-se desenvolver atividades na Escola Estadual Barão de Gorutuba.
Divulgação científica, educação, ensino de ciência, música, violão, flauta doce
Com o intuito de promover a integração entre a UFVJM, campus Janaúba, e a região em seu entorno, este projeto pretende utilizar o ensino de música como ferramenta lúdica e transformadora para nortear essa interação. Há muito se sabe dos encantos que a música provoca nas pessoas, desde jovens a adultos. Apesar do misticismo acerca do ensino de música, onde muitos acreditam que a música é para quem tem “o dom”, hoje em dia, reconhece-se que o ensino de música pode ajudar no aprendizado, no desenvolvimento de habilidades psicomotoras, na criatividade, na sensibilidade, no reconhecimento da diversidade cultural ao qual o estudante está inserido, além de promover a integração entre alunos [1]. Atualmente, o próprio governo reconhece que o ensino de música deve ser obrigatório em toda educação básica, segundo a Lei n° 11.769 sancionada em 18 de agosto de 2008. Embasado nessas primícias, o presente projeto visa promover o ensino de música para a comunidade interna e externa da UFVJM, campus Janaúba, com aulas de violão e flauta doce, com objetivo de formar um Grupo de Música de Câmara vinculado à UFVJM, promovendo cultura e a integração da comunidade com a UFVJM. Há uma forte conexão científica entre o ensino de música e os conteúdos programáticos dos cursos de Engenharia Física e de Ciência e Tecnologia da UFVJM. Assim, este projeto busca criar uma rota alternativa para a inserção do ensino de ciências no cotidiano da comunidade, além de promover o desenvolvimento da musicalidade tanto na comunidade interna quanto externa da UFVJM, no campus Janaúba.
Este projeto visa precipuamente o ensino de música e a formação de um grupo de música de Câmara vinculado a UFVJM campus Janaúba. Assim, é notório o seu alinhamento com alguns dos objetivos do Plano Nacional de Cultura (PCN), instituído pela Lei 12.343, de dezembro de 2010, a saber: Art. 2º: II - proteger e promover o patrimônio histórico e artístico, material e imaterial; III - valorizar e difundir as criações artísticas e os bens culturais; VI - estimular a presença da arte e da cultura no ambiente educacional; VII - estimular o pensamento crítico e reflexivo em torno dos valores simbólicos. Segundo Ernst Cassirer [6] e Susanne Langer [7], às manifestações da Cultura são formas simbólicas particulares ao indivíduo (religião, arte, música, conhecimento, linguagem e mito), onde o ser humano visa dar significado ao real de modo objetivo. Além disso, nas últimas edições do projeto, observou-se que as atividades realizadas criam um ambiente propício para a divulgação dos cursos da UFVJM, promovendo a discussão de tópicos científicos relacionados ao ensino de música e à compreensão do funcionamento dos instrumentos musicais. De fato, numa sociedade onde se destaca a interatividade e a correlação entre conceitos, é extremamente necessário que o ensino de ciências seja reinventado. Contudo, apesar dos avanços tecnológicos, o ensino de ciência (com destaque para Física) tem encontrado grande resistência por parte dos alunos [2-3], em virtude da dificuldade dos discentes em associar o que é visto em sala de aula com seu cotidiano [4-5]. Pensando nisso, o ensino de música surge como uma “porta” para explorar conceitos de física de uma maneira lúdica e cativante, uma vez que a música e o Ensino de Música em si, já estão intimamente ligados à Física. Por exemplo, o estudo da partitura (com suas divisões de tempo) pode ser uma oportunidade de mostrar aos participantes a relevante presença da matemática na natureza. Por outro lado, as notas musicais podem ser estudadas numa nova perspectiva, onde se pode introduzir conceitos como frequência, onda estacionária e geração de harmônicos. O Timbre (associado aos valores das frequências de oscilação do som no interior de uma cavidade) dos instrumentos pode ser entendido como uma consequência do formato dos instrumentos, que “obriga” as ondas a oscilarem em determinadas frequências no interior dos mesmos. Na verdade, a música não se relaciona apenas com matemática e física, mas também com outras ciências básicas, como biologia, por