Detalhes da ação

Primeiríssima Infância sem Riscos - Seguimento do Bebê de Alto Risco adaptado ao modelo remoto

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000001

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

08/03/2021

Data Fim

06/06/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

rosane luzia de souza morais

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Infância e adolescência

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 90 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 45 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 90 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 90 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 45 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 90 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 90 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 90 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 90 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Resumo

Considerando o período crítico do desenvolvimento cerebral, o presente projeto tem como objeto atender uma demanda reprimida de acompanhar o desenvolvimento de bebês de risco biológico (nascimento pré-termo) que nasceram durante o ano de 2020 (pandemia COVID-1) na maternidade de Diamantina-MG. O acompanhamento será de forma virtual, por meio de avalições remotas, conforme o interesse e disponibilidade da família da criança. Será contemplada a indissociabilidade extensão-ensino.


Palavras-chave

desenvolvimento infantil, risco biológico, pré-termo, estimulação, abordagem centrada na família


Introdução

O desenvolvimento infantil é um processo dinâmico e multidimensional que consiste na construção, aquisição e interação de novas habilidades que envolvem diferentes domínios (sensório-motor,cognição-linguagem e social-emocional).. Atingir um desenvolvimento considerado adequado significa dizer que o indivíduo conseguiu adquirir competências de desenvolvimento que são essenciais para o comportamento adaptativo, sócio-emocional, além de propósitos acadêmicos e econômicos. O desenvolvimento é dependente da interação de influências genéticas e das experiências pessoais vivenciadas pela criança. Apesar da genética proporcionar um conjunto de possibilidades ao indivíduo, esta herança não é predeterminante para os acontecimentos da vida da criança. Teorias contemporâneas enfatizam associação entre genética e ambiente, ou seja, existe uma relação de interação e correlação entre os fenômenos. O ambiente modera a expressão da genética e vice-versa. Além disto, o ambiente pode desencadear importantes eventos neurofisiológicos que levam à organização do sistema nervoso e ao controle de suas funções. O período entre a concepção até a idade de 24 meses, denominado “os primeiros 1000 dias de vida” ou primeiríssima infância (0 a 36 meses de via), é considerado crítico/sensível para o crescimento e desenvolvimento infantil. Alguns fatores que ocorrem na vida intrauterina e/ou no início da vida extrauterina podem interferir negativamente no processo do desenvolvimento e trazer para a criança dificuldades em atingir a plenitude de suas capacidades. Os fatores de risco biológicos estão relacionados aos eventos pré, peri e pós-natais, alguns exemplos são: prematuridade, baixo peso. Estas crianças de risco biológico são denominadas de “alto risco”, devido à probabilidade de sofrerem lesão cerebral e posteriormente serem diagnosticadas com paralisia cerebral ou outro tipo de transtorno no neurodesenvolvimento. A prematuridade (i.e., < 37 semanas) é uma causa significativa de mortalidade e morbidade durante a infância. Quanto maior a prematuridade e o baixo peso, maiores são os riscos. Por exemplo, bebês com prematuridade extrema (menos de 28 semanas de gestação) e peso extremamente baixo ao nascer (˂ 1000 gramas) apresentam de 30 a 50% de mortalidade e, aqueles que sobrevivem, 30-50% deles apresentam morbidades. A prematuridade está associada a problemas de aprendizagem, desordens motoras, deficiências visuais e auditivas. Durante o terceiro trimestre de gravidez ocorrem importantes eventos neurofisiológicos, como ramificações dendríticas e axonais, proliferação e diferenciação glial, juntamente com sinaptogênese e mielinização. O efeito combinado destes fenômenos é o aumento de quatro a cinco vezes no volume da substância cinzenta e branca cerebral. Durante o mesmo período de desenvolvimento do córtex cerebral, existe proliferação, crescimento e migração de células no cerebelo. Assim, com 30 semanas de gestação o cérebro atingiu apenas metade do peso esperado enquanto o cerebelo só atingiu 35-40% do seu volume esperado em comparação a 40 semanas gestacionais (a termo). Os vasos sanguíneos no cérebro se desenvolvem em paralelo com o parênquima. Durante as últimas 16 semanas de gestação, a rede periventricular se expande com o crescimento de vasos penetrantes longos e curtos e a formação de anastomoses extensas. Na metade da gestação, o fluxo sanguíneo para a substância branca é de apenas 25% em relação ao fluxo que segue para o córtex cerebral. Desta forma, a lesão da substância branca difusa é identificada em mais de 50% dos bebês de peso extremamente baixo ao nascer considerando o baixo fluxo sanguíneo para esta região. Lesões perinatais podem então interferir no crescimento das conexões cerebrais, dando assim uma possível explicação para os déficits difusos em funções cognitivas superiores em indivíduos nascidos com peso extremamente baixo. Estas alterações persistem até o final da infância, adolescência e idade adulta e estão correlacionadas com distúrbios neuropsicológicos, como falta de atenção, hiperatividade, ansiedade e outros problemas sociais e emocionais. É por este motivo que crianças de nascimento prematuro necessitam ser acompanhadas e em caso necessário, encaminhadas para Intervenção Precoce (IP). A IP trata-se de um conjunto de serviços multidisciplinares para crianças vulneráveis ao comprometimento de seu desenvolvimento cognitivo, motor, psicossocial ou adaptativo desde o nascimento até 3 a 5 anos de idade. Esta intervenção deve acontecer o mais cedo possível para prevenir o surgimento de doenças ou mesmo prevenir a sua severidade, além de promover melhores resultados funcionais. Com o surgimento da pandemia as abordagens centradas na família, em que há um parceria entre o terapeuta e família nos cuidados e estimulação dos bebês tem sido bastante valorizados. Os atendimentos remotos tem sido realizados em parceria com os bebês.


