Detalhes da ação

IX Seminário Ensino em Saúde do Programa de Pós-Graduação – EnSa

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000009

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

22/04/2021

Data Fim

23/06/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

paulo afranio sant'anna

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

Outras Redes Sociais

WhatApp Site do EnSa: http://site.ufvjm.edu.br/ensa/

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Resumo

O Seminário Ensino em Saúde é um evento anual do Programa de Pós-Gradução EnSa aberto às comunidades interna e externa, com o objetivo de promover a discussão de temas relacionados ao campo da saúde coletiva. Além de oportunidade de socializar a produção do programa é um momento singular para a aproximação e articulação com o serviço e com a gestão no âmbito da saúde pública. Em sua IX edição terá como tema "Ensino, pesquisa e serviços em saúde: experiências e desafios no contexto da pandemia".


Palavras-chave

Saúde Coletiva, Ensino em Saúde, Covid19


Introdução

Desde 2012, o Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde - EnSa organiza anualmente o Seminário Ensino em Saúde, evento aberto às comunidades interna e externa, com o objetivo de promover a discussão de temas relacionados ao campo da saúde coletiva. Além de oportunidade para socializar a produção do Programa é um momento singular para a aproximação e articulação com o serviço e com a gestão no âmbito da saúde pública em Diamantina e região. Com o tema "Ensino, pesquisa e serviços em saúde: experiências e desafios no contexto da pandemia", o IX Seminário Ensino e Saúde do EnSa propõe promover espaço de reflexão e troca de experiências no âmbito do enfrentamento à epidemia de COVID-19. Com esse objetivo, convidamos a toda comunidade interna e externa à UFVJM - docentes e discentes da pós-graduação e da graduação, técnicos e pesquisadores, profissionais do serviço e da gestão em saúde - para participar desse evento, compartilhando suas experiências e conhecimentos.


Justificativa

O EnSa é um programa de mestrado profissional na área da saúde coletiva que tem por objetivo promover a qualificação de profissionais da saúde que atuam na atenção, na gestão e na pesquisa em saúde, de forma a impactar na qualidade dos serviços públicos de saúde. Nesse sentido, estabelecer mecanismos de diálogo com os profissionais de saúde e suas instituições é de extrema importância para que o Programa alcance seus objetivos. A pandemia de Covid-19 tem apresentado desafios enormes para os profissionais da saúde. Em um espaço muito curto de tempo, muitas estratégias de enfretamento e prevenção foram desenvolvidas, porém muitos desafios ainda precisam ser vencidos. O papel da universidade na produção e divulgação de conhecimentos é fundamental em um cenário pandêmico. Dessa forma, justifica-se a oferta de espaços de debate que contribuam para a sistematização a disseminação dos conhecimentos produzidos na academia, assim como nos cenários de prática profissional. O Seminário EnSa é um evento reconhecido pelas comunidades interna e externa à UFVJM, tendo apresentado crescente participação dos profissionais da saúde de Diamantina e região nas suas últimas edições. Com uso da estratégia de web conferência, espera-se ampliar a abrangência do evento com a participação de profissionais e pesquisadores de diversas partes do país.


Objetivos

1. Objetivo geral: Promover espaço de reflexão e troca de experiências e conhecimentos no âmbito da pesquisa e do enfrentamento à epidemia do COVID-19. 2. Objetivos específicos: Contribuir para o enfrentamento da epidemia de Covid-19 por meio da qualificação profissional. Divulgar a produção acadêmica e técnica de professores, mestres e discentes do EnSa. Fortalecer o diálogo do EnSa com os profissionais do serviço e gestão em saúde de Diamantina e região. Oferecer aos discentes do EnSa oportunidade de capacitação no desenvolvimento de eventos científicos em cooperação com a comunidade.