exemplo, na descrição do sistema auditivo e vocal. Sabe-se que o som se propaga, por meio da vibração das moléculas que constituem o ar, até chegar a membrana timpânica, localizada no ouvido interno. A vibração do ar faz com que os ossos do ouvido interno oscilem, movimentando o líquido contido no labirinto. A oscilação desse líquido é captada por receptores sensoriais que transforma este estímulo em impulso nervoso, potencial de ação. O potencial de ação é um potencial eletrolítico que se propaga pelo neurônio até o diencéfalo, onde a informação é interpretada. Assim, fica claro o potencial do ensino de música como ferramenta de ensino e divulgação de ciência. Em linhas gerais, esse projeto pretende estimular a inserção da cultura em ambientes educacionais e utilizar o ensino de música como rota alternativa para estimular a comunidade interna e externa da UFVJM a pensar sobre a importância da ciência nos dias atuais. O projeto será direcionado a alunos do ensino básico, servidores e estudantes da UFVJM, com o intuito de promover a inserção da cultura e da música no ambiente educacional, além de estimular o pensamento crítico e reflexivo sobre valores simbólicos. Adicionalmente, o projeto se concentrará em alunos da Associação Fraterna Amigos da Paz, que atende a jovens em situação de vulnerabilidade social. Para esses jovens, a oferta de aulas de música representa uma oportunidade valiosa de desenvolvimento pessoal e social, contribuindo para a construção de autoestima, habilidades sociais e uma visão mais ampla do mundo. Em uma comunidade carente, como a de Janaúba, essas aulas de música gratuitas são fundamentais, pois proporcionam acesso à cultura e ao aprendizado musical, que muitas vezes são limitados por questões financeiras. Por fim, o projeto também atenderá à comunidade externa em geral, ressaltando a importância de oferecer oportunidades de aprendizado musical a todos, promovendo a inclusão social e o fortalecimento de vínculos comunitários em uma região que carece de recursos culturais e educacionais. Assim, cabe à universidade pública, gratuita e de qualidade o compromisso de promover e democratizar o acesso ao conhecimento, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e para o desenvolvimento cultural das comunidades que serve. Para finalizar, cabe apontar alguns avanços do projeto no ano de 2024: i) desenvolvimento de material didático; ii) aulas de música violão e flauta para mais de 20 membros da comunidade externa; iii) formação musical para jovens carentes; iv) auxilio na captação de recursos para a ASFAP - a prefeitura de Janaúba destinou recursos para compra de violão e flauta doces para a ASFAP, para a continuação do projeto no ano de 2025; v) promoção de atividade culturais, como visitas técnicas-científicas-culturais ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Januária, onde estudantes da UFVJM puderem se deparar com pinturas rupestres; vi) participação em evento científico. É preciso enfatizar, que o projetos de cultura são uma oportunidade única de ampliar a formação cultural dos estudantes da UFVJM campus Janaúba. Assim, nesse projeto o recurso financeiro de custeio será destinado para a promoção de viagens de cunho cultural, como eventos científicos, parques, museus, entre outros, que possa melhorar a formação cultural dos estudantes.
Objetivo Geral: Promover o ensino de música e a formação de um Grupo de Música de Câmara vinculado a UFVJM campus Janaúba. Objetivos específicos: 1 - Promover o Ensino de Música teórica; 2 - fomentar a prática de violão e flauta doce. 3 - Elaborar material didático de ensino de música envolvendo o ensino de ciências. 4 - Estimular a formação de um grupo musical de violão e flauta doce; 5 - Promover a investigação científica sobre a música, explorando suas conexões históricas, culturais e científicas, por meio de revisão bibliográficas e visitas técnicas a museus, parques e outros locais relevantes culturalmente. 6 - Incentivar a participação de estudantes, servidores e membros da comunidade externa em eventos científicos e culturais; 7 - Promover a divulgação da UFVJM no município de Janaúba. 8 - Promover a interação da UFVJM com diferentes setores da comunidade externa.
