Visitante
Projeto Farmaciatuando
Sobre a Ação
202203000456
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
25/05/2023
25/05/2024
Dados do Coordenador
andrea renata malagutti
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Educação
Fármacos e medicamentos
Municipal
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Não
Membros
Este projeto visa desenvolver ações lúdicas como a criação de peças teatrais e filmes de curta duração envolvendo temas na área de Farmácia/Saúde e elaboração de material para divulgação na internet através de mídia social com o objetivo de promover a conscientização da comunidade acadêmica e/ou escolar de assuntos científicos dentro dos eixos de formação do Curso de Farmácia, capacitando os discentes e aproximando os saberes da universidade da sociedade.
Divulgação científica, ações lúdicas, educação, farmácia
As universidades públicas brasileiras são instituições criadas para atender às necessidades do país, assumindo o ensino, a pesquisa e a extensão como dimensões acadêmicas fundamentais e indissociáveis na formação de recursos humanos qualificados. A extensão universitária visa desenvolver atividades de cidadania através de projetos de extensão com o objetivo claro de aproximar a comunidade universitária da sociedade (Fórum, 2012). A aproximação entre a comunidade universitária e o público-alvo deve aliar o conhecimento científico ao conhecimento popular para promover tanto a função social da universidade na comunidade quanto a formação de recursos humanos qualificados para atuar na sociedade (DA SILVA, 2020, EINSFELD, Lídia et al.2009). Diante do exposto, o projeto Farmaciatuando do Curso de Farmácia da UFVJM apresenta ações de extensão que serão realizadas por discentes do curso de Farmácia, matriculados em Unidades Curriculares (UCs) com carga horária prática de extensão, sob orientação dos docentes responsáveis pelas mesmas. As UCs obrigatórias e eletivas vinculadas às ações de extensão estão organizadas em três Programas de extensão, que contemplam os três eixos de formação do Curso de Farmácia: Programa gestão em saúde (45 horas), Programa Tecnologia e Inovação em Saúde (138 horas) e Programa cuidado em saúde (181 horas). Considerando os eixos apontados, tem-se quem as UCs obrigatórias: FAR 002- Química Geral (14 h), FAR 005-Química Analítica Qualitativa (12 h), FAR 151- Biofísica Aplicada (6 h) estão inseridas no eixo Programa Tecnologia e Inovação em Saúde Este eixo de formação compreende uma carga horária total de 138 horas, das quais as disciplinas FAR 002, FAR 005 e FAR 151 somam uma carga horária de 32 horas. As UCs eletivas FAR 201 - Fundamentos de Cromatografia (6 horas) e FAR 194 - Controle de Qualidade de Insumos Farmacêuticos e Cosméticos (8 horas) estão inseridas no eixo Programa cuidado em saúde. Este eixo de formação compreende uma carga horária total de 181 horas, das quais as disciplinas FAR 201 e FAR 194 somam uma carga horária de 14 horas. Assim, este projeto foi elaborado para atender à implantação da curricularização da extensão no curso de Farmácia da UFVJM, permitindo integralizar a carga horária de formação de discentes dentro destes eixos. As ações de extensão propostas neste projeto irão atender a comunidade acadêmica da UFVJM e/ou a comunidade escolar de Diamantina. Dentre as ações de extensão propostas neste projeto estão: a criação de peças teatrais e filmes de curta duração lúdicos envolvendo conceitos científicos na área de Farmácia e elaboração de material para divulgação na internet através de mídia social. Essas ações objetivam contextualizar, promover a conscientização e aproximar a comunidade acadêmica e/ou escolar de Diamantina e região de assuntos científicos diversos nos eixos abordados pelas UCs.
As universidades públicas brasileiras têm uma função social importante na formação de recursos humanos qualificados para atuar de maneira crítica e responsável em diversos segmentos da sociedade. Tais instituições são as principais geradoras de conhecimento científico e inovações tecnológicas, porém quando o conteúdo científico é aplicado somente à comunidade cientifica e excluindo a comunidade leiga, a universidade deixa de cumprir com seu papel social. Assim a divulgação científica não deve se restringir aos “muros” da universidade, sendo de extrema importância a participação da sociedade na construção do conhecimento. Em se tratando de uma grande maioria leiga em diversas áreas torna-se essencial a transformação do conhecimento em conteúdos lúdicos e aplicáveis no dia-dia das pessoas promovendo uma real transformação da sociedade. Portanto, uma aproximação entre universidade e sociedade é desejável para que o conhecimento gerado possa contribuir também para o desenvolvimento das comunidades na qual está inserida. Esta aproximação não deve ser compreendida como uma via de mão única, mas como uma troca de conhecimentos e experiências através de práticas extensionistas. Assim, as ações de extensão cadastradas neste projeto visam difundir conhecimentos acerca de temas pertinentes relacionados principalmente à área de Farmácia/Saúde, de forma lúdica e simples para a comunidade, além de qualificar os discentes com o desenvolvimento de diversas habilidades e ampliar a sua compreensão de como a Farmácia pode ser empregada em benefício da comunidade no cotidiano.
