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Projeto Bem-Estar: Saúde integral do adulto com disfunção neuromusculoesquelética
Sobre a Ação
202203000441
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
14/07/2025
30/07/2027
Dados do Coordenador
thais peixoto gaiad
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Educação
Saúde Humana
Regional
Sim
Não
Não
Dentro do campus
Tarde
Não
Membros
Trata-se de um projeto de extensão que visa realizar educação em saúde, avaliação e tratamento fisioterapêuticos e ações extensionistas que viabilizem o cuidado integral da saúde de indivíduos adultos com disfunções neurológicas, traumato-ortopédicas e reumatológicas de Diamantina e região.
Modalidades de fisioterapia, Saúde do adulto, Assistência integral à saúde, Disfunções do sistema nervoso, Disfunções musculoesqueléticas.
O presente projeto atuará junto a adultos de ambos os sexos com disfunções neurológicas, traumato-ortopédicas e reumatológicas proporcionando a esta população uma atenção integral à saúde. O projeto acontecerá na Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), às sextas-feiras no período vespertino. A Clínica Escola de Fisioterapia possui os espaços necessários para a execução desta extensão e este projeto já possui a autorização do responsável para executá-lo. Avaliação das queixas de funcionalidade e atendimentos fisioterapêuticos, encaminhamentos e educação em saúde individual e em grupos, por meio de rodas de conversa, sobre os mais variados temas, voltados para a saúde integral destes indivíduos, serão as atividades desenvolvidas neste projeto. Além disso, momentos de roda de conversa e café com prosa entre os participantes do projeto (juntamente com seus familiares e cuidadores), alunos e professores da disciplina Ensino Saúde e Comunidade VII e outros discentes ou profissionais das diversas áreas da saúde (nutrição, psicologia, medicina, educação física, enfermagem, farmácia, fonoaudiologia e terapia ocupacional), quando necessário, serão proporcionados objetivando a melhoria do bem-estar físico, mental e social além da troca de saberes e aprendizado a todos os envolvidos. As avaliações e condutas fisioterapêuticas serão realizadas pelos discentes de fisioterapia acompanhados por um professor. Durante a execução do projeto, propostas de atividades dos alunos, professores e profissionais envolvidos, além dos próprios participantes serão discutidas em grupo e poderão ser realizadas. Quinzenalmente a equipe do projeto se reunirá para avaliar o trabalho realizado e tomar medidas para possíveis melhorias. O feedback dos participantes em cada roda de conversa, em cada encontro individual serão registrados. No final do projeto as avaliações fisioterapêuticas serão novamente realizadas. Espera-se que além de melhorias na saúde de indivíduos adultos com disfunções neurológicas, traumato-ortopédicas e reumatológicas, este projeto promova atitudes positivas transformadoras, em todos os envolvidos, no cuidado com a saúde.
As disfunções neurológicas são cada vez mais reconhecidas como as principais causas de morte e incapacidade no mundo. Como as populações estão envelhecendo, a prevalência destas disfunções aumenta globalmente e os governos enfrentarão uma demanda crescente por tratamento, reabilitação e serviços de apoio para indivíduos com disfunções neurológicas. Estratégias eficazes de prevenção e tratamento são necessárias (GBD 2016 NEUROLOGY COLLABORATORS, 2019; DING et al., 2022). Da mesma forma, as doenças musculoesqueléticas e reumatológicas podem originar incapacidades que levam a diminuição da qualidade de vida dos indivíduos acometidos (GWINNUTT et al., 2023; ARYA et al., 2022). Neste contexto, as deficiências estruturais e funcionais no assoalho pélvico estão associadas a deficiências nas funções urinárias, sexuais e de defecação (ABRAFISM, 2024), podendo resultar em disfunções miccionais e evacuatórias, prolapso dos órgãos pélvicos, transtorno de dor gênito-pélvica/penetração, entre outras condições. As opções de tratamento incluem principalmente abordagens conservadoras, que devem ser oferecidas como primeira linha e incluem o treinamento da musculatura do assoalho pélvico (músculo situado entre o cóccix e o osso púbico, que