Justificativa

Considerando o período crítico na maturação cerebral é importante a detecção de atrasos ou outras manifestações atípicas do desenvolvimento o mais precoce possível no caso de crianças pré-termo ou que sofreram intercorrências neonatais.. Quanto mais cedo a família tiver acesso as informações sobre as necessidades de estímulos ou mesmo for encaminhada para tratamento, mais chance a criança terá em atingir o seu pleno potencial de desenvolvimento. Além disto, pretende-se trabalhar dento de uma Abordagem Centrada na Família, favorecendo o empoderamento dos pais, fragilizados pelo nascimento precoce de seu bebê. Diamantina é um Polo para atendimento médico local e regional e conta, na atualidade, com uma UTI Neonatal no Hospital Nossa Senhora da Saúde para atendimento de bebês de alto risco. O projeto PREMATURIDADE: ORIENTAR PARA CUIDAR ( registro SIEXC316627175332251413112018) é responsável por captar estas famílias e dar orientações iniciais, no entanto, após alta, estas famílias e suas crianças necessitam manter acompanhamento e nos casos necessários, ser encaminhados para Intervenção Precoce (disponível na clínica-escola de Fisioterapia da UFVJM), ação proposta pelo presente projeto. Este projeto foi proposto em 2020 de forma presencial, no entanto, devida a pandemia não ocorreu, gerando uma demanda reprimida. Desta forma, de forma adaptada para o acompanhamento remoto, o presente projeto visa atender a estas famílias que se encontram desassistidas.


Objetivos

- Detectar atraso ou desenvolvimento neuropsicomotor atípico em crianças pré-termas; - Orientar os pais das crianças quanto aos cuidados e estímulos necessários para o desenvolvimento neuropsicomotor adequado de sua criança; - Encaminhar, o mais cedo possível, para tratamento fisioterapêutico nos casos de desenvolvimento atípico ou atraso acentuado; - Auxiliar no empoderamento dos pais fragilizados pelo nascimento precoce de seu bebê; - Favorecer o fluxo e demanda levantada pelo projeto de Extensão ' Prematuridade: orientar para cuidar' (demanda reprimida de 2020); - Proporcionar aos acadêmicos extensionistas e acadêmicos da graduação experiência no reconhecimento do atraso ou desenvolvimento atípico, uso de ferramentas especializadas utilizadas neste processo e formulações de orientações individualizadas para as necessidades de cada criança; - Favorecer habilidades de comunicação, parceria e respeito pelas famílias das crianças do projeto. considerando as peculiaridades da população atendida por Diamantina, cidade Polo de Saúde.