Objetivo Geral: Contextualizar, promover a conscientização e aproximar a comunidade acadêmica e/ou escolar de Diamantina e região de assuntos científicos diversos nos eixos abordados pelas UCs: FAR 002- Química Geral, FAR 005-Química Analítica Qualitativa, FAR 151- Biofísica Aplicada, FAR 201 - Fundamentos de Cromatografia e FAR 194 - Controle de Qualidade de Insumos Farmacêuticos e Cosméticos do Curso de Farmácia da UFVJM. Objetivos Específicos: - Promover a divulgação da ciência; - Contextualizar assuntos científicos com o cotidiano do público-alvo; -Promover a conscientização sobre assuntos diversos relacionados à área de Saúde; - Mobilizar docentes e estudantes na busca de conhecimento e aplicações da teoria no cotidiano; - Estimular nos discentes a criatividade e senso crítico; - Desenvolver habilidades artísticas e educativas; - Desenvolver habilidades para se relacionar com o publico em geral, capacitando-os serem profissionais que promovam atendimentos e serviços humanizados; - Reforçar o aprendizado dos discente e do público-alvo por meio da apresentação lúdica de conhecimento científico -Desenvolver habilidade de planejamento e organização de ações voltadas para o público-alvo.
1 - Consolidar a interdisciplinaridade e a interação de estudantes de diferentes períodos e bagagens de conhecimento; 2- Promover ações culturais na UFVJM; 3- Fomentar a criatividade dos discentes; 4-Contribuir com a divulgação do conhecimento científico na área de Farmácia/Saúde, conscientizando e melhorando a qualidade de vida da comunidade; 5- Aproximação dos estudantes de graduação da comunidade, possibilitando trocas de experiências pessoais, científicas e profissionais.
As ações de extensão serão realizadas na UFVJM ou em escolas de Diamantina interessadas em participar do projeto e serão executadas por discentes do curso de Farmácia matriculados nas UCs FAR 002- Química Geral, FAR 005-Química Analítica Qualitativa, FAR 151- Biofísica Aplicada, FAR 201 - Fundamentos de Cromatografia e FAR 194 - Controle de Qualidade de Insumos Farmacêuticos e Cosméticos sob orientação dos professores responsáveis. Os discentes irão realizar a carga horaria destinada à extensão previamente estabelecida nos planos de ensino das UCs até o final do respectivo semestre letivo, ao qual eles estão matriculados. Desta forma, estarão cumprindo a curricularização de carga horária prática de extensão exigida nas atuais diretrizes curriculares. O projeto será desenvolvido em três etapas: Na primeira etapa os discentes irão se reunir com os docentes responsáveis pelas UCs para definir um tema na área de Farmácia/Saúde, dentro dos eixos temáticos das disciplinas e serão separados em grupos de trabalho com diferentes atribuições, dentre elas: 1- Discentes que irão escrever o roteiro da peça teatral e/ou filme de curta metragem; 2- Discentes que irão atuar na peça teatral e/ou filme de curta metragem; 3- Discentes que darão suporte para a execução da peça teatral e/ou filme de curta metragem; 4- Discentes que ficarão responsáveis por confeccionar material de divulgação na internet Na segunda etapa, os discentes se reunirão para executar a apresentação da peça teatral e/ou filme de curta metragem para a comunidade acadêmica e/ou escolas de Diamantina. Na terceira e última etapa, os discentes irão avaliar o grau de satisfação da plateia com relação à clareza e a forma em que o conteúdo foi apresentado através de uma enquete.
Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras - Política Nacional de Extensão Universitária), Manaus – AM, Maio de 2012. DA SILVA, Wagner Pires. Extensão universitária: um conceito em construção. Revista Extensão & Sociedade, v. 11, n. 2, 2020. EINSFELD, Lídia et al. A extensão universitária enquanto ferramenta para formação de um novo perfil de profissional farmacêutico. Extensão [internet], v. 8, n. 2, p. 23-32, 2009.
Este projeto permitirá a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade através da abordagem de assuntos científicos em peças teatrais e/ou filme de curta metragem de forma a aliar o conhecimento científico ao conhecimento popular favorecendo a formação de recursos humanos qualificados para atuar na sociedade promovendo também uma transformação cultural desta.