sustenta a bexiga, o intestino, a vagina e o útero) (com e sem tratamentos complementares, como estimulação elétrica), treinamento vesical, recursos fisioterapêuticos e mudanças no estilo de vida (como alimentação ou ingestão de água) (Todhunter-Brown et al., 2022; Fernandes et al., 2025). Além dessas condições, no Brasil, a incidência de lesões traumato-ortopédicas, como aquelas decorrentes de acidentes de trânsito, é alta, principalmente em adultos. Traumatismos cranioencefálicos, medulares, fraturas nos membros superiores e inferiores e amputações são, infelizmente, frequentemente encontrados (CANONICA et al., 2023). É importante destacar que, além do comprometimento físico que os traumas e as doenças neurológicas e musculoesqueléticas trazem para a vida dos indivíduos (dor, fadiga, limitação ou ausência de um movimento, alterações na sensibilidade, como exemplos) é preciso considerar as complicações vindas dessas condições de saúde, complicações essas não apenas físicas, mas psicológicas (depressão, ansiedade, estresse, como exemplo) e sociais (DENIS et al., 2022). A fisioterapia trabalha reabilitando estes indivíduos e prevenindo agravos, o que é de extrema importância no contexto da saúde integral, pois pode evitar progressão do quadro clínico, melhorar a qualidade de vida, favorecer a participação social e o bem-estar emocional (MACIEL et al., 2005; BONINI-ROCHA et al., 2017 ; DENIS et al., 2022; ETINGEN et al., 2022, ARYA et al., 2022; GWINNUTT et al., 2023). Os profissionais da área de saúde, devido ao ritmo e quantidade de trabalho, a priorização em recuperar a saúde dos pacientes, ou até mesmo pela limitação em sua formação, deixam de observar o contexto geral dos pacientes e dos envolvidos no processo de reabilitação como familiares e cuidadores (SOARES; FRAGA, 2000). Ações de extensão durante a graduação ajudam a melhor formar estes novos profissionais, pois promove um ambiente interdisciplinar, humanista, cultural, educativo e científico. Além de uma importante troca de saberes entre todos os envolvidos (BONINI-ROCHA et al., 2017), que no presente projeto serão: pacientes, familiares, cuidadores, alunos, professores, técnicos administrativos e profissionais liberais. Este projeto trabalhará nas esferas emocional, social e física de indivíduos adultos com disfunções neurológicas, musculoesqueléticas, traumato-ortopédicas e reumatológicas e oferecerá diretrizes importantes sobre o cuidado com a saúde. Articula-se com a política de extensão da UFVJM uma vez que se mostra sensível às repercussões negativas que ocorrem na vida de indivíduos, de Diamantina e região, acometidos por disfunções musculoesqueléticas e neuromotoras e todos os envolvidos neste processo de reabilitação (familiares, cuidadores) e por voltar-se para um dos objetivos dos Institutos de Ensino Superior que é melhorar a qualidade de vida das pessoas próximas a eles. Este projeto abrangerá além do município de Diamantina, vários outros das redondezas, como: Datas, Gouvea, Couto Magalhães, Materlândia, Carbonita e São Gonçalo do Rio Preto, dentre outros. Este projeto está em concordância com as diretrizes pactuadas pelo Forproex, pois proporcionará intercâmbio entre diversas áreas da saúde como enfermagem, fonoaudiologia, terapia ocupacional, educação física, psicologia, medicina, nutrição e fisioterapia; com maior interação entre os profissionais liberais, professores, alunos e técnicos da UFVJM. Será um projeto marcado por muito diálogo e troca de saberes entre os participantes. Há indissociabilidade do ensino extensão e pesquisa, os alunos estão envolvidos com o aprendizado já costumeiro, mas estão construindo um aprendizado mais sólido através da experiência prática, de vida, de troca de saberes que a extensão proporciona; além disso, há preocupação de verificar o quão benéfica foi a extensão para a sociedade, indicadores numéricos fazem parte deste projeto. Ademais, ajuda na compreensão ampliada da saúde, definida não apenas como a ausência da doença, mas como um conjunto de aspectos psíquicos, sociais, culturais e ambientais que precisam ser levados em conta. Amplia o olhar dos profissionais para estas questões e faz com que os participantes percebam a sua saúde de uma forma mais integral.