Metas

- Dar suporte quanto ao desenvolvimento infantil para famílias de crianças de nascimento pré-termos de uma demanda reprimida em 2020 (pandemia COVID-19); - Promover o aprendizado prático de detecção e intervenção precoce para alunos da graduação (mesmo no período de pandemia) - Permitir o desenvolvimento de habilidades de comunicação, parceria e respeito e os acadêmicos do curso de fisioterapia e as famílias das crianças.


Metodologia

1) Ter acesso a planilha com o dados das crianças e familiares e contato telefonico cedida pelo projeto de extensão parceiro O projeto PREMATURIDADE: ORIENTAR PARA CUIDAR ( registro SIEXC316627175332251413112018); 2) Contato telefônico com cada uma das familias para saber como a criança está desenvolvendo, se já queixas ou preocupações. 3) Convite para participar do projeto, caso deseja ou tenha queixas. 4) O projeto ocorrerá de forma virtual ( contato com whatsAPP ou outras plataformas conforme disponibilidade de cada familia). 5) Encontros: Em cada encontro um extensinista (devidamente treinado) juntamente com 2 alunos da disciplina de fisioterapia em pediatria II irão: - Primiero encontro virtual: aplicar os intrumentos COPM e AHEND (descrição abaixo). - Segundo encontro virtual: irão aplicar, com auxilio do cuidador, a AIMS (descrição abaixo) - Terceiro encontro: serão repassados os resultados e, caso necessário, as orientações - Quarto e demais encontros:verificar se a familia tem conseguido seguir as orientações e se a criança tem apresentado progressos até receber alta. 6) semanalmente os coordenadores do projeto irão fazer reuniões com os extensionistas para tirar dúvidas e discutir os casos. Nos casos de desenvolvimento atípico detectado, a criança será encaminhada para atendimento na clinica-escola de fisioterapia (que também tem oferecido alguns atendimentos de forma virtual) 7) AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS E INDICADORES: 7.1 SERÁ VERIFICADA A QUANTIDADE DE CRIANÇAS ENCAMINHADAS PARA TRATAMENTO FISIOTERÁPICO E OUTROS PROFISSIONAIS 7.2 DEPOIMENTO DOS PAIS A CERCA DA AÇÃO DE EXTENSÃO 7.3 DEPOIMENTO DOS ALUNOS PARTICIPANTES TANTO EXTENSIONISTAS TUTORES COMO GRADUANDOS 7.4 RESULTADO ANTES E DEPOIS DOS TESTES PADRONIZADOS (INDICANDO MELHORA NOS RESULTADOS PARA CADA CRIANÇA) -COPM - (Medida Canadensde do Desempenho Humano ) - Permite detectar as queixas dos pais em uma escala ordinal de 0 a 10 de importância - AHEND (Home Environment for Motor Development – Infant Scale) - Entrevista sobre as oportunidades de estimulação em casa da criança para crianças de 0 a 42 meses - AIMS (Infant motor Scale) - Avaliação motora grossa do comportamento motor da criana em prono, supino, sentado e de pe- para crianças de 0 a 18 meses. RESSALTA-SE QUE A CONSTRUÇÃO DA AÇÃO TEM COMO BASE A ABORDAGEM CENTRADA NA FAMIÍLIA ONDE CADA FAMILIA É TRATADA COM RESPEITO QUANTO SUAS CRENÇAS E PRÁTICAS. A INTERVENÇÃO E FEITA A PARTIR DE UMA PARCERIA ENTRE ALUNO E FAMÍLIA. O PRÓPRIO COPM (INSTRUMENTO UTILIZADO) PERMITE A COLETA DA QUEIXA PRINCIPAL BASEADA NA DEMANDA DA FAMILIA E NÃO DO TERAPEUTA.


