Detalhes da ação

FAMED DE PORTAS ABERTAS

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202104000116

Tipo da Ação

Programa

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

11/05/2023

Data Fim

01/05/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

nayla alves costa

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Educação Profissional

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

Projeto Cais
@CaisProjeto
@inventoocais
Outras Redes Sociais

Youtube: Projeto Cais

Membros

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Resumo

O Projeto de Extensão "FAMED de Portas Abertas" buscará imergir crianças e adolescentes de escolas públicas de Diamantina e distritos no curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Às crianças e adolescentes também será oportunizado conhecer as instalações de pesquisa e ter contato com discentes de mestrado e doutorado, vinculados ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), da FAMED.


Palavras-chave

Universidade; Escolas; Diamantina; Medicina; Graduação, Pós-graduação.


Introdução

O Projeto de Extensão FAMED de Portas Abertas busca, através de atividades previstas no Projeto Pedagógico do Curso de Medicina e nos projetos de pesquisa vinculados ao PPGCS, da Faculdade de Medicina e adaptadas, apresentar e imergir crianças e adolescentes matriculados em escolas públicas de Diamantina na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Diamantina está localizada no Alto Vale do Jequitinhonha com uma população de 47.924 habitantes, segundo dados do IBGE (2021). De acordo com o último Censo (2010), 38,4% dessa população tem rendimento nominal mensal per capita de até ½ salário mínimo. A vulnerabilidade social representa uma situação desfavorável de um grupo em relação a outros. Nesse sentido, populações que vivenciam situações de adversidade em seu cotidiano, associadas a fatores de risco que afetam negativamente as pessoas e seu cotidiano, inclusive a pobreza e a consequente insegurança alimentar, estão em situação de vulnerabilidade social (SCOTT et al., 2018). Por conseguinte, para se obter uma reparação e correção do acesso ao Ensino Superior por essas populações negligenciadas, foram promulgadas políticas de ação afirmativa com propósitos de garantir o acesso de estudantes com baixa renda, pretos, pardos e indígenas (SAVI, 2022). Entretanto, mesmo com as mudanças adquiridas, um estudo recente (CENTRO SOU CIÊNCIA, 2021) revelou que quase 40% dos brasileiros não sabem o que faz a Universidade Pública. Seguindo esta perspectiva, o projeto proposto pretende viabilizar a visitação de crianças e adolescentes de escolas públicas de Diamantina às dependências da UFVJM. Bem como possibilitar a visita dos discentes do projeto às instituições convidadas. Nesse contexto, as visitas escolares se mostram uma importante estratégia para o processo ensino-aprendizagem, uma vez que motivam os alunos e permitem que eles aprofundem o conhecimento acerca da realidade social observada no novo ambiente (VIVEIRO; DINIZ, 2009). Dessa maneira, as diversificações das atividades didáticas contribuem para um maior envolvimento dos estudantes e possibilita um maior entendimento dos interesses individuais de cada um (ZABALA, 2010). Sendo assim, no projeto de extensão “FAMED de portas abertas”, os discentes da UFVJM poderão, por meio da observação direta da realidade, conhecer novas lógicas de organização educacional, social e cultural. Assim como alguns alunos de escolas públicas de Diamantina-MG terão a oportunidade de vivenciar as atividades praticadas na Universidade, o espaço em que ela está inserida e como adentrá-la como parte pertencente.


