Detalhes da ação

Universidade e saúde - Fortalecer as ações de Educação Permanente em Saúde na macro região nordeste de Minas Gerais"

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000445

Tipo da Ação

Prestação de Serviço

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

01/08/2023

Data Fim

31/12/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

leonel de oliveira pinheiro

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Manhã

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

ctcm_to

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 216 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 216 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 216 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 144 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 144 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 216 h
Resumo

Nos municípios do CISEVMJ existe uma defasagem em relação ao acesso às políticas públicas de saúde. O trabalho que o CTCM-Mucuri vem desenvolvendo desde 2021 permitiu identificar uma lacuna muito grande no que diz respeito a Educação Permanente em Saúde(EPS) nessa região e a importância desta ação para efetivar o direito de acesso à saúde. Nesse contexto, pretende-se com este projeto desenvolver ações de EPS e com isso contribuir com a efetivação da Política Nacional de Vigilância em Saúde.


Palavras-chave

Educação Permanente em Saúde, Vigilância em Saúde, diagnóstico molecular, saúde ambiental


Introdução

Uma das principais estratégias de prevenção e controle de epidemias abrange o diagnóstico precoce e oportuno, o que demanda a aplicação de técnicas que apresentem altos padrões de validade e reprodutibilidade, como os métodos de biologia molecular (BRASIL, 2021). Entretanto, existem alguns óbices à utilização dessas técnicas em larga escala, como a demanda de pessoal especializado e de equipamentos e instalações de alto custo (FENG et al., 2020). Nesse contexto, as universidades e centros de pesquisa têm contribuído para a interiorização e ampliação da oferta de diagnóstico molecular no Estado de Minas Gerais (MINAS GERAIS, 2020). O Laboratório de Pesquisa e Diagnóstico em Biologia Molecular da UFVJM-Mucuri (LabBM-Mucuri) surgiu como uma iniciativa do Comitê Técnico Científico Multidisciplinar de Assessoramento da UFVJM-Mucuri (CTCM-Mucuri) para auxiliar no controle da Covid- 19 na macrorregião nordeste mineira. Através da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica (TCT) entre o município de Teófilo Otoni e a UFVJM foi possível a estruturação do LabBM para a realização do diagnóstico de Covid-19. A partir do sucesso com a descentralização do diagnóstico de Covid-19, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) estabeleceu diretrizes para o cadastro de instituições como Centros Colaboradores da Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública de Minas Gerais (RELSP-MG), conforme Deliberações CIB-SUS/MG nº 3.576, de 21 de outubro de 2021 e suas alterações; CIB-SUS/MG nº 3.681, de 16 de dezembro de 2021, para a ampliação do escopo de atuação dos laboratórios cadastrados. Dessa maneira, como Centro Colaborador da SES-MG, o LabBM foi habilitado para realizar diagnósticos de Dengue, Zika, Chikungunya, Febre Amarela, Influenza, Vírus Sincicial Respiratório e Covid-19. Para atender a uma demanda da SES-MG e do Ministério da Saúde, o LabBM também vem realizando contagem de células TCD4+ e, em breve, iniciará a determinação de carga viral de HIV e hepatites B e C, para acompanhamento de pacientes vivendo com essas patologias. Com a atual estrutura e a equipe de sete servidores técnicos e docentes da UFVJM, o LabBM pode realizar até 150 testes/dia de RT-PCR, 100 testes/mês de contagem de células TCD4+ e 200 testes de carga viral, colaborando com o atendimento da demanda dos exames diagnósticos citados acima, reduzindo