Referências Bibliográficas

1. Black MM, Walker SP, Fernald LCH, Andersen CT, DiGirolamo AM, Lu C, et al. Early childhood development coming of age: science through the life course. Lancet. 2017;389(10064):77–90. 2. Coelho R, Ferreira JP, Sukiennik R, Halpern R. Child development in primary care: a surveillance proposal. J Pediatr (Rio J) [Internet]. Sociedade Brasileira de Pediatria; 2016;92(5):505–11. 3. Walker SP, Wachs TD, Meeks Gardner J, Lozoff B, Wasserman GA, Pollitt E, et al. Child development: risk factors for adverse outcomes in developing countries. Lancet. 2007. p. 145–57. 4. Comitê Científico do Núcleo Ciência Pela Infância. O Impacto do Desenvolvimento na Primeira Infância sobre a Aprendizagem [Internet]. 1st ed. Livro CB do, editor. São Paulo: Fundação Maria Cecília Vidigal; 2014. 1-14 p. Available from: http://www.ncpi.org.br. 5. National Scientific Council on the Developing Child. The Timing and Quality of Early Experiences Combine to Shape Brain Architecture: Working Paper 5. www.developingchild.net. 2007;(5):1–9. 6. Deater-Deckard K, Cahill C. Nature and nurture in early childhood. In: McCartney K, Phillips D, editors. Handbook of Early Childhood Development. 1st ed. New York: Cambridge University Press; 2006. p. 3–21. 7. World Health Organisation (WHO). DEVELOPMENTAL DIFFICULTIES IN EARLY CHILDHOODPrevention, early identification, low- and middle-income countries. 2012. 1-101 p. 8. Grantham-mcgregor S, Cheung YB, Cueto S, Glewwe P, Richter L, Strupp B. Developmental potential in the first 5 years for children in development countries. Lancet. 2007;369(6):60–70. 9. Hadders-Algra M, Boxum AG, Hielkema T, Hamer EG. Effect of early intervention in infants at very high risk of cerebral palsy: a systematic review. Dev Med Child Neurol. 2017;59(3):246–58. 10. Glass HC, Costarino AT, Stayer SA, Brett CM, Cladis F. Outcomes for extremely premature infants. Anesth Analg [Internet]. 2015;120(6):1337–51. 11. Couperus JW, Nelson C. Early Brain Development and Plasticity. In: McCartney K, Phillips D, editors. Handbook of Early Childhood Development. 1st ed. New York: Blackwell Publishing; 2006. p. 85–105. 12. Bell K, Corbacho B, Ronaldson S, Richardson G, Torgerson D, Robling M. The impact of pre and perinatal lifestyle factors on child long term health and social outcomes: a systematic review. Health Econ Rev. Health Economics Review; 2018;8(1). 13. Egmar Longo, Ana Carolina de Campos & Veronica Schiariti (2020): COVID-19 Pandemic: Is This a Good Time for Implementation of Home Programs for Children’s Rehabilitation in Low- and Middle-Income Countries?, Physical & Occupational Therapy In Pediatrics, DOI: 10.1080/01942638.2020.1759947


