Detalhes da ação

Centro Cultural e Astronômico da UFVJM

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000059

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

19/04/2021

Data Fim

31/12/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

cristiane tolentino machado

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Área Temática Principal

Cultura

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Artes integradas

Abrangência

Estadual

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

FacebooK da PROEXC
Instagram da PROEXC
Outras Redes Sociais

Canal do Youtube da PROEXC

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Resumo

Apresentamos uma proposta de criação do Centro Cultural e Astronômico da UFVJM que visa atender à demanda da comunidade acadêmica por espaços específicos para desenvolvimento de atividades artísticas, culturais e astronômicas. Bem como adequar e dar coerência ao crescimento e dinamismo das atividades culturais e extensionistas desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.


Palavras-chave

centro cultural, astronômico, universidade,


Introdução

Centro Cultural é um espaço edificado ou adaptado para a promoção, desenvolvimento e difusão cultural dentro de uma política de ação cultural. A definição de Ação Cultural proposta por Coelho, 1997, com as devidas adaptações, serve para descrever o que vem a ser um Centro Cultural. Segundo Milanesi (1997), o que caracteriza um centro cultural é “a reunião de produtos culturais, a possibilidade de discutí-los e a prática de criar novos produtos”. Esses espaços aglutinam atividades de natureza cultural, da ordem da criação, reflexão, fruição e distribuição de bens culturais. Os centros culturais podem ser considerados como espaços criados com a finalidade de se produzir e se pensar a cultura, tornando-se o território privilegiado da ação cultural, da ação informacional e do conhecimento da sociedade contemporânea. Os centros culturais devem realizar ações que integrem três campos comuns ao trabalho cultural: criação, circulação e preservação. Para o primeiro campo, devem-se incorporar ações que visam estimular a produção de bens culturais. Devem-se promover oficinas, cursos e laboratórios; deve-se investir na formação artística e na educação estética. Uma vez produzido o bem cultural este deve ser tornado público, através de uma política de eventos que possibilite a participação da sociedade. A circulação do bem cultural e da informação, de acordo com Milanesi (1997), cria novas demandas culturais e informacionais, e esta é uma condição básica do trabalho cultural. O autor indica a necessidade de se atuar na formação de público para a recepção de bens culturais, através de oficinas e debates de linguagens artísticas. O terceiro campo do trabalho realizado por um centro cultural é o campo da preservação. Depois de criado e tornado público, o bem cultural deve ser preservado, para garantir a manutenção da memória cultural daquela coletividade (COELHO, 1986; MILANESI, 1997).


Justificativa

Inserido no contexto universitário, o centro cultural cumpre a função de criação e aperfeiçoamento de técnicas artísticas, espaço de expressão e interação. Dentro da estrutura administrativa universitária, marcada pela departamentalização, os espaços culturais funcionam também como pontos de encontro, lazer e fruição de ideias. Com o poder agregador e ao encontro das potencialidades do centro cultural podemos considerar a fascinante área da Astronomia. É sabido que observar o céu desperta a curiosidade das pessoas de diversas idades. O céu é um laboratório profícuo para o ensino das diversas ciências, como a Física, Química, Geografia, História, Geologia e mais especialmente a Astronomia e Astrobiologia (NOGUEIRA, 2009). O ensino da Astronomia é uma atividade altamente associativa, pois: o céu é um laboratório disponível para todos observarem e estudarem, é possível desenvolver atividades de Geografia, Matemática, História, Culturais, Física, dentre outras com ensinamentos astronômicos. Utilizando-se do poder agregador da Astronomia, o Centro Astronômico propiciará apoio aos diversos cursos da UFVJM aplicando a indissociabilidade do Ensino-Pesquisa-Extensão. Além da Astronomia ser uma forma de aplicar a interdisciplinaridade nas diversas áreas do conhecimento, podendo ocorrer através de oficinas, palestras e observações astronômicas públicas. O Centro Astronômico pode ser considerado um excelente meio para a divulgação científica e tecnológica em um formato acessível à comunidade atendida.


Objetivos

Geral Dotar a UFVJM de infraestrutura para fomento e desenvolvimento de ações artístico-culturais e de divulgação científica na área da Astronomia. Específicos Propiciar a exposição e apresentação de atividades de arte e cultura visando a elevação do nível cultural das comunidades acadêmica e externa à UFVJM; Fomentar o desenvolvimento de grupos culturais e artísticos no âmbito da UFVJM; Estimular e ampliar as iniciativas de formações artísticas de vários os gêneros, no âmbito da UFVJM; Propiciar o espaço adequado para o ensino e produção artística; Propor e fomentar propostas por meio de editais para as ações de extensão e cultura: cursos, conferências, palestras, exposições, atividades culturais, atividades educativas, dentre outras; Manter programas voltados para diferentes públicos: especializado, universitário, escolar, espontâneo, entre outros, de acordo com as demandas e interesses das comunidades da região de abrangência da UFVJM; Possibilitar e incentivar a pesquisa, ensino e extensão a partir das ações artístico-culturais e de divulgação científica; Desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas que lhe são afetas; Promover a exposição, proteção e a valorização do patrimônio cultural, bem como das coleções integrantes do seu acervo Capacitar universitários e multiplicadores para atuarem nas comunidades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri promovendo a divulgação científica centrada na Astronomia e ciências afins; Oferecer seminários, oficinas e exposições nas áreas da Astronomia e Astrofotografia para diferentes públicos; Divulgar Diamantina como região privilegiada para a prática da observação do céu; Implementar observações Astronômicas públicas.