A partir das ações desse projeto almeja-se as seguintes metas quantificáveis: 1 - Promover o ensino de música e prática de violão e flauta doce para - (i) 10 alunos da Escola Estadual Barão de Gorutuba, (ii) 20 pessoas da comunidade externa, na igreja São José, (iii) 10 membros da comunidade interna (alunos, professores, técnicos, entre outros), (iv) 15 jovens ASFAP; 2 - Participar em um evento científico; 3 - Realizar duas visitas técnicas culturais a parques ou museus ou centros culturais. 4 - Impressão de 10 apostilas do projeto para os jovens da Asfap. Como metas não quantificáveis, é previsto: a produção de material didático pedagógico de música, envolvendo o contexto científico. Como Impacto indireto: o projeto pode fortalecer laços comunitários, promovendo a coesão social e a inclusão, especialmente entre grupos vulneráveis; a prática musical pode contribuir para o bem-estar psicológico, ajudando a reduzir níveis de estresse e ansiedade; a participar de um projeto musical pode incentivar a criatividade e a inovação; o projeto pode estimular o interesse pela história e pela cultura, levando os participantes a explorar novos conhecimentos e contextos; os participantes podem desenvolver habilidades valiosas, como trabalho em equipe, comunicação, disciplina e organização, que são aplicáveis em diversas áreas da vida e do trabalho; projetos de música podem ampliar o acesso à cultura e às artes, permitindo que mais pessoas tenham contato com experiências artísticas que podem não estar disponíveis em suas comunidades; a música pode ser uma expressão importante da identidade cultural de uma comunidade, ajudando a preservar e valorizar tradições locais e regionais.
A metodologia deste projeto será estruturada em diversas etapas, visando atender às metas quantificáveis e não quantificáveis estabelecidas, além de promover impactos indiretos significativos na comunidade. As ações serão divididas diferentes fases. Seleção e Formação de Turmas - selecionar os alunos da Escola Estadual Barão de Gorutuba, membros da comunidade externa na Igreja São José, alunos e servidores da UFVJM, e jovens da Associação Fraterna Amigos da Paz (ASFAP), por meio de divulgação em instituições, redes sociais e parcerias locais, exceto na ASFAP, onde os jovens participantes serão selecionados pela própria instituição. Formação de Turmas: Organizar as turmas conforme a quantidade de participantes, garantindo que haja um número adequado de alunos em cada grupo, facilitando a interação e o aprendizado. Desenvolvimento das Aulas de Música - planejamento das Aulas, elaborando um plano de ensino que aborde teoria musical e prática instrumental com foco em violão e flauta doce, integrando contextos científicos e culturais; execução das Aulas, realizando aulas semanais, utilizando métodos pedagógicos dinâmicos e interativos, com atividades práticas, jogos musicais e discussões sobre a história da música e suas relações com a ciência. Produção de Material Didático - Criação de Conteúdo: Desenvolver material didático pedagógico que inclua exercícios práticos, teorias musicais e conexões científicas, com ênfase na valorização cultural. Distribuição: Fornecer o material didático aos participantes e à comunidade, promovendo um aprendizado contínuo e acessível. Participação em Evento Científico - Preparação: Incentivar os alunos a preparar apresentações ou demonstrações sobre os temas abordados nas aulas, com foco nas relações entre música e ciência. Participação: Inscrever o projeto e os alunos em um evento científico relevante, promovendo a troca de experiências e o networking com outras instituições. Visitas Técnicas Culturais - Organização de Visitas: Planejar e realizar duas visitas técnicas a parques, museus ou centros culturais, com foco na exploração de contextos históricos e artísticos; Atividades de Reflexão: Conduzir atividades de reflexão e discussão após as visitas, permitindo que os participantes conectem as experiências culturais com o aprendizado musical. Avaliação e Feedback - Coleta de Dados: Realizar avaliações periódicas para medir o progresso dos alunos e coletar feedback sobre as atividades, utilizando questionários e entrevistas. Análise dos Resultados: Analisar os dados coletados para avaliar a eficácia das aulas e o impacto do projeto na comunidade, ajustando as abordagens conforme necessário. Promoção da Inclusão e Coesão Social, por meio de Eventos Comunitários: Organizar apresentações e eventos musicais abertos à comunidade para promover a integração entre os participantes e a população em geral, fortalecendo laços comunitários. Desenvolvimento de Habilidades: Promover atividades que incentivem o desenvolvimento de habilidades interpessoais, como trabalho em equipe e comunicação, durante as aulas e eventos (iniciação ao grupo de música de camâra). Investigação científica, por meio de revisão bibliográfica e visitas a espaços culturais.
[1] Silva, Anusca Anerita da. “A importância do ensino de música na educação infantil na escola dom marcolino dantas”, monografia, Natal, 2014. [2]. F. Santos, F. Ostermann, and G. Ferraz, Rev. Bras. Ensino Física 32, 1402 (2009). [3]. T. C. Menestrina, A. P. Kolaceke, and V. L. Soethe, in 6o Encontro extensão da UDESC (2011). [4]. F. Damasio and H. Steffani, Rev. Bras. Ensino Fisica 30, 4503 (2008). [5] D. Ausubel, J. Novak and H. Hanesian, Educational Psychology; A Cognitive View (Holt, Rinehart Winston, New York, 1978), p. 685. [6] CASSIRER, Ernst. A Filosofia das formas simbólicas. V. I. São Paulo: Martins Fontes, 2001. [7] LANGER, Susanne. Filosofia em nova chave. São Paulo: Perspectiva, 2004.