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Interação dialogada entre a família de crianças de alto risco (de nascimento pré-termos) dentre de uma abordagem centrada na família que preconiza uma relação de parceria entre pais e terapeuta. A ABORDAGEM CENTRADA NA FAMILIA TEM COMO PRESSUPOSTOS: 1) “Os pais conhecem bem suas crianças e querem o melhor para elas”; 2) “As famílias são diferentes e únicas”, 3) “O comportamento ideal da criança ocorre dentro de um contexto familiar e comunitário de apoio (ambiente natural); a criança é afetada pelo estresse e enfrentamento de outros membros da família” PORTANTO, INICIALMENTE É FEITO O CONVITE E UMA VEZ ACEITO, INICIALMENTE É FEITA A APLICAÇÃO DO COPM (ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA) EM QUE OS PAIS COLOCAM AS SUAS DEMANDAS. EM SEGUNDO LUGAR, OS OBJETIVOS SÃO PACTUADOS EM PARCERIA, TERAPEUTA (ALUNO) E FAMILIA. O TRATAMENTO TAMBÉM É COMPARTILHADO, OU SEJA, A FAMILIA IRÁ REALIZAR O ATENDIMENTO DENTRO DE SEUS RECURSOS MATERIAIS E PESSOAIS, SEMPRE MONITORADO PELO ALUNO (TERAPEUTA).


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Dentro das necessidades detectadas, ou sela, as queixas levantadas pela família, serão acionados outros profissionais parceiros dentro da universidade. Por exemplo, temos uma professora fonoaudióloga no departamento de fisioterapia da UFVJM. INTERDISCIPLINARIDADE: A PRÁTICA VISA EXATAMENTE DESENVOLVER NOS ALUNOS EXTENSIONISTAS (GRADUAÇAO E TUTORES) HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO, ESCUTA E DIÁLOGO COM AS FAMILIAS. APRENDER A LIDAR CONTEXTOS E IDEIAS DIFERENTES DAS SUAS PRÉ-CONCEBIDAS, ISSO TUDO ARTICULADO A CONTEÚDOS TEÓRICOS DIVERSOS QUE ENGLOBAM CONCEITOS DE NEONATOLOGIA, DETECÇÃO E INTERVENÇÃO PRECOCE, ALÉM DA PRÁTICA COM INSTURMENTOS PADRONIZADOS E IMERSÃO NOS PRESSUPOSTOS DA ABORDAGEM CENTRADA NA FAMILIA. ACRESCENTA-SE AINDA O APREDIZADO DO TELEMONITORAMENTO. INTERPROFISSIONALIDADE: A TEMÁTICA ABORDADA, OU SEJA, O ACOMPANHAMENTO DE BEBÊ DE ALTO RISCO, IMPLICA O RECONHECIMENTO DA NECESSIDADE DE UM TRABALHO EM EQUIPE. UMA VEZ ESTABELECIDOS OS OBJETIVOS DE TRATAMENTO A PARTIR DO DIÁLOGO COM OS PAIS, MUITAS VEZES, O ALUNO CONSTATA QUE A A DEMANDA É MUITAS VEZES POR UM OUTRO PROFISSIONAL. TEM OCORRIDO MUITO, POR EXEMPLO, A DEMANDA RELACIONADA AO ATRASO DA LINGUAGEM. O ALUNO TEM APRENDIDO A VALORIZAR O TRABALHO EM EQUIPE E A ENCAMINHAR PARA OUTROS PROFISSIONAIS. É CLARO QUE O CONTEXTO ATUAL DA PANDEMIA TEM ATRAPALHADO UMA ABORDAGEM TRANSDICIPLINAR (TODOS OS PROFISSIONAIS ATENDENDO AO MESMO TEMPO). NO ENTANTO, DEPENDENDO DA DEMANDA DE CADA CASO, A TROCA DE INFORMAÇÃO DO ALUNO COM OUTROS PROFISSIONAIS TEM SIDO INCENTIVADA E FACILITADA.