Visitante
Bem viver: Descomplicando o Diabetes e a Hipertensão Arterial na Atenção Primária à Saúde em Teófilo Otoni.
Sobre a Ação
202203000444
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
01/06/2023
09/06/2023
Dados do Coordenador
maria jesus barreto cruz
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Educação
Saúde da família
Local
Não
Não
Não
Fora do campus
Manhã
Não
Membros
A ação objetiva realizar atividades educativas de prevenção e promoção da saúde sobre Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica para diabéticos e hipertensos, cadastrados nas Estratégias Saúde da Família das equipes Alto Bela Vista, Funcionários e Filadélfia em Teófilo Otoni, Minas Gerais. Dessa forma, a ação, visa levar o conhecimento para o público alvo sobre as respectivas doenças e sobre a manutenção de hábitos saudáveis.
Diabetes Mellitus, hipertensão Arterial Sistêmica, educação em saúde, Atenção Primária em Saúde.
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), são consideradas como um sério problema de Saúde Pública, sendo as responsáveis pela maior carga de morbimortalidade em todo o mundo, causando perda na qualidade de vida, incapacidades, mortes e gastos ao sistema público (WHO, 2011; CARVALHO, NOGUEIRA E MEDINA, 2014). Atinge especialmente as populações vulneráveis como as mais pobres e com baixa escolaridade, sendo que uma parte considerável dos óbitos decorrentes das DCNT são em pessoas com idade entre 30 e 70 anos (CARVALHO, NOGUEIRA E MEDINA, 2014). Dentre as principais DCNT a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o diabetes mellitus (DM), são as que causam maior impacto, por acometer uma parcela significativa da população e são ainda fatores de risco para a morbimortalidade cardiovascular. Sendo assim, constituem um grande desafio para o sistema público de saúde, pois demanda organização e gerenciamento para ofertar acompanhamento adequado dos usuários, bem como para o desenvolvimento de ações de promoção e prevenção da saúde (CARVALHO, NOGUEIRA E MEDINA, 2014). Neste contexto, a Atenção primária à Saúde (APS), constitui o cenário ideal para a realização de tais ações, visto que é a porta de entrada do usuário ao serviço de saúde e a coordenadora do cuidado na Rede de Atenção. E através do trabalho da Estratégia Saúde da Família (ESF), é a principal responsável, pelo rastreamento, diagnóstico e tratamento, assim como pela prevenção, diagnóstico e tratamento precoce das complicações (SARNO et al., 2020). As principais ações de prevenção e promoção da saúde estão voltadas ao estimulo da alimentação saudável, combate ao tabagismo e ao uso abusivo de álcool, incentivo a prática de atividade física, uso correto da medicação, controle do peso, dentre outros. Visto que, os maus hábitos alimentares e o sedentarismo são os principais fatores de risco para o surgimento de complicações. Neste contexto, a Educação Popular em saúde é um grande aliado neste processo, enquanto mecanismo contínuo e participativo, busca a formação de cidadãos autônomos e capazes de construir e entender os próprios processos saúde e doença, sendo os atores principais no próprio cuidado a saúde (CRUZ, 2018). Dessa forma, o desenvolvimento de ações de educação em saúde é de grande relevância, visto que permitem a oferta de informação de qualidade, além de inserir o usuário no processo de tratamento, promovendo o autocuidado. A presente proposta, busca contribuir para o melhor controle da HAS e do DM, através de metodologias de educação popular em saúde, reconhecendo e valorizando os saberes populares, através do compartilhamento de informações entre academia e população.