o tempo para a obtenção dos resultados, o custo e risco do transporte de amostras até a cidade de Belo Horizonte. No contexto atual, essa oferta de testes cobre a demanda dos 57 municípios da macrorregião nordeste, que compreende uma população de cerca de 835 mil habitantes. O LabBM se encontra completamente amparado pelos serviços de vigilância sanitária municipal e estadual e, portanto, está apto parafuncionamento como laboratório de análises clínicas. A implantação do LabBM como centro diagnóstico para a Covid-19 na região Nordeste de Minas Gerais permitiu a detecção precoce dessa condição e auxiliou os profissionais nas tomadas de decisão quanto às medidas mitigatórias e de isolamento. O reconhecimento dessa contribuição permitiu a formalização de parcerias que levaram à expansão do escopo diagnóstico do laboratório e a perspectiva de crescimento nos serviços ofertados. O outro aspecto que vem se fortalecendo no contexto do CTCM é a Educação Permanente em Saúde (EPS) que é uma concepção de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS) em que a aprendizagem se dá no cotidiano de cada trabalhador/a. A EPS refere-se a "educação no trabalho, e para o trabalho nos diversos serviços e em última instância é a busca de melhoraria de saúde da população” Lemos, 2023, Pag. 81, citando Rovere (1994). A concepção de Educação Permanente em Saúde está imbricada numa complexa trama econômica, política, ambiental e cultural, que a constrói e lhe dá diferenças de sentidos. Isto implica a compreensão de que a depender das particularidades históricas e singulares em que o conceito está envolvido ele ganha novos significados. Para esse este esboço compreende-se a EPS como “”La educacion em el trabajo, por El trabajo, y para el trabajo em lós diferentes servicios, cuy finalidad es mejorar La salud de La población” Opas apud,(Rovere,1994,pag. 70). Na Saúde Coletiva Pública e quando nos referimos a processos formativos estamos dialogando com a Educação Permanente em Saúde, a Educação Popular em Saúde e seus respectivos princípios em que o diálogo entre a diversidade de saberes é a base na produção do conhecimento necessário para compreender a realidade e suas tramas e construir conexões entre os profissionais de saúde de forma que o trabalho no Sistema Único de Saúde lhe faço sentido do trabalho e no trabalho e para o trabalho. Para isso se faz necessário que a CTCM se faça presente no local de trabalho junto a Equipe de Saúde, para que em um processo de “escuta” contribua para que os cidadãos tenham cada vez mais um Sistema Único de Saúde Universal, com Equidade, Integral e com efetiva participação cidadã. Colocar os princípios universais do SUS em questão no local de trabalho pressupõe que no processo formativo promova ações que despertem também o sentimentos de que só pode haver uma sociedade justa e democrática se as classes oprimidas e discriminadas tomarem consciência de suas condições de vida e das raízes dos problemas que as afetam. No local de trabalho, considerando a região de trabalho na Macro Nordeste há rotatividade na equipe, acumulo de ações, junção de funções de gestor e serviços da enfermagem, fragmentação do trabalho e baixa integração em rede. Estar no lugar de forma integral é estar envolto em compromissos com os princípios da EPS e seus desafios coletivos de aprendizagens e de resiginificação do sentido do trabalho coletivo em saúde. Nesse sentido, os objetivos desta proposta são promover ações de Educação Permanente em Vigilância em Saúde, produzir informações sócio-referenciadas e ampliar a infra estrutura dos laboratórios de biologia molecular e de vigilância em saúde. Para efetivação desta proposta existe uma manifestação do Consórcio Intermunicipal de Saúde Entre os Vales do Mucuri e Jequitinhonha em contribuir com recursos financeiros e com a mobilização e articulação dos atores locais.