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Este projeto contempla principalmente a indissociabilidade entre extensão e ensino, uma vez que contará com a participação dos acadêmicos da disciplina de Fisioterapia aplicada a Pediatria II do Departamento de Fisioterapia. Como pesquisa, será feito um relato da experiência para ser compartilhada em apresentações em eventos. ESTA AÇÃO DE EXTENSÃO VISA A ARTICULAÇÃO DO CONTEÚDO TEÓRICO COM APRENDIZADO PRÁTICO, QUE VAI ALÉM DA TÉCNICA (EMBORA TAMBÉM OCORRA A POSSIBILIDADE DO APRENDIZADO DO USO DE INSTRUMENTOS PADRONIZADOS E ABORDAGENS DE INTERVEÇÃO). VISA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO DIALOGADA COM A FAMILIA, OU SEJA, DE APRENDER A OUVIR E RESPEITAR A OPINIÃO DOS PAIS, MUITAS VEZES DIFERENTES E OPOSTAS ÀS CRENÇAS DO ALUNO. ALÉM DO APRENDIZADO DO COMPARTILHAMENTO DA INTERVENÇÃO COM OS PAIS, DENTRO DOS RECURSOS (PESSOAIS E MATERIAIS) DISPONÍVIES DA FAMILIA.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A ação permitirá os graduandos (extensionistas e acadêmicos) desenvolverem habilidades importantes na prática profissional dentro da fisioterapia pediátrica: - Aplicar na prática todo conteúdo teórico sobre risco biológico, detecção e intervenção fisioterapêutica - Lidar com ferramentas de detecção precoce - Praticar como realizar uma detecção precoce - Praticar uma intervenção precoce - Desenvolver habilidades de comunicação, escuta e respeito a crenças e práticas parentais 1. Como os estudantes serão avaliados no decorrer deste projeto? Quais os instrumentos, técnicas e metodologias de avaliação da participação discente? EXTENSIONISTA GRADUANDO (DISCIPLINA DE PEDIATRIA ) - TERÃO 30 PONTOS DA DISCIPLINA APENAS PARA ESTA PRÁTICA ( DESEMPENHO E ENVOLVIMENTO COM O PROJETO E APRESENTAÇÃO FINAL DO SEU CASO ACOMPANHADO). - APRESENTARÃO O DEPOIMENTO EM RELAÇÃO A EXPERIÊNCIA (PONTOS POSITIVOS, NEGATIVOS E COMO O PROJETO PODERÁ SER APRIMORADO) EXTENSIONISTA TUTOR - MONITORADO SEMANALMENTE PELO PROFESSOR COM DISCUSSÃO E SUPORTE PARA CADA CASO - APRESENTARÃO O DEPOIMENTO EM RELAÇÃO A EXPERIÊNCIA (PONTOS POSITIVOS, NEGATIVOS E COMO O PROJETO PODERÁ SER APRIMORADO) 2. O discente será orientado no decorrer deste projeto? Como se dará a relação entre coordenador e estudantes? - CRIAMOS UM CANAL DE REDE SOCIAL PARA COMUNICAÇÃO ENTRE O COORDENADOR E OS EXTENSIONISTAS TUTORES, ALÉM DE REUNIÕES SEMANAIS - QUALQUER NECESSIDADE DE CADA CASO INDIVIDUAL (FAMILIAS ACOMPANHADAS E EXTENSIONISTAS GRADUANDOS) TEM CANAL DIRETO DE COMUNICAÇÃO COM O COORDENADOR - RELAÇÃO DE SUPORTE TOTAL CONSIDERANDO AS NECESSIDADES DOS EXTENSIONISTAS (TUTORES E GRADUANDOS), BEM COMO DE CADA BEBÊ E SUA FAMÍLIA