Metas

-Realizar quatro conferências, três mesas redondas, seis painéis para apresentação de trabalhos de acadêmicos e profissionais da saúde, -Atingir o público interno e externo à UFVJM envolvidos na temática do seminário, superando o número de participantes do VIII Seminário (150 pessoas) -Ampliar e/ou fortalecer as parcerias do Programa com os serviços e gestão em saúde de Diamantina e região -Ampliar e/ou fortalecer as parcerias do Programa com outros centros de pesquisa na área da saúde coletiva -Divulgar a produção acadêmica do programa em âmbito regional e nacional


Metodologia

O Seminário EnSa é organizado pelo coletivo de discentes, com apoio dos docentes e da coordenação do programa. Adota-se como estratégia a construção de parcerias com órgãos públicos, com serviços de saúde da região, com outras instituições de ensino e pesquisa e com os cursos da área da saúde da UFVJM. Nesse ano, devido às restrições sanitárias relativas à epidemia de Covid-19, o Seminário Ensa será realizado na modalidade de web conferência por meio da plataforma Streamyard com transmissão direta pelo canal do Ensa no You Tube. A divulgação e a inscrições serão realizadas por meio da plataforma Even3 no endereço https://www.even3.com.br/ixseminarioensa/ . Acredita-se que realização do evento de forma remota amplie de forma expressiva a abrangência do Seminário, abrindo a possibilidade de participação de estudantes e profissionais em nível nacional.


Referências Bibliográficas

KRAMER, DANY, G; DA SILVA, M. J. L.; CAVALCANTI JUNIOR, G. B. ; DE SOUSA, A.M . EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A PREVENÇÃO AO COVID 19 . Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc Joaçaba, v. 5, p. e24329, 2 jun. 2020. NUNES, João . A pandemia de COVID-19: securitização, crise neoliberal e a vulnerabilização global. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 5, e00063120, Mar. 2020. Disponível em: http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/artigo/1035/a-pandemia-de-covid-19-securitizacao-crise-neoliberal-e-a-vulnerabilizacao-global. acessos em 05 Mar:. 2021. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00063120. SOUZA, Diego de Oliveira. A pandemia de COVID-19 para além das Ciências da Saúde: reflexões sobre sua determinação social. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 25, supl. 1, p. 2469-2477, June 2020 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232020006702469&lng=en&nrm=iso>. access on 05 Mar. 2021. Epub June 05, 2020. https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.1153202


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O Seminário Ensa é um evento anual que, desde sua primeira edição em 2012, mantém uma crescente interação com a comunidade interna e externa à UFVJM. Essa interlocução, aspecto essencial do evento, se faz presente desde o momento de concepção do Seminário, até a sua concretização, seja na definição do tema central, na composição das conferências e mesas de trabalhos, na escolha dos palestrantes, nas parcerias com os órgão públicos de Diamantina e região, nas parcerias com os cursos de graduação da UFVJM e com outros programas de pós-graduação etc. Destaca-se que pelo fato do EnSa ser um programa de pós-graduação profissional, a interação com a sociedade por meio dos serviços de saúde é constante. Os discentes e egressos do curso atuam, em sua maioria, nos serviços de saúde do município e região e estabelecem um canal de comunicação e cooperação contínuo com a universidade. Na organização do seminário EnSa, essa cooperação é fundamental, pois possibilita a identificação das demandas dos serviços de saúde, seja as que emanam do usuários, seja as que emanam dos profissionais e gestores de saúde. Nessa edição do seminário, o enfrentamento da COVID-19 se apresentou como tema emergente em todos os segmentos da público alvo do evento.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O Mestrado Profissional em Ensino e Saúde é um programa de pós-graduação inserido na área da Saúde Coletiva que é, por definição, um campo interdisciplinar e interprofissional. Nesse sentido, todas as ações de ensino, pesquisa e extensão do EnSa são atravessadas por essa lógica. A equipe de docentes e discentes que compõem a comunidade EnSa é constituída por profissionais da área da saúde e ciências humanas que estudam as questões envolvidas no ensino em saúde em suas mais variadas dimensões e contextos. O Seminário Ensa é uma estratégia do Programa para ampliar os diálogos interdisciplinares e interprofissionais no âmbito do ensino, pesquisa e extensão.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O Seminário EnSa é uma ação de extensão que se articula tanto ao ensino como à pesquisa. A organização do evento se dá no âmbito da disciplina optativa "Estágio em Docência 1- Ensino, pesquisa e extensão" que tem por objetivo o desenvolvimento de uma ação que integre as três dimensões da ensino superior. O programa do Seminário é definido a partir dos interesses de pesquisa e de atuação profissional dos discentes, em diálogo com os profissionais e instituições de saúde da região. Durante o evento, os mestrandos tem contato com os egressos e as pesquisas realizadas no âmbito do Programa, assim como a oportunidade de debater seus trabalhos de pesquisa com outros discentes, egressos, professores da UFVJM e outras instituições de ensino e profissionais da saúde.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Nessa edição do Seminário, a comissão organizadora conta com a participação de sete discentes da turma 2019 do EnSa. Todo o processo de construção do evento tem um caráter formativo, pois envolve o desenvolvimento de várias habilidades que são importantes para a atuação profissional na perspectiva da saúde coletiva, seja no âmbito da formação inicial ou continuada, ou na formulação de ações educativas no âmbito da saúde. Desenvolver habilidades para a organização de ações de natureza participativa, em diálogo com a comunidade, é fundamental para as ações de prevenção e promoção de saúde, portanto, de grande relevância para a formação acadêmica do profissional da saúde. Habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes: 1. Planejamento (organização de cronograma de atividades, previsão de recursos materiais e humanos, definição de estratégias de divulgação, distribuição de tarefas na equipe, etc. 2. Capacitação nas tecnologias digitais: construção e gerenciamento do site do webnário, abertura de canais para divulgação e disseminação das atividades do evento, gerenciamento de transmissão online, emissão de certificados digitais, etc) 3. Mediação acadêmica: avaliação de trabalhos científicos, mediação de mesas redondas, mediação de apresentação de trabalhos acadêmicos, etc. 4. Produção bibliográfica: organização e publicação de anais