Justificativa

De acordo com o Plano Diretor de Regionalização de Minas Gerais (PDR, 2020), a Macrorregião Nordeste deste estado, cujo pólo é o município de Teófilo Otoni, é constituída por 57 municípios, com população estimada em 835.346 habitantes e os municípios consorciados do Consórcio Intermunicipal de Saúde Entre os Vales do Mucuri e Jequitinhonha (CISEVMJ) estão inseridos neste contexto regional. Apesar da sua posição de referência em saúde para uma boa parte da população mineira, a cidade de Teófilo Otoni não possui serviços públicos de análises clínicas, e até 2021, todos os diagnósticos utilizando técnicas de biologia molecular eram feitos por laboratórios privados fora da cidade ou pela Funed (Lacen-MG). A distância de Belo Horizonte, as situações de calamidade pública em febre amarela, a pandemia de Covid-19 e a atual situação de emergência por Dengue e Chikungunya vivenciadas pelos municípios da macrorregião nordeste, evidenciam o desigual acesso às políticas públicas, em especial as de política de saúde coletiva dessa população. Desta maneira, ao ampliar a infra estrutura dos laboratórios de biologia molecular e de vigilância ambiental a realização de diagnósticos laboratoriais nessa região aumentará, atendendo assim uma grande parcela da população e bem como permitirá aos agentes públicas uma tomada de decisões mais rápida no contexto do controle de doenças, do cuidado dos doentes e da mitigação da transmissão, além de que, as informações geradas através das análises laboratoriais servem de base para alimentar o processo de Educação Permanente em Saúde, assim como o este processo de educação irá contribuir para a melhoria do processo de análises laboratoriais. Em relação a Educação Permanente em Saúde, considerando a região de trabalho na Macro Nordeste de saúde de MG, se faz necessário conhecer in loco este local de trabalho, haja vista a realidade de alta rotatividade na equipe e acumulo de ações, junção de funções de gestor e serviços da enfermagem, fragmentação do trabalho, baixa integração em rede, baixo índice de informações geradas e sistematizadas e disponibilizadas. Para que se possa identificar de forma holística as "situações problemas" prioritárias e buscar de forma coletiva as soluções para as mesmas. Dentro do seu papel histórico, a UFVJM sempre objetivou potencializar o desenvolvimento e o bem estar do povo brasileiro e, de modo mais específico e em particular, das populações de Minas Gerais e dos Vales dos rios Jequitinhonha e Mucuri. Além de ampliar o acesso ao ensino superior e suas potencialidades, a UFVJM também busca atuar em dimensões sociais, econômicas, políticas, culturais, na melhoria da saúde pública e na preservação ambiental. Durante anos, esta região padeceu em um vazio de instituições federais de ensino superior, bem como de estruturas adequadas ao cuidado com a saúde das maiorias: uma é espelho da outra. Dentro desse contexto histórico, socioeconômico e geográfico é de suma importância, portanto, que se deixe registrado que a implantação de instituições de ensino e pesquisa, responsáveis não somente pela formação de mão de obra qualificada, mas pela geração de um conjunto de conhecimentos multiplicadores de produtos, técnicas, tecnologias e também de novos conhecimentos está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico e social dos lugares que se inserem. As universidades são multi escalares, pois possibilitam aos lugares se conectarem com o mundo ao mesmo tempo em que se enraízam, podendo se articular e interagir tanto com o lugar a qual estão implantadas como com a região, o território nacional e o mundo. É sob esses preceitos que atua esta universidade, tornando a realização destas ações propostas de grande relevância. A instituição, além de possuir o material humano qualificado para o desenvolvimento das ações propostas, busca tanto formar alunos capacitados para os mercados de trabalho local, quanto ser parceira dos demais atores regionais. Assim, a partir dessa iniciativa a UFVJM estará atuando em consonância com a área temática “Saúde”, tópicos “cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área”, “desenvolvimento do sistema de saúde” e “novas endemias e epidemias”, conforme o Regulamento das Ações de Extensão Universitária da UFVJM (UFVJM, 2008). Importante destacar que já existe uma manifestação do Consórcio Intermunicipal de Saúde Entre os Vales do Mucuri e Jequitinhonha em contribuir com recursos financeiros e com a mobilização e articulação dos atores locais para realização deste projeto. A UFVJM, via CTCM, está inserida em uma estratégia da Secretaria de Estado de Saúde (SES)-MG que é constituir e incentivar o funcionamento de Centros Colaboradores (CC), que são unidades laboratoriais especializadas que não integram o organograma da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), inseridas em Secretarias Municipais de Saúde (SMS), universidades (estaduais e federais), centros de pesquisa ou entidades filantrópicas, e que apresentem os requisitos necessários (instalações físicas, equipamentos, protocolos técnicos e profissionais aptos) para desenvolver atividades relacionadas à vigilância laboratorial em amostras biológicas e para efetivação desta estratégia a UFVJM assinou o convênio 01/2022. A UFVJM, via CTCM, também possui um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado de Saúde (SES)-MG que objetiva a realização de exames laboratoriais, para acompanhamento da infecção pelos vírus do HIV e das Hepatites Virais B e C, que possam contribuir na vigilância laboratorial, no monitoramento de evolução clínica e na efetividade do tratamento de pessoas. Para efetivação desta proposta existe uma manifestação do Consórcio Intermunicipal de Saúde Entre os Vales do Mucuri e Jequitinhonha em contribuir com recursos financeiros e com a mobilização e articulação dos atores locais.


