Detalhes da ação

Artes do Campus

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000058

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

19/04/2021

Data Fim

31/12/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

cristiane tolentino machado

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Área Temática Principal

Cultura

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Artes integradas

Abrangência

Estadual

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

FacebooK da PROEXC
Instagram da PROEXC
Outras Redes Sociais

Canal do Youtube da PROEXC

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Resumo

Os campi da UFVJM podem ser cenários para as mais diversas formas e expressões artísticas e culturais da universidade. A presente proposta visa divulgar e fomentar os grupos artísticos e culturais da universidade e da comunidade externa. Nos diversos formatos presenciais ou on-line como apresentações , oficinas, exposições, saraus , rodas de conversa, audições, espetáculos , as ações culturais e artísticas serão divulgadas ao público interessado.


Palavras-chave

comunidade acadêmica, grupos artísticos, campus UFVJM, cultura, arte


Introdução

A extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico que viabiliza a relação entre universidade e sociedade, a universidade enquanto um espaço de criação e recriação de conhecimento deve promover a transformação social ao extrapolar os muros acadêmicos. A Política Cultural da UFVJM baliza-se, entre outras coisas, pela ação sistemática, institucionalizada e de continuidade, contribuindo para o fortalecimento de grupos culturais e artísticos locais e regionais e viabilizando, por meio de projetos e de parceiros institucionais públicos e privados, o desenvolvimento econômico-social local e regional. Entende-se que o trabalho para compreender a cultura como campo de conhecimento, contribuindo significativamente para a formação profissional e humana dos estudantes se fortalece à medida que a comunidade acadêmica reconhece que tal processo é parte importante na construção do caminho para o fortalecimento de subjetividades e valores sociais pautados no respeito à diversidade e no desenvolvimento econômico e social sustentável. A Diretoria de Cultura da Proexc possui como missão: promover a arte e a cultura na UFVJM e nas regiões de sua abrangência através da interação entre saberes e linguagens, passado e presente, ciência e arte. Esta Política reconhece que há uma necessidade premente de constituir, valorizar e apoiar espaços de arte e cultura na estrutura organizacional acadêmica, bem como de promover a formação, a produção, o acesso e a fruição das diversas expressões artísticas, da memória e da diversidade, especialmente daquelas presentes nas regiões de abrangência da UFVJM. É fundamental para a Diretoria de Cultura: * Fomentar as diversas formas de expressão artística e cultural dos membros da comunidade universitária e sua interação com as expressões culturais e artísticas das comunidades externas. * Estimular a criação e o funcionamento de grupos artísticos e culturais na comunidade universitária em interação com a comunidade externa.


Justificativa

De acordo com os seguintes objetivos fundamentais da Diretoria de Cultura da UFVJM, 'Incentivo à produção cultural através da prática de seminários, workshops, exposições, espetáculos, teatros, shows musicais, exibições de filmes e documentários', o projeto visa fomentar essas ações culturais e artíticas nos campi da UFVJM. Há necessidade de se valorizar e incentivar a criação e desenvolvimento de grupos artísticos na universidade. As ações artísticas e culturais em muito contribuem para o desenvolvimento cultural no âmbito da UFVJM e possibilitam uma maior participação das comunidades acadêmicas e externa elevando a universidade no cenário artístico e cultural.


Objetivos

Tornar os campi da UFVJM espaços artísticos e culturais como formas de se desenvolver a arte e cultura nas áreas de abrangência da universidade; Promover oficinas, palestras, minicursos, entre outras, de temáticas variadas , oferecidas pela comunidade acadêmica ou externa; Estimular as apresentações literárias, musicais, cênicas entre outras de grupos artísticos preferencialmente dos grupos artísticos da universidade; Incentivar exposições fixas ou itinerantes de vários formatos nos espaços dos campi da UFVJM;


Metas

Fortalecer e promover a UFVJM no campo artístico e cultural; Fomentar a divulgação da arte e cultura produzida pela comunidade acadêmica; Buscar a integração dos grupos artísticos e culturais da UFVJM com os grupos das comunidades atendidas pela universidade.


Metodologia

Os proponentes deverão se cadastrar no banco de talentos disponibilizado na página da PROEXC , ou Facebook . Propostas espontâneas ou induzidas encaminhadas à DIC também poderão ser aceitas. A DIC realizará a seleção dos grupos artísticos / culturais da universidade e entrará em contato . O agendamento das atividades ou apresentações será realizado em acordo entre o proponente e a DIC. A disponibilização de recursos para a realização das ações estará de acordo com a liquidez orçamentária da PROEXC. Serão aceitas propostas presenciais (quando for possível por conta da pandemia) e propostas online ou virtuais . A divulgação das ações ocorrerão nas mídias da PROEXC.


Referências Bibliográficas

As metas do Plano Nacional de Cultura 2012 Política Cultural da UFVJM - resolução CONSEPE 2012


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

As ações visam a integração e permitirão a troca de conhecimento entre a comunidade acadêmica e as comunidades de abrangência da UFVJM, ao passo que todos poderão ter conhecimento das produções e formas de manifestação nas mais diversas áreas da cultura e arte.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

As formas de expressão culturais e artísticas irão permitir a interdisciplinaridade e interprofissionalidade em vários sentidos, a saber, pela diversidade da temática, pela integração de outras áreas artísticas , como a música , teatro, dança, entre outras.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Entende-se que o trabalho para compreender a cultura como campo de conhecimento, contribuindo significativamente para a formação profissional e humana dos estudantes, se fortalece à medida que a comunidade acadêmica reconhece que tal processo é parte importante na construção do caminho para a consolidação de subjetividades e valores sociais pautados no respeito à diversidade e no desenvolvimento econômico e social sustentável.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O projeto propiciará a participação dos estudantes em vários campos na produção dos conteúdos para a divulgação da ação, acompanhamento da execução e finalização.Torna-se possível estimular os estudantes universitários a vivenciar a arte e a cultura em suas múltiplas formas, enriquecendo e ampliando a sua experiência e desenvolvimento cultural durante a sua formação acadêmica.


Impacto e Transformação Social

É indispensável fomentar ações artísticas em todas as áreas de expressão: artes visuais, literatura, cinema, teatro, música, dentre outras. Nesse sentido, a universidade não só apresenta os objetivos comprometidos com a formação profissional e científica, de centro de excelência de investigação dos principais campos do saber, mas também demarca a sua valorização e contribuição para a cultura e a arte. O desempenho de uma política cultural consistente deve delimitar a sua atuação com o propósito de levar a cultura e a arte aos cidadãos, responder às demandas sociais e fortalecer o amparo às atividades intelectuais e artísticas inerentes ao escopo acadêmico.


Divulgação

Mídias da PROEXC


Público-alvo

Descrição

Docentes, técnicos admnistrativos, terceirizados, discentes da UFVJM

Descrição

público interessado pela temática grupos artísticos e culturais

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Janaúba - MG

Município

Teófilo Otoni - MG

Município

Unaí - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 300 h

Carga Horária 100 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Planejamento , seleção , apoio para as atividades relacionadas ao projeto

Carga Horária 200 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Planejamento, seleção, apoio para as ações, divulgação, preparo material de divulgação, logística, empréstimo de equipamentos, emissão de certificados