Justificativa

Durante a década de 20, o sistema de ensino superior brasileiro era formado por escolas autônomas, com principal função de formar profissionais liberais como advogados, médicos, engenheiros e agrônomos. Com os movimentos modernistas, a modernização das universidades passou a ser tema de discussão (DURHAM, 1998). Entretanto, foi somente com a Reforma Universitária de 1968 que grandes modificações presentes atualmente na organização das instituições educacionais brasileiras ocorreram (ANTUNES et al., 2011). A Constituição de 1988 determina a autonomia didático-científica e o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, enquanto políticas afirmativas, principalmente nos últimos 20 anos, tornaram as universidades públicas cada vez mais acessíveis. A Faculdade de Odontologia de Diamantina foi fundada em 1953, federalizada em 1960, expandida em 2002 e nomeada como Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em 2005, decorrente de um processo de interiorização do ensino público superior em Minas Gerais. Além de possibilitar a inserção e prosseguimento de formações acadêmicas de jovens inseridos nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, a Instituição se destaca como importante desenvolvedora econômica e sociocultural da região, através da geração de emprego, renda e combate às desigualdades sociais (PORTAL UFVJM, 2022). O curso de Medicina da UFVJM foi fundado em 2014 como resultado da Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior (IFES). Como justificativa, a formação profissional na Macrorregião Jequitinhonha agrega substancial valor no processo de construção de uma rede de atenção à saúde de melhor qualidade, não apenas permitindo o acesso de indivíduos da própria comunidade, mas também atraindo pessoas de outras regiões, com perspectiva de crescimento e desenvolvimento pessoal junto com a região onde a UFVJM está inserida, com a criação de identidade e vínculo regional, aumentando de maneira significativa a fixação dos profissionais que, progressivamente, se integrarão a esta comunidade (PORTAL UFVJM, 2022). Desde sua fundação, mais de 100 médicos potenciais atuantes no Vale do Jequitinhonha foram formados, e cerca de 360 estudantes fazem parte do corpo discente do curso, atuando em diversas áreas da atenção à saúde em Diamantina/MG. A graduação mostra seus ótimos resultados com pontuação máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, possuindo o 3º melhor conceito dentre os cursos de Medicina participantes do exame no Brasil. O PPGCS (32010010048P2) foi aprovado pela Capes em junho de 2020, a primeira turma de mestrado e de doutorado iniciaram as atividades na UFVJM em outubro do mesmo ano. O programa objetiva formar profissionais de saúde, em nível de mestrado e doutorado, críticos e éticos, dotados de sólida base científica e humanística e comprometidos com intervenções transformadoras da sociedade; com competências e habilidades para a docência na graduação e pós-graduação, para a extensão, para o planejamento, implementação e divulgação de pesquisas de relevância, além de atuar no desenvolvimento tecnológico e de inovações nas Ciências da Saúde. Cabe destacar que, na área de avaliação da Medicina I, este é o único programa em ciências da saúde que oferta vagas para mestrado e doutorado, com sede na porção norte do estado de Minas, e desde seu funcionamento é o programa de pós-graduação de maior procura na UFVJM. O local escolhido para a implementação do curso de Medicina, e também onde funciona o PPGCS, tem como título o "Vale da Miséria", apelido incorporado ao Vale do Jequitinhonha na década de 1970 e é utilizado até hoje como forma de adjetivar uma das regiões mais empobrecidas no Brasil (ZHOURI, 2005). Em Diamantina há 16 escolas de anos finais do Ensino Fundamental de Educação Básica, entre públicas, privadas, urbanas e rurais. Em comparação com os índices do estado de Minas Gerais, o município apresenta percentuais mais elevados de reprovação e abandono escolar em escolas estaduais nos anos finais do Ensino Fundamental (DE ALMEIDA, 2018). Além disso, apenas uma pequena parcela dos estudantes de escolas públicas no Ensino Fundamental em Diamantina está inserida na UFVJM, uma instituição de ensino