Visitante
Eficiência Energética: Conscientização e Pré-Diagnóstico Energético em Escolas da Cidade de Janaúba
Sobre a Ação
202203000434
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final
11/03/2024
19/07/2024
202104000061 - CONHEÇENDO A UFVJM - CAMPUS JANAÚBA
Dados do Coordenador
thaís de fátima araújo silva
Caracterização da Ação
Engenharias
Educação
Meio Ambiente
Educação Profissional
Local
Não
Sim
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Não
Redes Sociais
@ufvjm_janauba
Membros
O crescente consumo de energia coloca em pauta a necessidade do uso racional da energia. Neste contexto, o uso racional e eficiente da energia pode ser considerado como uma alternativa que pode impactar na forma com usuários de prédios públicos, como escolas, utilizam a energia elétrica. Sendo assim, o desenvolvimento de projetos de extensão com essa temática permite que sejam realizados diagnósticos de unidades consumidoras, promovendo o uso racional e seguro da energia elétrica.
Uso consciente de energia elétrica. Pré-diagnóstico energético. Escolas públicas.
A eficientização de sistemas energéticos tem por finalidade reduzir o desperdício de energia. Tratando-se da energia elétrica, essa economia pode representar a redução de investimentos no sistema de geração, transmissão e distribuição de energia, promovendo a preservação do meio ambiente e a diminuição do custo da energia nesses sistemas, isto é, no consumidor direto (Nepomuceno et al., 2003). O pré-diagnóstico energético é a primeira etapa de um projeto de eficiência energética. Segundo (Procel, 2001), o pré-diagnóstico consiste em uma avaliação preliminar de um sistema energético que tem por objetivo determinar o potencial de economia de energia. Para isso, faz-se necessário a realização de uma coleta de dados da instalação elétrica e dos equipamentos a ela ligados.
Geralmente, soluções em eficiência energética possuem tempo e custo oneroso. Assim, apesar de suas vantagens, ações de eficiência energética apresentam suas dificuldades de disseminação apesar de suas vantagens devido á utilização de tecnologias mais caras e falta de consciência da população. Neste contexto campanhas informativas em escolas e a conscientização em relação à forma de utilização da energia, principalmente a elétrica, de forma seguro e eficiente são importantíssimas. Sendo assim, projetos de extensão desenvolvidos neste contexto além de indicarem a necessidade de intervenções em instalações consumidoras, também são uma forma eficiente da disseminação da informação. Ações de eficiência energética, como os pré-diagnósticos energéticos podem indicar diferentes formas de otimização de sistemas e uma maior consciência dos usuário final da instalação, permitindo, através de ações simples, a redução do consumo de energia pela mudança de hábitos desses usuários e pequenas adequações nas instalações. Neste contexto, este tipo de ação permite promover o uso eficiente da energia elétrica nas salas de aula e demais dependências da escola pública torna-se extremamente importante, pois gera consciência e aprendizado que pode ser difundido no âmbito das famílias de alunos e funcionários. Além disso, a participação de alunos do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica permite que a esses a construção de conhecimento sobre eficiência energética, que são fundamentais para a formação de um engenheiro eletricista nos tempos atuais, tempos de promoção da sustentabilidade e aplicação de governança ambiental, social e corporativa (ESG) nas empresas. Assim, além de beneficiar a sociedade consegue-se contribuir com a formação de profissionais conscientes da seu papel na sociedade.
O objetivo principal deste projeto é o desenvolvimento de ações extensionistas realizadas pelos alunos da disciplina “Eletricidade Aplicada”. Essas ações visam identificar e sugerir formas de eliminação dos principais fatores de desperdício de energia em instituições de ensino da cidade de Janaúba. Para que esse objetivo seja cumprido os objetivos específicos enumerados devem ser alcançados. a) Treinamento dos alunos que irão participar do projeto sobre Eficiência Energética tendo como respaldo materiais disponibilizados pelo Procel. b) Execução do pré-diagnóstico energético nas instituições de ensino selecionadas. Durante esse processo deve ser observado pontos como: documentação sobre as instalações elétricas; horário de funcionamento, número de estudantes, e outras informações relevantes da instituição; levantamento da carga instalada; levantamento e quantificação dos equipamentos e lâmpadas; cálculo dos valores da luminosidade das dependências, dentre outros. c) Análise dos dados obtidos: avaliação do rendimento dos equipamentos e verificação da viabilidade de substituição dos mesmos (apresentação de sugestões). d) Análise tarifária da instituição. e) Submissão de trabalhos na 1ª Semana de Ciências e Saberes do Norte de Minas Gerais e Sintegra.
