Detalhes da ação

Apoio Escolar de Química para o Ensino Médio na Ocupação Vitória.

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000437

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

10/05/2023

Data Fim

20/12/2024


Programa Vínculado

202104000015 - Programa de Extensão Popular na Ocupação Vitória


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

rodrigo moreira verly

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Tecnologia e Produção

Linha de Extensão

Espaços de ciência

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Manhã

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

www.facebook.com/petquimicaufvjm
www.instagram.com/ufvjmpetquimica/
Outras Redes Sociais

https://www.youtube.com/channel/UCn-fHl-LO3phVzqtBcpklog

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 45 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Resumo

O projeto consiste no acompanhamento escolar na área de química para jovens da Ocupação Vitória, situada no Bairro Cazuza, em Diamantina (MG). O projeto é fruto de demanda das próprias lideranças da Ocupação, que buscam apoio para dirimir os impactos da pandemia no processo de escolarização dos adolescentes – dentre outros que já existiam - bem como instigar e apoiar a continuidade nos percursos escolares.


Palavras-chave

ensino em Química, movimento sociais, educação popular


Introdução

Este projeto visa o ensnio de química utilizando práticas de simples execução direcionada aos jovens da Ocupação Vitória, situada no Bairro Cazuza, em Diamantina (MG), cujo objetivo principal é promover acompanhamento escolar/educacional para estudantes do Ensino Médio, visando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, social, crítico e afetivo. Esse acompanhamento ocorrerá a partir de encontros quinzenais, os quais terão como enfoque experimentações de química abordadno temas recorrentes no ENEM. Além disso o projeto visa coloborar com diminuição da retenção escolar, distorção idade-série e especialmente com a consolidação de uma formação de qualidade. O projeto é fruto de demanda das próprias lideranças da Ocupação, que buscam apoio para dirimir os impactos da pandemia no processo de escolarização dos adolescentes. O projeto está fundamentado a partir das bases teóricas da pedagogia e da química e está articulado a outros projetos de extensão que também trabalham com o acompanhamento escolar direcionado a outros níveis educacionais e áreas do conhecimento específicas, bem como integra o Programa de Extensão Popular na Ocupação Vitória.


Justificativa

A justificativa central para realização desse projeto está relacionada a duas principais problemáticas: 1- a desigualdade social e educacional enquanto marca histórica do capitalismo brasileiro, que também faz parte da realidade diamantinense; 2 – o aprofundamento dessas desigualdades durante o período de pandemia, considerado especialmente seus impactos sobre a educação dos filhos da classe trabalhadora. Em Diamantina, a Ocupação Vitória teve o número de moradores duplicado a partir do início da pandemia, o que reflete o aprofundamento das condições de vida dos trabalhadores no referido município. No âmbito educacional, as atividades não presenciais organizadas pelo sistema estadual e municipal foram realizadas especialmente a partir de aulas realizadas e gravadas por professores da rede pública, disponibilizadas pelo canal de TV Rede Minas , gravações no YouTube e distribuição de apostilas de Planos de Estudo Tutorado (PET), também elaborados por professores. Desse modo, para além das dificuldades do próprio formato (não presencial), é preciso considerar a dificuldade das famílias trabalhadoras em auxiliar os estudantes nas tarefas remotas, bem como a falta de infraestrutura ou de espaço minimamente adequado para estudar, dentre outras questões que expressam um contexto social marcadamente heterogêneo que compõem o quadro de aguda desigualdade social no país. Considerando o exposto, este projeto caracteriza-se como um projeto de educação não formal que busca apoiar e acompanhar o aprendizado dos adolescentes da Ocupação Vitória. No tocante ao público alvo cabe ainda ressaltar que as ações a serem devolvidas ao longo deste projeto estão fundamentadas teoricamente a partir da pedagogia histórico-crítica, uma vez que se parte da compreensão que a educação é uma atividade prática mediadora no interior da prática social e que a escola, como parte concreta da sociedade, deveria ser um espaço de socialização dos conhecimentos científicos, artísticos e culturais produzidos historicamente pela humanidade. Neste sentido, esta concepção rechaça a prática educativa somente centrada no cotidiano dos alunos, bem como reforça que não são satisfatórias as teorias que se apoiam no conhecimento passado ao educando de forma fragmentada, subjetiva e relativa (MARSIGLIA, 2011). Ao compreender a importância da escola enquanto espaço de socialização dos conhecimentos e também fazendo a crítica ao modo como ela, por vezes, se apresenta, é que se propõe este projeto extensionista que tem como objetivo principal acompanhar e apoiar a formação escolar dos estudantes do Ensino Médio residentes na referida Ocupação. Por fim, adiciona-se ao rol de justificativas apresentadas a necessidade de a universidade estar mais aberta a dialogar com os movimentos sociais, uma vez que tais interações potencializam transformações nos estudantes, na universidade e nas comunidades. As atividades de Extensão Universitária constituem contribuições decisivas à formação do estudante, em termos de ampliação do universo de referência que ensejam o contato direto com as grandes questões contemporâneas, enriquecimento da experiência discente em termos teóricos e metodológicos e também abrem espaços para reafirmação e materialização dos compromissos éticos e solidários da universidade pública. No que concerne à relação ensino-pesquisa-extensão, entendemos que o projeto perfaz seu caráter de ensino na medida em que os estudantes estarão envolvidos diretamente com o processo de ensinoaprendizagem em um ambiente de educação não formal, permeado por problemáticas sociais, culturais econômicas e políticas, ampliando as possibilidades de compreensão da educação e da escola como projetos historicamente e socialmente determinados.