superior pública na própria cidade. E esta parcela é menor ainda quando pensamos na pós-graduação. Como agravante, muitas desconhecem o papel da Universidade e, principalmente, as atividades de extensão desenvolvidas. Nessa perspectiva, uma pesquisa realizada em Fortaleza - CE, obteve dados concretos sobre a inserção da Universidade no cotidiano da comunidade: a percepção do objetivo da instituição é dividida entre o desconhecimento, a assistência oferecida aos moradores e a formação de profissionais cidadãos (FERNANDO et al., 2012). Devido à recente criação do curso de Medicina, possivelmente, ainda mais crianças e adolescentes desconhecem sequer a existência deste espaço na Universidade e a possibilidade de futuramente pertencerem ao Ensino Superior. Nesse sentido, a Ação de Extensão "FAMED DE PORTAS ABERTAS" permitirá que alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de Escolas públicas em Diamantina/MG passem um dia como "discentes" do curso de Medicina e do PPGCS através de aulas, visitas à Universidade e outras atividades a fim de incentivar a permanência no ensino escolar e o estudo para adentrar no Ensino Superior. Em um primeiro momento, as escolas convidadas e disponíveis para participação no Projeto foram a Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek, em São João da Chapada, a Escola Municipal de Maria Nunes, na comunidade de Maria Nunes, zona rural do distrito de Inhaí, a Escola Municipal de Sopa, no distrito de Sopa e a Vila Educacional de Meninas, localizada no bairro Palha, em Diamantina. Em um segundo momento, novas escolas serão convidadas a participarem do projeto. Dentro de cada escola, uma quantidade entre 15 a 20 alunos matriculados no 8º ou 9º anos serão selecionados para visitar a UFVJM. Ao observar os dados obtidos em Diamantina, ainda existe uma grande evasão escolar ao se terminar o Ensino Fundamental. Nas comunidades de Sopa e Maria Nunes, por exemplo, não há escolas com Ensino Médio, e os alunos, portanto, têm de estudar respectivamente em Diamantina e Inhaí. Para incentivar a continuação dos estudos em busca de uma vaga na Universidade, tal faixa etária foi escolhida para participar da ação. A indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão formadora do tripé acadêmico é o grande pilar para as ações desenvolvidas na Universidade. No caso do Projeto de Extensão "FAMED de Portas Abertas" a extensão se dá dentro das escolas e do próprio Campus da Universidade, locais onde ocorrerão as trocas de saberes, visto que são muitas as percepções trazidas pela comunidade até os discentes da UFVJM, que terão a oportunidade de conhecer a realidade educacional, social e cultural das crianças de modo a fomentar o desenvolvimento pessoal dos discentes e sua formação na disciplina "Desenvolvimento Pessoal" do curso de Medicina. Ademais, o ensino se dará nas próprias atividades ministradas na ação: os discentes da FAMED e da Pós Graduação juntamente com seus professores, desenvolverão atividades com temas importantes na formação dos jovens e que abordam os conteúdos inerentes à formação dos discentes da UFVJM, dando-lhes oportunidade de rever e/ou aprender estes conteúdos, como anatomia humana, histologia e semiologia. Por conseguinte, como uma oportunidade de fomentar o conhecimento científico do público leigo, atividades de apresentação da pesquisa na Universidade serão oferecidas. Para fins de pesquisa, será realizado um levantamento por meio de questionários com a finalidade de perceber a realidade do público atingido, as mudanças de percepções posteriores à ação e para o desenvolvimento e melhorias. De acordo com as justificativas abordadas, o projeto se articula com a Política de Extensão da UFVJM identificando-se na área temática de Educação, visando o conhecimento acerca da Universidade pela população diamantinense, especialmente crianças e adolescentes. A execução das visitas nas escolas e a vinda dos alunos dessas instituições ao Campus JK da UFVJM, enquadra o projeto de extensão na linha extensionista de Espaços de Ciência. Isso se dá devido a difusão da ciência nas próprias escolas e na Universidade como uma forma de fomentar interesse dos alunos da educação básica em adentrar futuramente no ensino superior.