As metas estabelecidas na ação de extensão, no escopo da disciplina ELET001 - Eletricidade Aplicada corroboram para o processo de avaliação dos alunos. Sendo assim, as seguintes metas foram estabelecidas: 1) Treinamento dos alunos sobre os conceitos sobre eficiência energética e práticas envolvidas em um pré-diagnóstico energético . 2) Elaboração da revisão bibliográfica sobre eficiência energética e diagnóstico energético. 3) Definição da instituição de ensino e dos dados que serão coletados no sistema elétricos e equipamentos. 4) Organização e análise dos dados e elaboração de práticas de minimização de desperdício de energia que deverão ser sugeridas à instituição de ensino. 5) Elaboração de um texto científico. 6)Apresentação do relatório a escola parceira (direção e alunos).
Tomando como referência os objetivos elencados, a metodologia apresentada visa associar a teoria vista na disciplina “Eletricidade Aplicada” com a execução do projeto. Para isso, os alunos deverão formar equipes de 3 a 4 participantes. O desenvolvimento desse projeto deve ser embasado no cronograma de atividades, apresentado a seguir: A) Estudo e discussão do tema: apresentação do conceito e discussão sobre eficiência energética através de artigos acadêmicos que apresentem resultados da aplicação do processo de diagnóstico energético em instituições de ensino e afins. Nessa etapa os alunos deverão elaborar um texto acadêmico que apresente uma revisão bibliográfica sobre o tema. Este texto pode servir de base ou ser utilizado para submissão de trabalhos. B) Definição da instituição de ensino: nesta etapa será firmada a parceria com alguma instituição de ensino na cidade de Janaúba. Além disso, deverá ser organizada pelos alunos uma tabela que servirá como instrumento na aquisição dos dados necessários para o desenvolvimento do diagnóstico energético da instituição. C) Análise dos dados coletados e discussão sobre os resultados: de posse dos dados coletados na etapa anterior os alunos deverão elaborar um texto científico, cujo conteúdo apresente ações que podem ser aplicadas para minimizar o desperdício de energia e promover a eficiência no uso da energia elétrica. D) Submissão de trabalhos em eventos da instituição: Nesta etapa os alunos deverão escrever e submeter a conclusão do trabalho nos eventos acadêmicos da instituição de acordo com o edital de submissão.
Além das referências definidas no plano de ensino da disciplina e os documentos disponibilizados pelo Programa de Nacional de Conservação de Energia Elétrica, sugerem-se os seguintes textos científicos: NEPOMUCENO, Erivelton Geraldo et al. Eficiência Energética: Um Estudo de Caso na Realização de Pré-Diagnóstico Energético em Estabelecimentos de Ensino da Região de São João Del-Rei. I Seminário em Sistemas de Potência, Automação e Controle, 2003. NETO, Oriane M.; NEPOMUCENO, Erivelton G. EFICIENTIZAÇÃO ENERG ÉTICA EM INSTITUIÇÕE S DE ENSINO. 2005. PROCEL. Orientações Gerais Para Conservação de Energia em Prédios Públicos. Brasília, 2001.