O presente trabalho surgiu ao longo das atividades práticas desenvolvidas na disciplina “Práticas de Integração, Ensino, Serviço e Comunidade I (PIESC I)”, realizada por alunos do 1º período das 15º e 16° turma da Faculdade de Medicina do Mucuri (Fammuc) da UFVJM. Nesta disciplina foram realizadas visitas domiciliares à população residente nos bairros Alto Bela Vista, Funcionários e Filadélfia e cadastrada na ESF local, no município de Teófilo Otoni, Minas Gerais. Durante esta atividade os alunos conseguiram reconhecer uma grande parcela da população que faz acompanhamento e tratamento para DM e HAS. Foi possível perceber que a imensa maioria estavam com acompanhamento defasado ou com os níveis pressóricos e glicêmicos fora dos padrões esperados para o bom controle. Grande parte destes problemas se deve a carência de atividades de educação em saúdes e acompanhamento irregular da HAS e DM, seja devido à sobrecarga de trabalho dos profissionais que compõem a ESF ou pela ausência ou alta rotatividade do profissional médico. Esta situação confirma a realidade clássica do Vale do Mucuri, como sendo uma região de intensa vulnerabilidade social e econômica, com vazios assistenciais. Tal realidade demanda um esforço para a realização de iniciativas, sobretudo a nível universitário, que minimizem as consequências diretas para a população. Neste contexto, foi identificada a demanda por promover atividades de educação em saúde, que auxiliasse em um melhor controle da HAS e do DM através da oferta de informação a população, incentivando ao uso correto e regular dos medicamentos, alimentação saudável e prática de atividades físicas. Dessa forma, a presente ação justifica-se por buscar a prevenção e promoção da saúde, para essa parcela da população. Além de promover a inserção do aluno de medicina no contexto do serviço de saúde ao qual está inserido. Desenvolvendo nele a capacidade de articulação, comunicação e humanização, permitirá ainda a interação entre a universidade e a comunidade, sendo uma rica oportunidade de oferta de conhecimento e serviços de saúde de qualidade, além da troca de saberes entre ambos.
Objetivo Geral Realizar atividades educativas de prevenção e promoção da saúde sobre DM e HAS para pessoas cadastradas com estas patologias nas ESF’s Bela Vista, Funcionários e Filadélfia em Teófilo Otoni, Minas Gerais. Além de fortalecer o elo e encurtar a distância entre a Universidade e a Comunidade. Objetivos específicos 1- Realizar uma Roda de conversa entre usuários, acadêmicos de medicina, profissionais da ESF, Educador Físico sobre hábitos de vida saudáveis para melhor controle da hipertensão e do diabetes. 2- Realizar teste de glicemia capilar e aferição da pressão artérias de todos os usuários participantes. 3- Realizar atividade lúdica e interativa para demonstrar a quantidade de açúcares e de sódio em certos alimentos mais comumente consumidos na região. 4- Divulgar receitas e opções culinárias práticas, simples e de baixo custo aos participantes.
A presente ação pretende impactar de forma direta a qualidade de vida das pessoas que convivem e fazem tratamento para controle da HAS e do DM e que residem nas áreas de abrangência das ESF’s Alto Bela Vista, Funcionários e Filadélfia em Teófilo Otoni. Através de atividades simples e ao mesmo tempo ativas que envolvam os participantes nas discussões e no entendimento da própria saúde. Favorecendo que o usuário seja participativo, atuante e o principal ator na busca por uma saúde mais equilibrada. Espera-se com as atividades e discussões de temas como alimentação saudável, uso regular e correto de medicamentos, práticas de atividades físicas e consultas regulares na ESF, os usuários tenham uma maior adesão ao tratamento e melhor controles glicêmico e pressórico, reduzindo as complicações causadas por estas doenças.
Será realizado um encontro matutino com os hipertensos e diabéticos cadastrados nas ESF’s Alto Bela Vista, Funcionários e Filadélfia em Teófilo Otoni. Consistirá em um evento a ser realizado na sede de cada ESF e desenvolvido por discentes da Fammuc, com a orientação e coordenação dos docentes responsáveis. Os discentes serão divididos em três grupos com em média 14 alunos cada (os mesmos que realizaram as aulas práticas em cada ESF ao longo do módulo PIESC I), sendo que cada grupo ficará responsável pela ação em uma ESF, a saber: Grupo A – ESF Alto Bela Vista, Grupo B – ESF Funcionários, Grupo C - ESF Filadélfia. Para isso serão previamente treinados e orientados para que a ação siga um mesmo padrão de desenvolvimento em todos os locais. Em todos os momentos os professores responsáveis pelo módulo estrão presentes, assim como os colaboradores. As atividades irão ocorrer em um único encontro, onde será realizada a aferição da pressão arterial e da glicemia capilar pela equipe de enfermagem da própria ESF. Na sequencia, haverá uma roda de conversa com a participação dos usuários, discentes, docentes, equipe da ESF (enfermeiro, Agente Comunitário de Saúde, médico, técnicos de enfermagem e educador físico) e contará com a participação de discentes que fazem parte da Liga de Nutrologia da Fammuc (LANUTRO). Será utilizada uma dinâmica para estimular a comunicação e as trocas de informação entre os participantes, de forma que os assuntos sejam abordados e discutidos. Será realizada uma atividade lúdica, a fim de trazer os temas para a realidade, onde será apresentado, por meio de um cartaz, os alimentos comumente consumidos no dia a dia da população, mas que são prejudiciais à saúde, principalmente aos pacientes hipertensos e diabéticos. Com essa demonstração, será feito um comparativo das quantidades de açúcares, gorduras ou sódio presentes nesses alimentos mediante o uso de copos descartáveis. Serão distribuídos quatro folhetos expositivos que visam, em linhas gerais, promover o conhecimento sobre diabetes, hipertensão, receitas culinárias e exercícios físicos. Os panfletos abordarão a definição, os sintomas, os cuidados, as curiosidades e os riscos das doenças supracitadas, o informativo sobre as receitas apresentará ideias de refeições e pratos saudáveis e simples que possam ser elaborados pelos membros da comunidade, visando a promoção da saúde. Haverá ainda um impresso que ensinará os residentes sobre atividades físicas visando o alongamento da musculatura. Estes folhetos também serão distribuídos em formato eletrônico para que possam alcançar um maior número de pessoas. A atividade será finalizada com uma dinâmica de agradecimentos a população e a equipe.