Objetivos

Objetivo Geral Apresentar o funcionamento, estrutura e aspectos pedagógicos da Faculdade de Medicina da UFVJM e da Pós-Graduação em Ciências da Saúde, em Diamantina/MG, para crianças e adolescentes matriculados em escolas públicas localizadas no município. Objetivos Específicos Incentivar a entrada e permanência de estudantes provenientes de escolas públicas de Diamantina no curso de Medicina da FAMED / UFVJM; Possibilitar o contato dos de estudantes provenientes de escolas públicas de Diamantina com a pesquisa científica desenvolvida no âmbito do PPGCS; Contribuir na mitigação da evasão e reprovação nas escolas diamantinenses participantes do Projeto; Apresentar aos professores das escolas públicas o espaço e o funcionamento da Universidade para que estes repassem o conhecimento para seus outros alunos. Estreitar a relação entre instituições de ensino básico e superior mediante visitação dirigida à Universidade e às escolas, disponibilizando parte de sua estrutura física e intelectual a serviço das crianças e adolescentes; Ensinar e abordar para crianças e adolescentes conteúdos de saúde e Medicina através das atividades desenvolvidas no dia da visita ao Campus JK; Fortalecer o vínculo entre os acadêmicos do curso de Medicina e do PPGCS com questões administrativas, pedagógicas e estruturais da Faculdade de Medicina / UFVJM. Integrar a Direção, Coordenação, Docentes, Técnicos-Administrativos e discentes da FAMED/UFVJM; Integrar os alunos das diferentes escolas do município de Diamantina participantes da extensão.


Metas

Impactos Diretos Desenvolvimento de habilidades pelos discentes de graduação e pós-graduação da FAMED no âmbito de produção de eventos e trabalho em equipe; Integração de docentes, técnicos administrativos e discentes com a participação na comissão realizadora de 40 (quarenta) integrantes dos três setores; Visitação e realização de atividades pelos membros do projeto de no mínimo 04 (quatro) escolas de Diamantina. Visitação ao Campus JK de no mínimo 30 (trinta) e no máximo 80 (oitenta) crianças/adolescentes frequentadores de 04 (quatro) escolas públicas de Diamantina/MG; Realização de no mínimo 05 (cinco) atividades práticas de demonstrações científicas, com metodologias ativas e de imersão da Medicina, desenvolvida para as crianças/adolescentes participantes da ação, em parceria com o Projeto de Extensão Universidade das Crianças; Integração entre os alunos de uma mesma escola ou de escolas diferentes através de dinâmicas esportivas e apresentações culturais. Realização de um vídeo com depoimentos e entrevistas sobre a ação para divulgação e recordação dos participantes. Impactos Indiretos Ampliação das discussões sobre a importância e repercussão da UFVJM no espaço em que ocupa. Experimentação de modelos de gestão de equipes para os participantes do projeto, incluindo-se técnicos e professores colaboradores; Estimular o estudo das crianças e adolescentes por meio de informações sobre acesso e permanência na Universidade; Estimular reflexões sociais nos discentes da FAMED a partir da observação e exploração dos problemas presenciados na realidade das escolas. Projetar a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri como interessada no fomento de atividades de extensão com contato direto com a comunidade abordada. Geração de vínculos e memórias afetivas para os alunos das escolas, que lembrarão por um longo período do dia em que visitaram a Universidade. Estreitar as relações de estima entre discentes do curso de Medicina da Famed e do PPGCS UFVJM, professores e técnicos administrativos que participarão das ações. Apresentação da Universidade para outros alunos das escolas através dos professores participantes da ação.