Além dos estudos realizados pelos alunos para preparação do tipo de abordagem, de todos os detalhes da visita que deve ser realizada na escola parceira, a ação de extensão foi planejada de forma a permitir a integração desses alunos com a diretoria e alunos. Essa interação foi pensada de forma que os discentes tivessem atentos aos problemas relacionados à utilização da energia no prédio público e ao fato desses problemas influenciarem o dia a dia da comunidade escolar. Sendo assim, durante as ações de extensão realizadas dentro do projeto, deve-se promover a interação dialógica entre a comunidade acadêmica (discentes e professores) e a comunidade escolar (professores, diretoria e alunos) como forma de promover a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes. São listadas abaixo algumas possibilidades de como essa interação poderá acontecer: - Visitas à escola parceira, onde os discentes devem avaliar a instalação elétrica e avaliar a forma como a energia elétrica é utilizada. - Ações de divulgação científica: Durante o projeto, os participantes devem realizar atividades de divulgação científica, como a produção de vídeos, podcasts, artigos ou materiais informativos que possam ser compartilhados com a comunidade escolar sobre eficiência energética e o uso seguro da energia elétrica. Essas iniciativas têm o objetivo de levar o conhecimento acadêmico de forma acessível e compreensível para um público de diferentes faixas etárias. É importante ressaltar que a interação dialógica entre a comunidade acadêmica e comunidade escolar, durante as ações do projeto, deve será pautada no respeito, na escuta ativa e na valorização das diferentes visões de mundo, de forma a promover um ambiente colaborativo para todos os envolvidos.
A inserção dos estudantes do curso de Engenharia Elétrica e demais estudantes dos cursos do Campus Janaúba, que desejarem participar, neste projeto objetiva contribuir para que a sua formação profissional seja mais comprometida com a realidade regional e da importância de seu papel social. Assim, além de integralizar 45 horas em atividades de extensão o aluno tem a possibilidade de desenvolver habilidades ( como confiança, iniciativa, autonomia e liderença) e de aplicar seus conhecimentos teóricos na prática. A interdisiplinaridade é trabalhada no projeto que agrega os conhecimentos adquiridos nas disciplinas que os discentes estão cursando no período, aplicando-os nas diferentes etapas de desenvolvimento do projeto. Por sua vez, a interprofissionalidade está na percepção que ações de utilização da energia de forma eficiente envolve a contribuição de diferentes perfis de profissionais, por exemplo, a Engenharia Civil e Arquitetura no projeto de construção do prédio, Engenharia de Minas e Materiais na pesquisa e desenvolvimento de novos materiais, Engenharia Elétrica, Física e Ciência e Tecnolgia no desenvolvimento de novas tecnologias, equipamentos mais eficientes. Destaca-se que a formação dos estudantes do cursos bacharelados do campus Janaúba da UFVJM de acordo com seus Projetos Pedagógicos, esta´focada em uma formação generalista, crítica e reflexiva.
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é o princípio fundamental da universidade. Essa tríade é considerada a base para a construção do conhecimento de qualidade, que contribui para a formação acadêmica integral dos estudantes e para o desenvolvimento social. Durante o desenvolvimento do projeto, essa indissociabilidade pode ser explorada de diversas maneiras, enriquecendo a participação dos alunos e professores da comunidade acadêmica e escolar. A ação de extensão é organizada de forma a integrar os três pilares, através de desafios os e atividades que envolvam o ensino, a pesquisa e a extensão. No pilar do ensino, por exemplo, pode-se promover atividades que estimulem aprendizagem de técnicas de realização de diagnósticos energéticos nos prédios e o estudo de diferentes formas de utilização racional e economia da energia elétrica. Dessa forma, os estudantes têm a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e habilidades dentro de suas áreas de estudo. A pesquisa também desempenha um papel fundamental no projeto, pois a avaliação de equipamentos da instalação, das luminosidade nas salas de aula, requer conhecimentos específicos. Já a extensão permeia todas as fases do projeto, que incorporada por meio da realização de atividades/visitas técnicas a divulgação científica e dos saberes da comunidade escolar.
Tendo em vista a obrigatoriedade da integralização da carga horária de extensão pelos curso, os projetos de extensão desenvolvidos no âmbitos de disciplinas tem como objetivo permitir que os alunos do curso desenvolvam projetos em área de formação e futura área de atuação. Além de contribuir para a sua formação, esse projeto permite que o aluno tenha persepção de seu papel na sociedade de forma geral. Além disso, durante o desenvolvimento do projeto, habilidades necessárias à formação do futuro egresso são desenvolvidas, o que mostra que a ação de extensão propõe que a contribuir na formação do profissional, mas também, do cidadão. Dentre as habilidade trabalhadas, destaca-se a liderança, boa comunicação, percepção da realidade e cultura local.