Impacto e Transformação Social

O Seminário Ensa, ao favorecer o diálogo entre a universidade e a comunidade, entre o Programa e os serviços de saúde, entre a pesquisa e o campo de atuação profissional, entre o conhecimento científico e aquele produzido por meio das práticas de saúde, se propõe a gerar um impacto na qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. A repercussão das edições anteriores do Seminário foi muito positiva e resultou em novas parcerias com órgão públicos, serviços de saúde e outras instituições de ensino. O número de egressos do Programa ultrapassa nesse ano a cifra de 100 profissionais, sendo que a maioria atua nos serviços e gestão da saúde da macro região de Diamantina e continua participando ativamente dos Seminários EnSa. Essa participação é um indicador importante sobre o impacto desse evento na região.


Divulgação

A divulgação do Seminário será realizada por meio do site do IX Seminário, site da UFVJM, site do PPG-EnSa, divulgação direta por meio de e-mail e WhatsApp para a comunidade interna e externa.


Informações Complementares

As videoconferências serão gravadas e disponibilizadas no canal do You Tube do Seminário.


Programação do Evento

Local

Diamantina- Vídeo Conferência

Data

22/04/2021

Horário de Início

14:00

Horário de Término

18:00


Descrição

14h-15h Conferência de Abertura: Saúde coletiva: Ensino e Saúde no contexto da Covid-19 Conferencista a confirmar Mediador: Prof. Diogo Neves Pereira- EnSa - UFVJM 15h-15.30h - Intervalo 15.30h-17h - Painéis de Dissertações 17h-17.30h Intervalo 17.30h-18.30h Conferência: Gestão em saúde em tempos de Covid Dulce Pimenta Gonçalves -Secretária Municipal de MC Mediador: Prof. Geraldo Cunha Cury – EnSa- UFMG