Metodologia

O projeto de extensão “FAMED de portas abertas” se desenvolverá em dois ciclos semestrais, com alunos de 8º e 9º anos de, no mínimo,quatro escolas diamantinenses convidadas. Dentro desse contexto, cada ciclo, que contará com no mínimo duas escolas, irá se desenvolver em quatro etapas: (1) visita às escolas (2) planejamento da visita ao Campus JK (3) visita ao Campus JK e (4) discussão e divulgação de resultados; A etapa um (1), consistirá na realização de no mínimo uma visita em cada escola selecionada para o ciclo, As visitas terão dois objetivos principais: conhecimento da escola, dos professores e dos alunos e o de apresentação prévia da UFVJM para eles . Nesse sentido, inicialmente, será realizado um diálogo com o corpo docente e administrativo das escolas para obter informações relevantes acerca de questões estruturais e acadêmicas da instituição, como quantidade de alunos, turmas e professores; as taxas de retenção e evasão; o acesso à internet e livros no local e a relação dos docentes com a UFVJM.Em seguida,, serão realizadas rodas de conversa com os estudantes dos 8º e 9º anos, a fim de conhecer seus objetivos acadêmicos e profissionais e apresentar as formas de ingresso no Ensino Superior como a Seleção Seriada (SASI) e a Seleção Unificada (SISU). Além disso, será aplicado um questionário sobre as percepções prévias dos alunos sobre a UFVJM. A segunda etapa do ciclo consiste na preparação e planejamento da visita das crianças e adolescentes na Faculdade de Medicina / UFVJM. Nesse sentido, serão realizadas reuniões semanais até a data de cada evento para definição, aprimoramento e elaboração das atividades a serem desenvolvidas. Para os discentes cadastrados no projeto, faz-se necessário, nesse período, buscar apoio e mão de obra para formar uma Comissão Organizadora, realizando-se, portanto, processo seletivo por meio do Google Forms, para todos os discentes de graduação e pós-graduação da Famed e UFVJM que queiram participar da ação. Após serem selecionados, os estudantes passarão por capacitações, ministradas pelos próprios membros do projeto, para compreensão das realidades das escolas participantes e de entendimento das funções necessárias no dia. As escolas participantes que, anteriormente, foram visitadas pelos discentes da UFVJM, deverão selecionar entre 15 (quinze) a 20 (vinte) alunos matriculados em turmas do 8º e 9º anos através de métodos de sorteio, ranking de comportamento ou notas, a critério das escolas. Já as autorizações de ida ao passeio e de uso de imagem - para fotografar e filmar a ação, serão enviadas para a assinatura dos responsáveis, recolhidas pelas próprias escolas e encaminhada ao coordenador do projeto. A terceira etapa (3) consiste na vinda dos alunos acompanhados de professores das escolas participantes do projeto ao Campus JK da UFVJM, através de transporte oferecido pela própria escola ou pela UFVJM. Inicialmente, os próprios discentes de Medicina farão uma entrega simbólica de empréstimo de seus jalecos para os alunos utilizarem. Nesse sentido, as crianças e adolescentes passarão uma manhã imersos na Faculdade de Medicina, participando de atividades relacionadas à anatomia, histologia, semiologia e saúde mental nos Laboratórios de Habilidades Clínicas, de Simulação I, Morfofuncional I acompanhados de docentes e técnicos da Universidade, em conjunto com discentes da graduação em Medicina e da pós-graduação. Para além disso, o Centro Acadêmico Livre de Medicina (CALMED-JK) desenvolverá uma atividade englobando novamente as formas de entrada na Universidade. Para registro e divulgação da ação, discentes do Projeto de Extensão Cais pela Estrada: valorização de tradições e saberes do Alto Vale do Jequitinhonha ficarão responsáveis pela captação de entrevistas, fotografias e gravações da ação. Com a finalização de todas as atividades, as turmas se reunirão novamente no Auditório, onde terão que responder um questionário de avaliação do evento e tirar as últimas dúvidas sobre a UFVJM. Por conseguinte, cada grupo seguirá com destino à escola em que estuda no transporte disponibilizado. Em sua última fase (4) uma análise e discussão dos dados obtidos serão realizados pela Comissão Organizadora, com base nos registros audiovisuais obtidos, juntamente com os questionários aplicados antes e depois do evento. Por fim, um curta-metragem em formato de documentário será disponibilizado para divulgação nas redes sociais e enviado aos pais das crianças e adolescentes para recordação. No segundo semestre, um novo ciclo se completa com, no mínimo, duas escolas diferentes do primeiro ciclo.