Objetivos

Objetivo Geral - Apoiar o desenvolvimento escolar/educacional de estudantes do Ensino Médio que residem na Ocupação Vitória, visando o desenvolvimento social, crítico e afetivo. Objetivos específicos: - Produzir material didático direcionado às demandas do público, a partir dos fundamentos do ensino em química; - Realizar encontros quinzenais no período do contraturno escolar para realização de experimentações problematizadas que contemplem temas abordados no ENEM; - Proporcionar reforço educacional de preparação do estudantes para o exame do ENEM; - Oferecer aos acadêmicos participantes do projeto, orientação pedagógica no planejamento e execução do acompanhamento escolar, bem como estimular o debate sobre o ensino em química.


Metas

Previsão de impacto direto: - Diminuir as defasagens educacionais oriundas especialmente do período pandêmico, e avançar no processo ensino aprendizagem dos jovens do Ensino Médio; - Colaborar com a consolidação dos processos de aprendizado em química; - Estimular o pensamento crítico a partir da práticas de química que abordam temas de interesse do cotidiano social; - Ampliar as possibilidades formativas dos extensionistas a partir: (i) do contato com a realidade local e os desafios da classe trabalhadora para efetivação do direito á educação de qualidade, laica e pública; (ii) a relação com os movimentos sociais (neste caso, o MTST) e 3) do contato com dinâmicas, discussões e metodologias sobre educação não formal. Previsão de impacto indireto: - Levantamento de dados para análises sobre as principais dificuldades e demandas de adolescentes que frequentam as escolas públicas diamantinenses, - Estimular o interesse do público alvo em relação ao exame do ENEM e ingresso na Universidade pública; - Colaborar com o desenvolvimento acadêmico dos estudantes; - Diminuir a retenção e evasão escolar.


Metodologia

As atividades do projeto serão realizadas de forma quinzenal no contra turno escolar, a partir de experimentações problematizadas na Ocupação Vitória continuando com o acompanhamento/reforço relacionados ao tema da prática. As atividades são conduzidas preferencialmente pela grupo PET-Química da UFVJM e tutor Prof. ROdrigo Moreira Verly, também coordenador do projeto, contando ainda com a colaboração de professores supervisores. O planejamento das atividades será realizado pela equipe, tendo em vista o atendimento das temáticas de interesse e necessidades dos educandos, bem como a produção de materiais didáticos específicos. A condução das atividades fundamentar-se-á na utilização de experimentações química relacionadas ao tema determinado pelos educandos para motivar o aprendizado. Os acadêmicos deverão explorar e se apoiar nos recursos variados para aumentar o processo de estímulo ao aprendizado proposto e planejado com auxílio da Coordenação Pedagógica, nas reuniões da equipe (que ocorrerão mensalmente). O público alvo (jovens do Ensino Médio) participará das práticas com materiais disponibilizados pela equipe PET-Química. Nesse processo, também buscaremos aprofundar a abordagem do tema relacionado ao ENEM em encontros posteriores a prática de experimentação. Além disso, também buscaremos identificar demandas formativas, especialmente no que se refere ao conhecimento de química. São etapas do projeto: -- Diagnóstico das principais demandas/defasagens educacionais junto ao público alvo - Mapear principais interesses dos adolescentes da Ocupação - Capacitação para extensionistas do projeto considerando caracterização, reflexão, métodos e processos da extensão universitária; - Organizar calendário de atendimentos, bem como das práticas de experimentação. - Planejamento das atividades. As atividades terão duração média de 3 horas. Em termos de avaliação do processo, as atividades serão registradas pelos estudantes extensionistas (equipes) a partir de portfólios com breve descrição das atividades, observações, número de participantes, fotos ou vídeos e materiais utilizados. Desse modo, propõe-se uma avaliação periódica da equipe, a partir da reflexão das experiências e também da leitura de textos norteadores. Os materiais coletados para observação devem subsidiar os encontros gerais e de formação com os alunos inseridos no projeto (e também nos projetos articulados), todavia, deverão ser respeitadas os requisitos éticos no que se refere ao direito à imagem e outros. Desse forma, apenas serão publicizados materiais com autorização prévia dos envolvidos (e responsáveis).


