Visitante
ECONOMIA E SOCIEDADE EM DEBATE
Sobre a Ação
202203000435
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
25/05/2023
04/08/2023
Dados do Coordenador
janaína elisa patti de faria
Caracterização da Ação
Ciências Sociais Aplicadas
Educação
Direitos Humanos e Justiça
Organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares
Municipal
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Noite
Não
Membros
A realização de evento acadêmico-extensionista em conjunto com a comunidade externa à UFVJM é parte constitutiva da disciplina obrigatória ECO084 Pesquisa e Extensão em Economia. O objetivo geral é fortalecer os vínculos e troca de saberes entre a universidade e a comunidade externa, fomentar a discussão coletiva sobre temáticas de grande relevância social em sua interface com as Ciências Econômicas e estimular a reflexão dos discentes sobre suas pesquisas de monografia a partir desta interação.
Economia e Sociedade; Tripé Ensino-Pesquisa-Extensão; Relação UFVJM-Campus Mucuri e Comunidade Externa
A organização do evento de extensão “Economia e Sociedade em Debate” se dá no âmbito da disciplina obrigatória ECO084 Pesquisa e Extensão em Economia (PEE), que possui carga horária total de 120h, das quais 100h são dedicadas à extensão. A disciplina, conforme projeto pedagógico vigente, direciona-se ao atendimento do item 12.7 da meta 12 da Lei nº13.005, de 25/06/2014 (Plano Nacional de Educação), que determina que seja assegurado, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em ações de extensão universitária, sendo tal meta regulamentada na UFVJM pela Resolução nº 2 do Consepe, de 18/01/2021. Conforme consta no Anexo 6 - Quadro Descrição da Natureza de Extensão do Projeto Político-Pedagógico do Curso (PPC) de Ciências Econômicas, a disciplina obrigatória Pesquisa e Extensão em Economia se insere num conjunto de unidades curriculares do eixo teórico-prático, as quais visam o aprendizado gradual dos estudantes sobre a prática da pesquisa científica e a apreensão das ferramentas necessárias para a elaboração de suas monografias. Prevista para o oitavo período da grade, PEE tem como pré-requisito a disciplina obrigatória Técnicas de Pesquisa em Economia, ofertada no sétimo período, momento em que os estudantes escolhem um tema de pesquisa, elaboram um projeto e formalizam a relação de orientação da monografia, em acordo mútuo com um docente-orientador. Isso permite que, em PEE, sob coordenação do(s) docente(s) responsável(eis) pela disciplina, os estudantes participem ativamente da concepção, organização, divulgação, desenvolvimento e balanços parciais e final das ações de extensão que discutam questões de pesquisa e/ou temas afins de grande relevância social, articulando conhecimentos acadêmicos com saberes e experiências de atores sociais de referência em seus diversos campos de atuação. Tais ações devem ser exequíveis durante o semestre letivo e devem contar com a participação de convidados acadêmicos e não-acadêmicos, preferencialmente tanto como palestrantes, oficineiros e facilitadores das atividades, quanto como público. Espera-se que a imersão dos estudantes em discussões acadêmicas em articulação e diálogo com a comunidade externa no decorrer de PEE provoque uma reflexão sobre suas pesquisas, potencialmente influenciando em seus rumos, em acordo com seus orientadores. No semestre letivo vigente (2022/2 - ano calendário 2023), a disciplina está sob responsabilidade da Profª Drª Ellen Tristão e da Profª Drª Janaína de Faria, ambas do Departamento de Ciências Econômicas. Neste semestre, foram articuladas as parcerias com a Casa dos Movimentos Populares de Teófilo Otoni – que abriga diversas organizações da sociedade civil, como o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), a Associação de Bairros de Teófilo Otoni (ABTO) e o Grupo de Mulheres Organizadas do Mucuri (GMOM) – e também com o SLAM Recitando Vidas e com o Centro Acadêmico Celso Furtado (CACE). As parcerias se estendem a todas as atividades de extensão no âmbito da disciplina PEE, desde a concepção do evento até sua realização e finalização, que prevê balanços de avaliação das atividades. Nesse sentido, as atividades de extensão já estão em curso, o que pode ser ilustrado com algumas definições organizacionais do evento, realizadas em reuniões preparatórias coletivas, como a seleção do público-alvo (estudantes secundaristas de escolas públicas de Teófilo Otoni, particularmente as periféricas), do eixo norteador a ser considerado (Interseccionalidade: gênero, raça e classe) em interface com as Ciências Econômicas, bem como da necessidade de incorporar atividades artístico-culturais como forma de estimular a reflexão dos temas discutidos a partir de diferentes linguagens.