Referências Bibliográficas

ANTUNES, Isa Cristina Barbosa; SILVA, Rafael Oliveira da; BANDEIRA, Tainá da Silva. A Reforma Universitária de 1968 e as transformações nas instituições de ensino superior. Semana de Humanidades, v. 19, 2011. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado 1988. CAFARDO, R. Quase 40% dos brasileiros não sabem o que faz a universidade pública, aponta estudo. O Estado de São Paulo, São Paulo, nov 2021. Disponível em https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,quase-40-dos-brasileiros-nao-sabem-o-que-faz-a-universidade-publica-aponta-estudo,70003909021?utm_source=estadao:app&utm_medium=noticia:compartilhamento. DE ALMEIDA, MARCILENE MARIA. O DESAFIO DE REDUZIR A REPROVAÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL DONA ZAÍDE EM DIAMANTINA–MINAS GERAIS, 2018. DURHAM, Eunice R. As universidades públicas e a pesquisa no Brasil. São Paulo, NUPES, Documento de trabalho, v. 9, p. 98, 1998. FERNANDES, Marcelo Costa et al. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista, v. 28, p. 169-194, 2012. Oliveira R, Zhouri A. Paisagens Industriais e Desterritorialização de Populações Locais: conflitos socioambientais em projetos hidrelétricos. Rio de Janeiro: I Encontro Ciências Sociais e Barragens. 2005. SAVI, Claudinéia Lucion; DE LOURDES BERNARTT, Maria; DE MELLO, Nilvania Aparecida. Cotas raciais na Universidade: estudo de caso sobre o acesso à Educação Superior em uma Instituição Federal. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-20, 2022. SCOTT, Juliano Beck et al. O conceito de vulnerabilidade social no âmbito da psicologia no Brasil: uma revisão sistemática da literatura. Psicologia em Revista, v. 24, n. 2, p. 600-615, 2018. UFVJM: 68 anos de tradição em ensino e 16 anos de Universidade. Portal UFVJM, Diamantina, 2022. Disponível em: https://portal.ufvjm.edu.br/a-universidade. Acesso em: 22 de maio de 2022.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Diamantina é uma cidade com população de 47.924 pessoas, segundo dados do IBGE (2021). Segundo o último censo (2010), 38,4% dessa população tem rendimento nominal mensal per capita de até ½ salário mínimo. Nesse sentido, este trabalho pretende investigar qual a relação das crianças e jovens matriculados em algumas escolas públicas do município com a UFVJM. Inicialmente, todas as atividades previstas para serem realizadas no evento serão apresentadas aos funcionários das escolas convidadas e os alunos serão questionados sobre temas que gostariam de ver na Universidade. Por conseguinte, são muitos os saberes trazidos pela comunidade até os discentes, que terão a oportunidade de conhecer a realidade educacional, social e cultural das crianças de modo a fomentar o desenvolvimento pessoal dos discentes e sua formação na disciplina "Saúde da Criança" do curso de Medicina.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A ação de extensão "FAMED de Portas Abertas" oferecerá diversas atividades para as crianças e adolescentes participantes. Nesse sentido, os estudantes das escolas públicas passarão por diversas áreas do conhecimento presentes no Projeto Pedagógico do curso de Medicina da Famed, e também aquelas inerentes ao PPGCS da UFVJM, como histologia, anatomia e semiologia de forma integrada com a pedagogia. Além disso, outras Unidades Acadêmicas colaborarão para a realização do evento. Ademais, todas essas atividades serão ministradas pelos universitários, de modo a desenvolver metodologias pedagógicas para melhor aprendizado das crianças e dos adolescentes acerca do conteúdo ministrado.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão formadora do tripé acadêmico é o grande pilar para as ações desenvolvidas na Universidade. No caso da ação de extensão "FAMED de Portas Abertas" a extensão se dá dentro do Campus da Universidade, trazendo crianças e jovens matriculados em escolas públicas de Diamantina (sede e distritos) para passarem um dia imersos na Faculdade de Medicina da UFVJM, juntamente com os discentes da Instituição. Ademais, o ensino se dará nas próprias atividades ministradas na ação: os discentes da FAMED juntamente com seus professores, desenvolverão atividades com temas importantes na formação dos jovens, e que abordam os conteúdos inerentes à formação dos discentes da UFVJM, oportunizando a estes rever e/ou aprender estes conteúdos. Por fim, como uma oportunidade de fomentar o conhecimento científico do público leigo, atividades de apresentação da pesquisa na Universidade serão oferecidas. Ademais, será realizado um levantamento por meio de questionários com a finalidade de perceber a realidade do público atingido e para o desenvolvimento e melhorias de novas ações.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os estudantes da Faculdade de Medicina da UFVJM, graduandos e pós-graduandos, participarão de todas as atividades planejadas no dia da ação, além também de contribuírem com o planejamento destas ações. Nesse sentido, conforme descrito anteriormente, uma programação multifacetada está sendo planejada: uma parte dos estudantes acompanharão as crianças e jovens nos grupos formados criando-se laços com a comunidade diamantinense, outra parte dos discentes atuará em atividades específicas ao ensinar as crianças e jovens matérias como primeiros socorros, o adentramento na Universidade, o funcionamento da biblioteca e do biotério, educação sexual, saúde mental, histologia e anatomia básicas. Por fim, todos os estudantes terão oportunidade de criar laços entre si, entre a graduaçao e pós-graduação, com os estudantes das escolas e com os professores e técnicos da FAMED. Tal agenda contribuirá com a formação dos estudantes, conforme o Perfil do Egresso disponibilizado no Projeto Pedagógico do Curso de Medicina, com contribuições principalmente no quesito de Educação em Saúde.