Local

Diamantina - Videoconferência

Data

23/04/2021

Horário de Início

09:00

Horário de Término

18:00


Descrição

9h–10.30h Mesas Redondas Mesa 1 – Saúde mental e violência doméstica em tempos de pandemia Michele Silva - Coordenadora do serviço de psicologia do hospital Risoleta Neves (HRTN) Prof. Cristina Sampaio - Programa de Pós-graduação em Cuidado Primário em Saúde e Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde/ Universidade Estadual de Montes Claros Mediadora: Kamila Regina Machado Mesa 2 – Vigilância no contexto da pandemia Cláudio Luiz Ferreira - Regional de Saúde de Diamantina Renata Orsini -Doutoranda PCS-UNIMONTES Mediador: Siderllany A. V. M. de Brito Mesa 3 – Prevenção e Vacinação contra o Covid-19 Josiane Dias Gusmão - Coord. Estadual de Imunização Liliany Mara Silva Carvalho Carvalho - Secretária municipal de saúde de Diamantina Mediador: Kesley D. de Jesus 10.30h–11h Intervalo 11h-12h Conferência : Os impactos do ensino remoto na saúde do professor e do estudante Prof. Luciana de Lourdes Queiroga Gontijo Netto Maia - UFSJ Mediador: Prof. Alisson Araújo- EnSa - UFSJ 14h–16h Painel de trabalhos Painel 1: Extensão em saúde Painel 2: Capacitação e estágios em saúde Painel 3: Produção tecnológica em saúde coletiva 16h-16.30h Intervalo 16.30h-18h Conferência de encerramento Formação profissional em saúde: experiências e desafios no contexto da pandemia de COVID-19 Profa Fabíola Carvalho de Almeida Lima Baroni - UFMG Mediadora: Prof. Helisamara Mota Guedes-EnSa-UFVJM

Público-alvo

Descrição

Profissionais, gestores estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores do campo da saúde coletiva da região de abrangência da UFVJM e de outras regiões do estado de Minas Gerais e do país que estejam envolvidos com o estudo e/ou enfrentamento da epidemia de Covid-19.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Montes Claros - MG

Município

Serro - MG

Município

Januária - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 55 h

Carga Horária 12 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

O IX Seminário EnSa será realizado de forma remota na modalidade de webconferência, contendo quatro conferências, três mesas redondas, três painéis de dissertação e três painéis de apresentação de trabalhos, distribuídos em dois dias de atividades, sendo a tarde o primeiro dia e a manhã e a tarde do segundo dia.

Carga Horária 3 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

A equipe de organização do seminário de reuniu semanalmente para o planejamento das ações e atualização das atividades realizadas

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Para a realização do seminário foi construído um site na plataforma Even3 no qual foram disponibilizadas todas as informações sobre o evento e foram realizadas as inscrições, o recebimento de trabalhos, a comunicação com os participantes, a abertura dos links para as atividades, o controle de participação e a emissão de certificados para os participantes.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

O planejamento do evento teve início com um intenso contato com as comunidades internas e externas para que fossem definidos o tema do seminário, os temas das mesas, os palestrantes e expositores de trabalhos, a representatividade dos diversos setores da saúde da região, etc.

Carga Horária 3 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

A transmissão online do seminário ocorreu por meio de plataformas digitais e demandou a capacitação de toda a equipe no uso das mesmas. Para cada sala de transmissão, foi montada uma equipe com um mediador e uma pessoa responsável pela parte técnica. Além da transmissão simultânea pelo site do evento e You Tube, todas as apresentações foram gravadas e disponibilizadas para acesso no site do evento.

Carga Horária 3 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Foram criadas várias peças para a divulgação do seminário, assim como a identidade visual do Seminário e sua Logo.

Carga Horária 5 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

A divulgação interna e externa do evento ocorreu por meio de vários canais, entre eles o site da universidade, o site do evento, mailing list do EnSa, setores de saúde da região, What App, etc. Esse trabalho ocorreu até a véspera do evento, com o envio de orientações para os participantes.

Carga Horária 5 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Após a finalização do evento deu-se início a produção dos Anais do IX Seminário contendo os resumos dos trabalhos apresentados

Carga Horária 3 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Foi realizada uma reunião para a avaliação do evento e encaminhamentos necessários

Carga Horária 5 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Após o término do seminário foram emitidos e enviados os certificados para os participantes

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Após a definição dos temas e a definição da programação foram realizados contatos com vários possíveis palestrantes e conferencistas. Diante da disponibilidade de participação foram emitidos convites e levantados dados dos convidados para a inserção no site do evento. A comunicação com os convidados, se manteve ao longo do período de organização, com objetivo de garantir que todas as informações sobre o evento fossem acessadas.