A interdisciplinaridade e a interprofissionalidade serão alcançadas através da integração dos conteúdos das diversas UCs que estão envolvidas neste projeto e seus respectivos eixo temáticos, assim como o envolvimento de profissionais de área de Farmácia, Química e Biologia, possibilitando uma ampla formação discente.
O projeto permite associar o ensino, através das UCs que serão trabalhadas, a pesquisa através da revisão bibliográfica sobre os temas abordados no projeto e a extensão através da execução junto ao público-alvo das atividades propostas.
O desenvolvimento deste projeto irá impactar positivamente na formação dos discentes uma vez que eles irão participar do planejamento, organização, execução das ações propostas, além de estudar com profundidade os temas a serem abordados no projeto. O projeto oportunizará o desenvolvimento da criatividade e também o desenvolvimento humano e social por meio da vivência extrassala e da interação com a comunidade. Espera-se também formar recursos humanos qualificados e comprometidos que sejam capazes de perceber as necessidades das comunidades e vislumbrar oportunidades em sua própria área de formação.
Este projeto permitirá ao indivíduo compreender alguns aspectos relacionados ao seu cotidiano que envolvem conceitos da área de Farmácia/Saúde e assim difundir o conhecimento científico de forma lúdica e de fácil compreensão, auxiliando as pessoas a realizarem atividades do cotidiano com maior eficiência e segurança, contribuindo, desta forma, para o seu bem-estar. Além disso, o projeto permitirá a troca de conhecimento entre universidade e comunidade, promoverá o trabalho em equipe, o diálogo com o público-alvo utilizando uma linguagem didática e simples, requisitos necessários no mercado de trabalho.
O projeto será divulgado por meio de material informativo nas mídias sociais, como, por exemplo: Instagram, WhatsApp, Facebook, YouTube, dentre outras. Além disso, também será divulgado nos espaços físicos do Campus JK-UFVJM para a comunidade interna e externa da UFVJM.
Público-alvo
Estudantes, técnicos e docentes de diversas áreas da UFVJM que poderão assistir à apresentação da peça teatral e/ou filme de curta metragem.
Indivíduos de escolas de ensino médio de Diamantina que poderão assistir à apresentação da peça teatral e/ou filme de curta metragem.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 230 h
- Manhã;
- Tarde;
Definição dos temas dentro dos eixos das UCs que serão abordados no projeto, separação de grupos de trabalho e atribuição de funções dentro de cada grupo de trabalho. Serão realizadas reuniões com 2 h de duração por mês, totalizando uma carga horária de 22 h.
- Manhã;
- Tarde;
Durante todo desenvolvimento do projeto os discentes realizarão revisão bibliográfica para elaborar/planejar o conteúdo que será abordado na peça teatral e/ou vídeo de curta metragem e o material de divulgação de acordo com o tema escolhido dentro dos eixos das UCs. Serão realizadas pelo menos 2 h de pesquisas bibliográficas semanais, totalizando uma carga horária de 96 horas.
- Manhã;
- Tarde;
Será realizado pelos discentes a criação de um roteiro abordando o tema escolhido de forma lúdica e com linguagem acessível ao público-alvo. Este roteiro será revisado a cada quinze dias para avaliar como o conteúdo científico está sendo abordado. O tempo gasto para a revisão do roteiro será em torno de 2 horas, totalizando durante o todo o período da atividade uma carga horária de 48 horas.
- Manhã;
- Tarde;
Reuniões com os grupos de discentes para avaliar o andamento das atividades, adequação de roteiro da peça teatral e/ou vídeo de curta metragem, esclarecimento de dúvidas, troca de experiências. Será realizada uma reunião mensal com 2 horas de duração, totalizando durante todo o período da atividade uma carga horária de 24 horas.
- Manhã;
- Tarde;
Elaboração dos posts para publicação. Antes da publicação, os coordenadores irão revisar o conteúdo dos posts para correção e adequação. O tempo gasto para revisar e corrigir os posts será em torno de 1 hora, totalizando para esta atividade uma carga horária de 20 horas.
- Manhã;
- Tarde;
Apresentação da peça teatral e/ou vídeo de curta metragem para o público-alvo. Pretende-se realizar quatro apresentações no ano com duração de 2 h cada totalizando uma carga horária de 8 horas para esta atividade.
- Manhã;
- Tarde;
Elaboração do relatório contendo a descrição das atividades realizadas e as experiências adquiridas ao longo da execução deste projeto. Serão necessárias 3 horas semanais para redigir e corrigir o relatório final no período da atividade cadastrada, totalizando uma carga horária de 12 horas.