Metas

Incentivar e divulgar a arte e os artistas, em especial do Vale do Jequitinhonha, tonando-se uma referência de valorização da arte e cultura regional; Estabelecer um novo espaço para turismo e lazer para a região de Diamantina; Incentivar o intercâmbio científico e cultural com instituições afins;


Metodologia

A implementação do Centro Cultural e Astronômico irá proporcionar, tanto aos discentes quanto a toda comunidade acadêmica e sociedade em geral, um espaço adequado para diversos tipos de atividades de formação, tais como cursos de longa e curta duração, oficinas, sendo ainda espaço privilegiado para abrigar eventos, projetos e programas de extensão. Além disso, pretende-se com este espaço estimular a produção acadêmica e o desenvolvimento de pesquisas científicas. Poderão ser criados núcleos, grupos de estudo, laboratórios e projetos de pesquisa voltados para essas áreas do conhecimento. Com a efetivação do Centro Cultural e Astronômico, a Proexc irá adquirir meios concretos para estimular e fomentar a formação de grupos culturais dentro da UFVJM. Embora atualmente este fomento faça parte da política cultural da UFVJM, a Diretoria de Cultura não possui outras ferramentas além de bolsas e materiais de consumo, por meio do Programa de Bolsas de Apoio à Cultura e à Arte (PROCARTE), para a consolidação e continuidade de grupos culturais. Visando contribuir para a democratização do acesso e utilização dos espaços, a programação será constituída principalmente por meio de editais e chamamentos públicos de ocupação dos espaços. Considerando a característica multicampi da UFVJM, propõe-se que as ações realizadas no Centro Cultural e Astronômico sejam, sempre que possível, planejadas para ocorrerem de forma itinerante ou de modo que possam ser replicadas nos outros campi da universidade. Para dar visibilidade às ações do Centro Cultural e Astronômico, conquistar novos públicos e consolidá-lo como novo espaço turístico e de lazer, propõe-se construir uma rede de parcerias com secretarias federais, estaduais e municipais de cultura, turismo e educação, com outras instituições de ensino, ONGs, museus, entre outros. Para que todos possam usufruir dos bens culturais, há a indicação de se atuar na formação de público, através de oficinas, concertos didáticos e debates de linguagens artísticas (MILANESI, 1997). Outra possibilidade de ação são as exposições educativas para públicos específicos. A exemplo de ações culturais inclusivas, especialmente dedicadas a pessoas com necessidades especiais. Ações também especialmente concebidas ao público infantil que são mais frequentes em espaços de ciência podem também ser implementadas no Centro Cultural e Astronômico. Iniciativas como essas são fundamentais para a formação da criança envolvida no universo da arte e ciência, que no futuro poderá se sentir capaz de visitar demais espaços culturais, partindo de sua própria experiência. Essas ações, dentro de programas de longa duração, correspondem ao que se poderia esperar de um centro cultural universitário: partindo de pesquisas científicas, desenvolver metodologias e práticas novas que envolvem diferentes parcelas de público e que podem servir de modelo para novas iniciativas (ALMEIDA, 2001).