Há um amplo leque de temas tradicionalmente estudado e discutido pelo campo das Ciências Econômicas e Ciências Sociais Aplicadas que é, por um lado, tido como estritamente técnico ou descolado do cotidiano da maior parte da população, mas, por outro, está intimamente lastreado nos principais dilemas da complexa realidade social, seja em nível global, continental, nacional, regional ou local. A título de ilustração, mencionam-se temas como: desemprego; inflação; taxa de juros; endividamento; políticas e investimentos públicos em educação, saúde, habitação, previdência, meio ambiente e cultura; impactos políticos, econômicos e ambientais de transformações tecnológicas de produção, transporte, informação e comunicação; crises econômicas; tributação; desigualdade socioeconômica, racial e de gênero; globalização; relações internacionais e geopolítica etc. Ao passo que a comunidade externa à universidade se beneficia ao se apropriar e se inserir ativamente em discussões qualificadas sobre temáticas de extrema relevância social, os estudantes se beneficiam pelo diálogo com a comunidade externa sobre os problemas sociais e desafios vividos pela população, o que os estimula à reflexão a partir de variados prismas e diferentes saberes durante o processo de desenvolvimento de suas pesquisas de monografia. Espera-se que, numa era de desinformação e fake news, essa interação contribua para o processo de conscientização de classe e fomente o acesso da comunidade externa às pesquisas de qualidade, para potencialmente fundamentar as demandas políticas de movimentos sociais e populares ou as proposições da sociedade em termos de políticas institucionais, auxiliando na transformação social, sobretudo na esfera local. No semestre letivo vigente, foi definido, em conjunto com as organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares parceiros, que estudantes secundaristas, em especial de escolas públicas de regiões periféricas de Teófilo Otoni, comporiam o público-alvo do evento, ao lado dos estudantes de graduação do Curso de Ciências Econômicas e demais membros da comunidade acadêmica interessados no evento. Tal definição parte do diagnóstico de que, por um lado, há uma dificuldade por parte da UFVJM em preencher suas vagas nos cursos de graduação e, por outro, há uma percepção de que os jovens das periferias de Teófilo Otoni geralmente não nutrem a perspectiva de ingressar na educação superior e tampouco têm clareza sobre a gratuidade do ensino nas universidades federais, sobre os procedimentos de ingresso e sobre as políticas de permanência estudantil. Nesse sentido, as ações do evento de extensão “Economia e Sociedade em Debate”, vinculado à disciplina Pesquisa e Extensão em Economia, buscam estimular discussões de questões socioeconômicas sensíveis ao público-alvo, ao mesmo tempo que contribuem para divulgar as atividades desenvolvidas pela UFVJM-Campus do Mucuri, potencialmente despertando o interesse pelo ingresso na educação superior entre esse público.
O objetivo geral do evento é viabilizar a troca de saberes entre os membros da comunidade interna e externa à UFVJM ao promover atividades de reflexão e discussão coletiva sobre os problemas sociais e econômicos atuais do capitalismo, do país e da comunidade local, construindo coletivamente o conhecimento e democratizando-o. Objetivos Específicos a) Definir, em conjunto com parceiros externos, os temas a serem explorados nas ações vinculadas ao evento; b) Realizar pesquisas bibliográficas que fundamentam as ações a serem promovidas durante a realização do evento; c) Definir, em conjunto com parceiros externos, quais serão as/os conferencistas convidadas/os para o evento, bem como o público-alvo das ações; d) Realizar atividades de engajamento e preparação do público-alvo com os parceiros externos; e) Construir roteiros para a preparação das intervenções vinculadas ao evento; f) Elaboração, por parte de discentes matriculados na disciplina ECO084 Pesquisa e Extensão em Economia, de uma síntese acerca das atividades realizadas, relacionando-as com sua formação acadêmica e pesquisa; g) Elaborar relatório final contendo todas as informações pertinentes ao evento.