As ações projeto irão contemplar diretamente a comunidade acadêmica do Campus Janaúba e, principalmente a comunidade escolar parceira. De forma indireta, a UFVJM- campus Janaúba será beneficiada devido à divulgação não somente do curso de Engenharia Elétrica, mas também dos outros cursos do e projetos desenvolvidos no IECT. Além de levar informações específicas do curso, o projeto tem parceria com outros projetos de extensão do Programa Conhecendo a UFVJM Campus Janaúba. Quanto às escolas parceiras, estas terão a a mobilização dos estudantes e professores pode permitir o desenvolvimento de atividades de divugação científica sobre os conceitos de eficiência energética e uso racional da energia elétrica de acordo com as diferentes faixas etárias de seus estudantes. Além disso, através do desenvolvimento, acredita-se que haverá o reconhecimento do papel social da universidade.
Esse projeto de extensão está vinculado ao Programa "CONHEÇENDO A UFVJM - CAMPUS JANAÚBA" A divulgação do projeto é realizada nas redes sociais do campus Janaúba e do curso de Engenharia Elétrica.
Programação do Evento
Sala de Aula, UFVJM, campus Janaúba
11/03/2024
15:00
17:00
Apresentação da ementa da disciplina e do projeto de extensão para os alunos da disciplina ELET001
Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo
19/05/2024
13:00
15:00
Visita à escola parceira do projeto: Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo. Durante a visita deve ser realizada uma breve apresentação da UFVJM, campus Janaúba, de seus cursos e de alguns projetos de extensão que são desenvolvidos na universidade. Posteriormente, deve-se apresentar o projeto de extensão, seu cronograma e agendamento das próximas visitas à escola.
Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo
11/06/2024
13:00
17:00
Realização da Primeira Visita à escola para realização do pré-diagnóstico energético. Os alunos matriculados na disciplina ELET001 devem realizar uma vistoria visual na escola, sem a realização de medições ou de interferências na instalação elétrica do prédio, de forma a avaliarem as condições de uso da mesma. Além disso, devem conversar com diretores, professores e alunos para entenderem qual o perfil dos usuários da instalação.
Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo
25/06/2024
13:00
15:00
Realização da segunda visita na dependência da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo: Após a organização dos dados/fotos obtidos a partir da primeira visita à escola parceira, pode-se organizar de forma mais precisa quais as informações ainda devem ser colhidas para que os alunos possam fazer o relatório final, que deverá ser entregue para a diretoria da escola. Nessa visita será realizado inspeção visual na instalação, além de conversas com alunos para uma melhor definição do perfil dos usuários do prédio público.
Sala de Aula, UFVJM, campus Janaúba
01/07/2024
13:00
15:00
Organização e análise dos dados e informações colhidos nas duas visitas à Escola Estadual Rômulo Azevedo. Essa fase é fundamental para definição das medidas que serão indicadas pelos próprios alunos para que a energia elétrica seja utilizada de forma racional e segura na escola.
Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo
08/07/2024
08:00
16:00
Entrega do relatório com a apresentação do pré-diagnóstico energético do prédio onde a escola está instalada. Neste dia, os alunos matriculados na disciplina ELET001 além de apresentarem os resultados da análises e sugestões para que a energia elétrica seja uitlizada de forma eficiente na instalação, devem fazer uma abordagem nas 13 turmas do período matutino e vespertino da escola, explicando conceitos básicos sobre eficiência energética e uso racional e seguro da energia elétrica.
Público-alvo
Diretores, professores e funcionários que estejam disponíveis durante as visitas realizadas na escola.
Alunos do ensino médio da escola parceira que, segundo a diretoria, são ao todo 437 no turno matutino. Alunos do ensino fundamental da escola parceira que, segundo a diretoria, são ao todo 385 no turno vespertino.