Objetivos

OBJETIVO GERAL: Fortalecer as ações de Educação Permanente em Saúde nos municípios consorciados ao CIS-EVMJ. OBJETIVO ESPECÍFICO 1- Elaborar um diagnóstico situacional em vigilância em saúde dos municípios . OBJETIVO ESPECÍFICO 2 - Qualificar equipe de saúde dos municípios. OBJETIVO ESPECÍFICO 3- Produzir e socializar informações sócio referenciadas sobre a temática do projeto. OBJETIVO ESPECÍFICO 4 - Adquirir equipamentos e adequar a estrutura física do laboratório de vigilância ambiental.


Metas

Objetivo específico 1: META 01: Realizar reuniões in loco com equipe de saúde dos municípios. Atividades: - Mobilização da equipe de saúde dos municípios onde ocorrerão as reuniões de diagnóstico - Realizar reuniões de diagnóstico nos municípios consorciados ao CIS-EVMJ. META 02: Sistematizar as informações levantadas nas reuniões Atividades: - Produzir 01 relatório parcial do diagnóstico em vigilância em saúde. - Produzir 01 relatório final do diagnóstico em vigilância em saúde. Objetivo específico 2: META 01: Realizar eventos de qualificação Atividades: - Definir a temática e metodologia de cada evento - Mobilizar a equipe de saúde dos municípios onde ocorreram as reuniões de diagnóstico - Mobilizar atores regionais e estaduais relacionados a temática de cada evento - Realizar 4 eventos de qualificação Objetivo específico 3: Atividades: - Produzir relatório situacional mensal. - Produzir conteúdos semanais nas redes sociais do CTCM. Objetivo específico 4: Atividades: - Adquirir equipamentos para o laboratório de vigilância ambiental. - Realizar adequações na estrutura física do laboratório de vigilância ambiental.