Geral: Promover ações de saúde para indivíduos adultos com disfunção neurológica, musculoesqueléticas, incluindo uroginecológicas, traumato-ortopédicas e reumatológicas de Diamantina e região. Específicos: Referente aos adultos com disfunções neurológica, uroginecológicas, traumato-ortopédicas e reumatológicas: Disponibilizar avaliações, atendimentos fisioterapêuticos e altas supervisionadas; Identificar as queixas pessoais e os problemas relacionados à saúde integral e tentar saná-los através de um cuidado interdisciplinar e multiprofissional; Promover orientações referentes aos cuidados gerais com a saúde, contemplando os aspectos físico, mental e social; Promover socialização com troca de experiências e de saberes entre os participantes, seus cuidadores e familiares, alunos, professores e profissionais da saúde, promovendo atitudes positivas transformadoras no cuidado com a saúde; Possibilitar aos acadêmicos a oportunidade de obter uma vivência profissional, aperfeiçoando habilidades, saberes e atitudes dentro do contexto biopsicossocial; Favorecer a prática de ensino-aprendizagem entre profissionais de saúde (fisioterapeutas, enfermeiros, educadores físicos, médicos, nutricionistas, psicólogo, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional) e discentes da saúde da UFVJM.
Impacto direto referente ao público alvo do projeto: Diminuir a incidência de quadros álgicos; Diminuir as limitações das atividades do dia-a-dia e as restrições da participação; Diminuir quadros de estresse, angústia e ansiedade; Promover momentos de interação social; Promover maior entendimento no cuidado da saúde; Melhorar a qualidade de vida. Impacto Indireto: Diminuir a ingestão de medicamentos e a procura por serviços de saúde devido às perturbações físicas e emocionais advindas das disfunções; Promover momentos de interação social; maior entendimento no cuidado da saúde e diminuir quadros de estresse, angústia e ansiedade dos familiares e cuidadores. O controle das metas será realizado por meio de avaliações e utilizando instrumentos validados para a população do projeto. O projeto pretende alcançar as metas de impacto direto em pelo menos 50% dos participantes.
Local de realização O projeto será desenvolvido na Clínica Escola de Fisioterapia, no Campus JK – UFVJM. A Clínica possui espaços adequados para o desenvolvimento desta extensão. O projeto possui autorização do responsável pela Clínica e o de acordo da chefia de Departamento de Fisioterapia (ANEXO A). Equipe e participantes A equipe será formada por quatro professores do curso de fisioterapia, dois técnicos administrativos da UFVJM, alunos da graduação e da pós-graduação de diversos cursos da área da saúde. Profissionais das áreas da saúde serão convidados a participar em várias atividades do projeto. Os participantes serão indivíduos adultos com disfunções neurológicas e musculoesqueléticas, incluindo disfunções uroginecológicas, traumato-ortopédica e reumatológicas, residentes em Diamantina e região. Período de realização A duração do projeto será de 24 meses, do mês de maio de 2025 ao mês de maio de 2027, podendo haver continuidade caso a avaliação do projeto seja positiva. Desenvolvimento do projeto Inicialmente será realizada uma reunião prévia com o objetivo de planejar as ações com a equipe, embasar teoricamente os discentes envolvidos. Os pacientes serão convidados a participar por meio da Clínica Escola de Fisioterapia, utilizando-se a lista de espera, que contempla tanto pacientes novos (nunca atendidos anteriormente) quanto antigos (que já passaram pela clínica e desejam retornar ou que tiveram alta recente). Além disso, poderão ser incluídos pacientes atualmente em atendimento na Clínica Escola, que tenham indicação de complementar o processo terapêutico com a adição de um atendimento semanal extra, vinculado ao projeto. Os pacientes que concordarem em participar da extensão serão comunicados que as ações acontecerão todas as sextas-feiras no período vespertino e que discente do sétimo período do curso de fisioterapia, juntamente com os docentes vinculados ao curso, serão os responsáveis pelo projeto. Os pacientes serão apresentados ao espaço das ações extensionistas (ginásio para atendimento e encontros, consultórios, laboratórios para treino aeróbico, sala de pilates, piscina, área externa ao prédio) e serão avisados que alunos e profissionais de outros cursos da saúde poderão ser acionados a qualquer momento, dependendo da avaliação inicial e da demanda que pode vir a ocorrer durante a execução do projeto. Os alunos irão conhecer os pacientes e coletar informações iniciais, após com a orientação de um professor responsável todo o plano de ação extensionista será traçado. As atividades desenvolvidas serão: Atendimentos fisioterapêuticos individuais: avaliações, tratamentos, encaminhamentos, orientações relacionadas ao cuidado geral da saúde; Oficinas oferecidas pelas diversas áreas de saúde com intuito de beneficiar diretamente o público alvo, mais indiretamente os familiares e cuidadores: o benefício da atividade física e de se manter ativo diariamente; o cuidado com a alimentação, o sono e com o bem-estar emocional serão alguns pontos que serão abordados; Rodas de conversa: sobre os mais variados temas relacionados à saúde, considerando esta como o estado de bem-estar físico, mental e social, não consistindo somente da ausência de uma doença. A roda de conversa será formada por todos os envolvidos na extensão objetivando a troca de saberes e aprendizado a todos os envolvidos, almejando sempre o aprendizado transformador; Café com prosa: Momento descontraído e de interação social onde os participantes poderão dar um feedback das ações extensionistas e sugestões. Durante a execução do projeto, propostas de atividades dos alunos, professores e profissionais envolvidos, além dos próprios pacientes serão discutidas em grupo e poderão ser realizadas. Haverá sempre disponível um caixa para que os pacientes possam deixar suas sugestões sem identificação. O feedback dos pacientes, familiares, cuidadores, alunos será registrado; no final do projeto as avaliações fisioterapêuticas serão novamente realizadas. Todas as formas de avaliação serão arquivadas pelos professores responsáveis pelo projeto.