Impacto e Transformação Social

A ação de extensão "FAMED de Portas Abertas" tem como principal objetivo trazer crianças e adolescentes matriculados em escolas públicas diamantinenses para conhecer o funcionamento, estrutura e aspectos pedagógicos da Faculdade de Medicina da UFVJM. Nesse sentido, tal ação busca impactar a vida destes estudantes de modo a gerar interesse pela vida acadêmica e pelos estudos, mostrando que estudar em uma Universidade Pública, especificamente a UFVJM, é uma possibilidade em suas vidas, diminuindo-se assim a evasão escolar.


Divulgação

A divulgação será realizada através das redes sociais do Grupo de Trabalho do CALMED-JK: o Projeto Cais.


Propriedade(s) Intelectual

ARTIGO CIENTÍFICO PRODUTO AUDIOVISUAL-VÍDEO RESUMO REVISTA

Público-alvo

Descrição

O público alvo direto são os alunos de 8º e 9º anos matriculados em alguma escola selecionada para participar da ação. Cada escola convidada (Escolas Estaduais Professora Gabriela Neves e Governador Juscelino Kubitschek, Escolas Municipais de Sopa e Maria Nunes e Vila Educacional de Meninas) selecionará 15 alunos para visitação e imersão na Faculdade de Medicina da UFVJM.

Descrição

O evento será organizado e realizado por discentes do curso de Medicina da Famed e do PPGCS UFVJM com auxílio de professores e técnicos administrativos. Nesse sentido, o evento será uma oportunidade para treino de habilidades como comunicação, trabalho em equipe e gestão de pessoas, além de gerar maiores laços com os servidores da Universidade.

Descrição

Cada Escola convidada enviará um professor responsável pela turma, que acompanhará o grupo durante todo o dia. Nesse sentido, o evento será uma oportunidade de apresentar a Faculdade de Medicina também para eles, que por sua vez, poderão repassar e incentivar os demais alunos que por ventura não participaram da ação.

Descrição

Os demais alunos da escola, em meio ao convívio com os estudantes que participarão da vinda à UFVJM, também saberão mais sobre a Universidade e esperarão sua vez para também conhecerem o Campus.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Datas - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A Direção da Faculdade de Medicina / UFVJM auxiliará na ação de extensão "FAMED de Portas Abertas" de modo a permitir a utilização das salas do prédio onde está locada a Faculdade de Medicina no Campus JK da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Participação da Instituição Parceira

O Centro Acadêmico Livre de Medicina Dr. Juscelino Kubitschek será responsável pela primeira atividade (abertura do evento) realizada com todas as crianças e adolescentes participantes da ação. Nesse sentido, a atividade apresentará um pouco do funcionamento da UFVJM, focando-se em como ocorre o processo seletivo para adentrar nela.