Referências Bibliográficas

DUARTE, N.(2016).Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria históricocrítica do currículo. Campinas, SP:Autores Associados. GALVÃO, A.C., LAVOURA, T. N., & MARTINS, L. M. (2019). Fundamentos da didática histórico-crítica.Campinas, SP: Autores Associados MARSIGLIA , Ana Carolina Galvão. A prática Pedagógica Histórico-Crítica na educação infantil e ensino fundamental. Campinas – SP: Autores Associados, 2011 UNICEF. Cenário da Exclusão Escolar no Brasil. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/relatorios/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil Acesso em: 27.02.2022


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Os estudantes participantes do projeto atuarão diretamente no acompanhamento escolar, tendo contato direto com o público alvo da ação. O planejamento e organização das atividades serão elaborados em conjunto com a equipe de extensionistas e professores supervisores. Além disso, os estudantes deverão participar das reuniões de formação e avaliação organizadas pelo projeto com o objetivo de conhecer as refletir sobre a prática e metodologias específicas da educação popular.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O projeto visa trabalhar conhecimentos específicos na área de química, no entando, envolve fundamentações pedagógicas ao longo do processo. Portano, estarão envolvidos no projeto professores da Química e pedagogia. Além disso o projeto também está associado ao Progrma de Extensão Popular na Ocupação Vitória, que envolve profissionais de diversas áreas de conhecimento.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

No que concerne à relação ensino-pesquisa-extensão, entendemos que o projeto perfaz seu caráter de ensino na medida em que os estudantes estarão envolvidos diretamente com o processo de ensino/aprendizagem em um ambiente de educação não formal, permeado por problemáticas sociais, culturais econômicas e políticas, ampliando as possibilidades de compreensão da educação e da escola como projetos historicamente e socialmente determinados. É também notório o caráter de pesquisa do projeto, considerando o trabalho de diagnóstico da realidade em que o mesmo está inserido, bem como a atividade de pesquisa para dar conta das questões impostas pela realidade como indisciplina, violência e outras.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os estudantes participantes do projeto atuarão diretamente no acompanhamento escolar, tendo contato direto com o público alvo da ação. O planejamento e organização das atividades serão elaborados em conjunto com a equipe de extensionistas e professores supervisores. Além disso, os estudantes deverão participar das reuniões de formação e avaliação organizadas pelo projeto com o objetivo de conhecer as refletir sobre a prática e metodologias específicas da educação popular. Portanto, o projeto oferece aos acadêmicos participantes do projeto, orientação pedagógica no planejamento e execução do acompanhamento escolar e das práticas de experimentação, bem como estimula o debate sobre a educação popular, de modo a mediar processos de tomada de consciência.


Impacto e Transformação Social

Diminuir as defasagens educacionais oriundas especialmente do período pandêmico, e avançar no processo ensino aprendizagem dos jovens do Ensino Médio; Estimular o pensamento crítico a partir da práticas de química que abordam temas de interesse do cotidiano social, incluindo área ambental. Ampliar as possibilidades dos educantos no ingresso a Universidade pública, gratuita e de qualidade. Colaborar com o desenvolvimento acadêmico dos estudantes e diminuir a retenção e evasão escolar dos jovens da Ocupação Vitória..


Divulgação

A divulgação do projeto ocorrerá frequentemente no boletim da Química, uma revista desenvolvida pelo grupo PET-Química. A revista possui registro de ISSN e conta com publicações trimestrais no site, instagram e youtube.


Público-alvo

Descrição

Jovens estudantes matriculados no Ensino Médio e moradores da Ocupação Vitória (Diamantina)

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Colaboração na organização do espaço, mediação com a comunidade e divulgação

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 256 h

Carga Horária 12 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Ao final do ano de projeto, os acadêmicos deverão apresetar seus portifólios, com registro das observações (texto, vídeo ou fotos). A comunidade será convidada a participar desse momento de avaliação e reflexão, indicando suas perpecções sobre o projeto. O objetivo é que os acadêmicos reflitam sobre o processo, a experiência , as metodologias e a relação com a comunidade. A partir dessa avaliação e das avaliações processuais deverá ser organizado o relatório final.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Reuniões de Formação e planejamento

Carga Horária 48 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Mensalmente, a equipe de trabalho se reunirá para elaborar materiais didáticos e propostas pedagógicas que atendam as necessidades apresentadas pelo público alvo naquele mês

Carga Horária 48 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Elaboração das práticas de experimentação de química envolvendo temas abordados no ENEM

Carga Horária 84 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Encontros quinzenais para realização das prática de exprimentação com os educandos na Ocupação Vitória

Carga Horária 24 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Ao final do ano de projeto, os acadêmicos deverão apresetar seus portifólios, com registro das observações (texto, vídeo ou fotos). A comunidade será convidada a participar desse momento de avaliação e reflexão, indicando suas perpecções sobre o projeto. O objetivo é que os acadêmicos reflitam sobre o processo, a experiência , as metodologias e a relação com a comunidade. A partir dessa avaliação e das avaliações processuais deverá ser organizado o relatório final.