Os discentes participarão de maneira efetiva elaborando o material didático de ensino, científico e o de divulgação. Os monitores do projeto também ficarão responsáveis pela gestão das inscrições dos participantes e da construção dos instrumentos de avaliação do projeto pelos participantes, como também dos instrumentos de avaliação dos estudantes para a certificação. Os estudantes também poderão atuar como instrutores nas aulas práticas e teóricas. No campus Janaúba há vários alunos que possuem um nível elementar em música, por esse motivo existe a possibilidade de estabelecer um curso básico de teoria e prática musical ministrados pelos discentes, sob a supervisão dos professores vinculados à proposta. Nesse contexto, a formação técnica do discente em dos cursos existente no IECT será preponderante para ele correlacionar a teoria musical com os conceitos de ciência. Em particular, vale ressaltar que os cursos oferecidos no IECT têm como base disciplinas de física, biologia e química, onde naturalmente há uma correlação com a música. Os alunos participarão ativamente das atividades musicais, inserindo-os, dessa forma, em uma troca cultural constante. As atividades de ensino associada à ciência e música ajudará no desenvolvimento do aluno do ponto de vista teórico/prático. É importante enfatizar o impacto do projeto ja formação do estudantes, principalmente na ampliação do acesso a cultura dos discentes, por meio do estimulo à visita de espaços culturais e à participação em eventos científicos.
Atividades culturais são extremamente importantes na formação do ser humano. Em particular o projeto traz atividades musicais para o campus de Janaúba, visando a médio prazo a formação de um grupo de música de Câmara, formado por estudantes, servidores e comunidade externa. Some-se a isso o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região da Serra Geral, onde está inserida a UFVJM campus Janaúba, que dificulta o acesso a muitas atividades culturais e científicas. Logo fomentar atividades que promovam a disseminação de conhecimento nas mais variadas áreas, e se possível correlacionando-as, auxilia no desenvolvimento da comunidade. Assim, consideramos que esse projeto é relevante para a região por ter como meta a disseminação de cultura ao mesmo tempo que realiza divulgação científica.
Público-alvo
Jovens que participam de projeto da ASFP
Estudantes da Escola Estadual Barão de Gorutuba
Discentes, professores, técnicos administrativos e terceirizados.
A inscrição será aberta a qualquer pessoa da comunidade externa com idade igual ou superior a 7 anos, com as atividades sendo realizadas na igreja São José.
Municípios Atendidos
Janaúba
Parcerias
A escola atuará conectando os projeto aos alunos, fazendo a seleção de 10 alunos, segundo próprios critérios de seleção, e oferecerá espaço para o desenvolvimento das atividades
Instituição de assistências a comunidade carentes. Essa instituição tem fornecido espaços para o desenvolvimento das atividades e se esforçado para compra de flauta doce para os alunos.
A igreja São José Operário será o local das atividades do projeto para a comunidade externa geral. Ainda, a igreja auxiliará no processo de divulgação e funcionará como ponto de inscrição presencial para o projeto.
Cronograma de Atividades
Aulas de música e prática de flauta doce e violão.
Aulas de música e prática de violão e flauta doce para a comunidade externa da UFVJM
Aulas de música e prática de violão e flauta na UFVJM campus Janaúba. Para esse grupo, iniciaremos a primeira tentativa de formação de um grupo de música de câmara.
Aulas de música e práticas de violão e flauta doce para o jovens da ASFP. Nesse grupo também será iniciada a formação de um grupo de música de Cãmara.
Buscaremos realizar duas visitas a espaços culturais, como museu e ou parques, como as Cavernas do Peruaçu, Parque Estadual da Lapa grande, ou Parque da Chapada Gaúcha, entre outros. Participação em evento científico, para troca de conhecimentos e divulgação das atividades do projeto. Para essas atividades será necessário a utilização de recursos para combustível.
Preparação de material didático de divulgação científica. O projeto prever a impressão de apostilas para os alunos, principalmente os mais carentes, pois em geral o material será disponibilizado no formato online, de modo que parte dos recursos do projeto serão destinados para esse fim.