Participação da Instituição Parceira

O Projeto de Extensão Universidade das Crianças ficará responsável por idealizar e realizar as atividades relacionadas à fisiologia, anatomia e semiologia nos Laboratórios de Habilidades, de Anatomia e de Fisiologia da FAMED/UFVJM. Todos os grupos de alunos passarão por estas etapas, sendo elas repetidas, portanto, cinco vezes.

Participação da Instituição Parceira

A Escola Municipal de Sopa, localizada na Praça Santa Rita, 306 em Sopa, Diamantina, foi uma das escolas convidadas para participar da primeira edição da ação de extensão "FAMED de Portas Abertas". Nesse sentido, a escola organizará a excursão para, preferencialmente, alunos dos 8º e 9º anos enviando um professor para acompanhar o grupo na visita à UFVJM.

Participação da Instituição Parceira

A Escola Municipal de Maria Nunes, localizada na Praça Nossa Senhora Auxiliadora s/n no povoado de Maria Nunes, Diamantina, foi uma das escolas convidadas para participar da primeira edição da ação de extensão "FAMED de Portas Abertas". Nesse sentido, a escola organizará a excursão para, preferencialmente, alunos dos 8º e 9º anos enviando um professor para acompanhar o grupo na visita à UFVJM.

Participação da Instituição Parceira

A Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek, localizada na Rua Distrito, 40 em São João da Chapada, Diamantina, foi uma das escolas convidadas para participar da primeira edição da ação de extensão "FAMED de Portas Abertas". Nesse sentido, a escola organizará a excursão para, preferencialmente, alunos dos 8º e 9º anos enviando um professor para acompanhar o grupo na visita à UFVJM.

Participação da Instituição Parceira

A Vila Educacional de Meninas (VEM), localizada na Rua do Carro, 333, no bairro da Palha em Diamantina, foi uma das instituições convidadas para participar da primeira edição da ação de extensão "FAMED de Portas Abertas". Nesse sentido, a escola organizará a excursão para, preferencialmente, alunos dos 8º e 9º anos enviando um professor para acompanhar o grupo na visita à UFVJM.

Participação da Instituição Parceira

O Projeto de Extensão Cais pela Estrada: valorização de tradições e saberes do Alto Vale do Jequitinhonha ficará responsável pela captação de imagens, edição e divulgação da ação por meios de vídeo e fotos, mediante autorização dos pais ou responsáveis com assinatura do TCLE.

Participação da Instituição Parceira

Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde realizarão atividades ligadas à pesquisa na Universidade integrando todos os alunos das escolas convidadas.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 160 h

Carga Horária 40 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

as visitas nas escolas serão realizadas de janeiro a abril (primeiro ciclo) e de julho a outubro (segundo ciclo). Dessa forma, cada escola participante será visitada pelo menos uma vez com os objetivos de conhecimento de infraestrutura e aspectos pedagógicos, dos objetivos e percepções dos alunos em relação à UFVJM, e de apresentar previamente a Universidade ao corpo discente e docente dessas instituições.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Nos dois ciclos, serão realizados processos seletivos para discentes da graduação em Medicina e da pós-graduação que queiram auxiliar nas atividades referentes à visita dos alunos das escolas na Universidade. Tal processo será feito remotamente, utilizando-se um questionário da plataforma Google Forms.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Nos dois meses precedentes da visita ao Campus JK da UFVJM pelos estudantes das escolas parceiras, a equipe do Projeto de Extensão, juntamente com os selecionados no processo seletivo farão reuniões para o planejamento da ação. Em consonância, uma capacitação ministrada pelos próprios discentes cadastrados no processo será feita com os recém selecionados de modo a fazê-los compreender as realidades das escolas e definir as funções.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Durante o ano duas visitas dos alunos das escolas à UFVJM ocorrerão (uma em cada semestre). Assim, durante uma manhã, estes alunos passarão por uma imersão na Faculdade de Medicina/UFVJM, passando por atividades relacionadas à anatomia, histologia, semiologia e saúde mental.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Todos os dados obtidos nos formulários preenchidos pelos alunos serão divulgados e discutidos. Além disso, as fotografias e vídeos do dia da visita às escolas e ao Campus JK serão publicados.