- Realização de atividade de formação preparatória com os estudantes secundaristas e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre tema de relevância social da Economia, a ser definido em diálogo com as organizações comunitárias parceiras e preparado em conjunto com os discentes matriculados em ECO084; - Realização de um evento de dois dias com o público previsto de 200 estudantes secundaristas e da EJA, também aberto a toda comunidade acadêmica, centralmente aos estudantes do curso de Ciências Econômicas, envolvendo os discentes matriculados em ECO084 e parceiros externos na concepção e organização do evento; - Estimular o interesse de cerca de 200 estudantes secundaristas e da EJA a conhecer o Campus do Mucuri-UFVJM e refletirem sobre a importância do estudo da economia para compreensão da realidade social em que estão inseridos.
O princípio metodológico que norteia a organização do evento “Economia e Sociedade em Debate” é a articulação entre Ensino-Pesquisa-Extensão no campo das Ciências Econômicas. No que se refere ao Ensino, é importante destacar que, além do evento ser parte constitutiva de uma disciplina obrigatória, os discentes nesta etapa da grade curricular já cumpriram uma quantidade significativa de créditos, o que lhes permite elaborar suas visões críticas a partir de diversos conteúdos teóricos ministrados em sala de aula. Quanto à Pesquisa, os discentes matriculados em PEE devem dar continuidade aos seus projetos para elaboração de suas monografias, sob acompanhamento de seus respectivos orientadores. A sólida formação dos estudantes nas atividades de ensino e pesquisa enriquece a interação com os conhecimentos e saberes da comunidade externa durante as atividades de Extensão da disciplina de PEE. A construção coletiva de evento acadêmico-extensionista não apenas contribui para a divulgação das atividades de transmissão e produção de conhecimento acadêmico na área das Ciências Econômicas, mas fundamentalmente avança em sua democratização, já que possibilita o diálogo sobre temas econômicos de grande relevância social. As atividades de extensão são realizadas preferencialmente no(s) dia(s) e horário(s) da aula de PEE, com o intuito de viabilizar a participação efetiva dos discentes em todas as etapas de planejamento, desenvolvimento e finalização das ações. A princípio, conta-se primordialmente com a infraestrutura do Campus do Mucuri (salas de aula e de reuniões, miniauditórios, auditórios, projetores, computadores, internet, impressora, etc.) para a realização das ações, mas é possível que atividades sejam desenvolvidas em instalações fora do campus, a depender da natureza de cada ação, de diálogos com potenciais parceiros e suas capacidades infraestruturais. No semestre letivo vigente, foram necessárias diversas reuniões preparatórias com as organizações parceiras e com os discentes, que ocorreram na UFVJM e nas instalações da Casa dos Movimentos Populares. Destarte, foram definidos o público-alvo - estudantes secundaristas de escolas públicas periféricas - e possíveis temáticas para discussão, bem como formato das atividades e conferencistas para o evento. Para estabelecer vínculos com o público-alvo, com o objetivo de engajá-los na atividade formativa e para convidá-los ao evento, foram realizadas visitas a duas escolas - E.E. Ione Lewick (Educação de Jovens e Adultos) e E.E. Tancredo Neves. Tais visitas contaram com a participação ativa dos discentes e de representantes das instituições parceiras, que coletivamente elaboraram o roteiro de apresentação para os estudantes secundaristas nas escolas, que incluiu manifestações artísticas. A ideia é a de que esse primeiro contato abra espaço para a realização, em um segundo momento, da atividade de formação com esses estudantes secundaristas na Casa dos Movimentos Populares, cujo tema, definido em conjunto com os parceiros, é “O endividamento da população preta e periférica”. A preparação desta atividade contará com levantamento bibliográfico e de dados realizados também com a participação dos estudantes matriculados em PEE. As atividades preparatórias visam o engajamento e formação, fazendo com que o público-alvo se sinta mais acolhido para se inserir nas discussões do evento acadêmico-extensionista sobre “Economia e Sociedade”, que contará com a participação de conferencistas convidados de outras universidades brasileiras. As palestras e os nomes dos conferencistas ainda estão sendo definidos dialogicamente, mas possivelmente contemplarão temáticas como “Racismo e Economia” e “Desenvolvimento e Desigualdades”. Para estimular os vínculos e interação entre comunidade acadêmica e comunidade externa durante o evento, a proposta é de que o evento seja realizado em dois dias, tendo por espaços tanto na Casa dos Movimentos Populares como o Campus do Mucuri-UFVJM, com a presença de cerca de 200 estudantes secundaristas e dos representantes das instituições parceiras, além dos estudantes do Curso de Ciências Econômicas e demais interessados. Após a realização do evento, uma reunião de balanço será realizada e os estudantes matriculados em PEE serão especialmente estimulados a sistematizar os conhecimentos e experiências como parte da avaliação da disciplina, conforme Plano de Ensino.