Metodologia

Para alcançar as metas da Educação Permanente em Saúde nos encontros presenciais, os participantes serão incentivados a se manifestarem pois, conforme Freire (1987) “não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”. Serão utilizadas, desta forma, metodologias participativas a serem definidas pelo facilitador que potencializem, também, o trabalho em grupo. Na definição de uma estratégia de atuação, SOUZA (2004) ressalta que se devem utilizar as metodologias participativas como norteadoras do desenvolvimento dos trabalhos priorizando-se, fundamentalmente, a possibilidade de expressão dos participantes. As ferramentas de visualização das ideias em tarjetas, cartazes, textos, cartilhas são usadas como facilitadoras de discussões. O uso destas metodologias permite às pessoas participarem ativamente expressando seu potencial criativo, exercitando o diálogo entre os seus pares nos espaços de construção coletiva de conhecimento. A fim de realizar um diagnóstico situacional em vigilância em saúde serão realizadas reuniões in loco junto a equipe de saúde dos municípios consorciados ao CIS-EVMJ, nestas reuniões, em um processo de "escuta" será possível identificar as "situações problemas" e "práticas exitosas", assim como dialogar sobre as ações de educação permanente em saúde que estão sendo realizadas, e obter outras informações relacionadas a vigilância em saúde de cada município e com isso, construir o diagnóstico situacional. Para os eventos de Educação Permanente em Saúde as instâncias públicas locais e regionais relacionadas à saúde serão mobilizadas, através de visitas in loco e contatos telefônicos, e-mail e WhatsApp. Os eventos terão oito horas de duração e serão aprofundados as "situações problemas" identificadas no diagnóstico situacional. A expectativa é da participação de 02 representantes de cada município. O processo de aquisição de equipamentos e melhoria da infra estrutura dos laboratórios será coordenado pela fundação de apoio e com a fiscalização da UFVJM. Avaliação: Para a etapa de avaliação os participantes serão incentivados a emitir parecer sobre a importância do projeto, o acréscimo de conhecimento promovido por ela, entre outros pontos. A equipe de coordenação do projeto se reunirá quinzenalmente para analisar as avaliações e sugestões apresentadas, de forma, caso necessário, promover mudanças nas estratégias adotadas. As atividades previstas neste projeto serão acompanhadas por meio de relatórios conforme o exigido pela PROEXC, dos quais constarão avaliações quantitativas e qualitativas das ações desenvolvidas, considerados os parâmetros objetivos, as metas e os indicadores numéricos.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de vigilância epidemiológica: emergência de saúde pública de importância nacional pela doença pelo coronavírus 2019 - Covid-19. Brasília: Ministério da Saúde, 2021. 86 p. BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes para Diagnóstico e Tratamento da Covid-19. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. 87 p. CENTER FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION (CDC). Update on Emerging SARS-CoV-2 Variants and COVID19 vaccines. Apresentado bor Heather Scobie, em 13 de agosto de 2021. Disponível em: www.cdc.gov/vaccines/acip/meetings/downloads/slides-2021-08-13/04-COVID-Scobie-508.pdf. Acesso em 20/08/2021. FENG W, NEWBIGGING AM, LE C, et al. Molecular Diagnosis of COVID19: Challenges and Research Needs. Anal. Chem. 2020. 92(15):10196–10209. LIMA, RC Distanciamento e isolamento sociais pela Covid-19 no Brasil: impactos na saúde mental. Physis: Revista de Saúde Coletiva [online]. 2020, v. 30, n. 02 [Acessado 20 Agosto 2021] , e300214. Disponível em: . Epub 24 Jul 2020. ISSN 1809- 4481. https://doi.org/10.1590/S0103-73312020300214. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. MINAS GERAIS. Secretaria de Estado da Saúde. Centro de Operações de Emergência em Saúde – COES MINAS COVID-19. Nota Técnica COES MINAS COVID-19 Nº 26 – 22/04/2020. Proposta de Ampliação da RELSP no contexto do enfrentamento ao COVID-19. 2020. Disponível em . SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS. Subsecretaria de Gestão Regional. Ajuste do Plano Diretor de Regionalização de Saúde de Minas Gerais (PDR/MG). 1. ed. Belo Horizonte: SES-MG, 2020. Disponível em: www.saude.mg.gov.br. Acesso em: 20/08/2021. SOUZA, D. Semeando sonhos: da Acaiaca que temos a Acaiaca que queremos construir. Viçosa: 2004. (mimeo). UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anexo da Resolução nº. 01-CONSEPE, de 21 de setembro de 2007, alterado pela Resolução nº. 24 - CONSEPE, de 17 de outubro de 2008. Regulamento das Ações de Extensão Universitária. 