ARYA, S., et al. Objective evidence for chronic back pain relief by Medical Yoga therapy. Front Pain Res (Lausanne), v. 23, n. 3, p.1060685, dec, 2022. BONINI-ROCHA, A. C., et al. Avaliação e tratamento de pessoas com incapacidade neuromotora: Projeto de extensão do curso de fisioterapia da UnB que aproxima a academia da comunidade onde a universidade está inserida. Participação [Internet], n. 29, p. 44-45, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/22277. CANONICA, A. C., et al. Factors Contributing to Traffic Accidents in Hospitalized Patients in Terms of Severity and Functionality. Int J Environ Res Public Health, v. 20, n. 1, p. 853, jan, 2023. DENIS, F., et al. Factors in Global Health and Public Health. Int J Environ Res Public Health, v. 19, n. 11, p. 6728, may, 2022. DING, C., et al. Global, regional, and national burden and attributable risk factors of neurological disorders: The Global Burden of Disease study 1990-2019. Front Public Health, v. 29, n. 10, p. 952161, nov, 2022. ETINGEN, B., et al. Lower extremity fracture prevention and management in persons with spinal cord injuries and disorders: The patient perspective. J Spinal Cord Med, v. 45, n. 6, p. 946-956, nov, 2022. GBD 2016 NEUROLOGY COLLABORATORS. Global, regional, and national burden of neurological disorders, 1990-2016: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2016. Lancet Neurol, v. 18, n. 5, p.459-480, 2019. GWINNUTT, J. M., et al. 2021 EULAR recommendations regarding lifestyle behaviours and work participation to prevent progression of rheumatic and musculoskeletal diseases. Ann Rheum Dis, v. 82, n. 1, p. 48-56, jan, 2023. MACIEL, R.V., et al. Teoria, prática e realidade social: uma perspectiva integrada para o ensino de fisioterapia. Fisioterapia em Movimento, v.18, n.1, p. 11-17, 2005. SIMÕES, A. C. R.; ANTIGO, M. F. Privações municipais e domiciliares em Minas Gerais: uma análise da desigualdade regional nos anos 2000. Nova Economia, v. 32, n. 1, p . 63-95, 2022. SOARES, A. D.; FRAGA, M. N. O. O acompanhante do adulto hospitalizado: nível de informação e expectativas. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, v.1, n.2, p. 44-47, jun/dez, 2000.
Este projeto favorece a interação dialógica da comunidade UFVJM com a sociedade uma vez que se mostra sensível às repercussões negativas que ocorrem na vida de indivíduos, de Diamantina e região, acometidos por disfunções neuromotoras e todos os envolvidos neste processo de reabilitação (familiares, cuidadores) e por voltar-se para um dos objetivos dos Institutos de Ensino Superior que é melhorar a qualidade de vida das pessoas próximas a eles. Este projeto abrangerá além do município de Diamantina, vários outros das redondezas, como: Datas, Gouvea, Couto Magalhães, Materlândia, Carbonita e São Gonçalo do Rio Preto, dentre outros.
Este projeto está em concordância com as diretrizes pactuadas pelo Forproex, pois proporcionará intercâmbio entre diversas áreas da saúde como enfermagem, fonoaudiologia, terapia ocupacional, educação física, psicologia, medicina, nutrição e fisioterapia; com maior interação entre os profissionais liberais, professores, alunos e técnicos da UFVJM.