DAVIS, Angela (2016). Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo. DE PAULA, João Antônio (2013) “A Extensão Universitária: história, conceitos e propostas”. Interfaces-Revista de Extensão, v. 1, n. 1, p. 05-23, jul./nov. 2013. GIL, Gilberto (2022) “Brilho da ciência e da cultura vai nos tirar da escuridão”. Opinião - Folha de São Paulo, 25/06/2022. MEDEIROS, João Leonardo (2013) A Economia diante do horror econômico. Editora UFF. COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma (2021).Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo. Resolução CNE/CP nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECESN72018.pdf. Acesso em: 25/03/2023. UFVJM. Resolução Consepe 06/2009. Aprova política de Extensão da UFVJM. Disponível em: http://ufvjm.edu.br/formularios/cat_view/430-/479-/487-/158- .html?limit=10 & order=hits & dir=DESCe lang=pt_BR.utf8%2C+ pt_BR.UT & start=35. Acesso em 25/03/2023. UFVJM. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Econômicas. Disponível em: http://ufvjm.edu.br/prograd/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=4378&Itemid=15. Acesso em: 25/03/2023. Lei nº13.005, de 25/06/2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25-junho-2014-778970-publicacaooriginal-144468-pl.html. Acesso em: 25/03/2023.
O evento visa fomentar o aprendizado de mão-dupla proveniente da interação entre o conhecimento, experiências e saberes populares da comunidade externa e o conhecimento acadêmico, impulsionando a construção coletiva do conhecimento. A comunidade externa à universidade se beneficia das ações de Extensão ao se apropriar e se inserir ativamente em discussões qualificadas sobre temáticas de extrema relevância social, contribuindo, dessa forma, para a produção do conhecimento ao compartilhar saberes construídos em sua prática cotidiana, profissional ou vivência comunitária. A comunidade acadêmica (docentes/ técnicos/ discentes) contribui para a divulgação de conhecimentos científicos e se beneficia pelo diálogo com a comunidade externa sobre a complexidade das questões, desafios e anseios sociais contemporâneos, estimulando o conjunto da comunidade acadêmica à reflexão sobre as potenciais formas de colaboração em sua atuação profissional e social. Espera-se, nesse sentido, que as ações extensionistas constituam uma contribuição relevante no desenvolvimento cultural, educativo, político e científico da sociedade.
A interdisciplinaridade é uma característica fundamental das Ciências Econômicas, em particular, e das Ciências Sociais Aplicadas, em geral. Tal característica reflete a própria complexidade da realidade social, que requer a mobilização de diferentes áreas do conhecimento para a sua apreensão, como a história, matemática, sociologia, política, estatística, geografia, etc. A interdisciplinaridade é um traço, portanto, da grade curricular das Ciências Econômicas, que abarca diversas e divergentes vertentes teóricas. O evento, ação extensionista da disciplina Pesquisa e Extensão em Economia, por ser calcado em discussões de temáticas de grande relevância social, em sua interface com seus aspectos econômicos, requer a articulação com profissionais, acadêmicos e organizações sociais e populares atuantes em diferentes setores. As trocas de saberes através das interações dialógicas entre a universidade e a comunidade externa propostas neste evento da disciplina são, nesse sentido, atravessadas pela interdisciplinaridade e interprofissionalidade, contribuindo assim para a formação multidimensional dos discentes.