2008.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto preza pela interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade em geral, precisamente porque o CTCM, por intermédio do LabBM, tem garantido a constante relação entre ambos os pólos e o atendimento das demandas oriundas da sociedade, apreendidas através dos parceiros institucionais listados neste projeto. A própria criação do laboratório surgiu do centro dessa interação, como resposta da academia à necessidade imediata, relativa à pandemia, mas também histórica de longa data de se criar um serviço público em diagnóstico em saúde, localizado na macrorregião nordeste. Essa interação não cessa de passar, estando mesmo o presente projeto aberto às adequações oriundas do diálogo com a sociedade em geral e de suas necessidades imperiosas.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O presente projeto garante a interdisciplinaridade e interprofissionalidade no seguinte sentido: a própria equipe do CTCM possui diretamente colaboradores de todas as Unidades Acadêmicas do campus Mucuri, tanto da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas (FACSAE), Instituto de Ciências, Engenharia e Tecnologia (ICET), da Faculdade de Medicina do Mucuri (FAMMUC), bem como dos técnicos administrativos deste campus. Essa equipe conta, por exemplo, com cientistas e profissionais das áreas de humanas, sociais aplicadas, exatas, biológicas e da saúde: todos esses trazem suas colaborações teóricas e profissionais ao projeto, concorrendo para uma significativa interdisciplinaridade e interprofissionalidade.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O presente projeto garante a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, na medida em que transborda, em sua dinâmica, para o envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação, com produção de informações que viabilizem pesquisas científicas, e para a população em geral da macrorregião Nordeste de saúde, promovendo, assim, a articulação entre Universidade e Sociedade, propiciando o conhecimento e a interação com a sociedade em diversos níveis de integração.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A técnica de PCR permite a identificação de pequenos fragmentos de ácidos nucléicos em diversos tipos de amostra, tendo várias aplicações além da detecção de agentes patogênicos como o SARS-Cov2. Na área diagnóstica, pode ser utilizada para detecção de mutações, desordens genéticas, caracterização e estadiamento de tumores, monitorização de tratamentos, seleção de doadores de órgãos. Além disso, pode ser utilizada para identificação de organismos geneticamente modificados (OGM) em alimentos, diferenciação entre espécies, aplicações veterinárias, e em medicina forense, auxilia na identificação de criminosos, permite estabelecer paternidade e outras relações parentais, identificar vítimas de catástrofes, dentre outros. Dessa maneira, seja para fins diagnósticos ou de pesquisa, são necessários conhecimentos das áreas biológicas e da saúde, o que torna estudantes de graduação e pós-graduação nessas áreas elegíveis para participar como colaboradores no projeto e/ou utilizar da estrutura do LabBM para o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa. Tem-se como intuito a aquisição de conhecimentos e habilidades necessárias para boas práticas laboratoriais em biologia molecular, contribuindo para a sua formação enquanto pesquisador e promotor de saúde. Os estudantes envolvidos com o projeto receberão treinamento teórico e prático, para o bom desempenho de suas atividades em controle de biossegurança e gestão laboratorial, participando ativamente da rotina do LabBM, seja qual for o objeto do seu trabalho, ou gestão laboratorial, auxílio diagnóstico ou pesquisa científica. Eles participarão de reuniões e de atividades de educação em saúde. Serão sempre acompanhados pela equipe técnica do laboratório, Os estudantes envolvidos serão avaliados quantitativa e qualitativamente por meio de sua participação e compromisso com o presente projeto. A participação no projeto permitirá aos estudantes das diversas áreas do conhecimento nos cursos da UFVJM, Campus Mucuri, vivenciar as estratégias de operacionalização das políticas públicas de saúde, notadamente as voltadas à vigilância em saúde, com vistas à prevenção de agravos endêmicos na região, contribuindo na formação profissional