CARVALHO, F. S. S.; NOGUEIRA, L. T.; MEDINA, M. G. Avaliação do controle de hipertensão e diabetes na Atenção Básica: perspectiva de profissionais e usuários. Saúde em Debate [online].v. 38, n. spe, pp. 265-278, 2014. CRUZ, P. J. S. C.; VIRMES, D.; LEITÃO, M. H.; ARAÚJO, R. S. Educação popular como orientadora de grupos de promoção à saúde de pessoas com hipertensão e diabetes na atenção básica: caminhos e aprendizados com base em uma experiência. Rev. APS. 21(3): 387 – 398, 2018. SARNO, F., BITTENCOURT, C. A. G., & OLIVEIRA, S. A. DE. Profile of patients with hypertension and/or diabetes mellitus from Primary Healthcare units. Einstein, 18, eAO4483, 2020. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global status report on noncommunicable diseases 2010. Geneva: WHO, 2011.
Será uma oportunidade de troca de conhecimentos populares e científicos entre os acadêmicos de curso de medicina e a população local, através das atividades previstas e propostas.
Haverá a participação de profissionais de diversas profissições como Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos em Enfermagem, Enfermeiros e educador físico, promovendo a integração de práticas e saberes. Isto favorecerá que o acadêmico se torne adepto a atividades de caráter interdisciplinar e multidisciplinar, além da oferta de serviço amplo e diferenciado a população através desta ação conjunta.
A presente proposta está diretamente vinculada a atividades de ensino, a qual foi a inspiradora e direcionadora a demanda. Ao longo da atividade os alunos serão os principais desenvolvedores do trabalho, sendo os mentores da ideia e organizadores das atividades, a todo momento estando orientados pelo coordenador da ação. Será ainda ofertado a eles diversos conhecimentos como os relacionados a organização de eventos, oratória, escrita de trabalhos científicos, além de maior conhecimentos sobre a situação abordada. Promoverá a aproximação da universidade com a população local.
A idéia central desta ação foi proposta pelos próprios discentes durante as visitas domiciliares realizadas na disciplina PIESC I. Dessa forma, os discentes participarão da atividade acompanhando e realizando o planejamento, observando e auxiliando na definição dos objetivos, metas e na escolha da metodologia a ser desenvolvida. A participação nesta etapa é fundamental para o desenvolvimento discente, uma vez que poderá entender as etapas do planejamento de um evento. Participarão ainda da organização do local do evento, na recepção dos participantes e no desenvolvimento das atividades. O coordenador e os demias colaboradores ainda estarão presentes e atuando em todas as atividades que os discentes ainda não estarão aptos a desenvolver como aferição de pressão arteria, glicemia capilar, assim como estarão presentes ofertando orientações quando necessárias a população atendida. Os discentes estarão a todo momento acompanhados e orientados pelo coordenador, que os direcionará no planejamento e na organização da ação como um todo. Espera-se que a experiência vivenciada favoreça o ganho de conhecimento sobre o assunto, aproxime o estudante do convívio com a população, consiga desenvolver habilidade de comunicação, integre os saberes científicos a prática profissional e aprimore a capacidade de trabalho em equipe.