A disciplina Pesquisa e Extensão em Economia, obrigatória da grade curricular do Curso de Ciências Econômicas, envolve uma integração orgânica entre os três elementos do tripé universitário – Ensino-Pesquisa-Extensão. A referida unidade curricular está inserida em uma cadeia de disciplinas (Ensino) que visa o aprendizado gradual dos estudantes sobre a prática da pesquisa científica e a apreensão das ferramentas necessárias para a elaboração de suas monografias (Pesquisa). A incorporação de atividades extensionistas nesta disciplina por meio da realização de um evento com parcerias externas busca, por sua vez, fortalecer a troca de saberes nesse ciclo formativo entre os estudantes e a comunidade externa à UFVJM, contribuindo para construção coletiva e dialógica do conhecimento (Extensão). Observa-se ainda que tanto o desenvolvimento das pesquisas de monografia dos estudantes, como as temáticas a serem tratadas nas ações de Extensão dialogam com os conteúdos teóricos ministrados dentro da sala de aula (ensino). Os estudantes assumem, assim, um papel protagonista na identificação da complementaridade e articulação dos diversos conhecimentos apreendidos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão em seu processo de formação.
A interação com a sociedade permitirá ao estudante aprimorar sua pesquisa, conhecer melhor a complexidade de seu objeto de estudo, entender os anseios e preocupações da sociedade em relação ao seu papel como cientista social e economista, tendo em vista a interação da comunidade externa no processo de desenvolvimento de sua pesquisa. Além disso, o estudante terá a oportunidade de apreender melhor a pluralidade das Ciências Econômicas, de ter acesso a opiniões distintas e melhorar suas habilidades de relação interpessoal e de comunicação oral e escrita. Vale mencionar que entre as diversas áreas de atuação dos economistas estão várias atividades que envolvem elaboração de relatórios e análises econômicas das mais diversas, que demandam uma boa expressão escrita e oral.
A troca de saberes entre a comunidade externa à UFVJM e os membros internos da UFVJM aprofunda o conhecimento coletivo sobre temas importantes das Ciências Sociais Aplicadas, como pobreza, fome, desigualdade social, racial e de gênero, entre outros, além de difundir junto a diferentes segmentos sociais conhecimentos sobre questões econômicas mais específicas, como inflação, taxa de juros, política fiscal, política monetária, entre outros, que impactam de sobremaneira nas condições gerais de vida de toda a população. Numa era de desinformação e fake news, essa interação contribuirá para o processo de conscientização de classe e fomentará o acesso da comunidade externa a pesquisas de qualidade para potencialmente fundamentar as demandas políticas de movimentos sociais e populares ou as proposições da sociedade em termos de políticas institucionais, auxiliando na transformação social, sobretudo na esfera local.
A divulgação do evento será feita à comunidade interna da UFVJM pelo e-mail institucional e ao público alvo através dos veículos de comunicação das escolas visitadas. Serão utilizados também, de forma ampla, as redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, através dos perfis dos parceiros, do Centro Acadêmico do Curso de Ciências Econômicas; como também na página da UFVJM.
Programação do Evento
campus Mucuri
31/05/2023
19:00
20:00
Visita guiada ao campus Mucuri da UFVJM: apresentação dos espaços da Universidade ao público-alvo
Auditório Esmeralda - campus Mucuri
31/05/2023
20:00
20:15
Abertura da Atividade Formativa com apresentação do SLAM Recitando Vidas
Auditório Esmeralda - campus Mucuri
31/05/2023
20:15
21:00
Debate sobre o tema: “Endividamento da população preta e periférica” e encerramento
Casa dos Movimentos Populares
27/06/2023
19:00
19:15
Abertura do primeiro dia Evento: “Economia e Sociedade em Debate” pelos organizadores
Casa dos Movimentos Populares
27/06/2023
19:15
20:00
Palestra com conferencista convidado
Casa dos Movimentos Populares
27/06/2023
20:00
21:00
Debate aberto com o público e palestrante, e encerramento.