Impacto e Transformação Social

A saúde é o maior patrimônio de cada cidadão individualmente, da sociedade mineira e brasileira como um todo. O atual projeto tem alto potencial de impacto e transformação social. Isso porque a oferta de um diagnóstico rápido, preciso e de qualidade garante uma abordagem terapêutica ágil. É evidente que isso aumenta a resolubilidade em saúde, garantindo o cuidado e a sobrevida da população atendida, público alvo do nosso projeto. Nesse sentido, a manutenção da vida, esse patrimônio individual e coletivo, consiste no maior impacto e transformação social possíveis. Ademais, o projeto vem preencher um vazio geográfico e histórico de diagnóstico em saúde. Somente agora, na terceira década do século XXI, a região nordeste de Minas Gerais conquista um laboratório público, saturando esse vácuo de serviço em diagnóstico, abrindo o horizonte para a ampliação futura, pós-pandemia, para diagnosticar outras doenças, sejam endêmicas, epidêmicas ou novamente pandêmicas.


Divulgação

A divulgação das atividades será realizada por meio de informativos do Comitê Técnico, Científico e Multidisciplinar do Campus Mucuri, publicação em redes sociais, jornais impressos e rádios locais.


Público-alvo

Descrição

Nome: População geral dos 30 municípios consorciados ao CISEVMJ. Número Estimado: 400.000 Descrição: O público-alvo do presente projeto são: a comunidade acadêmica da UFVJM em geral, a população de Teófilo Otoni, bem como a da Macrorregião Nordeste de Minas Gerais, gestores públicos e atores sociais relacionados com a temática do projeto

Municípios Atendidos

Município

Crisólita - MG

Município

Machacalis - MG

Município

Umburatiba - MG

Município

Fronteira dos Vales - MG

Município

Pavão - MG

Município

Novo Oriente de Minas - MG

Município

Itaipé - MG

Município

Setubinha - MG

Município

Novo Cruzeiro - MG

Município

Poté - MG

Município

Ladainha - MG

Município

Malacacheta - MG

Município

Franciscópolis - MG

Município

Angelândia - MG

Município

Ataléia - MG

Município

Campanário - MG

Município

Caraí - MG

Município

Catuji - MG

Município

Frei Gaspar - MG

Município

Itambacuri - MG

Município

Nova Módica - MG

Município

Ouro Verde de Minas - MG

Município

Padre Paraíso - MG

Município

Pescador - MG

Município

São José do Divino - MG

Município

Teófilo Otoni - MG

Município

Monte Formoso - MG

Município

Carlos Chagas - MG

Município

Nanuque - MG

Município

Serra dos Aimorés - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Apoio na articulação junto ao COSEMS - MG - Regional Teófilo Otoni

Participação da Instituição Parceira

Apoio nas ações de Educação Permanente em Saúde e no processo de articulação e mobilização dos atores locais e regioais

Participação da Instituição Parceira

Articulação, Mobilização e apoio junto aos municípios da região atendida.

Participação da Instituição Parceira

Articulação, Mobilização e apoio junto aos municípios da região atendida. E contribuir com a captação e disponibilização de recursos, para fins de execução deste projeto.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 968 h

Carga Horária 48 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Produção de um relatório parcial do diagnóstico em vigilância em saúde dos municípios da macrorregião nordeste de MG

Carga Horária 96 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Produzir relatório final relatório parcial do diagnóstico em vigilância em saúde dos municípios da macrorregião nordeste de MG

Carga Horária 144 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Produzir conteúdos semanais nas redes sociais do CTCM

Carga Horária 128 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Serão realizadas 4 Oficinas de Educação Permanente em Saúde, durante o projeto, com 12 horas de preparação, duração de 8 horas cada e 12 horas de produção de relatório, totalizando 32 horas. Elas acontecerão bimestralmente.

Carga Horária 288 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Visitas aos municípios da macrorregião nordeste de MG, afim de realizar um diagnóstico situacional e mobilizar os atores para as oficinas de EPS

Carga Horária 72 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Produzir relatório situacional mensal.

Carga Horária 192 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Acompanhar processos de aquisição de equipamentos e melhoraria da estrutura física do laboratório de vigilância ambiental.