Referências Bibliográficas

ALMEIDA, Adriana Mortara. Museus e coleções universitários: por que museus de arte na universidade de São Paulo? Tese ( Doutorado em Ciências da Informação e Documentação) - Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, São Paulo, 2001. BRASIL. Ministério do Turismo/Secretaria Especial de Cultura. Plano Nacional de Cultura. 2020. COELHO NETO, José Teixeira. Usos da cultura: políticas de ação cultural. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFVJM. Resolução Nº. 26 - CONSEPE, de 19 de outubro de 2012. DUARTE JUNIOR, João-Francisco. Fundamentos estéticos da educação. São Paulo: Cortez Autores Associados Universidade de Uberlândia, 1981 ESTRELAS – Estrelas do Sertão. Disponível em: <https://www.even3.com.br/ anais/icobicet2020/258776-estrelas-do-sertao/>. Acesso em 16 de out. 2020. GAIA – Projeto GAIA. Disponível em: < http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1418>. Acesso em 16 de out. 2020. GBC BRASIL GREEN BUILDING COUNCIL BRASIL. Home Page. 2013. Disponível em: <http://www.gbcbrasil.org.br>. Acesso em: 20.06.2013. HISTÓRIA de Diamantina. Diamantina, 2021. Disponível em: http://diamantina.mg.gov.br/o-municipio/historia-de-diamantina/. Acesso em 24 fev. 2021. IPHAN – Centro Histórico de Diamantina. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/32>. Acesso em 31 de out. 2020. MILANESI, Luis. A casa da invenção. São Caetano do Sul: Ateliê Editorial, 1997. MINKE, Gernot. Manual de Construção em terra: uma arquitetura sustentável. São Paulo: B 4, 2015. MUNICÍPIO de Diamantina. Cidade Brasil, 2021. Disponível em: https://www.cidade-brasil.com.br/municipio-diamantina.html. Acesso em 24 fev. 2021. NOGUEIRA, S. Astronomia: ensino fundamental e médio. Brasília: MEC, SEB ; MCT ; AEB, 2009. 232 p. : il. – (Coleção Explorando o ensino ; v. 11). PARQUE – Parque da Ciência de Diamantina. Disponível em: < https://parque-da-ciencia.webnode.com/sobre-o-parque>. Acesso em 16 de out. 2020. PATRIMÔNIO Mundial Cultural e Natural. Iphan, 2021. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/29. Acesso em 24 fev. 2021. PET – Química. Disponível em: < https://petquimicaufvjm.weebly.com/programa-pet.html>. Acesso em 01 de out. 2020. RAMOS, Luciene Borges. O centro cultural como equipamento disseminador de informação: um estudo sobre a ação do Galpão Cine Horto. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Minas Gerais, 2007. SRE – Superintendência Regional de Ensino. Disponível em: <http://www2.educacao.mg.gov.br/sobre/servicos-18/missao-e-valores >. Acesso em 16 de out. 2020. VIGGIANO, Mário Hermes Staziona. Projeto de edifícios públicos sustentáveis: uma abordagem cultural, econômica, ambiental e arquitetônica. Brasília: Rede Legislativo Sustentável, 2019.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Compreendendo a inter-relação do lugar e do papel da Extensão e da Cultura no ambiente universitário, propomos que as atividades do Centro Cultural e Astronômico sejam pautadas pelas diretrizes da extensão: Interação dialógica - a relação entre a universidade e a sociedade deve ser baseada na troca de saberes, de modo a promover a participação e democratização do conhecimento que deve contar também com a participação de sujeitos não universitários na sua produção e disseminação.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Compreendendo a inter-relação do lugar e do papel da Extensão e da Cultura no ambiente universitário, propomos que as atividades do Centro Cultural e Astronômico sejam pautadas pelas diretrizes da extensão: Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade - com esta diretriz espera-se unir as visões especializadas com as holísticas por meio da articulação de metodologias e conceitos provenientes de diferentes campos de conhecimento, bem como promover parcerias entre diferentes setores e organizações.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Compreendendo a inter-relação do lugar e do papel da Extensão e da Cultura no ambiente universitário, propomos que as atividades do Centro Cultural e Astronômico sejam pautadas pelas diretrizes da extensão: Indissociabilidade ensino – pesquisa – extensão - as ações de extensão devem estar associadas ao processo de formação de pessoas (ensino) e de produção de conhecimento (pesquisa), dado que assim se tornam mais efetivas.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Compreendendo a inter-relação do lugar e do papel da Extensão e da Cultura no ambiente universitário, propomos que as atividades do Centro Cultural e Astronômico sejam pautadas pelas diretrizes da extensão: Impacto na formação do estudante - a extensão contribui para o enriquecimento da experiência formativa do discente, incorporando ainda a dimensão da formação cidadã.


Impacto e Transformação Social

Compreendendo a inter-relação do lugar e do papel da Extensão e da Cultura no ambiente universitário, propomos que as atividades do Centro Cultural e Astronômico sejam pautadas pelas diretrizes da extensão: Impacto na transformação social - através desta diretriz se reafirma a dimensão social da universidade, que passa a atuar diretamente na sociedade visando seu desenvolvimento.


Divulgação

Mídias da PROEXC


Público-alvo

Descrição

Docente Discente de Graduação Discente de Pós-Graduação Técnico Administrativo Terceirizados

Descrição

Instituições Governamentais Federais Instituições Governamentais Estaduais Instituições Governamentais Municipais Instituições Governamentais Privadas Movimentos Sociais Organizações Não-Governamentais Organizações Sindicais Grupos Comunitários

Descrição

Crianças até 12 anos Jovens e Adolescentes Adultos em geral Outros (população em geral)

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 600 h

Carga Horária 200 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização de projetos: Licitação/contratação Projeto arquitetônico, sondagem geológica, estrutural, elétrico, hidrossanitário, acústica, contra-incêndios, paisagístico.

Carga Horária 200 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

inserção do projeto em leis de incentivo

Carga Horária 200 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

reuniões com a equipe reuniões com convidados para assessoria técnica