Auditório Esmeralda - campus Mucuri
28/06/2023
19:00
19:30
Abertura do segundo dia Evento: “Economia e Sociedade em Debate” com atividade cultural
Auditório Esmeralda - campus Mucuri
28/06/2023
19:30
20:15
Palestra com conferencista convidado
Auditório Esmeralda - campus Mucuri
28/06/2023
20:15
21:15
Debate aberto com o público e palestrante, e encerramento.
Público-alvo
O público-alvo do evento constitui-se por jovens e adolescentes estudantes do ensino médio; e jovens e adultos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de escolas da periferia de Teófilo Otoni-MG. A partir de um contato inicial, realizado mediante a visita às Escolas Estaduais Ione Lewick, período noturno, e Tancredo Neves, período matutino, foram convidados a participarem do evento de extensão “Economia e Sociedade em Debate”, os estudantes de Ensino Médio e EJA.
O evento de extensão será também aberto a toda comunidade acadêmica da UFVJM, estudantes egressos, membros das instituições parceiras e da comunidade em geral, buscando interação e trocas que possibilitem ampliar assim o alcance de seus resultados, enriquecendo e estabelecendo relações entre a universidade e a comunidade externa. Será especialmente estimulada a participação dos discentes do Curso de Ciências Econômicas no evento.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Parcerias
A Casa dos Movimentos Populares abriga diversas organizações sociais, dentre as quais o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), a Associação dos Bairros de Teófilo Otoni (ABTO) e o Grupo de Mulheres Organizadas do Mucuri (GMOM) são parceiras do evento de extensão "Economia e Sociedade em Debate", vinculado à disciplina Pesquisa e Extensão em Economia. Essas instituições trabalham em colaboração e contribuirão em todas as etapas da organização do evento. Ressalta-se principalmente a articulação da Casa dos Movimentos Populares com as escolas estaduais e a orientação das atividades com o público-alvo, dada a ampla experiência nesse campo de atuação.
SLAM Recitando Vidas é uma organização de natureza cultural composta por jovens e que contribuirá com apresentações artísticas com o intuito de engajar e mobilizar os estudantes secundaristas para as discussões do evento
Os representantes do Centro Acadêmico Celso Furtado (CACE), organização estudantil dos graduandos em Ciências Econômicas-UFVJM, participarão das visitas às escolas estaduais e nas atividades de organização do evento. Destaca-se em especial a atuação do CACE na mobilização dos discentes do curso de Ciências Econômicas a participarem do evento através de ações de divulgação entre os pares.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 120 h
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Preparação para recepção dos estudantes secundarias no campus Mucuri em visita guiada e preparação para a Formação com o tema “Endividamento da população preta e periférica”: organização de transporte e lanche para estudantes secundaristas; elaboração do cartaz de divulgação da atividade para envio às escolas; elaboração do roteiro da visita guiada ao campus; contato com setores do campus para levantamento de disponibilidade de receber os estudantes (biblioteca, ginásio, NIPE, laboratórios, unidades acadêmicas); seleção de conteúdos, coleta de dados, elaboração do apresentação com o tema “Endividamento da população preta e periférica”; organização e planejamento das intervenções culturais.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Preparação para o evento Economia e Sociedade em Debate (27 e 28/06): planejamento dos temas e programação de forma coletiva com instituições parceiras e discentes da disciplina; convite a conferencistas convidados de outras universidades brasileiras; organização da logística para a vinda dos conferencistas externos (compra de passagem, solicitação de diárias, etc.); elaboração do cartaz de divulgação do para envio às escolas, postagem em redes sociais de parceiros e convite à comunidade acadêmica; organização de transporte e lanche para estudantes secundaristas; organização e planejamento das intervenções culturais.
- Noite;
Reuniões de balanço com as instituições parceiras, estudantes e docentes de Pesquisa e Extensão em Economia, para avaliar o desenrolar do evento, engajamento do público-alvo, e impactos.
- Noite;
Elaboração de texto pelos estudantes de PEE relacionando Ensino-Pesquisa-Extensão, a partir de sua experiência no projeto e de sua pesquisa.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Redação do relatório final do evento e finalização da disciplina Pesquisa e Extensão em Economia.