Será um projeto marcado por muito diálogo e troca de saberes entre os participantes. Há indissociabilidade do ensino extensão e pesquisa, os alunos estão envolvidos com o aprendizado já costumeiro, mas estão construindo um aprendizado mais sólido através da experiência prática, de vida, de troca de saberes que a extensão proporciona; além disso, há preocupação de verificar o quão benéfica foi a extensão para a sociedade, indicadores numéricos fazem parte deste projeto.
Este projeto impacta diretamente na formação do estudante para a sua atuação como profissional fisioterapeuta uma vez que promoverá uma compreensão ampliada da saúde, definida não apenas como a ausência da doença, mas como um conjunto de aspectos psíquicos, sociais, culturais e ambientais que precisam ser levados em conta. Amplia o olhar dos profissionais para estas questões e faz com que os participantes percebam a sua saúde de uma forma mais integral. Os estudantes terão oportunidade de atuar diretamente na prática sob supervisão docente atendendo às demandas da comunidade.
O presente Projeto envolve indivíduos de Diamantina e região (Vale do Jequitinhonha/MG), que possui baixo Índice de Desenvolvimento Humano nacional e é uma das regiões do estado com maior vulnerabilidade (SIMÕES; ANTIGO, 2022). Os programas de reabilitação particulares são onerosos. A cidade de Diamantina oferece poucos centros de atendimento gratuito, e como é um centro de referência em saúde do Vale do Jequitinhonha há muita demanda e o tempo de espera, para iniciar ou retornar para estes centros é longo. Programas de reabilitação que possuem o olhar para saúde integral dos pacientes são escassos. Este projeto oferecerá este serviço, sendo um dos objetivos ações transformadoras em todos os envolvidos, os pacientes receberão todo o suporte para saírem do projeto como uma visão ampla sobre o cuidado com a saúde. Este projeto fará parte das ações de uma unidade curricular para curricularização da extensão. Por fim, destaca-se que os dados obtidos serão divulgados, contribuindo para uma iniciação científica dos alunos envolvidos e com conhecimento para sociedade.
Será criado um perfil no Instagram para divulgação das atividades, datas de inicio, termino e publico alvo que se beneficiará da ação. Ainda, a divulgação dos resultados será realizada por meio de artigos direcionados às revistas de extensão universitária e apresentação em congressos e similares voltados para ações de extensão.
Resumos e artigos vinculados às atividades extensionistas
Público-alvo
O projeto beneficiará diretamente indivíduos adultos de ambos os sexos com disfunção neurológica, traumato-ortopédicas e reumatológicas de Diamantina e região. Inicialmente serão oferecidas 16 vagas, entretanto este número pode ser maior. Indiretamente o projeto auxiliará os familiares e cuidadores, pois estes vivenciam e compartilham as dificuldades de indivíduos com disfunções nos sistemas neurológico, traumato-ortopédico e reumatológica; os discentes que vivenciarão na prática o que ouvem e discutem no ensino e pesquisa; e a própria sociedade – ao atuarmos com estes indivíduos muitas demandas de saúde deixarão de ocorrer.
Municípios Atendidos
Datas - MG
Couto de Magalhães de Minas - MG
Carbonita - MG
Gouveia - MG
São Gonçalo do Rio Preto - MG
Materlândia - MG
Diamantina - MG
Parcerias
O projeto será desenvolvido na Clínica Escola de Fisioterapia, no Campus JK – UFVJM. A Clínica possui espaços adequados para o desenvolvimento desta extensão. O projeto possui autorização do responsável pela Clínica e o de acordo da chefia de Departamento de Fisioterapia (ANEXO A).
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 180 h
- Tarde;
*As atividades descritas acontecerão seguindo o calendário acadêmico da universidade ao longo dos períodos até o semestre 2/2027 Avaliação dos pacientes inicialmente selecionados para o projeto - atividade realizada pelos discentes de Fisioterapia com supervisão docente
- Tarde;
Intervenções presenciais baseadas no plano de tratamento discutido com os docentes responsáveis. Elaboração de material educativo para prescrição de exercícios domiciliares. Educação em Saúde.
- Tarde;
Reavaliação presencial e entrega do material educativo com conteúdo voltado para educação em saúde e exercícios possíveis de serem realizados no domicílio pelo próprio paciente, com ou sem auxílio do seu cuidador.