Municípios Atendidos
Janaúba - MG
Parcerias
O projeto está sendo desenvolvido no prédio da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo. Dessa forma, a visita de apresentação da UFVJM-Janaúba e todas as etapas realizadas fora do campus estão sendo realizadas na escola. Dessa forma, tanto a avaliação das condições de utilização da instalação elétrica, quanto as ações que devem ser realizadas diretamente com os alunos, professores e demais funcionários serão realizadas na escola,
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 51 h
- Manhã;
As aulas ministradas no intervalo desta etapa devem ser utilizadas para apresentação do projeto e a formação das equipes que irão conduzir o projeto junto à escola. O número de equipes deve ser formado de acordo com o número de alunos matriculados na disciplian ELET001. Sendo assim, espera-se a formação de pelo menos 4 (quatro) equipes a saber: a) Iluminação; b) Avaliação da condição da instalação elétrica da escola; c) Avaliação do perfil de utilização (dos usuários) da energia elétrica da escola; d) Levantamento da potência de equipamentos e avaliação de atendimento a NBR5410. Após a formação das equipes cada uma delas deve realizar uma apresentação com foco nas estratégias que serão adotadas por cada equipe para obtenção dos dados e informações necessárias para a realização do dignóstico energético da unidade consumidora.
- Manhã;
Durante essa etapa cada equipe deve elaborar um roteiro detalhado das atividades que devem ser realizadas na escola para que as informações sejam coletadas de forma organizada. Para que essa etapa seja realizada de acordo com a realizada da escola, sugere-se que uma visita seja realizada para que os alunos conheçam o tamanho da instalação e recolham as primeiras informações sobre as condições do local onde a escola está instalada.
- Manhã;
Nesta etapa, os alunos deverão realizar a simulação da visita que irão fazer na escola nas dependências do próprio campus Janaúba. Esta etapa justifica-se pelo fato do projeto ser desenvolvido com alunos, em sua maioria, matriculados no primeiro período do curso de Engenharia Elétrica, que não possuem experiência nesse tipo de ação. Sendo assim, é fundamental avaliar como as equipes se organizaram para realizar a visita e fazer os ajustes necessários. Nesta etapa, além da observação técnica, os alunos também serão observados em relação à cordialidade e educação no tratamento com as pessoas envolvidas na atividade.
- Manhã;
Nesta etapa foram realizados os ajustes necessários para a visita na escola parceira. Nesta visita, os alunos devem colher informações específicas sobre a características dos equipamentos conectados a rede, fazer uma inspeção visual nas instalações elétricas e físicas do prédio que abriga e escola, fazer medições referentes a iluminação das salas de aula e outros ambientes da escola e conversar com os usuários da escola para conseguirem compreender de forma mais clara qual o perfil de utilização da unidade consumidora.
- Manhã;
Após a análise das fotos e dados coletados, as equipes podem julgar necessário que seja realizada uma segunda visita ao prédio da escola. Esta etapa é bastante importante pois permitirá que o relatório do pré-dignóstico energético contenha informações efetivas e que contribuam para a minimização do desperdício de energia elétrica, contribuindo para seu uso de forma segura e racional.
- Manhã;
Nesta etapa os alunos deverão organizar e analisar os dados coletados o que os permitirá realizar um diagnóstico sobre a forma de utilização da energia elétrica na instalação, o chamado pré-diagnóstico energético. Além do diagnóstico, os alunos deverão propor soluções para as questões e hábitos de utilização que podem danificar e aumentar o desperdício de energia.
- Manhã;
- Tarde;
Nesta etapa os alunos deverão organizar além do material para apresentação do relatório com o pré-diagnóstico energético da unidade consumidora, diferentes formas de abordagem para que os alunos, funcionários e professores da escola parceira consigam identificar quais os hábitos podem aumentar o desperdício de energia elétrica ou até provocarem acidentes mais graves. O formato da abordagem deve observar a faixa etária dos alunos da escola, e pode ser organizada de acordo com o número de turmas da escola parceira.