Impacto e Transformação Social

O projeto visa dar suporte para crianças de risco biológico e suas famílias, tanto por meio do empoderamento dos pais, como no estímulo adequado para o desenvolvimento infantil. A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL MAIOR É O EMPODERAMENTO FAMILIAR DESENVOLVIDO AO LONGO DO PROCESSO. AS FAMÍLIAS FRAGILIZADAS PELO NASCIMENTO PREMATURO DE SUAS CRIANÇAS, INICIAM INSEGUROS E SEM ACREDITAR QUE ELAS TEM POTENCIAL PARA CUIDAR E ESTIMULAR SEUS FILHOS E FINALIZAM COM A CERTEZA DE QUE SÃO CAPAZES DISTO. PORQUE ESTA É A PROPOSTA DA ABORDAGEM CENTRADA NA FAMILIA, OTIMIZADA PELO TELEMONITORAMENTO (EM QUE O ALUNO NÃO TEM COMO COLOCAR AS MÃOS NA CRIANÇA). PARA O ALUNO A TRANSFORMAÇÃO ESTÁ EM EXATAMENTO COLOCAR EM PRÁTICA UM MODELO DIFERENTE DO MODELO MÉDICO, OU SEJA, UM MODELO EM QUE HÁ RESPEITO PELAS CRENÇAS E OPINIÃO DA FAMILIA. APRENDE A ESCUTAR A FAMILIA, A ESTABELECER OBJETIVOS E INTERVENÇÃO COMPARTILHADAS (FAMILIA E TERAPEUTA). ALÉM DE, POR MEIO DO TELEMONITORAMENTO, CONHECER OS RECURSOS MATERIAIS DA FAMILIA E PROPOR UMA INTERVENÇÃO DENTRO DA REALIDADE DE CADA UMA DELAS. ESTA EXPERIÊNCIA É LEVADA PARA SUA VIDA PROFISSIONAL.


Divulgação

A divulgação ocorrerá em âmbito acadêmico, ou seja, em congressos e eventos científicos respeitando a privacidade das famílias participantes. O OBJETIVO DA AÇÃO É ATENDER UMA DEMANDA REPRIMIDADA DE CRIANÇAS DE ALTO RISCO QUE NÃO FORAM ACOMPANHADAS PRESENCIALMENTE DEVIDO A PANDEMIA (NASCIDAS EM 2020). ASSIM, A DIVULGAÇÃO É FEITA ENTRE O GRUPO DE FAMILIAS QUE ACEITARAM PARTICIPAR DE FORMA PRIVADA, TENDO SUAS IMAGENS PRESERVADAS. ASSIM, EXISTE UM GRUPO DE REDE SOCIAL FORMADO APENAS PARA OS PARTICIPANTES DO PROJETO. FOI ASSIM QUE AS FAMÍLIAS ACEITARAM PARTICIPAR. UMA VEZ ATENDIDA A ESTA DEMANDA REPRIMIDA, OUTRAS AÇÕES SERÃO FEITAS VISADO MAIOR CONTINUIDADE E A ENTRADA DE NOVAS FAMILIAS.


Público-alvo

Descrição

Demanda reprimida de 2020. 50 bebês de risco biológico estão na lista do projeto prematuridade: orientar para cuidar Bebês de risco biológico são aqueles que tiveram intercorrência no perinatal, como por exemplo, nascimento prematuro, antes de 37 semanas.

Descrição

A partir da lista dos bebês, acreditamos que 100 pais (pai e mãe) poderão ser beneficiados. Estes pais saem do processo de internação e riscos dos bebês fragilizados e o projeto visa empoderá-los.

Descrição

Alunos extensionistas voluntários

Descrição

Os alunos da graduação em fisioterapia aprendem na teoria sobre detecção e intervenção precoce. Neste projeto eles poderão vivenciar na prática o conteúdo apresentado

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 90 h

Carga Horária 5 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Coordenadores e extensinistas farão contato com os pais selecionando aqueles que desejam participar.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

TREINAMENTO E PREPARAÇÃO DA EQUIPE (INSTRUMENTOS PADRONIZADOS, FERRAMENTAS DE TELEMONITORAMENTO)

Carga Horária 30 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Avaliação, orientações e intervenção de acordo com a demanda de cada família e criança.

Carga Horária 15 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Encontros semanais com a equipe para discussão dos casos, dúvidas e direcionamento dentro das necessidades de cada familia.

Carga Horária 15 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Reuniões semanais entre extensionistas (monitores) com os graduados das disciplina para discussão dos casos e direcionamentos.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Os graduandos, com o suporte dos extensionistas (monitores) irão preparar vídeos e cartilhas de orientações individualizadas conforme a necessidade de cada família.

Carga Horária 5 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Reunião final com a participação de todos para apresentação dos resultados para cada caso acompanhado e elaboração do relatório com os indicadores da ação.