Ofertará a população ações de saúde de qualidade e que contribuirão para aquisição de melhor qualidade de vida. Com maior aproximação ao serviço de saúde, redução das complicações causadas pelo mal controle da HAS e DM, além de maior conhecimento da Rede de Atenção em Saúde do município.
Será elaborado um convite na forma online e impressa contendo data, hora, loca da ação e assunto a ser trabalhado. Será distribuído durante as visitas dos domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde.
Programação do Evento
ESF's em Teófilo Otoni
06/04/2023
07:00
12:00
O evento será realizado em dias diferentes em cada ESF, a saber: Ação ESF Alto Bela Vista-Grupo A (16 alunos) 06/06/2023 7:00 às 8:00 Organização do local pelos estudantes 06/06/2023 08:00 às 8:30 Recepção dos participantes e Verificação da pressão arterial e glicemia capilar 06/06/2023 8:30 às 10:30 Roda de conversa. 06/06/2023 10:30 às 11:30 Dinâmica com os alimentos. 06/06/2023 11:30 às 12:00 Dinâmica de encerramento e agradecimentos. Ação ESF Funcionários-Grupo B (12 alunos) 08/06/2023 7:00 às 8:00 Organização do local pelos estudantes 08/06/2023 08:00 às 8:30 Recepção dos participantes e Verificação da pressão arterial e glicemia capilar 08/06/2023 8:30 às 10:30 Roda de conversa. 08/06/2023 10:30 às 11:30 Dinâmica com os alimentos. 08/06/2023 11:30 às 12:00 Dinâmica de encerramento e agradecimentos. Ação ESF Filadélfia-Grupo C (11 alunos) 09/06/2023 7:00 às 8:00 Organização do local pelos estudantes 09/06/2023 08:00 às 8:30 Recepção dos participantes e Verificação da pressão arterial e glicemia capilar 09/06/2023 8:30 às 10:30 Roda de conversa. 09/06/2023 10:30 às 11:30 Dinâmica com os alimentos. 09/06/2023 11:30 às 12:00 Dinâmica de encerramento e agradecimentos.
Público-alvo
População cadastrada como hipertensos e diabéticos na áreas de abrangência das ESF's Alto Bela Vista, Funcionários e Filadélfia, com maior prioridade aqueles identificados com mal controle das doenças ou resistentes ao trtamento.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Parcerias
Participação dos funcionários, materiais para a aferição da Pressão arterial e glicemia capilar e o espaço físico para o evento
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 16 h
- Manhã;
- Tarde;
O evento será realizado em dias diferentes em cada ESF, a saber: 01/06/2023 08:00 às 12:00 Reunião de equipe para planejamento das ações/treinamento com os discentes 02/06/2023 16:00 às 18:00 Confecção e organização dos materias a serem utilizados Ação ESF Alto Bela Vista-Grupo A (16 alunos) 06/06/2023 7:00 às 8:00 Organização do local pelos estudantes 06/06/2023 08:00 às 8:30 Recepção dos participantes e Verificação da pressão arterial e glicemia capilar 06/06/2023 8:30 às 10:30 Roda de conversa. 06/06/2023 10:30 às 11:30 Dinâmica com os alimentos. 06/06/2023 11:30 às 12:00 Dinâmica de encerramento e agradecimentos. Ação ESF Funcionários-Grupo B (12 alunos) 08/06/2023 7:00 às 8:00 Organização do local pelos estudantes 08/06/2023 08:00 às 8:30 Recepção dos participantes e Verificação da pressão arterial e glicemia capilar 08/06/2023 8:30 às 10:30 Roda de conversa. 08/06/2023 10:30 às 11:30 Dinâmica com os alimentos. 08/06/2023 11:30 às 12:00 Dinâmica de encerramento e agradecimentos. Ação ESF Filadélfia-Grupo C (11 alunos) 09/06/2023 7:00 às 8:00 Organização do local pelos estudantes 09/06/2023 08:00 às 8:30 Recepção dos participantes e Verificação da pressão arterial e glicemia capilar 09/06/2023 8:30 às 10:30 Roda de conversa. 09/06/2023 10:30 às 11:30 Dinâmica com os alimentos. 09/06/2023 11:30 às 12:00 Dinâmica de encerramento e agradecimentos.